Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Acervo FAMS

Vida dedicada ao ensino e à pesquisa

Benalva: atuou em diferentes linhas de pesquisa, como discurso da mídia, imigração e mídia, jornalismo comunitário, comunicação e cidadania, e comunicação e educação

Vida dedicada ao ensino e à pesquisa

A jornalista e professora Benalva Vitorio deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 12 de dezembro de 2018. Na entrevista gravada no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos, Benalva nos conta sobre sua infância passada em Cubatão e sobre sua carreira como jornalista e docente universitária.

Benalva da Silva Vitorio nasceu em Santos, em 7 de abril de 1946, e faleceu na mesma cidade no dia 5 de dezembro de 2022. Filha de um mineiro e de uma sergipana, passou a infância em Cubatão, pois seu pai trabalhou na construção da Via Anchieta na década de 1950.

Pesquisadora da Universidade Católica de Santos (Unisantos), Benalva era doutora em Ciências da Comunicação, foi coordenadora do curso de extensão para a Terceira Idade da Unisantos e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Autora de livros, capítulos de livros e dezenas de artigos científicos, foi líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania pela Unisantos.

Graduada em Jornalismo, a professora Benalva foi pós-doutora pelo Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Migrações e das Relações Interculturais da Universidade de Lisboa. Foi docente na Unisantos nos cursos de Jornalismo, Relações Internacionais, Enfermagem e Nutrição. Atuava como pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: discurso da mídia, imigração e mídia, jornalismo comunitário, comunicação e cidadania, e comunicação e educação.

Como bolsista do governo português desenvolveu o projeto “A imagem do Brasil na imprensa portuguesa”. Atuou como jornalista correspondente, na cidade do Rio de Janeiro, do semanário “Expresso de Lisboa”. Foi membro do Conselho de Redação do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, na Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, em Portugal, e membro do Conselho de Redação e Coordenação de Seminários Temáticos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Entre os prêmios recebidos pela professora Benalva estão: Honra ao Mérito da Cátedra Unesco, Mérito Profissional do Rotary Club de São Vicente, Homenagem Cidadã da Prefeitura de Praia Grande, Menção Honrosa em Jornalismo pela Intercom, homenagem por produção acadêmica da Câmara de Santos e Medalha Dom Idílio José Soares pela Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Benalva Vitorio foi autora de livros, como “Imigrantes brasileiros e a crise em Portugal” e “Imigração brasileira em Portugal: identidade e perspectivas”, com o selo da editora universitária Leopoldianum, da Unisantos.

Assista o depoimento completo de Benalva Vitorio no canal oficial do Programa Memória-História Oral no Youtube, no endereço www.youtube.com/programamemoriahistoriaoral

Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br

Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Divulgação

Extrema habilidade e chutes precisos

Edu: 6º jogador que mais vestiu a camisa do Peixe

Extrema habilidade e chutes precisos

O ex-futebolista Edu foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, em 16 de junho de 2011, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, ele fala sobre sua infância no interior de São Paulo, como chegou em Santos e ainda sobre sua brilhante carreira como atacante de futebol.

Jonas Eduardo Américo, conhecido como Edu, nasceu em Jaú, no interior de São Paulo, em 6 de agosto de 1949. Foi Pelé quem indicou o menino Edu para o …

Leia mais

Publicado na Edição 332 Setembro 2022

FAMS

Poesia como forma de superação

Geovana: poesias que homenageiam os bombeiros, agentes de saúde, Santos

Poesia como forma de superação

A escritora e poetisa Geovana Borges foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 12 de agosto de 2022, na Casa de Frontaria Azulejada, localizada no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento Geovana conta sobre sua difícil trajetória pessoal, até descobrir seu dom para a escrita, fato que mudou sua vida para sempre.

Geovana Borges nasceu em Salvador, Bahia, em 20 de novembro de 1965. Morou na capital baiana e no interior do estado até os 17 anos, quando veio para Santos, após a morte do pai. A …

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Santos FC/Divulgação

Chulapa, ídolo eterno do Santos FC

Serginho Chulapa: um dos principais goleadores da equipe após a “Era Pelé”

Chulapa, ídolo eterno do Santos FC

O ex-jogador de futebol e treinador Serginho Chulapa deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 26 de maio de 2011, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Na entrevista, Serginho conta sobre sua infância e adolescência, sobre como foi descoberto para o futebol e sobre sua carreira vitoriosa em times como o São Paulo e Santos Futebol Clube.

Sérgio Bernardino nasceu em São Paulo, em 23 de dezembro de 1953. Cresceu no bairro paulistano da Casa Verde e, aos 12 anos, Serginho começou a …

Leia mais

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Somos Brasil/Divulgação

Cultura e arte formando cidadãos

José Virgílio: Instituto Arte no Dique completou 20 anos

Cultura e arte formando cidadãos

O agente cultural José Virgílio gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral no dia primeiro de julho de 2022, no Instituto Arte no Dique, entidade da qual é presidente. Na entrevista, Virgílio contou sobre sua carreira como músico e produtor musical de grandes artistas brasileiros, sua vida pessoal e como veio para Santos e fundou o instituto que tem reconhecimento internacional pelo trabalho de inclusão que executa.

José Virgílio Leal de Figueiredo nasceu em 4 de março de 1949, em Salvador, na Bahia. Sempre esteve envolvido com grandes …

Leia mais

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Santos FC/Divulgação

Pepe, o “Canhão da Vila”

José Macia, o Pepe: segundo maior artilheiro da história do Santos FC

Pepe, o “Canhão da Vila”

O ex-craque e treinador de futebol Pepe foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 24 de março de 2011, no Museu da Imagem e do Som de Santos. Em seu depoimento, Pepe nos conta sobre sua infância passada no Centro de Santos, onde nasceu, seus anos de juventude em São Vicente e sobre sua espetacular carreira como jogador do Santos Futebol Clube, além da sua experiência como treinador de vários clubes no Brasil e no exterior.

Pepe veio ao mundo em uma segunda-feira de Carnaval em sua própria …

Leia mais

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Acervo FAMS

Cumprir e fazer cumprir a Constituição

Sérgio Sérvulo: liderança da Comissão pela Autonomia de Santos

Cumprir e fazer cumprir a Constituição

O jurista Sérgio Sérvulo gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 27 de maio de 2009, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Na entrevista, Sérvulo contou sobre sua infância passada em Santos, no Bairro Vila Mathias, a juventude na cidade de São Paulo e sobre sua brilhante carreira jurídica.

Sérgio Sérvulo da Cunha nasceu em Santos, em 29 de outubro de 1935, e faleceu em São Paulo, em 11 de dezembro de 2021. Morou na infância na Rua Paulo Moutinho, próximo à Avenida Conselheiro …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Mestre Elias, o eterno Mister Santos

Elias Neves: destaque do esporte amador santista

Mestre Elias, o eterno Mister Santos

O professor de Educação Física e fisiculturista Elias Neves foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 24 de julho de 2014, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Um dos fundadores do Clube Santista de Halterofilismo, Elias contou sobre seus primeiros passos no esporte e de sua experiência na organização do concurso Mister Santos, o segundo mais antigo do mundo no gênero.

Elias Oliveira Neves nasceu em 11 de agosto de 1933, em Santos, e passou parte de sua infância e juventude nos bairros do Macuco …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Acervo FAMS

Um apaixonado pelo “chorinho” santista

Sérgio: por vários anos foi conselheiro do Clube do Choro de Santos

Um apaixonado pelo “chorinho” santista

O jornalista, escritor, crítico, letrista e criador do lendário jornal O Pasquim, Sérgio Cabral, gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 23 de abril de 2013, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista, Cabral conta sobre sua brilhante carreira como jornalista e crítico musical e de sua admiração pelo Clube do Choro de Santos, do qual foi conselheiro por vários anos.

Sérgio de Oliveira Cabral Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1937. Nascido no bairro de Cascadura, foi criado …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Acervo FAMS

Uma vida dedicada à política

Edmur iniciou a carreira política em Santos, em 1982

Uma vida dedicada à política

O Programa Memória-História Oral entrevistou o político e advogado Edmur Mesquita no dia 14 de outubro de 2009, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). No seu depoimento, Edmur contou sobre sua infância passada nas cidades de Santos e Iguape, sua juventude como tenista e de sua intensa carreira política.

Edmur Mesquita de Oliveira nasceu no dia 17 de maio de 1954, no Hospital Anglo-Americano, em Santos, e faleceu em São Paulo, em 12 de fevereiro de 2022. Morou nos bairros do Campo Grande e …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Acervo FAMS

Artista de carreira multifacetada

Em sua carreira de escritor, Torero tem se destacado entre os talentos da nova ficção brasileira

Artista de carreira multifacetada

José Roberto Torero gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral no dia 26 de setembro de 2012, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista, Torero contou sobre sua infância vivida no bairro do Macuco, sua vida pessoal e sua agitada vida profissional, que vai da literatura ao cinema.

José Roberto Torero Fernandes Junior nasceu em Santos, em 11 de outubro de 1963, e passou a infância no bairro do Macuco, onde morava em uma casa ao lado do Colégio Cidade de Santos. É escritor, jornalista, …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Acervo FAMS

Santista autor de best sellers juvenis

Pedro: “Fui aprendendo a criar um estilo para cada público”

Santista autor de best sellers juvenis

O Programa Memória-História Oral entrevistou o escritor Pedro Bandeira em 29 de maio de 2012, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, Bandeira fala sobre sua infância passada no bairro do Embaré, suas lembranças nas escolas onde estudou e sobre sua carreira de sucesso como autor de livros dirigidos ao público juvenil.

Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos em 9 de março de 1942, e passou a infância em uma casa ao lado do famoso templo que leva o nome …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

“É preciso acreditar no seu sonho”

Sanderlei: “Dedicação, perseverança e resiliência”

“É preciso acreditar no seu sonho”

O programa Memória-História Oral entrevistou o atleta olímpico Sanderlei Parrela no dia 3 de agosto de 2021, via Plataforma Zoom. Em seu depoimento, Sanderlei nos conta sobre sua infância passada no Jardim Piratininga, em Santos, e sua carreira como atleta de alta performance nas modalidades 400 metros rasos e no revezamento 4X400 metros.

Sanderlei Claro Parrela nasceu em Santos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em 7 de outubro de 1974. Morou no Jardim Piratininga, bucólico bairro localizado na Zona Noroeste de Santos até os 17 anos, quando foi …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

Vanessa tratou de transformar esse momento difícil em uma história de força e superação

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

A jornalista e apresentadora Vanessa Faro deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 10 de junho de 2021, via Plataforma Zoom. Na entrevista, Vanessa conta sobre sua vida profissional e como enfrenta a luta contra o câncer de mama, descoberto em 2020.

Vanessa Faro nasceu em Santos em 19 de abril de 1970, no Hospital da Beneficência Portuguesa. Passou a infância e juventude morando com a família no bairro do Gonzaga, e estudou nos colégios Cisne Branco, Marza e Universitas, concluindo o segundo grau em um intercâmbio …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Exemplo de superação!

Beth Gomes: guerreira, sempre acreditou que poderia vencer as dificuldades

Exemplo de superação!

A atleta paralímpica Beth Gomes deu entrevista ao Programa Memória-História Oral no dia primeiro de julho de 2021, semanas antes de conquistar sua primeira medalha de ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio. Em seu depoimento, Gomes lembra sua vida pessoal e nos conta sobre sua brilhante carreira como atleta.

Elizabeth Rodrigues Gomes nasceu em Santos, em 15 de janeiro de 1965, e foi morar com os pais no bairro do Macuco, onde vive até hoje. Cursou o ensino primário no tradicional Colégio Docas de Santos, o “ginásio” (como se …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Diplomata de carreira brilhante

Celso Amorim: “o melhor chanceler do mundo”

Diplomata de carreira brilhante

O diplomata Celso Amorim foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 25 de janeiro de 2011, no estúdio do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, Amorim – que já foi reconhecido como “o melhor chanceler do mundo” – fala de sua vida pessoal e de sua brilhante carreira na diplomacia brasileira.

Celso Luiz Nunes Amorim nasceu em Santos, em 3 de junho de 1942. É um diplomata brasileiro e ex-ministro da Defesa que, ao longo de sua carreira, ocupou por duas vezes …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Acervo FAMS

De político perseguido a advogado

Corvo: “Me desiludi com a política”

De político perseguido a advogado

O advogado Luiz Rodrigues Corvo foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 4 de dezembro de 2013, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Em seu depoimento, Corvo fala da infância nos bairros do Paquetá e Centro, da sua juventude como militante na política e de como foi eleito vereador e depois cassado pelos seus próprios pares, na Câmara de Santos.

Luiz Rodrigues Corvo nasceu em Santos, em 19 de maio de 1941, e passou a infância nos bairros do Paquetá e Valongo, junto com os pais, …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Acervo FAMS

Paixão pela Imprensa e o time de coração

Carlos Conde: Menção Honrosa Nacional do Prêmio Esso de Jornalismo

Paixão pela Imprensa e o time de coração

O jornalista Carlos Conde foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 9 de junho 2021, via plataforma Zoom. Em seu depoimento, Conde relembra passagens de sua profícua trajetória profissional e de sua visa pessoal, como o amor pela cidade e pelo Santos FC, time do qual é torcedor desde criança.

Carlos Conde se orgulha de ter nascido em Santos em 2 de outubro de 1940, no bairro da Vila Belmiro, ao lado do lendário estádio onde assistiu a tantos jogos enquanto criança. Aos 18 anos deu início à …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Acervo FAMS

Entre o Jornalismo e a Literatura

André: prefere escrever pela manhã, mas confessa não ter muita disciplina

Entre o Jornalismo e a Literatura

O escritor e jornalista André Argolo foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 23 de maio de 2017 na Sala Serafim Gonzalez, da Casa de Frontaria Azulejada, localizada no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento, Argolo conta sobre sua passagem em emissoras de televisão de alcance nacional, sua opção pela literatura e lembra memórias da infância e adolescência vividas na cidade natal.

André Argolo nasceu na Casa de Saúde de Santos em 17 de março de 1974, e passou a infância e adolescência nos bairros do José …

Leia mais

Publicado na Edição 315 Abril 2021

Acervo FAMS

História recuperada e compartilhada

Pimentel: paixão sobre a história de Santos e região

História recuperada e compartilhada

O jornalista Carlos Pimentel Mendes foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 5 de julho de 2017, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista Pimentel fala de sua paixão sobre a história de Santos e região, compartilhada no site Novo Milênio, e também nos conta um pouco da sua trajetória profissional e pessoal.

Carlos Pimentel Mendes nasceu em Santos, em 7 de janeiro de 1957. Passou toda a infância no bairro do Marapé, onde morava com a família na Rua Napoleão Laureano. Estudou nos colégios …

Leia mais