Edição 308Setembro 2020
Terça, 29 De Setembro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Divulgação

Nossa cidade

Beschizza: proposta criação do Condesan para planejar Santos até 2040

Nossa cidade

Ricardo Beschizza

Há uns dias entrei no marco regulatório dos idosos. Uma amiga da família perguntou como eu me sentia e o que gostaria de ganhar de presente. Respondi que me sentia com dores e queria um ombro novo, pois o joelho e lombares recauchutados já havia ganhado.

Nestas datas que marcam décadas é inevitável uma reflexão do que ficou para trás. Lembrei-me aos sete anos, em 1967, pegando o bonde ou trólebus para ir ao Colégio Santista. Quando mudamos para o edifício Laguna, em frente ao mar, o amor pela praia foi imediato: pescaria de siri na boca do canal, passar picaré com a turma do prédio, jogar futebol quase todos os dias, andar de sonrisal até a Urubuqueçaba (não havia ainda o quebra mar) e o surf, minha paixão, entrou na minha vida.

Realmente um privilégio proporcionado pelos meus pais que aproveitei muito. Em 1976, fui terminar o ensino médio no Colégio São Luís para depois ingressar na Engenharia Civil do Mackenzie. Boa parte da minha geração, em função das contingências da época, foi buscar formação universitária e oportunidade de trabalho em outras cidades. Lembro do dia que fui para São Paulo, ao sair, à porta do elevador, dizer aos meus pais que voltaria para Santos. E assim foi: retornei nos anos 80 onde as oportunidades de trabalho eram escassas em todo o país.

Emblemático à época, um bar na Avenida Paulista, de nome “O engenheiro que virou suco”, dava bem a dimensão da situação que vivíamos. Vieram planos e pacotes milagrosos nos anos subsequentes até a chegada do Real.

Neste período todo de Constituição Nova (1988) e democracia plena (1990), diversos políticos passaram pelo poder, com as mesmas promessas: Saúde, Segurança, Empregos, Educação etc. Desde meu primeiro voto, o país teve alguns momentos positivos. Contudo, as cidades, os estados e a União sempre com dificuldades financeiras, apesar da imensa tributação, não conseguem fazer investimentos, pois o gasto do dinheiro público é altíssimo e sem critérios, além da corrupção explícita.

Não se vê por parte desses entes um processo para redução de gastos e planejamento dos recursos gerados pela tributação, com benefícios à sociedade.

Agora, temos de fazer um mea culpa: elegemos e reelegemos alguns políticos e nunca cobramos nada de forma organizada e produtiva.

Em 2013, representantes do setor da indústria da Construção juntamente com o grupo A Tribuna estiveram em Maringá para conhecer o Condema – Conselho de Desenvolvimento de Maringá, formado pela sociedade civil organizada, onde são projetados e planejados os rumos da cidade para os anos vindouros. A Associação Comercial de Santos junto com a Assecob – Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista estão propondo a formação do Condesan – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos, com o envolvimento da sociedade civil para planejar Santos até 2040.

Precisamos aprender como cobrar as pessoas que elegemos e o envolvimento da sociedade civil é fundamental para que no futuro nossos cidadãos possam desfrutar os resultados deste planejamento. Guarujá também está nesse processo de formação de seu conselho. Em tempo: minha turma do Colégio Santista se reúne todo ano e aqueles que saíram da cidade, voltam e matam saudades da nossa querida Santos.

Ricardo Beschizza é engenheiro civil e presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob).

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Lazer com lagoa artificial

O bairro Vila Sônia, em Praia Grande, terá ampla área de lazer no terreno conhecido como Calipal. Sob análise dos órgãos ambientais, o projeto envolve mais de 32 mil metros quadrados e contempla a implantação de playground para crianças, pet place, espaço de convivência, praça de esportes com quadras e pista de caminhada e ciclismo, lago artificial, além de infraestrutura para oferecer conforto às pessoas, como bicicletários, bebedouros, banheiros e área de apoio.

As melhores serão executadas pela HM Engenharia, que programa a construção do empreendimento imobiliário HM …

Leia mais

Publicado na Edição 300 Janeiro 2020

Santos comemora 474 anos

A celebração dos 474 anos de Santos no domingo 26 inclui atividades esportivas, religiosas, culturais e atos cívicos. As atividades começam às 9 horas com o 15º passeio ciclístico da Associação Brasileira de Ciclismo, com saída da Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Às 10 horas, será celebrado ato cívico que marca o início das obras de restauração do Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico, seguida de missa de ação de graças na Catedral, às 11 horas. Na sequência, às 12 horas, a Câmara de Vereadores promove sessão …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Sandra Netto

Perspectivas para 2020

Beschizza: “O que mais esperamos é que todos tenham mais bom senso!”

Perspectivas para 2020

Ricardo Beschizza

Outro dia ouvi um renomado economista dar uma entrevista na rádio e dizer que 2019 foi muito melhor que 2018. Deixando os ufanismos e otimismos de lado, em parte, ele tem razão!

Digo “em parte”, pois apesar das constantes quedas nas taxas de juros, das novas formas de financiamento habitacional e de algumas reformas que foram implementadas durante o ano, muito ainda há por fazer para que nossa economia volte a crescer da forma que todos nós sonhamos.

O brasileiro, por todos os sustos que já …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Susan Hortas/Secom-PMS

Mais acessibilidade ao prédio histórico

Estação do Valongo: obra integra o programa Novo Centro Velho

Mais acessibilidade ao prédio histórico

O edifício de 152 anos da Estação Ferroviária do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, vai ganhar itens de acessibilidade. A obra está inserida em um conjunto de serviços de conservação e restauro orçado em R$ 44 milhões para revitalizar prédios públicos do Centro Histórico de Santos, o programa Novo Centro Velho.

O projeto prevê a colocação de corrimãos com acabamento em chapa de aço e inox e rampas acessíveis; e de placas de sinalização de ambientes (identificação em Braille). Os sanitários serão adaptados para pessoas com …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Arte urbana na residência

Pardal em escadaria de uma casa na capital paulista

Arte urbana na residência

Do muro da rua para a parede da casa, o graffiti pode integrar projetos de decoração modernos e arrojados, dando personalidade e originalidade a qualquer ambiente. “Com esse forte cenário do graffiti, as pessoas querem levar um pouco das ruas de São Paulo para dentro de casa”, afirma o artista Pardal, ao comemorar a conquista de novos admiradores.

A agência Dionisio.AG entregou um trabalho autoral elaborado por Pardal em uma escadaria que fica dentro de uma casa conceito na Vila Madalena, na capital paulista. “Ficamos responsáveis pela curadoria, …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Divulgação

Projetos incríveis pelo mundo…

Smart City Laguna: inovação, tecnologia, sustentabilidade, planejamento urbano, soluções de mobilidade

Projetos incríveis pelo mundo…

O grupo Planet (www.planetsmartcity.com/pt-br) planeja construir 10 megaprojetos de cidades inteligentes no Brasil até 2022, um desafio cada vez maior na perspectiva de desenvolvimento sustentável e planejado. Na América do Norte, por exemplo, mais de 81% das pessoas estão em áreas urbanas. A América Latina e Caribe praticamente igualam os EUA, com 80% de urbanização, sendo a Europa a terceira colocada, com 74%. Na Ásia o índice está em 49% e na África 41%. Este contexto incentiva a implantação de megaprojetos de cidades inteligentes, construídas do …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Divulgação

Túnel já! Pela mobilidade urbana

Beschizza: “Vantagens que a ligação traria para Santos e Baixada Santista como um todo”

Túnel já! Pela mobilidade urbana

Ricardo Beschizza

Pelo título, muitos podem tirar antecipadamente a conclusão que vamos falar da ligação seca entre Santos e Guarujá. Até vamos! Contudo, não é bem desse túnel que gostaríamos de discorrer primeiramente.

Fazendo uma regressão ao lançamento do PAC Mobilidade, em 2014, nós, santistas, tomamos conhecimento do projeto de ligação entre as Zonas Leste e Noroeste de Santos. Infelizmente, por todos os escândalos que se sucederam no governo federal e que são de domínio público, mais uma grande obra (assim como outras tantas!) que seria feita em …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Infraestrutura urbana inteligente

Smart Infrastructure (SI) conecta sistemas de energia, edifícios e indústrias

Infraestrutura urbana inteligente

Preocupada com a sustentabilidade e dona de um portfólio ambiental extenso, a Siemens lança a divisão Smart Infrastructure (SI). A nova estrutura tem o objetivo de atender aos desafios da urbanização e das mudanças climáticas do planeta, conectando, por meio da digitalização, sistemas de energia, edifícios e indústrias, fazendo-os utilizar seus recursos de forma efetiva e inteligente.

De acordo com Sergio Jacobsen, vice-presidente de SI da Siemens no Brasil, as pessoas passam 90% de suas vidas em edifícios, por isso a importância de se desenvolver tecnologias e serviços …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Alegra Centro será alterado

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) debateu em agosto, na Associação Comercial de Santos, propostas de alterações na Lei Complementar nº 470/2003, que criou o programa de revitalização e desenvolvimento da região central histórica de Santos, o Alegra Centro.

Segundo o presidente do Condepasa, Marcio Borchia Nacif, o objetivo é modificar a nomenclatura técnica dos imóveis tombados e dar uma flexibilidade a essas propriedades: “A reunião foi ótima. Cada entidade teve a oportunidade de expor opiniões e propor novas redações a parágrafos específicos. Todos …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Anderson Bianchi/Secom-PMS

Incentivo à revitalização

Projeto visa atrair empresas ao Centro, Vila Nova, Paquetá e Valongo

Incentivo à revitalização

O Programa Centro Criativo, que trata de isenções fiscais que podem chegar a R$ 6,6 milhões, beneficiando empresas instaladas em núcleos específicos dos bairros do Centro, Vila Nova, Paquetá e Valongo, foi encaminhado em junho pela Prefeitura à Câmara de vereadores. A adesão ao programa prevê isenção de até 50% do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e dos valores totais de Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo (para autônomos, liberais e sociedade de liberais), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa de Licença e Taxa de Publicidade. Já …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Salvador terá plano de resiliência

Ação é realizada em outros três países da América Latina

Salvador terá plano de resiliência

A Iniciativa Regional de Cidades Resilientes está sendo implantada em Salvador, na Bahia, com o objetivo de implementar instrumentos de envolvimento do setor privado no desenvolvimento dos planos de resiliências das cidades. A ação faz parte do Projeto 100 Cidades Resilientes (100RC), fruto de parceria entre a Fomin, o fundo multilateral de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Avina, e visa melhorar a resiliência urbana. Além de Salvador, o projeto é realizado em outras três cidades da América Latina: Buenos Aires, na Argentina, Quito, …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Sandra Netto

Santos, 472 anos

472 anos de fundação da Vila de Santos

Santos, 472 anos

O cantor Leonardo é a atração no programa que celebra os 472 anos de fundação da Vila de Santos. Completando os eventos oficiais da data, na sexta-feira, 26, no sábado Leonardo se apresentará no tradicional Baile da Cidade, no Centro de Convenções Mendes, cujos recursos arrecadados com a venda de ingressos serão destinados à implantação da Clínica Escola de Autistas. No domingo, às 20 horas, Leonardo fará show gratuito no palco montado na Praia do Gonzaga.…

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Desfiles na passarela do samba

O Carnaval de Santos acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro, na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. No primeiro dia desfilam as escolas do grupo 1 e do grupo de acesso, com entrada gratuita. No sábado, 3, é a vez das oito agremiações do grupo especial, com ingressos a R$ 10, mesmo valor do ano passado. Mas quem doar 1 quilo de alimento não perecível, menos sal e açúcar, pagará R$ 5.

Uma semana antes, a partir de sexta-feira, 26, os grupos carnavalescos estarão se …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Yoshio Magario e Cesar Morgado/Seicom-PMSV

São Vicente comemora 486 anos

Prefeito Pedro Gouvêa: hasteamento de bandeiras no Itararé e anúncio de verbas para investimentos em obras

São Vicente comemora 486 anos

São Vicente completou dia 22 de janeiro 486 anos e, para celebrar a data, foi realizada cerimônia com hasteamento de bandeiras na Praça 21 Irmãos Amigos, na Praia do Itararé. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Gouvêa, entre autoridades civis e militares. “São Vicente tem muitos filhos e merece todo nosso carinho e compromisso”, disse Gouvêa: “Nessa programação, temos a inauguração do cartório eleitoral na área Continental, três creches, AME Mais, entre outras melhorias na cidade”. Outro destaque do programa comemorativo é a encenação da …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Jairo Marques/Decom PMPG

Emoção em Praia Grande, 51 anos

Prefeito Alberto Mourão: cumprimentos e elogios ao Legislativo, secretários e funcionários públicos

Emoção em Praia Grande, 51 anos

Praia Grande comemorou 51 anos de emancipação político-administrativa em 19 de janeiro com homenagem a personalidades da cidade e Baixada Santista. Na ocasião foi entregue a obra de revitalização da praça Duque de Caxias e seu entorno, no Canto do Forte. O prefeito Alberto Mourão aproveitou o momento para elogiar o Legislativo, os secretários municipais e os funcionários públicos: “Vocês são realmente servidores, sem essa colaboração, participação e dedicação nada disso seria possível. Hoje todos têm orgulho de dizer que moram em Praia Grande. Parabéns pela transformação, que …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Bertioga quer ser a Riviera Paulista

Forte São João, patrimônio cultural de Bertioga: construído em 1547 e reconhecido como a primeira fortaleza do Brasil

Bertioga quer ser a Riviera Paulista

Luiz Carlos Ferraz

Bertioga é o caçula entre os municípios da metrópole da Baixada Santista – foi criado em 30 de dezembro de 1991, após emancipação de Santos –, mas independentemente disso é o que registra a mais alta taxa de crescimento da região. Não bastasse esse vigor, ainda tem à disposição extensas áreas para novos empreendimentos! Ou seja, a cidade possui um grande potencial de desenvolvimento para atrair empresários e profissionais do segmento da construção civil, lazer e entretenimento. É com esta visão de futuro que Bertioga …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Adriano Castro/Divulgação

TopDT movimenta Litoral e Interior

Praia da Enseada, Guarujá: participação da Baixada Santista

TopDT movimenta Litoral e Interior

Cresce o número de cidades do Litoral e Interior de São Paulo inscritas no Top Destinos Turísticos (TopDT), que indica o Turismo como alternativa para o enfrentamento da crise financeira. No atual contexto, o TopDT é apontado como eficiente estratégia para prefeitos e órgãos de fomento que visam fortalecer a atividade no território paulista.

Concebido e lançado pelo Skal Internacional São Paulo e Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o TopDT é visto como alternativa para as cidades se promoverem. Em parceria, empresariado e …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Em busca da Cidade Inteligente

Sede do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que reuniu gestores, vereadores e empresários para tratar de inovações nos serviços públicos, Vinhedo é exemplo de cidade digital no País. Os investimentos tecnológicos e infraestrutura preparada para a aplicação do conceito de cidade inteligente, também a credencia para receber o projeto piloto nacional de Internet das Coisas.

Entre as inovações do projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, estão a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

O melhor lugar para se viver após os 60

Divulgado no primeiro semestre deste ano, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade aponta Santos como a melhor cidade brasileira para se viver após os 60 anos. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp). Neste cenário, a profissão de cuidador de idosos ganha cada vez mais importância. Para atuar no segmento, contudo, é preciso especialização, pois não basta apenas fazer companhia aos mais velhos. É necessário adquirir conhecimentos …

Leia mais