Edição 283Agosto 2018
Quinta, 20 De Setembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Salvador terá plano de resiliência

Ação é realizada em outros três países da América Latina

Salvador terá plano de resiliência

A Iniciativa Regional de Cidades Resilientes está sendo implantada em Salvador, na Bahia, com o objetivo de implementar instrumentos de envolvimento do setor privado no desenvolvimento dos planos de resiliências das cidades. A ação faz parte do Projeto 100 Cidades Resilientes (100RC), fruto de parceria entre a Fomin, o fundo multilateral de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Avina, e visa melhorar a resiliência urbana. Além de Salvador, o projeto é realizado em outras três cidades da América Latina: Buenos Aires, na Argentina, Quito, no Equador e Cidade do México, no México.

Denominado “Gerando Valor para o Setor Privado na Estratégia de Resiliência de Salvador”, o programa da capital baiana foi elaborado junto com a Prefeitura e é baseado no conceito de economia resiliente – que pode ser definida como a capacidade de recuperação frente a um impacto. A iniciativa conta com quatro frentes de trabalho:

. Fortalecimento do ecossistema de atores, políticas e iniciativas para a resiliência urbana no município;

. Fomento da inovação para a resiliência – serão lançados dois editais para o apoio de até três projetos inovadores;

. Apoio e incubação das inovações selecionadas;

. Criação de um laboratório de resiliência urbana na América Latina com o objetivo de articular atores e iniciativas para facilitar um intercâmbio de experiências, modelo de negócios, conhecimentos e tecnologias.

Segundo o secretário de Sustentabilidade e Inovação, André Fraga, o acordo é importante para Salvador porque fomenta o desenvolvimento sustentável e promove uma economia resiliente: “A criação de um hub de resiliência urbana é sem dúvida um grande avanço para a América Latina”.

Para Adriana Campelo, diretora de Resiliência de Salvador, a construção da estratégia na capital baiana é colaborativa com vários setores da cidade: “Muitas iniciativas e soluções já são implantadas ao longo da construção da estratégia. Com este evento estamos criando uma agenda em parceria com o setor privado e trabalhando aspectos práticos como o lançamento de editais de apoio a negócios resilientes”.

Eugene Zapata, diretor regional para a América Latina e o Caribe do projeto 100 Cidades Resilientes, avaliou que a iniciativa é importante porque permite dar um passo fundamental rumo à integração de esforços e setores para a construção da resiliência urbana na região, um dos centros urbanos mais densamente povoados do mundo. Como resultado da ação, serão apresentados:

. Ferramentas que fomentem a participação do setor privado na agenda de resiliência local;

. Mapeamento de atores, políticas e cenários de vulnerabilidade para desenvolvimento de uma economia resiliente;

. Propostas para a implementação de medidas de prevenção, gestão e respostas a estresse e desastres naturais e antrópicos, entre outros;

. Lançamento de dois editais para identificação de até cinco inovações que fortaleçam a economia resiliente e entre duas e três soluções convertidas em modelos de negócios sustentáveis.

“Integrar de forma efetiva o setor privado à estratégia de resiliência de Salvador é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de uma economia resiliente na cidade, que gere valor para sociedade, empresas e seus negócios e para o município,” destaca a gestora da Agenda de Cidades Sustentáveis da Avina no Brasil, Marcela Mondino.

A Fundación Avina é uma organização latino-americana criada em 1994, focada em produzir transformações em grande escala para o desenvolvimento sustentável, através da construção de processos de colaboração entre atores de diferentes setores para impactar de forma positiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela tem identificado, incubado e apoiado espaços, instituições e iniciativas de colaboração por intermédio das melhores oportunidades de mudanças sistêmicas, tecnologias de futuro, iniciativas sociais inovadoras e novos modelos de negócios.

O projeto 100 Cidades Resilientes ajuda cidades ao redor do mundo a se tornarem mais resilientes diante dos desafios sociais, econômicos e físicos inerentes ao século XXI. O 100CR promove essa assistência por meio do financiamento para um Chefe de Resiliência em cada cidade que liderará os esforços de resiliência, com recursos para desenvolver uma estratégia de resiliência, acesso ao setor privado, público, acadêmico, ferramentas de resiliência de Ongs; e adesão em uma rede global de cidades parceiras para compartilhar as melhoras práticas e desafios.

Iniciativa faz parte do Projeto 100 Cidades Resilientes (100RC), fruto de parceria entre a Fomin, fundo do BID, e a Fundação Avina

 

Salvador: desafio de ser mais resilientes diante dos desafios sociais, econômicos e físicos inerentes ao século XXI

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Sandra Netto

Santos, 472 anos

472 anos de fundação da Vila de Santos

Santos, 472 anos

O cantor Leonardo é a atração no programa que celebra os 472 anos de fundação da Vila de Santos. Completando os eventos oficiais da data, na sexta-feira, 26, no sábado Leonardo se apresentará no tradicional Baile da Cidade, no Centro de Convenções Mendes, cujos recursos arrecadados com a venda de ingressos serão destinados à implantação da Clínica Escola de Autistas. No domingo, às 20 horas, Leonardo fará show gratuito no palco montado na Praia do Gonzaga.…

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Desfiles na passarela do samba

O Carnaval de Santos acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro, na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. No primeiro dia desfilam as escolas do grupo 1 e do grupo de acesso, com entrada gratuita. No sábado, 3, é a vez das oito agremiações do grupo especial, com ingressos a R$ 10, mesmo valor do ano passado. Mas quem doar 1 quilo de alimento não perecível, menos sal e açúcar, pagará R$ 5.

Uma semana antes, a partir de sexta-feira, 26, os grupos carnavalescos estarão se …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Yoshio Magario e Cesar Morgado/Seicom-PMSV

São Vicente comemora 486 anos

Prefeito Pedro Gouvêa: hasteamento de bandeiras no Itararé e anúncio de verbas para investimentos em obras

São Vicente comemora 486 anos

São Vicente completou dia 22 de janeiro 486 anos e, para celebrar a data, foi realizada cerimônia com hasteamento de bandeiras na Praça 21 Irmãos Amigos, na Praia do Itararé. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Gouvêa, entre autoridades civis e militares. “São Vicente tem muitos filhos e merece todo nosso carinho e compromisso”, disse Gouvêa: “Nessa programação, temos a inauguração do cartório eleitoral na área Continental, três creches, AME Mais, entre outras melhorias na cidade”. Outro destaque do programa comemorativo é a encenação da …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Jairo Marques/Decom PMPG

Emoção em Praia Grande, 51 anos

Prefeito Alberto Mourão: cumprimentos e elogios ao Legislativo, secretários e funcionários públicos

Emoção em Praia Grande, 51 anos

Praia Grande comemorou 51 anos de emancipação político-administrativa em 19 de janeiro com homenagem a personalidades da cidade e Baixada Santista. Na ocasião foi entregue a obra de revitalização da praça Duque de Caxias e seu entorno, no Canto do Forte. O prefeito Alberto Mourão aproveitou o momento para elogiar o Legislativo, os secretários municipais e os funcionários públicos: “Vocês são realmente servidores, sem essa colaboração, participação e dedicação nada disso seria possível. Hoje todos têm orgulho de dizer que moram em Praia Grande. Parabéns pela transformação, que …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Bertioga quer ser a Riviera Paulista

Forte São João, patrimônio cultural de Bertioga: construído em 1547 e reconhecido como a primeira fortaleza do Brasil

Bertioga quer ser a Riviera Paulista

Luiz Carlos Ferraz

Bertioga é o caçula entre os municípios da metrópole da Baixada Santista – foi criado em 30 de dezembro de 1991, após emancipação de Santos –, mas independentemente disso é o que registra a mais alta taxa de crescimento da região. Não bastasse esse vigor, ainda tem à disposição extensas áreas para novos empreendimentos! Ou seja, a cidade possui um grande potencial de desenvolvimento para atrair empresários e profissionais do segmento da construção civil, lazer e entretenimento. É com esta visão de futuro que Bertioga …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Adriano Castro/Divulgação

TopDT movimenta Litoral e Interior

Praia da Enseada, Guarujá: participação da Baixada Santista

TopDT movimenta Litoral e Interior

Cresce o número de cidades do Litoral e Interior de São Paulo inscritas no Top Destinos Turísticos (TopDT), que indica o Turismo como alternativa para o enfrentamento da crise financeira. No atual contexto, o TopDT é apontado como eficiente estratégia para prefeitos e órgãos de fomento que visam fortalecer a atividade no território paulista.

Concebido e lançado pelo Skal Internacional São Paulo e Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o TopDT é visto como alternativa para as cidades se promoverem. Em parceria, empresariado e …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Em busca da Cidade Inteligente

Sede do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que reuniu gestores, vereadores e empresários para tratar de inovações nos serviços públicos, Vinhedo é exemplo de cidade digital no País. Os investimentos tecnológicos e infraestrutura preparada para a aplicação do conceito de cidade inteligente, também a credencia para receber o projeto piloto nacional de Internet das Coisas.

Entre as inovações do projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, estão a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

O melhor lugar para se viver após os 60

Divulgado no primeiro semestre deste ano, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade aponta Santos como a melhor cidade brasileira para se viver após os 60 anos. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp). Neste cenário, a profissão de cuidador de idosos ganha cada vez mais importância. Para atuar no segmento, contudo, é preciso especialização, pois não basta apenas fazer companhia aos mais velhos. É necessário adquirir conhecimentos …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Sustentabilidade urbana com ciência

Contribuir para que todos possam compreender a importância das cidades se desenvolverem de modo sustentável

Sustentabilidade urbana com ciência

Com o objetivo de fomentar o debate e incentivar a produção científica e tecnológica na área de sustentabilidade urbana, de 25 a 27 de outubro acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, o I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb). Com o tema “Cidades e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, o objetivo é aproximar o meio acadêmico dos principais atores e operadores das políticas públicas, criando uma sinergia para que ambos os lados se beneficiem.

Interessados em apresentar projetos nas áreas de Gestão …

Leia mais

Publicado na Edição 263 Dezembro 2016

Reprodução

Como os 645 municípios paulistas se desmembraram

De São Vicente: Santos, Itanhaém e Praia Grande...

Como os 645 municípios paulistas se desmembraram

A Fundação Seade disponibilizou em seu site www.seade.gov.br um recurso inédito para a visualização do desmembramento dos municípios paulistas, desde o descobrimento do Brasil. Deu-se prioridade à coleta das informações referentes aos 10 primeiros núcleos populacionais: São Vicente, São Paulo, Guaratinguetá, Taubaté, Iguape, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Cananéia, Sorocaba e Ubatuba, que originaram os municípios atuais.

Por exemplo, São Vicente, criado em 1532, foi desmembrado em três outros: Santos, Itanhaém e Praia Grande. Santos, por sua vez, foi desmembrado e surgiram Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Sebastião. Esse …

Leia mais

Publicado na Edição 253 Fevereiro 2016

Ronaldo Andrade/Secor-PMS

Mobilidade urbana em discussão

Audiência pública apresentou balanço de propostas feitas pelos internautas

Mobilidade urbana em discussão

Para preparar o projeto de lei que instituirá o Plano de Mobilidade Urbana de Santos a Prefeitura promoveu audiência pública em fevereiro, no consistório da Universidade Santa Cecília, Unisanta. O encontro teve a participação de 60 pessoas. A previsão da Prefeitura é encaminhar o PL à Câmara até o final de março. “É importante empoderar o cidadão comum, para que ele participe do processo e traga a sua opinião para afinar as propostas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano …

Leia mais

Publicado na Edição 249 Outubro 2015

Raimundo Rosa/Secor-PMS

Santos assina contrato com a Sabesp

Paulo Alexandre e Alckmin: entendimento centrado no interesse público

Santos assina contrato com a Sabesp

A Prefeitura de Santos assinou contrato de prestação de serviços com a Sabesp que envolve quase R$ 1 bilhão. O acordo foi celebrado no Palácio dos Bandeirantes, na capital, e assegura repasse de R$ 130 milhões à cidade. Este valor será pago em cinco parcelas anuais consecutivas, sendo a primeira neste ano, no valor de R$ 25 milhões e, as demais, nos próximos quatro anos, cada no montante de R$ 26,25 milhões, devidamente corrigido. Ficou acordado também a extinção de dívida de R$ 332 milhões que a Administração …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Divulgação ACS

PPP: Santos define prioridades

Barbosa assinou decretos que regulamentam investimentos por meio de PPP

PPP: Santos define prioridades

A modernização e gestão da infraestrutura do Terminal Rodoviário de Passageiros, a construção e gestão de estacionamentos públicos e a modernização e gestão da infraestrutura do sistema de iluminação pública foram definidas como prioridades pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público Privadas (PPPs) da prefeitura de Santos.

O anúncio foi feito em março, no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), local escolhido pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa para assinar os decretos nºs 7.066 e 7.067: enquanto o primeiro regulamenta a Lei nº 2.955/2013, referente às PPPs, …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Prédios públicos terão captação de água de chuva

Todos os projetos de construção de edificações públicas municipais em Santos, elaborados pela Administração ou mediante contratação, deverão contemplar sistemas de aproveitamento de águas de chuva. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luciano Souza, a água de chuva a ser captada e armazenada nas novas edificações será destinada a fins não potáveis, tais como irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar-condicionado, lavagem de pisos, calçadas, pátios, ruas, veículos, mobiliário urbano e equipamentos públicos. Hoje, a maioria desses serviços utiliza água potável …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Estudo avalia população de pombos

Preocupado com o número de pombos que vivem nas cidades que compõem a Baixada Santista, o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti desenvolve novo estudo sobre a população de pombos da região. Pós-graduado em Saúde Pública e professor titular de Fisiologia Médica na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília, Filetti informa que a análise contará com ajuda de alunos da Unisanta, sob sua coordenação e do professor Roberto Patella. Esta terceira pesquisa identificará o perfil infecto-parasitário dos pombos entre Santos e São Vicente, visando mostrar o crescimento …

Leia mais

Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Pedro Rezende

Sediar a preparação de atletas

Guarujá Golf Club: tapetes de grama muito bem cuidados, infraestrutura, sossego...

Sediar a preparação de atletas

Uma área com mais de 250 mil metros quadrados de Mata Atlântica, tapetes de grama muito bem cuidados, driving range (local de treinos) na água, com bolinhas flutuantes, e raias com relevos desafiadores são algumas das características do Guarujá Golf Club. A entidade quer sediar a preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, na modalidade que retorna à competição 112 anos após ser suprimida devido a confusão entre atletas. “Serão 150 países participando e o Brasil não dispõe de muitos campos de golfe, especialmente …

Leia mais

Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Centro na ZN visa incentivar negócios

A Prefeitura de Santos abriu licitação para construir na Praça Bruno Barbosa, bairro Castelo, Zona Noroeste, o Centro de Comércio e Artesanato Regional. O objetivo é ampliar e diversificar a vocação turística da cidade e beneficiar os cerca de 100 mil moradores da região mais populosa do município. O edital estabelece que a obra será executada em 10 meses, com custo de R$ 2.081.437,42. O Centro terá 505 metros quadrados de área construída e contará com 40 boxes para venda de produtos típicos e de alimentação, além de …

Leia mais