Edição 365 Junho 2025
Edição 365Junho 2025
Quinta, 17 De Julho De 2025
Editorias

Publicado na Edição 365 Junho 2025

Divulgação

Olhos mais leves

Ressaltar o que o rosto tem de mais bonito

Olhos mais leves

A região dos olhos é uma das primeiras a revelar os sinais do tempo, com bolsas, excesso de pele e flacidez nas pálpebras, que podem transmitir uma expressão de cansaço – mesmo quando a pessoa está bem-disposta. Neste contexto, a blefaroplastia, conhecida como cirurgia das pálpebras, ganha mais espaço no universo da estética e bem-estar.

A blefaroplastia remove o excesso de pele, gordura ou flacidez das pálpebras superiores e/ou inferiores, com o objetivo de suavizar o olhar, melhorar a autoestima e, em alguns casos, até ampliar o campo visual do paciente. A recuperação é relativamente rápida e, quando bem indicada e conduzida, traz resultados duradouros e discretos.

Segundo a médica Erika Pires, especialista em cirurgia palpebral estética e reparadora, a blefaroplastia vai além da estética: “Muitos pacientes me procuram se queixando de um olhar triste ou cansado. A cirurgia é capaz de devolver leveza ao rosto sem perder a naturalidade. Não se trata de mudar o rosto, mas de ressaltar o que ele tem de mais bonito”.

Publicado na Edição 365 Junho 2025

Divulgação

Coração no Inverno

Chances de infarto aumentam nesta época

Coração no Inverno

Com a chegada do Inverno, as temperaturas cairão em todo o país e uma das alterações causadas pela estação é a contração dos vasos sanguíneos como resposta ao frio. Com isso, algumas pessoas podem ter aumento da pressão arterial, criando uma resistência ao bombeamento de sangue, o que pode sobrecarregar o coração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Inverno está associado ao aumento dos casos de doenças cardiovasculares e da mortalidade cardiovascular. O risco de infarto, por exemplo, pode ser até 30% maior nessa época …

Leia mais

Publicado na Edição 365 Junho 2025

Rede de proteção à mulher

Mulher vítima de violência em Santos deve procurar a Delegacia de Defesa da Mulher, na Rua Assis Corrêa, 50, Gonzaga, (13) 3223.9670, ou ir à delegacia de polícia mais próxima e registrar a ocorrência, ou denunciar pela Central de Atendimento à Mulher 180. Recomenda-se acionar a Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação Jurídica ao Cidadão, na Rua General Câmara, 5, 14° andar, Centro, (13) 3201.5632, ou a Defensoria Pública do Estado, na Rua João Pessoa, 241, Centro, (13) 2102.2450. Denuncie também em www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br

Leia mais

Publicado na Edição 364 Maio 2025

Divulgação

Avaliando as funções da retina

Exame pode revelar sentimentos, problemas oculares e até indicar doenças neurológicas

Avaliando as funções da retina

A pupila é responsável por regular a quantidade de luz que entra no olho, para que seja possível enxergar em diferentes condições de luminosidade. Em locais com maior claridade ela se contrai para proteger a visão do excesso de luz. Já em ambientes mais escuros, a pupila dilata para permitir maior entrada de luz. Localizada no meio da íris e conhecida como “menina dos olhos”, ela tem papel fundamental na nitidez da visão, mas sua função é mais ampla, pois esta pequena abertura circular e escura no centro …

Leia mais

Publicado na Edição 364 Maio 2025

Parâmetros para a cirurgia bariátrica e metabólica

Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.429/25 estabelece novas regras e parâmetros para a cirurgia bariátrica e metabólica em adultos e adolescentes. Elas foram estabelecidas em uma Câmara Técnica do CFM, que contou com a participação dos cirurgiões e ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Sbcbm), Fábio Viegas e Antonio Carlos Valezi, e teve como base os mais recentes estudos científicos que comprovam os benefícios da cirurgia para o tratamento da obesidade e da síndrome metabólica. A íntegra da resolução está publicada na …

Leia mais

Publicado na Edição 363 Abril 2025

Divulgação

Dentes fracos

Perda de estrutura dentária está associada a diferentes fatores

Dentes fracos

A fragilidade dentária pode indicar problemas na estrutura do dente (dentina/esmalte), assim como questões de estabilidade ou manutenção na boca (gengiva e osso). Para o dentista Paulo Augusto Tomoiti Yanase, da Oral Sin, a perda de estrutura dentária está associada a diferentes fatores: “Má higiene oral, hábitos alimentares inadequados e práticas parafuncionais, como o bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes) são uns dos motivos. Já a mobilidade dental pode ser consequência de doença periodontal, traumas, e próteses mal adaptadas”.

A relação entre alimentação e saúde dos …

Leia mais

Publicado na Edição 363 Abril 2025

Divulgação

Rinite por diferentes fatores

Tratar para evitar a evolução dos sintomas

Rinite por diferentes fatores

Quem sofre de rinite já conhece os sintomas: espirros frequentes, coriza, coceira no nariz, nos olhos e na garganta, lacrimejamento, entupimento nasal, entre outros. A rinite é uma inflamação da membrana da mucosa do nariz e, de acordo com o otorrinolaringologista Milton Souza Leão Júnior, do Hope Hospital de Olhos de Pernambuco, a doença pode ser causada por diferentes fatores. Ele explica que a rinite aguda de causa não alérgica geralmente é desencadeada por uma infecção viral ou substância irritante, mas o paciente se recupera normalmente. Já a …

Leia mais

Publicado na Edição 362 Março 2025

Divulgação

Mulher enxerga diferente

Diferenças fazem o olho seco ser duas vezes maior entre elas

Mulher enxerga diferente

A visão da mulher e do homem tem diferenças fisiológicas, funcionais e anatômicas e, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o homem tem melhor visão à distância, foco e atenção visual e é por isso que costumam ser melhores na direção. Já na mulher é a percepção de cores que costuma ser maior. Isso porque a mulher tem dois cromossomos X que carregam genes para células da retina, responsáveis pela percepção de cores. Ela também tem melhor visão noturna e mais sensibilidade à luz.…

Leia mais

Publicado na Edição 362 Março 2025

Divulgação

Tendência de procedimentos estéticos não invasivos

Mudanças importantes na relação com a beleza

Tendência de procedimentos estéticos não invasivos

O mercado da estética tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionado pelo desejo crescente por técnicas menos invasivas e resultados mais naturais. Entre esses procedimentos, os bioestimuladores ganharam protagonismo nos consultórios e nas escolhas dos pacientes.

A biomédica Melissa Brum afirma que esses produtos, diferente dos preenchimentos tradicionais com ácido hialurônico, não apenas restauram volume, mas estimulam a produção de colágeno: “Eles promovem uma regeneração tecidual que melhora a qualidade da pele a longo prazo, sem o efeito de rostos inchados que muitas pessoas temem”. …

Leia mais

Publicado na Edição 361 Fevereiro 2025

Divulgação

Cresce indústria de beleza de prestígio

Alta performance de produtos de maquiagem

Cresce indústria de beleza de prestígio

A indústria de beleza de prestígio (um segmento do mercado de cosméticos e fragrâncias de altíssima qualidade) registrou crescimento expressivo em 2024, com alta de quase 19% em valores, em comparação com 2023. O grande destaque foi a categoria de maquiagem, que expandiu cerca de 26%, mantendo-se como o principal motor de crescimento do setor. Os dados são da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, e revelam que entre os Top 50 produtos mais vendidos em unidades, 22 pertencem à categoria de …

Leia mais

Publicado na Edição 361 Fevereiro 2025

Divulgação

O que é a relação sugar?

Mitos do namoro patrocinado

O que é a relação sugar?

O relacionamento sugar, ou açúcar, ainda é um estilo de vida que gera muitas dúvidas. Em síntese, ele se refere a um casal formado por uma sugar baby, que busca homens mais experientes e ricos, e um sugar daddy, que a patrocina – o que deixa pessoas curiosas, enquanto outras acabam revelando preconceitos. “O relacionamento sugar é formado pessoas que priorizam relações sem pressões e sem joguinhos”, afirma Caio Bittencourt, do site Meu Patrocínio: “A proposta é que tudo seja leve, com transparência e base no diálogo. Ao …

Leia mais

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Divulgação

Protegendo a visão das crianças

Crianças devem expor os olhos ao sol por 2 horas/dia

Protegendo a visão das crianças

O contato sem limites com as telas e a falta de exposição ao sol são os dois fatores ambientais que mais contribuem com o aumento da miopia, ou dificuldade de enxergar à distância entre crianças. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, não faltam evidências da importância das telas e da exposição ao sol para a saúde ocular da criança.

Uma dessas evidências está na pesquisa apresentada no Congresso Mundial de Controle da Miopia, organizado pela Academia Brasileira de Controle da …

Leia mais

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Divulgação

Dicas para melhorar o desempenho físico

Colágeno: aliado da saúde

Dicas para melhorar o desempenho físico

Para atletas e entusiastas de esportes, o colágeno pode ser importante aliado, auxiliando na saúde das articulações, ossos e músculos. A nutricionista Priscila Gontijo, coordenadora do Science Hub da Puravida, selecionou dicas sobre como o colágeno pode ser incorporado na rotina para melhorar o desempenho físico e o bem-estar geral.

“Incorporar colágeno de qualidade associado a nutrientes, como cálcio e vitamina D, pode proporcionar suporte adicional ao sistema musculoesquelético, ajudando a reduzir o risco de lesões e melhorando a recuperação”, recomenda Priscila. A linha Joint Bones da Puravida, …

Leia mais

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Divulgação

Perda da visão na terceira idade

DMRI: é possível prevenir?

Perda da visão na terceira idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de perda irreversível da visão entre pessoas acima de 60 anos e, apesar de não ter cura definitiva, pode ser prevenida ou controlada com a adoção de hábitos saudáveis e a detecção precoce. Segundo o Rubens Belfortt Jr., pesquisador sênior do CNPq e professor emérito da Unifesp, há avanços no diagnóstico e na conscientização sobre os fatores de risco.

Ele explica que a DMRI ocorre devido à degeneração da mácula, uma região central da retina responsável pela …

Leia mais

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Divulgação

Prevenindo a infecção urinária

Ir regularmente ao banheiro

Prevenindo a infecção urinária

A alta das temperaturas no Verão está associada a aumento nos casos de infecção urinária, trazendo sintomas como ardência, urgência para urinar, incontinência urinária e, em alguns casos, presença de sangue na urina. Nesse período, há tendência de se beber mais água do que de costume, mas, ainda assim, desidratações podem ocorrer. De acordo com o médico urologista do Hospital São Vicente, Thadeu Brenny Filho, a desidratação faz com que a urina fique mais concentrada, o que eleva o risco de infecções do trato urinário (ITU) e até …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Divulgação

Ecocêntrico ou antropocêntrico

Quais fatores sustentam o veganismo?

Ecocêntrico ou antropocêntrico

Mais do que uma tendência alimentar, o veganismo – que propõe eliminar todas as formas de exploração animal – continua crescendo como movimento social baseado em valores ideológicos. Para identificar por qual tipo de compromisso ético e quais fatores emocionais a adesão ao veganismo é impulsionada, os estudantes Amanda Cavalcanti e Diego Moreira, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB) realizaram pesquisa, na qual investigaram os fatores cognitivos e emocionais que sustentam este estilo de vida.

Enquanto emoções positivas, como alívio da culpa e sensação …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Correção das sobrancelhas preocupa

A correção das sobrancelhas, por meio da técnica de micropigmentação, consiste na aplicação de pigmentos na pele ao redor da região, preenchendo os espaços existentes. “Ao realizar esse procedimento, é necessário acompanhamento oftalmológico para verificar se a técnica realizada foi bem-sucedida, já que a tinta utilizada perfura a pele, podendo causar irritação ocular e, em alguns casos, conjuntivite química (inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o branco dos olhos e o interior das pálpebras). Além disso, caso ocorra contato do produto com a córnea, pode levar a …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

Divulgação

Medo de estar perdendo algo…

FOMO: aumento da presença nas redes sociais é fator de risco

Medo de estar perdendo algo…

Com a crescente presença das redes sociais no dia a dia, um fenômeno psicológico tem chamado a atenção de especialistas: a Síndrome do FOMO, no inglês, Fear of Missing Out, ou o medo de estar perdendo algo. Segundo a psicóloga Anahy D’Amico, este sentimento afeta principalmente jovens e adultos conectados à internet, que se veem constantemente comparando suas vidas com as dos outros.

“FOMO é a ansiedade gerada pela percepção de que os outros estão aproveitando a vida mais do que você”, explica Anahy: “A sensação surge, …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

CBAt apoia Campanha Outubro Rosa

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apoia a Campanha Outubro Rosa, que estimula o autoexame e as medidas preventivas e de conscientização entre as mulheres para o diagnóstico do câncer de mama. Os homens também são acometidos desse mal, mas em número bem menor. Existe tratamento para câncer de mama e cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

“Mulher: …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Divulgação

Como você se sente em relação a seu corpo?

Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci: proporções ideais

Como você se sente em relação a seu corpo?

Pesquisa realizada pela consultoria Dubu apontou como as marcas influenciam no bem-estar, na formação e na manutenção de identidades dos brasileiros. Batizado de “Sem Cabimento”, o estudo se baseia em 500 entrevistas quantitativas com pessoas de todo o país, de ambos os sexos, com idades entre 16 e 50 anos, com recortes sobre quais setores são vistos de maneira mais positiva e negativa em relação a como as marcas impactam os corpos no Brasil. O índice de confiança é de 95%.

De acordo com os entrevistados, os setores …

Leia mais