Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Quinta, 16 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Divulgação

Perda da visão na terceira idade

DMRI: é possível prevenir?

Perda da visão na terceira idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de perda irreversível da visão entre pessoas acima de 60 anos e, apesar de não ter cura definitiva, pode ser prevenida ou controlada com a adoção de hábitos saudáveis e a detecção precoce. Segundo o Rubens Belfortt Jr., pesquisador sênior do CNPq e professor emérito da Unifesp, há avanços no diagnóstico e na conscientização sobre os fatores de risco.

Ele explica que a DMRI ocorre devido à degeneração da mácula, uma região central da retina responsável pela visão de detalhes. Entre os principais fatores de risco estão a idade avançada, histórico familiar, tabagismo e exposição à luz ultravioleta: “Cerca de 85% dos casos são do tipo seco, para os quais ainda não há tratamento eficaz, reforçando a importância da prevenção. Já os casos úmidos, mais agressivos, podem ser tratados com injeções de medicamentos anti-VEGF, que inibem o crescimento anormal de vasos sanguíneos”.

O estudo AREDS, conduzido pelo National Eye Institute, demonstrou que uma combinação de antioxidantes (vitaminas C e E), zinco, cobre, luteína e zeaxantina pode reduzir em até 25% a progressão da doença em pacientes de risco elevado. “Dietas ricas em vegetais de folhas verdes, frutas e peixes, aliados ao controle de fatores como tabagismo e colesterol, têm efeito protetor significativo”, destaca Belfortt Jr., ao alertar que visitas regulares ao oftalmologista são essenciais para a detecção precoce: “A tecnologia tem permitido diagnósticos mais precisos com exames como a tomografia de coerência óptica (OCT) e a angiografia fluoresceínica, fundamentais para identificar alterações iniciais na retina”.

A DMRI afeta cerca de 3 milhões de brasileiros e pode levar à perda da visão central, comprometendo atividades como leitura e reconhecimento de rostos.

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Divulgação

Prevenindo a infecção urinária

Ir regularmente ao banheiro

Prevenindo a infecção urinária

A alta das temperaturas no Verão está associada a aumento nos casos de infecção urinária, trazendo sintomas como ardência, urgência para urinar, incontinência urinária e, em alguns casos, presença de sangue na urina. Nesse período, há tendência de se beber mais água do que de costume, mas, ainda assim, desidratações podem ocorrer. De acordo com o médico urologista do Hospital São Vicente, Thadeu Brenny Filho, a desidratação faz com que a urina fique mais concentrada, o que eleva o risco de infecções do trato urinário (ITU) e até …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Divulgação

Ecocêntrico ou antropocêntrico

Quais fatores sustentam o veganismo?

Ecocêntrico ou antropocêntrico

Mais do que uma tendência alimentar, o veganismo – que propõe eliminar todas as formas de exploração animal – continua crescendo como movimento social baseado em valores ideológicos. Para identificar por qual tipo de compromisso ético e quais fatores emocionais a adesão ao veganismo é impulsionada, os estudantes Amanda Cavalcanti e Diego Moreira, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB) realizaram pesquisa, na qual investigaram os fatores cognitivos e emocionais que sustentam este estilo de vida.

Enquanto emoções positivas, como alívio da culpa e sensação …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Correção das sobrancelhas preocupa

A correção das sobrancelhas, por meio da técnica de micropigmentação, consiste na aplicação de pigmentos na pele ao redor da região, preenchendo os espaços existentes. “Ao realizar esse procedimento, é necessário acompanhamento oftalmológico para verificar se a técnica realizada foi bem-sucedida, já que a tinta utilizada perfura a pele, podendo causar irritação ocular e, em alguns casos, conjuntivite química (inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o branco dos olhos e o interior das pálpebras). Além disso, caso ocorra contato do produto com a córnea, pode levar a …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

Divulgação

Medo de estar perdendo algo…

FOMO: aumento da presença nas redes sociais é fator de risco

Medo de estar perdendo algo…

Com a crescente presença das redes sociais no dia a dia, um fenômeno psicológico tem chamado a atenção de especialistas: a Síndrome do FOMO, no inglês, Fear of Missing Out, ou o medo de estar perdendo algo. Segundo a psicóloga Anahy D’Amico, este sentimento afeta principalmente jovens e adultos conectados à internet, que se veem constantemente comparando suas vidas com as dos outros.

“FOMO é a ansiedade gerada pela percepção de que os outros estão aproveitando a vida mais do que você”, explica Anahy: “A sensação surge, …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

CBAt apoia Campanha Outubro Rosa

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apoia a Campanha Outubro Rosa, que estimula o autoexame e as medidas preventivas e de conscientização entre as mulheres para o diagnóstico do câncer de mama. Os homens também são acometidos desse mal, mas em número bem menor. Existe tratamento para câncer de mama e cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

“Mulher: …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Divulgação

Como você se sente em relação a seu corpo?

Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci: proporções ideais

Como você se sente em relação a seu corpo?

Pesquisa realizada pela consultoria Dubu apontou como as marcas influenciam no bem-estar, na formação e na manutenção de identidades dos brasileiros. Batizado de “Sem Cabimento”, o estudo se baseia em 500 entrevistas quantitativas com pessoas de todo o país, de ambos os sexos, com idades entre 16 e 50 anos, com recortes sobre quais setores são vistos de maneira mais positiva e negativa em relação a como as marcas impactam os corpos no Brasil. O índice de confiança é de 95%.

De acordo com os entrevistados, os setores …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Divulgação

Diagnóstico precoce transforma

Esclerose Múltipla

Diagnóstico precoce transforma

Doença neurológica crônica que afeta o sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinhal, a Esclerose Múltipla (EM) atinge cerca de 40 mil pessoas no país e, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente pode ter vida normal. “As células do sistema imunológico atacam por engano uma proteína do sistema nervoso central chamada mielina, responsável pela agilidade da condução dos impulsos nervosos, que governam as funções motoras, sensitivas e cognitivas do organismo. Por essa razão, quando a doença não é diagnosticada rapidamente e tratada …

Leia mais

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Divulgação

Risco de dieta restritiva

Ortorexia: obsessão por alimentação extremamente saudável

Risco de dieta restritiva

A busca de saúde por meio de uma alimentação saudável, com dietas balanceadas, alimentos orgânicos e práticas sustentáveis, caso seja feita de forma incessante, pode se transformar em obsessão, levando ao desenvolvimento de distúrbio alimentar conhecido como ortorexia, alerta a nutricionista Vivian Sanches. São pessoas que desenvolvem uma preocupação extrema e inflexível com a ingestão de alimentos que consideram saudáveis, frequentemente eliminando grupos inteiros de alimentos que julgam inadequados ou prejudiciais.

Vivian afirma que indivíduos com ortorexia podem evitar rigidamente alimentos que contenham açúcar, sal, gordura, corantes artificiais, …

Leia mais

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Divulgação

Lesões causadas por adesivos

Marsi em 25,9% dos pacientes hospitalares

Lesões causadas por adesivos

A Essity desenvolve soluções para prevenir e tratar lesões na pele provocadas por adesivos médicos, conhecidas pela sigla em inglês Marsi, Medical Adhesive-Related Skin Injury. Preocupação constante na área da saúde, essas feridas são mais comuns em bebês, que têm a pele mais fina, e em idosos, mas não se limitam apenas a esses grupos. Segundo estudo realizado em 2021 na Universidade Federal de São João del-Rei, a prevalência desse tipo de lesão é de 25,9% dos pacientes nos hospitais brasileiros. Ela é caracterizada pela ocorrência de …

Leia mais

Publicado na Edição 354 Julho 2024

Divulgação

Inverno ajuda a cuidar varizes e vasinhos

38% da população brasileira sofre com varizes

Inverno ajuda a cuidar varizes e vasinhos

O tratamento adequado das varizes pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que convivem com esta condição e enfrentam sintomas característicos, como dores nas pernas, inchaço e sensação de peso, além da questão estética. Por isso, considerar o Inverno como a estação certa para iniciar os cuidados pode proporcionar alívio significativo e prevenir complicações.

As varizes afetam parcela significativa da população e segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (Sbacv), estima-se que aproximadamente 38% da população brasileira sofre com varizes. Essa condição …

Leia mais

Publicado na Edição 354 Julho 2024

Divulgação

Hormônios e a saúde dos cabelos

Hormônios heróis ou vilões?

Hormônios e a saúde dos cabelos

Os hormônios são substâncias químicas liberadas por uma célula especializada, conduzidos pela circulação e atuam em células alvos distantes. Eles têm um papel fundamental: integrar os seres humanos com o ambiente, regulando metabolismo energético, ciclo sono/vigília, maturação e manutenção sexual, crescimento e envelhecimento. Agem monitorando o ambiente interno para manter a homeostasia, que significa manter as funções corporais ao longo dos anos.

“Um dos principais hormônios relacionados à saúde capilar feminina é o estrogênio”, aponta a dermatologista Paula Luz Stocco, especialista em tricologia. Outro hormônio de grande relevância …

Leia mais

Publicado na Edição 354 Julho 2024

Tratando a obesidade

A obesidade não é questão de falta de caráter, preguiça, desleixo ou indisciplina, características que levam a estereótipos e nutrem estigmas, afirma a endocrinologista e vice-presidente da área médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar: “A obesidade é doença crônica, multifatorial, progressiva, que requer tratamento médico, pois está associada a mais de 200 enfermidades, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer”, afirma, ao frisar que a doença não decorre só de maus hábitos alimentares, estando relacionada a causas genéticas, ambientais, hormonais, comportamentais e fisiológicas.…

Leia mais

Publicado na Edição 353 Junho 2024

Divulgação

Tireoide impacta cotidiano do paciente

Glândula endócrina atua na produção e liberação dos hormônios T3 e T4doctor using ultrasound scanner at modern clinic

Tireoide impacta cotidiano do paciente

Pedidos de socorro da tireoide ocorrem por todo o corpo e impactam o cotidiano do paciente, com sintomas variados, que podem aparecer nos olhos, músculos, genitais, cabelos, humor e até na memória. Isto acontece porque a tireoide, órgão em forma de “H” que envolve a região anterior do pescoço, perto da traqueia, é uma glândula endócrina, ou seja, atua na produção e liberação dos hormônios T3 e T4 (triiodotironina e tiroxina), de intensa ação no metabolismo humano.

“Ela é fundamental para o controle da dinâmica do organismo”, explica …

Leia mais

Publicado na Edição 353 Junho 2024

Violência contra a pessoa idosa

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com a pasta dos Transportes Metropolitanos e o Conselho Estadual do Idoso realizam em junho campanha sobre a Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, conforme data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até o final do mês será exibido vídeo nas TVs instaladas nos vagões de trem e nas estações da CPTM e do Metrô com mensagens de prevenção à violência praticada contra as pessoas idosas. Já na EMTU, a exibição será realizada dentro do VLT, entre …

Leia mais

Publicado na Edição 352 Maio 2024

Divulgação

Sono ruim aumenta risco de glaucoma

Atenção nos casos de insônia, sonolência diurna, ronco...

Sono ruim aumenta risco de glaucoma

A oftalmologista Maria Beatriz Guerios afirma que existem explicações biológicas plausíveis que associam os distúrbios do sono e glaucoma, conforme estudo publicado no Bristish Medical Journal, que concluiu que o sono de má qualidade, a insônia, a sonolência diurna e o ronco podem gerar risco maior de desenvolver a doença. “Uma das principais relações do sono com o glaucoma é que os danos glaucomatosos são causados pelo aumento da pressão intraocular (PIO)”, explicou Maria Beatriz, que é especialista em glaucoma: “Quando estamos deitados, a pressão dentro do …

Leia mais

Publicado na Edição 352 Maio 2024

Portadoras de lipedema podem usar suplementos

Além de crônico, o lipedema é progressivo e aumenta com o passar dos anos. Quem tem a doença no estágio 1 pode passar para o nível 2, 3 e assim por diante, se não se cuidar. Por isso, é fundamental e necessário que as 10 milhões de mulheres (estimativa de casos no Brasil) cuidem da saúde do corpo de dentro para fora – e utilizando os benefícios de alguns suplementos.

Diretor do Instituto Lipedema Brasil, Fábio Kamamoto esclarece que a doença atinge mulheres no mundo inteiro, causada pelo …

Leia mais

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Hidratação da pele nas estações mais secas

Cuidados com o maior e mais importante órgão do nosso corpo

Hidratação da pele nas estações mais secas

Outono e Inverno são considerados as estações mais secas do ano, o que exige cuidados redobrados com a hidratação da pele, o maior e mais importante órgão do nosso corpo. Se não tivermos uma pele cuidada e hidratada, uma série de doenças podem aparecer, pois a pele é a barreira do nosso corpo com o meio externo.

Segundo o médico dermatologista José Roberto Fraga Filho, diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, a hidratação não só é importante para a pele, mas também para todos os órgãos: “Pensa …

Leia mais

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Mitos e verdades sobre varizes

À medida que a medicina avança, os mitos e as verdades acerca das varizes continuam a ser um tópico de interesse comum. Como se sabe, varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, que podem ocorrer em pessoas de todas as idades e sexos. Apesar de ser mais frequente nas mulheres, elas também afetam os homens. Muitas pessoas consideram as varizes um problema estético, mas, além de serem desagradáveis visualmente, também podem sinalizar um problema de saúde subjacente e provocar complicações sérias. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia …

Leia mais

EDIÇÃO Nº não informado

Fotos Sandra Netto

Novas instalações na Associação Equoterapia

Presidente Graça, parceiro Aldo Lombardi e Andressa Tau, do Grupo Mendes

Novas instalações na Associação Equoterapia

A Associação Equoterapia de Santos entregou novas instalações na sede da Avenida Francisco Manoel, Bairro Jabaquara, em cerimônia que contou com a presença da presidente e da coordenadora técnica social da instituição, respectivamente, Graça Silva e Cláudia Conde, autoridades, convidados e representantes do Grupo Mendes, responsável pela doação que viabilizou as melhorias.

Graça agradeceu a generosidade do Grupo Mendes, salientando que as melhorias proporcionarão mais segurança, mobilidade, conforto e praticidade aos usuários das instalações da instituição, com ambientes renovados para acolher com alegria as nossas crianças, adolescentes e …

Leia mais