Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Sexta, 17 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Fotos Divulgação

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

Ilha dos Arvoredos: no mapa mundial do Turismo Sustentável

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

A Ilha dos Arvoredos, em frente à Praia de Pernambuco, em Guarujá, conquistou o selo ambiental internacional Green Key, que desde 1994 tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O programa é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para apresentar a novidade ao trade turístico, representantes do projeto da Ilha dos Arvoredos estiveram na sede do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) – Visite Guarujá. Com fins educativos, científicos e de educação ambiental e ecoturismo, a Ilha dos Arvoredos foi projetada nas décadas de 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee para ser um laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente.

Por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (Inmar), a ilha está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021, apresentando aos visitantes este legado histórico e cultural, e a experiência de melhores práticas para uma atração turística sustentável.

Para o presidente do Visite Guarujá, Lourival De Pieri, a obtenção do selo é relevante para o destino Guarujá: “Além de projetar o nosso país no cenário turístico global, será um atrativo único para a cidade de Guarujá. A visitação turística à Ilha dos Arvoredos é uma experiência encantadora e inesquecível”.

Considerando todos os tipos de estabelecimentos turísticos, o Brasil possui, além da Ilha dos Arvoredos, outros sete locais certificados na categoria de equipamentos de hospedagem, localizados nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os objetivos do Green Key em todo o mundo é estimular o aumento do uso de métodos operacionais e tecnologias ecologicamente amigáveis e sustentáveis nos empreendimentos, buscando reduzir o uso geral de recursos; além de ampliar a conscientização e proporcionar mudanças de comportamentos dos clientes, colaboradores e fornecedores dos empreendimentos turísticos, e na indústria do turismo em geral.

Ana Paula Oliva, Yasmim Garcia da Silveira, Bruno Tacon Cardoso, Sandra Chiamulera, Priscilla Bonini Ribeiro e Lourival De Pieri: representantes da Ilha dos Arvoredos e do trade turístico de Guarujá

Responder