Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Fotos Divulgação

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

Ilha dos Arvoredos: no mapa mundial do Turismo Sustentável

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

A Ilha dos Arvoredos, em frente à Praia de Pernambuco, em Guarujá, conquistou o selo ambiental internacional Green Key, que desde 1994 tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O programa é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para apresentar a novidade ao trade turístico, representantes do projeto da Ilha dos Arvoredos estiveram na sede do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) – Visite Guarujá. Com fins educativos, científicos e de educação ambiental e ecoturismo, a Ilha dos Arvoredos foi projetada nas décadas de 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee para ser um laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente.

Por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (Inmar), a ilha está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021, apresentando aos visitantes este legado histórico e cultural, e a experiência de melhores práticas para uma atração turística sustentável.

Para o presidente do Visite Guarujá, Lourival De Pieri, a obtenção do selo é relevante para o destino Guarujá: “Além de projetar o nosso país no cenário turístico global, será um atrativo único para a cidade de Guarujá. A visitação turística à Ilha dos Arvoredos é uma experiência encantadora e inesquecível”.

Considerando todos os tipos de estabelecimentos turísticos, o Brasil possui, além da Ilha dos Arvoredos, outros sete locais certificados na categoria de equipamentos de hospedagem, localizados nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os objetivos do Green Key em todo o mundo é estimular o aumento do uso de métodos operacionais e tecnologias ecologicamente amigáveis e sustentáveis nos empreendimentos, buscando reduzir o uso geral de recursos; além de ampliar a conscientização e proporcionar mudanças de comportamentos dos clientes, colaboradores e fornecedores dos empreendimentos turísticos, e na indústria do turismo em geral.

Ana Paula Oliva, Yasmim Garcia da Silveira, Bruno Tacon Cardoso, Sandra Chiamulera, Priscilla Bonini Ribeiro e Lourival De Pieri: representantes da Ilha dos Arvoredos e do trade turístico de Guarujá

Responder