Edição 361 Fevereiro 2025
Edição 361Fevereiro 2025
Segunda, 17 De Março De 2025
Editorias

Publicado na Edição 361 Fevereiro 2025

Perigo para a saúde pública

Perigo para a saúde pública

Carrapato pode causar graves problemas em seres humanos e animais

Eduardo Ribeiro Filetti

Muito comum em cidades do interior e áreas rurais, o carrapato passou a infestar cidades grandes e litorâneas. Esse parasita artrópode, da classe Arachnida, que se alimenta de sangue, possui quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, ninfa e adulto. Sua reprodução geralmente ocorre quando a fêmea que está no corpo do hospedeiro vai para o solo e deposita seus ovos, cuja quantidade depende da espécie. Fatores como a umidade, iluminação e temperatura determinam se a larva eclodirá em duas semanas ou meses. No primeiro estágio a ninfa possui três pares de pernas. Ela procura um hospedeiro para a primeira refeição e em seguida retorna ao solo. No chão passa por transformação e fica com quatro pares de pernas.

O carrapato tem baixa mobilidade, gosta de grama alta, troncos de árvores e até de restos de materiais de construção. Quando acessa o hospedeiro se alimenta e se reproduz. Ele pode causar graves problemas em seres humanos e animais. Algumas espécies de carrapato são vetores de doenças de grande interesse em saúde pública e podem transmitir diversas doenças, como Febre Maculosa, Doença de Lyme, Babesiose, Tifo, entre outras. Essas doenças podem levar a grandes complicações quando não identificadas precocemente, podendo matar seres humanos e animais.

O calor acelera todas as fases de vida livre do parasita. Os cães são muito afetados pela Babesiose e Erliquiose, que podem acarretar sérios problemas de saúde.

Para o controle da população de carrapatos é importante limpar adequadamente o ambiente, visando eliminar as condições e estruturas que facilitem a proliferação. Vedar trincas nas paredes, fendas e todas as frestas que possam abrigar este parasita. Também evitar andar em terrenos baldios, gramados (sem tratamento), que podem favorece-lo. Atualmente, há excelentes remédios por via oral ou tópicos que podem proteger nossos cães deste terrível parasita.

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário, professor universitário, mestre em Saúde Pública, membro da Academia Santista de Letras e Academia de Letras e Artes da Praia Grande.

Sala de Fluidoterapia para felinos

Royal Canin ampliou sua parceria com o Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), localizado no Butantã, capital paulista, com adaptação da sala de Fluidoterapia para felinos, um espaço dedicado à reposição de líquidos essenciais no organismo dos animais. Esse tratamento é indicado para casos de desidratação e outras condições de saúde. No ambiente, os gatos permanecem acompanhados de seus tutores, o que contribui para o bem-estar e a recuperação, proporcionando um ambiente mais tranquilo e seguro. A terapia com fluidos é fundamental para animais que precisam de hidratação devido a doenças, cirurgias ou dificuldades na ingestão de líquidos.

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Conforto, saúde e bem-estar do pet

Conforto, saúde e bem-estar do pet

Filetti: “Os pets são membros da família”

Eduardo Ribeiro Filetti

A relação com o pet traz benefícios comprovados para a melhora da saúde dos humanos. Esta afirmação se baseia em vários estudos, realizados no país e no exterior. Porém, em face à velocidade dessa mudança de ambiente, é necessário preservar o conforto dos pets nos cuidados durante a rotina diária.

Entre as características importantes e particulares dos pets, o olfato é um dos principais sentidos que utilizam para reconhecimento do ambiente e de outros seres. As células olfatórias …

Leia mais

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Atenção aos sintomas da Toxocaríase

Atenção aos sintomas da Toxocaríase

Médico veterinário deverá receitar o tratamento adequado

Eduardo Ribeiro Filetti

A Larva Migrans Visceral (LMV), também conhecida como Toxocaríase, é uma infecção provocada pela migração de larvas de nematódeos, principalmente Toxocara cati e Toxocara canis no organismo humano. Os helmintos adultos vivem no trato intestinal de cães e gatos e seus ovos saem para o meio ambiente junto com as fezes dos animais parasitados.

A doença ocorre pela ingestão acidental de ovos larvados dos vermes juntamente com areia ou terra contaminada, vegetais crus ou pequenas guloseimas que entram …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Caminhar com unhas cortadas é melhor!

Caminhar com unhas cortadas é melhor!

Importante acostumar a cortar as unhas desde filhote

Eduardo Ribeiro Filetti

Quando o cão começa a ter dificuldade de caminhar, ou faz barulho excessivo ao pisar no chão, está na hora de cortar as unhas. Quando ficam grandes elas atrapalham o caminhar dos bichinhos de estimação e podem adentrar nos coxins, causando inflamações e infecções. Cães e gatos que ficam muito tempo sem cortar as unhas podem ter problemas de deformidades posturais, perda de equilíbrio e feridas na pata.

Por isso, é muito importante manter a unha cortada …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

Animais sofrem com poluição ambiental

Animais sofrem com poluição ambiental

Farejador por natureza, cão é susceptível a males respiratórios

Eduardo Ribeiro Filetti

Assim como a população humana, os animais domésticos e silvestres são prejudicados pelos problemas devidos à poluição. No caso de nossos queridos pets, como cães e gatos, quando em contato com agentes poluidores, geralmente existentes nos grandes centros, podem apresentar conjuntivite, que se caracteriza por lágrimas constantes, dificuldade de abrir as totalmente as pálpebras e até por ardor e prurido. O animal pode coçar os olhos com as patas e muitas vezes ocasionar feridas graves, com …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Dedicação crescente pelos animais

Dedicação crescente pelos animais

Eduardo e Celso: “Muitas vezes mais racionais que muitos seres humanos”

Que os animais são os melhores amigos do ser humano, com fidelidade, carinho e companhia, não resta dúvida. Mas cuidar deles com o carinho digno de um dono ou tutor, é para quem entende do ramo. E neste segmento mais uma vez a Clínica Veterinária Filetti conquista o Top of Mind, reconhecimento que remete à infância dos irmãos Filetti, Eduardo e Celso.

Já na infância, no sítio da família, em Avaré, no interior do estado de São …

Leia mais

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Pets transmissores da raiva urbana

Pets transmissores da raiva urbana

Eduardo Ribeiro Filetti

A raiva é uma doença viral contagiosa que pode ser contraída por mamíferos, como cães, gatos, morcegos e cavalos. Anteriormente, era chamada de hidrofobia, pois alguns animais não conseguem beber água que acontece pela paralisia da musculatura mandibular. Sendo uma zoonose, pode ser transmitida ao homem através da mordida, arranhão ou pela salivação do animal em contato com uma ferida.

Cães e gatos são transmissores da raiva urbana, enquanto a raiva rural é transmitida pelos morcegos hematófagos, ou sugadores de sangue. Sendo assim, cães e …

Leia mais

Publicado na Edição 354 Julho 2024

Convivendo com a osteoporose

Convivendo com a osteoporose

Eduardo Ribeiro Filetti

A osteoporose desperta interesse no mundo pela crescente incidência nas últimas décadas, inclusive nos animais de estimação. Trata-se de distúrbio osteometabólico caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea, levando a aumento da fragilidade esquelética e risco de fratura. A doença atinge machos e fêmeas, com maior predomínio no sexo feminino devido à diminuição dos hormônios femininos, que faz com que os ossos percam cálcio e fiquem porosos com uma esponja.

A fraqueza dos ossos expõe as fêmeas a maiores riscos de fraturas. Os locais mais …

Leia mais

Publicado na Edição 353 Junho 2024

Animal de estimação propicia saúde

Animal de estimação propicia saúde

Eduardo Ribeiro Filetti

A ciência já comprovou que animais de estimação fazem bem à saúde. Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, terminaram estudo de 12 anos que mostrou que, para pessoas que vivem sozinhas, a presença de cães diminui em 33% as chances de morte e em 36% o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A possibilidade de infarto cai 11%. Já para quem mora com mais pessoas, os benefícios são um pouco menores: risco de morte reduzido em 11% e de doenças do coração por volta de 15%.…

Leia mais

Publicado na Edição 352 Maio 2024

Leão, onça, jaguar… nos jardins de Santos

Leão, onça, jaguar… nos jardins de Santos

Leão, de 1940, é obra do artista Sigismundo Fernandes

Eduardo Ribeiro Filetti

Quando pequeno, seis ou sete anos, passeando com a família no Gonzaga, fui incentivado a passar a mão na escultura da leoa que embeleza os jardins da orla. Ao chegar perto, contudo, um senhor deu um grito que quase me matou de susto e me perturbou várias noites, pois sonhava com o animal. Ficou assim na minha lembrança a leoa feroz e sempre que passava pelo local prestava atenção na figura do animal, refletindo se seria …

Leia mais

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Guarda responsável!

Guarda responsável!

Eduardo: “Faça uma boa reflexão antes de levar um bichinho para casa”

Eduardo Ribeiro Filetti

É inegável que ter um animal de estimação em casa traz muita alegria para a família toda. Afinal, o pet ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, entre muitos outros benefícios. Mas, para isso, antes de assumir a responsabilidade de criá-lo, é preciso considerar uma série de fatores. Com a chegada das férias, por exemplo, o número de casos de abandono cresce 70% no Brasil, o que demonstra a falta de preparo …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Prevenindo a Leucemia viral felina

Prevenindo a Leucemia viral felina

Sintomas mais comuns da Felv são febre, perda de apetite, perda de peso, letargia

Eduardo Ribeiro Filetti

A leucemia viral felina é uma doença infecciosa que acomete felinos domésticos, geralmente aqueles que tenham vida livre, acesso a rua e ambientes onde existem muitos felinos. A transmissão ocorre através da saliva, fezes, urina, leite de gato infectado pelos vírus da leucemia felina (Felv), transferido durante higienização mútua, lambidas, mordidas, comedouros e caixas de areia compartilhados. Uma mãe infectada pode transmitir o vírus para seus gatinhos durante a gravidez ou …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Protegendo o pet do calor excessivo

Protegendo o pet do calor excessivo

Atenção nos horários de passeio

Nestes dias de calor senegalês, temos que tomar cuidado com a saúde de nossos melhores amigos. Cães, gatos, aves e animais silvestres podem sofrer muito em dias mais quentes se não tomarmos alguns cuidados. Embora seja comum o pet passar a se alimentar menos nesta época do ano, a dieta deve ser mantida, com a inclusão de frutas frescas e pequenos cubos de gelo na água de beber.

Deve-se evitar passear em horários de sol a pino para evitar a desidratação (perda de …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Dicas para manter o alimento fresco

Dicas para manter o alimento fresco

É preciso armazenar corretamente a ração de seu amiguinho peludo

Com as temperaturas batendo recordes em diversas cidades brasileiras, o calor e o tempo seco têm impactado não só as pessoas, mas também os animais de estimação, que podem demonstrar falta de apetite e de disposição. Por isso, além de escolher uma alimentação completa e balanceada, o modo de armazenar o alimento também é fundamental para manter os benefícios nutricionais e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos pelos cães e gatos.

“Os cuidados com a conservação começam ainda …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Verão exige mais atenção com o pet

Verão exige mais atenção com o pet

Eduardo Ribeiro Filetti

Atento à aproximação do Verão, quando os dias ensolarados e as temperaturas mais elevadas exigem maiores cuidados com nosso animal de estimação, é importante não descuidar desde a hidratação básica até a prevenção a problemas dermatológicos, como micoses (fungos) e as famosas piodermites (infecções de pele), principalmente se o amiguinho tiver contato com areia e/ou terra. É importante estar atento com os parasitas externos, como pulgas, carrapatos e piolhos, que costumam aumentar e podem transmitir inúmeras doenças. É comum, por exemplo, que cães e gatos …

Leia mais

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Sobre a febre maculosa

Sobre a febre maculosa

Doença conhecida como tifo transmitido pelo carrapato

Eduardo Ribeiro Filetti

A febre maculosa é muito semelhante ao tifo. Inicialmente denominada febre maculosa das montanhas rochosas, a doença foi identificada pela primeira vez no final do século XIX, no estado de Idaho, Estados Unidos. Em 1906, o agente etiológico, Rickettsia rickettsii, foi descrito pelo pesquisador Howard Taylor Ricketts, que identificou o carrapato como principal vetor da transmissão. Em função da semelhança da doença com o tifo Ricketts foi convidado a colaborar em pesquisas durante um surto de tifo …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Pets fazem bem à saúde

Pets fazem bem à saúde

Benefícios comprovados pela ciência

Eduardo Ribeiro Filetti

Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, terminaram estudo de 12 anos que mostrou que, para pessoas que vivem sozinhas, a presença de cães diminui em 33% as chances de morte e em 36% o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A possibilidade de infarto cai 11%. Já para quem mora com mais pessoas, os benefícios são um pouco menores: risco de morte reduzido em 11% e de doenças do coração por volta de 15%.

O amor incondicional que os animais de estimação …

Leia mais

Publicado na Edição 343 Agosto 2023

Atenção contra a raiva

Atenção contra a raiva

Eduardo Ribeiro Filetti

Agosto ficou conhecido como mês de cachorro louco, pois, segundo pesquisas, nos meses de junho e julho um número maior de cadelas entra no cio, o que gera maior aglomeração de machos brigando por elas. Ou ainda, o mês do cachorro louco assim foi denominado porque, supostamente, é quando o número de casos da raiva aumenta. Seja por este ou aquele motivo, agosto é o mês oficial da vacinação contra a raiva, quando cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano. Filhotes a …

Leia mais

Publicado na Edição 342 Julho 2023

Entendendo a gripe aviária

Entendendo a gripe aviária

Eduardo Ribeiro Filetti

A gripe aviária é causada por um vírus classificado com orthomixovirus do grupo A, tipo aviário. Há três grupos de vírus de influenza: A, B e C. Esses três grupos ocorrem em humanos. Apenas o grupo A infecta diferentes espécies, animais e humanos. Os vírus influenza A são comumente encontrados em aves aquáticas, como gaivotas, patos, cisnes, gansos, marrecos, trinta-réis, maçaricos. Essas aves compõem o reservatório natural do vírus de influenza. Elas podem ser portadores do vírus e excretar pelas fezes, em muitos casos não …

Leia mais

Publicado na Edição 341 Junho 2023

Intoxicação em animais domésticos

Intoxicação em animais domésticos

Muitos pets chegam intoxicados aos consultórios, clínicas e hospitais médicos veterinários do mundo

Eduardo Ribeiro Filetti

Embora aconteçam episódios intencionais, quando a atitude é criminosa, a maioria dos casos de intoxicação em animais costuma ser acidental. Trata-se de um conjunto de sintomas agressivos ao organismo, produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos e mucosas, o que geralmente ocorre pela falta de conhecimento ou de experiência nos cuidados com o pet. Algumas das causas de intoxicação em pequenos animais são pesticidas …

Leia mais