Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Quinta, 16 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 340 Maio 2023

Osteoartrose reduz qualidade de vida

Osteoartrose reduz qualidade de vida

Doença é a principal causa de dor crônica em cães e gatos

Eduardo Ribeiro Filetti

A Osteoartrose (AO) é uma doença crônica degenerativa, de evolução lenta e progressiva, que acomete as articulações de cães e gatos, causando perda de mobilidade articular (limitação dos movimentos) e dor. Pesquisas recentes apontam a osteoartrose como a principal causa de dor crônica em cães e gatos, e consequente redução da qualidade de vida dos pets.

Tanto na osteoartrose de origem inflamatória como não inflamatória é comum a presença de mediadores inflamatórios na evolução da doença, que aceleram a degradação de matriz cartilaginosa. Sinais comuns da doença são a rigidez e dor articular, atrofia muscular, modificação postural, seja na forma de deitar ou levantar, redução da atividade, evitando subir escadas ou no sofá, mudança de hábitos, como os locais onde urina e defeca, mudanças comportamentais, principalmente em gatos – como diminuição da lambedura e arranhadura e agressividade devido a dor.

Os cães demostram mais a dor enquanto os gatos são mais discretos, sendo comum a confusão com sinais e envelhecimento.

Entre os fatores que ajudam no aparecimento na doença, senilidade, ser idoso, doenças autoimunes, como artrite reumatoide, doenças infecciosas, lesões articulares, sobrepeso e obesidade, raças grandes e ou gigantes, fatores genéticos, doenças endócrinas, estresse mecânico – agility e brincadeiras com bolas ou pesos, além de alterações ou instabilidades articulares congênitas ou adquiridas.

O tratamento deve ser multimodal, de acordo com o grau da doença e dor, e tem como objetivo diminuir a dor e inflamação. Anti-inflamatórios, analgésicos, controle de peso, acupuntura, procedimentos cirúrgicos e fisioterapia, além dos suplementos alimentares, muito importantes no tratamento da orteoartrose em cães e gatos.

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário, professor universitário, pós-graduado em clínica e cirurgia de gatos, e em clínica de cães, mestre em Saúde Pública.

WNTC – We Need to Talk About Cannabis – em sua 3ª edição, em 13 de junho, terá como um dos temas do debate o uso da cannabis medicinal para os pets. O congresso acontece dentro da FCE Pharma, no São Paulo Expo, na capital paulista, e é considerado referência sobre o assunto no âmbito técnico industrial, com a participação de entidades governamentais, parlamentares e players do setor farmacêutico.

Responder