Importância da “prova de carga” na construção civil
Especializada no controle de qualidade em obras de engenharia, a Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. ressalta a importância da prova de carga quando se pretende conhecer a capacidade de uma estrutura de concreto antiga (laje), para suportar uma nova carga, devido a um novo uso desta estrutura.
Atuando no mercado da Baixada Santista desde 1964, a empresa integra o Grupo Teste, juntamente com a T-Recupera, que atua no ramo de serviços de Engenharia de Recuperação. Conforme destaca o diretor, engenheiro Franco Pagani, no processo da prova de carga é feito, gradativamente, um carregamento da estrutura com materiais diversos, como areia, sacos de cimento, ou água, até alcançar a carga final desejada.
“Simultaneamente, são instalados deflectômetros, que são aparelhos de medição para avaliar a possível deformação da laje durante o carregamento”, explica Pagani, ao detalhar que o carregamento é feito por etapas: por exemplo, para uma carga de 400 kg/m2, são feitos quatro carregamentos, cada um com 100 kg/m2: “Em cada etapa é feita a leitura do deflectômetros para acompanhar o comportamento da estrutura”.
Uma vez alcançada a carga total, durante 24 horas acompanha-se o comportamento da estrutura, acrescenta o engenheiro, enfatizando que o descarregamento também é feito por etapas, efetuando-se no fim de cada etapa a leitura dos aparelhos: “No fim do descarregamento é feita uma leitura final, verificando-se a possível ocorrência de uma deformação permanente, de acordo com as normas técnicas em vigor no país”.
Mais informações em www.testeengenharia.com.br