Santos, a melhor cidade do Brasil!
Pelo segundo ano consecutivo, Santos alcançou o 1° lugar entre as 100 maiores e melhores cidades do Brasil (Best Cities Index – BCI-100) em levantamento da Delta Economics & Finance, produzido para a Revista América Economia. O município obteve o índice de 56,01, seguido por Belo Horizonte (55,15), capital de Minas Gerais, e Jundiaí (54,38), no interior do Estado de São Paulo.
Na concepção da consultoria, o conceito de Charles Darwin deve ser aplicado na avaliação da infraestrutura das cidades. “A seleção natural no mundo biológico também é válida para o mundo econômico, em geral, e para as cidades, em particular. A capacidade de adaptação das cidades e regiões é um dos elementos mais importantes na definição da trajetória de desenvolvimento do país”.
Ao todo foram analisados 77 atributos em 10 dimensões. Santos melhorou em educação, passando de 7,51 (2014) para 7,62 (2015), e em saúde, com o salto de 6,74 (2014) para 6,90 (2015). Em outros seis quesitos foram registrados os mesmos índices do ano passado: geral (1,96), bem-estar (2,87), econômico (7,05), domicílio (4,94), segurança (1,86) e digital (2,00).
As informações foram coletadas entre agosto e setembro deste ano, provenientes de órgãos e instituições governamentais, como o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, Ministério das Comunicações, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.
Santos conseguiu assegurar para este ano e meados de 2016 o maior volume de investimentos em obras dos últimos 50 anos, com renovação da rede de saúde, instalação de um novo hospital (Complexo Estivadores) e início das obras de reformulação da entrada da Cidade (projeto dos anos 1970) e meta de manter 51% de seus alunos em tempo integral nas escolas. A cidade dispõe de mais 500 câmeras de segurança de alta qualidade, com cobertura total na orla. Também está em andamento a implementação do Centro de Controle Operacional, que permitirá a todos os agentes públicos e concessionárias as imagens em tempo real de vários pontos da cidade para solucionar emergências urbana e eventuais danos à mobilidade. Santos também obteve as melhores notas entre as 644 cidades pesquisadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) 2015, que analisa as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelas prefeituras de São Paulo, exceto a da capital.
Ranking das 10 melhores
1° Santos (SP)
2º Belo Horizonte (MG)
3º Jundiaí (SP)
4º Blumenau (SC)
5º Campinas (SP)
6º Mogi das Cruzes
7º São Bernardo do Campo (SP)
8º Curitiba (PR)
9º Santo André (SP)
10º Mauá (SP)