Vara judiciária tratará violência doméstica
Santos conta a partir de agosto com a primeira vara judiciária da Região Metropolitana da Baixada Santista exclusiva para tratar de questões de violência doméstica contra a mulher e a família, viabilizada após concurso de remoção para que um juiz seja realocado. “Além de ser uma parceria muito importante entre o Judiciário, OAB e Prefeitura para implantar essa vara na cidade, fará parte de um grande sistema de trabalho que temos de proteção da mulher, que será ampliado com a entrega da Casa da Mulher”, disse o prefeito Rogério Santos.
4ª edição da pesquisa Mulheres Negras na Liderança, realizada pela 99jobs em parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, constatou que cerca de 57% de mulheres declaram ser a única liderança negra feminina onde trabalham e que as mulheres continuam sendo lideradas predominantemente por homens. “As mulheres negras são uma representação minoritária em cadeiras de liderança”, frisa Priscila Salgado, diretora de Diversidade e Inclusão da 99jobs: “Há diversos atravessamentos estruturais que impedem esse crescimento e a conquista de postos ocupados, até então, majoritariamente por homens”.
Verônica Vassalo, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão no Pacto Global da ONU – Rede Brasil, acrescenta: “A pesquisa nos traz dados alarmantes, mas que, infelizmente, também não são surpreendentes. O cenário entre as lideranças negras no mundo corporativo ainda precisa de muita atenção, iniciativas dedicadas e de longo prazo, para que possamos revertes esses números. Ouvir essas líderes para mapear as ausências, as dores, a solidão delas, é o primeiro passo que está sendo dado quando nos propusemos a escutá-las”.
Uso de etiquetas inteligentes, como o RFID (identificação por radiofrequência), permite que diferentes negócios agreguem mais eficiência operacional e segurança em seus processos de vendas on-line, afirma Alexsandro Franco, especialista de desenvolvimento de novos negócios para etiquetas inteligentes da Avery Dennison.
Edição do Sebrae-SP Notícias destacou os brechós, cada vez mais presente nas preferências do consumidor e que contribui para movimentar a economia circular. Atualmente, existem cerca de 7 mil brechós no estado de São Paulo, sendo que na capital paulista são em torno de 1,8 mil formalizados como Microempreendedores Individuais (MEIs), número 50% maior do que em 2019, antes do impacto da pandemia.
CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br