Grupo Mendes investe em energia limpa
Com a proposta de oferecer energia mais barata, por meio de distribuição de energia fotovoltaica, a Ineer Energia, do Grupo Mendes, atenderá a cinco cidades da Baixada Santista – Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá (distrito de Vicente de Carvalho) – e 22 do interior do estado de São Paulo. Projeto conta com 32 fazendas solares, localizadas no interior do Estado, cada uma com aproximadamente 45 mil metros quadrados, e um total de 298 mil módulos de captação de luz solar, com potência para geração mensal de 853.000 KWh/mês. A previsão é atingir um fornecimento de 116 MWp até o final de 2024, o equivalente a uma geração mensal de 17.000.000 KWh/mês – o capaz de abastecer uma cidade de 100 mil habitantes.
Ações de inspeção contra fraudes e furtos de energia, os populares “gatos”, permitiram à CPFL Piratininga, em 2022, regularizar 11,7 mil ligações clandestinas nos cinco municípios da Baixada Santista atendidos pela companhia. Embora São Vicente tenha apresentado queda em relação a 2021 (3.631), a cidade segue liderando o ranking com 3.505 ligações regularizadas em 2022. Na sequência, aparecem Praia Grande (3.109), Santos (2.384), Cubatão (1.439) e Guarujá (1.337).
Interessados em receber alertas de mau tempo e avisos de perigo podem se cadastrar na Defesa Civil pelo WhatsApp +55 (61) 2034.4611, mediante envio de mensagem “olá” e após interagir com robô de atendimento. É possível compartilhar a localização atual e cadastrar outras. As mensagens são disparadas pelas equipes de Defesa Civil Municipal e Estadual por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).
Comércio por voz, home commerce, em que o consumidor compra peças de roupa ou móveis dos programas que está assistindo na TV, e “economia do cuidado”, serviços relacionados ao bem-estar e envelhecimento saudável, são algumas das tendências que devem pautar o consumo nos próximos anos, segundo o Worth Global Style Network (WGSN).
Serpro lançou a versão 3.0 do sistema Sinesp-CAD que faz o registro, despacho e a integração dos atendimentos emergenciais de três dígitos, como o 190. São chamadas telefônicas direcionadas às forças de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros, além de outros órgãos, como SAMU e Guardas Municipais. O piloto foi implantado, no fim de março, nos municípios de Contagem, em Minas Gerais e Camaragibe, em Pernambuco, diminuindo o tempo de resposta ao cidadão.
CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br