Edição 363 Abril 2025
Edição 363Abril 2025
Domingo, 27 De Abril De 2025
Editorias

Publicado na Edição 361 Fevereiro 2025

Divulgação

Automóveis sobem a marcha

Volume de veículos licenciados em 2025 é alvissareiro

Automóveis sobem a marcha

Nelson Tucci

O mercado de automóveis no Brasil está em recuperação. Ano passado o balanço do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) somou 2,63 milhões de veículos licenciados, representando crescimento de 14% sobre a mesma base do ano anterior (2023). Neste ano o desempenho promete também. Em janeiro último foram emplacadas 5,15% mais unidades que no mesmo período de 2024, com o registro de 159.868 autos. Na primeira quinzena deste fevereiro tivemos emplacamento de 68.851 unidades, o que significa 15,9% a mais em relação a igual período de 2024.

De acordo com a Bright Consulting, é bom que se observe o período de Carnaval, que este ano cairá em março, ao contrário de 2024 que comemorou a data em fevereiro. E isto faz diferença nas vendas. No entanto, janeiro de 2025 contra janeiro de 24 houve crescimento, assim como o último ano em relação ao anterior (superando inclusive a projeção da Anfavea, que apostava em 2,5 milhões de unidades, contra as efetivas 2,63 milhões), mostrando sinais de que está subindo a rotação do motor.

Outro dado importante é o volume de financiamentos de veículos no Brasil. Somente os novos aumentaram 6,3% em 2024 ante o mesmo período de 2023 (leves, pesados + motos).

Voltando aos estudos da Bright, se somados os primeiros 45 dias do ano, o mercado de automóveis e comerciais leves acumula 232.168 unidades vendidas, o que representa 7,7% de crescimento sobre igual período do ano passado (215.630).

No fechamento deste ano haverá fatores a se considerar como a alta da taxa de juros, que sempre inibe financiamentos, importações, aspectos conjunturais etc., mas a considerar o ritmo atual – sem engasgar a marcha – os números são alvissareiros.

Nelson Tucci é jornalista, editor de Veículos & Negócios, toda segunda-feira também em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 361 Fevereiro 2025

Futuro dos negócios

O foco de empreendedores e profissionais em 2025 deve ser o preparo para navegar em um cenário cada vez mais digital, sustentável e competitivo, afirma a psicóloga Fernanda Tochetto, especialista em mentalidade de alta performance. Ela elencou as principais tendências que devem moldar o futuro dos negócios.

Educação personalizada e modular. Segundo Fernanda, os empreendedores buscam programas que se ajustem à sua realidade e que tragam resultados rápidos: “A personalização e os módulos flexíveis são diferenciais para quem precisa aprender no ritmo do mercado”.

Mentalidade de crescimento e …

Leia mais

Publicado na Edição 361 Fevereiro 2025

Gerdau amplia seguidores nas redes sociais

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, comemorou a marca de mais de três milhões de seguidores em todas as suas redes sociais, sendo a indústria de aço mais seguida do Brasil e líder mundial do segmento em número de seguidores. Segundo levantamento do LinkedIn, a Gerdau é uma das empresas brasileiras com a maior quantidade de seguidores na plataforma. A empresa também se destaca nas demais redes sociais em que está presente – Instagram, Tik Tok, Facebook, Spotify, X e Youtube –, refletindo seu compromisso de …

Leia mais

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Divulgação

Por um mundo sustentável. Ou não.

No futuro, onde vão parar os milhões de carros produzidos?

Por um mundo sustentável. Ou não.

Nelson Tucci

Ano passado o Brasil produziu 2,5 milhões de veículos e para este 2025 a projeção é de 2,8 milhões até dezembro, perseguindo a meta dos 3 milhões. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com isto o país torna-se o 8º produtor mundial no segmento e o 6º maior consumidor.

Mas, no futuro, onde vamos enfiar tanto carro? Em números redondos, o mundo hoje produz 80 milhões de veículos. Até 2030, mantida a média, teremos mais 480 milhões de veículos, ou …

Leia mais

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Divulgação

Marketing adota a IA no dia a dia

ChatGPT: mecanismo mais utilizado

Marketing adota a IA no dia a dia

Ao menos 64% dos profissionais brasileiros de Marketing que atuam em áreas B2B já utilizam ferramentas de IA generativa no dia a dia. Nos países latinos, a adoção da IA chega a 49% – o mecanismo mais utilizado é o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, adotado por 88% dos profissionais no Brasil, e 66% nos países latino-americanos. No Brasil, apenas 6% adotaram o Copilot – a solução oferecida pela Microsoft para empresas. Outros 4% utilizam o Gemini, da Google, e 2% usam a IA Claude, desenvolvida pela Anthropic. Os …

Leia mais

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Alunorte avança na redução de emissões de carbono

A Alunorte, maior refinaria de alumina em planta única do mundo, iniciou a operação de duas novas caldeiras elétricas para geração de vapor, que operam com energia renovável e têm emissão zero de carbono. Somadas à caldeira elétrica em operação desde 2022, elas serão responsáveis pela redução de até 550 mil toneladas de CO2 por ano. O projeto teve investimento de R$ 318 milhões e reforça a posição da Alunorte como uma das plantas de menor emissão no segmento de alumina. As três caldeiras elétricas por eletrodo submerso …

Leia mais

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Divulgação

Atitude pró-descarbonização

Diretoria da AEA: em prol do planeta

Atitude pró-descarbonização

Nelson Tucci

No Acordo de Paris, estabelecido pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2015, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 37% em 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de redução de 43% até o final da década de 2030, em relação aos níveis estimados para 2005. Até 2021, o setor de transportes do Brasil emitia 13% do total de carbono (121g/CO2/km), contra 23% na Europa e 29% nos Estados Unidos. Por aqui o percentual está mantido …

Leia mais

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Divulgação

LinkedIn fortalece o empreendedorismo global

Presente em mais de 200 países

LinkedIn fortalece o empreendedorismo global

O LinkedIn está celebrando mais de 10 milhões de páginas de serviços, destinadas a exibir serviços profissionais, criadas globalmente, um crescimento de 48% em comparação ao ano anterior. No Brasil, o número de empreendedores e freelancers oferecendo a contratação dos seus serviços através da plataforma chegou a 1,1 milhão, um crescimento de 47% em relação ao ano anterior, considerando que mais de 1,23 milhão de prestadores de serviços estão atualmente registrados na plataforma.

“O LinkedIn tem se consolidado como a principal plataforma para empreendedores e prestadores de serviços …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Divulgação

Vendas diretas puxam mercado em novembro

Minas Gerais superou São Paulo em emplacamentos

Vendas diretas puxam mercado em novembro

Nelson Tucci

As vendas diretas de autos puxaram o crescimento neste mês de novembro. Os frotistas responderam por 54% dos licenciamentos, com números animadores: 118.614 veículos emplacados na primeira quinzena, representando alta de 45% sobre igual período de 2023. GM, VW e Renault saíram-se melhor na foto, com ganhos de market share de 1.4 ponto percentual, 1.1 p.p. e 1.0 p.p., respectivamente; aqui sobre a primeira quinzena de outubro último.

O levantamento da Bright Consulting, quando se compara a primeira quinzena de novembro com a de outubro deste …

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Divulgação

Dexco comemora resultados

Receita líquida de R$ 2,2 BI no terceiro trimestre

Dexco comemora resultados

A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, registrou receita líquida de R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre do ano, 37% maior do que no 3T23. O Ebitda ajustado e recorrente do trimestre foi de R$ 677 milhões, considerando os R$ 217 milhões advindos do negócio de celulose solúvel, representado pela LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, o que representa crescimento de 47% na comparação anual. O lucro líquido recorrente apresentou resultado positivo de R$ 125 milhões, enquanto o pro forma

Leia mais

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Investimento no setor de alimentação

O modelo de cozinhas dedicadas exclusivamente ao delivery, no inglês dark kitchen, tem se destacado como oportunidade de investimento no setor de alimentação, em sintonia com a mudança no comportamento dos consumidores e o avanço da tecnologia. Como impulsionadora desse mercado, a ATW Delivery Brands oferece eficiência e inovação com seu modelo de “super cozinha”.

Montar uma dark kitchen requer investimento muito menor em comparação a um restaurante tradicional. Entre as vantagens, a dark kitchen elimina determinados custos fixos, como aluguel de grandes espaços, manutenção de salão …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

Fotos Divulgação

Mudanças climáticas orquestram produção

Linha de produção é voltada à sustentabilidade

Mudanças climáticas orquestram produção

Nelson Tucci

Que o futuro depende do que fizermos hoje, agora, ninguém tem dúvida. E esta máxima vale para todo o contexto mundial, especialmente na emissão de gases do efeito estufa (GEE). É preciso reduzir e, quando possível, eliminar as fontes. Isto se quisermos perpetuar a espécie no planeta. A Cummins, fabricante de motores e componentes há 105 anos, já percebeu isto e bota a mão na massa há algum tempo. Por isso, convidou jornalistas para uma apresentação, mostrando o que faz em termos de soluções em gás …

Leia mais

Publicado na Edição 357 Outubro 2024

Divulgação

Fuja das peças paralelas

Peças originais: fundamentais na vida útil do veículo

Fuja das peças paralelas

A escolha das peças de reposição desempenha um papel fundamental na longevidade e atividade do veículo e optar por peças originais oferece vantagens que não devem ser subestimadas, pois garante a funcionalidade ideal do automóvel, segurança e eficiência. Além de seguirem os padrões de fabricação da montadora, as peças originais têm o seu dimensionamento de estrutura, testado e calibrado seguindo o padrão do projeto inicial.

Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, destaca que o uso de peças …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Divulgação

Expressiva valorização

Mercedes-Benz Sprinter 416 e o Iveco Daily Chassi obtiveram as melhores avaliações

Expressiva valorização

Nelson Tucci

“Acho que vamos fabricar caminhões com três anos de uso”, disse Marco Saltini, Head de Caminhões da Volkswagen do Brasil, em tom de blague, durante a entrega do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. Isto porque esta categoria de veículos tem valorização de até 16%, ao invés de depreciação.

Com índices positivos de 16,1% e 14,5%, após três anos de uso, o Mercedes-Benz Sprinter 416 e o Iveco Daily Chassi obtiveram as melhores avaliações, respectivamente, nas categorias Caminhões e Utilitários de Carga, na 10ª …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Divulgação

Educação ambiental foca reciclagem

Programa é parceiro do Manual do Mundo

Educação ambiental foca reciclagem

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) lançou o “Abree pra educação”, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Neste sentido, foi selada parceria com o Manual do Mundo, e criado guia sobre o descarte correto desses equipamentos, com atividades interativas. No quadro “BoraVê”, em seu canal no YouTube, Iberê Thenório, do Manual do Mundo, explica todo o processo de reciclagem de maneira acessível e divertida, além de materiais educativos sobre o tema, quizzes, adesivos …

Leia mais

Publicado na Edição 356 Setembro 2024

Divulgação

Vivo e Samsung ampliam parceria

Oferta de eletrônicos nas lojas da empresa

Vivo e Samsung ampliam parceria

Ampliando a parceria com a Samsung Brasil, a Vivo passou a comercializar Smart TVs da marca em suas lojas, que atualmente já vendem smartphones, smartwatches, fones de ouvido, notebooks, tablets, projetores portáteis, além de soundbars. “Como empresa de tecnologia, a Vivo já é o destino reconhecido por consumidores de smartphones, acessórios e consoles para games, soluções de casa inteligente, acessórios de saúde e bem-estar, além da conectividade de nossos serviços na rede móvel e Vivo Fibra”, afirma Alan Hessel, diretor de Consumer Electronics da Vivo, ao informar que …

Leia mais

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Divulgação

Logística pede passagem

Autos chineses aceleram a movimentação de cargas

Logística pede passagem

Nelson Tucci

O movimento nos portos, sobretudo estes, aeroportos e pela estrada do Mercosul (BR 116) aumentou no primeiro semestre deste ano. Por eles foram exportadas 6,3% mais commodities (café, soja, minério de ferro e carne bovina, entre outros) e, de outro lado, importados mais 11,6% – quase o dobro dos produtos vendidos ao exterior – somente em automóveis. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com o fluxo, a logística da Asia Shipping aumentou 40% em volume, comparada com igual período de …

Leia mais

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Soluções inovam consórcios

A plataforma Distrito firmou parceria com a administradora de consórcios Embracon, com o objetivo de potencializar a inovação por meio do aculturamento da empresa e desenvolvimento de projetos que visam acelerar soluções e serviços oferecidos. Por meio da inteligência de dados que mostram tendências e análises sobre a empresa e setor, o Distrito atuará com a implementação do panorama de mercado, integração de eventos, networking para impulsionar o aperfeiçoamento de processos da empresa a partir dos principais avanços tecnológicos e digitais no segmento de consórcios. Junto com um …

Leia mais

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Sales Clube amplia equipe para se consolidar

Com faturamento de R$ 22 milhões no ano passado, reflexo da eficácia de seus programas e da demanda crescente por soluções de vendas estruturadas no mercado de pequenas e médias empresas (PMEs), o Sales Clube dobrou o tamanho de sua equipe, totalizando 59 colaboradores, visando crescimento financeiro e faturamento de R$ 50 milhões até o final do ano. O Sales Clube está focado em ampliar sua presença no mercado e consolidar sua reputação como a principal especialista em vendas para empresários no Brasil, oferecendo dois produtos principais: a …

Leia mais

Publicado na Edição 354 Julho 2024

Divulgação

Cresce financiamento de autos

Cerca de 1/3 dos carros 0 Km são financiados no país, enquanto 2/3 são comprados à vista

Cresce financiamento de autos

Nelson Tucci

O mercado de financiamento de veículos continua aquecido no país. Segundo a B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames, 3,4 milhões de unidades foram financiadas somente no primeiro semestre do ano, representando aumento de 23,8% sobre o mesmo período de 2023.

Cerca de 1/3 dos carros 0 Km é financiada no país, deixando os outros 2/3 para compra à vista. No mercado de seminovos (veículos de até três anos de fabricação), e usados, a proporção é quase inversa àquela dos novos. Sobre as vendas financiadas …

Leia mais