Edição 353Junho 2024
Sábado, 20 De Julho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 353 Junho 2024

Fotos Divulgação

Aos 40, AEA destaca diálogo

Engenheiros automotivos comemoram conquistas

Aos 40, AEA destaca diálogo

Nelson Tucci

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) comemorou 40 anos e destacou, em evento, as conquistas e o diálogo com seus stakeholders. Marcus Vinicius Aguiar, presidente da associação, ressaltou o fato de estar à frente da diretoria executiva da entidade em um dos momentos mais importantes dos últimos anos, o do Programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação. Segundo ele, a AEA “conduziu com maestria todos os debates técnicos setoriais, sempre em favor da engenharia automotiva nacional e da sociedade brasileira”.

O diálogo com o governo, em especial, foi bastante enfatizado, assim como em relação às entidades internacionais Acea, Adefa, Fisita e Jama. Ao abrir o evento, Aguiar prestou homenagens aos ex-presidentes: póstumas a Augusto Cezar Saldiva Aguiar, Wilson Carvalho, Nedo Eston e Eston, Claus Bromberg, Geraldo Negri Rangel, Franco Ciranni e Antonio Megale; e também a Luso Ventura, Marcos Madureira, Flavio Sakai, Henrique Joseph Jr., José Edison Parro, Marco Santini, Edson Orikassa e a Besaliel Botelho.

No ambiente da associação existem 41 comissões técnicas e grupos trabalhos e pouco mais de 750 engenheiros brasileiros circulam em torno de temários automotivos, com produção de estudos que podem inclusive vir a ser marcos regulatórios de legislações setoriais.

PROÁLCOOL – A história da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é parte indissociável da indústria automobilística brasileira e guarda uma intersecção com a história do etanol e seu uso como combustível, bem como sua relação com os engenheiros que dedicam suas carreiras ao estudo.

Em 1975 foi criado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), cujo objetivo era oferecer uma alternativa energética em substituição aos derivados de petróleo. Por se tratar de uma iniciativa de grande porte, única no mundo, a STI – Secretaria Tecnológica Industrial, com o apoio das montadoras de veículos, organizou o “I Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – Simea”, em 1983, em Brasília/DF.

Durante o II Simea, em 1984, também em Brasília, foi criada a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) com o objetivo de concentrar e difundir as informações de maneira independente, e indicar a necessidade de novos trabalhos para a consolidação do álcool combustível automotivo. Hoje a AEA é a principal associação 100% nacional totalmente voltada para as questões de engenharia e tecnologia automotiva.

Responder