Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 344 Setembro 2023

Edição 344 Setembro 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Ora, a história!

Luiz Carlos Ferraz

Movimento em constante evolução, o que se escreve sobre a história da nação brasileira exige de tempos em tempos uma revisão, para que se garanta uma educação honesta a nossas crianças, afastando do senso comum versões fantasiosas que se repetem ao longo dos anos – desde meados do século XIX, exatamente, quando Francisco Adolfo de Varnhagen tornou-se o primeiro a escrever uma história nacional brasileira. Poderia até ter sido uma obra de valor, não fosse Varnhagen, além de militar e diplomata, “grande defensor da colonização …

Leia mais

Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/Cofins

Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/Cofins

Alberto Murray Neto

As empresas, contribuintes do ISS, têm a oportunidade de reduzir a carga tributária, especificamente o PIS/Cofins – ao excluir o ISS de sua base de cálculo – e recuperar o que foi pago a maior nos últimos cinco anos. Os fundamentos da medida judicial se encontram abaixo explicados.

Uma empresa prestadora de serviço embute em seu preço de venda o ISS, mas, esse imposto será repassado ao fisco municipal. Portanto, não se incorpora ao patrimônio do contribuinte e, consequentemente, não deve compor a base de …

Leia mais

Altamente resistente

Altamente resistente

Quando se fala em alta tecnologia em revestimentos uma opção é a lâmina ultracompacta. Trata-se de uma pedra artificial, desenvolvida sem restrições de uso, que pode ser aplicada em bancadas de cozinhas, banheiros, pisos, lareiras e churrasqueiras. O produto é fabricado por meio processo de sinterização, com a mistura de diversos minerais, sob extremas temperaturas, resultando em peças com estética única.

A chapa possui medidas de 3,20 x 1,60 m, espessura de 12 mm e texturas que variam entre o polido e o natural. A arquiteta Rosangela Pena, …

Leia mais

Elegância e funcionalidade

Elegância e funcionalidade

Estética, sensação de acolhimento e conforto termoacústico são algumas das características do forro de madeira na composição da arquitetura de interiores. Com estrutura formada pela combinação de ripas, com dimensões parecidas ou díspares, o material com aparência rústico-sofisticada é bem-vindo em projetos variados, do clássico ao moderno e contemporâneo.

Para o arquiteto Pietro Terlizzi, explorar as características do forro de madeira promove uma combinação única de elementos surpreendentes, elegantes e funcionais: “Embora as chapas de gesso sejam os materiais mais empregados em forros, é inegável a capacidade da …

Leia mais

Versatilidade em formas e tons

Versatilidade em formas e tons

A Teto Vinílico traz uma nova categoria de produtos para o mercado de revestimentos e acabamentos, oferecendo a combinação entre design criativo, sustentabilidade e praticidade na aplicação. O produto já paginado, sem repetição entre as réguas de até seis metros, traz a beleza da madeira oferecendo durabilidade e resistência.

Leve e de fácil manutenção, as peças não propagam chamas e oferecem garantia de 10 anos. Com tons amadeirados e cimentícios, as coleções trazem o design em diferentes combinações que inspiram e proporcionam novas experiências em espaços residenciais, corporativos …

Leia mais

Experiência nem sempre satisfatória

Experiência nem sempre satisfatória

Levantamento do Instituto Foodservice Brasil (IFB) mostrou que, em 2022, brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa – embora nem sempre seja satisfatória a experiência do consumidor. Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, que desenvolve tecnologia para a gestão de negócios do food service, alerta: “A implementação de sistemas de gestão, menus virtuais e aplicativos para o controle de pedidos dentro e fora do estabelecimento facilitam a comunicação e a integração de processos dentro da operação do restaurante, garantindo uma experiência mais ágil e personalizada”.…

Leia mais

Big data gera vantagem

Big data gera vantagem

Aplicando inteligência de dados com foco no setor da construção civil, a Hoff Analytics atua no mercado visando levar a tecnologia da big data para indústrias, construtoras e incorporadoras. Com uma plataforma abrangente, a empresa atende algumas das maiores indústrias do setor, e segundo o fundador Wesley Bichoff, a inteligência de dados tem o poder de fornecer informações valiosas às empresas, incluindo todos os projetos disponíveis, as principais tendências de mercado e até mesmo prever a localização de futuras construções antes mesmo do início dos projetos, utilizando registros …

Leia mais

Future 50 anuncia líderes em ascensão

O Project Management Institute (PMI) anunciou a lista 2023 Future 50, que apresenta 50 líderes em ascensão e que estão transformando o mundo e remodelando o futuro por meio de seus projetos. Esses 50 indivíduos representam um grupo de profissionais que impulsionam a transformação em todas as regiões de atuação do PMI e em diferentes setores.

Entre os 50 homenageados está o brasileiro Gabriel Liguori, cofundador da startup de biotecnologia TissueLabs. Nomeado nas listas Forbes Under 30 e MIT Innovator Under 35, Gabriel direciona as suas energias para …

Leia mais

Design de mesa recebe premiação

Arquiteta Analis Valverde foi premiada na 13ª edição do Design Tank Brasil com a Bella, uma mesa de jantar que combina diferentes materiais e funções, além de possuir um design orgânico e elegante. Ela afirma que se inspirou na natureza para a criação, buscando trazer poesia e arte para o ambiente. A mesa é composta por dois pés de multilaminado com lâmina de carvalho natural, que dão sustentação ao tampo de mdf com pedra industrializada. O tampo tem um formato ovalado e uma abertura lateral, onde fica a …

Leia mais

Novas soluções de engenharia

Novas soluções de engenharia

A realidade virtual e aumentada desempenha um papel cada vez mais importante no setor da construção civil, oferecendo uma variedade de benefícios que melhoram a eficiência, a qualidade e a segurança das atividades relacionadas ao setor. Entre as principais vantagens do recurso está a possibilidade de que arquitetos, engenheiros e clientes visualizem projetos em 3D de maneira imersiva, contribuindo na compreensão das dimensões e proporções do projeto e permitindo ajustes antes do início da construção física.

“Essa tecnologia reduz a probabilidade de erros de projeto e retrabalho posterior, …

Leia mais

Otimismo no segundo semestre

A indústria da construção civil está otimista neste segundo semestre do ano, prevendo um impulso significativo nas atividades e um aumento na demanda por projetos residenciais, comerciais e de infraestrutura. Com base nas perspectivas promissoras de investimentos em infraestrutura, demanda imobiliária sustentada e inovações contínuas, o setor está pronto para enfrentar o período com a confiança renovada. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de intenção de investimento da indústria da construção subiu 5,6 pontos entre abril e maio. Os dados mostram que o setor está …

Leia mais

Impermeabilização para a saúde de moradores e imóveis

Impermeabilização para a saúde de moradores e imóveis

Etapa vital no processo construtivo, a impermeabilização assegura a resistência de uma estrutura – desde a fase de construção até a ocupação – contra os efeitos adversos da água, líquidos diversos, mofo, fungos e bactérias. O Movimento Construção Saudável, empenhado em ampliar a conscientização acerca da importância da impermeabilização, ressalta que a falta desse cuidado pode acarretar danos significativos à saúde.

Um dos principais alertas é que a ausência de uma impermeabilização adequada pode desencadear problemas de saúde tanto para os ocupantes do imóvel quanto para a …

Leia mais

Natal na Ilha da Madeira

Natal na Ilha da Madeira

A temporada de Natal na Ilha da Madeira começa em 1º de dezembro e vai até 7 de janeiro de 2024, quando as luzes tomam conta da capital Funchal, atraindo a atenção para a decoração natalina. Durante o período, também acontece o tradicional Mercadinho de Natal, com artigos alusivos. Um dos melhores destinos insulares do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, …

Leia mais

Destinos em alta em viagens curtas

Destinos em alta em viagens curtas

Muita gente de olho nos feriados do segundo semestre – 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados; e 15 de novembro, Proclamação da República – pois são uma ótima oportunidade de prolongar o final de semana e visitar destinos próximos de carro ou investir em um pacote que inclui passagens aéreas. “É muito mais vantajoso elaborar tudo com antecedência para conseguir aproveitar promoções e valores mais em conta”, sugere Adriana Boeckh, diretora de marketing da Abreu no Brasil. De acordo com a Abreu, as viagens …

Leia mais

Ampliando operações gastronômicas

Ampliando operações gastronômicas

Apostando no food experience, tendência que desperta emoções e sentimentos através das percepções de sensações, aromas e sabores, o Costao do Santinho, em Florianópolis/SC, inaugurou espaço que amplia suas opções gastronômicas, unindo arquitetura moderna, minimalista e com projeto que se integra às belezas naturais do empreendimento.

O novo restaurante japonês Kaigan integra o Espaco Gastronômico Sambaqui, um complexo gastronômico e modular, com vista para o mar e que conta com uma das cozinhas mais modernas do segmento hoteleiro. O equipamento qualifica a experiência para os hóspedes e se …

Leia mais

Reservas por meio de NFTs

Reservas por meio de NFTs

Hotel Solar do Imperador, localizado em Porto Seguro/BA, aceita reservas através de NFTs (token não fungíveis) com o lançamento da coleção “Brasil e suas Belezas do Nordeste”. O projeto reúne obras de Agman Duarte e retratam a essência das paisagens, tradições e riquezas culturais da região. A iniciativa destina parte dos lucros das vendas para apoiar projetos em comunidades locais que estimulam a cultura, a arte e a tecnologia.

Os tokens não fungíveis (NFT) são representações digitais de um bem, moeda, imagem ou qualquer outro ativo único e …

Leia mais

Tecnologia no Airbus A350

Air France utiliza novos padrões de conforto e tecnologia em viagens com o Airbus A350. As inovações estão disponíveis no Boeing 777-300ER. As novas aeronaves apresentam inovações tecnológicas, como a mais larga tela de toda a frota Air France e o maior touchpad, para facilitar a navegação na área de assento na classe Business, bem como novas opções de pareamento para conexão de aparelhos pessoais em todas as classes. No total, a companhia encomendou 41 Airbus A350-900s. Até o momento, já recebeu 20 destas aeronaves. O 21º A350, …

Leia mais

Justiça condena Petrobras

Justiça condena Petrobras

A Petrobras deverá implementar seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e emitir Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) constando os riscos químicos e físicos aos quais seus trabalhadores estão expostos, além de estabelecer medidas para eliminação, redução ou controle desses riscos, a fim de preservar a integridade física e mental de seus trabalhadores. Como pagamento por danos morais à sociedade, a empresa deverá multa no valor de R$ 50 milhões, a ser depositado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Essa foi a decisão da juíza …

Leia mais

Ciclo de debates aborda eficiência tributária

Comemorando o avanço das exportações portuárias pelo Rio Grande do Sul, a Becomex, empresa brasileira de tecnologia e negócios que utiliza inovação para lidar com desafios tributários, realizou série de encontros “De Olho no Futuro” para debater potenciais impactos aduaneiros na Reforma Tributária. Os eventos aconteceram em setembro, em Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo, destacando também como os regimes aduaneiros especiais podem ser importantes ferramentas para reduzir custos tributários e financeiros na cadeira. Os portos do Rio Grande do Sul registraram, no primeiro semestre de …

Leia mais

Dicas para ampliar vendas on-line de automóveis

Pequenas mudanças na forma de anunciar um veículo na Internet, visando encantar o comprador e negociar mais rapidamente, fazem a diferença entre vender mais e de forma mais rápida para qualquer tipo de público. É o que mostra a pesquisa do Instituto AAV que buscou responder quais características de um anúncio influenciam na venda. O levantamento abrangeu 3 milhões de anúncios de carros anunciados na plataforma AutoAvaliar e considerou só carros fabricados a partir de 1998, estudando 30 características para chegar a algumas dicas sobre como anunciar melhor …

Leia mais

Versões diferentes para mal semelhante

Versões diferentes para mal semelhante

Cigarro convencional, eletrônico, “paiero”, narguilé…, a indústria do tabaco é ativa na releitura para o vício que traz malefícios em todas as suas roupagens. Pelo menos 40% dos óbitos por doenças em todo o mundo estão relacionados ao tabagismo. “Se olhar especificamente para o câncer, o tabaco é o agente causal mais importante”, afirma André Moraes, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas: “O produto está associado a uma série de tumores, não só de pulmão, mas do trato aéreo digestivo alto, pâncreas, rim, colo de útero em …

Leia mais

Desafio contínuo

Desafio contínuo

A adoção de crianças mais velhas e adolescentes, rotulada como adoção tardia, ainda é um tema desafiador, que revela preconceitos e necessidades que clamam por atenção, especialmente no Brasil, onde cerca de 5.000 crianças e adolescentes estão atualmente em situação de acolhimento institucional ou familiar. Há, no entanto, uma significativa disparidade em relação à faixa etária dos candidatos, considerando que mais de 77% são de crianças acima de oito anos de idade e adolescentes, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), coordenado …

Leia mais

Alerta ao terapeuta antiético

Alerta ao terapeuta antiético

Conexa identificou aumento de 35,4% nos atendimentos de telepsicologia na plataforma da healthtech no primeiro semestre do ano em relação a igual período de 2022. Foram 989.459 de janeiro a junho deste ano, em face a 730.040 nos primeiros seis meses de 2022. Segundo a psicóloga Monica Machado, muitas pessoas enfrentam os estragos que a pandemia gerou na saúde mental. Ela alerta para condutas irregulares do psicólogo: ultrapassa o limite da relação paciente/pessoa, atende casos que não são de sua especialidade, não responde às perguntas, fala muito sobre …

Leia mais

Pets fazem bem à saúde

Pets fazem bem à saúde

Benefícios comprovados pela ciência

Eduardo Ribeiro Filetti

Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, terminaram estudo de 12 anos que mostrou que, para pessoas que vivem sozinhas, a presença de cães diminui em 33% as chances de morte e em 36% o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A possibilidade de infarto cai 11%. Já para quem mora com mais pessoas, os benefícios são um pouco menores: risco de morte reduzido em 11% e de doenças do coração por volta de 15%.

O amor incondicional que os animais de estimação …

Leia mais

Apacos incentiva Turismo

Apacos incentiva Turismo

Colunistas sociais filiados à Apacos conheceram as atrações de Brotas, famosa pela excelência no Turismo de Aventura

Reconhecida pela excelência do Turismo de Aventura, Brotas sediou de 22 a 24 de setembro o 28º Congresso da Apacos, a Associação dos Colunistas Sociais do Estado de São Paulo – com a presença desta colunista, ao lado de pares de diferentes recantos do estado, sob a presidência da atuante Anna Dennz. Evento teve total apoio do prefeito Leandro Corrêa, do secretário de Turismo Fabio Pontes e do colunista local, presidente …

Leia mais

Borelli em Ubatuba

Borelli em Ubatuba

Com DNA italiano em sua produção, a Gelato Borelli completa 10 anos de atividades inaugurando mais uma unidade, desta vez em Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo. Ela está localizada na Rua Tamoios, 5, loja 1, Bairro Barra da Lagoa, e se junta a mais de 150 que estão espalhadas pelo território nacional.

O ambiente amplo com áreas interna e externa traz a essência da marca, em promover um espaço acolhedor e singular que remete aos melhores pontos turísticos da Itália, trazendo particularidades e a ambiência da …

Leia mais

Marmitas feitas na hora

Marmitas feitas na hora

Criada pelo fundador e presidente do Grupo Habib’s, Alberto Saraiva, a Mita foi desenvolvida para o segmento de marmitas feitas na hora. A marca opera com 28 lojas, atende mais de 2 milhões de domicílios e tem a expectativa de dobrar as operações até o final do ano, com foco nas regiões Sul e Sudeste. Com o objetivo de ganhar escala nos negócios e atingir capilaridade com rapidez, Mita utiliza ghost kitchens em suas operações e atende os clientes exclusivamente por delivery.

“Além de aproveitar a popularidade do …

Leia mais

Croasonho inova e incorpora marca de strogonoffs

Croasonho inova e incorpora marca de strogonoffs

A Croasonho, especializada em croissants recheados, passa a oferecer um novo atrativo para os franqueados: a possibilidade de agregar à operação a nova marca da holding Halipar, a Santo Strogonoff. O objetivo é aumentar o leque de opções no cardápio, principalmente no almoço e jantar, tornando a loja mais competitiva nas praças de alimentação. Segundo a holding, o incremento no faturamento chega a 25%. Já são 12 lojas da Croasonho com a nova marca.

A incorporação é opcional e tem como principais atrativos o incremento de vendas sem …

Leia mais