Consumidores cada vez mais atentos!
“O tema ESG virou farol para atrair consumidores cada vez mais atentos, conectados, impactados e, porque não dizer, preocupados com as necessidades da sociedade e do planeta”, afirmou Mari Soccodato, head de negócios da consultoria Gad, ao analisar estudo desenvolvido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e realizado pela Mosaiclab, que apurou que mais da metade da população brasileira está disposta a pagar de 5% a 20% a mais por produtos e serviços que realmente façam ações efetivas da agenda ESG – da sigla em inglês Environmental, Social and Governance e, em português, ambiental, social e governança –, sendo que no caso da proteção do meio ambiente o índice chega a 59% da população.
Homenagem à memória de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, os Correios, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), lançaram selo filatélico em solenidade que teve a presença de Marinete Silva, mãe da vereadora e cofundadora do Instituto Marielle Franco, da ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, Anielle Franco, do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e da deputada federal Benedita da Silva.
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Santos) lançou o aplicativo para smartphones Procon Santos, com versões para os sistemas operacionais iOS e Android. “Será mais um canal de informação para o consumidor, que poderá apresentar denúncias, elucidar dúvidas e acessar todos os nossos serviços”, disse o diretor do órgão, Ronaldo Ferreira. A plataforma está integrada ao portal do órgão, permitindo acompanhar ocorrências geradas em www.santos.sp.gov.br/procon Procon-Santos possui os canais de comunicação (13) 3219.9001 e procon@ santos.sp.gov.br, posto no Poupatempo, no Centro Histórico, e postos Unimes, Unimonte e Unisanta.
Atrás apenas de Malásia, Arábia Saudita e China, o Brasil é o 4º país com mais viciados em smartphones, cujo uso indiscriminado tem sido associado a deficiências cognitivas, dificuldade no estudo, piora na qualidade do sono e, em alguns casos, até depressão, segundo estudo divulgado pela CupomValido com dados da Universidade McGill. Os países com menos viciados são a França e a Alemanha.
CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br