Edição 351Abril 2024
Domingo, 12 De Maio De 2024
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Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Novas regras do SAC

Novas regras do SAC

Desde 3 de outubro, prestadores de serviços devem atuar conforme as novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A novidade é válida para empresas como instituições financeiras, seguradoras, operadoras de telefonia fixa e móvel e empresas de TV por assinatura, obrigadas a oferecer mais acessibilidade e ferramentas mais eficientes para o SAC.

Procon Santos criou canal pelo Whatsapp (13) 99101.5792, para prestar esclarecimentos e encaminhar o consumidor para formalização da sua reclamação, indicando os locais para o atendimento presencial. As mensagens serão respondidas no período das 9 às 16 horas, mas as solicitações poderão ser enviadas durante todo o dia, frisou o diretor do Procon Santos, Ronaldo Ferreira.

Análise trimestral de fraudes da TransUnion observou que a taxa de tentativas de fraude digital em todos os setores diminuiu globalmente em -14% se comparado o segundo trimestre do ano com o mesmo período de 2021. Para transações originadas no Brasil, as tentativas de fraude digital aumentaram 20% no mesmo período, tendo como principal alvo os fóruns e aplicativos de relacionamento.

Estudo da Scanntech de setembro, revela crescimento nas vendas das categorias de açougues em geral, peixes e frutos do mar, que juntas representam 67% das vendas de proteínas em supermercados e atacarejos do país. Este aumento de faturamento é acompanhado por uma redução das vendas em volume no YTD, que acelera em julho. Movimento contrário é verificado em relação à venda de ovos, que apresenta aumento de volume, com aceleração em julho. Além disso, as vendas de ovos registram um incremento de faturamento muito superior ao registrado pelas demais proteínas em 2022.

Ranking de reclamações da Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-SP), sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a julho deste ano, constatou 1.829 atendimentos, dos quais, 1.040 efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, sendo 789 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição. 597 casos foram fiscalizados e concluídos e 192 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 130 foram reprovados. Dúvidas e reclamações no 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

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