Sprite adere ao Blue Keepers
Sprite, que recentemente anunciou a mudança de sua icônica garrafa verde para transparente para facilitar e ampliar sua reciclagem, anuncia adesão e parceria com o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, para a realização de um calendário de ações de limpeza de rios e praias em seis grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Fortaleza/CE, Recife/PE, Salvador/BA e Santos/SP. As ações serão realizadas ao longo de 2023 e contam com parceria de Andina, Femsa e Solar, fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil nestas regiões.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em parceria com o Chapter Zero Brazil, realizou a pesquisa “Board scorecard: a atuação dos conselhos frente aos impactos climáticos e à estratégia net zero” e, entre outros diagnósticos, 58,6% dos entrevistados reportaram que as organizações não estabeleceram metas para redução das emissões de carbono.
Black Friday evidenciou uma tendência: os consumidores souberam aproveitar as ofertas das lojas on-line ao longo de novembro, em vez de focar apenas no dia 25 de novembro. É o que mostra o levantamento da startup Magis5. Apesar da queda de 53,8% na média do volume de pedidos por vendedor em relação ao ano passado e uma queda 34,5% na receita bruta da data, também por vendedor, ante 2021, novembro como um todo teve aumento de 21,7% na receita bruta média do período por cliente e uma alta de 7,5% no número de pedidos.
Levantamento de preços em restaurantes de São Paulo feito pelo Procon-SP em outubro constatou que o preço médio da refeição self-service por quilo tem apresentado aumentos sucessivos desde janeiro de 2020, quando foi feita a primeira pesquisa. Além da comparação dos preços médios de cada levantamento, também foram pesquisados os preços médios para quatro tipos de refeições: self-service por quilo, self-service preço fixo, executivo de frango e prato do dia (ou prato feito). Pesquisa foi executada equipe de pesquisas de Escola de Proteção Defesa do Consumidor, em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócios Econômicos (Dieese), em 350 restaurantes das cinco regiões da cidade de São Paulo, o objetivo é conhecer e acompanhar os efeitos da pandemia no setor os levantamentos anteriores são de janeiro de 2020, outubro de 2021, fevereiro e junho deste ano.
CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br