Violência contra a pessoa idosa
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com a pasta dos Transportes Metropolitanos e o Conselho Estadual do Idoso realizam em junho campanha sobre a Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, conforme data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até o final do mês será exibido vídeo nas TVs instaladas nos vagões de trem e nas estações da CPTM e do Metrô com mensagens de prevenção à violência praticada contra as pessoas idosas. Já na EMTU, a exibição será realizada dentro do VLT, entre os municípios de Santos e São Vicente, além de terminais da EMTU.
Nas mensagens, os passageiros têm acesso a várias informações sobre a realidade dessa população e os riscos associados a uma violência praticada, na maioria das vezes, dentro de casa. Também serão estimulados a denunciar qualquer tipo de violência pelo Disque 100. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, a parceria da campanha com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos é fundamental, porque vai atingir diversos passageiros que utilizam o transporte sobre trilhos no dia a dia. “É preciso chamar atenção, alertar as pessoas a respeito dos diversos tipos de agressões que acontecem com os idosos, e que não se limitam somente à violência física. A violência pode ser psicológica, emocional, patrimonial ou financeira, e muitas vezes ocorre de forma invisível”.
A coordenadora do programa São Paulo Amigo do Idoso, Daniele Ribeiro, destaca que, de acordo com dados da Fundação Seade, são cerca de 7 milhões de pessoas idosas no estado, sendo que, deste total, 2 milhões estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico): “A SEDS está atenta e preocupada em expandir esta discussão em todos os seus serviços, bem como com as demais esferas e secretarias de governo”.