Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Hidratação da pele nas estações mais secas

Cuidados com o maior e mais importante órgão do nosso corpo

Hidratação da pele nas estações mais secas

Outono e Inverno são considerados as estações mais secas do ano, o que exige cuidados redobrados com a hidratação da pele, o maior e mais importante órgão do nosso corpo. Se não tivermos uma pele cuidada e hidratada, uma série de doenças podem aparecer, pois a pele é a barreira do nosso corpo com o meio externo.

Segundo o médico dermatologista José Roberto Fraga Filho, diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, a hidratação não só é importante para a pele, mas também para todos os órgãos: “Pensa que a água seria o óleo do motor, se você não mantém essa lubrificação, o motor não funciona normalmente, e 70% do nosso organismo é feito de água, por isso a importância”.

O período Outono/Inverno é o momento ouro nas clínicas dermatológicas, onde os especialistas “consertar” os estragos causados no verão, os habituais e os reparadores: “Nós moramos em um país tropical, com sete mil quilômetros de litoral, então existe o hábito de você se bronzear e queimar. Com isso, aumenta o fotoenvelhecimento, manchas, e o sol que você toma de forma cumulativa, e em pacientes predispostos pode levar ao câncer de pele”.

O dermatologista explica que esse período é ideal para fazer os tratamentos mais abrasivos como lasers e peelings, e redobrar os cuidados com a hidratação da pele, já que o clima fica mais seco. Além de lavar, hidratar e proteger, é importante manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos ricos em gordura, açúcar e priorizando os alimentos frescos.

Responder