Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 324 Janeiro 2022

Edição 324 Janeiro 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Ano 200

Nelson Tucci

Este é o Ano 200 da Independência do Brasil. Sim, completam-se dois séculos, justos, que o país desvinculou-se de Portugal. Pelo tamanho, localização e riquezas naturais (sobretudo estas), o Brasil deveria estar melhor posicionado no ranking de qualidade de vida de sua população. Decorridos 73.000 dias, não dá para entender como esta nação gerou tantas desigualdades. Não é orgulho para ninguém ter entre 3% e 5% da população de gente abastada, exportar milho, soja, carnes bovinas, de aves, café, açúcar etc. “matando a fome do mundo”, …

Leia mais

Sisbajud e decisões trabalhistas

Sisbajud e decisões trabalhistas

Edson Mazieiro

O Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário) substituiu o Bacenjud e aprimorou o rastreamento de ativos de devedores e a penhora de valores. Trata-se de convênio entre o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Banco Central objetivando reduzir os prazos de tramitação dos processos, aumentar a efetividade das decisões judiciais e aperfeiçoar a prestação jurisdicional.

De acordo com o Painel Estatístico do Sisbajud, no ano de 2021 a Justiça Trabalhista gerou 24.473.529 ordens de bloqueio pelo sistema e alcançou o montante de …

Leia mais

Lançamentos em metaverso

Lançamentos em metaverso

Eliminando as fronteiras do mundo físico e digital, o metaverso é uma das maiores tendências de tecnologia para o ano e foi a solução encontrada pela Roca Brasil Cerámica para apresentar os lançamentos das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa. A plataforma exclusiva e imersiva permite a criação de avatares e interação virtual. “Como resposta para esse período pandêmico que seguimos atravessando, construímos uma plataforma exclusiva e personalizada, capaz de abrigar mais de 3 mil pessoas, simultaneamente, para a realização de nossa avant première, em evento disruptivo …

Leia mais

A solução do banheiro lavabo

A solução do banheiro lavabo

Ao longo dos anos, com a tendência de diminuição no tamanho dos lares, uma nova disposição dos cômodos tem feito com que o banheiro e o lavabo passassem a dividir o mesmo ambiente. Apesar de possuírem funções diferentes, o lavabo e o banheiro podem se unir em um único cômodo de maneira harmoniosa.

A Celite apresenta dicas de como deixar o banheiro apropriado e charmoso para receber visitas enquanto atende as demandas dos habitantes da casa. Em primeiro lugar é necessário calcular medidas confortáveis para a distribuição das …

Leia mais

Acesso à tecnologia e inovação

Acesso à tecnologia e inovação

Criado para democratizar o acesso à tecnologia e inovação na rede estadual de São Paulo, o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (Ciebp) beneficiou no ano passado estudantes da capital e do interior com sete novas unidades fixas e uma unidade móvel, a carreta “Ciebp Presente”, que atenderá de forma itinerante regiões que ainda não foram contempladas por unidade fixa do centro. A expectativa para 2022 é que sejam inaugurados 26 Centros de Inovação.

Mais de 64 mil itens chegaram à Central de Achados e Perdidos da

Leia mais

o jOGo DoS 7 ERrOS

o jOGo DoS 7 ERrOS

Carlos Abdala

Lembro-me que gostava muito do jogo dos 7 erros que vinha impresso no jornal. Dedicava-me a todos. Talvez isso tenha contribuído para me tornar uma pessoa observadora, analítica, detalhista. Muitas pessoas se perguntam a razão de alguém vivendo no Brasil decidir comprar um imóvel na Flórida – o que, acredite, é bem mais frequente do que se possa imaginar.

Tenho comigo que a maioria das pessoas não é simplesmente louca ao ponto de fazer algo tão significativo sem que lhe faça sentido. Aprendi ao longo desses …

Leia mais

Incentivar colaboradores a empreender

Ter modelos de trabalho consolidados e pouco flexíveis pode deixar uma instituição atrasada em relação à concorrência, exigindo inovação nas empresas. Um conceito chave nesse processo é o intraempreendedorismo, conforme explica o especialista em Inovação, Criatividade e Excelência Operacional Marco Santos, da Marco Santos Pro.

Trata-se de um método adotado por empresas quando um funcionário age como empreendedor. Esse processo pode envolver tanto a criação de um novo negócio ou mesmo um empreendimento dentro de uma organização já estabelecida. “Nem sempre é preciso (e nem possível) ter contribuições …

Leia mais

Novidades no ICON Park

Novidades no ICON Park

Orlando SlingShot e Orlando FreeFall já estão abertos no ICON Park, tornando o complexo de entretenimento na “Terra dos Gigantes” com as três atrações mais altas do mundo. “O SlingShot Group agora tem três atrações recordes mundiais no ICON Park: The Orlando StarFlyer, SlingShot e FreeFall. Estamos extremamente empolgados em receber hóspedes de todo o mundo e dar a eles a emoção de uma vida”, disse o proprietário, Ritchie Armstrong.

O Orlando SlingShot tem uma altura de 91,4 metros, tornando-o o estilingue mais alto do mundo. A atração …

Leia mais

Carnaval longe de aglomerações

Carnaval longe de aglomerações

A cerca de 200 quilômetros da cidade de São Paulo, a Estância Climática de Cunha oferece atrativos especiais para quem deseja passar o Carnaval com diversão, porém longe de aglomerações. Com ampla variedade de passeios ao ar livre e opções de hospedagem intimistas que oferecem muita privacidade, o destino é uma boa pedida para quem não abre mão de sossego.

Com apenas 10 chalés, a aconchegante Pousada Candeias preparou pacotes especiais para esta época do ano. As opções se estendem de 25 de fevereiro a 1º de março …

Leia mais

“Folia” de paz no resort

“Folia” de paz no resort

O Carnaval terá celebração discreta no Transamerica Resort Comandatuba, em Una, na Bahia, como opção aos turistas que preferem descansar a recarregar as energias. Aproveitar as muitas belezas naturais existentes na ilha de Comandatuba pode ser uma agradável fonte de surpresas durante o feriadão. São mais de 62 mil m² de resort, 21 quilômetros de praias paradisíacas, 25 mil pés de coqueiros, 8 milhões de m² de ilha, duas superpiscinas e um canal exclusivo para a prática de atividades esportivas.

Atividades ao ar livre e, de preferência na …

Leia mais

Desconto de verão Master Hotéis

A Rede Master Hotéis lançou promoção de Verão para o viajante aproveitar e curtir a tranquilidade durante as férias. O desconto de 20% é válido para todos os hotéis da rede, para quem reservar sua estadia em janeiro e fevereiro, garantindo a reserva até o dia 15 do próximo mês e podendo usufruir até o final de fevereiro.

A Master Hotéis é a maior rede hoteleira em número de apartamentos em Porto Alegre e conta com 12 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Paraná. Na capital …

Leia mais

T40 é bom de dirigir

T40 é bom de dirigir

Nelson Tucci

Ter prazer em dirigir é sempre recomendável quando se escolhe determinado modelo de automóvel. No passado muitas vezes se elegia um “modelo pé-de-boi” para dar conta do recado – o que quase sempre se conseguia – mas o conforto… ah, era um outro capítulo. Hoje em dia a vida ficou mais fácil, com opções ao consumidor. O T40 da JAC é um desses carros que você escolhe e gosta de dirigir. Especialmente quando a montadora ajuda, inserindo opcionais que o consumidor pede.

Teto solar, multimídia de …

Leia mais

Ganhar mais dinheiro em 2022

Ganhar mais dinheiro em 2022

Metade dos brasileiros (50%) deseja ganhar mais dinheiro em 2022, enquanto 13% aguardam uma vaga de emprego e 12% não estão satisfeitos e desejam mudar de emprego. As informações são do estudo Pulso Expectativa 2022, realizado com mais de 1.800 pessoas pela Hibou e a Score Group.

Com a inflação em alta e um cenário econômico incerto, os desafios econômicos enfrentados pela pandemia colocaram as finanças na mira dos brasileiros. Mesmo com o desejo de ganhar mais dinheiro em 2022, 39% dos brasileiros pretendem gastar menos do que …

Leia mais

Gestão de equipes em home office

O desafio de gerenciar equipes em home office durante a pandemia motivou o surgimento da E-workoff, que desenvolveu um sistema capaz de mensurar, de forma simples e não invasiva, o tempo que usuários permanecem ativos em sua estação de trabalho, gerando relatórios analíticos para gestores e para o próprio colaborador.

A ferramenta tem atraído operadoras de call center, escritórios de contabilidade e software houses que precisam aperfeiçoar a gestão de equipes remotas e até mesmo equipes in company. “Ligar o computador passou a ser a ‘porta virtual’ de …

Leia mais

Altas temperaturas e a pressão arterial

Altas temperaturas e a pressão arterial

O Verão e as altas temperaturas são fatores que podem influenciar na pressão arterial. De acordo com o cardiologista Dionisio Yaya Chumpitaz, do hospital Santa Casa de Mauá, no Grande ABC, o calor busca equilibrar a temperatura corporal que leva a vasodilatação das artérias diminuindo a resistência oferecida por esses vasos para a passagem do sangue, resultando em queda da pressão.

Outro fator é a transpiração excessiva, pois como parte do sangue é formada por água, há queda do seu volume e do sangue que circula nas artérias …

Leia mais

Alerta no retorno às viagens

A retomada do turismo requer atenção para o risco de trombose devido ao longo período que se passa sentado no trajeto. A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias das pernas e coxas que bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. “A velocidade do fluxo sanguíneo diminui dentro da veia quando ficamos muito tempo parados. E isso contribui para o surgimento da Trombose Venosa Profunda (TVP). O problema fica maior quando o coágulo se desprende e …

Leia mais

Sobre a nutrição de cães e gatos

Sobre a nutrição de cães e gatos

Alimentos super premium auxiliam na prevenção de doenças

PremierPet preparou lista com mitos relacionados a nutrição de cães e gatos. Todos os alimentos industrializados, independentemente da categoria (econômica, premium, premium especial e super premium), possuem a mesma qualidade nutricional?

Mito. Existem diferenças entre essas categorias, que envolvem principalmente a qualidade nutricional do produto, os benefícios agregados e a quantidade consumida. Os alimentos de categoria econômica contêm níveis nutricionais mínimos, ingredientes de baixo custo e qualidade, de modo que o animal precisa ingerir uma grande quantidade para ficar saciado. …

Leia mais

CEO Américas na Petronas

CEO Américas na Petronas

Fábio Nunes/Divulgação

Luiz Sabatino, após cinco anos como CEO Brasil da Petronas Lubrificantes Brasil, passou a exercer desde janeiro a função de CEO Américas para a divisão Industrial. Em seu lugar assumirá Rogério Lüdorf, que está na organização nos últimos 8 anos, e recentemente ocupava a Diretoria de Excelência Comercial e Marketing Américas.

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex: segundo dados da empresa, Brasil importou em 2021 mais de US$ 5 milhões em óleo de canabidiol, extraído da cannabis sativa, cujo composto serve ao tratamento de doenças neurodegenerativas e …

Leia mais

Wall Street santista

Wall Street santista

Bruno Scarpa

Há três anos em Santos, sob ocomando de Rafael Comet e João Guerra, o Wall Street Santos é um bar e restaurante inspirado e tematizado no filme “O lobo de Wall Street”. Refúgio cada vez mais adotado pelos amantes do cinema, dentre as principais opções da casa – e preferidas pelos frequentadores, que apreciam uma culinária com qualidade – destaque para o croquete de costelinha (costelinha empanada em forma de croquete com tempero da casa, acompanhada de molho barbecue), o pão de queijo frito (recheado com …

Leia mais

Pratos veganos são protagonistas

O crescente conceito do veganismo fez com que restaurantes renomados criassem menus para atender a demanda, com pratos que levam vegetais frescos como protagonistas. Em São Paulo, chefs como Jefferson Rueda (A Casa do Porco), Alex Atala (D.O.M), Ivan Ralston (Tuju) e Helena Rizzo (Maní) já têm caprichado nas opções sem carne. Em Curitiba, o Obst., do chef Lênin Palhano, lançou menu degustação vegano, sem a utilização de produtos de origem animal, com uma sequência de sete etapas, pelo preço fixo de R$ 265. “Hoje, existem diversas formas …

Leia mais

Artista de carreira multifacetada

Artista de carreira multifacetada

José Roberto Torero gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral no dia 26 de setembro de 2012, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista, Torero contou sobre sua infância vivida no bairro do Macuco, sua vida pessoal e sua agitada vida profissional, que vai da literatura ao cinema.

José Roberto Torero Fernandes Junior nasceu em Santos, em 11 de outubro de 1963, e passou a infância no bairro do Macuco, onde morava em uma casa ao lado do Colégio Cidade de Santos. É escritor, jornalista, …

Leia mais