Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Luiz Carlos Ferraz

O maior pedaço da cruz de Jesus

Itinerário favorece a viagem interior que todo peregrino busca e também oferece paisagens naturais de extrema beleza

O maior pedaço da cruz de Jesus

Como não acontece em qualquer outro lugar do planeta, duas importantes rotas de peregrinação cristã se enlaçam na Cantábria, Espanha, combinando os mistérios do Caminho de Santiago e do Caminho Lebaniego. Em junho de 2017, o jornalista Luiz Carlos Ferraz foi buscar esse conhecimento e experimentar a energia da convergência dos Caminhos. Com o aprendizado de sua sétima peregrinação pelo mundo jacobeo, Ferraz lançou em 25 de julho, Dia de Santiago, o livro “Lebaniego”, que revela um pouco da história, tradição e lenda do Caminho Lebaniego, uma rota tangencial do místico Caminho de Santiago de Compostela.

A peregrinação pelo Caminho Lebaniego leva ao Monastério de Santo Toríbio de Liébana, onde está a Lignum crucis, o maior pedaço da cruz de Jesus Cristo. Em junho de 2017, durante o Ano Jubilar 2017/2018 (toda vez em que 16 de abril, Dia de Santo Toríbio, cai em domingo), o autor peregrinou de San Vicente de la Barquera, no litoral da Cantábria, até o Monastério de Santo Toríbio, encravado num vale dos Picos de Europa.

Editado pela Titan Comunicação, o livro está disponível nas livrarias do litoral paulista – como a Realejo e a Nobel do Shopping Parque Balneário, em Santos – e na Associação de Amigos e Confrades do Caminho de Santiago de Compostela (ACACS-SP), na capital paulista.

Ferraz, 62 anos, peregrinou diferentes itinerários do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, percorrendo a pé algo em torno de 2.100 quilômetros, e hoje é o autor brasileiro com mais livros escritos sobre o Caminho de Santiago. Anterior a “Lebaniego”, Ferraz escreveu em 2017 “Juntos no Caminho”, cujo conteúdo lhe valeu o segundo lugar, na categoria “Peregrinos”, no II Certame Internacional de Investigação do Caminho Inglês, promovido pelo Conselho de Oroso, na Galícia.

É também autor da trilogia Pedras do Caminho: “Meu Encontro no Caminho de Santiago”, sobre o Caminho Francês; “Sentido do Perdão”, ambientado no Caminho Português; e “Busca sem fim”, com foco no Caminho Aragonês. E inaugurou a série Descobrindo Novos Caminhos com o livro “As pedras do Caminho Sanabrês”, seguido de “Passos do Amor – A Peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela” e “A Última Peregrinação”, que revela os segredos do Caminho Primitivo.

Livro revela os mistérios do Lebaniego, uma rota tangencial do Caminho de Santiago…

Lignum crucis: o maior pedaço da cruz de Jesus Cristo é venerado no Monastério de Santo Toríbio de Liébana

Ficha Técnica

“Lebaniego, uma rota tangencial do Caminho de Santiago”

Autor: Luiz Carlos Ferraz

ISBN: 978-85-910810-9-7

Edição: 01-2018

Editora: Titan Comunicação

Dimensões: 220 x 220 x 11 mm

Acabamento: capa dura, papel couchê 115 g/m2

Páginas: 112

Preço sugerido: R$ 70

Classificação Temática: Aventura > Viagem

Leia sobre o Caminho de Santiago no blog do autor em www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br

Diante da Porta do Perdão no Monastério de Santo Toríbio

Peregrinando o Caminho Lebaniego…

A denominação Caminho Lebaniego compreende cinco rotas diferentes, que se entrelaçam com o Caminho de Santiago, e chegam ao Monastério de Santo Toríbio de Liébana. Duas dessas rotas são acessadas pelo Caminho do Norte: Montanhesa, a partir de San Vicente de La Barquera, com 72 quilômetros de extensão; e Asturiana, desde Llanes, município a cerca de 30 quilômetros de San Vicente, mas que é parte do Principado das Astúrias. As outras três iniciam no Caminho Francês: Vadiniense, desde Mansilla de las Mulas, com 151 quilômetros; Leonesa, uma variante da Vadiniense, com 45 quilômetros; e a Castelhana, a partir de Carrión de los Condes, com 136 quilômetros.

O jornalista Luiz Carlos Ferraz peregrinou a rota Montanhesa do Caminho Lebaniego em cinco etapas. A primeira, de San Vicente de la Barquera a Serdio; depois, de Serdio a Cades; em seguida, de Cades a Cicera; no quarto dia, de Cicera a Potes; e finalmente, de Potes ao Monastério de Santo Toríbio.

A Montanhesa é a mais tradicional e atravessa os municípios de San Vicente de la Barquera, Val de San Vicente, Herrerías, Lamasón, Peñarrubia, Cillórigo, Potes e Camaleño. O itinerário favorece a viagem interior que todo peregrino busca e também oferece paisagens naturais de extrema beleza, temperadas com valiosos exemplares do patrimônio arquitetônico da Cantábria.

O ponto de partida é San Vicente de la Barquera, cuja origem da vila é atribuída a um assentamento romano do século I denominado Portus Vereasuecae, citado na obra “Historia Natural”, de Gayo Plinio Segundo, conhecido como Plinio el Viejo. Atual porto pesqueiro com população de 3.500 habitantes, está localizado junto às rías de San Vicente e La Rabía e a maior parte do seu território está incluída no Parque Natural de Oyambre, uma área protegida de quase seis mil hectares, que envolve pântanos, falésias, praias, dunas e florestas.

No topo de um promontório rochoso destaca-se a Igreja de Santa María de los Ángeles. De estilo gótico, ela foi construída como fortaleza a partir de 1210 pelo rei Alfonso VIII de Castilla, para acolher e proteger a população que crescia após a concessão do foro.

Em seu interior há mais de 400 tumbas anônimas sob o piso de madeira. O altar central mostra duas virgens, Santa Maria dos Anjos, a padroeira de San Vicente, e a Virgen de la Silla, uma das quatro virgens com peito descoberto da Cantábria – as demais estão em Santa María de Lebeña, Santa María de Laredo e no Museu de Santillana del Mar.

Na capela da família Corro, o túmulo de estilo renascentista feito em mármore do inquisidor Antonio del Corro, é obra-prima do século XVI. Outra imagem fantástica é a do Anjo Marinheiro, que está no teto, feito de madeira policromada. Ele tem rosto feminino, corpo de homem e segura um remo.

No entorno da igreja a vista é esplêndida do Naranjo de Bulnes, o pico calcáreo da era Paleozóica, no Maciço Central dos Picos de Europa, que se reflete na ría de Pompo.

Outra construção espetacular de San Vicente de la Barquera é o Castelo do Rei (século XIII), que funciona como museu e foi construído por Alfonso VIII no mesmo ano que a igreja (1210). Tem uma torre principal de forma pentagonal e outra quadrada e exerceu importante função defensiva contra ataques de piratas.

Entre outros pontos de interesse, o Convento de San Luis, do século XV, está localizado em frente à Ponte da Maza. Ele foi construído pelos monges franciscanos no século XV e ali se hospedou Carlos V em 1517 em sua passagem para ser coroado rei. A Ponte da Maza, também do século XV, possui 28 arcos e cerca de 500 metros de comprimento. Há ainda o Santuário de la Barquera, conhecido como La Capilla, do século XV.

Mais um dia fantástico: neblina após a tormenta na travessia do Canal de Francos

Rico patrimônio da Cantábria: em São Vicente de la Barquera, a Igreja de Santa María de los Ángeles…

… em Lebeña: a igreja mozárabe de Santa María de Lebeña

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Perdão no Caminho Lebaniego!

Rota tangencial do Caminho de Santiago comemora Ano Jubilar

Perdão no Caminho Lebaniego!

Luiz Carlos Ferraz

Após peregrinar por seis itinerários diferentes do Caminho de Santiago de Compostela (*), fui inspirado a peregrinar, em junho passado, uma rota tangencial do tradicional Caminho cristão: durante cinco dias percorri cerca de 70 quilômetros do Caminho Lebaniego, de San Vicente de la Barquera ao Monastério Santo Toríbio de Liébana, na Comunidade Autônoma da Cantábria, no Norte da Espanha.

O Monastério está localizado aos pés do Maciço Central dos Picos de Europa, na Cordilheira Cantábrica, e guarda a “lignum crucis”: o maior pedaço da cruz …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

O Caminho não está no Brasil!

Caminho Francês a Santiago de Compostela: Patrimônio da Humanidade da Unesco

O Caminho não está no Brasil!

Luiz Carlos Ferraz

É óbvio que o Caminho de Santiago não está no Brasil. Afinal, como se sabe, trata-se de uma rota de peregrinação cristã desenvolvida a partir do século IX, após o achado do sepulcro do Apóstolo de Jesus, Tiago Maior, na Galícia, Espanha. Hoje, alguns itinerários do Caminho na Europa estão reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Brasil não faz parte desse universo. Tiago Maior nunca esteve no Brasil e …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Bruno Scarpa

Convite à contemplação

Em sua exposição Ferraz convidou os presentes a se inspirarem com "Juntos no Caminho de Santiago”

Convite à contemplação

Nelson Tucci

Em algumas culturas, como a sul-africana, a chuva significa que os deuses estão te recebendo e abrindo as portas do céu. Pois foi com chuva que inúmeros amigos foram recepcionados em Santos, no sábado, 22 de abril – dia em que a historiografia oficial comemora o Descobrimento do Brasil. O encontro foi com Luiz Carlos Ferraz, editor do Perspectiva, e que, além de jornalista, se revela escritor e especialista nas coisas de Santiago de Compostela. A todos, em analogia à data, Ferraz convidou que cada um …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Sandra Netto

Descubra o seu Caminho!

Peregrinos em Compostela, junto a Catedral, onde repousam as relíquias do apóstolo Tiago Maior

Descubra o seu Caminho!

Nelson Tucci

Sabe aquele jornalista que conhece muito sobre o Caminho de Santiago? Pois é… as suas dúvidas ainda não terminaram. E ele resolveu partir para mais uma peregrinação rumo a outro emocionante encontro com Tiago Maior. Agora, com uma grande novidade: levou a esposa, também jornalista, Sandra Netto. O casal, afinal, descobriu seu propósito de vida? É o que vamos saber a partir do relato das muy bien ilustradas páginas de “Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”.

O livro será lançado no dia …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Arquivo Luiz Carlos Ferraz

Financiamento coletivo capta recursos para “Juntos no Caminho de Santiago”

Os peregrinos Sandra e Luiz no Caminho Inglês a Santiago de Compostela

Financiamento coletivo capta recursos para “Juntos no Caminho de Santiago”

Através do sistema conhecido como “crowdfunding”, o jornalista Luiz Carlos Ferraz iniciou o financiamento coletivo para captar recursos visando a impressão de seu próximo livro sobre o Caminho de Santiago. Trata-se de “Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”, que está com lançamento programado para sábado, 22 de abril, na Igreja Anglicana de Santos.

A contribuição pode ser feita por qualquer pessoa, que receberá em troca a respectiva recompensa. No caso de R$ 50, por exemplo, a pessoa receberá exemplar do livro autografado e terá …

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Luiz Carlos Ferraz

Livro aborda os mistérios do Caminho

"A Última Peregrinação": obra será lançada em 23 de julho

Livro aborda os mistérios do Caminho

Nelson Tucci

Quantas vezes você se permitiu questionar sobre as suas certezas? Quantas vezes brigou com os seus demônios? Quantas vezes parou para refletir sobre as coincidências que permeiam a sua vida? Quantas vezes se perdoou? Quantas vezes tentou entender a morte? E… quantas vezes procurou sentir a vida em sua plenitude, captando os sinais mais sutis que lhe são enviados? Quantas? Tem certeza?

É neste profundo mergulhar em si mesmo, levando um papo reto com o seu eu, que o jornalista Luiz Carlos Ferraz constrói a sua …

Leia mais

Publicado na Edição 248 Setembro 2015

Reprodução

Qual teria sido o itinerário de Francisco?

“Passos do Amor”: resgate da célebre peregrinação de São Francisco

Qual teria sido o itinerário de Francisco?

Surpreendendo a cada novo livro sobre os mistérios do Caminho de Santiago, na Espanha, em “Passos do Amor – A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela” o jornalista Luiz Carlos Ferraz, editor do jornal Perspectiva, inova e, em vez de relatar mais uma de suas peregrinações pelos Caminhos de Santiago, ele revela a peregrinação de São Francisco, realizada há 800 anos, entre 1213 e 1215. Na escassez de documentos sobre a odisseia do poverello ao longo dos 2.500 quilômetros que separam (ou unem) as …

Leia mais

Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Reprodução

Livro resgata a peregrinação de Francisco a Santiago de Compostela

“Passos do Amor”: a célebre peregrinação do poverello, de Assis a Santiago de Compostela

Livro resgata a peregrinação de Francisco a Santiago de Compostela

Para viabilizar a edição do livro “Passos do Amor – A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”, o jornalista Luiz Carlos Ferraz aderiu ao sistema conhecido como crowdfunding, ou financiamento coletivo. A obra é baseada na peregrinação feita por Francisco no século XIII, entre 1213 e 1215, quando o poverello caminhou cerca de 2.500 quilômetros, de Assis, na Itália, a Santiago de Compostela, na Espanha. A célebre peregrinação consta no Capítulo 4 do Fioretti de São Francisco, os famosos relatos medievais sobre as realizações de …

Leia mais

Publicado na Edição 246 Julho 2015

Luiz Carlos Ferraz

Impulso à peregrinação!

Muralhas romanas de Lugo: Patrimônio Mundial da Unesco

Impulso à peregrinação!

Luiz Carlos Ferraz

Na esteira do êxito pelas comemorações do 8º centenário da peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela, o Caminho de Santiago, na Espanha, foi contemplado em julho com um magnífico impulso internacional. Após uma expectativa de mais de 20 anos, finalmente o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunido em Bonn, na Alemanha, estendeu o status de Patrimônio Mundial aos quatro Caminhos de Santiago que movimentam o Norte do país. Desde 1993, …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Leandro Ayres

Pedras do Caminho. Todos os caminhos levam a…

Ferraz autografou livros sobre os Caminhos de Santiago

Pedras do Caminho. Todos os caminhos levam a…

Nelson Tucci

Foi assim no sábado, 14 de março. A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, recebeu uma honrosa legião de amigos, parentes, admiradores e pessoas até então desconhecidas do autor. Simples e carismático, Luiz, Ludovicum, Aloisium, ou simplesmente Cebola, o jornalista Luiz Carlos Ferraz recebeu a todos, fotografou, autografou e, enfim, arrasou. Era véspera do aniversário dele, mas ainda que a grande maioria não soubesse disso é como se estivessem todos lá, passeando pela Pinacoteca, ávidos por abraçar o grande homem que faz da simplicidade e honestidade …

Leia mais

Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Luiz Carlos Ferraz

Revelações do Caminho de Santiago

Ferraz no Caminho Sanabrês a Santiago de Compostela

Revelações do Caminho de Santiago

Editor do jornal Perspectiva, o jornalista Luiz Carlos Ferraz lança sábado, 14 de março, a partir das 17 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, dois livros sobre o Caminho de Santiago: “Busca sem fim”, que encerra a trilogia Pedras do Caminho, e “Descobrindo novos Caminhos”, que inaugura série sobre outras rotas de peregrinação que levam a Santiago de Compostela, na Espanha.

O evento contempla exposição de fotos – a partir de 10 de março –, exibição de vídeos, apresentação de música celta e do folclore galego, …

Leia mais