Edição 350Março 2024
Quinta, 28 De Março De 2024
Editorias

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Bruno Scarpa

Convite à contemplação

Em sua exposição Ferraz convidou os presentes a se inspirarem com "Juntos no Caminho de Santiago”

Convite à contemplação

Nelson Tucci

Em algumas culturas, como a sul-africana, a chuva significa que os deuses estão te recebendo e abrindo as portas do céu. Pois foi com chuva que inúmeros amigos foram recepcionados em Santos, no sábado, 22 de abril – dia em que a historiografia oficial comemora o Descobrimento do Brasil. O encontro foi com Luiz Carlos Ferraz, editor do Perspectiva, e que, além de jornalista, se revela escritor e especialista nas coisas de Santiago de Compostela. A todos, em analogia à data, Ferraz convidou que cada um fizesse o seu descobrimento.

“Juntos, no Caminho de Santiago, As Pedras do Caminho Inglês” é mais uma obra, a sétima, do obstinado peregrino que busca incessantemente o encontro, um encontro dele com Deus – que, afinal, habita em cada um de nós –, democratizando um convite para que cada um se encontre consigo mesmo, fazendo explodir a centelha de um Ser mais harmonioso.

Enquanto nos provoca e induz à reflexão, o peregrino santista nos brinda com pequenas e inquietantes histórias, muitas vezes submersas no imenso legado cultural ocidental. Estarmos “Juntos no Caminho” é um privilégio que o jornalista divide com quantos estejam dispostos a se inspirar.

A centenária Igreja Anglicana de Santos, que tem como pároco o reverendo Leandro Antunes Campos, abriu as portas para o evento que amalgamou amizade, história, reflexão, viagem… Uma viagem ao longo de mil anos que o músico Wilson Melo nos incitou a fazer ao som da gaita primitiva galega. Viagem recheada de estórias e de muita História, entremeada com guerras medievais, reis anglicanos – Henrique VIII, entre estes – e, sobretudo, de contemplação.

Uma contemplação à vida que o escritor nos permitiu. Ao amigo Luiz, e a Sandra, sua fiel escudeira e companheira de tantas jornadas, o muito obrigado pela oportunidade de sentir a vida pulsando neste espaço-tempo que ocupamos.

Confira algumas fotos do evento, clicadas por Bruno Scarpa.

Responder