Edição 292Maio 2019
Sexta, 24 De Maio De 2019
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Popular com certificação AQUA-HQE

Amadis: em sintonia com o programa Minha Casa, Minha Vida

Popular com certificação AQUA-HQE

A incorporadora Tarjab realiza o primeiro empreendimento residencial do Brasil com o selo AQUA-HQE Habitação Social Sustentável. Desenvolvida pela Fundação Vanzolini, a certificação tem como objetivo avaliar e dar uma chancela exclusiva às habitações de interesse social elegíveis às linhas de crédito de 1 a 3 do Programa de Financiamento do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida.

O Amadis é o 500º edifício a receber o selo AQUA-HQE e teve assessoria da proActive Consultoria para obter a chancela. A partir de agora, a Tarjab, certificada como Empreendedora AQUA, irá submeter todos os seus empreendimentos residenciais de interesse social à certificação AQUA e com essa estratégia ajudará a melhorar o padrão das habitações.

O selo AQUA-HQE é baseado no sistema de avaliação de sustentabilidade internacional HQE (Haute Qualité Environnementale), que teve origem na França e exige que o empreendimento esteja de acordo com as 14 categorias de desempenho que compõem o seu processo, agrupadas nos temas: conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

No caso do Amadis, para atender a esses requisitos, começando pelo processo construtivo, foi definido um canteiro de obras com baixo impacto ambiental. Nele serão executadas medidas como a proteção da vegetação, coleta seletiva de resíduos e o uso de tintas a base de água que emitem menos odores, entre outros.

Em relação à operação, o condomínio será provido de detector de presença e sensores fotoelétricos dia/noite para o acionamento e desligamento da iluminação exterior, reduzindo assim o consumo de energia; de sistemas economizadores de água, entre eles bacias sanitárias de duplo fluxo, torneiras das áreas comuns com fechamento automático e restritores de vazão arejadores.

“A ideia é proporcionar uma redução de aproximadamente 40% no consumo de água e de 25% no consumo de energia com as medidas adotadas”, explica o diretor-técnico da Tarjab, Sérgio Domingues: “Através de certificações ambientais conseguimos garantir a avaliação e ter atestado que estamos cumprindo normas técnicas e referenciais de sustentabilidade consagrados, como é o caso da certificação AQUA-HQE. Com esse tipo de diretriz, o cliente consegue analisar com um olhar técnico e comparar empreendimentos com a mesma qualidade técnica. Acreditamos que as construções sustentáveis têm maior vida útil, redução do custo de manutenção e maior valorização do empreendimento”.

Localizado na Rua Amadis, 81, Ipiranga, o Amadis possui uma torre de 22 pavimentos, totalizando 177 apartamentos. As unidades variam de 36,68 m² a 44,79 m² privativos, 2 dormitórios e 1 vaga de garagem.

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

Acelerando negócios de impacto social

Soluções que ajudem a tornar as moradias mais salubres, dignas e confortáveis

Acelerando negócios de impacto social

Programa de aceleração de curto prazo, que visa potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação, o “Lab Habitação: Inovação e Moradia” está com inscrições abertas até 24 de setembro. A iniciativa é da Artemisia e Gerdau, com apoio do Instituto Vedacit, Eternit e Grupo Tigre (por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen), e selecionará 15 startups para uma jornada de cinco semanas de aceleração, com uma programação composta por workshops presenciais e webinares (encontros online). Os três negócios que se destacarem ao longo …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

133 unidades entregues em Santos

Investimento de R$ 28,1 milhões por meio da CDHU

133 unidades entregues em Santos

O governador Geraldo Alckmin e o então secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregaram em janeiro mais 133 unidades habitacionais de interesse social em Santos. O empreendimento fica na Avenida Senador Feijó, 811, Bairro Encruzilhada. As famílias contempladas eram de ocupação irregular da área conhecida como Vila Santa Casa e que agora dá nome ao residencial.

“A obra prima do Estado é a felicidade das pessoas. Não há sonho maior do que o sonho da casa própria”, disse o governador Geraldo Alckmin. “São 133 apartamentos construídos com toda …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Mais 1.757 no “Morar Bem, Viver Melhor”

O Governo do Estado de São Paulo contratou em fevereiro a construção de 1.757 novas moradias em 26 municípios, entre os quais um da Baixada Santista, Bertioga, com 30 unidades. Os empreendimentos são resultado de parceria entre os municípios, que doaram terrenos e indicarão as demandas, e o Estado, que investirá R$ 170,5 milhões, por meio do programa “Morar Bem, Viver Melhor”, do CDHU.…

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

Facilidades e conforto em imóvel popular

Facilidades e conforto em imóvel popular

Em meio a um cenário de expectativas, algumas construtoras resolveram inovar e estão investindo em melhorias nos projetos destinados ao segmento de baixa renda. É o caso da Danpris Construtora, que desenvolve empreendimento no plano Minha Casa Minha Vida, o Terraço Quitaúna, em Osasco, na Grande São Paulo, com unidades que possuem terraço gourmet. “Contabilizamos 65% de unidades vendidas”, comemora Dante Seferian, CEO da Danpris: “Oferecemos condições atrativas, com zero de entrada, parcelas pequenas durante a construção e a vantagem do comprador poder parcelar a entrada e usar …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Imprensa/CDHU

Rodrigo Garcia assume Secretaria de Estado da Habitação

Garcia: “Nosso desafio agora é continuar inovando”

Rodrigo Garcia assume Secretaria de Estado da Habitação

Eleito para o quinto mandato parlamentar, o deputado federal Rodrigo Garcia licenciou-se da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. “Queremos avançar ainda mais”, afirmou Garcia ao assinar o livro de posse. De acordo com o deputado, o governo estadual já fez muito nesses últimos anos no setor, como o programa Casa Paulista, que permitiu viabilizar a construção de mais de 100 mil unidades habitacionais: “Nosso desafio agora é continuar inovando, buscando financiamentos e PPPs – parcerias público-privadas, que nos permitirão …

Leia mais