Edição 318Julho 2021
Quarta, 04 De Agosto De 2021
Editorias

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Graprohab melhora performance

O Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab), vinculado à secretaria de estado da Habitação, aumentou em 9% o número de empreendimentos protocolados em 2020, com a quantidade de lotes e unidades habitacionais passando de 266 mil em 2019 para 290 mil no estado. Só na Região Metropolitana de São Paulo o aumento foi 11,7%, com 101 mil unidades contra 90 mil em 2019. Mesmo com a pandemia, o ganho de performance foi possível com a digitalização dos procedimentos.

“A digitalização dos procedimentos já era uma tendência mesmo antes da Covid-19 no Brasil e se tornou prioridade para que as atividades não estagnassem”, disse o secretário de estado da Habitação, Flavio Amary: Com o Graprohab não foi diferente. Nos adaptamos e nos reinventamos para continuar a exercer nossa missão de oferecer atendimento e fomentar a produção de moradias”.

Em 2019, o Graprohab já havia adotado a digitalização da dispensa de análise de empreendimento e disponibilizado, a partir de janeiro de 2020, acesso digital à pauta da reunião do colegiado, com os status dos projetos protocolados. Com a pandemia, o colegiado manteve uma equipe de plantão para o atendimento presencial e decidiu que grande parte dos procedimentos passaria a ser realizado de forma digital, como os serviços de revalidação de certificado, solicitações de prazo, alterações de titularidade e denominação, entre outros.

“Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, estamos muito satisfeitos. Foi um ano de reinvenção no Graprohab, em que tivemos que pensar fora da caixa, porque o mercado depende que nós tenhamos uma atuação ágil. Dentro do possível, nós conseguimos responder”, disse Lacir Baldusco, presidente do Graprohab. O Graprohab é o colegiado responsável pela aprovação de loteamentos e empreendimentos habitacionais, conjuntos habitacionais e condomínios e tem por objetivo organizar os procedimentos de licenciamento no estado para implantação de empreendimentos de parcelamentos de solo para fins residenciais. A aprovação reúne os votos da secretaria de estado da Habitação, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Divulgação

Processos digitalizados facilitam regularização

Trabalho remoto foi adotado pelo Programa Cidade Legal

Processos digitalizados facilitam regularização

A secretaria de estado da Habitação passou a realizar a tramitação eletrônica com os cartórios de registro de imóveis de todos os documentos integrantes do processo administrativos de regularização fundiária. A medida é importante para dar continuidade às ações de regularização do Programa Cidade Legal, diante da suspensão de atendimento presencial ao público nos estabelecimentos cartoriais para evitar a disseminação da Covid-19.

O Cidade Legal segue a orientação do Centro de Contingência do coronavírus do estado e continua ativo, realizando análises de processos e produzindo documentos que auxiliam …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Prêmio prorroga inscrições

Foi prorrogado até 19 de fevereiro o prazo de inscrição ao 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, por meio do site www.premiosaintgobainasbea.com.br Promovido pelo Grupo Saint-Gobain, em parceria com a Associação Brasileira de Arquitetos, o objetivo é reconhecer projetos de arquitetura que se destacaram na proposição de soluções para o conforto do ambiente, bem como a inovação, sustentabilidade, arquitetura, além mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição o bem-estar dos usuários.

Os participantes das categorias Profissional (modalidade: Projeto e Edificação) e Acadêmica …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Flavio Amary é eleito presidente do Fórum Nacional

Órgão reúne representantes da Habitação pública de todo o país

Flavio Amary é eleito presidente do Fórum Nacional

O secretário estadual da Habitação de São Paulo, Flávio Amary, foi eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). No total, 19 estados comparecem à reunião, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, que marcou a retomada das atividades da entidade, uma vez que os cargos estavam vagos desde a posse dos novos governadores. Ao longo dos últimos anos, os encontros do Fórum se tornaram o principal evento do segmento público de Habitação do Brasil.

Amary destacou que o Fórum objetiva …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Popular com certificação AQUA-HQE

Amadis: em sintonia com o programa Minha Casa, Minha Vida

Popular com certificação AQUA-HQE

A incorporadora Tarjab realiza o primeiro empreendimento residencial do Brasil com o selo AQUA-HQE Habitação Social Sustentável. Desenvolvida pela Fundação Vanzolini, a certificação tem como objetivo avaliar e dar uma chancela exclusiva às habitações de interesse social elegíveis às linhas de crédito de 1 a 3 do Programa de Financiamento do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida.

O Amadis é o 500º edifício a receber o selo AQUA-HQE e teve assessoria da proActive Consultoria para obter a chancela. A partir de agora, a Tarjab, certificada como Empreendedora AQUA, …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

Acelerando negócios de impacto social

Soluções que ajudem a tornar as moradias mais salubres, dignas e confortáveis

Acelerando negócios de impacto social

Programa de aceleração de curto prazo, que visa potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação, o “Lab Habitação: Inovação e Moradia” está com inscrições abertas até 24 de setembro. A iniciativa é da Artemisia e Gerdau, com apoio do Instituto Vedacit, Eternit e Grupo Tigre (por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen), e selecionará 15 startups para uma jornada de cinco semanas de aceleração, com uma programação composta por workshops presenciais e webinares (encontros online). Os três negócios que se destacarem ao longo …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

133 unidades entregues em Santos

Investimento de R$ 28,1 milhões por meio da CDHU

133 unidades entregues em Santos

O governador Geraldo Alckmin e o então secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregaram em janeiro mais 133 unidades habitacionais de interesse social em Santos. O empreendimento fica na Avenida Senador Feijó, 811, Bairro Encruzilhada. As famílias contempladas eram de ocupação irregular da área conhecida como Vila Santa Casa e que agora dá nome ao residencial.

“A obra prima do Estado é a felicidade das pessoas. Não há sonho maior do que o sonho da casa própria”, disse o governador Geraldo Alckmin. “São 133 apartamentos construídos com toda …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Mais 1.757 no “Morar Bem, Viver Melhor”

O Governo do Estado de São Paulo contratou em fevereiro a construção de 1.757 novas moradias em 26 municípios, entre os quais um da Baixada Santista, Bertioga, com 30 unidades. Os empreendimentos são resultado de parceria entre os municípios, que doaram terrenos e indicarão as demandas, e o Estado, que investirá R$ 170,5 milhões, por meio do programa “Morar Bem, Viver Melhor”, do CDHU.…

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

Facilidades e conforto em imóvel popular

Facilidades e conforto em imóvel popular

Em meio a um cenário de expectativas, algumas construtoras resolveram inovar e estão investindo em melhorias nos projetos destinados ao segmento de baixa renda. É o caso da Danpris Construtora, que desenvolve empreendimento no plano Minha Casa Minha Vida, o Terraço Quitaúna, em Osasco, na Grande São Paulo, com unidades que possuem terraço gourmet. “Contabilizamos 65% de unidades vendidas”, comemora Dante Seferian, CEO da Danpris: “Oferecemos condições atrativas, com zero de entrada, parcelas pequenas durante a construção e a vantagem do comprador poder parcelar a entrada e usar …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Imprensa/CDHU

Rodrigo Garcia assume Secretaria de Estado da Habitação

Garcia: “Nosso desafio agora é continuar inovando”

Rodrigo Garcia assume Secretaria de Estado da Habitação

Eleito para o quinto mandato parlamentar, o deputado federal Rodrigo Garcia licenciou-se da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. “Queremos avançar ainda mais”, afirmou Garcia ao assinar o livro de posse. De acordo com o deputado, o governo estadual já fez muito nesses últimos anos no setor, como o programa Casa Paulista, que permitiu viabilizar a construção de mais de 100 mil unidades habitacionais: “Nosso desafio agora é continuar inovando, buscando financiamentos e PPPs – parcerias público-privadas, que nos permitirão …

Leia mais