Edição 285Outubro 2018
Sábado, 17 De Novembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

Acelerando negócios de impacto social

Soluções que ajudem a tornar as moradias mais salubres, dignas e confortáveis

Acelerando negócios de impacto social

Programa de aceleração de curto prazo, que visa potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação, o “Lab Habitação: Inovação e Moradia” está com inscrições abertas até 24 de setembro. A iniciativa é da Artemisia e Gerdau, com apoio do Instituto Vedacit, Eternit e Grupo Tigre (por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen), e selecionará 15 startups para uma jornada de cinco semanas de aceleração, com uma programação composta por workshops presenciais e webinares (encontros online). Os três negócios que se destacarem ao longo do processo poderão receber capital-semente e mentorias extras pós-programa.

Os negócios devem estar focados nos seguintes temas: acesso à moradia de qualidade; acesso a microcrédito habitacional; reformas habitacionais; empregabilidade na construção civil; gestão de condomínios de habitação popular; água e saneamento; energia; infraestrutura e melhoria de espaço público; e inovação na construção civil.

“Quando analisamos os componentes que formam uma vida digna e segura, a questão habitacional se mostra intrinsecamente ligada à qualidade de vida e à saúde da população de menor renda. No Brasil, embora a maioria das ações do poder público se concentre na construção de novas unidades, o problema da qualidade das casas é duas vezes maior”, analisa Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia, ao acrescentar que maior do que a falta de moradias é o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas; situação que impacta na saúde de milhares de famílias, na autoestima, no absenteísmo e na frequência escolar, por exemplo: “Tornar uma casa insalubre ou irregular em um ambiente seguro, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, que impacta positivamente pessoas, famílias e o bairro como um todo”.

A metodologia criada pela Artemisia foi planejada para potencializar soluções que já tenham protótipo desenvolvido, em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios, e que tenham potencial e intencionalidade para gerar impacto social positivo. Entre os critérios de seleção estão o impacto social do projeto, o perfil do empreendedor, o potencial de escala para pessoas das classes C, D e E, o estágio de maturidade e o potencial de inovação. É essencial também a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de workshops presenciais.

As inscrições são gratuitas pelo site www.artemisia.org.br/labhabitacao

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

133 unidades entregues em Santos

Investimento de R$ 28,1 milhões por meio da CDHU

133 unidades entregues em Santos

O governador Geraldo Alckmin e o então secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregaram em janeiro mais 133 unidades habitacionais de interesse social em Santos. O empreendimento fica na Avenida Senador Feijó, 811, Bairro Encruzilhada. As famílias contempladas eram de ocupação irregular da área conhecida como Vila Santa Casa e que agora dá nome ao residencial.

“A obra prima do Estado é a felicidade das pessoas. Não há sonho maior do que o sonho da casa própria”, disse o governador Geraldo Alckmin. “São 133 apartamentos construídos com toda …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Mais 1.757 no “Morar Bem, Viver Melhor”

O Governo do Estado de São Paulo contratou em fevereiro a construção de 1.757 novas moradias em 26 municípios, entre os quais um da Baixada Santista, Bertioga, com 30 unidades. Os empreendimentos são resultado de parceria entre os municípios, que doaram terrenos e indicarão as demandas, e o Estado, que investirá R$ 170,5 milhões, por meio do programa “Morar Bem, Viver Melhor”, do CDHU.…

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

Facilidades e conforto em imóvel popular

Facilidades e conforto em imóvel popular

Em meio a um cenário de expectativas, algumas construtoras resolveram inovar e estão investindo em melhorias nos projetos destinados ao segmento de baixa renda. É o caso da Danpris Construtora, que desenvolve empreendimento no plano Minha Casa Minha Vida, o Terraço Quitaúna, em Osasco, na Grande São Paulo, com unidades que possuem terraço gourmet. “Contabilizamos 65% de unidades vendidas”, comemora Dante Seferian, CEO da Danpris: “Oferecemos condições atrativas, com zero de entrada, parcelas pequenas durante a construção e a vantagem do comprador poder parcelar a entrada e usar …

Leia mais

Publicado na Edição 242 Março 2015

Imprensa/CDHU

Rodrigo Garcia assume Secretaria de Estado da Habitação

Garcia: “Nosso desafio agora é continuar inovando”

Rodrigo Garcia assume Secretaria de Estado da Habitação

Eleito para o quinto mandato parlamentar, o deputado federal Rodrigo Garcia licenciou-se da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. “Queremos avançar ainda mais”, afirmou Garcia ao assinar o livro de posse. De acordo com o deputado, o governo estadual já fez muito nesses últimos anos no setor, como o programa Casa Paulista, que permitiu viabilizar a construção de mais de 100 mil unidades habitacionais: “Nosso desafio agora é continuar inovando, buscando financiamentos e PPPs – parcerias público-privadas, que nos permitirão …

Leia mais