Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 287 Dezembro 2018

Edição 287 Dezembro 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

#ElaSim

Nelson Tucci

O jornal Perspectiva e a Virtual Comunicação e Sustentabilidade resolveram dar um presente a você leitor (a)! Afinal, o mês pede confraternização e mais generosidade. As empresas parceiras criaram o índice FRB e sugerem utilizá-lo todos os dias. Felicidade Regional Bruta é um parâmetro que medirá o nosso grau diário de felicidade. Em breve será publicada a tabela completa, mas vamos exemplificar. Você acordou e sentiu a brisa marítima: ganha 100 pontos. Você está mais longe da praia, mas sabe que mora em um dos melhores …

Leia mais

A formação do nome empresarial

A formação do nome empresarial

Alberto Murray Neto

São duas as hipóteses de nomes empresariais existentes na legislação em vigor: (a) firma (e também firma social) e; (b) denominação social. Cada uma delas possui suas características peculiares quanto à sua formação e sua utilização.

Os artigos 1.156 e 1.157 do Código Civil definem como se dá composição da firma.

Já a denominação social se forma a partir de três elementos que lhe são característicos: (a) núcleo, (b) ramo de atividade e (c) tipo de sociedade. O núcleo é o elemento pelo qual a …

Leia mais

Popular com certificação AQUA-HQE

Popular com certificação AQUA-HQE

A incorporadora Tarjab realiza o primeiro empreendimento residencial do Brasil com o selo AQUA-HQE Habitação Social Sustentável. Desenvolvida pela Fundação Vanzolini, a certificação tem como objetivo avaliar e dar uma chancela exclusiva às habitações de interesse social elegíveis às linhas de crédito de 1 a 3 do Programa de Financiamento do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida.

O Amadis é o 500º edifício a receber o selo AQUA-HQE e teve assessoria da proActive Consultoria para obter a chancela. A partir de agora, a Tarjab, certificada como Empreendedora AQUA, …

Leia mais

Prefeitura apura 88% de avaliações positivas

Prefeitura apura 88% de avaliações positivas

Balanço na Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), de Santos registrou até novembro 88% de avaliações positivas no monitoramento e aperfeiçoamento do serviço prestado pela Prefeitura, a partir das ocorrências registradas no órgão. Entre junho e novembro, 1.278 pesquisas de controle foram realizadas com o cidadão. Dessas, 359 foram consideradas plenamente satisfatórias e 760 satisfatórias. Para o ouvidor Rivaldo Santos, o controle de qualidade é excelente instrumento de gestão para a Administração Pública.


Motivo recorrente de piadas, a Black Friday 2018 foi alvo de operação do Procon-SP, que autuou …

Leia mais

O melhor das nossas férias!

O melhor das nossas férias!

Leandro Ayres

DEZEMBRO chegou, mês de celebrações, confraternizações, reflexões e… início das FÉRIAS! Sim, em caixa alta, afinal é o período mais aguardado do ano! E, para muitos, a melhor forma de aproveitar esses dias é viajando, seja para curtir lugares já conhecidos ou explorar novos destinos. Sozinho ou em grupo. Seja como for, um amante da fotografia encontra aí uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio com belas imagens. Então, seguem neste artigo algumas dicas valiosas para quem está fazendo as malas.

  1. Planeje a sua viagem.

Leia mais

Experimente o volunturismo

A Passion & Purpose Experience (P&PE) oferece roteiros de volunturismo na África, na Ásia e na Europa. Volunturismo, voluntarismo, viagem com causa, viagem com propósito, viagem responsável… existem diferentes nomenclaturas para definir uma forma de viajar aliando o turismo “convencional” com experiências de trabalho voluntário.

Por questões de segurança, a P&PE oferece somente acomodações em hotéis onde as pessoas terão a certeza de dormir em uma cama confortável, com alimentação, banho quente e internet. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por seus pais ou tutor. Os pequenos, …

Leia mais

Tom ancestral e moderno

Tom ancestral e moderno

Cor com raízes antigas e elementares, a Caverna (SW 7701) foi eleita pelos especialistas da Tintas Sherwin-Williams como a Cor do Ano 2019. Da família dos tons terrosos, a cor é quente, casual, refinada e remete ao passado das cavernas usadas como o lar das antigas civilizações. Como recria o futuro, é apresentado como um tom ancestral e ao mesmo tempo moderno.

De acordo com a especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, Caverna pode ser o pano de fundo de uma sala de …

Leia mais

Brilho e nobreza dos metais

Brilho e nobreza dos metais

A nobreza dos tons metalizados do ouro, prata e bronze repercute na decoração e ganhou opções de acabamento, além das tintas e móveis. Esta é a aposta da coleção Aluminium da Santa Luzia, que reproduz em rodapés e guarnições ecológicos o brilho dos metais preciosos. Os perfis possuem 10 cm de altura e podem ser usados para outros fins decorativos, como rodatetos e rodameios, ou até criar as clássicas boiseries.

As peças são fabricadas a partir da reciclagem de resíduos do isopor. Embora popularmente conhecido pela marca, ele …

Leia mais

Definindo o estilo e a reforma da fachada

Além de cartão de visita do imóvel, a fachada contribui com o urbanismo da rua e da cidade, o que faz com que sua concepção não leve em conta apenas o aspecto estético, mas também a harmonia, funcionalidade e segurança. Com essa preocupação, as arquitetas Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetura, e Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, elencaram dicas que facilitam o processo de reforma e construção da fachada.

Estrutura – Antes de começar a obra, é fundamental observar a estrutura de vigas e …

Leia mais

Empreendimento sustentável atrai brasileiros

Empreendimento sustentável atrai brasileiros

Condomínio preferido dos brasileiros em Portugal, o Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Construção Sustentável e Eficiência Energética, entregue no Salão Imobiliário de Portugal 2018 (SIL). Em 2017, o condomínio recebeu a distinção pelas townhouses do empreendimento. Desta vez, a premiação envolveu o edifício de 16 apartamentos, com tipologias T1 a T3, de autoria do arquiteto Eduardo Capinha Lopes, pelas suas características inovadoras e sofisticadas.

O reconhecimento foi decisão unânime da Fundação AIP e do Conselho Estratégico do SIL …

Leia mais

Soluções inovadoras

Soluções inovadoras

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, trouxe soluções tecnológicas de última geração para a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada em novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

As apresentações práticas sobre a aplicação da tecnologia na construção aconteceram na Arena Smart Construction. Conforme Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble, o objetivo da empresa foi apresentar soluções inovadoras para o segmento de construção de infraestrutura, edificações e mineração, combinando a altíssima precisão de ferramentas, como o …

Leia mais

Para reduzir o impacto do horário de Verão

Para reduzir o impacto do horário de Verão

Até 17 de fevereiro moradores de 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal, querendo ou não, precisarão conviver com o polêmico horário de Verão. A medida atende à exigência do governo para economizar energia elétrica. A intenção é aproveitar a luminosidade extra, peculiar da estação. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que nos mais de 120 dias de vigor do horário especial haja uma economia de 0,5% no consumo de eletricidade no País.

O que é difícil de evitar é o …

Leia mais

Ferrovia Transiberiana!

Ferrovia Transiberiana!

As paisagens cênicas, a cultura e as lendas da mítica ferrovia Transiberiana podem ser aproveitadas em quatro viagens oferecidas pela Trains & Tours Lufthansa City Center, agência brasileira da TT Operadora, e operadas pela Imperial Russia Train (IRT). Trata-se do verdadeiro transiberiano imperial das ferrovias russas e é uma oportunidade única de vivenciar o que a Rússia tem de melhor: a grandiosidade histórica, a mescla de culturas e riquezas e o esplendor arquitetônico.

O roteiro original parte de Moscou e segue até Vladivostok (pode-se fazer no sentido inverso …

Leia mais

Ilha da Madeira terá cinco novos hotéis

Ilha da Madeira terá cinco novos hotéis

Considerada por três vezes o melhor destino insular do mundo, segundo o World Travel Awards, a Ilha da Madeira está sempre se aprimorando para receber ainda melhor os turistas. E, entre as novidades da hotelaria para o ano que vem estão cinco hotéis que prometem tornar os dias dos viajantes mais confortáveis e inesquecíveis, somando 790 novos quartos à oferta atual.

Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2019, o Savoy Palace é parte de uma rede conceituada na Madeira, onde já possui cinco hotéis de luxo. …

Leia mais

Oferta de passagens aéreas

Oferta de passagens aéreas

Para quem planeja viajar nas férias de Verão, um bom aliado para economizar é o buscador de voos Turismocity, em www.turismocity.com.br, que reúne, compara e envia voos disponíveis e passagens aéreas promocionais para diversos destinos. Fundada em 2014, a empresa é o maior buscador de voos e hotéis da Argentina e está presente em toda a América Latina, com mais de 1,5 milhão de usuários.

Utilizando big data de milhões de voos, a plataforma reúne os resultados de todos os voos disponíveis em um único lugar, possibilitando …

Leia mais

Como um gato

Como um gato

Nelson Tucci

O carro é esperto. O torque de 16,5 kgfm em um motor 1.6 com 128 cv o deixa em vantagem em toda saída de semáforo, por exemplo. A resposta é rápida e o câmbio automático de 6 marchas não compromete a agilidade. Nos itens agilidade e potência o HB20X está bem servido.

Concebido para rodar na cidade, é fácil de estacionar. Além de um tamanho reduzido, tem direção assistida e, ao desligar o motor, os retrovisores se retraem (protegendo-os contra motoqueiros desavisados e motoristas nem sempre …

Leia mais

Suecos fazem projeções positivas

A oitava edição da Swedish Business Climate in Brazil, pesquisa que avalia o grau de interesse de negócios das empresas suecas presentes no Brasil, resultou em projeções positivas. A iniciativa divulgada pela Câmara do Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham Brasil) contou com a participação de 72 empresas e foi realizada em parceria com a Llorente Y Cuenca, consultoria de comunicação corporativa, e do Team Sweden Brazil, formado pela Embaixada da Suécia, Consulados e Business Sweden. Mais de 72% das companhias pesquisadas estudam ampliar as suas atividades no Brasil. 65% se …

Leia mais

Intermodal South America completará 25 anos

A 25ª edição da Intermodal South America acontecerá de 19 a 21 de março no São Paulo Expo, na capital paulista, paralelamente a evento dedicado ao setor metroferroviário, a NT Expo – Negócios nos Trilhos. Em 2019, a Intermodal South America será ainda mais especial, pois comemorará 25 anos como a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

Para celebrar mais de duas décadas na liderança desse mercado, o evento organizado pela UBM Brazil passa a se posicionar como uma marca ainda …

Leia mais

Esforço repetitivo

Esforço repetitivo

Abusar dos movimentos de mãos e braços, seja no trabalho, no esporte ou nos estudos, pode levar à chamada Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecida como LER. Essas lesões podem ser definitivas e deixar sequelas. Um bom exemplo é a síndrome do túnel do carpo. “Este problema é mais comum do que se imagina. Costuma acometer pessoas que digitam muito, pois ocorre uma inflamação no nervo mediano na altura do punho. E devido à posição em flexão do punho e o tempo da digitação, há uma inflamação do …

Leia mais

Depilação facial à cera

Depilação facial à cera

A depilação facial à cera é um dos métodos mais eficazes na remoção da pelugem excessiva do rosto feminino. Mitos sobre o assunto levaram algumas adeptas a abandonarem a técnica, acreditando que, além da flacidez gerada pelo puxa-puxa, o procedimento proporciona o aparecimento de manchas escuras na pele e facilita o encravamento dos pelos. Regina Jordão, fundadora do Instituto Pello Menos, desmistifica. “A cera tem ação somente nas camadas superficiais da pele e, portanto, não tem como causar flacidez, nem rugas. Quanto aos pequenos vasos capilares dilatados, chamados …

Leia mais

Tratando o bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante a noite ou dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente”, afirma o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética: “Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”.

Alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando …

Leia mais

Alerta aos sintomas da cinomose

Alerta aos sintomas da cinomose

Sintomas podem estar mais ou menos expressos e dependem do sistema afetado

A CINOMOSE é uma enfermidade causada por vírus, altamente contagiosa entre os canídeos, ou seja, cães, lobos e raposas. É uma doença cosmopolita, mas não atinge seres humanos, frisa o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ela acomete cães em qualquer idade e o índice de mortalidade é grande. Animais jovens e senis são mais sujeitos a enfermidade, embora atinja todas as faixas etárias.

Entre os principais sintomas da cinomose, Eduardo relaciona a febre, diminuição do apetite, …

Leia mais

Sheraton apresenta “Heart for the City”

Sheraton apresenta “Heart for the City”

Jornalistas brasileiros foram recepcionados pelo Sheraton Santos Hotel para a apresentação do programa “Heart for the City”, Coração para a Cidade – uma ação desencadeada pela Marriot International. A estratégia é um convite para se vivenciar o que o Sheraton mais prestigia nas comunidades locais: “Nossos hóspedes querem experimentar a cultura local e querem que a gente traga a experiência para o hotel!”.

Manoela Barcellos, Solange Minassian, Channtal Fleischfresser, Christopher Hassan e Fernando Casulli: equipe motivada no Sheraton Santos Hotel, para “celebrar as comunidades que são a alma

Leia mais

Tradição argentina

Tradição argentina

Bruno Scarpa

Com 100 anos de tradição familiar no ramo de paneteria na Argentina e em Santos há 3 anos, a Cafeteria Plini, sob o comando de Georgia Plini e Cristina Geofuso, oferecem um conceito gastronômico muito interessante. No local, além da cafeteria de qualidade, é possível degustar uma vasta paneteria, com diversas opções de pães artesanais de fabricação própria, entre eles o pão de hambúrguer de brioche e o pão australiano, com vendas para atacado e varejo.

Dentre os cafés especiais, destaques para o “Dolce”, que acompanha …

Leia mais

Bacon, cerveja e churros no Valongo

De 4 a 6 de janeiro, das 11 às 23 horas, Santos receberá nos Arcos do Valongo, no Centro Histórico, o Festival do Bacon e da Cerveja Artesanal para entreter turistas e munícipes. O evento revelará a disputa entre 17 cervejarias, por meio da arte e personalidade nas etapas do processo cervejeiro, desde a escolha do malte, lúpulo e fermento, até o envase. Para acompanhar, funcionarão mais de 40 food trucks com opções variadas, da Bahia a China, e destaque para os hambúrgueres artesanais. Simultaneamente, para os amantes …

Leia mais

O dia em que o “Big Ben” santista parou

O dia em que o “Big Ben” santista parou

Na virada do Século XIX para o XX, os costumes europeus dominavam o dia a dia dos santistas. A força do trabalho pesado provinha dos imigrantes espanhóis e portugueses; a moda, a cultura e a arquitetura tinham forte influência francesa; e os serviços públicos e a pontualidade eram britânicos.

Os ingleses dominavam os principais setores de serviços da cidade: no transporte ferroviário (São Paulo Railway), no transporte urbano, distribuição de água, gás e luz (The City of Santos Improvments) e nas telecomunicações via telégrafo (Western Telegraph). Esta última …

Leia mais