Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Tratando o bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante a noite ou dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente”, afirma o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética: “Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”.

Alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando por uma fase de estresse.

Segundo Rafael, a pessoa costuma descobrir que tem bruxismo quando percebe um desgaste prematuro nos dentes, entre outros incômodos, como a dor na face: “O paciente nota que os dentes estão desgastando, acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, e também quando morde e mastiga”.

A toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário: “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”.

Responder