Edição 270Julho 2017
Sexta, 18 De Agosto De 2017
Editorias

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Ansiedade infantil

Impaciência, medo, hábito de roer as unhas, vergonha são alguns dos sinais mais comuns

Ansiedade infantil

A ansiedade infantil pode ser confundida com birra ou comportamento típico de criança mimada. Porém, há alguns sintomas que se aparecerem em conjunto podem caracterizar o transtorno. De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do sistema Hapvida Saúde, as crianças que têm medo, roem as unhas com frequência, sentem vergonha, têm impaciência e medo de dormir sozinho no seu quarto, fazem xixi na cama, têm fobia escolar e que sempre querem estar perto dos pais são aquelas que, possivelmente, sofrem de ansiedade infantil.

Todos estes sintomas podem variar de acordo com o gênero e idade da criança, mas a ansiedade infantil geralmente afeta pessoas de 6 a 8 anos de idade, fase em que elas começam a apresentar autonomia, prejudicando o desenvolvimento e fazendo com que este comportamento seja levado também para a vida adulta. A rotina escolar também é afetada e algumas crianças podem até mesmo perder conteúdos importantes. Já na vida pessoal, pode existir uma limitação e o desenvolvimento de um conceito negativo sobre si mesma, dificultando a sociabilidade.

Para a especialista, o frequente uso da tecnologia é, atualmente, um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença. Afinal, hoje em dia, os smartphones e tablets são os “brinquedos” preferidos das crianças e é cada vez mais comum encontrá-las entretidas com os aparelhos, tanto no ambiente domiciliar como também nas escolas e lugares públicos. Desta forma, elas se acostumam muito facilmente com o imediatismo e têm cada vez menos paciência para lidar com tudo que demande um pouco mais de tempo e espera. Para a psicóloga, a percepção dos pais é algo fundamental para o tratamento da ansiedade.

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Cuidados com as lentes de contato

Lentes de contato podem agir como um vetor para micro-organismos aderirem à superfície ocular. Sem resistência, eles invadem e colonizam a córnea ou conjuntiva, provocando inflamação e até mesmo infecção ocular. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, quem opta pelo uso de lentes de contato em vez de óculos tem de estar bastante ciente da importância dos cuidados ao usar, manusear e limpar o produto: “A ceratite é uma das doenças mais frequentemente associadas com o uso …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Para revigorar o corpo e a mente

Vertente da Ayurveda, pode até prevenir doenças dos olhos

Para revigorar o corpo e a mente

Um fio de óleo vegetal morno sobre a testa por meia hora, capaz de atuar no sistema nervoso central e induzir o cérebro a frequências muito próximas da meditação. A técnica denominada Shirodhara é apontada como oportunidade de relaxamento e, principalmente, autoconhecimento, ideal para quem possui problemas, como estresse, dores de cabeça e insônia. Normalmente, a Shirodhara é procedida pela massagem Abhyanga, que melhora e otimiza os efeitos sobre o corpo e a mente. A massagem atua no relaxamento muscular, auxilia na eliminação de toxinas, nutrição dos tecidos …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Ameaça à saúde bucal

Narguilé: nicotina e as 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional

Ameaça à saúde bucal

Tradicionalmente usado em países do Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, o narguilé se popularizou na Europa e nas Américas, principalmente entre os jovens – que, em sua maioria, acredita que o cachimbo d’água, como também é conhecido, é menos prejudicial do que o cigarro. Isto é falso, pois não há uso seguro quando o assunto é tabaco. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso do narguilé é um problema de saúde pública, pela alta exposição ao monóxido de carbono (CO), que atinge …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Mitos sobre a obesidade infantil

Se sou obeso, meu filho também será. É a genética?

Mitos sobre a obesidade infantil

A nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Ana Paula Del’Arco, relacionou e rebateu alguns mitos sobre a obesidade infantil, salientando como a alimentação adequada e rica em lácteos pode ser a chave para um desenvolvimento saudável.

Se uma criança já gosta de beber leite não preciso incentivar esse hábito. Mito. Durante a “fase láctea” a criança tem um apego emocional com o momento de “tomar o leite”, que ocorre ao acordar e na hora de ir dormir, como um ritual que precisa prevalecer. Após …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Cuidado com a low carb

Melhor caminho é procurar orientação especializada

Cuidado com a low carb

A dieta da vez é a low carb, que promete perda de peso mediante a redução de considerável ingestão de carboidratos, principalmente no período noturno, e aumento do consumo de proteína e gordura saudável. O emagrecimento acontece justamente por essa menor quantidade de alimentos, que faz com que o organismo baixe a produção de glicemia no período noturno. Apesar do aparente benefício instantâneo, existem contraindicações, principalmente quando o caso for com diabéticos. De acordo com o médico Theo Webert, pacientes com diabetes que sejam desejam seguir a …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Tão siliconados…

Korn: para ganhar massa muscular e modelar o corpo

Tão siliconados…

Quando alguém vê um homem com o corpo sarado – estilo Superman – logo pensa o quanto ele deve ter malhado para chegar na performance. Nem sempre! Na realidade, a preguiça de malhar e a “afobação da vaidade” têm levado muitos homens a recorrerem à tecnologia da medicina para alcançar os contornos dos sonhos. Silicone não é mais coisa somente de mulheres. Muitos rapazes não contam, mas já aderiram à cirurgia plástica.

“Eles estão aprendendo a não ter medo de agulhas e de preconceitos da sociedade quanto a …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Suplemento empodera os treinos

Estudos mostram que as reservas de energia (ATP) podem decrescer de 60% a 70% durante exercícios exaustivos e podem levar mais de 72 horas para serem adequadamente repostas. Pensando nisso, a Naiak, que desenvolve suplementos alimentares ricos em vitaminas e sais minerais, criou o D-Ribose. Trata-se de repositor energético de rápida absorção, que acelera as reservas de energia do corpo pré e pós-treino, contribui para a melhora do desempenho físico e minimiza a fadiga. Com o uso de D-Ribose, o tempo de reposição de energia cai de 72 …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Alerta a quadros infecciosos…

Sintomas de forma repetida podem indicar a IDP

Alerta a quadros infecciosos…

A falta de informação é uma das principais causas para a evolução de algumas doenças, o que contribui para o aparecimento de novas patologias e até sequelas. É exatamente o que acontece com os portadores de Imunodeficiência Primária (IDP), pela dificuldade no diagnóstico. Dados do Brazilian Group for Immunodeficiency (Bragid) mostram que 15 mil pessoas sofrem com a falta de diagnóstico de IDPs no Brasil.

Causadas pela deficiência genética no sistema imunológico, responsável pela defesa contra invasores (vírus, bactérias e fungos), as IDPs costumam demonstrar as primeiras manifestações …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Entendendo as varizes

Inchaço, formigamento, dor, queimação e sensação de cansaço nas pernas são alguns dos sintomas mais comuns da presença de varizes. Para entender o que elas são exatamente, é preciso levar em consideração como funciona o sistema circulatório. Após percorrer todo o corpo, é necessário que o sangue retorne ao coração. Contudo, quando estamos em pé ou sentados, a grande dificuldade é o sangue subir dos pés ao coração, contra a ação da gravidade.

“Para conseguir essa proeza, nosso organismo criou alguns artifícios muito criativos”, comenta o cirurgião vascular …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Polêmica envolve miopia e a falta de sol

Polêmica envolve miopia e a falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa publicada no Jama Ophthalmology.

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, a conclusão é controversa, pois a exposição dos olhos ao sol eleva o risco de contrair varias doenças, entre elas …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Alimentos para uma vida mais saudável

A nutricionista Mariana Nacarato defende que um estilo de vida saudável deve associar a prática de atividades físicas com alimentação equilibrada. Ao adotar refeições balanceadas é possível ter mais energia e disposição, diminuindo o risco de desenvolver patologias. Nacarato, que é consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, lista 10 alimentos: cacau em pó, pão de forma integral, quinoa, cúrcuma, linhaça, frutas vermelhas e roxas, oleaginosas, chia, aveia e massa grano duro.…

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Pensamentos que preocupam…

Baixa autoestima pode prejudicar rendimento no trabalho e afastamento de amigos e familiares

Pensamentos que preocupam…

A autoestima afeta diretamente o desempenho do indivíduo, alerta Eloiá Hosana, master coach e expert em Inteligência Emocional e Autoestima para Mulheres. “Muitas pessoas desconhecem a importância de manter uma boa autoestima”, afirma Hosana: “A pessoa que apresenta uma baixa estima de si mesma pode enfrentar inúmeras dificuldades em vários âmbitos de sua vida, como baixo rendimento no trabalho e afastamento de amigos e familiares”.

Segundo a especialista, é cada vez maior o número de mulheres que sofrem com a baixa autoestima: “O que mais me preocupa é …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Menos tempo sentado no trabalho

InMovement TreadMill Desk: atividade reduz problemas de saúde

Menos tempo sentado no trabalho

Com o objetivo de diminuir o sedentarismo nos ambientes corporativos, mas sem reduzir a produtividade e interromper o fluxo de trabalho, a Life Fitness lançou a esteira InMovement TreadMill Desk. Com suporte ajustável e painel de conectividade integrado, ela permite executar as tarefas do escritório enquanto se caminha a uma velocidade segura.

Cerca de 433 mil mortes – 4% dos falecimentos no mundo – poderiam ser evitadas se as pessoas passassem três horas a menos sentadas por dia. Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida em universidades …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Obsessão pelo corpo perfeito

Vigorexia: exagero que compromete corpo e mente

Obsessão pelo corpo perfeito

A prática de exercícios deve ser feita com cautela, sem dispensar o acompanhamento profissional. E, algumas vezes, não só do profissional de Educação Física, como também de um psicólogo, que pode ajudar aqueles que, na busca do corpo perfeito, acabam exagerando e comprometendo seriamente o corpo e a mente.

A psicóloga Carla Ribeiro explica que vigorexia, mais conhecida como Transtorno Dismórfico Muscular ou Síndrome de Adonis, é o nome dado ao excesso no culto ao corpo, que pode causar danos ao indivíduo psicologicamente: “Esse transtorno é caracterizado pelo …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

Brincando ao ar livre

Incentivo à criatividade, habilidades sociais e resiliência

Brincando ao ar livre

Pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health revelou que as crianças que participam de atividades físicas ao ar livre, como escaladas e saltos, jogos em grupo e atividades de exploração sozinhas, apresentam mais saúde física e social. E mais: brincar ao ar livre não é apenas bom para a saúde, mas também incentiva a criatividade, as habilidades sociais e a resiliência, pois esses ambientes onde as crianças “podem correr riscos” aumentam o tempo de jogo e as interações sociais.

Segundo os pesquisadores, os resultados …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

Cirurgia de catarata pode melhorar o glaucoma

Controle da doença e redução do uso de colírios

Cirurgia de catarata pode melhorar o glaucoma

Apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa de cegueira irreversível, o glaucoma é caracterizado, na maioria dos casos, pelo aumento da pressão interna do olho. A previsão da OMS é de que até 2040 deve cegar de 3 a 5 milhões de pessoas no mundo, embora a maioria dos portadores não fique cega.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o glaucoma pode ser de ângulo aberto ou fechado. Ele afirma que muitas pessoas têm a falsa crença de …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Proliferação de insetos e as doenças alérgicas

Altas temperaturas e chuvas geram o ambiente perfeito para a proliferação de insetos, que adoram calor e umidade. Causadores de diversos problemas de saúde, entre os quais os de fundo alérgico, os mosquitos, cupins, as baratas e formigas, além das vespas e abelhas, podem ser responsáveis por inúmeros incômodos na pele e nas vias respiratórias, que por vezes podem até levar a um choque anafilático.

Para o médico Marcello Bossois, coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, as alergias respiratórias e dermatológicas respondem pela maior parte dos casos. E …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

A corrida no corpo da mulher

 Dúvidas sobre a prática da corrida pelas mulheres

A corrida no corpo da mulher

Exercício que pode ser praticado em quase qualquer lugar, a corrida gera benefícios à saúde e também muitas dúvidas, especialmente entre as mulheres que estão iniciando na modalidade. Para a ginecologista e obstetra Sílvia Gomyde Casseb, especialista em exercícios na gravidez, há mitos e verdades sobre o assunto. “O ideal é fazer uma avaliação médica e procurar o auxílio de um educador físico para verificar se está tudo certo com a saúde e evitar lesões”, alerta Casseb, que atua no Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital …

Leia mais

Publicado na Edição 263 Dezembro 2016

Divulgação

Check-up previne doenças

Exames femininos de acordo com cada faixa etária

Check-up previne doenças

Para fazer valer sua vantagem – de viver em média sete anos a mais que o homem – a mulher depende de uma boa manutenção do organismo, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para a realização de check-up completo. Independente da faixa etária, são imprescindíveis a consulta ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, a partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual, e a realização de exames de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ureia e creatinina (avaliação …

Leia mais