Edição 302Março 2020
Quarta, 01 De Abril De 2020
Editorias

Publicado na Edição 302 Março 2020

Divulgação

Pode causar infertilidade…

Cólicas menstruais intensas são um dos sintomas da endometriose

Pode causar infertilidade…

A endometriose é considerada a doença da mulher moderna e em alguns casos pode estar associada à infertilidade. Caracterizada pela presença de células do endométrio fora do útero, ela atinge cerca de 15% de toda a população feminina mundial que está em idade reprodutiva.

Selmo Geber, professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFMG e médico da Clínica Origen, esclarece alguns pontos sobre essa doença, já que muitas mulheres, por falta de conhecimento, falham ao procurar ajuda de um médico quando os sintomas aparecem. Ele relacionou fatos sobre o assunto, incluindo a possibilidade de tratamentos para reverter o caso.

A doença pode ser superficial, ovariana (endometrioma) e infiltrativa profunda, sendo classificada de acordo com o local que se instala, com seu tamanho e extensão (variando de grau I – mínima; a grau IV – grave). Embora em grande parte das mulheres a endometriose seja assintomática, os sintomas mais comuns são cólicas menstruais intensas, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais. Na presença desses sintomas, é importante procurar um médico. A infertilidade pode estar associada dependendo da sua localização e extensão.

A associação entre a endometriose e a infertilidade foi comprovada quando existe comprometimento das relações entre os órgãos pélvicos, devido a presença de grandes cistos ou na presença de aderências- reduzindo a chance da gravidez acontecer. Nas formas leve e moderada, a causa da infertilidade é ainda incerta, porém alguns estudos sugerem uma alteração no sistema imunológico, que poderiam ocasionar modificações no processo de fertilização ou transporte dos óvulos, espermatozoides ou embriões.

O ultrassom permite suspeitar de endometriose apenas na presença de cistos. O diagnóstico definitivo da endometriose só é realizado através do estudo histopatológico, após biópsia, realizada por cirurgia ou videolaparoscopia.

A técnica de Fertilização in Vitro (FIV) apresenta a vantagem de superar qualquer das prováveis causas atribuídas à endometriose para levar a infertilidade. O fato de se retirar os oócitos (células germinais femininas que se geram nos ovários) e colocá-los em contato direto com os espermatozoides, após indução da superovulação, permite se observar diretamente a fertilização e formação de embriões e, a transferência dos embriões diretamente para o útero da paciente.

Publicado na Edição 302 Março 2020

Divulgação

Mente e corpo saudáveis

Auriculoterapia: corpo representado na orelha

Mente e corpo saudáveis

A estimulação de pontos específicos nas orelhas pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios do corpo. A auriculoterapia, terapia natural da medicina chinesa, baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser representado na orelha, sendo que o estímulo concentrado em um ponto específico é capaz de aliviar sintomas do órgão equivalente.

Os estímulos podem ser produzidos por agulhas sistêmicas, agulhas intradérmicas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores. De acordo com Reginaldo Rodrigues, auriculoterapeuta da Clínica Penchel, a diminuição de …

Leia mais

Publicado na Edição 302 Março 2020

Divulgação

Crianças e adolescentes na era digital

Recomendações para promover a saúde e o bem-estar

Crianças e adolescentes na era digital

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou o Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde para promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes em contato constante com tecnologias digitais, como smartphones, computadores e tablets. O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP, complementa e atualiza as recomendações lançadas pela entidade em 2016 sobre o tema.

Na avaliação da presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, diversas pesquisas têm demonstrado a urgência do tema para a sociedade e a amplitude dos riscos envolvidos, …

Leia mais

Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

Divulgação

Labirintite e seus sinais

Inflamação/infecção no órgão responsável pelo equilíbrio

Labirintite e seus sinais

Queixa muito comum, a suspeita de labirintite vem acompanhada de relatos de tontura giratória, tipo vertigem (sensação de que a cabeça ou o mundo está rodando), náuseas e vômito. Muitas vezes, também aparecem reclamações de pressão ou barulho no ouvido, uma espécie de zumbido.

Pelo sim, pelo não, é preciso estar atento a esses sinais. A labirintite é uma inflamação/infecção no labirinto, o órgão responsável pelo equilíbrio, localizado dentro da orelha interna. “Ela acomete pessoas de todas as idades, das crianças à terceira idade, podendo ser desencadeada por …

Leia mais

Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

Divulgação

Esfoliação para uma pele linda

Renovação celular necessária

Esfoliação para uma pele linda

A pele é composta de diversas células que se renovam diariamente. Para promover a renovação celular e remover as células mortas, a esfoliação é o procedimento mais indicado, pois além de melhorar a aparência, potencializa a absorção de hidratantes e uniformiza a textura.

Assim como a pele do rosto, a do corpo também está em constante renovação e é importante esfoliá-la para eliminar as células mortas que ficam acumuladas na superfície. a esfoliação também ajuda a desobstruir os poros e remover as impurezas acumuladas com a sujeira e …

Leia mais

Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

Cannabis medicinal no mercado brasileiro

Para dimensionar o potencial de novos negócios em torno da cannabis medicinal no mercado brasileiro, São Paulo sediará em 7 de março o Cannabis Thinking. O evento acontecerá no Civi-Co, em Pinheiros, e debaterá vários ângulos do tema, visando provocar diálogo e troca de experiências, com o respaldo de profissionais, especialistas e pesquisadores da área.

O evento é realizado pela The Green Hub e terá ciclo de palestras, com a presença de personalidades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que abordará o tema “Política Contra as Drogas”. Entre …

Leia mais

Publicado na Edição 300 Janeiro 2020

Divulgação

Depilando com cera morna

É preciso evitar exposição ao sol após depilação

Depilando com cera morna

Cuidados especiais devem ser observados por quem pretende se depilar para ir à praia ou à piscina no Verão. Afinal, um dos problemas mais recorrentes em quem se depila é a exposição ao sol sem o devido cuidado, o que pode provocar manchas na pele.

Especializada em cuidados com o pelo e pele há mais de 20 anos, Danyelle Van Straten destaca a importância de evitar a exposição ao sol após se depilar, principalmente nas áreas do corpo sem proteção, como braço e buço: “A depilação com cera …

Leia mais

Publicado na Edição 300 Janeiro 2020

Prevenção ao câncer de pele

Os cuidados com a exposição ao sol devem ser constantes, mas é nesta época do ano no Hemisfério Sul que a incidência dos raios solares é mais concentrada. “Em um país tropical como o Brasil, existe uma radiação solar acentuada, necessitando de maiores cuidados para evitar o câncer de pele”, explica a médica Johanna Wagner Poti Sales, dermato-patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). O câncer de pele é o mais predominante no país, representando mais de 90% dos casos de câncer. Estima-se que, somente em 2019, foram …

Leia mais

Publicado na Edição 300 Janeiro 2020

Divulgação

O maior spa natural do mundo

Mar Morto: sais minerais e ingredientes exclusivos

O maior spa natural do mundo

Apesar do nome, que se refere ao fato de sua água ser tão salina que impossibilita a vida, o Mar Morto, em Israel, no Oriente Médio, é rico em sais minerais e ingredientes com capacidade regeneradora e prolongadora da vida, sendo 12 deles exclusivos. Por este motivo, este grande lago tem atraído milhões de visitantes todos os anos, tanto em busca de seus benefícios como para o turismo.

Localizado entre Israel e Jordânia, com quase três milhões de anos de existência, o lugar é único no mundo. “Já …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Transtornos mentais

Depressão, ansiedade e bipolaridade assombram 12% da população

Transtornos mentais

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de brasileiros, ou 12% da população, apresentam sintomas de transtornos mentais. E ao menos 5 milhões, 3% dos cidadãos, sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 estimou que 7,6% (11,2 milhões) das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental. Mas não é só a depressão que atinge os brasileiros, pois transtornos como ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia também estão …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Veganismo na alimentação

Veganos têm menores índices de obesidade

Veganismo na alimentação

Filosofia de vida que prega o respeito a todos os animais, o veganismo rechaça todo e qualquer produto de origem animal, seja na alimentação, vestuário, medicamentos, produtos de limpeza, entre outras áreas. “A opção por um estilo de vida vegano pretende minimizar os impactos ambientais, preservar os animais e ter um estilo de vida mais saudável”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional Uninter, Thaís Mezzomo.

Ela esclarece que na alimentação o veganismo é diferente do vegetarianismo, pois os vegetarianos não consomem carne na …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Pet robô ajuda idosos e autistas

A neuropsicóloga Marcella Bianca Neves decidiu investir no pet robô, que conheceu ao participar do Congresso Internacional da Associação de Alzheimer, realizado em Los Angeles, EUA. O pet robô possibilita que a Terapia Assistida por Animais esteja presente em hospitais e instituições em que o acesso de animais reais não é permitido. “Pesquisas comprovam que a introdução do pet robô na companhia do idoso diminui a agitação, a ansiedade, o isolamento social e a expressão de tristeza, proporcionando bem-estar, qualidade de vida, companheirismo e interação com o ambiente, …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Sandra Netto

Som binaural personalizado

Wladmir: feedbacks excelentes

Som binaural personalizado

Opção na busca de saúde e bem-estar, o som binaural ajuda o cérebro humano a entrar mais rapidamente em meditação, propiciando benefícios similares para quem o ouve e para quem medita. Também conhecido por frequência binaural, o som binaural foi descoberto em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove, ao constatar que quando o cérebro é exposto a duas frequências diferentes, uma em cada ouvido, ele sincroniza essa variação entre os hemisférios direito e esquerdo, o que resulta em efeitos terapêuticos.

Após sofrer um acidente, o músico Wladmir …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Pet robô ajuda idosos e autistas

A neuropsicóloga Marcella Bianca Neves decidiu investir no pet robô, que conheceu ao participar do Congresso Internacional da Associação de Alzheimer, realizado em Los Angeles, EUA. O pet robô possibilita que a Terapia Assistida por Animais esteja presente em hospitais e instituições em que o acesso de animais reais não é permitido. “Pesquisas comprovam que a introdução do pet robô na companhia do idoso diminui a agitação, a ansiedade, o isolamento social e a expressão de tristeza, proporcionando bem-estar, qualidade de vida, companheirismo e interação com o ambiente, …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Divulgação

Qualidade de vida aos pequenos

Não tem contraindicações

Qualidade de vida aos pequenos

A microfisioterapia é uma técnica para encontrar e tratar memórias traumáticas que ficaram gravadas em determinadas partes do corpo, afirma a fisioterapeuta Frésia Sá, que atua com saúde integrativa na Biointegral Saúde, em São Paulo: “Imagine que todos os traumas vividos, desde o momento da concepção, e que não foram assimilados, estão ali, em algum lugar, enviando mensagens para nossa mente e emoção. Ou seja, de alguma forma, somos dirigidos pelos nossos traumas”.

Frésia lembra que uma criança terá muito menos propensão a ter memórias traumáticas do que …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Probióticos são eficazes

Intestino humano é composto por milhões de bactérias

Probióticos são eficazes

O equilíbrio e a saúde do trato gastrointestinal têm apresentado uma importância sobre o restante do organismo muito maior do que se pode imaginar. As inúmeras bactérias presentes nesta região podem beneficiar ou atrapalhar o andamento natural do organismo. Para manter essa equação positiva, a nutricionista Silvia Ribeiro Messalem, do Hospital Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, aconselha fazer o uso frequente de probióticos e prebióticos.

Segundo a especialista, o intestino humano é composto por milhões de bactérias. Porém, para que se mantenham em equilíbrio é preciso incluir os …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Sexo e o diabetes não tratado

Atingindo hoje mais de 13 milhões de brasileiros, o diabetes pode causar diversas complicações na saúde e uma delas é a disfunção sexual. Nos homens, pode causar distúrbios na ejaculação, pois, não controlada, acarreta danos às paredes dos vasos sanguíneos que consequentemente afetam a circulação e o fluxo para o pênis. Fatores como o mau controle da doença, tabagismo, pressão alta e colesterol são indicadores de risco.

Nas mulheres, as altas taxas de glicose, lesões nos nervos e até a depressão podem ser fatores que afetam o desempenho …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

Possibilidade de potencializar o diagnóstico precoce

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

O diagnóstico precoce da esclerose múltipla é o maior aliado do paciente, já que com o tratamento, a evolução da doença pode ser controlada, garantindo uma vida social mais ativa. Segundo dados da National Multiple Sclerosis Society, dos Estados Unidos, que estuda e difunde pesquisas sobre a doença, mais da metade das pessoas com a esclerose múltipla poderão desenvolver problemas com a cognição, que diz respeito a uma gama de funções cerebrais de alto nível. A neurocientista e neuropsicóloga Carina Spedo afirma: “Combinando a clínica, exames de …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Grãos integrais

Muitos benefícios à saúde

Grãos integrais

Teste com grãos integrais com o objetivo de verificar se elas estão próprias para o consumo foi realizado pela Proteste, Associação de Consumidores. O objetivo foi avaliar se os grãos estavam livres de corpos estranhos, como ácaros, pelos de roedor e insetos. Para realizar a análise, foi levada em conta a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) RDC n° 14, que estabelece os requisitos mínimos para a constatação de matérias estranhas visíveis (macroscópicas) ou não visíveis (microscópicas) a olho nu em alimentos e bebidas, assim como …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Traumas e lembranças

Aviofobia: medo de estar nas alturas...

Traumas e lembranças

O avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, mas três em cada quatro brasileiros ainda têm medo de voar. A aviofobia pode estar relacionada a um trauma específico, ao medo de estar nas alturas ou ligada ao medo de morrer, ou até mesmo pelo indivíduo sofrer um trauma vicariante (a partir de relatos de outras pessoas ou por ter vivenciado a situação de perto).

Para controlar as emoções causadas pela aviofobia, como ansiedade, estresse, taquicardia, crises de pânico e até desmaios, resultados eficazes …

Leia mais