Edição 287Dezembro 2018
Domingo, 20 De Janeiro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Esforço repetitivo

LER costuma acometer pessoas que digitam muito

Esforço repetitivo

Abusar dos movimentos de mãos e braços, seja no trabalho, no esporte ou nos estudos, pode levar à chamada Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecida como LER. Essas lesões podem ser definitivas e deixar sequelas. Um bom exemplo é a síndrome do túnel do carpo. “Este problema é mais comum do que se imagina. Costuma acometer pessoas que digitam muito, pois ocorre uma inflamação no nervo mediano na altura do punho. E devido à posição em flexão do punho e o tempo da digitação, há uma inflamação do nervo. Os sintomas são formigamento e dor”, explica a reumatologista Karine Luz, da Clínica Ultrarticular, de São Paulo.

“A má postura pode causar contração nos músculos e desencadear mialgias ou inflamação nos tendões e bursas (uma pequena bolsa cheia de líquido)”, alerta Karine. Além da síndrome do carpo, há outras lesões que devem ser consideradas, como a epicondilite lateral (associada como uma lesão dos jogadores de tênis, é uma inflamação dos tendões do cotovelo), doença de quervain (inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar) e tendinites dos extensores dos dedos e tenossinovite dos flexores dos dedos.

A LER é diagnosticada a partir da descrição dos sinais e sintomas. Caso necessário, o médico realiza exames de imagem, como o ultrassom, para indicar o tratamento correto. Em alguns casos, recomenda-se o uso de órtese. O tratamento é baseado também no uso de anti-inflamatórios e infiltrações. Quando realizada com o auxílio de aparelhos de imagem como o ultrassom, a agulha é visualizada em tempo real e evita o dano em outras estruturas. “Estudos recentes demonstraram que as infiltrações associadas com o uso de órtese evidenciaram melhora na síndrome do túnel do carpo a longo prazo”.

A melhor prevenção é a postura correta e o mobiliário adequado. O ideal é manter as costas sempre eretas e apoiadas em um encosto confortável, apoiar os pés no chão e manter os joelhos fletidos enquanto estiver sentado. É necessário alternar os períodos de atividade com de repouso: um exemplo é permanecer por volta de 1 minuto em pé a cada 20 minutos sentado. Mais em www.ultrarticular.com.br

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Depilação facial à cera

Não causa flacidez ou manchas na pele

Depilação facial à cera

A depilação facial à cera é um dos métodos mais eficazes na remoção da pelugem excessiva do rosto feminino. Mitos sobre o assunto levaram algumas adeptas a abandonarem a técnica, acreditando que, além da flacidez gerada pelo puxa-puxa, o procedimento proporciona o aparecimento de manchas escuras na pele e facilita o encravamento dos pelos. Regina Jordão, fundadora do Instituto Pello Menos, desmistifica. “A cera tem ação somente nas camadas superficiais da pele e, portanto, não tem como causar flacidez, nem rugas. Quanto aos pequenos vasos capilares dilatados, chamados …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Tratando o bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante a noite ou dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente”, afirma o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética: “Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”.

Alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Como reconhecer a osteoporose?

Álcool e tabagismo podem induzir a perda óssea

Como reconhecer a osteoporose?

A densitometria óssea é o principal exame para detectar precocemente a osteoporose. “Toda mulher com mais de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer esse exame. Adultos com mais de 50 anos que tenham doenças que possam trazer fatores de risco também devem ser avaliados”, comenta o médico endocrinologista Bruno Ferraz de Souza, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP). Raio X de coluna, exames de sangue e urina também complementam o diagnóstico. No geral, a osteoporose não apresenta …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Alongamento, permanente, curvex…

Dicas para valorizar os cílios

Alongamento, permanente, curvex…

Aspecto crucial para um look bonito e harmônico, responsáveis por destacar o efeito da sombra e do delineado, cílios longos, volumosos e curvados garantem a finalização perfeita para a make. Para destacar as novas e diferentes opções de produtos e procedimentos para preenchê-los, o maquiador e visagista Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, no Paraná, preparou uma lista com dicas e possibilidades.

Alongamento ou extensão. Para quem gosta de praticidade e deseja dormir e acordar com cílios grandes e volumosos, …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Crianças com Down têm mais risco de ter estrabismo

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Algumas pessoas apresentam problemas nos músculos que controlam os movimentos oculares e, assim, os olhos podem se desviar para dentro, para fora, para cima e para baixo. A falta de tratamento tende a levar ao estrabismo, um distúrbio que atinge de 2 a 5% das crianças e que muitas vezes afeta a visão de forma irreversível.

O oftalmopediatra Marcela Barreira, especialista em estrabismo, listou alguns dos principais mitos e verdades sobre a enfermidade:

Estrabismo é simplesmente uma questão estética. Mito. Ao contrário do que se possa pensar, o …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Dietas de baixo índice glicêmico

Alimentação balanceada ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1

Dietas de baixo índice glicêmico

Considerando que a alimentação implica diretamente na saúde e aparência da pele, uma pesquisa publicada no Journal of the Nutrition and Dietetics revela que esta relação pode ser ainda mais importante. “O estudo indicou que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ser fundamental na redução do impacto da acne, pois ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1, um mediador do crescimento celular conhecido por ser um fator de risco da acne, já que estimula a síntese de andrógenos e o crescimento de sebócitos, o que, consequentemente, aumenta …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Minúsculo inimigo dos olhos

Pólen: responsável por alergias oftalmológicas

Minúsculo inimigo dos olhos

Até 21 de dezembro, o hemisfério Sul recebe a Primavera, a estação em que são mais comuns os casos de crises alérgicas nos olhos. O grande vilão é o pólen – minúsculos grãos que são produzidos pelas flores e se espalham pelo ar nesta época do ano, causando muita coceira e irritação. O indicado é agir preventivamente e, se o alérgico já sabe do problema, deve procurar seu oftalmologista antes da alergia se manifestar. “A procura por um especialista pode evitar muitos equívocos, como o uso de colírios …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Cirurgia plástica em adolescentes

Fase de grandes transformações, tanto físicas quanto psicológicas, é na adolescência que muitos jovens insistem em fazer cirurgias plásticas para remodelar o corpo de acordo com aquilo que acham ideais. A situação gera muitas dúvidas aos pais, que quase sempre hesitam entre o sim e o não. Existem diferentes tipos e questões para tais cirurgias, como deformidades causadas por algum tipo de problema – como as da face, que podem provocar dificuldades respiratórias ou alimentar. Algumas podem ser mais estéticas, como a rinoplastia, que pode corrigir a aparência …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Aliados da imunidade!

Antioxidantes: blinde-se contra as doenças comuns do inverno

Aliados da imunidade!

Nos meses mais frios do ano criam-se ambientes propícios para atrair resfriados, gripes, infecções e alergias. Para tentar se proteger, ou pelo menos amenizar os efeitos desses problemas que atormentam a nossa vida, alguns alimentos antioxidantes podem ter um efeito bastante poderoso para fortalecer a imunidade e prevenir doenças.

“Eles possuem substâncias capazes de atrasar e inibir a oxidação das reações metabólicas, auxiliando na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo que causam oxidação celular”, explica a nutricionista Karina Nascimento, da Cia. da Consulta, na capital paulista. Segundo …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Bel Col apresenta novidades

Ampolas SOS Bel Col

Bel Col apresenta novidades

Reforçando seu vínculo com os profissionais de beleza e estética do país, a Bel Col Cosméticos participou do Congresso Científico Internacional de Estética e Feira de Estétika, realizado na capital paulista. Além do portfólio, que hoje soma mais de 140 produtos divididos entre as linhas composta por itens profissionais para uso em cabine e home care para cuidados diários, a Bel Col apresentou novidades com alta tecnologia cosmética.

O projeto fitness da Bel Col complementou a linha corporal com as ampolas profissionais SOS Bel Col, que promovem resultados …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Síndrome Text Neck ameaça!

Uso de eletrônicos pode causar danos, como dor cervical por espasmo muscular, dores de cabeça...

Síndrome Text Neck ameaça!

A postura incorreta diante do celular, laptop ou tablet pode causar a Text Neck Syndrome. De acordo com o ortopedista Djalma de Siqueira Junior, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, a síndrome se caracteriza por dores na região cervical e de cabeça, provocadas pela inclinação excessiva do pescoço ao digitarmos ou lermos textos na tela desses eletrônicos.

“Ao usar esses aparelhos a pessoa flexiona a cabeça para olhar para baixo e a projeta para frente da linha dos ombros”, explica o ortopedista: “Isso …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Formas de obter a vitamina D

A Sociedade Americana de Dermatologia recomenda a utilização de roupas e protetores solares durante a exposição solar, fatores que diminuem drasticamente a produção de vitamina D pela pele. Diante da necessidade de proteção contra os raios nocivos, qual seria a melhor forma de obter este nutriente para prevenir e tratar as várias doenças causadas pela falta de vitamina D, como as doenças ósseas?

Segundo a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, o raio solar UVB sempre foi considerado a principal fonte de vitamina D, porém a exposição ao sol de …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Para pacientes com TEA

ABA: reforço positivo fornece formas mais adequadas de interagir

Para pacientes com TEA

Amplamente recomendada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Applied Behavior Analysis, ou ABA na sigla em inglês, é a terapia voltada para autismo com maior número de pesquisas e resultados comprovados. A ABA, traduzida em nosso idioma para Análise do Comportamento Aplicada, utiliza a base de que os comportamentos se mantêm por sua repetição e dessa forma eles são analisados a partir dos seus antecedentes para descobrir quais fatores que o desencadeiam.

Estudos sobre a terapia são realizados desde a década de 70 por Ivaar …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Dieta que se torna vilã

Restrições podem contribuir para o ganho de peso

Dieta que se torna vilã

Independente da dieta restritiva que for adotada, é importante manter uma alimentação balanceada e muita hidratação, não só durante o período de dieta, mas durante todo o ano. Segundo orientam os especialistas, a má alimentação e a falta de hidratação podem trazer problemas para a saúde.

As dietas restritivas são aquelas que reduzem a quantidade de calorias ingeridas, variando de 600 a 800 calorias ao dia. Essas restrições geralmente são feitas à custa da remoção de um ou outro nutriente da dieta diária, como a exclusão dos carboidratos.…

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Dicas para parar de fumar

Pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo, Andrea Sette listou dicas para quem deseja parar de fumar, considerando as dificuldades para se largar o vício. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta, cerca 1,2 bilhão de pessoas, é fumante, dentre os quais 200 milhões são mulheres.

Conheça as dicas da médica Andrea: escolher uma data para a parada e decidir se será imediata ou gradual; após alguns dias sem o cigarro, é comum ganhar peso, podendo chegar até …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

Você!

É importante estar sempre cuidando de si e de sua mente

Você!

Caroline Trevisan

O título pode parecer diferente, mas o assunto é interessante. Quantas vezes você parou para se observar? Analisar o seu comportamento, os resultados que tem obtido, a sua saúde, a sua fé.

Muitas vezes a rotina do trabalho cansa, estressa, desgasta e acaba com a sua energia por completo, dificultando até mesmo o seu dia inteiro.

Depois tem outras responsabilidades: a casa, os filhos, o marido ou a mulher. Como ter pique e disposição para eles depois de tantas emoções acumuladas?

Primeiro, reclame menos e agradeça …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Por que acordamos com mau hálito?

Mesmo após realizar uma higienização completa, com a escovação dos dentes, língua e bochecha, uso do fio dental e do enxaguante bucal, é praticamente inevitável acordar com aquele desagradável mau hálito. Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, o principal motivo está relacionado com a brusca diminuição da salivação que acontece durante o sono: “Esse processo, aliado ao ambiente úmido e com pouca movimentação, causa um aumento considerável da proliferação de bactérias presentes na boca. À medida que elas se alimentam de micropartículas de comida que, inevitavelmente, …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

Rugas precoces e desordens na pele

Fumo causa série de manifestações cutâneas

Rugas precoces e desordens na pele

Além da associação do tabagismo com doenças cardiovasculares, pulmonares e cancerosas, o fumo também causa uma série de manifestações cutâneas, de forma que fumantes aparentam ter anos a mais do que suas idades reais. “O fumo é um dos principais fatores envolvidos no aparecimento precoce de rugas e flacidez, principalmente no caso de fumantes ‘pesados’, aqueles que fumam mais de 40 pacotes ao ano”, afirma o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico da Consulfarma.

Para ele, o tabagismo é associado ao comprometimento da permeabilidade epidermal, ou seja, da primeira …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Erros que devem ser evitados

Contaminação das lentes de contato está ligada aos hábitos de higiene

Erros que devem ser evitados

No Brasil, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas façam uso de lentes de contato. Trata-se de um número que cresce, pois pelo menos metade da população a partir dos 18 anos precisa de correção visual. Daí a urgência de se aprender a usar lentes de contato da forma mais correta possível, já que a contaminação das lentes de contato está diretamente ligada aos hábitos de higiene. As complicações resultantes vão desde simples irritações até infecções oculares graves. Para o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care …

Leia mais