Edição 323Dezembro 2021
Sábado, 22 De Janeiro De 2022
Editorias

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Divulgação

Benefícios da hidromassagem

Pontos sensíveis da fibromialgia

Benefícios da hidromassagem

Doença reumatológica que afeta a musculatura e causa dor, a Síndrome Fibromiálgica é considerada hoje a segunda desordem reumatológica mais frequente, com prevalência de 2,5%, sendo que cerca de 90% de indivíduos afetados são mulheres em idade produtiva (35 a 60 anos). Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. E o tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens. Outro tratamento que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos é o da hidroterapia, incluindo os banhos terapêuticos, como os de hidromassagem.

A rede de franquias Riolax tem recebido demandas de banheiras de hidromassagem com este objetivo. “Muitos pacientes relatam benefícios com a utilização dos banhos, principalmente visando minimizar o desconforto e melhorar a qualidade do sono”, destaca Rodrigo Borges, CEO da Riolax.

Segundo ele, a dor e a falta de sono associadas à fibromialgia podem aumentar ainda mais o estresse piorando os sintomas, por isso o banho quente em uma banheira de hidromassagem pode relaxar os músculos tensos, ajudando inclusive as pessoas a se mover com mais facilidade: “O calor e a humidade podem aumentar a endorfina, hormônio que bloqueia os sinais de dor e ajuda a dormir mais profundamente”.

Os principais sintomas da fibromialgia são dores em várias partes do corpo, sensibilidade ao frio, tristeza, fadiga e tonteiras, entre outros. O tratamento é individualizado.

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Atenção ao risco de trombose

A retomada do turismo requer atenção para o risco de trombose devido ao longo período que se passa sentado no trajeto. Ela ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias das pernas e coxas que bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. “A velocidade do fluxo sanguíneo diminui dentro da veia quando ficamos muito tempo parados. E isso contribui para o surgimento da Trombose Venosa Profunda (TVP)”, explica o cardiologista Ricardo Casalino, diretor Médico da operadora Qsaúde: “O …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

O que é Meibomite?

Lágrima com aspecto de espuma merece atenção

O que é Meibomite?

O olho humano possui estruturas que dependem uma da outra para que a visão funcione perfeitamente. Uma dessas estruturas são as glândulas de Meibômio, que levam esse nome em homenagem ao médico alemão Johann Heinrich Meibom, que as descreveu há séculos. Elas se localizam nas margens internas das pálpebras. “Há cerca de 25 dessas glândulas na pálpebra superior e 20 na inferior”, afirma a oftalmologista Tatiana Nahas, especialista em doenças das pálpebras, chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo: “A principal função dessas …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Consumo errado de carboidrato

Os carboidratos fornecem entre 50 e 60% das calorias que devem ser ingeridas por dia, se constituindo na maior fonte de energia para o organismo. Com alto nível de açúcar e alta absorção pelo corpo, carboidratos devem ser consumidos de forma criteriosa e seguindo a orientação de especialistas, notadamente por pessoas com excesso de peso, doenças cardíacas, diabéticos, para quem tem problemas de insulina ou que apenas para procuram mais qualidade de vida. Os médicos Allison Melo e Elifas Rodrigues, da Clínica Benessere, da capital paulista, listam alimentos …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

Alongamento de unhas em acrigel

Pouco recomendado

Alongamento de unhas em acrigel

Tendência entre mulheres de todas as idades, o alongamento das unhas em acrigel exige cuidados especiais. Para orientar a população a ter beleza e saúde na ponta dos dedos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elaborou um guia que oferece orientações para quem pensa em fazer essa aplicação. O documento, disponível no site da entidade, traz recomendações que cobrem as fases do processo de alongamento, desde antes de fazer o procedimento, passando pela sua manutenção, até a hora da retirada. Os médicos dermatologistas lembram que o uso de …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Andar na ponta dos pés

Pisada pode indicar problema ortopédico

Andar na ponta dos pés

Uma das principais ansiedades de pais e mães, em especial os de primeira viagem, é ver a criança dar os primeiros passos. Durante o desenvolvimento da marcha, é possível que a criança caminhe sem encostar o calcanhar no chão. No entanto, isso tende a se normalizar entre os dois e três anos e, quando não acontece a correção, é necessária a avaliação do médico ortopedista.

São muitos os motivos que podem fazer com que a criança caminhe na ponta dos pés e, segundo Natasha Vogel, ortopedista pediátrica do …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Hormônios x lipedema

O lipedema é causado pelo acúmulo de gordura nos braços, quadris e, principalmente, nas pernas, que provoca dores, problemas de locomoção e uma sensação de peso nesses membros. Hoje, a sociedade sabe um pouco mais sobre este assunto. Mas, quais são os gatilhos para esta doença, que acomete cerca de 10% das mulheres no mundo, segundo dados da Sociedade Espanhola de Medicina Estética (SEME)? E por que só mulheres?

Segundo Fábio Kamamoto, que dirige o Instituto Lipedema Brasil, em São Paulo, a doença depende dos hormônios femininos – …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), na capital paulista, iniciou o Movimento Universitário Circular (MUC), que atuará até dezembro mediante doações e empréstimo de órteses e dispositivos auxiliares. A ideia é facilitar a doação de materiais ortopédicos que poderão contribuir com a comunidade, colaborando também para conscientizar sobre a importância da acessibilidade e sustentabilidade. A iniciativa partiu das alunas Carolina Gonçalves Figueiredo e Eduarda Vianna Madureira do curso de Fisioterapia, sob coordenação da professora Celia Debessa, e é aberto à participação dos estudantes. “O projeto tem em …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Explicando os linfomas

Aumento nos gânglios linfáticos pode indicar a doença

Explicando os linfomas

De forma simplificada, os linfomas podem ser classificados como Hodgkin, mais raro e que afeta em especial jovens entre 15 e 25 anos e, em menor escala, adultos na faixa etária de 50 a 60 anos, ou não-Hodgkin, cujo grupo de risco é composto por pessoas na terceira idade (mais de 60 anos). Para a hematologista Mariana Oliveira, do CPO Oncoclínicas, apesar de não haver prevenção por desconhecimento do que leva ao surgimento da neoplasia, a chave para deter a evolução progressiva do tumor é o conhecimento: “A …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Cuidados no pós-Covid

Fôlego limitado, cansaço que vai e vem ao mínimo esforço, eventuais dores de cabeça, memória teimando em esquecer informações simples são alguns problemas relatados por pacientes que enfrentaram a Covid-19. Um ponto importante a ser observado é a nutrição pós-covid das pessoas infectadas que se trataram em casa (sintomas leves) ou tiveram alta hospitalar (casos mais graves). Para esses casos, a utilização de nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais é essencial. Além da nutrição, outros fatores como a prática de atividade física, noites de sono com qualidade e …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Luiz Carlos Ferraz

Benefícios de morar no litoral

Estudos comprovam que a praia auxilia a saúde

Benefícios de morar no litoral

Pesquisa realizada pela Lello Condomínios mostra que houve um aumento no número de moradores que foram passar o isolamento no litoral ou no interior de São Paulo. Segundo o estudo, 49% dos profissionais que trabalham em condomínios notaram um crescimento no número de moradores que deixaram a capital. Para 52%, também cresceu a quantidade de pessoas que foram para suas segundas casas no litoral.

Segundo a psicóloga clínica e hospitalar Marli Cunha, do Hospital Casa de Saúde Guarujá (HCSG), os benefícios de se morar em uma cidade litorânea …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Dermatite atópica e saúde mental

Sintomas da doença estão associados ao bullying

Dermatite atópica e saúde mental

Além das lesões e marcas aparentes na pele e da coceira excessiva, pacientes de dermatite atópica (DA) enfrentam, em muitos casos, os reflexos da doença também na saúde mental. Entre 11% e 21% das pessoas sofrem com a DA em todo o mundo, sendo que a faixa etária mais acometida é a infância. Considera-se que 60% dos casos iniciam-se no primeiro ano de vida, principalmente entre três e seis meses de idade, e entre 85% a 90% dos casos até os cinco anos de idade.

Os sintomas da …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Alerta ao envelhecimento precoce

Bichectomia: rosto com aparência fina e desigual

Alerta ao envelhecimento precoce

A bichectomia é um procedimento estético que pode afetar a harmonia dos traços do rosto, assim como o emocional dos pacientes de forma negativa. A intervenção, que voltou a estar na moda, requer alto grau de análise prévia já que seu princípio se baseia na retirada permanente da gordura na região da bochecha, a chamada bola de Bichat, com o objetivo de conquistar um rosto mais fino.

O cirurgião plástico Victor Cutait afirma que o resultado final a longo prazo tem altas chances de ser insatisfatório fisicamente, já …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Pacientes podem estar no grupo de risco

Acondroplasia: alerta à Covid

Pacientes podem estar no grupo de risco

Paciente de acondroplasia pode apresentar diminuição na caixa torácica, prejudicando o funcionamento do pulmão e, portanto, integrar grupo de risco para a infecção da Covid-19. A doença é responsável pela maioria dos casos de nanismo, que provoca um desenvolvimento atípico dos ossos devido a mutações no gene FGFR3, responsável pela diminuição da velocidade de crescimento. Segundo o médico geneticista Wagner Baratela, “em casos de doenças que acometem o sistema respiratório, como o coronavírus, é importante tomar um maior cuidado e reforçar o acompanhamento médico, uma vez que alguns …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Divulgação

Nova geração de míopes

Aumento de casos em crianças e adolescentes

Nova geração de míopes

O isolamento social, o uso excessivo de celulares, tablets e computadores e a falta de exposição à luz solar estão entre as principais causas do aumento da miopia em crianças e adolescentes. A constatação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), que mantém campanha permanente sobre a importância do controle da miopia e saúde ocular por meio de entrevistas em seu perfil no Instagram. A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe e dependendo do grau de progressão pode evoluir para …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Divulgação

Cigarro, álcool e o câncer de boca

Combinação de vícios é fator de risco

Cigarro, álcool e o câncer de boca

O tabagismo e o consumo regular de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores para o câncer de boca. O tumor é o quarto mais frequente entre os homens da região Sudeste do país e a maioria dos casos ainda é diagnosticada em estágios avançados, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O oncologista Ramon Andrade de Mello alerta para os perigos do consumo de cigarro e álcool: “Qualquer produto derivado do tabaco aumenta os riscos de desenvolver esse tumor oncológico. Cigarro de palha, narguilé, charuto ou cachimbos …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Divulgação

Tratando as mucopolissacaridoses

#PersigaosSinais: esforço global

Tratando as mucopolissacaridoses

As mucopolissacaridoses, ou MPS, são um grupo de doenças metabólicas que atingem cerca de 1 a cada 22.500 nascidos vivos no mundo. Apesar do nome difícil, a doença pode ser explicada pela má digestão de um tipo de açúcar, chamado mucopolissacarídeo, devido a incapacidade de o organismo produzir as enzimas responsáveis por essa absorção, o que afeta diretamente o funcionamento de todos os órgãos. Por conta das diversas manifestações clínicas, o paciente necessita do cuidado integral e interdisciplinar para que os sinais possam ser reconhecidos e tratados de …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Perda de audição

Tabagismo: além de doenças respiratórias e câncer

Perda de audição

Diretamente ligado a doenças respiratórias, diversos tipos de câncer e patologias cardíacas, o tabagismo pode estar associado à perda de audição. O alerta sobre os danos que o cigarro pode causar ao nariz, garganta e ouvido é feito pelo Hospital Paulista Otorrinolaringologia. Segundo o otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa, a perda auditiva pode ocorrer por conta da diminuição de fluxo sanguíneo na cóclea, órgão localizado na parte interna dos ouvidos e responsável por captar e transmitir os sons ao cérebro.

“O cigarro é composto por uma série de …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Em busca de qualidade no sono

TCC-I: melhorar memória, concentração e atenção

Em busca de qualidade no sono

A Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I) é considerada pelas sociedades médicas e de sono o tratamento padrão-ouro e de primeira escolha para enfrentar o transtorno. Um dos especialistas na TCC-I é o psiquiatra Marcos Abud, que atende pacientes em consultório e conta com canal no Youtube, o Saúde da Mente, por meio do qual promove conscientização e desmistifica os problemas que afetam o equilíbrio emocional.

O tema preocupa parcela considerável da população do país, conforme pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), realizada em 2020, …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Distrofia muscular de Duchenne

Apoio da PTC Therapeutics

Distrofia muscular de Duchenne

Criado em 2016 com o objetivo de levar informação sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD), o site Movimento Duchenne em www.movimentoduchenne.com.br foi reformulado, trazendo conteúdos mais completos e detalhados. A DMD é uma doença neuromuscular genética, rara e degenerativa, que afeta principalmente meninos, e ocorre em uma frequência de um caso a cada 3.500-5.000 recém-nascidos do sexo masculino. Sinais, sintomas e características da doença, cuidado multidisciplinar – incluindo todas as áreas médicas que abordam a doença –, vídeos, depoimentos de pacientes e familiares, além de dicas de …

Leia mais