Edição 292Maio 2019
Sexta, 24 De Maio De 2019
Editorias

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Inimigo da hipertrofia

Tratamento adequado para reverter quadro de perda muscular

Inimigo da hipertrofia

Quando a meta é a hipertrofia ou manutenção da musculatura, existem alguns pontos que, caso façam parte da sua vida, precisam ser tratados. Ao explicar os processos que regulam o tamanho da musculatura – o anabolismo (síntese/produção proteica) e o catabolismo (destruição proteica) –, a médica Márcia Simões Kornin afirma que existem fatores que podem gerar a diminuição muscular.

Entre os mais importantes, ela relaciona a presença de doenças, como obesidade, câncer, diabetes, doença renal dentre outras comorbidades; a desnutrição, resultado de dietas com ingestão desequilibrada de nutrientes, pela baixa ingestão de proteínas, baixa ingestão calórica, má absorção de nutrientes, problemas gastrointestinais; uso de medicamentos; níveis baixos de vitamina D; diminuição da atividade física, por sedentarismo ou situações prolongadas de repouso; e idade, mediante a redução de hormônios circulantes, como hormônio do crescimento e testosterona.

Diretora e membro da equipe médica da Eden Clinic, de Curitiba, Márcia alerta que para reverter esse quadro de perda muscular é preciso tratamento adequado: “É preciso aprender, junto a um profissional, o que é necessário corrigir em sua rotina e organismo para atingir os objetivos que você deseja”. Mais em www.edenclinic.com.br

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Relação entre o corpo e a mente

Fisioterapia psicossomática: modelo biopsicossocial

Relação entre o corpo e a mente

A pessoa que sente dores crônicas pode desenvolver depressão ou vice-versa, e o fisioterapeuta adepto ao modelo biopsicossocial tem um papel fundamental nesse processo, ajudando o paciente a estabelecer a relação entre a mente e o corpo, ou seja, os aspectos emocionais e físicos. O fisioterapeuta Edson Santiago, especialista em Musculoesquelética e pesquisador em dor pela Santa Casa de São Paulo, explica: “Começou-se a observar que muitos pacientes com ansiedade, estresse emocional, depressão, problemas familiares, que sentem dificuldade de interação social, ou os que têm medo de realizar …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Infecção urinária

A infecção urinária também afeta a saúde do homem. O professor do setor de uro-oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, Marcos Tobias Machado, afirma que a infecção urinária é caracterizada pela presença de alguma bactéria ou fungo no trato urinário. Ele esclarece pontos dos sintomas, diagnósticos e tratamentos sobre a doença.

Quais os principais tipos? No homem, os principais sítios de infecção são a uretra, a próstata e o rim.

Existe maior incidência com a idade? Em todas as faixas etárias pode haver o desenvolvimento de infecção …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Silenciosa e perigosa

O monitoramento da saúde e o diagnóstico devem ser realizados com frequência para prevenir o câncer de próstata. Segundo o médico Sebastião Zanforlin, professor do Cetrus, dentre os mais letais, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Cuidados para não agravar o ceratocone

Córnea normal e com ceratocone

Cuidados para não agravar o ceratocone

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. Desses, mais da metade desenvolve alergia nos olhos, importante fator de risco do ceratocone. A doença degenera, afina e deforma a córnea. Por isso, causa 70% dos transplantes no Brasil. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, no interior do estado de São Paulo, o hábito de coçar os olhos é tão perigoso para quem tem ceratocone quanto o uso de lentes mal ajustadas.

Pesquisa realizada por …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Exercício físico combate radicais livres

Além de creme diário para ter uma pele mais saudável, existem outras coisas que influenciam na boa hidratação, viço e luminosidade cutânea. “Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, acrescenta que quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Ejaculação precoce

Mitos e verdades sobre o distúrbio

Ejaculação precoce

Depois da disfunção erétil, a ejaculação precoce está entre os distúrbios mais comuns dos homens. A doença é motivo de preocupação, limitando o tempo de relação e comprometendo a satisfação sexual. Falar abertamente sobre o assunto pode ser complicado e dentro do universo de informações disponíveis fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira. Segundo o médico Emilio Sebe Filho, a convenção médica considera que ejacular após cinco minutos ou mais de estimo é algo comum: “Quando o homem, com frequência, ejacula em menos …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Ruga código de barra

Procedimento atua por baixo da pele

Ruga código de barra

As temidas rugas e linhas de expressão que surgem ao redor da boca (periorais) estão ligadas ao processo natural de envelhecimento e são acentuadas com hábitos como tabagismo e fotoexposição excessiva. Chamadas de “rugas código de barra”, elas exigem tratamentos tecnológicos, como o Smart Lip Line, procedimento minimamente invasivo e exclusivo do LMG Smart Laser, que atua por baixo da pele e traz resultados em uma sessão, com baixo tempo de recuperação e mínimo de desconforto.

“Por meio de um laser de fibra ótica aplicado sob a pele, …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Estereotipias ajudam o autista

A campanha #eSeFosseSeuFilho circula nas redes sociais com a interpretação de atores no papel de pais de autistas que sofrem preconceito, especialmente nos dias em que o filho não está tão bem e se manifesta com gritos e movimentos agitados. Além de sofrer preconceito, a pessoa que apresenta movimentos repetitivos muitas vezes é contida, reprimida. Mas esses hábitos podem ser benéficos para momentos de ansiedade, ajudando o paciente a liberar tensão, organizar informações do ambiente e sentir-se mais calmo.

As estereotipias, como são chamados esses movimentos, se apresentam …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Saúde mental

Site visa entender, conhecer e diferenciar as doenças

Saúde mental

A proposta do site Fale Abertamente, como o nome sugere, é abordar, de maneira clara e objetiva, os sintomas das principais doenças que acometem o sistema nervoso central, como depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade e Alzheimer. Atualizada semanalmente, a plataforma, idealizada pela farmacêutica FQM Farma, foi criada com o propósito de ajudar as pessoas que sofrem com essas doenças e seus familiares que também precisam saber lidar com a situação.

O objetivo é tornar o Fale Abertamente um site de pesquisa, para sanar dúvidas, saber enfrentar preconceitos, encontrar especialistas …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Fazendo xixi na cama

Vale acompanhamento psicológico familiar

Fazendo xixi na cama

A enurese, um transtorno que causa a perda involuntária da urina durante o sono, atinge até 15% das crianças com mais de cinco anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e causa restrições que às vezes não são identificadas pelos pais. Além de um rápido diagnóstico para início imediato do tratamento, o acompanhamento psicológico é muito importante, tanto para a criança quanto para a família.

“As crianças que fazem xixi na cama queixam-se de não poderem dormir na casa de amigos e familiares, e assim …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

FILOFOBIA

Medo de se relacionar com outras pessoas

FILOFOBIA

A filofobia se classifica como um transtorno de ansiedade em que existe medo intenso de uma determinada situação que parece ser ameaçadora, mas não é. Para muitas pessoas que têm medo de se relacionar com outras pessoas a ameaça é semelhante aqueles casos em que a integridade física está em risco. Porém, o que está em jogo mesmo é a integridade psicológica da pessoa. “A pessoa vive com medo de que a ameaça possa acontecer ou vive como se já estivesse sofrendo essa ameaça. É um transtorno de …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Esforço repetitivo

LER costuma acometer pessoas que digitam muito

Esforço repetitivo

Abusar dos movimentos de mãos e braços, seja no trabalho, no esporte ou nos estudos, pode levar à chamada Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecida como LER. Essas lesões podem ser definitivas e deixar sequelas. Um bom exemplo é a síndrome do túnel do carpo. “Este problema é mais comum do que se imagina. Costuma acometer pessoas que digitam muito, pois ocorre uma inflamação no nervo mediano na altura do punho. E devido à posição em flexão do punho e o tempo da digitação, há uma inflamação do …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Depilação facial à cera

Não causa flacidez ou manchas na pele

Depilação facial à cera

A depilação facial à cera é um dos métodos mais eficazes na remoção da pelugem excessiva do rosto feminino. Mitos sobre o assunto levaram algumas adeptas a abandonarem a técnica, acreditando que, além da flacidez gerada pelo puxa-puxa, o procedimento proporciona o aparecimento de manchas escuras na pele e facilita o encravamento dos pelos. Regina Jordão, fundadora do Instituto Pello Menos, desmistifica. “A cera tem ação somente nas camadas superficiais da pele e, portanto, não tem como causar flacidez, nem rugas. Quanto aos pequenos vasos capilares dilatados, chamados …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Tratando o bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante a noite ou dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente”, afirma o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética: “Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”.

Alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Como reconhecer a osteoporose?

Álcool e tabagismo podem induzir a perda óssea

Como reconhecer a osteoporose?

A densitometria óssea é o principal exame para detectar precocemente a osteoporose. “Toda mulher com mais de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer esse exame. Adultos com mais de 50 anos que tenham doenças que possam trazer fatores de risco também devem ser avaliados”, comenta o médico endocrinologista Bruno Ferraz de Souza, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP). Raio X de coluna, exames de sangue e urina também complementam o diagnóstico. No geral, a osteoporose não apresenta …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Alongamento, permanente, curvex…

Dicas para valorizar os cílios

Alongamento, permanente, curvex…

Aspecto crucial para um look bonito e harmônico, responsáveis por destacar o efeito da sombra e do delineado, cílios longos, volumosos e curvados garantem a finalização perfeita para a make. Para destacar as novas e diferentes opções de produtos e procedimentos para preenchê-los, o maquiador e visagista Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, no Paraná, preparou uma lista com dicas e possibilidades.

Alongamento ou extensão. Para quem gosta de praticidade e deseja dormir e acordar com cílios grandes e volumosos, …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Crianças com Down têm mais risco de ter estrabismo

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Algumas pessoas apresentam problemas nos músculos que controlam os movimentos oculares e, assim, os olhos podem se desviar para dentro, para fora, para cima e para baixo. A falta de tratamento tende a levar ao estrabismo, um distúrbio que atinge de 2 a 5% das crianças e que muitas vezes afeta a visão de forma irreversível.

O oftalmopediatra Marcela Barreira, especialista em estrabismo, listou alguns dos principais mitos e verdades sobre a enfermidade:

Estrabismo é simplesmente uma questão estética. Mito. Ao contrário do que se possa pensar, o …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Dietas de baixo índice glicêmico

Alimentação balanceada ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1

Dietas de baixo índice glicêmico

Considerando que a alimentação implica diretamente na saúde e aparência da pele, uma pesquisa publicada no Journal of the Nutrition and Dietetics revela que esta relação pode ser ainda mais importante. “O estudo indicou que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ser fundamental na redução do impacto da acne, pois ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1, um mediador do crescimento celular conhecido por ser um fator de risco da acne, já que estimula a síntese de andrógenos e o crescimento de sebócitos, o que, consequentemente, aumenta …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Minúsculo inimigo dos olhos

Pólen: responsável por alergias oftalmológicas

Minúsculo inimigo dos olhos

Até 21 de dezembro, o hemisfério Sul recebe a Primavera, a estação em que são mais comuns os casos de crises alérgicas nos olhos. O grande vilão é o pólen – minúsculos grãos que são produzidos pelas flores e se espalham pelo ar nesta época do ano, causando muita coceira e irritação. O indicado é agir preventivamente e, se o alérgico já sabe do problema, deve procurar seu oftalmologista antes da alergia se manifestar. “A procura por um especialista pode evitar muitos equívocos, como o uso de colírios …

Leia mais