Edição 289Fevereiro 2019
Quinta, 21 De Março De 2019
Editorias

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Ejaculação precoce

Mitos e verdades sobre o distúrbio

Ejaculação precoce

Depois da disfunção erétil, a ejaculação precoce está entre os distúrbios mais comuns dos homens. A doença é motivo de preocupação, limitando o tempo de relação e comprometendo a satisfação sexual. Falar abertamente sobre o assunto pode ser complicado e dentro do universo de informações disponíveis fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira. Segundo o médico Emilio Sebe Filho, a convenção médica considera que ejacular após cinco minutos ou mais de estimo é algo comum: “Quando o homem, com frequência, ejacula em menos tempo que este, logo em seguida da penetração, ou o mínimo estimulo isto é considerado ejaculação precoce”. Ter dificuldade de controlar a ereção, insatisfação sexual e não saber quando está para ejacular também são outros sintomas da ejaculação precoce. Sebe Filho esclarece os principais mitos e verdades sobre a ejaculação precoce.

Existe tratamento para controlar a ejaculação precoce?

Sim. A ejaculação precoce pode ser controlada com técnicas de psicoterapia, uso de medicamento, entre outras opções. Como a ejaculação precoce pode ser um sintoma secundário, estando associada a outros problemas, somente com exames e uma consulta médica é possível avaliar o quadro do paciente e propor um tratamento adequado.

Usar preservativo contribui para retardar a ejaculação?

Mito. Esse método não é funcional, não soluciona o problema por completo. Mesmo usando algum preservativo que contenha substâncias anestésicas, durante o ato sexual, não faz com que a ejaculação seja retardada.

A frequência da masturbação pode treinar o corpo para chegar ao orgasmo em pouco tempo?

Mito. Na verdade, as técnicas de masturbação usadas por homens, não tem nenhuma relação com a ejaculação precoce. Alguns estudos mostram que indivíduos que sofrem com esse problema se masturbam da mesma forma que outros e que a sensibilidade do pênis é considerada a mesma.

O estresse é um causador de ejaculação precoce?

Sim. Com o estresse, o prazer diminui, os estímulos e a sensibilidade aumentam, propiciando a ejaculação precoce. Fatores psicológicos também podem contribuir, embora em diversos casos esses fatores se tornem isolados, por não serem a única ou principal causa, do problema.

A ingestão de certos alimentos pode causar ejaculação precoce?

Mito. Não existem pesquisas que comprovem que os alimentos podem causar algum tipo de efeito na ejaculação.

Mais em www.lifemen.com.br

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Ruga código de barra

Procedimento atua por baixo da pele

Ruga código de barra

As temidas rugas e linhas de expressão que surgem ao redor da boca (periorais) estão ligadas ao processo natural de envelhecimento e são acentuadas com hábitos como tabagismo e fotoexposição excessiva. Chamadas de “rugas código de barra”, elas exigem tratamentos tecnológicos, como o Smart Lip Line, procedimento minimamente invasivo e exclusivo do LMG Smart Laser, que atua por baixo da pele e traz resultados em uma sessão, com baixo tempo de recuperação e mínimo de desconforto.

“Por meio de um laser de fibra ótica aplicado sob a pele, …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Estereotipias ajudam o autista

A campanha #eSeFosseSeuFilho circula nas redes sociais com a interpretação de atores no papel de pais de autistas que sofrem preconceito, especialmente nos dias em que o filho não está tão bem e se manifesta com gritos e movimentos agitados. Além de sofrer preconceito, a pessoa que apresenta movimentos repetitivos muitas vezes é contida, reprimida. Mas esses hábitos podem ser benéficos para momentos de ansiedade, ajudando o paciente a liberar tensão, organizar informações do ambiente e sentir-se mais calmo.

As estereotipias, como são chamados esses movimentos, se apresentam …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Saúde mental

Site visa entender, conhecer e diferenciar as doenças

Saúde mental

A proposta do site Fale Abertamente, como o nome sugere, é abordar, de maneira clara e objetiva, os sintomas das principais doenças que acometem o sistema nervoso central, como depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade e Alzheimer. Atualizada semanalmente, a plataforma, idealizada pela farmacêutica FQM Farma, foi criada com o propósito de ajudar as pessoas que sofrem com essas doenças e seus familiares que também precisam saber lidar com a situação.

O objetivo é tornar o Fale Abertamente um site de pesquisa, para sanar dúvidas, saber enfrentar preconceitos, encontrar especialistas …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Fazendo xixi na cama

Vale acompanhamento psicológico familiar

Fazendo xixi na cama

A enurese, um transtorno que causa a perda involuntária da urina durante o sono, atinge até 15% das crianças com mais de cinco anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e causa restrições que às vezes não são identificadas pelos pais. Além de um rápido diagnóstico para início imediato do tratamento, o acompanhamento psicológico é muito importante, tanto para a criança quanto para a família.

“As crianças que fazem xixi na cama queixam-se de não poderem dormir na casa de amigos e familiares, e assim …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

FILOFOBIA

Medo de se relacionar com outras pessoas

FILOFOBIA

A filofobia se classifica como um transtorno de ansiedade em que existe medo intenso de uma determinada situação que parece ser ameaçadora, mas não é. Para muitas pessoas que têm medo de se relacionar com outras pessoas a ameaça é semelhante aqueles casos em que a integridade física está em risco. Porém, o que está em jogo mesmo é a integridade psicológica da pessoa. “A pessoa vive com medo de que a ameaça possa acontecer ou vive como se já estivesse sofrendo essa ameaça. É um transtorno de …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Esforço repetitivo

LER costuma acometer pessoas que digitam muito

Esforço repetitivo

Abusar dos movimentos de mãos e braços, seja no trabalho, no esporte ou nos estudos, pode levar à chamada Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecida como LER. Essas lesões podem ser definitivas e deixar sequelas. Um bom exemplo é a síndrome do túnel do carpo. “Este problema é mais comum do que se imagina. Costuma acometer pessoas que digitam muito, pois ocorre uma inflamação no nervo mediano na altura do punho. E devido à posição em flexão do punho e o tempo da digitação, há uma inflamação do …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Depilação facial à cera

Não causa flacidez ou manchas na pele

Depilação facial à cera

A depilação facial à cera é um dos métodos mais eficazes na remoção da pelugem excessiva do rosto feminino. Mitos sobre o assunto levaram algumas adeptas a abandonarem a técnica, acreditando que, além da flacidez gerada pelo puxa-puxa, o procedimento proporciona o aparecimento de manchas escuras na pele e facilita o encravamento dos pelos. Regina Jordão, fundadora do Instituto Pello Menos, desmistifica. “A cera tem ação somente nas camadas superficiais da pele e, portanto, não tem como causar flacidez, nem rugas. Quanto aos pequenos vasos capilares dilatados, chamados …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Tratando o bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante a noite ou dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente”, afirma o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética: “Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”.

Alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Como reconhecer a osteoporose?

Álcool e tabagismo podem induzir a perda óssea

Como reconhecer a osteoporose?

A densitometria óssea é o principal exame para detectar precocemente a osteoporose. “Toda mulher com mais de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer esse exame. Adultos com mais de 50 anos que tenham doenças que possam trazer fatores de risco também devem ser avaliados”, comenta o médico endocrinologista Bruno Ferraz de Souza, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP). Raio X de coluna, exames de sangue e urina também complementam o diagnóstico. No geral, a osteoporose não apresenta …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Alongamento, permanente, curvex…

Dicas para valorizar os cílios

Alongamento, permanente, curvex…

Aspecto crucial para um look bonito e harmônico, responsáveis por destacar o efeito da sombra e do delineado, cílios longos, volumosos e curvados garantem a finalização perfeita para a make. Para destacar as novas e diferentes opções de produtos e procedimentos para preenchê-los, o maquiador e visagista Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, no Paraná, preparou uma lista com dicas e possibilidades.

Alongamento ou extensão. Para quem gosta de praticidade e deseja dormir e acordar com cílios grandes e volumosos, …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Crianças com Down têm mais risco de ter estrabismo

Mitos e verdades sobre o estrabismo

Algumas pessoas apresentam problemas nos músculos que controlam os movimentos oculares e, assim, os olhos podem se desviar para dentro, para fora, para cima e para baixo. A falta de tratamento tende a levar ao estrabismo, um distúrbio que atinge de 2 a 5% das crianças e que muitas vezes afeta a visão de forma irreversível.

O oftalmopediatra Marcela Barreira, especialista em estrabismo, listou alguns dos principais mitos e verdades sobre a enfermidade:

Estrabismo é simplesmente uma questão estética. Mito. Ao contrário do que se possa pensar, o …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Dietas de baixo índice glicêmico

Alimentação balanceada ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1

Dietas de baixo índice glicêmico

Considerando que a alimentação implica diretamente na saúde e aparência da pele, uma pesquisa publicada no Journal of the Nutrition and Dietetics revela que esta relação pode ser ainda mais importante. “O estudo indicou que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ser fundamental na redução do impacto da acne, pois ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1, um mediador do crescimento celular conhecido por ser um fator de risco da acne, já que estimula a síntese de andrógenos e o crescimento de sebócitos, o que, consequentemente, aumenta …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Minúsculo inimigo dos olhos

Pólen: responsável por alergias oftalmológicas

Minúsculo inimigo dos olhos

Até 21 de dezembro, o hemisfério Sul recebe a Primavera, a estação em que são mais comuns os casos de crises alérgicas nos olhos. O grande vilão é o pólen – minúsculos grãos que são produzidos pelas flores e se espalham pelo ar nesta época do ano, causando muita coceira e irritação. O indicado é agir preventivamente e, se o alérgico já sabe do problema, deve procurar seu oftalmologista antes da alergia se manifestar. “A procura por um especialista pode evitar muitos equívocos, como o uso de colírios …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Cirurgia plástica em adolescentes

Fase de grandes transformações, tanto físicas quanto psicológicas, é na adolescência que muitos jovens insistem em fazer cirurgias plásticas para remodelar o corpo de acordo com aquilo que acham ideais. A situação gera muitas dúvidas aos pais, que quase sempre hesitam entre o sim e o não. Existem diferentes tipos e questões para tais cirurgias, como deformidades causadas por algum tipo de problema – como as da face, que podem provocar dificuldades respiratórias ou alimentar. Algumas podem ser mais estéticas, como a rinoplastia, que pode corrigir a aparência …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Aliados da imunidade!

Antioxidantes: blinde-se contra as doenças comuns do inverno

Aliados da imunidade!

Nos meses mais frios do ano criam-se ambientes propícios para atrair resfriados, gripes, infecções e alergias. Para tentar se proteger, ou pelo menos amenizar os efeitos desses problemas que atormentam a nossa vida, alguns alimentos antioxidantes podem ter um efeito bastante poderoso para fortalecer a imunidade e prevenir doenças.

“Eles possuem substâncias capazes de atrasar e inibir a oxidação das reações metabólicas, auxiliando na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo que causam oxidação celular”, explica a nutricionista Karina Nascimento, da Cia. da Consulta, na capital paulista. Segundo …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Bel Col apresenta novidades

Ampolas SOS Bel Col

Bel Col apresenta novidades

Reforçando seu vínculo com os profissionais de beleza e estética do país, a Bel Col Cosméticos participou do Congresso Científico Internacional de Estética e Feira de Estétika, realizado na capital paulista. Além do portfólio, que hoje soma mais de 140 produtos divididos entre as linhas composta por itens profissionais para uso em cabine e home care para cuidados diários, a Bel Col apresentou novidades com alta tecnologia cosmética.

O projeto fitness da Bel Col complementou a linha corporal com as ampolas profissionais SOS Bel Col, que promovem resultados …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Síndrome Text Neck ameaça!

Uso de eletrônicos pode causar danos, como dor cervical por espasmo muscular, dores de cabeça...

Síndrome Text Neck ameaça!

A postura incorreta diante do celular, laptop ou tablet pode causar a Text Neck Syndrome. De acordo com o ortopedista Djalma de Siqueira Junior, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, a síndrome se caracteriza por dores na região cervical e de cabeça, provocadas pela inclinação excessiva do pescoço ao digitarmos ou lermos textos na tela desses eletrônicos.

“Ao usar esses aparelhos a pessoa flexiona a cabeça para olhar para baixo e a projeta para frente da linha dos ombros”, explica o ortopedista: “Isso …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Formas de obter a vitamina D

A Sociedade Americana de Dermatologia recomenda a utilização de roupas e protetores solares durante a exposição solar, fatores que diminuem drasticamente a produção de vitamina D pela pele. Diante da necessidade de proteção contra os raios nocivos, qual seria a melhor forma de obter este nutriente para prevenir e tratar as várias doenças causadas pela falta de vitamina D, como as doenças ósseas?

Segundo a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, o raio solar UVB sempre foi considerado a principal fonte de vitamina D, porém a exposição ao sol de …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Para pacientes com TEA

ABA: reforço positivo fornece formas mais adequadas de interagir

Para pacientes com TEA

Amplamente recomendada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Applied Behavior Analysis, ou ABA na sigla em inglês, é a terapia voltada para autismo com maior número de pesquisas e resultados comprovados. A ABA, traduzida em nosso idioma para Análise do Comportamento Aplicada, utiliza a base de que os comportamentos se mantêm por sua repetição e dessa forma eles são analisados a partir dos seus antecedentes para descobrir quais fatores que o desencadeiam.

Estudos sobre a terapia são realizados desde a década de 70 por Ivaar …

Leia mais