Edição 281Junho 2018
Segunda, 16 De Julho De 2018
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Para pacientes com TEA

ABA: reforço positivo fornece formas mais adequadas de interagir

Para pacientes com TEA

Amplamente recomendada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Applied Behavior Analysis, ou ABA na sigla em inglês, é a terapia voltada para autismo com maior número de pesquisas e resultados comprovados. A ABA, traduzida em nosso idioma para Análise do Comportamento Aplicada, utiliza a base de que os comportamentos se mantêm por sua repetição e dessa forma eles são analisados a partir dos seus antecedentes para descobrir quais fatores que o desencadeiam.

Estudos sobre a terapia são realizados desde a década de 70 por Ivaar Loovas, e indicam que o tratamento intensivo apresenta mais resultados. Segundo Giulianna Kume, psicóloga do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (Cerne), de Curitiba, no Paraná, é possível reduzir e até mesmo extinguir os comportamentos inadequados e aumentar ou inserir novos hábitos: “Nos comportamentos adequados, utiliza-se de reforço positivo para aumentar sua frequência, ou para ensinar uma nova conduta. No processo de inserção de um novo comportamento, vão se reforçando as tentativas que vão se aproximando do objetivo”.

O ABA consiste em uma terapia estruturada que possibilita o aumento do repertório comportamental a partir do reforço positivo, fornecendo formas mais adequadas de interagir. A psicóloga acrescenta que o programa ABA é desenvolvido de acordo com as particularidades e necessidades da criança e envolve tarefas gradativas para melhorar comunicação, interação, socialização e independência. Para que o paciente reproduza esses comportamentos em outros ambientes, os pais, profissionais e escola recebem orientações do que é trabalhado em sessão. “A terapia é indicada para pessoas com TEA, em qualquer idade, mas quanto mais precoce e intensivo for o tratamento, melhores serão os resultados”, afirma Giulianna: “Os estudos têm evoluído e o ABA também tem sido utilizada como uma boa alternativa para outras deficiências que necessitam ampliar o repertório comportamental de maneira estruturada”.

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Dieta que se torna vilã

Restrições podem contribuir para o ganho de peso

Dieta que se torna vilã

Independente da dieta restritiva que for adotada, é importante manter uma alimentação balanceada e muita hidratação, não só durante o período de dieta, mas durante todo o ano. Segundo orientam os especialistas, a má alimentação e a falta de hidratação podem trazer problemas para a saúde.

As dietas restritivas são aquelas que reduzem a quantidade de calorias ingeridas, variando de 600 a 800 calorias ao dia. Essas restrições geralmente são feitas à custa da remoção de um ou outro nutriente da dieta diária, como a exclusão dos carboidratos.…

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Dicas para parar de fumar

Pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo, Andrea Sette listou dicas para quem deseja parar de fumar, considerando as dificuldades para se largar o vício. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta, cerca 1,2 bilhão de pessoas, é fumante, dentre os quais 200 milhões são mulheres.

Conheça as dicas da médica Andrea: escolher uma data para a parada e decidir se será imediata ou gradual; após alguns dias sem o cigarro, é comum ganhar peso, podendo chegar até …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

Você!

É importante estar sempre cuidando de si e de sua mente

Você!

Caroline Trevisan

O título pode parecer diferente, mas o assunto é interessante. Quantas vezes você parou para se observar? Analisar o seu comportamento, os resultados que tem obtido, a sua saúde, a sua fé.

Muitas vezes a rotina do trabalho cansa, estressa, desgasta e acaba com a sua energia por completo, dificultando até mesmo o seu dia inteiro.

Depois tem outras responsabilidades: a casa, os filhos, o marido ou a mulher. Como ter pique e disposição para eles depois de tantas emoções acumuladas?

Primeiro, reclame menos e agradeça …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Por que acordamos com mau hálito?

Mesmo após realizar uma higienização completa, com a escovação dos dentes, língua e bochecha, uso do fio dental e do enxaguante bucal, é praticamente inevitável acordar com aquele desagradável mau hálito. Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, o principal motivo está relacionado com a brusca diminuição da salivação que acontece durante o sono: “Esse processo, aliado ao ambiente úmido e com pouca movimentação, causa um aumento considerável da proliferação de bactérias presentes na boca. À medida que elas se alimentam de micropartículas de comida que, inevitavelmente, …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

Rugas precoces e desordens na pele

Fumo causa série de manifestações cutâneas

Rugas precoces e desordens na pele

Além da associação do tabagismo com doenças cardiovasculares, pulmonares e cancerosas, o fumo também causa uma série de manifestações cutâneas, de forma que fumantes aparentam ter anos a mais do que suas idades reais. “O fumo é um dos principais fatores envolvidos no aparecimento precoce de rugas e flacidez, principalmente no caso de fumantes ‘pesados’, aqueles que fumam mais de 40 pacotes ao ano”, afirma o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico da Consulfarma.

Para ele, o tabagismo é associado ao comprometimento da permeabilidade epidermal, ou seja, da primeira …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Erros que devem ser evitados

Contaminação das lentes de contato está ligada aos hábitos de higiene

Erros que devem ser evitados

No Brasil, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas façam uso de lentes de contato. Trata-se de um número que cresce, pois pelo menos metade da população a partir dos 18 anos precisa de correção visual. Daí a urgência de se aprender a usar lentes de contato da forma mais correta possível, já que a contaminação das lentes de contato está diretamente ligada aos hábitos de higiene. As complicações resultantes vão desde simples irritações até infecções oculares graves. Para o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Auxiliar na recuperação pós-AVC

Neuromodulação combinada com fisioterapia neurológica

Auxiliar na recuperação pós-AVC

A reabilitação de pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) irá depender de fatores como a área atingida e o tamanho da lesão. As sequelas decorrentes desse quadro clínico variam e por isso exigem tratamentos específicos para cada caso. A fisioterapia neurológica associada à neuromodulação é uma das técnicas que vem sendo utilizada na estimulação cerebral de casos pós-AVC. Trata-se de um método não doloroso, com mínimos efeitos colaterais. De acordo com a fisioterapeuta Mariana Carvalho Krueger, sócia do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica, de Curitiba, …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

admin

Aliada na sua qualidade de vida

Aliada na sua qualidade de vida

A pimenta-preta, conhecida no Brasil como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas especiarias utilizadas na culinária de diversos países. Reconhecida por seu sabor e características nutricionais, os componentes presentes na especiaria, como a piperina e a capsaicina, são responsáveis pelo seu potencial terapêutico contra diversas doenças e alterações no organismo. De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, Roberta Cassani, esses nutrientes possuem grande atividade de eliminação de radicais livres, além de facilitar a digestão, ajudar na

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

MICROPIGMENTAÇÃO. Como obter resultado duradouro e positivo

Durabilidade é temporária e vai depender de cada pele e tipo de procedimento

MICROPIGMENTAÇÃO. Como obter resultado duradouro e positivo

Procedimento estético cada vez mais procurado, a micropigmentação é rápida, indolor, segura e proporciona um rosto mais harmonioso. Com ele, também é possível corrigir falhas, cicatrizes e realçar o olhar. Porém, o resultado positivo depende dos cuidados diários após a sua realização.

Segundo o Instituto Brasileiro de Micropigmentação (Ibrape), localizado na capital paulista, os cuidados pós-micropigmentação, o tom da pele, os tratamentos com ácidos e a exposição ao sol podem interferir na durabilidade dos pigmentos. A durabilidade é temporária, vai depender de cada pele e tipo de procedimento, …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

Tratando da dor física

Atenção também aos aspectos emocionais da dor...

Tratando da dor física

Quando se fala de dor crônica, aquela que perdura por mais de três meses, geralmente a vida toda sem cura ou com tratamentos paliativos, como as pessoas que desenvolvem neuropatias diabéticas, artrites e artroses, fibromialgia, entre outras doenças, é comum estabelecer a sua relação com fatores emocionais, visto o impacto nos relacionamentos e funções gerados ao longo dos anos em quem é obrigado a conviver com ela.

Como explica o neurocirurgião especialista em dor pela Associação Médica Brasileira (AMB), Claudio Corrêa, “cada indivíduo pode tolerar e expressar a …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

O perigo da nomofobia

Uso problemático do smarthfone traz consequências físicas e psicológicas

O perigo da nomofobia

Estar desconectado do smartphone parece cada vez mais impossível a um crescente número de pessoas, chegando mesmo a revelar um padrão de dependência. Para a coach familiar, especializada em desenvolvimento humano, Valeria Ribeiro, é importante estar atento para o perigo disfarçado de entretenimento: “Ao acordar é preciso dedicar as primeiras horas do dia exclusivamente para cuidados consigo próprio. Caso note a dependência de smartphone em você ou em seus filhos, procure o psiquiatra de sua confiança”. Apesar das vantagens de se estar conectado com as redes sociais, algumas …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Mais crianças com miopia…

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostram que nos últimos 10 anos o número de crianças que precisa usar óculos de grau passou de 10% para 20%. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, de Campinas, no interior de São Paulo, um mutirão realizado pelo hospital no ano passado mostrou que a miopia, dificuldade de enxergar à distância, é hoje o vício de refração mais frequente na infância. Só para ter ideia, dos 583 participantes que precisavam usar óculos, mais de …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

Benefícios do parto humanizado

Promoção de vínculo familiar entre mãe, pai e bebê

Benefícios do parto humanizado

Embora confundido com um tipo de parto, o parto humanizado é simplesmente conceituado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê”.

Ou seja, deve-se sempre evitar qualquer tipo de procedimento invasivo desnecessário, independente do tipo de parto, seja ele normal, natural ou cesárea. Segundo a ginecologista Monica Resende, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Divulgação

Intolerância à lactose

Lactose: não é possível definir uma dosagem exata de ingestão diária

Intolerância à lactose

A dificuldade em digerir o açúcar existente no leite e seus derivados é uma realidade para muitas pessoas. Segundo a nutricionista Kátia Terumi M. R. Ushiama, o diagnóstico, no entanto, não deve ser sinônimo de desespero. Responsável pelo ambulatório de Nutrição do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, Kátia diz que não é preciso viver para sempre sem lactose: “O tratamento inicial é a retirada total da lactose da dieta para reduzir o desconforto, como gases e inchaço abdominal. Mas, após liberação médica, é possível tentar a …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Cisto no cérebro exige cuidados

Embora comum, a descoberta acidental de um cisto no cérebro exige o acompanhamento de um especialista. O tipo aracnoide é o mais frequente e também pode se desenvolver na medula espinhal. Estima-se de 1 a 1,5% da população irá desenvolver um cisto aracnoide, sendo mais prevalente em homens que em mulheres.

Segundo o neurocirurgião, Iuri Weinmann, de São Paulo, o cisto aracnoide se desenvolve no espaço entre o cérebro e a membrana aracnoide, uma das três membranas (meninges) que revestem o encéfalo e a medula espinhal: “O cisto …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Emagrecimento acessível

O Vigilantes do Peso faz parte de uma organização mundial criada nos Estados Unidos nos anos 60, a Weight Watchers, e evoluiu ao longo dos anos incorporando as mais relevantes pesquisas sobre obesidade, com o objetivo de desenvolver uma proposta de emagrecimento confiável e acessível. Hoje, a organização está em 20 países, incluindo o Brasil, onde chegou há 43 anos. Aqui, o grupo oferece reuniões em 11 estados e no Distrito Federal, além do Programa Online, 100% digital e disponível em todo o Brasil. O grupo propõe …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Boa à fertilidade e à gestação!

Vitamina D pode evitar que a gestante rejeite a implantação do embrião

Boa à fertilidade e à gestação!

A vitamina D, também conhecida como calcitriol, é um hormônio esteroide solúvel em gordura, fundamental para o equilíbrio de diferentes órgãos por controlar mais de 3.000 genes (entre os mais de 20 mil genes existentes no corpo humano) e ter mais de 80 funções no organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo e influenciar o sistema imunológico, a vitamina D mantém o funcionamento do cérebro e fortalece ossos e músculos, prevenindo a osteoporose. Sua ausência pode proporcionar uma série de complicações, tanto à fertilidade como …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Importância da cintilografia

Para checar se há placas de gordura e cálcio entupindo as artérias coronárias

Importância da cintilografia

Considerando que uma em cada três mortes é causada por problemas cardíacos, é cada vez mais comum o pedido do cardiologista para exames de imagem, como a cintilografia. O exame é fundamental para checar se há placas de gordura e cálcio entupindo as artérias coronárias.

Na opinião do médico Lucas Carvalho, especialista em Medicina Nuclear da DI Imagem, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, as pessoas geralmente só ficam sabendo das artérias entupidas depois de sofrerem um infarto: “Por mais eficientes que sejam os exames que …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Divulgação

Riscos da OBESIDADE!

Ela pode induzir a doenças sistêmicas, como o glaucoma

Riscos da OBESIDADE!

Mais da metade dos brasileiros, 53,8%, está acima do peso e 30 milhões são obesos de acordo com uma pesquisa divulgada este ano pelo Ministério da Saúde. Segundo o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, o sobrepeso e a obesidade podem prejudicar a visão, porque predispõem ao glaucoma, considerada a maior causa de cegueira irreversível.

Queiroz Neto explica que em 90% dos casos é o glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. O tratamento é feito …

Leia mais