Edição 297Outubro 2019
Domingo, 17 De Novembro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Probióticos são eficazes

Intestino humano é composto por milhões de bactérias

Probióticos são eficazes

O equilíbrio e a saúde do trato gastrointestinal têm apresentado uma importância sobre o restante do organismo muito maior do que se pode imaginar. As inúmeras bactérias presentes nesta região podem beneficiar ou atrapalhar o andamento natural do organismo. Para manter essa equação positiva, a nutricionista Silvia Ribeiro Messalem, do Hospital Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, aconselha fazer o uso frequente de probióticos e prebióticos.

Segundo a especialista, o intestino humano é composto por milhões de bactérias. Porém, para que se mantenham em equilíbrio é preciso incluir os probióticos na rotina alimentar: “Para que a microbiota intestinal se mantenha saudável e possa trazer muitos benefícios, como a prevenção de doenças, manter fontes de probióticos vindas da alimentação ou dos probióticos industrializados é necessário”.

As vantagens não se restringem só à prevenção de doenças, pois é possível adicionar a melhora da função intestinal, auxílio na digestão e absorção de nutrientes, garantia do equilíbrio da microbiota intestinal, controle do excesso de peso, destacando-se o fortalecimento do sistema imunológico.

A nutricionista acrescenta que o consumo pode ser por meio de iogurtes naturais feitos com kefir, leites fermentados, kombucha e alguns produtos orientais à base de soja. Entretanto, Silvia ressalta que muitos desses alimentos podem conter quantidade alta de açúcar, o que deve ser um alerta, além do que muitos deles para se manterem vivos dependem de temperatura adequada, por serem termosensíveis.

Já incluir os prebióticos (fibras) na alimentação fará com que a microbiota intestinal seja nutrida e mantenha-se em crescimento, pois as fibras serão fermentadas pelas bactérias (probióticos) proliferando as bactérias benéficas ao organismo.

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Sexo e o diabetes não tratado

Atingindo hoje mais de 13 milhões de brasileiros, o diabetes pode causar diversas complicações na saúde e uma delas é a disfunção sexual. Nos homens, pode causar distúrbios na ejaculação, pois, não controlada, acarreta danos às paredes dos vasos sanguíneos que consequentemente afetam a circulação e o fluxo para o pênis. Fatores como o mau controle da doença, tabagismo, pressão alta e colesterol são indicadores de risco.

Nas mulheres, as altas taxas de glicose, lesões nos nervos e até a depressão podem ser fatores que afetam o desempenho …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

Possibilidade de potencializar o diagnóstico precoce

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

O diagnóstico precoce da esclerose múltipla é o maior aliado do paciente, já que com o tratamento, a evolução da doença pode ser controlada, garantindo uma vida social mais ativa. Segundo dados da National Multiple Sclerosis Society, dos Estados Unidos, que estuda e difunde pesquisas sobre a doença, mais da metade das pessoas com a esclerose múltipla poderão desenvolver problemas com a cognição, que diz respeito a uma gama de funções cerebrais de alto nível. A neurocientista e neuropsicóloga Carina Spedo afirma: “Combinando a clínica, exames de …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Grãos integrais

Muitos benefícios à saúde

Grãos integrais

Teste com grãos integrais com o objetivo de verificar se elas estão próprias para o consumo foi realizado pela Proteste, Associação de Consumidores. O objetivo foi avaliar se os grãos estavam livres de corpos estranhos, como ácaros, pelos de roedor e insetos. Para realizar a análise, foi levada em conta a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) RDC n° 14, que estabelece os requisitos mínimos para a constatação de matérias estranhas visíveis (macroscópicas) ou não visíveis (microscópicas) a olho nu em alimentos e bebidas, assim como …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Traumas e lembranças

Aviofobia: medo de estar nas alturas...

Traumas e lembranças

O avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, mas três em cada quatro brasileiros ainda têm medo de voar. A aviofobia pode estar relacionada a um trauma específico, ao medo de estar nas alturas ou ligada ao medo de morrer, ou até mesmo pelo indivíduo sofrer um trauma vicariante (a partir de relatos de outras pessoas ou por ter vivenciado a situação de perto).

Para controlar as emoções causadas pela aviofobia, como ansiedade, estresse, taquicardia, crises de pânico e até desmaios, resultados eficazes …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Aplicativos auxiliam a inclusão

Daniela Sniadower e Gerardo Wisosky, pais de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fundaram a Apdif Aprendizagem Diferente. O projeto cria aplicativos para aumentar a autoestima e a independência, principalmente dos autistas, mas também pode ser utilizado por todas as pessoas com alguma dificuldade para se comunicar, executar, organizar, aprender, entre outras.

“As necessidades das pessoas com deficiência intelectual não são levadas em conta na sociedade e isso leva a um maior isolamento”, afirma Daniela: “A falta de ferramentas inclusivas nos motivou a desenvolver esse projeto. …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Metabolismo influencia no ganho de peso?

É comum que as questões de ganho e perda de peso sejam associadas ao ritmo do metabolismo e à genética. De acordo com a endocrinologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, Tenille Battistella Rodrigues, a interferência existe, mas não impede bons resultados na conquista de objetivos com a balança.

Com incumbência de reger o funcionamento do organismo, o metabolismo é responsável pela produção de substâncias do corpo e liberação de energia. A médica explica que essas atividades são definidas como anabolismo e catabolismo, respectivamente. Neste contexto, está …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Infertilidade

Fertilidade feminina tem uma relação direta com a idade

Infertilidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de oito milhões de pessoas sofrem com a infertilidade no Brasil e mais de 50 milhões em todo o mundo. As técnicas de reprodução humana têm sido aliadas dos casais que, cada vez mais, contam com o auxílio de procedimentos, como o congelamento de óvulos, Fertilização in Vitro e inseminação artificial. Em 2017, mais de 36 mil ciclos de FIV foram realizados no Brasil e mais de 78 mil embriões congelados, um aumento de 17% em relação ao ano …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Cuidados com os pés no Inverno

Ambiente perfeito para micoses e unhas encravadas

Cuidados com os pés no Inverno

Durante a estação mais fria do ano é comum existir um descuido maior com os pés, que deixam de ser exibidos e passam a maior parte do tempo cobertos. Essa condição cria o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, que causam as temíveis frieiras e micoses, além do também ressecamento típico do período. Segundo a podóloga Cristina Lopes, da rede Doctor Feet, é essencial existir uma rotina de cuidados diários nessa época para evitar essas patologias. Ela listou dicas para evitar qualquer contratempo.

Sapatos confortáveis.

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Foto pode detectar tumor ocular

Referência no tratamento do retinoblastoma, a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca) promove o diagnóstico precoce da doença desde 2001 quando lançou a campanha “Fotografe seu filho com flash”. Retinoblastoma é um tumor maligno comum na infância, que se desenvolve na retina. A campanha alerta a população que uma simples foto pode detectar o retinoblastoma, já que o olho afetado aparece com uma mancha branca, semelhante ao do olho do gato, reflexo do próprio tumor. Se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Inimigo da hipertrofia

Tratamento adequado para reverter quadro de perda muscular

Inimigo da hipertrofia

Quando a meta é a hipertrofia ou manutenção da musculatura, existem alguns pontos que, caso façam parte da sua vida, precisam ser tratados. Ao explicar os processos que regulam o tamanho da musculatura – o anabolismo (síntese/produção proteica) e o catabolismo (destruição proteica) –, a médica Márcia Simões Kornin afirma que existem fatores que podem gerar a diminuição muscular.

Entre os mais importantes, ela relaciona a presença de doenças, como obesidade, câncer, diabetes, doença renal dentre outras comorbidades; a desnutrição, resultado de dietas com ingestão desequilibrada de nutrientes, …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Relação entre o corpo e a mente

Fisioterapia psicossomática: modelo biopsicossocial

Relação entre o corpo e a mente

A pessoa que sente dores crônicas pode desenvolver depressão ou vice-versa, e o fisioterapeuta adepto ao modelo biopsicossocial tem um papel fundamental nesse processo, ajudando o paciente a estabelecer a relação entre a mente e o corpo, ou seja, os aspectos emocionais e físicos. O fisioterapeuta Edson Santiago, especialista em Musculoesquelética e pesquisador em dor pela Santa Casa de São Paulo, explica: “Começou-se a observar que muitos pacientes com ansiedade, estresse emocional, depressão, problemas familiares, que sentem dificuldade de interação social, ou os que têm medo de realizar …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Infecção urinária

A infecção urinária também afeta a saúde do homem. O professor do setor de uro-oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, Marcos Tobias Machado, afirma que a infecção urinária é caracterizada pela presença de alguma bactéria ou fungo no trato urinário. Ele esclarece pontos dos sintomas, diagnósticos e tratamentos sobre a doença.

Quais os principais tipos? No homem, os principais sítios de infecção são a uretra, a próstata e o rim.

Existe maior incidência com a idade? Em todas as faixas etárias pode haver o desenvolvimento de infecção …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Silenciosa e perigosa

O monitoramento da saúde e o diagnóstico devem ser realizados com frequência para prevenir o câncer de próstata. Segundo o médico Sebastião Zanforlin, professor do Cetrus, dentre os mais letais, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Cuidados para não agravar o ceratocone

Córnea normal e com ceratocone

Cuidados para não agravar o ceratocone

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. Desses, mais da metade desenvolve alergia nos olhos, importante fator de risco do ceratocone. A doença degenera, afina e deforma a córnea. Por isso, causa 70% dos transplantes no Brasil. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, no interior do estado de São Paulo, o hábito de coçar os olhos é tão perigoso para quem tem ceratocone quanto o uso de lentes mal ajustadas.

Pesquisa realizada por …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Exercício físico combate radicais livres

Além de creme diário para ter uma pele mais saudável, existem outras coisas que influenciam na boa hidratação, viço e luminosidade cutânea. “Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, acrescenta que quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Ejaculação precoce

Mitos e verdades sobre o distúrbio

Ejaculação precoce

Depois da disfunção erétil, a ejaculação precoce está entre os distúrbios mais comuns dos homens. A doença é motivo de preocupação, limitando o tempo de relação e comprometendo a satisfação sexual. Falar abertamente sobre o assunto pode ser complicado e dentro do universo de informações disponíveis fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira. Segundo o médico Emilio Sebe Filho, a convenção médica considera que ejacular após cinco minutos ou mais de estimo é algo comum: “Quando o homem, com frequência, ejacula em menos …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Ruga código de barra

Procedimento atua por baixo da pele

Ruga código de barra

As temidas rugas e linhas de expressão que surgem ao redor da boca (periorais) estão ligadas ao processo natural de envelhecimento e são acentuadas com hábitos como tabagismo e fotoexposição excessiva. Chamadas de “rugas código de barra”, elas exigem tratamentos tecnológicos, como o Smart Lip Line, procedimento minimamente invasivo e exclusivo do LMG Smart Laser, que atua por baixo da pele e traz resultados em uma sessão, com baixo tempo de recuperação e mínimo de desconforto.

“Por meio de um laser de fibra ótica aplicado sob a pele, …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Estereotipias ajudam o autista

A campanha #eSeFosseSeuFilho circula nas redes sociais com a interpretação de atores no papel de pais de autistas que sofrem preconceito, especialmente nos dias em que o filho não está tão bem e se manifesta com gritos e movimentos agitados. Além de sofrer preconceito, a pessoa que apresenta movimentos repetitivos muitas vezes é contida, reprimida. Mas esses hábitos podem ser benéficos para momentos de ansiedade, ajudando o paciente a liberar tensão, organizar informações do ambiente e sentir-se mais calmo.

As estereotipias, como são chamados esses movimentos, se apresentam …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Saúde mental

Site visa entender, conhecer e diferenciar as doenças

Saúde mental

A proposta do site Fale Abertamente, como o nome sugere, é abordar, de maneira clara e objetiva, os sintomas das principais doenças que acometem o sistema nervoso central, como depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade e Alzheimer. Atualizada semanalmente, a plataforma, idealizada pela farmacêutica FQM Farma, foi criada com o propósito de ajudar as pessoas que sofrem com essas doenças e seus familiares que também precisam saber lidar com a situação.

O objetivo é tornar o Fale Abertamente um site de pesquisa, para sanar dúvidas, saber enfrentar preconceitos, encontrar especialistas …

Leia mais