Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

EDIÇÃO Nº não informado

Fotos Sandra Netto

Novas instalações na Associação Equoterapia

Presidente Graça, parceiro Aldo Lombardi e Andressa Tau, do Grupo Mendes

Novas instalações na Associação Equoterapia

A Associação Equoterapia de Santos entregou novas instalações na sede da Avenida Francisco Manoel, Bairro Jabaquara, em cerimônia que contou com a presença da presidente e da coordenadora técnica social da instituição, respectivamente, Graça Silva e Cláudia Conde, autoridades, convidados e representantes do Grupo Mendes, responsável pela doação que viabilizou as melhorias.

Graça agradeceu a generosidade do Grupo Mendes, salientando que as melhorias proporcionarão mais segurança, mobilidade, conforto e praticidade aos usuários das instalações da instituição, com ambientes renovados para acolher com alegria as nossas crianças, adolescentes e familiares.

Com os recursos doados, as obras foram executadas com a parceria da Alfa Engenharia, dirigida por Aldo Lombardi. Entre as melhorias, a coordenadora Cláudia destacou a nova rampa de montaria, que facilita o acesso das crianças, adolescentes e cadeirantes; a renovação completa dos banheiros, que foram equipados com trocadores acessíveis; e a ampla reforma da sala de espera, que ficou mais espaçosa, equipada com ar condicionado e aparelho de TV, proporcionando um ambiente acolhedor.

Cláudia destacou que a Associação Equoterapia de Santos oferece suporte familiar, auxílio psicológico e assistencial para aproximadamente 230 crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 18 anos, mediante a utilização da Equoterapia na reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Renovação e acessibilidade nos banheiros

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

Além da oscilação de humor

Transtorno bipolar é grave

Além da oscilação de humor

O psiquiatra Ariel Lipman, diretor da SIG – Residência Terapêutica, alerta que o transtorno bipolar é uma psicopatologia grave, que diminui consideravelmente a qualidade de vida do paciente e vai muito além de mudar repentinamente de humor e “virar a chave” da alegria para a tristeza. “Sintomas como irritabilidade, insônia, impulsividade e hiperatividade também são bastante comuns nos pacientes com esse tipo de transtorno”, diz Lipman: “A euforia é comum nas pessoas que apresentam quadro de bipolaridade e, mais do que isso, elas podem tornar-se mais desinibidas e …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

Tendências da indústria de beleza

Produtos com multibenefícios

Tendências da indústria de beleza

Produtos com melhor equilíbrio entre performance e benefícios fazem cada vez mais parte do gosto dos consumidores, apurou a Circana, ao apontar que o mercado de produtos multibenefícios permanece em alta no Brasil e em diversos países. Dados da empresa, levantados no Brasil, Argentina, Chile, México e Peru indicam que seis dos 10 principais lançamentos do mercado em 2023 foram produtos multifuncionais.

“As bases com benefícios e ingredientes para cuidados com a pele, com acabamento leve e luminoso, por exemplo, estão crescendo, impulsionadas pelas tendências atuais de maquiagem”, …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

Tratamentos alternativos gratuitos

Liriar: saúde e bem-estar

Tratamentos alternativos gratuitos

Instituto Lírios, especializado em tratamentos alternativos e holísticos voltados para saúde e bem-estar, realiza o Projeto Liriar. A ação acontece toda terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 19 horas, na sede Rua Fúlvio Morganti, 591, Mandaqui, zona Norte da capital paulista, com atendimento por ordem de chegada. Para participar, é preciso levar de 1 quilo de alimento não perecível em cada sessão, que será destinado à Associação Projeto Ajuda às Famílias.

O objetivo do programa é facilitar o acesso do público às mais diversas práticas terapêuticas …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Sobre a fisioterapia pélvica

A fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica Marisa Marin explica que a fisioterapia pélvica, como o próprio nome diz, tem o foco no assoalho pélvico. Ao comentar dúvidas sobre o assunto e a recomendação de que o tratamento é só para quem visa parto normal, ela esclarece: “A fisioterapia pélvica tem um cuidado com o assoalho pélvico, que engloba a parte urinária, fecal e sexual. Entende-se que o processo de gestação já pode causar diversas alterações e disfunções nessa região, independente da via de parto. Mulheres podem apresentar escapes de …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Fotos Divulgação

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

Ilha dos Arvoredos: no mapa mundial do Turismo Sustentável

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

A Ilha dos Arvoredos, em frente à Praia de Pernambuco, em Guarujá, conquistou o selo ambiental internacional Green Key, que desde 1994 tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O programa é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para apresentar a novidade ao trade turístico, representantes do projeto da Ilha dos Arvoredos estiveram na sede do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) – …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Divulgação

Terapia pode reduzir o transplante de córnea

Tratamento é capaz de recuperar as chamadas células endoteliais

Terapia pode reduzir o transplante de córnea

Descoberta de pesquisadores do departamento de Oftalmologia da faculdade de Medicina de Harvard, publicada no The American Journal of Pathology, revela que a administração de um neuropeptídeo, hormônio estimulador a-melanócitos (a-MSH), pode reduzir o transplante de córnea. Isso porque o a-MSH limita a morte das células que formam o endotélio, camada interna da córnea que é irrecuperável, previne o edema e a opacidade da córnea. Os pesquisadores afirmam que o estudo evidencia o potencial terapêutico deste hormônio para uma ampla gama de doenças oculares genéticas, entre outros distúrbios …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Acne em diferentes fases da vida

A acne é uma das doenças de pele mais comuns e a que mais leva pacientes aos consultórios dermatológicos, afetando 56% dos brasileiros. Em relação à gravidade, ela pode ser classificada em graus: 1, aquela mais leve; 2, onde se observam os comedões, que são os cravos tanto aberto quanto fechados e algumas espinhas; 3, onde se encontram os cravos e espinhas, mas também lesões mais profundas, inflamadas e nodulares; e 4, a mais grave, que inclui todos os tipos anteriores, mas também as formações de cistos, que …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Fatores de risco ao câncer de pele

Prevenção é a melhor forma de lidar com a doença

Fatores de risco ao câncer de pele

Devido à alta incidência solar pela localização tropical, o tumor do tipo não-melanoma é o mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Acontece que 3% dos tumores de pele são do tipo melanoma, mais raro e agressivo, que pode causar metástase e até a morte. Para se proteger desse tipo de câncer, além de fazer avaliação anual das pintas com um dermatologista, recomenda-se uso de protetor solar adequado ao tipo de pele e não se …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Para cabelos crespos e cacheados

Cuidados no Verão

Para cabelos crespos e cacheados

A combinação de sol, água do mar e piscina é inevitável no Verão e requer atenção redobrada – não só com a pele, mas especialmente com os cabelos. Para manter as madeixas saudáveis, o hair stylist Juninho Loes, especialista em crespos e cacheados, dá dicas de cuidados antes e depois dos mergulhos refrescantes.

Os cabelos cacheados e crespos geralmente são mais ressecados e, com os compostos presentes na água (como sal e cloro), os fios tendem a ficar mais frágeis e porosos. Já o sol pode prejudicar a …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Terapia em pontos nas orelhas

Assim como a acupuntura, a auriculoterapia tem como objetivo equilibrar as funções do organismo, estimulando o fluxo de energia ativando os chamados pontos reflexos com aplicações de agulhas, sementes ou fixando pequenas pastilhas de silício – que segundo a acupunturista Roselaine Oliveira substituem com vantagem as sementes. Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as orelhas são uma espécie de micromapa do organismo, em que cada região anatômica representa uma parte do corpo humano.…

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Divulgação

Prevenindo a obesidade infantil

Evite recompensar a criança com bolachas ou doces açucarados

Prevenindo a obesidade infantil

Para facilitar a mudança de comportamento na rotina alimentar da família, a Jasmine Alimentos apresenta dicas práticas para prevenir a obesidade. Afinal, segundo o Atlas Mundial da Obesidade de 2023, lançado pela Federação Mundial da Obesidade, o número de crianças com a doença pode mais que dobrar até 2035. E no Brasil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde apontam que 12,9% das crianças de 5 a 9 anos já são obesas, da mesma forma que 7% dos adolescentes de 12 a 17 anos no …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Divulgação

Para crianças com autismo

Tratamento individualizado

Para crianças com autismo

Referência em cuidados de saúde, a Versania inaugurou no país a Versania Cuidado Infantil, dedicada ao atendimento de crianças neuroatípicas de 0 a 12 anos, em especial as que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). A unidade está instalada no Shopping Trimais Places, na zona Norte da capital paulista, e oferece tratamento individualizado, mediante técnicas, protocolos e ciências de última geração utilizados em vários países, como as terapias ABA (Applied Behavior Analysis), IS (Integração Sensorial), PECs (Picture Exchange Communication System) e Prompt (Prompts for Restructuring Oral Muscular …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Contra ansiedade e depressão

Além da saúde física, refeições balanceadas e nutritivas também têm impacto positivo na saúde mental, afirma a nutricionista Camila Correa Dornelles, para quem essa relação está ligada à produção de neurotransmissores relacionados às emoções. Estudo publicado no Journal of Affective Disorders associou a ingestão em excesso de alimentos ultraprocessados como fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade.…

Leia mais

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Fotos Divulgação

Beleza com tecnologia

Pró Estética: momentos especiais na busca pela beleza e bem-estar

Beleza com tecnologia

A Pró Estética iniciou atividades em Santos com a inauguração de sua 12ª clínica, em setembro, na Rua Oswaldo Cruz, 408, Boqueirão. Com foco principal na estética facial e corporal, a Pró Estética oferece tratamentos injetáveis, botox, preenchimentos, fios de sustentação, peelings, microagulhamento, carboxiterapia, intradermoterapia corporal e facial, intramuscular, procedimento estético injetável para microvasos, toxina botulínica, design de sobrancelhas e extensão de cílios.

“Juntos, compartilhamos a visão de promover a autoestima e a confiança por meio de tratamentos estéticos de alta qualidade, entregando resultados”, afirma a diretora Giovanna …

Leia mais

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Será que meu filho tem estrabismo?

Seu filho fecha um dos olhos quando está no sol? Gira a cabeça para enxergar melhor? Apresenta visão dupla ou dificuldade para ler? Esses podem ser alguns dos comportamentos que demonstram a possibilidade de estrabismo. Além desses, a criança pode também sentir dor de cabeça, dificuldade para lacrimejar ou dor nos olhos. E, um alerta: criança com estrabismo pode simplesmente não apresentar sintoma nenhum, além do desalinhamento do olhar.

É o que explica a oftalmologista Claudia Faria, especialista em estrabismo do Hospital Albert Einstein: “O estrabismo é a …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Divulgação

Versões diferentes para mal semelhante

Vapes: falsa promessa de possuir menos toxicas

Versões diferentes para mal semelhante

Cigarro convencional, eletrônico, “paiero”, narguilé…, a indústria do tabaco é ativa na releitura para o vício que traz malefícios em todas as suas roupagens. Pelo menos 40% dos óbitos por doenças em todo o mundo estão relacionados ao tabagismo. “Se olhar especificamente para o câncer, o tabaco é o agente causal mais importante”, afirma André Moraes, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas: “O produto está associado a uma série de tumores, não só de pulmão, mas do trato aéreo digestivo alto, pâncreas, rim, colo de útero em …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Divulgação

Desafio contínuo

Disparidade em relação à idade de crianças e adolescentes

Desafio contínuo

A adoção de crianças mais velhas e adolescentes, rotulada como adoção tardia, ainda é um tema desafiador, que revela preconceitos e necessidades que clamam por atenção, especialmente no Brasil, onde cerca de 5.000 crianças e adolescentes estão atualmente em situação de acolhimento institucional ou familiar. Há, no entanto, uma significativa disparidade em relação à faixa etária dos candidatos, considerando que mais de 77% são de crianças acima de oito anos de idade e adolescentes, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), coordenado …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Divulgação

Alerta ao terapeuta antiético

Denúncia ao Conselho Regional

Alerta ao terapeuta antiético

Conexa identificou aumento de 35,4% nos atendimentos de telepsicologia na plataforma da healthtech no primeiro semestre do ano em relação a igual período de 2022. Foram 989.459 de janeiro a junho deste ano, em face a 730.040 nos primeiros seis meses de 2022. Segundo a psicóloga Monica Machado, muitas pessoas enfrentam os estragos que a pandemia gerou na saúde mental. Ela alerta para condutas irregulares do psicólogo: ultrapassa o limite da relação paciente/pessoa, atende casos que não são de sua especialidade, não responde às perguntas, fala muito sobre …

Leia mais

Publicado na Edição 343 Agosto 2023

Divulgação

Deixar o trabalho para cuidar dos filhos

É crescente a vontade dos pais de serem mais presentes

Deixar o trabalho para cuidar dos filhos

Cerca de 37% de pais já consideraram deixar o trabalho para cuidar dos seus filhos, contra 63% de mães; mais de 32% dos pais e 60% das mães dizem sofrer ou ter sofrido preconceitos ou retaliações no trabalho ou em processos seletivos, pelo fato de terem filhos. Esses são alguns resultados do estudo “Bem-Estar Parental nas Empresas”, desenvolvido pela Filhos no Currículo e Infojobs. O levantamento entrevistou 1.993 pessoas, entre lideranças, profissionais de recursos humanos, mães e pais, entre maio e junho passado, e mapeou os desafios da …

Leia mais