Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 349 Fevereiro 2024

Edição 349 Fevereiro 2024

→ Visualizar versão impressa em PDF

Pessoa idosa

Luiz Carlos Ferraz

Ainda que reduzida à sua relatividade, a certeza de que simplesmente nascemos, vivemos, morremos e poderemos renascer, faz com que após os 50 anos (ou um pouco mais, aos 60, idade a partir da qual há proteção legal estabelecida no Estatuto da Pessoa Idosa) sejam iniciados movimentos estratégicos sobre como se poderá tornar melhores os últimos dias, as últimas semanas… – apesar de que, normalmente, é imperioso reconhecer que o suspiro derradeiro independa da vontade da própria pessoa! Esta síntese, sendo aceita como verdade absoluta,

Leia mais

Importância do investimento estrangeiro no Brasil

Importância do investimento estrangeiro no Brasil

Alberto Murray Neto

O investimento estrangeiro desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do Brasil, gerando empregos e aumento da arrecadação tributária, fatores essenciais para o crescimento sustentável.

Ao atrair capital externo, o país fortalece sua infraestrutura, estimula a inovação e aumenta a competitividade das empresas locais. Além disso, o investimento estrangeiro traz consigo expertise e tecnologia, promovendo a transferência de conhecimento e impulsionando setores-chave da economia.

Com mais investimentos estrangeiros, o Brasil pode diversificar sua base econômica, reduzir vulnerabilidades e aumentar sua resiliência no enfrentamento …

Leia mais

Trabalhadores querem reparação coletiva de direitos

Trabalhadores querem reparação coletiva de direitos

Trabalhadores da Companhia Docas de Santos, cujo nome mudou para Codesp e hoje é a chamada Autoridade Portuária de Santos, e familiares de vítimas de violações aos direitos humanos, ocorridas ao longo da ditadura militar, assinaram carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva – em visita ao porto santista – para que seja efetivamente realizada a reparação coletiva de direitos. O documento foi encaminhado por Nobel Soares de Oliveira, dirigente da greve dos portuários de Santos, em 1980, e Antonio Fernandes Neto, coautor da representação ao Ministério …

Leia mais

Elemento de conexão

Elemento de conexão

A tendência da biofilia na arquitetura de interiores traz um apelo estético e também promove ambientes mais saudáveis e sustentáveis, alinhados com a consciência ambiental e o desejo crescente de trazer a natureza para dentro da casa. Adotando a proposta na cozinha, a Celmar apresenta soluções que agregam beleza, funcionalidade e acomodam o verde, que funciona como adorno e alimento, valorizando o conceito de “amor às coisas vivas”.

Introduzir plantas e ervas na cozinha não apenas melhora a qualidade do ar, como adiciona elementos visuais e aromáticos ao …

Leia mais

Décor dinâmico e singular

Décor dinâmico e singular

Roca Cerámica e Incepa apresentam coleções de revestimentos 3D para paredes, com padrões, relevos, profundidades e texturas que entregam um toque moderno e diferenciado aos projetos de arquitetura de interiores. “Nossos revestimentos 3D podem ser usados em áreas internas ou externas, conforme as orientações de cada linha, unindo design e toda a praticidade de um revestimento cerâmico”, afirma Christie Schulka, marketing manager da empresa.

A partir do movimento das correntes circulares da água, a série Íris, da Roca, tem o formato criativo de três peças conectadas, fazendo com …

Leia mais

Itens tornam cozinha mais prática

Itens tornam cozinha mais prática

Apostando numa cozinha prática, a Hydra desenvolveu itens que reúnem diferentes funções e contribuem para simplificar e dar mais agilidade às atividades diárias. O purificador com torneira Puravitta, por exemplo, reúne dois produtos em uma única peça, dispensando a necessidade de ponto extra de água ou mesmo um filtro que poderia comprometer o espaço da bancada. O produto oferece uma água mais saudável com a tecnologia Carbon Block, que elimina mais de 75% do cloro, além de remover impurezas, mantendo apenas o flúor necessário e os sais minerais. …

Leia mais

Tecnologia em fechadura digital

Tecnologia em fechadura digital

A fechadura digital YMC 420, da Yale, combina recursos que a transformam em aliado da segurança, conforto e design, com cinco opções de abertura: biometria, senha, cartão, chave de segurança, por aplicativo ou até pela Alexa. “A linha YMC 420W proporciona tecnologia alinhada ao design e para atender a alta demanda que surgiu por novos acabamentos, a Yale desenvolveu o modelo totalmente preto, voltado à tendência da arquitetura que utiliza metais e louças no acabamento preto fosco e o modelo branco e cromado, pensado para atender projetos que …

Leia mais

IA na compra de materiais

IA na compra de materiais

A EuConstruindo, do Grupo Prospecta Obras, lançou IA destinada a auxiliar quem está construindo ou reformando a encontrar os melhores orçamentos nos materiais necessários e economizar. “Diferentemente de outros setores, na construção civil é mais difícil encontrar produtos para obras on-line sem gastar tanto”, afirma Wanderson Leite, fundador do grupo: “Além disso, o tempo para conseguir falar com as empresas do setor e obter informações sobre seus itens costuma ser demorado, o que gera reclamações e, inevitavelmente, empecilhos em avançar com o projeto”.

A solução para este cenário …

Leia mais

Vedacit conquista certificação

Vedacit conquista certificação

A Vedacit comemora a recertificação como Top Employer no Brasil em 2024. O selo é outorgado pelo Top Employers Institute, que faz avaliação criteriosa dos processos, com auditorias externas e internas, para determinar e quantificar a qualidade das práticas de Recursos Humanos das empresas a nível global.

“Sermos reconhecidos como Top Employer é motivo de grande satisfação e indica que estamos no caminho certo, desenvolvendo práticas que fortalecem nossa equipe para conduzir iniciativas com proatividade e com olhar para os nossos profissionais em todos os aspectos”, afirma Herika …

Leia mais

Alerta para situações de risco

Alerta para situações de risco

A Trackfy Tecnologia desenvolveu solução para aprimorar as condições de segurança em canteiros de obras e plantas industriais. Trata-se de dispositivo que pode ficar acoplado em capacete ou em crachá e emite, em tempo real, dados e informações para plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos.

O CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, explica que a segurança é aprimorada porque os gestores de canteiros de obras e de plantas industriais acompanham a presença de suas equipes de …

Leia mais

Programa incentivará moradias na área central de Santos

Santos prepara o lançamento do programa “Casa Santista”, um subsídio pessoal e intransferível para incentivar a produção de empreendimentos habitacionais de interesse social, requalificação de imóveis e aquisição de unidades habitacionais na área central da cidade. Ele envolverá os bairros Centro, Valongo, Paquetá, Vila Nova e Chinês e será financiado pelo Fundo Municipal de Habitação e fontes previstas no orçamento municipal. Destinado a famílias de baixa renda, movimentos pró-moradia e servidores públicos municipais de Santos, o programa estabelece diretrizes, como promover a moradia nos pontos especificados, ampliar convênios …

Leia mais

POD+ Empresas foca PMEs

POD+ Empresas foca PMEs

Nelson Tucci

A semana de 19 de fevereiro marcou a estreia do POD+ Empresas, o podcast criado para abordar questões do dia a dia das empresas. O foco está em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), com abordagens sobre gestão (destaque para a governança), inovação e sustentabilidade. “É um universo amplo e, por isso mesmo, temos discutido e escolhido temas que impactam diretamente as organizações”, diz o jornalista Nelson Tucci, apresentador e parceiro de Lilian Mancuso, publisher do jornal Empresas & Negócios, no projeto. O novo produto será apresentado …

Leia mais

Sistema de freios é essencial

Sistema de freios é essencial

Que a manutenção em veículos é essencial ninguém duvida. Isto é básico em qualquer equipamento, quanto mais em veículos que transportam pessoas. Mesmo sabendo disso, têm motoristas que preferem desafiar a lógica – e a segurança. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 30% dos acidentes ocorrem justamente por falta de manutenção dos veículos. Falha no sistema de freios pode levar a acidentes e colocar em perigo a vida dos ocupantes, além de usuários na estrada. Assim, é necessário ter ação rápida ao identificar qualquer sinal de mau …

Leia mais

Exclusividade e luxo

Exclusividade e luxo

O chef Nobu Matsuhisa inaugurou 60 residências exclusivas como uma extensão do Nobu Hotel Los Cabos, no extremo Sul da península da Baixa Califórnia, no México. Pela localização estratégica, Los Cabos é uma mistura de paisagens desérticas, praias e áreas montanhosas.

O Nobu Residences Los Cabos complementa a oferta do hotel com espaços pensados para manter a elegância e sofisticação características da propriedade, oferecendo uma estadia privada, mas com acesso às comodidades do hotel. Leonel Reyes, diretor Corporativo da RCD Hotels para a América Latina, comentou que o …

Leia mais

B&B Hotels amplia presença no Brasil

B&B Hotels amplia presença no Brasil

A francesa B&B Hotels iniciou operações do B&B Hotel Santos Dumont, sétimo da rede no país e quarto no Rio de Janeiro. Localizado na Avenida Beira Mar, em frente à Marina da Glória, o prédio icônico abrigava o Hotel Othon Aeroporto, aberto em 1943, e oferece vista para a Baía de Guanabara, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Jardim Burle Marx, Cristo Redentor e Pão de Açúcar, além da proximidade do Aeroporto Santos Dumont, a apenas 10 minutos a pé.

Desde 2018 sem uso, o espaço reabre as …

Leia mais

Degustações na vinícola

Degustações na vinícola

Experiência inesquecível para quem aprecia um bom vinho, ou para quem está começando a explorar esse universo, é fazer um passeio guiado por uma vinícola. Na Argentina, durante o Verão, Gustavo Peroni, sommelier da Cantu Grupo Wine, sugere uma visita à Susana Balbo Wines, em Mendoza, destacando a qualidade excepcional dos vinhos. O roteiro inclui visita guiada aos vinhedos, permitindo aos visitantes explorar os locais de produção com explicações técnicas sobre a fabricação de tintos, brancos e rosés. A experiência inclui visita à sala de barricas, seguida por …

Leia mais

Tendências da indústria de beleza

Tendências da indústria de beleza

Produtos com melhor equilíbrio entre performance e benefícios fazem cada vez mais parte do gosto dos consumidores, apurou a Circana, ao apontar que o mercado de produtos multibenefícios permanece em alta no Brasil e em diversos países. Dados da empresa, levantados no Brasil, Argentina, Chile, México e Peru indicam que seis dos 10 principais lançamentos do mercado em 2023 foram produtos multifuncionais.

“As bases com benefícios e ingredientes para cuidados com a pele, com acabamento leve e luminoso, por exemplo, estão crescendo, impulsionadas pelas tendências atuais de maquiagem”, …

Leia mais

Tratamentos alternativos gratuitos

Tratamentos alternativos gratuitos

Instituto Lírios, especializado em tratamentos alternativos e holísticos voltados para saúde e bem-estar, realiza o Projeto Liriar. A ação acontece toda terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 19 horas, na sede Rua Fúlvio Morganti, 591, Mandaqui, zona Norte da capital paulista, com atendimento por ordem de chegada. Para participar, é preciso levar de 1 quilo de alimento não perecível em cada sessão, que será destinado à Associação Projeto Ajuda às Famílias.

O objetivo do programa é facilitar o acesso do público às mais diversas práticas terapêuticas …

Leia mais

Sobre a fisioterapia pélvica

A fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica Marisa Marin explica que a fisioterapia pélvica, como o próprio nome diz, tem o foco no assoalho pélvico. Ao comentar dúvidas sobre o assunto e a recomendação de que o tratamento é só para quem visa parto normal, ela esclarece: “A fisioterapia pélvica tem um cuidado com o assoalho pélvico, que engloba a parte urinária, fecal e sexual. Entende-se que o processo de gestação já pode causar diversas alterações e disfunções nessa região, independente da via de parto. Mulheres podem apresentar escapes de …

Leia mais

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

Ilha dos Arvoredos conquista Green Key

A Ilha dos Arvoredos, em frente à Praia de Pernambuco, em Guarujá, conquistou o selo ambiental internacional Green Key, que desde 1994 tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O programa é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para apresentar a novidade ao trade turístico, representantes do projeto da Ilha dos Arvoredos estiveram na sede do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) – …

Leia mais

Voando alto

Voando alto

Guilherme Pupo/Divulgação

Yndiara Asp: voando alto na Skate Park do Abraão, em fevereiro, catarinense conquistou o primeiro lugar da modalidade Park no STU Florianópolis, etapa que abriu o circuito nacional e a temporada de campeonatos que garantirão sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em julho deste ano.

José Ricardo Basiches: arquiteto e artista plástico paulistano expõe “Traços e Contextos”, até 8 de março, no Roca São Paulo Gallery, na Avenida Brasil, capital paulista, ponto de encontro de arquitetos e profissionais da área que apreciam a troca de …

Leia mais

Pedaço carioca no Guarujá

Pedaço carioca no Guarujá

Bruno Scarpa

Perto de completar três anos de atividades, o Projac Bar, sob o comando de Luiz Felipe Vicente, remete o cliente a uma incrível viagem ao Rio de Janeiro, sem sair do Guarujá. Toda a decoração da casa é inspirada na Cidade Maravilhosa, com imagens do Cristo Redentor e tudo que lembra a vida carioca, incluindo roda de samba, muita alegria e sem esquecer a cerveja gelada. O local também possui música ao vivo, telão para transmissão de jogos e espaço kids.

Dentre os destaques gastronômicos, os …

Leia mais

Cerveja com pitaya

Cerveja com pitaya

A exótica e refrescante pitaya marca a mais nova cerveja da Way Beer, com o lançamento da Sour Pitaya, com toque azedo e intensa coloração da fruta que vem conquistando a gastronomia criativa brasileira. Inspirada pela pitaya rosa, a Sour Pitaya traz o rosa vivo e translúcido, com média formação de espuma, baixo amargor e teor alcoólico de 4,5%. O aroma cítrico, típico das sours, realça as notas de frutas tropicais no paladar.

A novidade se soma à tendência de cervejas frutadas, sendo que a Way já possui …

Leia mais

Shopping ganha Frutaria São Paulo

Shopping ganha Frutaria São Paulo

Unidade da Frutaria São Paulo passou a operar no terraço gourmet do shopping Paseo Alto das Nações, em Santo Amaro, na capital paulista. O cardápio tem consultoria da chef Adriana Cymes e quem comanda a cozinha é a chef Luciane Recco, que acrescentou algumas novidades, como Grelhados com batata doce assada e legumes, Brusquetta de alcachofra com mussarela de búfala e azeite trufado e o Medalhão com risoto de shimeji ao azeite de trufas brancas.

São diversas opções, como sanduíches, pratos, hambúrgueres, além de sucos, smoothies, vitaminas, açaí …

Leia mais

Parceria illycaffè e Havanna

Parceria illycaffè e Havanna

A illycaffè fechou parceria com a Havanna e, aproveitando o clima de Verão, as lojas da Havanna oferecerão o illycrema, o creme gelado de café illy, com sabor e textura únicos, preparado com espresso illy 100% Arábica e micro cristais de gelo, o que lhe confere uma sensação agradável e aveludada, podendo também ser harmonizado com chantilly e com o tradicional doce de leite Havanna. Sem gordura hidrogenada, corantes nem conservantes, a bebida refrescante é uma ótima e diferenciada pedida como sobremesa, ideal para uma pausa agradável aos …

Leia mais