Edição 320Setembro 2021
Domingo, 24 De Outubro De 2021
Editorias

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Expectativas do consumidor

Expectativas do consumidor

Pesquisa Freshworks, “Desconstruindo o encanto: entendendo a complexidade das expectativas do consumidor”, conduzida pela Opinium, revela sobre o tipo de comunicação que os clientes no Brasil gostariam de receber das empresas: compreensão e soluções sob medida (67%). Ao avaliar o que os brasileiros gostam na comunicação com as empresas também aparecem: rapidez em falar com alguém e resolver o problema (60%); atendimento ao cliente correspondendo às expectativas da marca (55%) pontuou mais alto. Apenas 1% afirmou não gostar de falar com empresas.

Para orientar lojistas virtuais a reduzirem problemas nas transações, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a ClearSale, relança a Cartilha de Venda Segura Pela Internet, revista e atualizada, com informações sobre como se proteger de fraudes e não ter prejuízos nas transações eletrônicas, incluindo dicas para escolher o melhor meio de pagamento nas lojas virtuais. No link https://br.clear.sale/hubfs/marketing/conteudo/cartilha-abcomm-clearsale-venda-segura-na-internet.pdf

Atenta à crise energética e às necessidades do consumidor, a Fast Shop elencou dicas que podem ajudar no bolso na hora de comprar e usar eletrodomésticos: verifique o selo Procel de eficiência energética, opte por lâmpada de LED, use e abuse da função timer (ou sleep), atenção na manutenção, especialmente de geladeira e aparelho de ar condicionado.

FlexPag, com foco em pagamentos de contas de consumo, como água, energia e gás, gerou aumento de 58% na quantidade de faturas atrasadas pagas por negociação e redução de 35% da inadimplência acima de seis meses. Fintech entende que, quando não há abusos e excessos, o parcelamento pode trazer inúmeras facilidades, principalmente em situações de emergência ou no parcelamento de contas de alto valor.

Instituto Votorantim atualizou o índice que classifica o grau de vulnerabilidade dos municípios brasileiros em relação ao impacto da pandemia: “O objetivo é apoiar gestores públicos e privados no enfrentamento da pandemia, pois acreditamos que o acesso à informação é fundamental para a sociedade enfrentar os efeitos da Covid-19”, afirma o presidente Cloves Carvalho. As cinco capitais com menor vulnerabilidade à pandemia são Florianópolis/SC, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Cuiabá/MT e São Luís/MA. As cinco mais vulneráveis são Belém/PA, Maceió/AL, Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE, e Natal/RN.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Brasil em 72º lugar no ranking da SEDA

Brasil em 72º lugar no ranking da SEDA

Brasil cai duas posições e ocupa o 72º lugar, entre 141 nações, no Sustainable Economic Development Assessment (SEDA) de 2020, índice desenvolvimento pelo Boston Consulting Group (BCG) que mede, desde 2012, quanto os governos de cada país conseguem converter sua riqueza em bem-estar para a população. O desempenho do país foi considerado intermediário com 48,4 pontos, caindo uma posição em relação a 2019, quando conseguiu 48,6 pontos.

De janeiro a julho, a Prefeitura de Santos emitiu 378 notificações a empresas de energia e comunicação, relacionadas a fios e

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Publicado na Edição 318 Julho 2021

Tentativas de fraude digital originadas no Brasil

Tentativas de fraude digital originadas no Brasil

Pesquisa da TransUnion constatou que o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%, na comparação dos primeiros quatro meses do ano com os últimos quatro meses de 2020. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%. A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores mostrou um aumento 24% em todo o mundo, enquanto no Brasil a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparados os mesmos períodos.

De janeiro a maio

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Publicado na Edição 317 Junho 2021

Não ao trabalho infantil!

Fundação Abrinq desenvolve até agosto a campanha “Não ao Trabalho Infantil”, buscando reforçar o papel da sociedade na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A fundação atua no fomento da informação sobre os prejuízos que o trabalho infantil representa e em ações de combate, por meio de seus programas sociais. O trabalho precoce pode acarretar consequências físicas e psicológicas, impossibilitando que a criança ou o adolescente tenha oportunidades de construir uma vida adulta saudável. A campanha tenta desmistificar alguns conceitos espalhados sobre essa prática, como …

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Publicado na Edição 316 Maio 2021

Ouvidoria atende 91 reclamações por dia!

Ouvidoria atende 91 reclamações por dia!

Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) de Santos recebeu 11.439 solicitações no primeiro quadrimestre do ano, uma média de 91 por dia, por telefone, meios digitais ou pessoalmente. Dessas, 77,33% foram atendidas e 23,66% estão em andamento. As demandas mais solicitadas são: manutenção de vias públicas, poda de árvores e sobre iluminação pública. No ano passado, o órgão realizou 33.730 atendimentos, uma média de 93 por dia, além de 27.859 manifestações e 5.329 prestações de informação. O índice de satisfação do serviço em 2020 foi de 93% e do …

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Publicado na Edição 315 Abril 2021

Mais segurança ao utilizar o Uber

Mais segurança ao utilizar o Uber

Quem solicitar primeira viagem no Uber em dinheiro, sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito), terá que tirar uma foto do documento de identidade (RG ou CNH), além de passar pela verificação já existente de CPF. A nova ferramenta de checagem de documentos se soma a outros recursos de verificação já existentes do lado dos motoristas parceiros, como checagem de antecedentes criminais e validação de documentos diretamente na base do Denatran, e de usuários, como uma parceria com a Serasa Experian para …

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Publicado na Edição 314 Março 2021

Pandemia piora alimentação

Pandemia piora alimentação

Instituto Locomotiva, em parceria com a Data Favela e a CUFA, finalizou a pesquisa “A favela e a fome”, que entrevistou 2 mil moradores de 76 favelas brasileiras na segunda semana de fevereiro e mostra que cerca de sete em cada 10 (68%) pessoas que vivem nestas favelas afirmam que a pandemia fez piorar a sua alimentação – o que representa aumento de 25 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto de 2020. Para amenizar a situação, o movimento UniãoSP pretende arrecadar R$ 6 milhões …

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Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Inclusão ao deficiente adulto e idoso

Inclusão ao deficiente adulto e idoso

Grupo de Trabalho “Pessoa com Deficiência Adulta e Idosa” foi lançado em São Paulo pela secretaria de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em conjunto com as secretarias de estado da Saúde e Desenvolvimento Social, visando ações de melhoria na qualidade de vida das pessoas adultas e idosas com deficiência. No estado existem mais de 2,4 milhões de pessoas com deficiência adultas e idosas, sendo 47,42% delas adultas (entre 30 e 59 anos) e 42,53% de pessoas com deficiência idosas (acima de 60 anos).

“Uma Jornada Adolescente”:

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Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Atenção ao adquirir produtos e serviços na internet

Atenção ao adquirir produtos e serviços na internet

VIPy, aplicativo gratuito criado pelo Movimento Compre&Confie, que atua monitorando o CPF de seus usuários no e-commerce e contribui para a identificação de possíveis fraudes, listou pontos que merecem atenção ao adquirir produtos e serviços na internet: senhas fracas (alterne entre letras minúsculas e maiúsculas, além de números e caracteres especiais); deixar o cartão de crédito registrado (evite permissões que deixem os dados registrados nos varejistas); serviços de e-mail sem proteção (opte por serviços de empresas certificadas pela segurança e reconhecidas no mercado); e comprar em qualquer dispositivo …

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Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Cuidados paliativos a pacientes internados

Cuidados paliativos a pacientes internados

Parceria entre a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), a secretaria municipal de Saúde de São Paulo e a consultoria Asas Health está proporcionando cuidados paliativos a pacientes internados com Covid-19 no Hospital Municipal Tide Setúbal, na zona Leste da capital, e que não vêm apresentando boa resposta aos tratamentos médicos convencionais de controle da sua doença. O tratamento complementar visa ao bem-estar global da pessoa em associação com apoio psicossocial aos familiares. O projeto é implementado e coordenado no local pela MSF e conta com 22 profissionais de …

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Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Mais opções nos programas de fidelidade

Mais opções nos programas de fidelidade

Programas de fidelidade têm investido em opções de retorno mais imediato, com foco em mais de 150 milhões de cadastros, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização. Hoje, esses programas não se limitam apenas ao resgate de passagens aéreas, estadias em hotéis ou produtos e serviços de maior valor, comenta o diretor executivo da entidade, Paulo Curro.

Procon-SP segue aplicando multas na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a maioria referente a abusos praticados sobre questões de consumo relacionadas à pandemia. O órgão disponibiliza

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Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Museu da Inclusão amplia atuação

Museu da Inclusão amplia atuação

Com a mudança de Memorial para Museu da Inclusão, o equipamento da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo assumirá sua atuação de forma ampla e como uma rede de preservação de memórias da luta por direitos das pessoas com deficiência. Com operações geridas pela OS Abaçaí Cultura e Arte, além da reforma estrutural no espaço, prevista para 2021, será lançada em novembro uma exposição virtual totalmente acessível sobre Direitos Humanos.

Procon-SP enviou ofício à Federação Brasileira de Bancos para que comunique aos …

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Publicado na Edição 308 Setembro 2020

TIM no topo do ranking

TIM no topo do ranking

Procon-SP e Procons Municipais conveniados contabilizaram em 2019 mais de um milhão de atendimentos, entre os quais 65.018 tornaram-se reclamações fundamentadas. A TIM liderou o ranking pelo segundo ano consecutivo, seguida pelo grupo Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.Com). O terceiro e o quarto lugar são ocupados por Vivo/Telefônica e Claro/Net/Embratel, respectivamente; o grupo Itaú/Unibanco ficou na quinta posição. Reclamações fundamentadas são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para segunda etapa de conciliação, com abertura de processo administrativo. Enquanto as reclamações do Procon-SP representam …

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Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Compras online crescem 73,4%

Compras online crescem 73,4%

Alavancadas pela pandemia, foram realizadas 132,6 milhões de compras online no primeiro semestre do ano, com aumento de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019, apurou a Neotrust / Compre & Confie. O faturamento atingiu R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado. 29,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra no período (55,8% de mulheres e 44,2% de homens), contra os 19,7 milhões registrados no mesmo período de 2019. No topo, a categoria moda e acessórios atraiu …

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Publicado na Edição 306 Julho 2020

Pandemia gera doações de R$ 6 bi

Pandemia gera doações de R$ 6 bi

R$ 6 bilhões foram arrecadados com doações no Brasil, segundo o Monitor das Doações Covid 19, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), dos quais 82% foram enviados por empresas, 8% arrecadado em campanhas e lives, 4% de pessoas físicas e/ou famílias, 3% de fundações, instituições e fundos filantrópicos e 3% da administração pública. No total, o ranking nacional conta com mais de 443 mil doadores. O Monitor das Doações Covid 19 é atualizado diariamente e liberado para acesso dos usuários em www.monitordasdoacoes.org.br


Procon-SP multou em R$ …

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Publicado na Edição 305 Junho 2020

Direitos Humanos nas Américas

Direitos Humanos nas Américas

Ong Anistia Internacional Brasil divulgou relatório sobre violações dos Direitos Humanos em 2019, que afirma que o discurso contrário aos direitos humanos adotado por autoridades no país gerou medidas administrativas e legislativas com impactos concretos na limitação e na perda de direitos fundamentais da população. Intitulado “Direitos Humanos nas Américas: retrospectiva 2019”, lista entre os destaques alusivos ao Brasil a crise ambiental e de direitos humanos na Amazônia, o agravamento da violência policial, a impunidade para os envolvidos no assassinato da defensora de direitos humanos Marielle Franco, as …

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Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

99 registra redução de ocorrências graves

99 registra redução de ocorrências graves

O aplicativo de transporte 99 reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60%, por milhão de corridas, em 2019, depois de investimento em segurança, com o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de chamadas. No momento da chamada, o sistema vasculha padrões de comportamento associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário) e se um passageiro acaba de baixar o aplicativo, solicita uma corrida em dinheiro e em hora avançada, a tecnologia entende que pode ser chamada de risco, o …

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Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Seguro DPVAT continua valendo em todo o país

Seguro DPVAT continua valendo em todo o país

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da Medida Provisória 904, que extinguiria o seguro DPVAT a partir de 1º de janeiro. A decisão foi tomada a partir da Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade, que questionou a ausência de urgência e relevância da MP. Por 6 votos a 3, o STF decidiu de forma cautelar até a análise da MP pelo Congresso Nacional ou até o julgamento de mérito da ADI. Com a decisão, a partir de janeiro o benefício permanece valendo com …

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Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Canudos plásticos estão proibidos em SP

Canudos plásticos estão proibidos em SP

O fornecimento de canudos confeccionados em material plástico está proibido no estado de São Paulo em estabelecimentos comerciais, como hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie, entre outros. A orientação é que sejam substituídos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. As multas variam: na primeira autuação será de 20 Unidades Fiscais do Estado do São Paulo (Ufesp), R$ 530,60, e a cada reincidência o valor será dobrado, …

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Publicado na Edição 294 Julho 2019

Restrições ao cadastro positivo

Restrições ao cadastro positivo

Fundação Procon-SP tem restrições ao cadastro positivo, que entrou em vigor em julho, entre as quais a inclusão automática do consumidor no cadastro positivo: “A inclusão neste cadastro deve ser um ato voluntário e não automático, uma vez que viola a garantia da proteção a intimidade e a vida privada das pessoas, expondo a condição econômico-financeira e a vida pessoal de cada um”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, ao acrescentar que a lei carece de adequada regulamentação, uma vez que não está definido o que …

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