Edição 287Dezembro 2018
Sexta, 14 De Dezembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Prefeitura apura 88% de avaliações positivas

Prefeitura apura 88% de avaliações positivas

Balanço na Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), de Santos registrou até novembro 88% de avaliações positivas no monitoramento e aperfeiçoamento do serviço prestado pela Prefeitura, a partir das ocorrências registradas no órgão. Entre junho e novembro, 1.278 pesquisas de controle foram realizadas com o cidadão. Dessas, 359 foram consideradas plenamente satisfatórias e 760 satisfatórias. Para o ouvidor Rivaldo Santos, o controle de qualidade é excelente instrumento de gestão para a Administração Pública.


Motivo recorrente de piadas, a Black Friday 2018 foi alvo de operação do Procon-SP, que autuou 47% das lojas físicas visitadas. Equipes de fiscalização da capital e dos Núcleos regionais do Procon-SP, incluindo as unidades municipais de Campinas, Sorocaba e Praia Grande, visitaram 255 estabelecimentos, nos dias 22 e 23 de novembro, e encontraram irregularidades em 122 locais. Entre as práticas contrárias ao consumidor, proliferou a falta da informação do preço à vista, a inadequação da informação de preço (correção, clareza, precisão, ostensividade etc.) e o descumprimento da oferta. A relação completa está em www.procon.sp.gov.br/pdf/operacao_black_friday_2018.pdf

O Procon-SP também atendeu 708 consumidores no canal exclusivo na internet. Os principais problemas apontados foram a maquiagem de desconto (quando o desconto oferecido sobre o preço do produto e/ou frete não é real) e produto oferecido não disponível. A empresa mais reclamada foi o Grupo Pão de Açúcar (Pão de Açúcar / Extra / Ponto Frio / Casas Bahia).


Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a AGP Pesquisas atualizou estudo sobre os hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos, com especial interesse na comparação entre lojas físicas e online. 83,3% dos 60+ afirmaram que eles mesmos controlam as finanças e decisões de compra em sua residência. O item mais importante no orçamento mensal são os gastos com mantimentos (R$ 666), seguidos por moradia (R$ 591) e saúde (R$ 395), que obtiveram queda em relação a 2017, R$ 892, R$ 805 e R$ 758, respectivamente. O consumo se dá em ampla variedade de canais: 47% costumam ir semanalmente a redes de hipermercados ou supermercados, 55% ao mercado local e 59% às lojas de hortifrúti.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Assédio moral em empresas brasileiras

Assédio moral em empresas brasileiras

Entre 2008 e 2017 foram denunciados 21.258 relatos de assédio moral nos canais de denúncias de 213 empresas brasileiras, de diferentes portes e segmentos, apurou levantamento da ICTS Outsourcing. Só no ano passado, oito em cada 10 empresas tiveram ao menos um caso, totalizando uma média de 29,4 denúncias de assédio moral recebidas ao longo de 2017, e demonstrando que o número de denúncias de assédio moral vem aumentado ao longo dos últimos anos.


Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), o projeto Costurando o Futuro …

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Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Procon-Santos e Santander assinam “Solução 100%”

Procon-Santos e Santander assinam “Solução 100%”

Está em vigor o protocolo “Solução 100%” assinado entre o Procon-Santos e o banco Santander, assumindo boas práticas para solucionar de forma mais rápida – e sem a necessidade de uma audiência de conciliação – reclamações entre a instituição financeira e o cliente. A iniciativa ocorreu após outras instituições financeiras, assim como empresas de telefonia e administradoras de planos de saúde, firmarem parceria semelhante com resultados satisfatórios, comemorou Rafael Quaresma, coordenador do Procon-Santos. Objetivo é resolver as ocorrências em até cinco dias úteis, metade do tempo atual, com …

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Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Atender o consumidor de forma eficiente

Atender o consumidor de forma eficiente

Garantir a boa experiência do consumidor e atendê-lo de forma eficiente é um grande diferencial das empresas, principalmente as que atuam no mundo digital, segundo pesquisa da consultoria Bain & Co, que apurou que um cliente tem quatro vezes mais chances de desistir de um produto ou serviço caso encontre problemas no seu atendimento. Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo no Customer Success (CS) ou Sucesso do Cliente, como busca a Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para criação de lojas virtuais, com 700 mil …

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Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Luiz Carlos Ferraz

Consumidores querem a portabilidade da conta de luz

Consumidores querem a portabilidade da conta de luz

Pesquisa Ibope sob encomenda da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) constatou que 83% dos entrevistados consideram as tarifas de energia caras ou muito caras no país, um salto de 16% nessa percepção nos últimos cinco anos; e 69% querem a portabilidade da conta de luz, do mesmo modo como ocorre no setor de telefonia. Se tivessem a possibilidade de escolher o fornecedor de energia elétrica, 61% dos consumidores migrariam imediatamente as suas contas para outras empresas. A íntegra da pesquisa está em www.queroenergialivre.com.br


O Índice de …

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Publicado na Edição 282 Julho 2018

Luiz Carlos Ferraz

3,13 milhões de transferências entre operadoras de telefonia!

3,13 milhões de transferências entre operadoras de telefonia!

Relatório da entidade administradora da portabilidade numérica, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), revela que entre janeiro e junho passado foram concluídas 3,13 milhões de transferências entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram efetivadas no País sem alteração do número de identificação do usuário, sendo 711,78 mil (23%) por solicitação de usuários de serviço fixo e 2,42 milhões (77%) do serviço móvel.


Nos cinco finais de semana de setembro, a Secretaria da Cultura do Estado realiza a Jornada do Patrimônio 2018, visando valorizar a …

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Publicado na Edição 281 Junho 2018

Luiz Carlos Ferraz

Inscrições abertas a editais do ProAC

Inscrições abertas a editais do ProAC

Inscrições abertas até 4 e 5 de julho, pelo site www.proac.sp.gov.br, para os editais de Literatura do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que contemplará 54 projetos destinados a pessoas físicas e 10 destinados a pessoas jurídicas, com prêmios de R$ 20 mil a R$ 40 mil, sendo que 50% dos selecionados, no mínimo, serão proponentes da Grande São Paulo, interior e litoral.


Os Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo já estão autorizados a realizar a …

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Publicado na Edição 280 Maio 2018

Luiz Carlos Ferraz

Quero Bolsa oferece 21 mil bolsas!

Quero Bolsa oferece 21 mil bolsas!

Quem pretende ingressar no ensino superior no segundo semestre já pode consultar a disponibilidade de bolsas de estudo no aplicativo Quero Bolsa, que oferece 21 mil bolsas em 15 faculdades privadas da Baixada Santista. Válido até o final do curso, o benefício pode chegar a 75% de desconto nas mensalidades de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EaD). Em Santos, a ociosidade atual é de 57% nos 209 cursos superiores cadastrados pelo Ministério da Educação (MEC), segundo levantamento feito pelo Quero Bolsa com base em …

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Publicado na Edição 279 Abril 2018

Luiz Carlos Ferraz

Mais de 1,5 milhão de migrações entre operadoras de telefonia

Mais de 1,5 milhão de migrações entre operadoras de telefonia

Nos primeiros três meses do ano mais de 1,5 milhão de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram registradas pela ABR Telecom, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações. A portabilidade numérica possibilita ao usuário de telefonia fixa e móvel a realização de transferências de operadoras de telefonia sem alteração do número de identificação do telefone, desde que dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de cobertura do mesmo DDD. Foram 362,19 mil (23%) usuários de telefonia …

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Publicado na Edição 278 Março 2018

Luiz Carlos Ferraz

Looks para pessoas com deficiência

Looks para pessoas com deficiência

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Concurso Moda Inclusiva, destinado a estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais das áreas de moda e saúde não só do Brasil, mas de todo o mundo. O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o objetivo de produzir looks para pessoas com deficiência. Os 20 melhores trabalhos inscritos serão apoiados com tecido para a confecção das roupas e participarão do desfile final em um grande evento no final do …

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Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Cooperação foca pessoas desaparecidas

Cooperação foca pessoas desaparecidas

Considerando que nos últimos 10 anos 700 mil pessoas foram registradas como desaparecidas no Brasil, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram em fevereiro acordo para a ampliação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), cujo objetivo é estabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas e apoio mútuo às atividades de interesse comum de sistematização dos procedimentos de comunicações e registros de notícias de pessoas desaparecidas e/ou vítimas de tráfico de seres humanos.


Dez organizações da …

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Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Crescimento profissional em 2018

Crescimento profissional em 2018

Sugerindo o curso L2 de Auto Liderança Transformadora, de 9 a 11 de março, no Hotel Fazenda Guararema, no interior do Estado de São Paulo, a palestrante Luciana Passadori enumerou seis orientações para o crescimento profissional em 2018: eleve a autoestima e tenha confiança em si mesmo; aumente sua capacidade de quebrar paradigmas; aumente sua capacidade de produzir melhores resultados; expanda a forma como lida com os padrões emocionais e adquira técnicas para ressignificá-los; melhore a capacidade de adaptação e pró-atividade; e aumente a capacidade de liderança e …

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Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Ciclista poderá ter o veículo apreendido

Ciclista poderá ter o veículo apreendido

Agentes da CET-Santos desenvolveram em novembro ações educativas em pontos estratégicos, para conscientizar o ciclista que é irregular o trânsito pela calçada. Foi alertado que a calçada é para uso do pedestre, com o ciclista só podendo passar com a bike se não estiver montado e que em locais com ciclovia ele deve, obrigatoriamente, transitar nela e não pela via pública. Nas operações de fiscalização, que acontecerão em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, o ciclista flagrado em práticas irregulares terá o veículo apreendido e, …

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Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Consumidores trocam de operadora de telefonia fixa e móvel…

Consumidores trocam de operadora de telefonia fixa e móvel…

Impulsionada pela qualidade (?) dos serviços prestados, consumidores do Estado de São Paulo trocaram em nove anos, completados em setembro, quase 13 milhões de vezes de operadora de telefonia fixa e móvel sem alteração do número do telefone. No mesmo período, o país registrou cerca de 40 milhões de transferências. Segundo relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom), considerando apenas o terceiro trimestre deste ano, de julho a setembro, foi concluída 1,61 milhão de trocas de operadoras, sendo 387,86 mil (24%) por usuários de terminais fixos …

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Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Pitch Gov.SP está com inscrições abertas até 15 de outubro

Pitch Gov.SP está com inscrições abertas até 15 de outubro

Segunda edição do programa Pitch Gov.SP está com inscrições abertas até 15 de outubro em busca de soluções de jovens empresas para desafios da administração pública do Estado de São Paulo. Serão selecionadas 16 startups para enfrentar 42 desafios em oito áreas: Educação, Estatística e Análise de Dados, Finanças Públicas, Habitação, Saneamento e Energia, Saúde, Transparência e Transportes. Podem participar empresas ou entidades com cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ) há menos de sete anos. Acesse www.pitchgov.sp.gov.br


Secretaria estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu equipamentos de

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Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Luiz Carlos Ferraz

Workshop debate exposição na Internet

Workshop debate exposição na Internet

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoverão o Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”, em 18 de setembro, em São Paulo, para pesquisadores, educadores, advogados, psicólogos, pais e responsáveis, além de demais interessados em debater o tema. Inscrições gratuitas em http://workshopexposicaonainternet.nic.br


Coordenadoria de Assistência Judiciária (Cadoj) da Prefeitura de Santos ampliou o atendimento ao cidadão e, além da unidade da Praça José Bonifácio, 50, 2º andar, no Centro (com expediente de segunda a …

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Publicado na Edição 270 Julho 2017

Luiz Carlos Ferraz

Lei auxilia investigação de crime sexual infantil

Lei auxilia investigação de crime sexual infantil

Importante alteração realizada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio da Lei Federal nº 13.441/2017, prevê a infiltração de agentes de Polícia na internet com o objetivo de investigar crime sexual infantil. Segundo dados do Disque 100, o Estado de São Paulo recebeu 2.300 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2016. Com relação ao grooming (assédio sexual na internet) e sexting (troca de fotos e vídeos de nudez, eróticas ou pornográficas na internet), há 80 denúncias no Estado, num universo de 2.599, …

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Publicado na Edição 269 Junho 2017

Luiz Carlos Ferraz

35 empresas notificadas pela Fundação Procon-SP

35 empresas notificadas pela Fundação Procon-SP

Fundação Procon-SP notificou 35 empresas – entre as quais, Abril, Folha da Manhã, os bancos BMG, Bradesco, Citibank, Pan, Safra, Santander, Votorantim, Caixa, Itau Unibanco… – por desrespeito à Lei de Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing (Lei nº 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 53.921/08). As empresas responderão a processo administrativo e poderão ser multadas em até R$ 9.123.604. Desde abril de 2009, o consumidor do Estado de São Paulo pode escolher se quer ou não receber ligações telefônicas que ofereçam produtos e serviços. Procon-SP oferece …

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Publicado na Edição 268 Maio 2017

Luiz Carlos Ferraz

Crise diminui a inadimplência do consumidor

Crise diminui a inadimplência do consumidor

As adversidades na economia nos últimos dois anos geraram cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição da inadimplência do consumidor, que atingiu queda de 9,1% em abril, de acordo com dados nacionais dessazonalizados da Boa Vista SCPC. Já na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril passado em relação aos 12 meses antecedentes) houve retração 4,6%. Na avaliação acumulada no ano, a inadimplência caiu 1,7%. Já quando comparado o resultado de abril contra o mesmo mês de 2016 houve diminuição …

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Publicado na Edição 267 Abril 2017

Luiz Carlos Ferraz

1.636.179 veículos apresentam débitos do IPVA

1.636.179 veículos apresentam débitos do IPVA

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo notificou proprietários de 1.636.179 veículos que apresentam débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referentes ao exercício de 2016 para os veículos com final de placa 9 e 0 e remanescentes dos exercícios de 2012 a 2015 de todas as placas, totalizando 2.429.888 débitos (cada veículo pode ter débito em mais de um exercício) que somam R$ 523.731.914,28. Mais informações pelo telefone 0800-170110 e pelo canal Fale Conosco, no www.portal.fazenda.sp.gov.br


Duas das maiores entidades sindicais internacionais de …

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