Edição 346Novembro 2023
Domingo, 03 De Dezembro De 2023
Editorias

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Pessoas mudariam de emprego por saúde mental

Pessoas mudariam de emprego por saúde mental

Pesquisa Infojobs, que desenvolve soluções para RH, apurou que 86% das pessoas entrevistadas mudariam de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho. Do total, 61% não se sentem satisfeitos ou felizes no trabalho e para 55% a questão psicológica é um fator que causa insegurança; inclusive, 76% já precisaram ou conhecem alguém que precisou se afastar das atividades de trabalho por razões psicológicas. “Mais do que nunca precisamos olhar para as políticas corporativas em prol da saúde mental com mais atenção”, enfatiza Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

Associação Médica Brasileira (AMB) encaminhou ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicitando que disponibilize, em seu painel de dados abertos, a segregação de dados de despesas assistenciais, para que seja possível saber o quanto os honorários médicos representam do total desses custos, bem como que se permita filtrar a média de valores pagos por cada procedimento e especialidade médica. AMB alega que setor de saúde suplementar enfrenta impasse no que se refere a custos, pois as operadoras de planos de saúde reajustam valores das mensalidades sob a justificativa do aumento dos custos assistenciais; os beneficiários reclamam da elevação de preços e do reajuste frequentemente acima dos índices de inflação; e os médicos e prestadores de serviços estão insatisfeitos com seus honorários.

Inaugurada a nova sede da Procuradoria Regional de Santos (PR-2), transferida do Centro Histórico para o Bairro Gonzaga, na Rua Marcílio Dias, 170, 4º andar. A PR-2 conta com 23 procuradores e 17 servidores estaduais e, dentre outras ações, tem atuação destacada na defesa ambiental da região da Serra do Mar.

Organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, a Fundação Dorina Nowill para Cegos se dedica há 77 anos à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão, oferecendo serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles, orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. Saiba como ajudar em www.fundacaodorina.org.br

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinou acordo de cooperação com a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para o desenvolvimento de ações na área educacional superior voltadas às pessoas com deficiência. “A inclusão é um dos pilares para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou o presidente da Univesp, professor Marcos Borges.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Ipem-SP emite 1.963 autos de infração

Ipem-SP emite 1.963 autos de infração

De janeiro a setembro de 2023 o Ipem-SP verificou 28.410 produtos pré-medidos, também chamados pré-embalados, identificando irregularidades em 1.919, com emissão de 1.963 autos de infração – o que ocorre quando o fiscal detecta erro na informação da embalagem. Em 2022, foram verificados 37.123 produtos pré-medidos, com 2.562 reprovações e emissão de 2.621 autos de infração. Diariamente as equipes de fiscalização de produtos pré-medidos do Ipem-SP fiscalizam centenas de produtos em supermercados e outros estabelecimentos que vendem esses produtos em todo o estado de São Paulo.

A Carteira

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Experiência nem sempre satisfatória

Experiência nem sempre satisfatória

Levantamento do Instituto Foodservice Brasil (IFB) mostrou que, em 2022, brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa – embora nem sempre seja satisfatória a experiência do consumidor. Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, que desenvolve tecnologia para a gestão de negócios do food service, alerta: “A implementação de sistemas de gestão, menus virtuais e aplicativos para o controle de pedidos dentro e fora do estabelecimento facilitam a comunicação e a integração de processos dentro da operação do restaurante, garantindo uma experiência mais ágil e personalizada”.…

Leia mais

Publicado na Edição 343 Agosto 2023

Santos passou a licenciar ambientalmente

Santos passou a licenciar ambientalmente

De 394 tipos de empreendimentos e atividades que Santos passou a licenciar ambientalmente (veja a relação em https://bit.ly/3WuAk0d), 161 ficarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) – o equivalente a 40,8% do total. Os demais permanecem a cargo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, a mudança tornará os processos mais céleres, além de possibilitar maior controle nas compensações firmadas.

Campanha do agasalho do governo de São Paulo conta com mais de 400 …

Leia mais

Publicado na Edição 340 Maio 2023

Mutirão atenderá população em situação de rua

Mutirão atenderá população em situação de rua

Santos realizará o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua – Pop Rua Jud, em 28 e 29 de junho na região do Mercado Municipal, na Vila Nova. A ação, criada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), será feita em parceria com a Prefeitura, e visa possibilitar que as pessoas em situação de rua tenham acesso à Justiça e serviços básicos, proporcionando um resgate de dignidade. Para realizar o mutirão, será montada uma força-tarefa, incluindo pilares considerados centrais como atendimento assistencial e de …

Leia mais

Publicado na Edição 339 Abril 2023

Grupo Mendes investe em energia limpa

Grupo Mendes investe em energia limpa

Com a proposta de oferecer energia mais barata, por meio de distribuição de energia fotovoltaica, a Ineer Energia, do Grupo Mendes, atenderá a cinco cidades da Baixada Santista – Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá (distrito de Vicente de Carvalho) – e 22 do interior do estado de São Paulo. Projeto conta com 32 fazendas solares, localizadas no interior do Estado, cada uma com aproximadamente 45 mil metros quadrados, e um total de 298 mil módulos de captação de luz solar, com potência para geração mensal …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Cursos online gratuitos!

Cursos online gratuitos!

Inspira JÁ, plataforma online, gratuita, acessível pelo celular, oferece cursos de imersão em temas valorizados pelo mercado de trabalho e para quem deseja ter seu próprio negócio, com diversos conteúdos sobre tecnologia, empreendedorismo e educação financeira. Entre os temas dos cursos estão marketing digital, empreendedorismo, startups, liderança, inovação, negócios sociais, conteúdo para pequenos negócios, cidadania, finanças pessoais, habilidades socioemocionais, ESG, gerenciamento de tempo, diversidade, meio ambiente e autoconhecimento. Inscrições e informações em https://inspiraja.org.br[TJ2]

Toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo

Leia mais

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Sprite adere ao Blue Keepers

Sprite adere ao Blue Keepers

Sprite, que recentemente anunciou a mudança de sua icônica garrafa verde para transparente para facilitar e ampliar sua reciclagem, anuncia adesão e parceria com o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, para a realização de um calendário de ações de limpeza de rios e praias em seis grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Fortaleza/CE, Recife/PE, Salvador/BA e Santos/SP. As ações serão realizadas ao longo de 2023 e contam com parceria de Andina, Femsa e …

Leia mais

Publicado na Edição 334 Novembro 2022

Varejo vai se recuperando

Varejo vai se recuperando

Varejo brasileiro deve movimentar, até o final do ano, cerca de R$ 371,8 bilhões, o que representa uma vantagem de 10,6% em relação ao ano passado, quando atingiu R$ 336,3 bilhões, aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros, com base em dados oficiais. Embora o cenário seja de otimismo, o estudo mostra que o setor ainda não conseguirá recuperar as perdas obtidas com a pandemia. Em 2019, por exemplo, o potencial de consumo em varejo foi superior a R$ 420 bilhões.

Até 12

Leia mais

Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Novas regras do SAC

Novas regras do SAC

Desde 3 de outubro, prestadores de serviços devem atuar conforme as novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A novidade é válida para empresas como instituições financeiras, seguradoras, operadoras de telefonia fixa e móvel e empresas de TV por assinatura, obrigadas a oferecer mais acessibilidade e ferramentas mais eficientes para o SAC.

Procon Santos criou canal pelo Whatsapp (13) 99101.5792, para prestar esclarecimentos e encaminhar o consumidor para formalização da sua reclamação, indicando os locais para o atendimento presencial. As mensagens serão respondidas no período das

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Dados geolocalizados são de alta importância

Dados geolocalizados são de alta importância

. Pesquisa Nacional de Inteligência Geográfica realizada pela Geofusion aponta que 57% dos profissionais de inteligência de mercado pretendem investir em geomarketing nos próximos meses, com o argumento de que dados geolocalizados são considerados de alta importância (31%) ou mesmo essencial (27%) na definição das estratégias empresariais. O estudo contou com a participação de cerca de 500 profissionais de diversos segmentos do varejo, incluindo gerentes, supervisores, coordenadores e analistas.

. O Banco do Povo de São Paulo oferece R$ 100 milhões em crédito para negativados na pandemia. O

Leia mais

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Geomarketing no radar de investimentos

Geomarketing no radar de investimentos

Pesquisa Nacional de Inteligência Geográfica realizada pela Geofusion aponta que 57% dos profissionais de inteligência de mercado pretendem investir em geomarketing nos próximos meses, com o argumento de que dados geolocalizados são considerados de alta importância (31%) ou mesmo essencial (27%) na definição das estratégias empresariais. O estudo contou com a participação de cerca de 500 profissionais de diversos segmentos do varejo, incluindo gerentes, supervisores, coordenadores e analistas.

O Banco do Povo de São Paulo oferece R$ 100 milhões em crédito para negativados na pandemia. O programa concede

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

62% dos consumidores desistiram de uma compra

62% dos consumidores desistiram de uma compra

Pesquisa sobre tendências de CX (sigla para customer experience e que significa em tradução livre “experiência do consumidor”) mostrou que 62% dos consumidores desistiram de uma compra por conta de uma experiência ruim durante o processo de aquisição de um serviço ou produto, revela o anuário da CX Trends 2022, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. “Diversos fatores podem estar ligados a este sentimento, como atendentes mal preparados, tempo de resposta muito longos, site lento e até mesmo falta de canais de atendimento”, comenta Rodrigo …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Poupatempo bate recorde

Poupatempo bate recorde

Poupatempo registrou mais de 11,5 milhões de atendimentos em janeiro de 2022, dos quais 10,4 milhões foram realizados pelos canais eletrônicos do programa, correspondendo a 90% dos serviços concluídos de forma online – o que significa o maior volume já registrado durante a pandemia. O recorde anterior pertencia a dezembro de 2021, com cerca de 8 milhões de atendimentos digitais. Entre as opções mais procuradas nas plataformas eletrônicas – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento – estão a carteira de vacinação da Covid-19, com 3,2 milhões …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Acesso à tecnologia e inovação

Acesso à tecnologia e inovação

Criado para democratizar o acesso à tecnologia e inovação na rede estadual de São Paulo, o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (Ciebp) beneficiou no ano passado estudantes da capital e do interior com sete novas unidades fixas e uma unidade móvel, a carreta “Ciebp Presente”, que atenderá de forma itinerante regiões que ainda não foram contempladas por unidade fixa do centro. A expectativa para 2022 é que sejam inaugurados 26 Centros de Inovação.

Mais de 64 mil itens chegaram à Central de Achados e Perdidos da

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Evitar aumento abuso dos planos coletivos

Evitar aumento abuso dos planos coletivos

. Procon-SP apresentou na Assembleia Legislativa um anteprojeto de lei estadual para exigir que as operadoras de planos de saúde demonstrem e justifiquem como são aplicados os reajustes anuais. A iniciativa visa garantir direito do consumidor à informação e evitar aumentos abusivos dos planos coletivos. “Isso vai ajudar a fiscalizar os aumentos e reajustes abusivos e, ao mesmo tempo, facilitar a pesquisa para o usuário saber qual é o plano de saúde que melhor o atende”, defende Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

. App Seu Futuro Novotec

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Alvos da crescente fraude digital

Alvos da crescente fraude digital

Análise TransUnion apurou que os segmentos de viagens & lazer, jogos e comunidade virtual foram os novos alvos da crescente fraude digital. No panorama mundial de todos os setores, as tentativas de suspeitas de fraude digital subiram 16,5%, quando comparado o 2º trimestre do ano com o 2º trimestre de 2020. As indústrias de games e viagens & lazer foram as mais impactadas globalmente, subindo 393% e 155,9%, respectivamente. No Brasil, enquanto a taxa de tentativas suspeitas de fraude digital em todos os setores caiu para 60,7% no …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

A complexa expectativa do consumidor

A complexa expectativa do consumidor

Pesquisa Freshworks, “Desconstruindo o encanto: entendendo a complexidade das expectativas do consumidor”, conduzida pela Opinium, revela sobre o tipo de comunicação que os clientes no Brasil gostariam de receber das empresas: compreensão e soluções sob medida (67%). Ao avaliar o que os brasileiros gostam na comunicação com as empresas também aparecem: rapidez em falar com alguém e resolver o problema (60%); atendimento ao cliente correspondendo às expectativas da marca (55%) pontuou mais alto. Apenas 1% afirmou não gostar de falar com empresas.

Atenta à crise energética e às

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Expectativas do consumidor

Expectativas do consumidor

Pesquisa Freshworks, “Desconstruindo o encanto: entendendo a complexidade das expectativas do consumidor”, conduzida pela Opinium, revela sobre o tipo de comunicação que os clientes no Brasil gostariam de receber das empresas: compreensão e soluções sob medida (67%). Ao avaliar o que os brasileiros gostam na comunicação com as empresas também aparecem: rapidez em falar com alguém e resolver o problema (60%); atendimento ao cliente correspondendo às expectativas da marca (55%) pontuou mais alto. Apenas 1% afirmou não gostar de falar com empresas.

Para orientar lojistas virtuais a reduzirem

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Brasil em 72º lugar no ranking da SEDA

Brasil em 72º lugar no ranking da SEDA

Brasil cai duas posições e ocupa o 72º lugar, entre 141 nações, no Sustainable Economic Development Assessment (SEDA) de 2020, índice desenvolvimento pelo Boston Consulting Group (BCG) que mede, desde 2012, quanto os governos de cada país conseguem converter sua riqueza em bem-estar para a população. O desempenho do país foi considerado intermediário com 48,4 pontos, caindo uma posição em relação a 2019, quando conseguiu 48,6 pontos.

De janeiro a julho, a Prefeitura de Santos emitiu 378 notificações a empresas de energia e comunicação, relacionadas a fios e

Leia mais