Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Licenciamento de obras é digital em Santo

Aprova Santos: interessados devem se cadastrar

Licenciamento de obras é digital em Santo

O procedimento administrativo de licenciamento de obras e outros serviços na Prefeitura de Santos passou a ser realizado, desde novembro, somente por meio digital, na plataforma Aprova Santos. Lançada há três meses para simplificar e tornar o encaminhamento mais rápido e eficiente, os interessados que ainda não têm login devem se cadastrar em www.santos.sp.gov.br/aprovasantos

O novo sistema digital para aprovação de projetos e licenciamentos envolvendo a construção civil visa passar do meio físico para o digital 73 tipos de processos de serviços que a Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) recebe, permitindo o aprimoramento da metodologia de análise, em um setor onde anualmente rodam mais de 100 mil processos.

O sistema entrou em atividade por etapas. Na primeira ficaram disponíveis oito serviços digitais: inscrição profissional para pessoa física e para pessoa jurídica, renovação de cadastro para pessoa física e para pessoa jurídica e construção de novas edificações (com licença para edificar) para sobreposta, unifamiliar, condomínio horizontal e pluri-habitacional vertical. Atualmente é preparado o segundo lote de serviços digitais para lançamento.

Os técnicos do Deconte (Departamento de Controle do Uso e Ocupação do Solo e Segurança de Edificações), departamento ligado à Siedi, estão à disposição para prestar informações tanto na abertura dos processos digitais como nas etapas do sistema. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail deconte@santos.sp.gov.br ou pessoalmente, no balcão de atendimento, localizado na Rua XV de Novembro, 195, 7º andar, das 9 às 17 horas, Centro Histórico.

A implantação do sistema de gestão urbana Aprova Santos é uma parceria das secretarias municipais de Infraestrutura e Edificações (Siedi), de Governo (Segov), Meio Ambiente (Semam) e Saúde (SMS). A empresa InMov (Inteligência em Movimento) foi contratada após licitação pública para fornecimento da solução tecnológica, adaptada às necessidades da Administração, além do suporte, treinamento, manutenção e infraestrutura para funcionamento em ambiente web. O contrato é de R$ 1,3 milhão, válido por 12 meses, prorrogável por até quatro anos.

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Selante com aderência sob a água

Produto pode ser usado para resolver vazamentos

Selante com aderência sob a água

Já é encontrado no mercado nacional o selante superforte Q-10 Underwater Seal & Lock, que atua em ambientes com umidade, vazamentos, inundações e é resistente à água do mar e ao cloro. Com tecnologia inovadora, o produto endurece e apresenta aderência sob a água. A aplicação pode ser feita sem a necessidade de esvaziar piscinas ou tanques durante os vazamentos, principalmente de água. O produto pode ser usado para resolver vazamentos até em embarcações e aquários.

Após três anos de estudos e desenvolvimento único, utilizando nanotecnologia, o Q-10 …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Divulgação

Método acelera desejo de empreender

72% dos participantes do estudo alegaram que o desejo de empreender aumentou

Método acelera desejo de empreender

Estudo realizado pela Troposlab indicou que negligenciar a relação entre inovação e pessoas para o desenvolvimento dos times em uma empresa pode retardar resultados. O trabalho foi conduzido pela diretora de Operações da consultoria, Marina Mendonça, que anunciou um método que acelera quatro vezes o desenvolvimento de times para a inovação nas empresas.

Ele contou que, durante seis meses, o Método de Aceleração Comportamental da consultoria foi aplicado em uma instituição que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram monitorados 52 participantes distribuídos em 12 …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Divulgação

Construtechs de maior destaque no mercado

100 Open Startups

Construtechs de maior destaque no mercado

A plataforma internacional de inovação aberta 100 Open Startups anunciou as 10 construtechs de maior destaque no mercado e, entre as selecionadas, a ConstruCode e a Construct In, do ecossistema Trutec, conquistaram o 1° e o 2° lugar, respectivamente. A 100 Open Startups conecta grandes empresas a startups, e promove anualmente o maior ranking de inovação corporativa latino-americano. A premiação considera o volume financeiro transacionado em contratos firmados entre as startups e as grandes corporações, estimulando a nova economia e o processo de transformação digital de diversas indústrias. …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Divulgação

Big data gera vantagem

Tecnologia causa revolução no mercado da construção civil

Big data gera vantagem

Aplicando inteligência de dados com foco no setor da construção civil, a Hoff Analytics atua no mercado visando levar a tecnologia da big data para indústrias, construtoras e incorporadoras. Com uma plataforma abrangente, a empresa atende algumas das maiores indústrias do setor, e segundo o fundador Wesley Bichoff, a inteligência de dados tem o poder de fornecer informações valiosas às empresas, incluindo todos os projetos disponíveis, as principais tendências de mercado e até mesmo prever a localização de futuras construções antes mesmo do início dos projetos, utilizando registros …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Future 50 anuncia líderes em ascensão

O Project Management Institute (PMI) anunciou a lista 2023 Future 50, que apresenta 50 líderes em ascensão e que estão transformando o mundo e remodelando o futuro por meio de seus projetos. Esses 50 indivíduos representam um grupo de profissionais que impulsionam a transformação em todas as regiões de atuação do PMI e em diferentes setores.

Entre os 50 homenageados está o brasileiro Gabriel Liguori, cofundador da startup de biotecnologia TissueLabs. Nomeado nas listas Forbes Under 30 e MIT Innovator Under 35, Gabriel direciona as suas energias para …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Design de mesa recebe premiação

Arquiteta Analis Valverde foi premiada na 13ª edição do Design Tank Brasil com a Bella, uma mesa de jantar que combina diferentes materiais e funções, além de possuir um design orgânico e elegante. Ela afirma que se inspirou na natureza para a criação, buscando trazer poesia e arte para o ambiente. A mesa é composta por dois pés de multilaminado com lâmina de carvalho natural, que dão sustentação ao tampo de mdf com pedra industrializada. O tampo tem um formato ovalado e uma abertura lateral, onde fica a …

Leia mais

Publicado na Edição 343 Agosto 2023

Divulgação

Assertividade na obra

Sensores no concreto viabilizam acompanhamento da qualidade em tempo real

Assertividade na obra

Tradicionalmente medido manualmente, através de testes que demandam tempo e desperdiçam matéria-prima, a cura do concreto está na mira de empresas que desenvolvem tecnologias para o setor da construção. Para garantir mais agilidade na concretagem em diferentes tipos de obras, garantindo a durabilidade e eficiência do material, surgem os sensores, como o Gaia 200. O sistema foi desenvolvido pela companhia dinamarquesa Maturix e é comercializado no Brasil pela Camargo Química. Ele é composto por sensores captadores ao longo do ambiente a ser concretado, que enviam informações ao software, …

Leia mais

Publicado na Edição 343 Agosto 2023

Divulgação

TK Elevator obtém certificados ABNT

Selos atestam qualidade e segurança de elevadores fabricados no Brasil

TK Elevator obtém certificados ABNT

Certificados em conformidade com as novas normas para o setor de elevadores foram concedidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) à TK Elevator, uma das líderes globais de mercado e inovação do mercado. As exigências passam a valer a partir de 2024, mas a TK Elevator já produz elevadores na nova normatização. A empresa recebeu certificados para os elevadores evolution 200 e 300 e synergy 200 fabricados no Brasil para a América Latina, referendando que os produtos atendem às mais recentes normas técnicas.

O feito é inédito …

Leia mais

Publicado na Edição 339 Abril 2023

Fotos Divulgação

Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel

Restauro, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga

Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel

Dez obras na categoria Profissional e três projetos, além de um projeto reconhecido como menção honrosa, foram selecionados na 9ª edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel. Os escolhidos foram divulgados pelo Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel e participarão de exposição na sede do instituto, de 9 de maio a 2 de julho, e publicação sobre o prêmio. Na inauguração do evento, serão anunciadas as três obras premiadas na categoria Profissional e um projeto na categoria Universitária.

No total foram inscritas 190 obras na Profissional provenientes de …

Leia mais

EDIÇÃO Nº não informado

Divulgação

Mobilidade no mais alto da América Latina

Mais conforto ao passageiro TK: menos oscilações dentro do elevador e painel com tela touch screen

Mobilidade no mais alto da América Latina

One Tower, entregue pela FG Empreendimentos em Balneário Camboriú/Santa Catarina – que ostenta o título de edifício residencial mais alto da América Latina com 290 metros de altura –, foi equipado com elevadores TK Elevator. Para garantir a mobilidade nos 70 andares do edifício, foram utilizados produtos com tecnologias para arranha-céus que integram o portfólio da empresa – considerando que a marca equipa alguns dos edifícios mais altos do mundo, como o One World Trade Center, em Nova York/EUA, e o Shangai World Financial Center, em Shangai/China. Em …

Leia mais

Publicado na Edição 338 Março 2023

Divulgação

Timidez na adoção da tecnologia BIM

Plataforma é essencial para atender necessidade do mercado por modernidade

Timidez na adoção da tecnologia BIM

Promissor em relação à tecnologia, o mercado de construção civil impõe projetos cada vez mais complexos, com planejamento que envolvem diversas equipes com diferentes expertises ao longo da evolução dos trabalhos. Diante dessa tendência, a adoção de uma ferramenta voltada para a colaboração e a gestão de todas as etapas é essencial, como o BIM, o Building Information Modeling.

O BIM está se tornando o padrão por sua completude, indo muito além do que apenas um modelo 3D. Como é um processo altamente colaborativo, ele permite que arquitetos, …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Divulgação

Escola de eficiência

Solução aos sistemas tradicionais e controles de produção

Escola de eficiência

Visando ajudar na redução de perdas e aumento do lucro nos projetos da construção civil, a Climb Consulting Group, em parceria com a Prevision e a SK Consultoria e Treinamento estão lançando a Con.tech, escola de eficiência nesse mercado. O primeiro curso iniciará em 28 de fevereiro e destacará o Sistema Last Planner (SLP), uma ferramenta de planejamento e controle de produção, que tem como foco produzir um fluxo de trabalho previsível na obra e promover a melhoria contínua dos processos. Essa ferramenta surgiu com o respaldo do …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Divulgação

Performance e design

Synergy 200: atende requisitos da NBR 16858-1

Performance e design

ATK Elevator lançou no mercado o synergy 200. O elevador foi desenvolvido para atender os empreendimentos de baixo e médio tráfego do mercado da América Latina, tanto para o segmento residencial como comercial. O novo modelo da linha synergy é a solução ideal para edifícios com até 25 paradas ou 80 metros de percurso, com capacidade para transportar 13 passageiros ou 975 quilos e que demandam velocidade de até 1,75 metros por segundo.

A partir de uma plataforma global única, o synergy 200 proporciona mobilidade eficiente em construções …

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Divulgação

Pesquisa avalia sustentabilidade de TI

Incongruências entre ideia e prática nas empresas

Pesquisa avalia sustentabilidade de TI

A Paessler, especializada em monitoração de redes, divulgou as descobertas da pesquisa Sustentabilidade de TI 2022, a partir de entrevistas com 1.900 líderes de tecnologia de todo o mundo, incluindo 97 da América Latina. O levantamento revela que 84% desse universo considera o alinhamento às melhores práticas de sustentabilidade de TI algo importante ou muito importante para suas organizações. Ainda assim, somente 34% dos entrevistados afirmaram já implementar programas de sustentabilidade em suas áreas. Outros 34% disseram que isso não é uma prioridade. “Fica claro que, apesar da …

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Divulgação

Insights sobre o futuro

NEC Visionary Week 2022

Insights sobre o futuro

A NEC Visionary Week 2022 terá como tema “Truly Open, Truly Trusted” (Verdadeiramente Aberto, Verdadeiramente Confiável) e trará sete sessões online globais exclusivas, todas concentradas na tarde de 15 de setembro, das 13h30 às 18 horas, com todo conteúdo com legendas em inglês. O evento apresentará suas mais recentes tecnologias, soluções e estudos de caso de clientes nos segmentos de Governo Digital, Finanças Digitais, 5G e Biometria da NEC, e também compartilhará uma visão de futuro, destacando cenários e tendências ao redor do mundo que influenciam a vida …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Oportunidades para o ecossistema urbano

Busca contínua de melhoria da qualidade de vida nas cidades

Oportunidades para o ecossistema urbano

A 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 acontecerá entre 24 e 26 de maio, das 9 às 18 horas, no Centro de Eventos Pro Magno, na capital paulista. O evento é considerado o mais completo sobre cidades inteligentes e reunirá empresas, startups, especialistas e representantes do poder público, visando gerar um diálogo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país.

Estão programadas plenárias e painéis com foco no trabalho colaborativo, na troca de ideias, visões e soluções …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Impacto do metaverso…

O mundo todo está passando por diversas mudanças e na construção civil e engenharia o cenário não é diferente, já se percebendo avanço nessa transformação em modelos de trabalho e nas tecnologias utilizadas. Uma das inovações é o conceito de metaverso, que permite que o mundo real e os meios virtuais se complementem. Com a eliminação de barreiras, a solução vem sendo cada vez mais utilizada para apresentar lançamentos de empreendimentos por meio de ferramentas virtuais que eliminam a necessidade da presença física.

Para avaliar o impacto dessas …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Cadeira de transferência para piscina

Equipamento da TK Elevator amplia portfólio de acessibilidade

Cadeira de transferência para piscina

A TK Elevator lançou a cadeira de transferência para piscinas. O produto foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade da empresa e facilita a adaptação de áreas de lazer, públicas e privadas, facilitando as atividades de reabilitação motora e esportivas. O público-alvo é variado e formado por pessoas com algum tipo de deficiência motora temporária ou permanente, inclusive cadeirantes, idosos, gestantes e crianças.

Para o gerente de Acessibilidade da TK Elevator, Rafael Villar, a cadeira é um instrumento de inclusão social: “Hoje, muitas pessoas deixam de usar a piscina …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Ouro traz sofisticação

Porcelanato com aplicação do metal mais desejado do mundo

Ouro traz sofisticação

Entre os lançamentos da Ceusa, as coleções Gold e Botânica Glam se destacam pelo design que leva aplicação do ouro nas peças. A coleção Botânica Glam traz riqueza de detalhes, misturando os traços da vegetação natural com o glamour do ouro e uma combinação de tons. A natureza invade os revestimentos cerâmicos de forma inusitada. As peças brancas remetem a uma natureza envelhecida e desidratada, combinando folhas de diferentes estações. Já a versão em azul, evidencia grandes folhas douradas com efeitos em baixo relevo. O toque artesanal imperfeito …

Leia mais