Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 339 Abril 2023

Edição 339 Abril 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Tolerâncias

Luiz Carlos Ferraz

Exercitar a tolerância, no ambiente beligerante da política, não é tarefa para fracos. Afinal, muito mais que conhecimento acadêmico e/ou experiência eleitoral, é necessário frieza para promover movimentos precisos e eficientes, combinados com uma capacidade indestrutível de se indignar. Esta, aliás (é necessário combinar!), há de ser condição sine qua non para acompanhar a evolução da administração pública – sim, pois, assim como em relação às drogas, também no âmbito dos vícios e virtudes a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma ideia, …

Leia mais

Digitalizar a Junta Comercial

Digitalizar a Junta Comercial

Alberto Murray Neto

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) é a mais movimentada do país. A Lei Complementar nº 1.187/2012, que transformou o órgão em autarquia, deu a ela orçamento próprio. E, com isso, passou a ter recursos para cumprir com eficácia suas atribuições legais.

Hoje, o maior desafio da Jucesp é torná-la 100% digital. É certo que a digitalização progrediu bastante. Mas não o suficiente, de tal forma que vários procedimentos ainda requerem papel. Isso precisa mudar.

Várias Juntas Comerciais do Brasil, menores e …

Leia mais

Design sustentável

Design sustentável

Revestir uma parede com painéis vinílicos reforça a personalidade de ambientes residenciais e comerciais, com a vantagem de oferecer maior durabilidade, de forma prática e sem manutenção. A Painel Vinílico traz a solução ideal para quem busca beleza, facilidade na obra, segurança e durabilidade. Muito versátil, o produto também vem fazendo sucesso com aplicação no teto em vários projetos. Painel Vinílico é uma marca da Araforros, fabricante de superfícies vinílicas, com unidade industrial em Arapiraca, Alagoas.

Resistente à umidade, corrosão e imune a mofos e pragas, os painéis …

Leia mais

Compondo o projeto de marcenaria

Compondo o projeto de marcenaria

Por mais que sejam parecidos esteticamente, existem diferenças cruciais entre MDF, Medium Density Fiberboard, e MDP, Medium Density Particleboard. Por isso, é importante entender onde cada um desses materiais se encaixa e como obter aproveitamento duradouro do mobiliário projetado para o ambiente residencial. Para esclarecer algumas dúvidas, o arquiteto Bruno Moraes comentou distinções entre os produtos, com informações e dicas baseadas em seus projetos.

Ele explica que uma chapa de MDF é formada por fibras de madeira e resina sintética que resultam em uma massa uniforme. …

Leia mais

Eficiente, seguro e resistente

Eficiente, seguro e resistente

Dekton é uma mistura sofisticada de mais de 20 minerais extraídos da natureza, que em sua fabricação utiliza a TSP technology, capaz de sinterizar partículas minerais, fazendo com que se liguem umas às outras, tornando-se uma pedra técnica ultracompacta, que suporta a luz dos raios ultravioleta, podendo ficar exposta a ambientes externos sem quaisquer chances de alteração na cor ou manchas provenientes do sol, além de manter a estabilidade dimensional mesmo em grandes formatos.

A eficácia do Dekton é destacada pela gerente de Marketing da Cosentino Brasil, Andreia …

Leia mais

Grupo Mendes investe em energia limpa

Grupo Mendes investe em energia limpa

Com a proposta de oferecer energia mais barata, por meio de distribuição de energia fotovoltaica, a Ineer Energia, do Grupo Mendes, atenderá a cinco cidades da Baixada Santista – Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá (distrito de Vicente de Carvalho) – e 22 do interior do estado de São Paulo. Projeto conta com 32 fazendas solares, localizadas no interior do Estado, cada uma com aproximadamente 45 mil metros quadrados, e um total de 298 mil módulos de captação de luz solar, com potência para geração mensal …

Leia mais

Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel

Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel

Dez obras na categoria Profissional e três projetos, além de um projeto reconhecido como menção honrosa, foram selecionados na 9ª edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel. Os escolhidos foram divulgados pelo Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel e participarão de exposição na sede do instituto, de 9 de maio a 2 de julho, e publicação sobre o prêmio. Na inauguração do evento, serão anunciadas as três obras premiadas na categoria Profissional e um projeto na categoria Universitária.

No total foram inscritas 190 obras na Profissional provenientes de …

Leia mais

Residencial conquista Gold Winner

Residencial conquista Gold Winner

Oscar Ibirapuera, primeiro da grife A Lifestyle Boutique by Trisul, foi um dos Gold Winner 2023 da Urban Design & Architecture Design Awards. Com localização privilegiada, a cinco minutos do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, o empreendimento é um tributo ao arquiteto Oscar Niemeyer. Além de oferecer uma vista exuberante para o parque, a arquitetura do prédio se inspira nos contornos desenvolvidos por Niemeyer nas edificações deste espaço, que é um dos principais cartões postais de São Paulo.

O edifício projetado pelo escritório Perkins & Will …

Leia mais

Gestora global chega a São Paulo

Gestora global chega a São Paulo

A incorporadora e gestora imobiliária global Greystar anunciou para junho o lançamento do Residencial Ayra Pinheiros, primeiro de oito projetos programados até 2026 em bairros nobres da capital paulista, como Higienópolis, Moema, Vila Mariana, Vila Madalena e Perdizes. Com operação em 227 mercados, a Greystar atua com recursos oriundos de fundos de investimentos de parceiros, oferecendo imóveis de alto padrão e serviço premium.

Segundo o diretor de Operações Cristiano Viola, o Ayra é uma marca 100% brasileira, pensada para o país: “Ela traduz a nossa forma de trabalhar …

Leia mais

Refúgio intimista

Refúgio intimista

Os hóspedes do Hotel Petunia Ibiza, a recente aquisição do Beaumier no paraíso espanhol, já contam com uma recepção totalmente renovada, projetada para combinar com a exuberante paisagem. Além disso, uma nova suíte foi adicionada ao hotel e novos menus e conceitos gastronômicos foram introduzidos nos seus três restaurantes, com experiências requintadas e inspiradas na culinária e ingredientes locais.

A propriedade de 42 andares oferece quartos em estilo finca de vários andares, abrangendo 1 hectare de terra e jardins, com vistas de 360° da área. Cada quarto tem …

Leia mais

Paisagens de tirar o fôlego

Paisagens de tirar o fôlego

A Patagônia atrai entusiastas da Teoria da Evolução e amantes da natureza. Afinal, a região teve papel importante na criação da teoria do naturalista britânico Charles Darwin, um dos destinos visitados pela expedição que Darwin fez a bordo do Beagle, em 1931, partindo da Inglaterra rumo à América do Sul. Para explorar vida selvagem e os cenários naturais da região, o Hotel Tierra Patagonia – que funciona de outubro a abril –, a uma hora do aeroporto de Puerto Natales, no extremo sul do Chile, é boa opção …

Leia mais

Caminhada noturna no Parque da Cantareira

Caminhada noturna no Parque da Cantareira

Mais uma caminhada noturna no Parque Estadual da Cantareira está programada para sábado, 20 de maio, das 19 às 23 horas. Realizada pela Urbia, administradora do parque, o diferencial é que os participantes realizarão a caminhada pela nova trilha da Pedra Grande, inaugurada na primeira semana de abril. O ponto de encontro do grupo será o centro de visitantes do Horto, localizado no espaço da Estação Vida. O destino do passeio é o mirante da Pedra Grande, um trajeto de aproximadamente 7 quilômetros, ida e volta. Na chegada …

Leia mais

Flórida Central bomba na Primavera

Flórida Central bomba na Primavera

A temporada de Spring Bloom no Bok Tower Gardens e o maravilhoso aroma de flores de laranjeira no ar sinalizam a chegada da Primavera na Flórida Central, nos EUA. O clima agradável e o sol quente da Flórida são convidativos e o Condado de Polk, na região central do estado, oferece muitas atrações e eventos exclusivos.

Entre os destaques, o Festival Mayfaire by-the-Lake Art acontecerá nos dias 13 e 14 de maio. Este festival de belas artes começou como uma pequena mostra de artesanato, em 1971, e se …

Leia mais

Brasil sediará evento náutico virtual

Brasil sediará evento náutico virtual

Você já imaginou assistir de casa a um verdadeiro espetáculo sobre o mercado náutico? Com o slogan “O barco vai até você”, cenografia digna de shows internacionais, incluindo telões que transmitem visitas à estaleiros e barcos de todo o Brasil, sorteios, tradução simultânea para o inglês e lives de especialistas em náutica, a feira náutica internacional Bombarco Show ocorrerá no Brasil de 1º a 4 de maio.

O evento se tornou uma das maiores vitrines náuticas virtuais do mundo e vai reunir embarcações de 18 a 60 pés, …

Leia mais

Aena assina contrato com ANAC

Maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, a Aena assinou, com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o contrato de concessão do bloco SP/MS/PA/MG, composto por 11 aeroportos, incluindo Congonhas, na capital paulista. Os equipamentos de infraestrutura foram arrematados pela concessionária por R$ 2,4 bilhões, em agosto de 2022, em leilão realizado na B3.

Depois da efetivação dos pagamentos da outorga, a Anac declarará a eficácia do contrato, dando início ao processo de transição da gestão aeroportuária, que conta com várias etapas. O primeiro passo …

Leia mais

Programa Menor Aprendiz e Aprendiz PcD

Programa Menor Aprendiz e Aprendiz PcD

Estão abertas até 5 de maio as inscrições para o Programa Menor Aprendiz e Aprendiz PcD da Scania, realizado com o Senai, voltado para pessoas interessadas em se profissionalizar nas áreas técnicas administrativa, de desenvolvimento de sistemas, em mecânica e em automação industrial. Podem participar pessoas com deficiência (PcD) ou não, a partir de 16 anos de idade, que tenham concluído ou estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio.

Os aprovados no processo seletivo ganham bolsa de estudo no Senai, onde farão uma formação técnica …

Leia mais

Entre a depressão e a euforia

Entre a depressão e a euforia

Sentir-se a pessoa mais poderosa do planeta ou, ao contrário, permanecer por dias isolado no quarto, são duas faces do mesmo problema. A vida de pacientes com transtorno bipolar – sobretudo antes do diagnóstico – é marcada por oscilações de humor extremas que, muitas vezes, colocam em risco a própria vida. Os psicólogos André Dória e Josefa Ferreira, do Programa de Tratamento do Transtorno Bipolar da Holiste Psiquiatria, alertam para os sintomas e tratamentos.

Muitas pessoas podem até dizer, inadvertidamente, que são “bipolares” por mudarem de opinião constantemente. …

Leia mais

O que são PDOs?

O que são PDOs?

Exemplo do avanço tecnológico da Medicina em prol dos pacientes, os PDOs (Organoides Derivados do Paciente) ajudam a analisar o desenvolvimento do tumor e sua resposta à exposição a medicamentos. Os investimentos da Invitrocue Brasil na tecnologia de organoides levaram ao desenvolvimento do teste Onco-Pdotm. Trata-se do cultivo celular tridimensional e que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo do seu tumor de origem.

A tecnologia do teste inovador permite recriar, em ambiente controlado, organoides a partir das células do tumor do paciente que foram retiradas …

Leia mais

Flacidez abdominal

Quando a região abaixo do umbigo é muito flácida, ao levantar peso, agachar ou tossir, a pessoa pode ter diástase abdominal, que é a separação dos músculos do abdome, mais especificamente a musculatura reto abdominal. Além da flacidez na barriga, ela leva à sobra de pele, concentração de gordura e até uma espécie de fenda na parede abdominal.

A diástase abdominal acontece frequentemente durante a gravidez e pode ocorrer em pessoas obesas que tiveram uma perda de peso brusca, ou em indivíduos que ganharam muito peso rapidamente; ou …

Leia mais

Óleo de cannabis na Medicina Veterinária

Óleo de cannabis na Medicina Veterinária

Filetti: “Progredir nas terapias modernas para melhor qualidade de vida dos animais”

Eduardo Ribeiro Filetti

Muito se tem falado sobre uso de cannabis na Medicina humana, despertando a atenção de médicos veterinários e pesquisadores no mundo. O canabigerol (CBG) é um dos canabinoides estudados e apresenta benefícios promissores no tratamento de humanos e animais.

Muitas destas drogas aprovadas em alguns países para benefício e melhoria de qualidade de vidas entravam no Brasil de maneira irregular. Recentemente, após estudos dos deputados estaduais do estado de São Paulo e aprovação …

Leia mais

Mulheres que se destacam

Mulheres que se destacam

Andressa Carmo, Clarice Carmo e Andrielly Rita, respectivamente, vice-presidente e presidente da AAVV e idealizadora do Prêmio Mulher Caiçara: até 31 de março, o Brisamar Shopping, em São Vicente, recebe exposição de fotos das homenageadas do Prêmio, que enaltece mulheres que se destacam em sua área de atuação.

Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk: apostando na eficiência operacional para alavancar os negócios em 2023, a plataforma de atendimento conversacional criou Guia de Eficiência para ajudar na gestão de negócios nas áreas de Educação, Tecnologia e Vendas e Comércio.…

Leia mais

Tradição vegetariana

Tradição vegetariana

Bruno Scarpa

Há 18 anos, o Capim Limão Restaurante Vegetariano, em Santos, oferece o melhor do ovolactovegetariano, através da chef Carolina Dias e sua mãe Terezinha Dias, com uma cozinha contemporânea adaptada ao vegetarianismo.

Entre os destaques da casa estão a feijoada lactovegetariana, composta por proteína de soja, cenoura, tofu e provolone e também o churrasquinho lactovegetariano, com espetinhos de queijo coalho, proteína de soja, pimentão, abobrinha e cebola. A sobremesa fica por conta dos mais variados tipos de tortas, com ênfase para a torta sorvete capim limão.…

Leia mais

Rodízio ganha três novos cortes

Rodízio ganha três novos cortes

Reconhecida pela experiência do autêntico churrasco gaúcho, a rede Fogo de Chão incluiu três novos cortes ao seu tradicional rodízio completo, que já conta com 18 opções de carnes nobres. O galeto, servido completo, é crocante por fora e suculento por dentro, prometendo surpreender os paladares mais apurados. A linguiça apimentada se junta ao menu que também oferece linguiça regular e morcilla.

O destaque é o filé mignon com osso, exclusividade da rede. O corte é fornecido pela FWS, que tem processo verticalizado de produção (farm from to …

Leia mais

Bar apresenta nova carta de drinks

Bar apresenta nova carta de drinks

O Bar do Terraço Itália contratou um craque da mixologia: Alê D’Agostino. No Terraço Itália, na Avenida Ipiranga, 344, na capital paulista, ele é o criador da nova carta de drinks do emblemático bar, a cereja do bolo do complexo de salões e restaurante de cozinha toscana, que atrai visitantes locais, do Brasil e mundo, com sua programação musical e vista deslumbrante da cidade de São Paulo. “Sem dúvida, é um bar especial, tem classe e uma vista que dispensa comentários, procurei deixar os drinks com esse clima”, …

Leia mais

São Paulo Restaurant Week

O Nubank é um dos patrocinadores da 30ª edição da São Paulo Restaurant Week, que encerra no próximo dia 30. A parceria oferece promoções aos clientes do cartão Ultravioleta: os usuários terão acesso a uma semana extra, pós evento, de 1º a 7 de maio, dedicada a eles, para que possam aproveitar com exclusividade o festival. Além disso, clientes que fizerem o pagamento da conta em restaurantes do menu premium e diamond ganharão um café cortesia. A lista dos restaurantes está no site do festival. “Queremos estar presentes …

Leia mais

Food service recupera fôlego e apresenta crescimento

Food service recupera fôlego e apresenta crescimento

O food service recuperou-se da crise ocasionada pela pandemia e ainda apresentou crescimento exponencial em relação ao período de ápice da crise sanitária, apurou levantamento realizado pela Acom Sistemas, especializada em soluções para o setor. A amostra envolveu a base de clientes da empresa, que desenvolveu o Erp Everest, que extraiu os valores de dois indicadores de desempenho: o volume de comandas processadas e o total de vendas realizadas entre os anos de 2019 e 2022. A amostra contemplou restaurantes, bares, casas noturnas e distribuidoras.

“Se houve um …

Leia mais