Edição 355 Agosto 2024
Edição 355Agosto 2024
Terça, 10 De Setembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 339 Abril 2023

Divulgação

O que são PDOs?

Benefícios de utilizá-los na guerra contra o câncer

O que são PDOs?

Exemplo do avanço tecnológico da Medicina em prol dos pacientes, os PDOs (Organoides Derivados do Paciente) ajudam a analisar o desenvolvimento do tumor e sua resposta à exposição a medicamentos. Os investimentos da Invitrocue Brasil na tecnologia de organoides levaram ao desenvolvimento do teste Onco-Pdotm. Trata-se do cultivo celular tridimensional e que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo do seu tumor de origem.

A tecnologia do teste inovador permite recriar, em ambiente controlado, organoides a partir das células do tumor do paciente que foram retiradas por biópsias ou durante cirurgia. Esses organoides derivados do paciente são nutridos, crescem e se auto organizam em laboratório de forma similar àquela observada no organismo. Ao expor os PDOs a diferentes tratamentos, é possível avaliar quais terapias induziram a morte das células cancerosas, fornecendo dados para que os médicos oncologistas possam ter uma melhor compreensão da resposta do tumor e assim traçar um plano terapêutico mais assertivo, ou seja, um tratamento personalizado.

O teste Onco-Pdotm é único e ajuda o médico a traçar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente para os diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas. O teste permite verificar especificamente o efeito dessa terapia no tumor do paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso.

Responder