Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 251 Dezembro 2015

Luiz Carlos Ferraz

Santos, a melhor cidade do Brasil!

Orla de Santos, do José Menino a Ponta da Praia, vista da Ilha Porchat

Santos, a melhor cidade do Brasil!

Pelo segundo ano consecutivo, Santos alcançou o 1° lugar entre as 100 maiores e melhores cidades do Brasil (Best Cities Index – BCI-100) em levantamento da Delta Economics & Finance, produzido para a Revista América Economia. O município obteve o índice de 56,01, seguido por Belo Horizonte (55,15), capital de Minas Gerais, e Jundiaí (54,38), no interior do Estado de São Paulo.

Na concepção da consultoria, o conceito de Charles Darwin deve ser aplicado na avaliação da infraestrutura das cidades. “A seleção natural no mundo biológico também é válida para o mundo econômico, em geral, e para as cidades, em particular. A capacidade de adaptação das cidades e regiões é um dos elementos mais importantes na definição da trajetória de desenvolvimento do país”.

Ao todo foram analisados 77 atributos em 10 dimensões. Santos melhorou em educação, passando de 7,51 (2014) para 7,62 (2015), e em saúde, com o salto de 6,74 (2014) para 6,90 (2015). Em outros seis quesitos foram registrados os mesmos índices do ano passado: geral (1,96), bem-estar (2,87), econômico (7,05), domicílio (4,94), segurança (1,86) e digital (2,00).

As informações foram coletadas entre agosto e setembro deste ano, provenientes de órgãos e instituições governamentais, como o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, Ministério das Comunicações, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.

Santos conseguiu assegurar para este ano e meados de 2016 o maior volume de investimentos em obras dos últimos 50 anos, com renovação da rede de saúde, instalação de um novo hospital (Complexo Estivadores) e início das obras de reformulação da entrada da Cidade (projeto dos anos 1970) e meta de manter 51% de seus alunos em tempo integral nas escolas. A cidade dispõe de mais 500 câmeras de segurança de alta qualidade, com cobertura total na orla. Também está em andamento a implementação do Centro de Controle Operacional, que permitirá a todos os agentes públicos e concessionárias as imagens em tempo real de vários pontos da cidade para solucionar emergências urbana e eventuais danos à mobilidade. Santos também obteve as melhores notas entre as 644 cidades pesquisadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) 2015, que analisa as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelas prefeituras de São Paulo, exceto a da capital.

Ranking das 10 melhores

1° Santos (SP)

2º Belo Horizonte (MG)

3º Jundiaí (SP)

4º Blumenau (SC)

5º Campinas (SP)

6º Mogi das Cruzes

7º São Bernardo do Campo (SP)

8º Curitiba (PR)

9º Santo André (SP)

10º Mauá (SP)

Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Justiça suspende elaboração do Plano Diretor de Bertioga

Em ação civil pública movida pela Defensoria Pública de São Paulo, a juíza Luciana Mendonça de Barros Rapello, da 2ª Vara do Foro Distrital de Bertioga, na Baixada Santista, concedeu em agosto medida liminar que suspende o processo de elaboração do Plano Diretor da cidade. A ação foi proposta pelos defensores públicos Carolina Dalla Valle Bedicks, Luiza Lins Veloso, Marina Costa Craveiro Peixoto e Felipe Amorim Principessa, que alegam que a formatação do processo desrespeita a Constituição e a legislação, impedindo uma efetiva participação popular na discussão.

Ao …

Leia mais

Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Projetos visam acesso viário ao porto

O governador Geraldo Alckmin anunciou a elaboração de projetos executivos para novas intervenções viárias de ampliação do acesso ao porto de Santos. Três obras serão executadas pela concessionária Ecovias na rodovia Anchieta (SP-150) e visam ordenar os diferentes tipos de tráfego na entrada de Santos, melhorando a fluidez viária e a qualidade de vida na região. A proposta é separar os veículos de carga dos de passeio na chegada à Baixada Santista. “O Brasil tem tudo para pisar no acelerador da exportação por causa do novo câmbio, que …

Leia mais

Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Luiz Carlos Ferraz

Ano de colocar o mercado imobiliário em ordem

Santos: hora de apurar o olhar sobre as ofertas que aparecem no começo do ano

Ano de colocar o mercado imobiliário em ordem

“Depois de um ano de encolhimento do mercado, a hora é de analisar mais e se preparar para o crescimento que deve acontecer de forma mais acelerada apenas em 2016”, afirma Rogério Santos, que há 27 anos atua no mercado imobiliário. Diretor da RealtON, que trabalha com as maiores incorporadoras do país, Santos destaca que a hora é de apurar o olhar sobre as ofertas que aparecem no começo do ano, considerando que vários lançamentos aconteceram no encerramento de 2014 e 2015 inicia com grande estoque.

Devido a …

Leia mais

Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Linha de crédito Finep para inovação

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, instituição financeira do Governo de São Paulo, oferece a partir de hoje a linha Inovacred Expresso, da Finep – Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é desburocratizar a concessão de financiamentos para projetos de inovação de micros e pequenas empresas. A modalidade vai financiar atividades relacionadas à inovação para empresas com receita bruta anual de até R$ 16 milhões. Com operação mais simples e limite de financiamento de até R$ 150 …

Leia mais