Edição 287Dezembro 2018
Quarta, 16 De Janeiro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bruno Scarpa

Tradição argentina

Plini: casa serve almoço todos os dias com um cardápio variado

Tradição argentina

Bruno Scarpa

Com 100 anos de tradição familiar no ramo de paneteria na Argentina e em Santos há 3 anos, a Cafeteria Plini, sob o comando de Georgia Plini e Cristina Geofuso, oferecem um conceito gastronômico muito interessante. No local, além da cafeteria de qualidade, é possível degustar uma vasta paneteria, com diversas opções de pães artesanais de fabricação própria, entre eles o pão de hambúrguer de brioche e o pão australiano, com vendas para atacado e varejo.

Dentre os cafés especiais, destaques para o “Dolce”, que acompanha sorvete de creme e doce de leite, e o “Porteño”, que consiste em um café expresso com borda de doce de leite. Na parte de drinks, a tradicional caipiroska, com vários sabores, como morango e maracujá. O famoso milk skake também é uma ótima alternativa.

A casa serve almoço todos os dias com um cardápio variado, combinando o peixe folhado com purê de cenoura e arroz, o “Camarão Tropical” (camarão no molho de manga com arroz e legumes), panquecas, estrogonofe. Na quarta-feira, a feijoada é excelente pedida!

Os hambúrgueres são outra atração, especialmente o “Hambúrguer Duplo”, com cheddar, gorgonzola e bacon, com fritas de acompanhamento, além de opções deliciosas, como o sanduíche natural e o lanche na baguete.

Na parte da confeitaria, o “Abacaxi Imperial” (doce de côco com abacaxi e marshmallow) é o preferido pelos clientes, assim como a “Torta Caramel” (doce de leite com geleia de damasco, caramelo de sal e marshmallow) e o Banoffee (doce de leite, banana e chantilly com canela) possuem grande procura junto ao tradicional alfajor. Também são encontrados bolos sem glúten e lactose com a opção zero açúcar.

A Cafeteria Plini fica localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 62, loja 5, e pode ser visitada de segunda a sábado das 9 às 19 horas. Na internet é encontrada através do Facebook/Cafeteria Plini e no Instagram @cafeteriaplini

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bacon, cerveja e churros no Valongo

De 4 a 6 de janeiro, das 11 às 23 horas, Santos receberá nos Arcos do Valongo, no Centro Histórico, o Festival do Bacon e da Cerveja Artesanal para entreter turistas e munícipes. O evento revelará a disputa entre 17 cervejarias, por meio da arte e personalidade nas etapas do processo cervejeiro, desde a escolha do malte, lúpulo e fermento, até o envase. Para acompanhar, funcionarão mais de 40 food trucks com opções variadas, da Bahia a China, e destaque para os hambúrgueres artesanais. Simultaneamente, para os amantes …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Bruno Scarpa

Da fazenda à cidade

Dona Angola: pratos individuais no almoço de sábado e domingo

Da fazenda à cidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Dona Angola, gerido por Gabriel Cicone e Vanda Dinesia, trouxe o clima da fazenda para a cidade. A casa na Rua Jorge Tibiriçá, 26, em Santos, é decorada com objetos, mesas e detalhes do interior, com um toque africano remetendo a Angola, fazendo jus ao nome do local.

No cardápio, são destaques da casa o pastel de massa de farinha de milho nos sabores carne e calabresa; o frango ou filé-mignon à Dinesia, gratinado ao molho branco; a …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Imersão no mundo da uva e do vinho

O Dia Mundial do Enoturismo, no segundo domingo de novembro, foi comemorado com estilo pela Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. A programação se estende por todo o mês, numa iniciativa da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), composta por mais de 800 cidades de 10 diferentes países, viabilizada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) e apoiada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A Casa Valduga proporciona uma imersão no mundo da uva e do vinho com um …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Bruno Scarpa

Seja Local

Lo.Cal: atendimento rápido e exclusivamente no balcão

Seja Local

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, o Lo.cal trouxe um conceito inovador para a cidade, com a ideia de ser 100% sustentável e inspirado nos fast foods americanos – mas de uma maneira saudável. Esta é a proposta dos três proprietários, dois já com know how no ramo da gastronomia, e o terceiro, um arquiteto.

Com atendimento rápido e exclusivamente no balcão, o Lo.cal possui mais de 30 opções para montar seu prato, com saladas, folhas, grãos, proteínas, entre outros itens. Para quem prefere sanduíche, pode ser preparado com …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Picanha vegetal no Rio de Janeiro

O açougue vegano No Bones já está uma vez por semana na capital carioca. A estratégia se ajusta à mudança de hábitos alimentares que cresce no país, seja pela redução do consumo de carne ou o consumo zero de produtos que tenham origem animal. Segundo pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 30 milhões de brasileiros são adeptos da alimentação vegetariana e quase 5 milhões de pessoas já praticam o veganismo. O mercado vegano registra um aumento de 40% ao ano no país. O No Bones está …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Bruno Scarpa

Forte tradição no Valongo

Paulista: boa gastronomia para público eclético

Forte tradição no Valongo

Bruno Scarpa

Há 45 anos no Bairro do Valongo, o Bar e Restaurante Paulista é sinônimo de tradição no Centro Histórico de Santos, frequentado por um público eclético, tudo isso devido ao trabalho e empenho dos donos Francisco Gonçalves, Maria Rosa Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves.

Entre seus diversos pratos, o Espeto à Gaúcho (arroz, farofa, fritas, contra filé, frango e linguiça) é, segundo os proprietários, o carro-chefe da casa. Outro destaque é o Bife à Parmegiana acompanhado de fritas e arroz. Toda quarta-feira e sábado a …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Cerveja artesanal em Bariloche

Bariloche promove dias 5 e 6 de outubro o “1º Workshop Internacional de Leveduras Cervejeiras”, visando consolidar-se como cidade símbolo da produção de cerveja artesanal. Afinal, foi em sua região que em 2011 foi redescoberta uma das duas leveduras utilizadas na cervejaria Larger e que havia se perdido ao longo dos anos, a planta S. eubayanus. Atualmente, a cidade produz mais de um milhão de litros por ano em seus 35 empreendimentos cervejeiros. O evento reunirá as principais referências científicas internacionais sobre a produção cervejeira, como o Instituto …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Bruno Scarpa

Bem-vindos a bordo!

Naus: ambientes temáticos, drinks e pratos diferenciados

Bem-vindos a bordo!

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, sob o comando de Roberto Souto, Bruno Souto e Gabriela Marin, o Naus é um bar restaurante com temática marinha e conceito inovador. Os ambientes são temáticos, como o salão Navio Pirata, e a casa tem até um “mascote”, um personagem vestido de marujo que anima o local e é sucesso, especialmente entre as crianças, já que a casa também possui espaço kids com monitor.

No cardápio as opções são diferenciadas. Um dos pratos preferidos é o Camarão do Naus, que consiste em …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Mandioca Cozinha

O Mandioca Cozinha, da chef pernambucana Madu Melo, na Vila Buarque, capital paulista, explora todas as possibilidades gastronômicas da raiz 100% nacional e 100% aproveitável. A mandioca é a estrela em todo o menu, carta de bebidas e em alguns itens da decoração – que explora elementos como o concreto, madeira e aço, combinando modernidade e pop art, com exposições de artistas de todo o país. No Mandioca Cozinha, da folha à raiz, tudo se aproveita para formar tapiocas, beijus, farinhas, polvilhos, caldos, bebidas fermentadas e destiladas. Entre …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Bruno Scarpa

Tradição japonesa em Guarujá

Tokuda San: ambiente familiar com decoração oriental

Tradição japonesa em Guarujá

Bruno Scarpa

Há seis anos proporcionando o melhor da gastronomia japonesa, mesclando tradição e criatividade, o Tokuda San, de Guarujá, oferece um atendimento diferenciado com ambiente familiar e decoração inspirada no mundo oriental. Esse é o conceito passado por Patrick Tokuda e seu pai Sieo Tokuda, proprietários do local. A família possui grande experiência no ramo, sendo proprietária por 20 anos de um restaurante japonês na cidade de São Paulo, além de Patrick ser sushiman profissional há 17 anos.

A casa oferece pratos exclusivos criados no próprio restaurante, …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Vinhos brasileiros certificados

A Vinícola Ravanello, em Gramado, no Rio Grande do Sul, é a primeira empresa brasileira a apresentar o selo da produção integrada em seus rótulos – um Chardonnay e um assemblage de Merlot e Cabernet Sauvignon, elaborados na safra 2017/18 –, que atesta o emprego de boas práticas agrícolas e de produção. A chancela assegura que o produto cumpriu uma série de quesitos, que vão desde a redução do uso de químicos na lavoura até a preocupação com a saúde do trabalhador e a sua capacitação, entre vários …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Bruno Scarpa

Aconchego no Valongo

Bistrô Santista: decoração inspirada no estilo “retrô”

Aconchego no Valongo

Bruno Scarpa

Há um ano e cinco meses instalado no bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, o Bistrô Santista oferece um lugar muito agradável e aconchegante para seus frequentadores, constituído em sua maioria formada por trabalhadores da região central e também por turistas, conforme idealizado pela proprietária Vanessa Rodrigues quando resolveu investir e abrir o estabelecimento.

O Bistrô Santista dispõe de uma carta variada para o almoço, com destaque para as massas, dentre elas nhoque, panquecas, rondeli e lasanhas. As saladas também são uma ótima pedida. …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Tradição e cortes uruguaios

Conhecidas como “um pedaço do Uruguai no Brasil”, as casas El Tranvía oferecem ambientes que revelam o charme do país vizinho, com excelência no preparo de cortes especiais, como asado de tira, bife ancho e ojo de bife, além de iguarias, como as papas, provoletas e saladas com ingredientes diferenciados, que são harmonizados com carta de vinhos provenientes de vinícolas do Cone Sul. Entre as sobremesas, torta alfajor, feita com doce de leite uruguaio, e cheese cake de chocolate branco e frutas vermelhas, além do tradicional chajá, doce …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Bruno Scarpa

Tapas de qualidade!

Conceito gastronômico inspirado nas famosas tapas espanholas

Tapas de qualidade!

Bruno Scarpa

Um bar inspirado nas famosas tapas espanholas, esse é o Tapa Bar e Cozinha, na Rua Azevedo Sodré, 62, Vila Rica, em Santos. Com seis meses de funcionamento, os sócios Marco Freire, Patricia Freire e Marcos do Valle trouxeram para a Baixada Santista um novo conceito gastronômico.

O local apresenta decoração rústica e bem aconchegante, atraindo os mais diferentes públicos, desde famílias a grupo de amigos. Entre os pratos, o “Croc Tartá” é sem dúvida um dos carros-chefes da casa. Ele consiste em steak tartá servido …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Tecnologias agitam o mercado

Para atender a demanda de inovação gerada pelo setor de alimentação fora do lar, o complexo de feiras Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fipal Café reunirá as principais tendências, soluções e lançamentos para restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, lojistas, hotéis, distribuidores, indústria do sorvete, sorveterias, cafeteria profissional e demais estabelecimentos do mercado de food service. O evento ocorrerá de 12 a 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre as inovações, a startup Oi Menu apresentará um cardápio digital em tablets que substitui o garçom …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Bruno Scarpa

O havaiano santista!

Aloha Poke Beer: ambiente descontraído, com decoração 100% havaiana

O havaiano santista!

Bruno Scarpa

O Aloha Poke Beer, do empresário Agnello Santos Silva, trouxe a Ponta da Praia, em Santos, um ambiente totalmente praiano e descontraído, com decoração 100% havaiana e patrocinado pela marca de surf Hurley.

Com 10 meses de casa, a culinária do Aloha é toda voltada para a gastronomia havaiana e japonesa. Dentre os pratos da casa, destaque para o Poke Big Rider (salmão, atum, camarão, avocado, pepino, cebolinha, coberto com crispy de alho poró e crispy de couve), e o Pipeline, que consiste em escalopes de …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Evento reúne os melhores da cutelaria

A VI Mostra Internacional de Cutelaria acontecerá nos dias 5 e 6 de maio no Centro de Exposições Frei Caneca, na capital paulista. Cutelaria é o ofício de quem fabrica ou vende facas e instrumentos de corte. O evento reúne os principais nomes do segmento no país, como Ricardo Vilar e Sandro Boeck, além de expoentes internacionais, como o georgiano Zaza Revishvili, que vão apresentar recentes criações e dividir conhecimentos com os visitantes. Durante a mostra serão realizadas palestras, demonstrações de forja e workshops de Kali Silat, arte-marcial …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Bruno Scarpa

Sofisticação na Pompeia

Bublet Casual Food: experimente o filé mignon ao molho french

Sofisticação na Pompeia

Bruno Scarpa

Comemorando quatro meses de atividades, o casal Anna Hirigoyen e Oscar Martins dirige em Santos o Bublet Casual Food, que mistura requinte, sofisticação e gastronomia. O local agrega o conceito de casual food, com variedade de petiscos e pratos mais sofisticados. Dentre as delícias, vale a pena experimentar o filé mignon ao molho french, a croqueta de rabada e a salada turca – que consiste em um mix de folhas, quinoa, damasco, shitaque grelhado, ervilha, tomate e molho especial. As pizzas de massa fina também têm …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

O tradicional Chimi do Norba

Único da categoria produzido artesanalmente

O tradicional Chimi do Norba

O Chimichurri do Norba destaca-se no mercado por ser o único da categoria produzido artesanalmente, com ingredientes frescos e sem conservantes. Disponível em quatro versões: tradicional, dijon, jalapeño e hortelã, a receita leva salsa, alho e especiarias e é utilizada para marinar ou com assados, churrascos, peixes, hambúrgueres, brushettas, vegetais, tortas, saladas, aperitivos, queijos… A marca surgiu no Brasil em 2013 quando Daniel Goliger decidiu comercializar a receita de família de seu pai, o uruguaio Norberto Goliger Slepian (no Brasil desde 1975). O chimichurri é preparado como há …

Leia mais