Edição 293Junho 2019
Segunda, 22 De Julho De 2019
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Do campo para a cidade

Sítio 17: conceito de cozinha artesanal autoral e horta no local

Do campo para a cidade

Bruno Scarpa

Com oito meses de atividades, o Sítio 17 Mar e Campo trouxe a Santos um conceito interessante e inovador. Seus proprietários têm experiência no ramo gastronômico com outros estabelecimentos consagrados na cidade e também o chef de cozinha possui uma vasta experiência adquirida em restaurantes tradicionais de Santos.

O Sítio 17 apresenta o conceito de cozinha artesanal autoral e produz ingredientes numa horta local, trazendo o ambiente do campo, além de manter parcerias com sítios orgânicos. A casa utiliza canudos de inox, energia solar e todos os seus cardápios são em tablets, poupando assim o meio ambiente.

Para comer, há opções veganas e vegetarianas, dentre elas o bolinho de feijão fradinho e o espaguete de pupunha com hambúrguer vegano e salada. Um dos carro-chefe da casa é o arroz negro com polvo e camarão acompanhado de vinagrete de maçã. Destaque para a tábua com linguiça artesanal de pernil, pão de fermentação natural e mostarda. Os pratos executivos variam do frango, bife à milanesa até hambúrguer de grãos. Todos os pratos executivos acompanham salada, chá gelado e sobremesa.

Nos drinks, o “shiso show” é exclusivo (sakê, shiso, gengibre e limão siciliano) e preferido pelos frequentadores. Outros drinks são as tradicionais caipirinhas e sakeritas, além do gin tônica, que está em alta nos bares e restaurantes da cidade. Para os mais tradicionais e conservadores, o Sítio 17 possui uma variada carta de vinhos e de cachaça artesanal.

Os amantes dos doces não podem deixar de conferir o “pote do sítio”, que contempla suspiro, morango, caramelo, sorvete de nata e bacon, sendo ideal para compartilhar entre duas pessoas.

Além do chá da tarde todos os dias, é possível fazer reservas para eventos e aniversários em ambiente interno e externo, com opções de bolos confeitados produzidos na própria casa.

O Sítio 17 Mar e Campo fica localizado à Praça Nossa Senhora do Carmo, 17, na Ponta da Praia, e pode ser visitado de terça-feira a domingo do meio dia à meia noite, sexta-feira e sábado até a uma da manhã e domingo até às 23 horas. E também no Facebook/Sítio 17 e no Instagram @sitio17

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Jin Jin lança Festival de Inverno

A rede de culinária asiática Jin Jin apresenta até 29 de julho o seu primeiro Festival de Inverno, com dois novos pratos quentes de Lámen de Carne e Lámen de Lombo. Os dois sabores Jin Jin são compostos de caldo temperado, massa, proteína e vegetais. O lámen é um prato típico da culinária japonesa e foi introduzido no Japão por imigrantes chineses, no final do século 19. O nome deriva da massa de macarrão, cujo formato lembra o linguine. Além dos Lámens, integram o festival o Domburi de …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Culinária Nikkei em Santos

Quilha: combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres

Culinária Nikkei em Santos

Bruno Scarpa

O Quilha Bar e Restaurante proporciona há três anos o melhor da culinária Nikkei, que, para quem não sabe, trata da fusão das culinárias japonesa e peruana. A iniciativa é do casal Maíra Pabst e Bruno Braga, que já viajou por vários países e resolveu trazer para a região um pouco de cada lugar visitado.

Inspirado na exótica culinária do Pacífico, o Quilha oferece inúmeras opções de pratos e porções, combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres.

Dentre os principais pratos, vale experimentar o “Lima Ceviche”, …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Festival na adega Cave do Douro

A adega Cave do Douro, no Royal Palm Plaza, em Campinas, realiza o Festival de Fondue, até 31 de agosto, de terça a domingo, das 19 às 23 horas. Entre as opções, por R$ 240, sopa de cebola, com vinho branco gratinado, torradas e queijo emmental ralado; fondue de savoyarde & filé mignon, com queijo emmental e gruyère derretidos no vinho branco, com presunto cru, salame, lombo canadense, copa, cubos de filé mignon grelhados, batatas canoas fritas na manteiga de ervas, seleção de molhos, picles e baguete. Para …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Divulgação

Vegano atraente…

Seu animal de estimação é bem-vindo, pois o local tem o selo pet friendly

Vegano atraente…

Bruno Scarpa

Há três anos e meio atuando e investindo na gastronomia vegana, através dos sócios Alessandro da Silva e Paula Reis, o Veg e Veg Burguer, em Santos, oferece ao público vegetariano e vegano boa qualidade em lanches e hambúrgueres gourmet. Saudáveis e deliciosas, as receitas proporcionam bem-estar aos clientes sem deixar aquela sensação de “estômago pesado”. Entre os ingredientes das receitas, doses generosas de respeito ao reino animal e senso de amor ao planeta Terra.

Na parte do cardápio existem mais de 40 opções veganas de …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Divulgação

Na lata, 100% natural e sem CO2!

Branco: marca conta com três rótulos

Na lata, 100% natural e sem CO2!

Voltado para um público jovem e descolado, a Vivant Wines lançou o primeiro vinho 100% natural e sem adição de CO2 em lata do Brasil. A marca conta com três rótulos, tinto, uvas Cabernet/Merlot, branco, Chardonnay, e rosé, Syrah/Pinot noir, que estão sendo vendidos em mais de 50 pontos de venda no Rio de Janeiro e alguns bares e restaurantes de São Paulo, com expectativa de breve cobertura nacional. Fabricante sustenta que o vinho em lata traz um conceito mais leve e descontraído, para ser consumido em qualquer …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Uma década de tradição!

Rede Haru possui três unidades, duas em Santos e uma em Praia Grande

Uma década de tradição!

Bruno Scarpa

Perto de completar 10 anos de atividades, a rede Haru Sushi cresce cada vez mais na Baixada Santista. A rede oferece um mix da culinária oriental tradicional com muita criatividade e diversidade de opções em seus pratos, combinados e temakis. O público frequentador é bem variado, desde famílias e executivos até grupos de amigos.

Os temakis preferidos pelo público são, sem dúvida, os feitos com salmão, com destaque para o de salmão com cream cheese e cebolinha. O hot holl também é um dos queridinhos da …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Cerveja com artemisia absinthium

O mestre cervejeiro da Way Beer, Alessandro Oliveira, misturou cerveja com o sabor clássico do absinto para criar a India Pale Ale da cervejaria paranaense. Denominada Ipa Loka, a cerveja está disponível em chope e engarrafada (355 ml e 600 ml) e conta em sua composição com artemisia absinthium, a planta utilizada no destilado Absinto. Com 6,6% de teor alcoólico e 68 de IBU, a Ipa Loka é uma cerveja com amargor acentuado e um aroma inconfundível de lúpulo cítrico. A planta Artemisia Absinthium foi adicionada na …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Sofisticação e simplicidade

Three Santos Bar: bar e hamburgueria em pleno Canal 4

Sofisticação e simplicidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Three Santos Bar, dos empresários Américo Simões, Luizinho Mastellari e Marco Storti, agrega à cidade um conceito de bar e hamburgueria em um local muito bem frequentado, em pleno Canal 4.

No cardápio de hambúrgueres, destaques para o “mushroom threeburguer santos”, que consiste em blend de carne bovina, três tipos de cogumelos selvagens no molho cheddar com cebola tostada, finalizado com fumaça líquida no pão de brioche, e o “burguer vegetariano”, de hambúrguer de proteína de soja de …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Eisenbahn Mestre Cervejeiro

Produtores caseiros de cerveja têm até o dia 15 de março para se inscreverem à 10° edição do Eisenbahn Mestre Cervejeiro e enviarem as amostras de sua Session IPA (Indian Pale Ale), caracterizada pelo alto amargor e teor alcoólico elevado. O concurso convida os consumidores a descobrirem o mundo das cervejas artesanais por meio de uma competição que gera curiosidade e conhecimento. A 10ª edição será pela terceira vez televisionada como um reality show, indo ao ar entre junho e agosto. O vencedor terá sua receita lançada pela …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Raízes santistas

Canal 8: drinks exclusivos, como o “oitinho” e o “yuko”

Raízes santistas

Bruno Scarpa

Com quatro meses de atividades, o Canal 8 Casual Bar – através dos sócios Denis Fulco Ramos, também proprietário do Kenzo Sushi Lounge, e Rafael Campos Fernandez, proprietário do Australiano Bar e Tiki Bar – resgata as raízes santistas. A proposta é disponibilizar um ambiente bem descontraído, para que os clientes se sintam como mais gostam, seja em casa ou na praia. O local possui cadeiras de praia e redes para que os quitutes sejam degustados com conforto e relaxamento.

No cardápio destaque para os ícones …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Verão é hora dos vinhos…

Junto com o calor, é cada vez mais comum a busca por bebidas refrescantes, que sejam capazes de amenizar, ao menos um pouco, a sensação térmica elevada nesta época do ano. Além de refrescante, o vinho possui propriedades benéficas a saúde e apresenta 50% menos conteúdo energético que sua concorrente na estação, a cerveja. De acordo com Abel Blumenkrantz, da Garage Vinhos, a principal dica para consumir vinho no Verão é buscar bebidas com boa acidez, notas frutadas e bastante frescor, que é o caso dos brancos, rosés …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bruno Scarpa

Tradição argentina

Plini: casa serve almoço todos os dias com um cardápio variado

Tradição argentina

Bruno Scarpa

Com 100 anos de tradição familiar no ramo de paneteria na Argentina e em Santos há 3 anos, a Cafeteria Plini, sob o comando de Georgia Plini e Cristina Geofuso, oferecem um conceito gastronômico muito interessante. No local, além da cafeteria de qualidade, é possível degustar uma vasta paneteria, com diversas opções de pães artesanais de fabricação própria, entre eles o pão de hambúrguer de brioche e o pão australiano, com vendas para atacado e varejo.

Dentre os cafés especiais, destaques para o “Dolce”, que acompanha …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bacon, cerveja e churros no Valongo

De 4 a 6 de janeiro, das 11 às 23 horas, Santos receberá nos Arcos do Valongo, no Centro Histórico, o Festival do Bacon e da Cerveja Artesanal para entreter turistas e munícipes. O evento revelará a disputa entre 17 cervejarias, por meio da arte e personalidade nas etapas do processo cervejeiro, desde a escolha do malte, lúpulo e fermento, até o envase. Para acompanhar, funcionarão mais de 40 food trucks com opções variadas, da Bahia a China, e destaque para os hambúrgueres artesanais. Simultaneamente, para os amantes …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Bruno Scarpa

Da fazenda à cidade

Dona Angola: pratos individuais no almoço de sábado e domingo

Da fazenda à cidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Dona Angola, gerido por Gabriel Cicone e Vanda Dinesia, trouxe o clima da fazenda para a cidade. A casa na Rua Jorge Tibiriçá, 26, em Santos, é decorada com objetos, mesas e detalhes do interior, com um toque africano remetendo a Angola, fazendo jus ao nome do local.

No cardápio, são destaques da casa o pastel de massa de farinha de milho nos sabores carne e calabresa; o frango ou filé-mignon à Dinesia, gratinado ao molho branco; a …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Imersão no mundo da uva e do vinho

O Dia Mundial do Enoturismo, no segundo domingo de novembro, foi comemorado com estilo pela Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. A programação se estende por todo o mês, numa iniciativa da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), composta por mais de 800 cidades de 10 diferentes países, viabilizada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) e apoiada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A Casa Valduga proporciona uma imersão no mundo da uva e do vinho com um …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Bruno Scarpa

Seja Local

Lo.Cal: atendimento rápido e exclusivamente no balcão

Seja Local

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, o Lo.cal trouxe um conceito inovador para a cidade, com a ideia de ser 100% sustentável e inspirado nos fast foods americanos – mas de uma maneira saudável. Esta é a proposta dos três proprietários, dois já com know how no ramo da gastronomia, e o terceiro, um arquiteto.

Com atendimento rápido e exclusivamente no balcão, o Lo.cal possui mais de 30 opções para montar seu prato, com saladas, folhas, grãos, proteínas, entre outros itens. Para quem prefere sanduíche, pode ser preparado com …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Picanha vegetal no Rio de Janeiro

O açougue vegano No Bones já está uma vez por semana na capital carioca. A estratégia se ajusta à mudança de hábitos alimentares que cresce no país, seja pela redução do consumo de carne ou o consumo zero de produtos que tenham origem animal. Segundo pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 30 milhões de brasileiros são adeptos da alimentação vegetariana e quase 5 milhões de pessoas já praticam o veganismo. O mercado vegano registra um aumento de 40% ao ano no país. O No Bones está …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Bruno Scarpa

Forte tradição no Valongo

Paulista: boa gastronomia para público eclético

Forte tradição no Valongo

Bruno Scarpa

Há 45 anos no Bairro do Valongo, o Bar e Restaurante Paulista é sinônimo de tradição no Centro Histórico de Santos, frequentado por um público eclético, tudo isso devido ao trabalho e empenho dos donos Francisco Gonçalves, Maria Rosa Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves.

Entre seus diversos pratos, o Espeto à Gaúcho (arroz, farofa, fritas, contra filé, frango e linguiça) é, segundo os proprietários, o carro-chefe da casa. Outro destaque é o Bife à Parmegiana acompanhado de fritas e arroz. Toda quarta-feira e sábado a …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Cerveja artesanal em Bariloche

Bariloche promove dias 5 e 6 de outubro o “1º Workshop Internacional de Leveduras Cervejeiras”, visando consolidar-se como cidade símbolo da produção de cerveja artesanal. Afinal, foi em sua região que em 2011 foi redescoberta uma das duas leveduras utilizadas na cervejaria Larger e que havia se perdido ao longo dos anos, a planta S. eubayanus. Atualmente, a cidade produz mais de um milhão de litros por ano em seus 35 empreendimentos cervejeiros. O evento reunirá as principais referências científicas internacionais sobre a produção cervejeira, como o Instituto …

Leia mais