Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Divulgação

Aconchego e sofisticação

Cléia Carvalho e Marilene Santos: sócias da Veneza

Aconchego e sofisticação

Um ambiente de sofisticação, mas aconchegante e convidativo para degustar as maravilhas de uma boa gastronomia, em Praia Grande, assim é a Veneza, um espaço para uma experiência gastronômica em diferentes períodos do dia.

Seja para um café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde ou jantar, a Veneza oferece um cardápio de deliciosas opções. Um expresso com leite, suco, ovos mexidos com brioche na chapa e fruta, super fresca e saborosa, pode ser seu melhor despertar para um dia de trabalho. Ou um Croque Madame, que traz pão de brioche, muçarela, presunto e parmesão gratinado no forno, finalizado com ovo pochê.

Para o almoço, semanalmente, a casa apresenta um menu refinado. Para os dias mais quentes, vale a pena experimentar a salada Milão. Composta por folhas com queijo gorgonzola, figo, parma, nozes e um saboroso molho cítrico de romã. Uma combinação perfeita com salmão ao forno com granola ou um bacalhau a baixa temperatura.

Mas se sua intenção é passar a noite com a família ou amigos para degustar uma boa pizza e um bom vinho, não deixe de conferir a de Camarão Especial, composta por muçarela, catupiry, camarões graúdos, salpicado de parmesão e salsa fresca.

O bar é um destaque à parte, ideal para quem quer aproveitar uma noite tranquila, ou apenas ter uma boa conversa de negócios ou com amigos. No menu estão mais de 15 coquetéis, incluindo opções não alcoólicas, além de whiskies, licores importados e caipirinhas, contemplando um estilo de coquetelaria clássica e contemporânea.

A Veneza está localizada na Rua Duque de Caxias, 1.251, Canto do Forte, segunda-feira, das 17 horas até meia noite, terça a domingo das 8 até meia noite.

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Cardápio exclusivo em Gramado

A novidade gastronômica da Serra Gaúcha, em Gramado, é o Werdum Premium Meats, na Avenida das Hortênsias 1.370. Franquia de restaurantes voltados para a venda de carnes nobres da marca, além de utensílios e acompanhamentos para churrasco, o diferencial em Gramado é que oferece no mesmo espaço restaurante, parrilla e boutique de carnes em ambiente temático que presta homenagem ao lutador de artes marciais Fabrício Werdum. Destaque para o cardápio desenvolvido pela chef paranaense Tatianna Cirinno, que é especialista em carnes, escritora e charcuteira, além de membro da …

Leia mais

Publicado na Edição 334 Novembro 2022

Divulgação

Poder do mar

Netuno: dentre os lanches preferidos do cardápio, destaque para o queridinho “brisket”

Poder do mar

Bruno Scarpa

Há nove meses sob o comando de Bianca Leone, o Netuno Bar e Petiscaria, em Praia Grande, oferece variadas opções de pratos, para o almoço e lanches, com porções deliciosas, como omelete, alcatra e parmegiana. Às quartas e sábados a casa acrescenta a tradicional feijoada.

Dentre os lanches preferidos do cardápio, destaque para o queridinho “brisket”, composto por acém cozido na cerveja e especiarias, servido desfiado com baguete de parmesão e queijo muçarela. Também vale experimentar o “tostex de porco”, com joelho de porco cozido, desfiado …

Leia mais

Publicado na Edição 334 Novembro 2022

Rede focada na gastronomia

A plataforma Mundo R nasceu com uma ferramenta gratuita chamada “Avaliação Inteligente de Restaurantes”, para que os gestores e donos de restaurantes recebam perspectivas de como está o estabelecimento após responder algumas perguntas. Explica o diretor-executivo Jorge Lima: “Os conteúdos abrangem diversos temas necessários para o sucesso do negócio. Os usuários poderão contar com uma série de conteúdos e de serviços como cursos sobre negócios, gastronomia e marketing no segmento da alimentação. Acreditamos que o conhecimento, bons relacionamentos e tecnologia são primordiais para um processo de maturação nos …

Leia mais

Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Divulgação

Rodízio completo

Speed Bar e Espetaria: rodízio de carne contempla fraldinha, maminha, alcatra e picanha

Rodízio completo

Bruno Scarpa

Há 8 anos, o Speed Bar e Espetaria, em Santos, oferece uma grande variedade de opções no sistema de rodízio, combinando uma seleção de carnes, vários sabores de pizza, buffet de pratos quentes e frios, doces e sorvetes.

Dentre a diversidade de cortes, o rodízio de carne também contempla fraldinha, maminha, alcatra e picanha – com a observação da casa de que essas opções juntas serão servidas de acordo com a disponibilidade do estoque. Já nos pratos quentes, destaque para o generoso estrogonofe e a lasanha. …

Leia mais

Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Cardápio reduz risco de doença

Michele Mística, chef do restaurante Akan, na capital paulista, prioriza em suas criações ingredientes naturais e frescos que reduzem o risco de doenças degenerativas, estimulam o sistema imunológico e possuem ação anti-inflamatória. O cardápio contempla, por exemplo, cenoura, que reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%, repolho, brócolis e couve-flor, que contém o sulforano,, e frutas vermelhas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor. Soja e derivados possuem a capacidade de inibir …

Leia mais

Publicado na Edição 332 Setembro 2022

Divulgação

O melhor da comida caseira

Divino Restaurante: no Gonzaga, em Santos

O melhor da comida caseira

Bruno Scarpa

Há nove anos oferecendo o melhor da comida caseira, Antonia Aparecida Barbosa dirige o Divino Restaurante, há sete anos como delivery e há dois em espaço físico, na Rua Bahia, 119, Gonzaga, em Santos, visando atender seus clientes com mais atenção e conforto.

Dentre os principais pratos da casa estão o Filé Divino, Frango com Creme de Milho e o Cupim Assado. O maior destaque, contudo, e que tem a preferência da fiel clientela, é o Filé de Frango Divino, que inclui catupiry, arroz, feijão, legumes …

Leia mais

Publicado na Edição 332 Setembro 2022

Mudanças no menu…

Apesar da volta ao atendimento presencial e a retomada do faturamento em bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e toda a cadeia do foodservice brasileiro, a inflação continua sendo um entrave para o setor. Segundo dados da nova pesquisa da série Covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), consultoria Galunion e Instituto Foodservice Brasil (IFB), como resultado deste cenário, 62% das empresas que atuam com alimentação fizeram alterações no menu por problemas de abastecimento ou inflação no segundo trimestre do ano. Devido a esse aumento de custos nos insumos, …

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Bruno Scarpa

Fisgando novos paladares

Anzol: bacalhau, bobó de camarão, entre outras delícias

Fisgando novos paladares

Bruno Scarpa

Sob o comando dos sócios Prisciliana Aflalo, Alberto Nostre, Cláudia Alves, Reynaldo Antoniette e Alexandre Pirajá, o Anzol Bar e Restaurante, no Boqueirão, em Santos, nasceu da ideia de criar um espaço para encontrar os amigos com aquele ambiente aconchegante e familiar.

Os carros chefe da casa são, sem dúvida, o bacalhau e o bobó de camarão. Dentre os outros destaques da casa estão o bolinho de costela, casquinha de siri, camarão empanado, o filé mignon com molho de gorgonzola, polvo a vinagrete, dentre outras delícias. …

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Albanos no World Beer Awards 2022

Albanos foi sagrada entre as melhores na etapa nacional do World Beer Awards 2022. A cervejaria conquistou cinco premiações, incluindo o ouro em American Brown Ale com a Albanos Brown Ale. O rótulo, considerado o melhor do Brasil, disputa agora o título de melhor do mundo entre as finalistas selecionadas de cada país. A etapa nacional da disputa também rendeu outras quatro medalhas à Albanos. As cervejas de linha Albanos Life Lager, Albanos Session IPA e Albanos Dry Stout, e a sazonal Albanos Pumpkin Ale, levaram bronze nas …

Leia mais

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Divulgação

Para todos os paladares

Frater Bar, no Bairro Campo Grande, em Santos: cardápio variado

Para todos os paladares

Bruno Scarpa

Sob o comando de Victor Vieira, o Frater Bar, em Santos, agrada os mais diferentes paladares. Além do atendimento com excelência e do ambiente familiar, o cardápio é variado, contemplando delícias que vale a pena degustar, como o torresmo de rolo, o bolinho de costela, o ceviche de salmão, a tábua de frios, a linguiça artesanal, o bolinho de cupim, o tradicional frango a passarinho… A picanha na chapa, contudo, é sem dúvida a preferida dos clientes.

Na parte de bebidas e drinks, o Frater Bar …

Leia mais

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Cachaça premiada

Rafael Araújo, da Cachaçaria Nacional, conquistou medalha de ouro no Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, em Guadalupe, território ultramarino francês, que teve mais de 2.030 inscritos, representando 60 países. Durante cinco dias, 130 juízes de 34 nacionalidades fizeram degustações e avaliações minuciosas e elegeram os melhores destilados do mundo através de três categorias: grande medalha de ouro, medalha de ouro e medalha de prata. A cachaça que leva seu nome foi envelhecida por quase cinco anos em barris de carvalho americano de primeiro uso e possui …

Leia mais

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Divulgação

Massa leve e sabor sem igual!

Qualidade e excelência no Majore, em Praia Grande

Massa leve e sabor sem igual!

Bruno Scarpa

Com seis meses de atividades, o Majore Restaurante, em Praia Grande, sob o comando de Murilo Nunes e Rodrigo Oliveira, se consolida como uma casa aconchegante, com atendimento diferenciado aos clientes, desde o café da manhã até o jantar.

Um dos carros-chefes do Majore, sem dúvidas, são as deliciosas e famosas pizzas, com massa leve e sabor sem igual. Dentre os destaques e as preferidas pelos clientes, surpreendem a portuguesa, frango com catupiry, a tradicional mussarela e a “Nevada”, no sabor doce, composta de banana com …

Leia mais

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Boa pedida da culinária japonesa

O Kiichi, com unidades em vários bairros da capital paulista, surpreende com cardápio recheado de pratos tradicionais do Oriente Médio, com opções de entradinhas, combinados, pratos quentes e sobremesas. O restaurante é comandado pelo chef Jesus Brito e possui decoração temática, salão principal, mezanino e exclusivo balcão de sushis. De acordo com Brito, oferecer a proposta de máxima fidelização do cardápio japonês, principalmente, para o público brasileiro foi um desafio: “Foi preciso adaptar ingredientes, consultar profissionais de outros países e realizar uma vasta pesquisa para reproduzir, com a …

Leia mais

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Divulgação

Todos a bordo!

“Drink do capitão”: com Whisky Jack Fire, um dos preferidos pelos frequentadores

Todos a bordo!

Bruno Scarpa

Com oito meses de casa, sob o comando de Adelio Neto e Marco Targa, o Bar do Capitão, em São Vicente, proporciona a seus clientes um bar temático para os amantes do mar.

Dentre os destaques da casa estão a porção de provolone, a isca de frango e o “lanche do capitão”, composto por pão de brioche, dois blend de 120g, queijo cheddar e bacon, acompanhado de fritas e onion rings. A casa também dispõe de diversas opções para o almoço, dentre elas, o parmegiana é …

Leia mais

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Gastronomia sob medida

Empresas dos mais variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe das capitais e voltando-se para o interior. Hoje, as franquias do Instituto Gourmet, rede de cursos profissionalizantes em gastronomia, estão abrangendo cidades a partir de 100 mil habitantes, quando anteriormente o foco era acima de 450 mil e em capitais. As unidades desse novo modelo, Select, terão em média 150 m² e duas salas de aula. Para investir é necessário a partir de R$ 324 mil, com faturamento médio de R$ 90 mil, …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Tradição síria

Damasco 013: casal trouxe as receitas e conceitos do país de origem

Tradição síria

Bruno Scarpa

Sob o comando do casal sírio Ola Barade e Salam Alzubedi, o Damasco 013 busca proporcionar o melhor da culinária árabe em Santos. Com quatro meses de casa, o casal vindo da Síria trouxe à cidade as receitas e conceitos de seu país natal.

Dentre os deliciosos pratos estão o babaganuch (pasta de berinjela), o homus, a tradicional kafta (carne moída grelhada temperada com o exclusivo tempero sírio) e o charuto de folha de uva enrolado com carne moída e arroz temperado também com o tempero …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Festival do Pinhão na Mantiqueira

Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal, no interior do estado de São Paulo, realizam até 29 de maio o Festival do Pinhão, capitaneado pela Cozinha da Mantiqueira. Com adesão de restaurantes e bares, o festival apresenta cardápios elaborados com pinhão e ainda proporciona ao visitante uma experiência gastronômica rica nos sabores da Mantiqueira. “O pinhão é o símbolo da chegada do outono com suas cores deslumbrantes e o início do frio na região. Nesse período é comum ver celebrar a chegada da semente em frente aos …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Divulgação

Inspiração carioca

Seu Tijuca: espaço combina boutique de carnes e boteco de cerveja

Inspiração carioca

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em dezembro, inspirado nos melhores e mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro, o Seu Tijuca, em Santos, reuniu os amigos Alex Potenza, Alessandro Arouca, Leonardo Lamberti e Leandro Funayama. Eles se juntaram para criar e fazer algo diferenciado em Santos, combinando uma boutique de carnes para churrascos e confraternizações, durante o dia, com um boteco de cerveja para celebrar e reunir a família e amigos, na parte da noite.

Dentre os destaques da casa estão o “criado na tijuca”, composto por bolinho de …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Harmonizando com vodka

A vodka, além de um dos destilados mais apreciados do mundo na elaboração de drinks, é também versátil no preparo de receitas culinárias ou harmonizando com pratos e sobremesas. Foi no ano de 1893, na Rússia, que o cientista Dmitri Ivanovich Mendeleiev resolveu misturar água e álcool em diferentes proporções e chegou ao equilíbrio desejado: 40% de álcool e 60% de água. Depois disso a bebida incolor, de sabor característico e teor alcoólico entre 35 e 60% conquistou o mundo. Hoje a vodka é utilizada na produção de …

Leia mais