Edição 327Abril 2022
Quinta, 26 De Maio De 2022
Editorias
Edição 326 Março 2022

Edição 326 Março 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Carta a Putin

Luiz Carlos Ferraz

Assim como as bruxas, que embora desacreditadas, existem, o diabo, citado na Bíblia e mui celebrado pelos exorcistas, também deve ter considerada sua existência. Se alguém neste planeta ainda tem dúvidas sobre isso, basta acompanhar a guerra que o Sr. retomou em 24 de fevereiro passado e atentar para a estratégia maligna neste Teatro, presidente Vladimir Vladimirovitch Putin. Julgo importante considerar, no entanto, que apesar de sua notoriedade como ex-agente do serviço secreto soviético, a KGB, suas recentes ações nada têm de clandestinas. Muito pelo …

Leia mais

O marco legal das startups

O marco legal das startups

Alberto Murray Neto

A Lei Complementar nº 182/2021, conhecida como Marco Legal das Startups, visa estabelecer um cenário favorável e seguro às empresas inovadoras, em especial às pequenas empresas de cunho tecnológico, no âmbito regulatório, visto que são consideradas um vetor de desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Uma das primeiras inovações trazidas pelo Marco é que serão consideradas startups as empresas ou sociedades cooperativas ou simples de caráter inovador; com receita bruta de até R$ 16 milhões por ano; e até 10 anos de inscrição no Cadastro Nacional …

Leia mais

Retomada econômica responsável

Retomada econômica responsável

“Foi um primeiro ano de governo desafiador, em que assumi o compromisso com os santistas de fazer a cidade continuar crescendo e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas, enfrentando uma pandemia, algo nunca antes vivenciado por esta geração. Nossa prioridade foi direcionar esforços para combater a Covid-19, mas não deixamos de trabalhar em importantes obras e projetos, sempre ouvindo as demandas da população e as orientações da ciência. Planejamos, iniciamos e demos continuidade a ações muito importantes para Santos nos campos da habitação, turismo, saúde, infraestrutura urbana, drenagem, …

Leia mais

Moradia popular com qualidade

Moradia popular com qualidade

2.760 apartamentos serão construídos na cidade de São Paulo, especificamente nos bairros da Mooca e Anália Franco, a partir de concepções arquitetônicas, urbanísticas e de paisagismo diferenciadas, principalmente no que tange aos padrões verificados em moradias populares. São unidades com até 53 m², voltadas às famílias com faixa de renda entre um e seis salários, que têm enquadramento nos programas habitacionais da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab).

“Os projetos realmente diferem do que estamos acostumados quando falamos de habitação popular”, explicam os arquitetos da Consultoria …

Leia mais

Ano positivo para a construção

Apesar da turbulência que marcará 2022, tanto do ponto de vista econômico quanto político, há sinais de que o período não será ruim para as construtoras. “Nosso setor precisará lidar com dificuldades como custo dos reajustes salariais e escassez de mão de obra qualificada”, afirmou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra.

Para Senra, não aconteceu o 2021 marcado pela retomada robusta da economia e da atividade do setor pós-pandemia, e pelo avanço de reformas estruturais necessárias à atração de investimentos: “Mesmo assim, apesar de todas as dificuldades, como …

Leia mais

Compromisso com a sustentabilidade

Alerta à utilização de recursos, formas de descarte e estrutura para hábitos sustentáveis, a construtora e incorporadora SKR, da capital paulista, está compromissada com a inovação e a sustentabilidade em seus projetos. Desde 2014, a empresa já incorpora infraestrutura para carros elétricos em seus empreendimentos, o que virou lei anos depois. Para João Leonardo Castro, diretor de desenvolvimento e gestão de produtos da construtora, a lei está de acordo com a tendência mundial: “As construtoras se adaptarão a essa realidade prevendo as demandas de energia necessárias em cada …

Leia mais

E agora, José?

E agora, José?

Carlos Abdala

O mercado é mesmo dinâmico, muito dinâmico. Temos visto nesse período de quase pós-pandemia, uma atividade crescente no mercado imobiliário. As “novidades” causadas pela Covid-19 nos últimos dois anos chacoalharam as pessoas, que olharam para dentro, para a família e concluíram que podem ter um dia a dia mais agradável e feliz, passando a procurar outras formas e lugares para viver. Tudo isso ainda incrementado pelo lado benéfico do isolamento social, que foi a mostra de outras maneiras de se trabalhar e produzir, sem estar vinculado …

Leia mais

Luxo em Funchal

Luxo em Funchal

O Enotel Lido combina o luxo de um cinco estrelas all inclusive com localização privilegiada em Funchal, capital da Ilha da Madeira, em Portugal. Em 2020, o resort passou por reforma estrutural, sendo reaberto em julho do ano passado, renovado dos quartos às áreas de lazer e gastronomia. Entre os destaques está a nova piscina de borda infinita, debruçada sobre o Oceano Atlântico.

De frente para o mar, o resort oferece vistas deslumbrantes para o oceano, a poucos minutos do centro de Funchal. Nos arredores estão praias, complexos …

Leia mais

Roteiro cultural na Serra da Mantiqueira

Roteiro cultural na Serra da Mantiqueira

O Museu a Céu Aberto Odette Eid, em Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo, presta homenagem à artista plástica libanesa, falecida em 2019, aos 97 anos, e que produziu mais de 1.200 obras. Emoldurada por picos e cachoeiras, a cidade abriga 16 obras da artista, que colecionou prêmios e exposições ao longo da vida e ao redor do mundo. As esculturas estão em exposição permanente nas praças, fontes, mirantes, igrejas, estação de trem e locais públicos da cidade, que tem como cenário a típica paisagem …

Leia mais

Reabertura do Museu Mazzaropi

Reabertura do Museu Mazzaropi

Antiga sede da PAM Filmes, o terreno de 160 mil metros quadrados, em Taubaté, no interior do estado de São Paulo, abriga o Hotel Fazenda Mazzaropi, a Cachaçaria Mazzaropi e o Museu Mazzaropi – que reabriu suas portas ao público após período fechado por conta da pandemia. A PAM Filmes foi a produtora do ator, cineasta e humorista Amácio Mazzaropi, que eternizou personagens marcantes, como Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato.

Fundado em 1992, o museu reúne um acervo completo sobre a vida de Amácio, que estrelou filmes …

Leia mais

Piscina de ondas

Piscina de ondas

O parque aquático Thermas da Mata, em Cotia, no interior do estado de São Paulo, inaugurou piscina de ondas. A novidade promete ser hit e não sair mais da cabeça de quem visitar o destino, com os gestores do parque, Américo Marona e Sérgio Salomão, celebrando passo importante para a retomada do turismo. O Thermas da Mata fez investimento de R$ 10 milhões na atração e estima incremento de público em 50%. Nos últimos seis meses de funcionamento, o local recebeu mais de 150 mil visitantes.…

Leia mais

Moderno e econômico

Moderno e econômico

Nelson Tucci

O Tracker, SUV compacto da GM, entrou na 3ª geração. Do primeiro modelo, mexicano, ao atual, brasileiro, muitas coisas mudaram. Veículos & Negócios pegou um desses para um rolé esperto. Avaliamos e gostamos do que vimos.

Externamente é um outro veículo, quando comparado com o “Sancho” anterior. Redesenhado, em nossa opinião ficou mais bonito, moderno e ao gosto do consumidor local. O cofre alto e largo torna-o imponente.

Com teto solar de linha e uma tela multimídia de respeito, traz um interior bem acabado. O carro, …

Leia mais

Compensação de emissões de CO2

Plataforma de intermediação de viagens rodoviárias, a Buser concluiu o primeiro balanço de seu programa de sustentabilidade. Desde setembro de 2021 a startup oferece aos 6 milhões de clientes a possibilidade de neutralização de suas próprias pegadas de carbono em viagens intermediadas pela plataforma. Em três meses de programa, em parceria com a Carbonext, os passageiros neutralizaram mais de 2 mil toneladas de CO2-e. “Ao olharmos para a composição das emissões de gases poluentes no Brasil, vemos que o setor de transportes só fica atrás das emissões advindas …

Leia mais

Ativos digitais atraem investimentos de jovens

Jovens entre 18 a 25 anos são o maior público investidor em criptomoedas, revela o cryptobank Monnos, que, mesmo atuando com todas as faixas etárias a partir dos 18 anos, constatou que o perfil mais novo que lidera o interesse em investir nos ativos digitais. Para Rodrigo Soeiro, fundador da Monnos, a criptoeconomia está rompendo o conservadorismo do mercado de investimentos: “Estamos vivendo uma ruptura geracional e poucos percebem o que está por vir. A criptoeconomia é a próxima fronteira do cenário financeiro e os jovens já sabem …

Leia mais

Dificuldade de enxergar é maior na mulher

Dificuldade de enxergar é maior na mulher

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a grande dificuldade de enxergar e a perda da visão é 50% maior entre as mulheres. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, a pesquisa confirma levantamento que realizou no hospital há alguns anos. Para ele, a maior dificuldade de enxergar da mulher é um efeito cascata das constantes oscilações hormonais, que aumentam a produção de radicais livres nos olhos, e de doenças sistêmicas, como a diabetes e hipertensão, mais prevalentes entre …

Leia mais

Revisão de protocolos na endometriose

A Sociedade Europeia de Reprodução Assistida (Eshre) revisou os protocolos de diagnóstico e tratamento para endometriose – uma das condições mais associadas à infertilidade feminina, chegando a ser diagnosticada em mais de 30% das pacientes que não conseguem engravidar e buscam avaliação médica. Segundo o ginecologista Rodrigo Hurtado, da clínica Origen, não se sabe ainda se a endometriose é fruto de uma questão genética, imunológica, metaplásica ou correlacionada a outras doenças. O fato é que ela é hormônio dependente: sua atividade responde à produção do estrogênio, hormônio feminino …

Leia mais

Um pet dócil

Um pet dócil

Jabuti: criação regulada pelo Ibama

É muito bom conviver com um jabuti, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. “Esse tipo de pet é muito dócil, tranquilo e exige poucos cuidados, diminuindo muito o trabalho do tutor. Não necessita de vacinas, como cães e gatos, e são mais independentes”, argumenta Filetti, que é professor universitário, mestre em Saúde Pública, pós graduado em Saúde Pública, Clínica Veterinária e Cirurgia Médico Veterinária.

Ele explica que o jabuti pertence à ordem os quelônios, ou seja, répteis com casco. A principal diferença …

Leia mais

A nova Ultrafarma Moema

A nova Ultrafarma Moema

Jo Ribeiro, Márcia Stival e Anna Dennz: lindas amigas, na inauguração da Ultrafarma Moema, na Rua Gaivota, 576, capital paulista.

José Benedito Júnior, Mauro Marques e Paulo Cintra, no Transamérica Expo Center, na capital paulista: conferindo as novidades na Expo Revestir 2022, presencial + digital, que em março agitou o segmento da construção civil.

Cadu Heilberg: novo diretor da divisão Private da construtora e incorporadora Vitacon, no momento em que a empresa desenvolve arrojado plano de ação aos clientes que investem de R$ 1 a R$ 200 milhões

Leia mais

Inspiração carioca

Inspiração carioca

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em dezembro, inspirado nos melhores e mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro, o Seu Tijuca, em Santos, reuniu os amigos Alex Potenza, Alessandro Arouca, Leonardo Lamberti e Leandro Funayama. Eles se juntaram para criar e fazer algo diferenciado em Santos, combinando uma boutique de carnes para churrascos e confraternizações, durante o dia, com um boteco de cerveja para celebrar e reunir a família e amigos, na parte da noite.

Dentre os destaques da casa estão o “criado na tijuca”, composto por bolinho de …

Leia mais

Harmonizando com vodka

A vodka, além de um dos destilados mais apreciados do mundo na elaboração de drinks, é também versátil no preparo de receitas culinárias ou harmonizando com pratos e sobremesas. Foi no ano de 1893, na Rússia, que o cientista Dmitri Ivanovich Mendeleiev resolveu misturar água e álcool em diferentes proporções e chegou ao equilíbrio desejado: 40% de álcool e 60% de água. Depois disso a bebida incolor, de sabor característico e teor alcoólico entre 35 e 60% conquistou o mundo. Hoje a vodka é utilizada na produção de …

Leia mais

Um apaixonado pelo “chorinho” santista

Um apaixonado pelo “chorinho” santista

O jornalista, escritor, crítico, letrista e criador do lendário jornal O Pasquim, Sérgio Cabral, gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 23 de abril de 2013, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista, Cabral conta sobre sua brilhante carreira como jornalista e crítico musical e de sua admiração pelo Clube do Choro de Santos, do qual foi conselheiro por vários anos.

Sérgio de Oliveira Cabral Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1937. Nascido no bairro de Cascadura, foi criado …

Leia mais