Edição 320Setembro 2021
Domingo, 24 De Outubro De 2021
Editorias

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Roteiro para observar aves

Atividade ganha adeptos a cada ano

Roteiro para observar aves

Os adeptos da observação de aves, sejam especialistas ou leigos, terão um roteiro especial na Costa Verde & Mar, no litoral de Santa Catarina. Nele estarão reunidas indicações de locais aptos para a prática, profissionais do turismo que poderão auxiliar os aficionados e informações sobre a importância da preservação e de se estar em harmonia com a natureza.

O roteiro é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) formado pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. O projeto está em fase de avaliação dos destinos. Com a seleção, é realizada uma visita técnica para reconhecimento dos locais e alinhamento do receptivo aos visitantes. “As pessoas estão buscando cada vez mais contato com a natureza e a observação de aves traz isso na sua essência. Com esse roteiro especial, queremos tornar a prática ainda mais acessível e levar mais informações aos praticantes”, explica a presidente do colegiado de secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Também são promovidos treinamentos para os profissionais de turismo que poderão auxiliar os praticantes. Até dezembro serão realizados três eventos focados na vivência da observação de pássaros, as estratégias, formas de receber, troca de informações, entre outros temas importantes. Também são ofertadas oficinas com atividades lúdicas para que os empreendedores possam diversificar e diferenciar o seu produto para o ecoturista. O grupo já participou do Curso de Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves aplicado por Tietta Pivatto.

“A observação é um meio simples e democrático, e que pode ser praticada por todos, desde o ornitólogo mais experiente até a pessoa que está voltando agora seu olhar para a natureza”, acrescenta Paulo Renato Cadallora, do Instituto Alouatta: “Não é necessário equipamentos caros, basta olhar ao seu redor e deixar que as aves te transportem para o mundo delas”.

Com proximidade para rio, mar e ampla área de mata, a Costa Verde & Mar reúne espécies variadas de pássaros e é considerada uma das regiões mais propícias para a prática. Por ser referência, foi a primeira a propor a realização de um evento de observação de aves a distância. Em 2020, diante da situação de pandemia, foram promovidas oito edições com mais de 500 participantes de todo o Brasil e países da Europa, que fizeram a observação sem sair de casa e com orientação de especialistas em sala virtual. A Costa Verde & Mar também possui um guia de identificação de aves, disponível de forma gratuita no site www.ecoturismocostaverdemar.com.br

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Vila Galé investe no turismo LGBTI+

Vila Galé Cumbuco, no Ceará, receberá o H&H Festival

Vila Galé investe no turismo LGBTI+

Patrocinadora do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, que acontecerá em 30 de setembro, na capital paulista, a Vila Galé Hotéis confirma a importância do público LGBT, tanto em seu quadro de colaboradores, como em seus empreendimentos. De 3 a 6 de novembro do ano que vem, o Vila Galé Cumbuco, no Ceará, será a casa do H&H Festival, que já foi realizado no Vila Galé Marés, na Bahia, em 2017.

“Reforçamos para este ano a nossa presença no Fórum LGBT pois os hotéis Vila Galé atendem as …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Curtindo com a família…

Beernic: passeio regado a cervejas artesanais e petiscos em meio à natureza

Curtindo com a família…

Passeio seguro e que proporciona harmonização de petiscos e deliciosas cervejas artesanais é proposta do Parque da Cerveja, na estrada municipal Paulo Costa Lenz Cesar, Gavião Gonzaga, em Campos do Jordão, no interior do estado de São Paulo. Entre as montanhas mais altas da Serra da Mantiqueira, e cercado por exemplares de araucárias, o espaço é aberto, amplo e rodeado pela natureza.

O local tem área de 240 mil m2 e oferece aos visitantes um passeio chamado “beernic”, ou seja, um piquenique que tem como personagens principais as …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Startup avança e multiplica serviços

Plataforma especializada em vendas de serviços de guias locais e experiências em diversos destinos, a iFriend expande seus negócios à medida que se conecta a cada vez mais turistas. A startup, que há três anos contava com 244 guias locais cadastrados e hoje apresenta 6,5 mil guias no sistema, aumentou seu cardápio de serviços, incluindo experiências e tours virtuais no site desde o ano passado.

Em setembro de 2020, a iFriend passou a oferecer experiências para os viajantes em diversas cidades do mundo, quando começou com 50 opções …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Tesouros escondidos

Évora Monte: no alto de uma colina, cidade charmosa e cheia de história

Tesouros escondidos

O Alentejo cobre mais de 30% de Portugal e esconde em suas planícies e montanhas belezas incríveis e pouco conhecidas. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. O Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

A fortaleza de Belver ergue-se acima do rio Tejo e é uma das mais belas de Portugal. Ela foi construída …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Natureza preservada e passeios fantásticos

Praia Bonita Resort: lazer e descontração em Nísia Floresta

Natureza preservada e passeios fantásticos

O Praia Bonita Resort & Conventions oferece estrutura completa para receber com muita diversão e conforto. Localizado entre a Praia de Camurupim e a Lagoa de Arituba, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, o resort é cercado pela natureza preservada, em um local repleto de recifes, águas calmas e piscinas naturais. É o destino perfeito para relaxar longe do agito das grandes metrópoles, além de proporcionar isolamento social com segurança.

O resort trabalha com três tipos de diárias: pensão simples (só café da manhã), meia pensão …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Praias paradisíacas no Caribe

Aruba: hotéis com estrutura para o trabalho remoto

Praias paradisíacas no Caribe

As praias de águas cristalinas e areia branquinha, o estilo de vida descontraído e o clima de Verão sem fim do Caribe sempre foram chamarizes para os viajantes brasileiros em qualquer época do ano. A essas características, soma-se a excelente infraestrutura da região, que inclui hotéis e resorts de altíssima qualidade, restaurantes com gastronomia de várias partes do mundo e profissionais capacitados na arte da hospitalidade.

A agência Abreu aposta na tendência, considerando que os viajantes têm procurado no Caribe hotéis com estrutura para o trabalho remoto, assim …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Rota Cênica SP avança no Vale do Ribeira

O Rota Cênica SP, um dos programas da secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo (Setur SP), finalizará em agosto os projetos executivos das 15 primeiras intervenções em três rodovias no Vale do Ribeira, no sul do estado. Serão mirantes e paradouros na SP-165 (Iporanga-Apiaí), SP-250 (Apiaí-Ribeira-Guapiara) e SP-139 (São Miguel Arcanjo-Sete Barras). As estruturas devem ser inauguradas em maio de 2022. “As Rotas Cênicas serão mais um bom motivo para viajar num estado que já tem as melhores rodovias do país”, afirma o secretário …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Divulgação

Beleza extraordinária

Terraços de arroz em Tokamachi

Beleza extraordinária

Além das cidades que esbanjam modernidade e tradição, como Tóquio, Quioto e Osaka, o Japão reserva em seu interior muitas belezas que valem ser exploradas – ainda mais agora, no embalo das Olimpíadas. O arquipélago, que possui as quatro estações do ano bem marcadas e é formado por inúmeras cadeias montanhosas e incontáveis praias, guarda paisagens incríveis em qualquer época do ano.

Em Hokkaido, perto da cidade de Biei, está localizada a Lagoa Azul de Biei. Ela faz parte de um sistema de controle de erosão, projetado para …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Divulgação

Mantiqueira Paulista ganha guia

Pico do Itapeva - Pindamonhangaba: destaque no guia virtual

Mantiqueira Paulista ganha guia

A secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo organizou um guia virtual com 111 atrativos das sete cidades que fazem parte da Mantiqueira Paulista. Localizada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira tem mais de 500 km de extensão e é composta por áreas de proteção ambiental, florestas de Mata Atlântica, cachoeiras, rios, picos e montes que se formaram há pelo menos 60 milhões de anos. As cidades que fazem parte são Santo Antônio do Pinhal, …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Ricardo Cozzo/Divulgação

Inverno com conforto e exclusividade

Villa Coração Guest House: em Monte Verde, no alto de uma colina com vista espetacular

Inverno com conforto e exclusividade

A Villa Coração Guest House traz um novo conceito de hospedagem nas montanhas que circundam Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, a menos duas horas da capital paulista. A casa é composta por oito suítes e dois apartamentos, tem banheiro privativo e aquecimento central a gás. Toda a propriedade está equipada com móveis coloniais de época, roupa de cama de algodão 400 fios e decoração clássica.

A casa está situada no alto de uma linda colina, tem uma espetacular vista das centenárias araucárias e …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Inspirado na Toscana

A Gramado Parks inaugurou o resort Buona Vitta, na Serra Gaúcha, cujos diferenciais estão no conceito, arquitetura e gastronomia inspirados na região da Toscana, Itália. O empreendimento teve investimento de R$ 227 milhões, com estrutura dividida em 10 blocos de apartamentos, capacidade para receber mais de dois mil hóspedes e uma equipe de 220 funcionários. O Buona Vitta compreende 56.632 m² de área construída, com espaços de lazer que combinam piscinas internas. Complementam as principais atrações do resort: sala de jogos, cyber, cinema, espaços para trabalho, spa, bar, …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Iniciativas sustentáveis

Burj Al Arab Jumeirah: situado em sua própria ilha, hotel tem a forma de vela

Iniciativas sustentáveis

Para incentivar a incorporação de práticas mais ecológicas e aumentar a conscientização de turistas e visitantes sobre as atrações sustentáveis em Dubai, o governo local lançou a campanha “Get into the Green Scene”, ou “Entre na cena verde”, com um calendário de atividades que indica como as pessoas podem se envolver, por meio de ações simples, com diferentes pautas sustentáveis ao longo do ano.

Desenvolvida pelo Turismo Sustentável de Dubai, um departamento do Dubai Tourism, essa iniciativa reúne organizações públicas e privadas para fortalecer ainda mais …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Port Louis reabrirá em setembro

Pousada passará à condição de hotel

Port Louis reabrirá em setembro

Localizado na praia de Tabatinga, uma vila de pescadores na divisa de Ubatuba e Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, Port Louis reabrirá as portas para a temporada primavera/verão em 1º de setembro com o status de hotel. Segundo o diretor executivo do empreendimento, Luiz Tammaro, os serviços serão ampliados e os hóspedes terão surpresas no período de reabertura.

Com a modernização nas instalações e sistemas, o local passa a se chamar Port Louis Hotel e Restaurante, que se autodefine como um “pocket resort’’, ou, na tradução …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Olímpia amplia hospedagem

Olímpia: destaque para o Thermas dos Laranjais

Olímpia amplia hospedagem

Olímpia, estância turística de 54 mil habitantes localizada a 448 quilômetros da capital, é a segunda maior cidade do estado em número de leitos. Com 26.599 leitos e 607 meios de hospedagem (resorts, hotéis e pousadas), a cidade do Noroeste Paulista ultrapassou Aparecida, no Vale do Paraíba, que possui 20.649 leitos.

O ranking tem como base levantamento realizado pela secretaria municipal de Turismo junto aos principais municípios paulistas. Essa evolução da rede hoteleira está diretamente relacionada à chegada de grandes resorts para atender à crescente demanda gerada pelos …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Circuito Litoral Norte terá guia virtual

O Circuito Litoral Norte, em parceria com a secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo (Setur), está produzindo um guia virtual do Projeto Rotas Turísticas. Serão destacadas rotas temáticas regionais com a essência das cinco cidades integrantes – Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba –, como roteiro gastronômico, de ecoturismo, sol e praia, cultural, de surfe, mergulho, cicloturismo, bem-estar, avistamento de cetáceos, de náutico, religioso, de aventura, entre outros.

Após selecionadas por meio de equipes técnicas e Conselhos Municipais de Turismo de cada cidade, …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Natureza vista do alto

Torre do Cristalino Lodge: a floresta de Alta Floresta, em Mato Grosso

Natureza vista do alto

Apreciar a transformação da biodiversidade é uma prática que pode ser feita de diversas maneiras. Contemplar a natureza do alto, sob uma nova perspectiva, é uma delas. Encontrar pontos de elevação que possibilitem um amplo vislumbre da fauna e flora em seu mais puro estado, no entanto, não é uma tarefa simples. Mas não impossível em qualquer uma dessas quatro incríveis torres de observação.

Poucos hotéis no mundo podem se orgulhar de oferecer serviços e experiências verdadeiramente diferenciados como o Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso. Inserido …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Metropole Monte-Carlo reabre revitalizado

Hotel no Principado de Mônaco retomou atividades

Metropole Monte-Carlo reabre revitalizado

Após uma longa reforma, o Metropole Monte-Carlo, um dos mais icônicos hotéis do Principado de Mônaco, retomou atividades. O empreendimento surgiu renovado e inspirado na atmosfera primaveril com peônias, tulipas, magnólias e hortênsias dispostas em um jardim na entrada do hotel.

Localizado na disputada área Carré D’Or, a poucos passos do Cassino de Monte-Carlo, o Metropole Monte-Carlo foi construído originalmente em 1889 e é fiel representante da Belle Époque. Enquanto seus 125 quartos e suítes traduzem o charme do Mediterrâneo, o Yoshi, comandado pelo chef Takeo Yamazaki, se …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Passeios imperdíveis nas montanhas da Mantiqueira

Monte Verde: atividades radicais, parques, gastronomia

Passeios imperdíveis nas montanhas da Mantiqueira

Entre as opções de hospedagem na vila mineira de Monte Verde, a 170 quilômetros da capital paulista, a Pousada Jardim da Mantiqueira tem estilo minimalista e a vantagem de estar a menos de 400 metros da principal avenida do distrito de Camanducaia. A pousada reúne chalés com vista para bosque de araucárias, suítes com hidromassagem, café da manhã artesanal, entre outros diferenciais.

As atrações do destino são variadas. A Fazenda Radical, por exemplo, oferece atrações para a família inteira, desde atividades como arvorismo, cavalgada e arco e flecha …

Leia mais

Publicado na Edição 315 Abril 2021

Divulgação

Ilha privativa no Tahiti

Motu Nao Nao, na Polinésia Francesa

Ilha privativa no Tahiti

A Motu Nao Nao é a nova ilha privada de luxo no portfólio da South Pacific Management (SPM), especializada na gestão de hotéis no Pacífico Sul. Ela está situada em um paradisíaco motu de aproximadamente 250.000 m², repleto de praias de areias brancas e águas cristalinas. No idioma local, motus são pequenas ilhotas próximas às ilhas principais, como Raiatea, que está a menos de um quilômetro de Nao Nao.

Motu Nao Nao possui três vilas exclusivas, que podem acomodar duas pessoas cada uma, mas sua inauguração ainda não …

Leia mais