Edição 272Setembro 2017
Sábado, 21 De Outubro De 2017
Editorias

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Enfim, aberto ao ecoturismo

Arquipélago de Alcatrazes: serão permitidos mergulho recreativo e passeio embarcado

Enfim, aberto ao ecoturismo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura para visitação pública do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, localizado em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo. Na unidade de conservação serão permitidas atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna. As empresas de turismo e profissionais autônomos interessados, que atenderem os pré-requisitos exigidos, poderão se cadastrar para prestar serviços de visitação no RVS. A perspectiva é que no inicio de 2018 o turismo no local esteja já em funcionamento.

A demanda por visitação ao arquipélago de Alcatrazes é histórica, remonta à década de 90, quando foram iniciadas ações em prol da criação do Parque Nacional Marinho dos Alcatrazes, que propunha o aumento da área marinha protegida e a implantação do ecoturismo como opção para o desenvolvimento sustentável regional. Apesar da expectativa para o turismo no arquipélago, atividades com esta finalidade nunca ocorreram devido a restrições relativas à Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, bem como por determinação da Marinha do Brasil, que em função de seus exercícios militares (que atualmente ocorrem na ilha da Sapata), interditou a navegação na região de 1998 até 2008.

O refúgio é gerido de forma unificada com a Estação Ecológica Tupinambás, compondo o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Alcatrazes. Nas duas unidades foram registradas 1.300 espécies, sendo que 93 delas estão sob algum grau de ameaça de extinção. Além das ameaçadas, o arquipélago dos Alcatrazes abriga espécies endêmicas e possui a fauna recifal mais conservada e biodiversa do Sudeste e Sul do Brasil, sendo também área de reprodução e crescimento de espécies de valor comercial para o setor pesqueiro. Abriga também um dos maiores ninhais do país com nidificação de fragatas, atobás e gaivotões. Estão protegidas em Alcatrazes 259 espécies de peixes, destacando-se a garoupa, o tubarão-martelo, entre outras, e ocorre ainda presença considerável da tartaruga-de-pente e da tartaruga-verde, ambas ameaçadas de extinção. Na região há ocorrência de baleias e golfinhos.

A vegetação do arquipélago é caracterizada por áreas de Mata Atlântica e campos rupestres, e já foram encontradas 320 espécies de flora. Além de exuberante beleza e expressiva biodiversidade, o arquipélago de Alcatrazes faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região. Os paredões graníticos de 316 metros de altura no meio do oceano impressionam os navegantes por sua beleza, e suas águas com boa visibilidade e vida marinha são um convite ao mergulho contemplativo.

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Promoção na semana do Dia das Crianças

Family Weekend no Deville: hospedagem para toda família aproveitar o feriado

Promoção na semana do Dia das Crianças

Durante a semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida, turistas e moradores poderão aproveitar com a família toda a estrutura do Deville Prime Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em comemoração ao Dia das Crianças, a tarifa Family Weekend, normalmente ofertada só nos finais de semana, será estendida de 6 a 15 de outubro.

Localizado em um dos bairros mais valorizados da cidade, o Deville Prime Campo Grande conta com piscina, fitness center, bar, salas de eventos e oferece conforto e modernidade aos hóspedes.

A promoção inclui …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Safari na África do Sul!

Sanbona: um dos melhores safaris próximo a Cape Town

Safari na África do Sul!

O Sanbona Wildlife Reserve é a maior reserva privada localizada em Western Cape, na África do Sul. Com 58.000 hectares de paisagem diversificada, em uma zona livre de malária (no semi-deserto de Little Karoo), é pioneira na conservação e ecoturismo na região, com equipe composta por veterinários, ecologistas, guias, seguranças. Nesta reserva, o ranger (guia e motorista) está sempre em busca do melhor angulo para se avistar os “Big 5”: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. Para completar a experiência, todos dias, no pôr do sol, o happy …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Divulgação

Paraíso no Oceano Atlântico

Aeroporto da Ilha da Madeira

Paraíso no Oceano Atlântico

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio localizado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua posição geográfica privilegiada proporciona um clima ameno o ano inteiro, perfeito para desfrutar o que suas ilhas têm de melhor, como as paisagens montanhosas, o mar com temperatura agradável e as atrações que convidam o visitante a uma experiência inesquecível.

O conjunto de ilhas pertence a Portugal, sendo as principais e únicas povoadas a Ilha da Madeira e Porto Santo, que …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

História e arquitetura em harmonia

Hotel Antumalal: living da Casa Lago

História e arquitetura em harmonia

Às margens do lago Villarrica e com uma bela vista para o vulcão de mesmo nome fica o conjunto arquitetônico que acomoda o hotel Antumalal, em Pucón, no sul do Chile, distante 785 km da capital Santiago. Exemplo de um projeto que integra o ambiente natural ao seu redor, com jardins, bosques e cachoeiras, às linhas modernas e arrojadas do estilo Bauhaus, a construção assinada pelo arquiteto Jorge Elton Álamos surpreende por unir história e contemporaneidade.

Erguido sem que nenhuma árvore fosse derrubada, o hotel Antumalal foi entalhado …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Sonho e encanto no Pacífico

Bora Bora: um dos pacotes preferidos pelos casais em lua de mel

Sonho e encanto no Pacífico

Céu azul, praias de águas cristalinas, mornas e tranquilas, rodeadas por areia branca e fina, cercadas por montanhas e coqueiros, tudo combinado com a hospedagem em charmosos e exclusivos bangalôs, instalados sobre o mar. Parece sonho, mas esta é a realidade na Polinésia Francesa, um conjunto de cinco arquipélagos encravados no meio do Oceano Pacífico.

Abrigo de atóis e mais de 100 ilhas, as paisagens formadas nesta porção do planeta encantam viajantes de todo o mundo. A mais romântica de todas as ilhas, Bora Bora, é a preferida …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Festival gastronômico no Dia dos Pais

Thermas Piratuba Park Hotel: presente especial para quem você ama

Festival gastronômico no Dia dos Pais

O Thermas Piratuba Park Hotel, em Santa Catarina, anunciou um programa especial para marcar o Dia dos Pais. No final de semana de 11 a 13 de agosto o hotel organizou uma agenda de atividades para que toda a família possa relaxar, se divertir e desfrutar a melhor da gastronomia da região.

A programação começa na sexta-feira 11, com os hóspedes sendo recepcionados com pratos da cozinha italiana. No sábado 12 acontece o almoço à brasiliana, com delícias de várias regiões do país. A noite, o 17º festival …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Hotéis da Accor se filiam a Abtlgbt

Adotando a estratégia de tradicionais bandeiras do turismo, como Belmond, Unique e Meliã, alguns importantes hotéis da Accor decidiram investir na relação com o segmento LGBT e elegeram a Abtlgbt como parceiro que ajudará na comunicação com o mercado e capacitação de suas equipes.

São eles: Ibis RJ Copacabana Posto 5, Ibis RJ Copacabana Posto 2, Ibis Florianópolis, Sofitel Jequitimar Guarujá, Grand Mercure SP Ibirapuera, Caesar Business Manaus, Novotel Santos, Novotel Porto Alegre Três Figueiras e Novotel SP Center Norte.

A Accor recentemente oficializou sua participação no Fórum …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Edital qualifica 120 estudantes no Reino Unido

Até 25 de agosto estão abertas as inscrições para bolsas de estudos para cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Turismo e Hospitalidade no Reino Unido, oferecidas pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, que prevê a disponibilização de 120 vagas para alunos de graduação de instituições públicas e privadas de ensino, integra o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade (PQI) do MTur. Os interessados devem acessar o formulário eletrônico no portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A qualificação profissional é uma …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Bela e cheia de desafios

São Pedro: entre as atrações, voos de asa-delta, balonismo, off-road e banhos de cachoeira

Bela e cheia de desafios

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri e, ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Com sua área …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Resort Nannai obtém certificado TripAdvisor

Nannai Resort & Spa: bangalôs com piscinas privativas

Resort Nannai obtém certificado TripAdvisor

Pelo sétimo ano consecutivo, o Nannai Resort & Spa, em Pernambuco, recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor. Localizado na praia de Muro Alto, Ipojuca, no Sul do Estado, a 54 km de Recife e a 9 de Porto de Galinhas, o Nannai é um dos mais sofisticados e exclusivos resorts do país, reconhecido pelo tratamento diferenciado oferecido aos hóspedes, por sua arquitetura tropical e seus bangalôs com piscinas privativas, rica gastronomia e o maior Spa L’Occitane da América Latina. O resort é indicado para aqueles que procuram …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Aventura na travessia dos lagos andinos

Roteiro liga Puerto Varas, no Chile, a Bariloche, na Argentina

Aventura na travessia dos lagos andinos

Espalhada pelo Norte da Patagônia, entre o Chile e a Argentina, a região dos lagos andinos oferece cenários surpreendentes formados por montanhas e vulcões. A melhor forma de conhecê-la é pela travessia de Puerto Varas, no Chile, a Bariloche, na Argentina, cruzando a Cordilheira dos Andes. O roteiro pode ser percorrido em um ou dois dias, com pernoite no vilarejo de Peulla, no Chile, que oferece boas opções para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de caiaque.

Foi o aventureiro suíço Ricardo Roth …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Esqui na Primavera

Hotel Les Fermes de Marie: em Megève, no coração dos Alpes franceses

Esqui na Primavera

A Primavera traz vida e cores às paisagens deixadas pelo Inverno e proporciona um período excelente para a prática dos esportes de neve na região dos Alpes franceses. Para aproveitar a estação, a rede Maison & Hotels Sibuet conta com hotéis boutique em quatro badalados destinos de esqui.

Megève, por exemplo, oferece aos praticantes de esportes mais de 440 quilômetros de pista e cerca de 100 meios de elevação. Neste destino, os hotéis Les Fermes de Marie, Mont-Blanc e Lodge Park apresentam diferentes possibilidades, com pontos estratégicos para …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Leandro Ayres

Convênio beneficia cidades litorâneas

Orla de Santos: ações visam o turismo rodoviário nas cidades estância

Convênio beneficia cidades litorâneas

Neste Ano Internacional do Turismo Sustentável, decretado pela ONU, duas entidades já se adiantaram e têm planos conjuntos para as estâncias paulistas: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp) e Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) firmaram convênio para promoverem ações visando o desenvolvimento do turismo rodoviário nas cidades estância, como Santos e Guarujá.

Além do apoio mútuo, está prevista a criação e implementação de roteiros diferenciados nas estâncias participantes, focando públicos específicos, como …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Vida e obra de Amácio Mazzaropi

Mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do cineasta e comediante

Vida e obra de Amácio Mazzaropi

O Museu Mazzaropi, em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo, mantém viva a memória de um dos principais expoentes do cinema nacional. Idealizado na década de 90, o espaço reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do cineasta e comediante, como fotos, documentos, filmes, objetos cênicos, móveis e equipamentos.

Em 2000, foi criado o Instituto Mazzaropi, cujo objetivo é preservar e divulgar a história e o trabalho do artista. A propriedade onde fica o Museu também ajuda a contar a história …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Luiz Carlos Ferraz

Novos turnos para entrar em Machu Picchu

Machu Picchu: mudanças a  partir de 1º de junho

Novos turnos para entrar em Machu Picchu

O governo do Peru informou que para assegurar o fluxo adequado das visitas turísticas ao santuário de Machu Picchu a partir de 1º de julho entrarão em vigência os novos turnos de acesso. O primeiro turno será das 6 às 12 horas, enquanto o segundo será das 12 às 17h30. A reserva e venda de ingressos para os novos turnos serão feitas a partir de 1º de junho. “Os ingressos que foram reservados e adquiridos antecipadamente para os meses de julho a dezembro deste ano terão sua validade …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Aventuras no Alasca

Regatta: 342 luxuosas suítes e cabines com varandas privativas

Aventuras no Alasca

Zarpando de São Francisco e Seattle, nos Estados Unidos, e de Vancouver, no Canadá, o Regatta da Oceania Cruises navegará no Alasca entre maio e setembro. Com capacidade para 684 hóspedes e uma tripulação de 400 pessoas, a embarcação apresenta quatro restaurantes, um centro de fitness e spa, oito salões e bares, um cassino e 342 luxuosas suítes e cabines, das quais quase 70% com varandas privativas. O Regatta também aporta em Wrangell e Prince Rupert, portos que navios maiores não conseguem, e possibilita uma visão mais próxima …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Estadia para família com descanso e charme

Hotel Vila Inglesa: a apenas cinco minutos da Vila de Capivari

Estadia para família com descanso e charme

O Hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão, na Serra Mantiqueira de São Paulo, possui pacotes diferenciados para quem quer curtir ao lado da família, desconectado da rotina, em um lugar que transmita paz e tranquilidade. São 37 apartamentos de alto padrão com infraestrutura completa de lazer e repouso.

Para relaxar, o hotel oferece sala de massagem, piscina aquecida, salas de estar e leitura, restaurante, bar, enquanto para quem pretende a prática de atividades pode aproveitar a academia, sala de jogos, quadras de tênis e vôlei.

Uma equipe …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Bourbon Wine Tasting & Dinner

Cave Bistrô do Bourbon Atibaia: espaço gourmet intimista

Bourbon Wine Tasting & Dinner

Com o sucesso da edição de março, o Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, no interior de São Paulo, anunciou a realização de mais três versões do Wine Tasting & Dinner: de 23 a 25 de junho, “Lyon Região de Frances”; de 18 a 20 de agosto, “Toscana Itália”; e de 20 a 22 de outubro, “Portugal”. O objetivo do festival é surpreender o paladar dos participantes. O jantar é realizado na Cave Bistrô, um aconchegante e intimista espaço gourmet, que possui adega climatizada com mais de 180 …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

O novo resort Betsy-South Beach

Betsy-South Beach, em Miami: sensatez residencial

O novo resort Betsy-South Beach

Membro do Small Luxury Hotels of The World (SLH), o resort Betsy-South Beach, em Miami, foi reinaugurado após dois anos de obras. Mesclando aspectos do extinto Carlton Hotel, localizado na Collins Avenue, com elementos art decó, a propriedade conta com 130 acomodações, dois restaurantes com o renomado chef Laurent Tourondel, uma piscina no terraço, uma biblioteca e cerca de 15 mil metros quadrados de espaço para eventos, entre outras amenidades para os hóspedes.

De propriedade familiar e operado por Jonathan Plutzik e sua esposa Lesley Goldwasser, o Betsy-South …

Leia mais