Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Fotos Divulgação

Futuro ainda mais sustentável

Fábrica de Pregos Gerdau, em 1901, João Gerdau e o filho Hugo

Futuro ainda mais sustentável

Gerdau celebra 123 anos de atividades em janeiro, fundada como uma fábrica de pregos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e hoje sendo reconhecida como a maior empresa brasileira produtora de aço, uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

Presente em vários países das Américas, com mais de 36 mil colaboradores espalhados pelo mundo, a Gerdau busca estar cada vez mais próxima da sociedade. “Alcançar os 123 anos é mais um marco importante na caminhada centenária da Gerdau”, afirma o CEO Gustavo Werneck: “Nos últimos anos, a empresa se transformou para se tornar cada vez mais resiliente e adaptada às necessidades atuais dos nossos clientes e demais stakeholders. Vamos continuar com nossa visão estratégica de longo prazo, unindo crescimento sustentável com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro”.

Atualmente, a companhia se destaca pela sua matriz de produção baseada na sucata metálica, tornando-se a maior recicladora da América Latina, com mais de 11 milhões de toneladas dessa matéria-prima sendo transformada em aço anualmente e cerca de 71% do aço produzido pela companhia proveniente do processo de reciclagem. O resultado é possuir uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO‚ e), com 0,86 t de CO‚ e por tonelada de aço, representando aproximadamente a metade da média global do setor, que é de 1,91 t de CO‚ e por tonelada de aço (worldsteel). A empresa tem como visão de longo prazo a meta de diminuir as emissões para 0,82 t de CO‚ e até 2031, com a ambição de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“Neste momento de comemoração por mais um aniversário da Gerdau, gostaria de agradecer e reconhecer especialmente a todos que, dia após dia, nos ajudam a construir essa história: nossos colaboradores e colaboradoras, parceiros, clientes e fornecedores”, acrescentou Werneck: “Continuaremos investindo em soluções e serviços para atender aos desafios dos nossos clientes e gerar valor para todos os nossos stakeholders, visando nos tornar uma das empresas mais admiradas das Américas”.

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Divulgação

Inteligência Artificial para transformar o marketing imobiliário

IA para aumentar o volume de negócios

Inteligência Artificial para transformar o marketing imobiliário

Dedicada a integrar a Inteligência Artificial ao marketing imobiliário, a IMOX.ai apresenta soluções inovadoras ao segmento, destacando-se pela criação e automatização de conteúdos diferenciados para cada tipo de plataforma, como Instagram, WhatsApp, blog e e-mail. A empresa fundada no ano passado e definiu como missão aprimorar a dinâmica de trabalho dos profissionais do mercado imobiliário, visando garantir melhores negócios.

Através da IA, que impulsiona a eficiência da plataforma, é possível criar conteúdos dinâmicos e atrativos para as redes sociais, gerando posts inteligentes e exclusivos, além de personalizar e …

Leia mais

Publicado na Edição 332 Setembro 2022

Divulgação

E tudo o que sobe, desce!

No ensinamento de Isaac Newton, uma ótima oportunidade de se formar renda e um belo patrimônio em moeda forte

E tudo o que sobe, desce!

Carlos Abdala

É mesmo interessante vermos os princípios da Física sendo aplicados a diversas situações no nosso dia a dia, e não somente na beleza do funcionamento das coisas. Com toda essa turbulência que vivemos nos últimos dois anos, estamos sofrendo as consequências da globalização afetada pela relação anárquica entre os governos no mundo. Sim, enquanto cada país está sujeito aos respectivos governos, sejam esses democráticos ou autoritários, de Direita ou Esquerda, o relacionamento entre os países segue o Anarquismo, mesmo ante os esforços de alguns em querer …

Leia mais

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Divulgação

Resultados começam a aparecer…

“Estamos no meio de uma grande mudança de rumo, que acreditamos ter vindo para melhorar a vida de todos, mesmo que tenhamos que, por certo tempo, tomar algum remédio amargo”

Resultados começam a aparecer…

Carlos Abdala

O mercado está passando por transição e, dizem os economistas, que nem eles sabem para onde vai. Uma das últimas que li, e tenho lido muito, é que sendo as previsões na economia feitas com base na análise da história, tal qual relatei no Perspectiva de junho, atualmente vemo-nos “órfãos” por estarmos vivendo situações sem precedentes na história do capitalismo. Vejam só, temos uma inflação generalizada, simultaneamente afetando diversos países e causada por fatores não diretamente ligados a economia de cada país, mas por influência global …

Leia mais

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Divulgação

O melhor de dois mundos

Mercado de locação vem dando retorno financeiro bem superior em relação aos últimos anos

O melhor de dois mundos

Carlos Abdala

Estamos vendo aqui o mercado imobiliário dar suporte à força da economia americana, como sempre impulsionando a indústria em geral e atendendo as constantes mudanças na vida das pessoas.

A inflação continua assustando, mas o que constatamos é a indústria imobiliária avançando como um tanque Sherman (só para não nos esquecermos da guerra que tanto afeta o mundo), evoluindo bravamente mesmo nesses “tempos estranhos” que estamos vivendo.

É muito fácil olhar somente o presente – e geralmente assim não conseguimos entender totalmente o que vem ocorrendo …

Leia mais

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Divulgação

Por mais respeito e empatia!

Live Marketing vive momento delicado

Por mais respeito e empatia!

A Associação de Marketing Promocional/Live Marketing (Ampro) lançou campanha de conscientização que pede mais respeito e empatia às empresas contratantes de serviços de Live Marketing. A campanha, criada por Dil Mota & The Thing Thinkers, traz uma analogia da palavra ESG (governança ambiental, social e corporativa) que tanto se busca no discurso, mas pouco se encontra na prática.

Desde o início da pandemia, o setor de Live Marketing – que até 2019 tinha faturamento estimado de cerca de R$ 50 bilhões anuais no país – vive momento delicado. …

Leia mais

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Divulgação

Os bons tempos voltaram

Aqui está a oportunidade neste dinâmico e poderoso mercado nos EUA

Os bons tempos voltaram

Carlos Abdala

Sim, mas parece estranho com tudo o que estamos vivendo! Na realidade, sabemos há muito tempo que nas crises surgem as oportunidades, dependendo de que lado você esteja. Por aqui não é diferente. A economia americana está se deparando com algo que sempre soube existir, mas a grande maioria daqueles que hoje atuam no mercado nunca experimentaram, que é a tão conhecida dos brasileiros, a inflação. Muitos não sabem como acontece nem como acaba, já que nunca a viveram. Os mais velhos, como eu, lembram da …

Leia mais

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Divulgação

Empreendimentos incluem espaços pet

Projetos adotam soluções para os amiguinhos peludos

Empreendimentos incluem espaços pet

Levantamento realizado pelo Conselho Regional de Imóveis – Creci/Regional Campinas, apurou 70% dos novos empreendimentos no estado de São Paulo contam com espaço pet. Para o delegado regional, José Carlos Sioto, a média se consolida na região de Campinas: “As famílias consideram que o imóvel também precisa estar adaptado às necessidades de lazer e convivência dos pets”.

Os espaços pet não são exclusividade dos condomínios de alto padrão. Nos residenciais da Longitude Incorporadora localizados em Hortolândia, Monte Mor e Sumaré, cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Segue o jogo…

Futuro com boas perspectivas, seja para incorporar/construir, comprar e reformar, ou usufruir da renda e valorização constante

Segue o jogo…

Carlos Abdala

Recentemente, coloquei as dúvidas que pairam para todos aqueles que vivem ou observam o mercado imobiliário – na realidade, quase a totalidade da população de qualquer país capitalista, dada a importância e reflexos que esta atividade tem em toda a economia, afetando a vida também daqueles que não estão pensando em comprar ou vender imóveis. Olhando para trás (para entender o presente) vemos que após a grande quebra do mercado que durou de 2008 a 2011, sucedeu-se uma recuperação firme e constante, levando os valores de …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Divulgação

E agora, José?

Na verdade, estamos sempre “de olho”, esperando uma virada para pior...

E agora, José?

Carlos Abdala

O mercado é mesmo dinâmico, muito dinâmico. Temos visto nesse período de quase pós-pandemia, uma atividade crescente no mercado imobiliário. As “novidades” causadas pela Covid-19 nos últimos dois anos chacoalharam as pessoas, que olharam para dentro, para a família e concluíram que podem ter um dia a dia mais agradável e feliz, passando a procurar outras formas e lugares para viver. Tudo isso ainda incrementado pelo lado benéfico do isolamento social, que foi a mostra de outras maneiras de se trabalhar e produzir, sem estar vinculado …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Divulgação

o jOGo DoS 7 ERrOS

Por que alguém no Brasil opta por comprar imóvel (eis) na Flórida?

o jOGo DoS 7 ERrOS

Carlos Abdala

Lembro-me que gostava muito do jogo dos 7 erros que vinha impresso no jornal. Dedicava-me a todos. Talvez isso tenha contribuído para me tornar uma pessoa observadora, analítica, detalhista. Muitas pessoas se perguntam a razão de alguém vivendo no Brasil decidir comprar um imóvel na Flórida – o que, acredite, é bem mais frequente do que se possa imaginar.

Tenho comigo que a maioria das pessoas não é simplesmente louca ao ponto de fazer algo tão significativo sem que lhe faça sentido. Aprendi ao longo desses …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Incentivar colaboradores a empreender

Ter modelos de trabalho consolidados e pouco flexíveis pode deixar uma instituição atrasada em relação à concorrência, exigindo inovação nas empresas. Um conceito chave nesse processo é o intraempreendedorismo, conforme explica o especialista em Inovação, Criatividade e Excelência Operacional Marco Santos, da Marco Santos Pro.

Trata-se de um método adotado por empresas quando um funcionário age como empreendedor. Esse processo pode envolver tanto a criação de um novo negócio ou mesmo um empreendimento dentro de uma organização já estabelecida. “Nem sempre é preciso (e nem possível) ter contribuições …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Divulgação

Posso financiar casa na Flórida?

Mercado não para; nunca ouvi dizer que “a caixa fechou – não tem financiamento”

Posso financiar casa na Flórida?

Carlos Abdala

Sim, claro que sim! Aqui na Flórida, EUA, vivemos o capitalismo pleno. Instituições financeiras, bancos, companhias hipotecárias estão sempre prontas e com dinheiro, muito dinheiro disponível para fomentar os negócios. Cumprem sua função no cenário capitalista mantendo seus lucros e disponibilizando recursos para quem lhes trouxer bons negócios. Esta é a grande diferença que encontramos quando imigramos para cá: dinheiro não é problema, é solução.

No caso dos financiamentos imobiliários os verdadeiros protagonistas no mercado são as companhias hipotecárias, sendo os “bancos” meros coadjuvantes. Quantas são? …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Investimentos da Noruega no Brasil

As empresas norueguesas têm aumentado de forma consistente seus investimentos no Brasil. Em 2020, o valor acumulado desses investimentos chegou a US$ 32,5 bilhões, sem contar a transferência de ativos, o que corresponde a cerca de 9% do PIB norueguês nesse ano. Somente no período 2019-2020, mesmo com a pandemia, os investimentos no país totalizaram US$ 7 bilhões, valor 67% superior ao investido em 2017-2018. Os dados constam do relatório Investimentos Noruegueses no Brasil, que é produzido a cada dois anos pelo Real Consulado Geral da Noruega no …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

Parceria entre corretores? Como assim?

Abdala: “Comissão pode ser o valor que as partes estipularem, de 0% a 100%”

Parceria entre corretores? Como assim?

Carlos Abdala

É muito comum vermos entre colegas de profissão, no caso refiro-me aos corretores de imóveis, a expressão “parceria”. Isto sempre me chamou a atenção, talvez por conta de estar há tanto tempo vivendo e trabalhando em outro ambiente cultural e legal e, por consequência, entender as nuances da vida de maneira diversa.

Aqui, na Flórida, dispomos de um ambiente profissional altamente saudável e propício ao desenvolvimento individual. Os ritos da profissão são descritos na lei estadual conhecida como Chapter 475 Florida Statutes. Ela regulamenta desde …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Imóvel em nome de offshore?

Imposto a incidir sobre o imóvel a ser transferido pode chegar a 60% do seu valor

Imóvel em nome de offshore?

Carlos Abdala

Sim – imóvel em nome de offshore! –, se você quiser ter um na Flórida, EUA, e protegê-lo de eventual imposto sobre transmissão do bem em caso de falecimento do proprietário (Itcmd). Afinal, todos nós um dia morreremos, certo?

Quando adquirimos um imóvel, temos diversos objetivos, que passam pelo desfrutar, render e… deixar um patrimônio para aqueles que tanto amamos em vida. Aí entra a questão do imposto sobre a herança. Ora, ninguém gosta de pagar imposto. Mas só há um jeito de evitá-lo; e é …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Opção sustentável à construção civil

Benefícios do tijolo ecológico

Opção sustentável à construção civil

A Alphaz Concept, incorporadora que desenvolve projetos sustentáveis com soluções ecológicas, adotou a utilização dos tijolos ecológicos, que reduzem em 90% o consumo de água, dispensam a queima de carvão e diminuem a utilização de argamassa no canteiro de obras. Alternativa ao processo de fabricação do tijolo tradicional de argila, que causa degradação ambiental, o tijolo ecológico, além de provocar impacto menor, tem produção mais barata e oferece redução de custos às obras.

“Esse tipo de tijolo é ecológico também por ser produzido a partir de restos de …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

O melhor está por vir

Orlando Downtown: região apresenta crescimento constante

O melhor está por vir

Carlos Abdala

Quando se fala em Flórida o que vem à mente é Miami e Orlando. Miami uma cidade ícone desde os anos 50 com seu charme latino, Verão de um ano, carros esportivos, mulheres bonitas e dinheiro, muito dinheiro. Orlando lembra os parques da Disney que aqui se desenvolveram nos anos 70 trazendo diversão, muita diversão.

Após esse meio século podemos dizer que o melhor está por vir. O que mais impressiona aqueles que optaram por aqui viver é o ritmo constante de crescimento, inovações, dinamismo e …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

SindusCon-SP lança universidade

Ao celebrar 87 anos de fundação em 8 de setembro, o SindusCon-SP anunciou a criação de sua universidade, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos colaboradores das empresas do setor, associadas ou não à entidade, com cursos práticos e objetivos, em parcerias com entidades e professores especializados na área de construção e assuntos afins.

O objetivo é complementar a grade curricular dos cursos de engenharia, arquitetura e outros, com noções de boas práticas para tratar de todas as etapas construtivas, tais como contenções e fundações em obras …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Transformação digital trará mais competitividade

O crescimento do PIB da construção civil no primeiro trimestre bateu 2,1%, superando o do PIB do Brasil, com 1,2%, o que projeta um cenário positivo e que trará mais competitividade, principalmente pelo “boom” da transformação digital. Assim, para ter destaque no mercado, a melhor estratégia é atentar para as soluções tecnológicas a fim de reforçar o monitoramento, a racionalização e cortes de custos.

Davi Filgueiras, head de Transformação Digital (TD) da Guiando, cita três recursos tecnológicos que ajudam a acelerar a transformação digital de empresas do ramo …

Leia mais