Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 320 Setembro 2021

Edição 320 Setembro 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Em frente ao mar…

Nelson Tucci

País riquíssimo em recursos naturais, o Brasil tem o que o mundo mais precisa (ad aeternum): água. É tanta água (entre 12 e 13% de toda a água doce do planeta) que até uns anos atrás pensava-se que era infinita a água doce. Descobrimos, tarde, que não é. Por isso é preciso que haja a Gestão da Água, como forma de evitar desperdícios e preservar o maior número de nascentes. Nesta gestão é fundamental que exista planejamento de uso, até porque 85% da população …

Leia mais

A nova Lei do Ambiente de Negócios

A nova Lei do Ambiente de Negócios

Isabella Silva Machado

Em 26 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a conversão da Medida Provisória 1.040/21 na Lei 14.195/21, que dispõe, dentre outras coisas, sobre a facilitação para abertura de empresas, proteção de acionistas minoritários, facilitação do comércio exterior e sobre a desburocratização societária e de atos processuais. A lei ficou conhecida como “Lei do Ambiente de Negócios”, assemelhando-se com a “Lei da Liberdade Econômica”, visto que promove alterações em diversos setores jurídicos e busca facilitar a vida empresarial do Brasil.

No intuito de facilitar a …

Leia mais

Para chamar de seu

Para chamar de seu

Tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de jardins são os lagos ornamentais. Além de serem visualmente agradáveis e elegantes, eles conferem a sensação de bem-estar com requinte e sofisticação. “Os elementos com água, como os lagos e fontes, dão leveza a qualquer jardim, pois são visualmente agradáveis, compondo uma linda paisagem em meio ao colorido das plantas. Isso sem falar no efeito relaxante que o burburinho da água proporciona”, diz a paisagista Nãna Guimarães.

Ela considera que os lagos são muito versáteis, podendo ser …

Leia mais

Ilusão de ótica

Ilusão de ótica

A ilusão de ótica é uma técnica que pode enriquecer o projeto arquitetônico, sendo utilizada em revestimentos, pinturas, móveis, utensílios e objetos de arte. Nos revestimentos, os produtos podem ser aplicados em pisos, paredes e mobiliários. A coleção Miragem, da Ceusa, foi inspirada nessa tendência e garante uma sensação de ilusão. O efeito pode acontecer em diferentes condições, proporcionando várias imagens de um mesmo objeto. A inspiração para criação das peças foi uma arte tridimensional feita manualmente com madeiras. A coleção Miragem ganha ousadia com peças azuis, amadeirada …

Leia mais

Linha clássica e atemporal

Linha clássica e atemporal

Atemporal, o mármore é um material que nunca sai de moda, reconhecido por sua sofisticação e elegância, capaz de transformar os ambientes, e foi o ponto de partida para a criação da linha Calacata Light, lançamento da Roca Cerámica. “A pedra clássica foi reproduzida com perfeição em nossas peças através da impressão HD, capaz de recriar os veios e nuances do material natural”, disse Christie Schulka, marketing manager do grupo.

A linha pode ser empregada em diversos ambientes do lar, revestindo pisos e paredes. Apresentada no formato 120 …

Leia mais

Expectativas do consumidor

Expectativas do consumidor

Pesquisa Freshworks, “Desconstruindo o encanto: entendendo a complexidade das expectativas do consumidor”, conduzida pela Opinium, revela sobre o tipo de comunicação que os clientes no Brasil gostariam de receber das empresas: compreensão e soluções sob medida (67%). Ao avaliar o que os brasileiros gostam na comunicação com as empresas também aparecem: rapidez em falar com alguém e resolver o problema (60%); atendimento ao cliente correspondendo às expectativas da marca (55%) pontuou mais alto. Apenas 1% afirmou não gostar de falar com empresas.

Para orientar lojistas virtuais a reduzirem

Leia mais

O melhor está por vir

O melhor está por vir

Carlos Abdala

Quando se fala em Flórida o que vem à mente é Miami e Orlando. Miami uma cidade ícone desde os anos 50 com seu charme latino, Verão de um ano, carros esportivos, mulheres bonitas e dinheiro, muito dinheiro. Orlando lembra os parques da Disney que aqui se desenvolveram nos anos 70 trazendo diversão, muita diversão.

Após esse meio século podemos dizer que o melhor está por vir. O que mais impressiona aqueles que optaram por aqui viver é o ritmo constante de crescimento, inovações, dinamismo e …

Leia mais

SindusCon-SP lança universidade

Ao celebrar 87 anos de fundação em 8 de setembro, o SindusCon-SP anunciou a criação de sua universidade, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos colaboradores das empresas do setor, associadas ou não à entidade, com cursos práticos e objetivos, em parcerias com entidades e professores especializados na área de construção e assuntos afins.

O objetivo é complementar a grade curricular dos cursos de engenharia, arquitetura e outros, com noções de boas práticas para tratar de todas as etapas construtivas, tais como contenções e fundações em obras …

Leia mais

Transformação digital trará mais competitividade

O crescimento do PIB da construção civil no primeiro trimestre bateu 2,1%, superando o do PIB do Brasil, com 1,2%, o que projeta um cenário positivo e que trará mais competitividade, principalmente pelo “boom” da transformação digital. Assim, para ter destaque no mercado, a melhor estratégia é atentar para as soluções tecnológicas a fim de reforçar o monitoramento, a racionalização e cortes de custos.

Davi Filgueiras, head de Transformação Digital (TD) da Guiando, cita três recursos tecnológicos que ajudam a acelerar a transformação digital de empresas do ramo …

Leia mais

A magia do Canto

A magia do Canto

Sandra Netto

Na esteira das transformações urbanas ocorridas nas últimas décadas em Praia Grande, o Canto do Forte comemora sua condição de “cereja do bolo” do mercado imobiliário aplaudindo ações bem sucedidas de empreendedores arrojados – que investem no bairro e proporcionam um constante círculo virtuoso. Faz parte desse seleto grupo o empresário Steffano Coralon, que por meio do grupo Coralon iniciou há mais de 21 anos a construção de empreendimentos residenciais de alto padrão e projetos de locação comercial ou sob o conceito built to suit (BTS), …

Leia mais

Roteiro para observar aves

Roteiro para observar aves

Os adeptos da observação de aves, sejam especialistas ou leigos, terão um roteiro especial na Costa Verde & Mar, no litoral de Santa Catarina. Nele estarão reunidas indicações de locais aptos para a prática, profissionais do turismo que poderão auxiliar os aficionados e informações sobre a importância da preservação e de se estar em harmonia com a natureza.

O roteiro é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) formado pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. O projeto …

Leia mais

Vila Galé investe no turismo LGBTI+

Vila Galé investe no turismo LGBTI+

Patrocinadora do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, que acontecerá em 30 de setembro, na capital paulista, a Vila Galé Hotéis confirma a importância do público LGBT, tanto em seu quadro de colaboradores, como em seus empreendimentos. De 3 a 6 de novembro do ano que vem, o Vila Galé Cumbuco, no Ceará, será a casa do H&H Festival, que já foi realizado no Vila Galé Marés, na Bahia, em 2017.

“Reforçamos para este ano a nossa presença no Fórum LGBT pois os hotéis Vila Galé atendem as …

Leia mais

Curtindo com a família…

Curtindo com a família…

Passeio seguro e que proporciona harmonização de petiscos e deliciosas cervejas artesanais é proposta do Parque da Cerveja, na estrada municipal Paulo Costa Lenz Cesar, Gavião Gonzaga, em Campos do Jordão, no interior do estado de São Paulo. Entre as montanhas mais altas da Serra da Mantiqueira, e cercado por exemplares de araucárias, o espaço é aberto, amplo e rodeado pela natureza.

O local tem área de 240 mil m2 e oferece aos visitantes um passeio chamado “beernic”, ou seja, um piquenique que tem como personagens principais as …

Leia mais

Startup avança e multiplica serviços

Plataforma especializada em vendas de serviços de guias locais e experiências em diversos destinos, a iFriend expande seus negócios à medida que se conecta a cada vez mais turistas. A startup, que há três anos contava com 244 guias locais cadastrados e hoje apresenta 6,5 mil guias no sistema, aumentou seu cardápio de serviços, incluindo experiências e tours virtuais no site desde o ano passado.

Em setembro de 2020, a iFriend passou a oferecer experiências para os viajantes em diversas cidades do mundo, quando começou com 50 opções …

Leia mais

Valorização garantida

Valorização garantida

Nelson Tucci

A economia é dinâmica. Muitas vezes por orientação técnica e necessidade de ajustes, noutras por circunstâncias que só uma pitonisa pode prever. Esta segunda hipótese é a que prevalece no presente momento, com os efeitos da pandemia do coronavírus. Vejamos o setor automotivo: retroagindo 10 anos, o preço médio de um veículo – da lista dos 10 mais vendidos – era de R$ 33.327. Hoje, dentro da mesma base de comparação, o preço médio é de R$ 96.528, ou seja, praticamente o triplo. Já em relação …

Leia mais

Whirlpool lidera ranking

A Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, foi reconhecida pelo ranking 100 Open Startups como líder em open innovation com startups no Brasil, conquistando o 1º lugar na categoria Indústria Eletroeletrônica e ficando entre as top 50 no ranking geral, entre quase 4 mil empresas.

Além de parcerias com universidades e centros de pesquisas, hoje a Whirlpool participa do LinkLab, que é o Programa de Inovação Aberta da Associação Catarinense de Tecnologia e do espaço para parcerias do Inovabra em São Paulo, e interage com …

Leia mais

Brasil ganhará área temática no Miniatur Wunderland

Brasil ganhará área temática no Miniatur Wunderland

O Brasil ganhará uma área temática no maior parque de diversões de miniaturas do mundo, em Hamburgo, na Alemanha. O Miniatur Wunderland está instalado em prédio histórico da cidade e possui a maior instalação de trens em miniatura de todo o mundo, reunindo cenários de diversos países e regiões, como a própria Alemanha, além da Áustria, Escandinávia, Suíça, Mônaco, Estados Unidos. Agora, o parque está construindo uma área dedicada à América do Sul, com destaque para o Brasil, e sua inauguração está prevista para o final deste ano, …

Leia mais

Explicando os linfomas

Explicando os linfomas

De forma simplificada, os linfomas podem ser classificados como Hodgkin, mais raro e que afeta em especial jovens entre 15 e 25 anos e, em menor escala, adultos na faixa etária de 50 a 60 anos, ou não-Hodgkin, cujo grupo de risco é composto por pessoas na terceira idade (mais de 60 anos). Para a hematologista Mariana Oliveira, do CPO Oncoclínicas, apesar de não haver prevenção por desconhecimento do que leva ao surgimento da neoplasia, a chave para deter a evolução progressiva do tumor é o conhecimento: “A …

Leia mais

Cuidados no pós-Covid

Fôlego limitado, cansaço que vai e vem ao mínimo esforço, eventuais dores de cabeça, memória teimando em esquecer informações simples são alguns problemas relatados por pacientes que enfrentaram a Covid-19. Um ponto importante a ser observado é a nutrição pós-covid das pessoas infectadas que se trataram em casa (sintomas leves) ou tiveram alta hospitalar (casos mais graves). Para esses casos, a utilização de nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais é essencial. Além da nutrição, outros fatores como a prática de atividade física, noites de sono com qualidade e …

Leia mais

Benefícios de morar no litoral

Benefícios de morar no litoral

Pesquisa realizada pela Lello Condomínios mostra que houve um aumento no número de moradores que foram passar o isolamento no litoral ou no interior de São Paulo. Segundo o estudo, 49% dos profissionais que trabalham em condomínios notaram um crescimento no número de moradores que deixaram a capital. Para 52%, também cresceu a quantidade de pessoas que foram para suas segundas casas no litoral.

Segundo a psicóloga clínica e hospitalar Marli Cunha, do Hospital Casa de Saúde Guarujá (HCSG), os benefícios de se morar em uma cidade litorânea …

Leia mais

É preciso fiscalizar o comércio animal!

É preciso fiscalizar o comércio animal!

Filetti: “Os animais são parte de nossos núcleo familiar”

Como pioneiro na defesa da vida animal em Santos, me pronunciei em 2019 contra a implantação da lei que proíbe a venda de animais na cidade. Não vendo animais, mas considero absurdo uma lei que proíba a venda e a criação em canis e gatis. Sou contra a venda na rua; esta sim deve ser proibida, como ocorrido em Brasília, em sintonia com projeto de lei que tramita no Senado. Mas não o comércio em local apropriado!

As reflexões …

Leia mais

Tendências mundiais da Arquitetura

Tendências mundiais da Arquitetura

Arquitetas Kika Mattos e Giselle Martos, ladeando Sérgio França: bate-papo sobre as principais tendências mundiais da Arquitetura, com novidades em decoração de interiores, design e processos criativos, no Meeting Arq Experience, em Santos. Encontro teve apoio da Florence e destacou ainda exposições do arquiteto Júnior Guimarães e do advogado Thyago Garcia.

Thaisa Nascimento Corrêa, arquiteta e sócia da Edificart: comemorando o Prêmio Silver na categoria Arquitetura, Construção e Projeto de Estruturas em 2020, pela A’ Design Award & Competition, conquistado pelo novo projeto da empresa, em Itajaí, Santa …

Leia mais

Gastronomia na Vila dos Carros

Gastronomia na Vila dos Carros

Bruno Scarpa

Um grupo de empresários decidiu levar para a Vila dos Carros, em Santos, um espaço gastronômico com a franquia Parmeggio e também o Bar Vila Chopp. O Parmeggio oferece desde o café da manhã com opções de pão na chapa, misto quente, entre outros, até os pratos para todos os gostos e preferências, no almoço. O Especial, por exemplo, combina contrafilé, arroz, feijão, salada e ovo. Há opções veganas, como o parmegiana vegano de beringela. Também há lanches, beirutes e diversas alternativas de montagem de pratos. …

Leia mais

Outubro terá festival em Socorro

Festival Gastronômico Sabores de Socorro acontecerá em outubro na estância hidromineral localizada no Circuito das Águas Paulista. A estrela da 3ª edição será a abóbora cabotiá ou abóbora japonesa, obrigatória em todas as criações. Os estabelecimentos participantes são Cachaçaria Santo Mé, Hamburqueen, London Cafeteria e Bistrô, Nectaria Good Foods, Restaurante Ancestral, Restaurante Casa Alfredo, Restaurante do Hostel Cantinho Família Aventura, Restaurante do Nicó, Restaurante do Vale, Restaurante Monjolinho, Restaurante Sal & Pimenta, Ristorante D’Napoli, Shopp Café, Sorveteria do Paraná, Villa Empório e Trilha Café.…

Leia mais

Exemplo de superação!

Exemplo de superação!

A atleta paralímpica Beth Gomes deu entrevista ao Programa Memória-História Oral no dia primeiro de julho de 2021, semanas antes de conquistar sua primeira medalha de ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio. Em seu depoimento, Gomes lembra sua vida pessoal e nos conta sobre sua brilhante carreira como atleta.

Elizabeth Rodrigues Gomes nasceu em Santos, em 15 de janeiro de 1965, e foi morar com os pais no bairro do Macuco, onde vive até hoje. Cursou o ensino primário no tradicional Colégio Docas de Santos, o “ginásio” (como se …

Leia mais