Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Luiz Carlos Ferraz

Benefícios de morar no litoral

Estudos comprovam que a praia auxilia a saúde

Benefícios de morar no litoral

Pesquisa realizada pela Lello Condomínios mostra que houve um aumento no número de moradores que foram passar o isolamento no litoral ou no interior de São Paulo. Segundo o estudo, 49% dos profissionais que trabalham em condomínios notaram um crescimento no número de moradores que deixaram a capital. Para 52%, também cresceu a quantidade de pessoas que foram para suas segundas casas no litoral.

Segundo a psicóloga clínica e hospitalar Marli Cunha, do Hospital Casa de Saúde Guarujá (HCSG), os benefícios de se morar em uma cidade litorânea são muitos e diversos estudos comprovam que a praia auxilia nossa saúde como um todo. Isso ocorre porque o córtex pré-frontal é ativado em contato ao som do oceano, pois essa área do cérebro está associada às emoções e autorreflexão.

“As ondas do oceano e os íons negativos que elas produzem aceleram a nossa capacidade de absorver oxigênio e ainda equilibram nosso nível de serotonina, substância química responsável por equilibrar nosso humor e sensação de prazer”, explica a especialista, ao elencar vantagens, como menos estresse e mais qualidade de vida e o ambiente propício para atenuar problemas respiratórios e aumentar as defesas imunológicas.

Responder