Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Roteiro para observar aves

Atividade ganha adeptos a cada ano

Roteiro para observar aves

Os adeptos da observação de aves, sejam especialistas ou leigos, terão um roteiro especial na Costa Verde & Mar, no litoral de Santa Catarina. Nele estarão reunidas indicações de locais aptos para a prática, profissionais do turismo que poderão auxiliar os aficionados e informações sobre a importância da preservação e de se estar em harmonia com a natureza.

O roteiro é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) formado pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. O projeto está em fase de avaliação dos destinos. Com a seleção, é realizada uma visita técnica para reconhecimento dos locais e alinhamento do receptivo aos visitantes. “As pessoas estão buscando cada vez mais contato com a natureza e a observação de aves traz isso na sua essência. Com esse roteiro especial, queremos tornar a prática ainda mais acessível e levar mais informações aos praticantes”, explica a presidente do colegiado de secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Também são promovidos treinamentos para os profissionais de turismo que poderão auxiliar os praticantes. Até dezembro serão realizados três eventos focados na vivência da observação de pássaros, as estratégias, formas de receber, troca de informações, entre outros temas importantes. Também são ofertadas oficinas com atividades lúdicas para que os empreendedores possam diversificar e diferenciar o seu produto para o ecoturista. O grupo já participou do Curso de Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves aplicado por Tietta Pivatto.

“A observação é um meio simples e democrático, e que pode ser praticada por todos, desde o ornitólogo mais experiente até a pessoa que está voltando agora seu olhar para a natureza”, acrescenta Paulo Renato Cadallora, do Instituto Alouatta: “Não é necessário equipamentos caros, basta olhar ao seu redor e deixar que as aves te transportem para o mundo delas”.

Com proximidade para rio, mar e ampla área de mata, a Costa Verde & Mar reúne espécies variadas de pássaros e é considerada uma das regiões mais propícias para a prática. Por ser referência, foi a primeira a propor a realização de um evento de observação de aves a distância. Em 2020, diante da situação de pandemia, foram promovidas oito edições com mais de 500 participantes de todo o Brasil e países da Europa, que fizeram a observação sem sair de casa e com orientação de especialistas em sala virtual. A Costa Verde & Mar também possui um guia de identificação de aves, disponível de forma gratuita no site www.ecoturismocostaverdemar.com.br

Responder