Edição 283Agosto 2018
Quinta, 20 De Setembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Fotos Leandro Ayres

O imóvel mais atraente

Sempre a busca pelos melhores ângulos para valorizar as dependências do imóvel

O imóvel mais atraente

Leandro Ayres

NA DÉCADA de 40 nos Estados Unidos, após o período conhecido como a Grande Depressão, a retomada do crescimento econômico se apoiou nos mercados automotivo e imobiliário. Nesta época as câmeras fotográficas analógicas estavam se popularizando. Diante da nova realidade, cresceu a tendência da fotografia de arquitetura e de ambientes com o propósito de mostrar esses espaços aos possíveis compradores sem que eles tivessem a necessidade de se deslocar até os endereços. Claro que hoje, como os interessados em negociar não fecham a compra sem antes visitar o imóvel in loco, com as imagens dos espaços em mãos é possível peneirar as opções.

Graças à fotografia digital, este segmento tem sido cada vez mais valorizado. Quem mais precisa deste tipo de serviço são as imobiliárias que procuram no profissional uma pessoa capaz de tornar o ambiente mais atraente para seus clientes. E neste quesito o fotógrafo precisa conhecer uma série de técnicas específicas, como a incidência de luz naquele local, para determinar o melhor horário para a tomada das imagens, os melhores ângulos para valorizar as dependências do imóvel e ter lentes grande angulares apropriadas. Os arquitetos e decoradores que estão montando os seus portfólios também precisam destes fotógrafos e, neste caso, as fotografias passam a ter um toque de elegância com os vasos perfeitamente alinhados, a mesa e as cadeiras de uma sala de jantar dispostos de forma harmoniosa, o aparador com seu espelho polido… tudo como se vê em publicações especializadas.

Os ambientes reduzidos são mais desafiadores. É preciso transformar o pequeno em acolhedor e funcional. Ambientes grandes facilitam a busca por ângulos, mas podem ser traiçoeiros quando não há boa incidência de luz natural. Neste caso aconselha-se a usar a luz artificial que os spots da sala oferecem para preencher a sombra de um determinado canto, destacando assim à adega de vinhos, por exemplo. O decorador vai pedir atenção especial aos detalhes, como tipo de azulejo, o móvel colonial e os arranjos florais, tudo de forma a integrar o ambiente. Feita as captações, seguem horas de edição e tratamento digital das imagens, que visa principalmente corrigir distorções de proporção implicadas pelas lentes grande angulares.

Do neo clássico ao rococó, o fotógrafo de arquitetura e ambientes precisa ter um bom conhecimento dos estilos arquitetônicos afim de falar a mesma língua dos seus contratantes, entendendo assim as suas demandas e valorizando não só os imóveis, mas o seu próprio trabalho.

SERVIÇO – Studio Photo Café / Museu do Café. Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos. De terça-feira a sábado, das 9 às 18 horas, e aos domingos, das 10 às 18 horas. (13) 3213.1750.

Os ambientes reduzidos são mais desafiadores

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

Exposição mostra insetos na natureza

Insetos têm importante papel no meio ambiente

Exposição mostra insetos na natureza

A UNIVERSIDADE de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior do Estado, realiza até 8 de outubro a exposição fotográfica “Interações”. Criada pelo biólogo André Rangel Nascimento, a mostra de 41 fotografias acontece nos corredores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As fotografias apresentam a microfauna, em especial os insetos, atuando em espaços naturais do país e interagindo com outras espécies, entre elas, …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Leandro Ayres

O produto como vedete!

Fotografia still life: da publicidade às vendas on line

O produto como vedete!

Leandro Ayres

QUANDO uma revendedora de cosméticos bate à porta de uma cliente e lhe entrega um catálogo, ali estão dezenas de fotos de perfumes, xampus, batons e toda sorte de produtos de beleza que devem reluzir aos olhos das consumidoras. Esta é a função dos fotógrafos de still life: mostrar a funcionalidade do produto e torná-lo atraente.

Fotografar produtos pode, a princípio, parecer fácil. Mas, na verdade, é um dos ramos mais técnicos e que demanda mais conhecimento do profissional. Produtos com superfícies reflexivas são um …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

As melhores imagens nas férias…

COM a câmera mais avançada já lançada pela Samsung, os novos Galaxy S9 e S9+ trazem recursos que poderão surpreender quem está fotografando suas férias. A lente traz abertura dupla e recursos de vídeo super slow-motion (super câmera lenta), que permitem imagens e efeitos para quem busca o registro perfeito e qualidade profissional.

A lente de abertura dupla contempla a mesma tecnologia das câmeras profissionais e permite controlar a quantidade de luz que entra no sensor e gera a imagem capturada. Na cena de crianças brincando no parque …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Fotos Leandro Ayres

Estética e glamour

Ensaio de gestante: para eternizar esta fase recheada de expectativas

Estética e glamour

Leandro Ayres

NO TERCEIRO artigo da série “Fotografia. Por onde seguir?”, abordo os ensaios. Este é o nicho fotográfico mais diversificado, pois quando falamos em ensaio evocamos a presença de pelo menos um ou uma modelo e é este personagem que vai determinar o tipo e tom do ensaio que será realizado, podendo ser uma gestante, um recém-nascido, uma mulher bonita, um casal apaixonado, uma família… enfim qualquer pessoa que posa para um fotógrafo é um modelo, podendo este ser profissional ou não.

Em um nível mais avançado …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Uniara oferece curso de Fotografia Profissional

FOTOGRAFIA Profissional é o curso profissionalizante oferecido pelo Uniara Qualifica. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 21 horas, sendo a teoria na unidade I da Universidade de Araraquara, no interior do Estado de São Paulo, e a prática, no Laboratório de Fotografia do programa. Os interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/Qua_Fotografia

“O curso completo, que aborda conteúdos que vão do básico ao avançado, é voltado tanto a quem deseja investir nessa carreira, quanto aos que querem se aperfeiçoar e trabalhar com essa atividade por …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Leandro Ayres

Eventos sociais, culturais…

Investir em materiais de trabalho, em propaganda, em conhecimento

Eventos sociais, culturais…

Leandro Ayres

NESTE segundo artigo da série que visa dar base para quem pensa em seguir carreira profissional, abordarei o segmento que mais movimenta o mercado fotográfico, de insumos a recursos humanos. Refiro-me à fotografia de eventos sociais, seja cultural, esportivo ou corporativo.

Uma característica importante deste fotógrafo é que ele está sempre na vitrine quando atuando na captação das imagens. Em um casamento de baixo custo são, pelo menos, 150 pessoas em contato com ele e seu trabalho. Mas, por outro lado, espera-se deste profissional discrição o …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Desumidificador para conservar seu equipamento

CÂMERAS fotográficas, assim como câmeras de filmagem, são equipamentos sensíveis e merecem cuidados especiais, para terem uma vida útil prolongada. Fungos, por exemplo, podem atacar e danificar o equipamento, implicando, consequentemente, na qualidade final da imagem. Para se instalarem, os fungos se beneficiam de locais úmidos e onde possam se alimentar. Por isso, é necessário o controle rígido sobre o local onde o equipamento é guardado. Neste contexto, o uso de desumidificador é recomendável e de fundamental importância. Os produtos da linha Desidrat da Thermomatic são desenvolvidos com …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia. Por onde seguir?

Trindade: imagem possível de ser vendida para revistas de turismo, de natureza, de entretenimento...

Fotografia. Por onde seguir?

Leandro Ayres

PARA você que deseja seguir a profissão de fotógrafo, já pensou em qual categoria se especializar? Se não, nesta série de artigos que inicio nesta edição abordarei algumas características de cada segmento e do quanto estes mercados movimentam em recursos humanos e financeiros.

Existe o fotógrafo de paisagem urbana e/ou rural. Pode-se afirmar que é a celula matter da fotografia, já que a primeira impressão da luz em uma placa data de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce e que nos revela, palidamente, …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Fotos Leandro Ayres

De volta ao passado. De novo!

Para casais com muito amor: exclusivo ensaio de fotos no Museu do Café, Centro Histórico de Santos

De volta ao passado. De novo!

Leandro Ayres

NA EDIÇÃO de janeiro passado revelei neste espaço o serviço de retratos de época realizado pelo Studio Photo Café, no Museu do Café, no Centro Histórico de Santos. Desta vez, apresento um novo serviço que os fotógrafos André Leite e Leandro Ayres, sócios e proprietários do estúdio, disponibilizam ao público a partir de abril: ensaio temático com casais nas dependências do Museu do Café. O serviço é exclusivo, já que apenas a dupla de fotógrafos tem a cessão do espaço para este fim.

Diferentemente do que …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

A primeira impressão…

Decadência de fotos impressas é efeito colateral da digitalização da fotografia

A primeira impressão…

Leandro Ayres

CONFESSO que me causa arrepios pensar que uma criança de seus 10 anos talvez não tenha sequer uma fotografia estampada em um porta-retratos na estante ou criado-mudo do quarto. E quanto mais jovem é a criança, maior é esta chance.

“Mas, como assim?”, me perguntaria um Viajante do Tempo oriundo dos anos 80: “O preço da revelação é assim tão alto que só os mais ricos têm acesso a fotos impressas?”

A decadência do número de fotografias impressas é um efeito colateral da digitalização da fotografia. …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Leandro Ayres

De volta ao passado

Studio Photo Café: foto impressa em papel Kodak, no tamanho 15x20, em tom sépia, como as fotos de antigamente

De volta ao passado

Leandro Ayres

O MUSEU do Café, importante polo cultural de Santos, passou recentemente por uma transformação no tocante as atrações oferecidas. Dentre as opções de entretenimento, destaco o Studio Photo Café, idealizado pelos fotógrafos Leandro Ayres e André Leite, cuja proposta é transportar os visitantes ao passado, vestindo-os com figurinos dos anos 1920 e 1930, em um cenário vintage.

Desde a sua inauguração, em 21 de dezembro passado até o fechamento desta edição, foram fotografadas mais de 800 pessoas e impressas mais de 500 fotos, o que demonstra …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Divulgação

Tomógrafo computadorizado móvel

OmniTom: ideal para procedimentos cranianos

Tomógrafo computadorizado móvel

A SAMSUNG Electronics apresentou na Radiological Society of North America (RSNA), em Chicago, Estados Unidos, o scanner portátil de tomografia computadorizada (TC) OmniTom de 16 cortes. O aparelho recebeu autorização 510 (k) da FDA, órgão do governo americano que controla os alimentos e medicamentos no país.

Entre os diferenciais, o OmniTom é o primeiro dispositivo móvel de diagnósticos por imagem do mundo com rodas omnidirecionais que maximizam a mobilidade e permitem fazer movimentos com mais facilidade e silenciosos em espaços pequenos. Além disso, a imagem tem qualidade superior, …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Susan Hortas/Divulgação Secom-PMS

Projeto Muretas na Cidade

Surf é o tema da mureta customizada por Alexandre Pedroso

Projeto Muretas na Cidade

Leandro Ayres

LANÇADA em Santos a segunda edição do projeto Muretas na Cidade, que consiste na exposição nos jardins da praia de 10 esculturas confeccionadas em fibra de vidro e customizadas por artistas plásticos locais. Oito delas reproduzem a figura das muretas, um dos símbolos da cidade, e duas formam a palavra “Santos”.

As esculturas permanecerão expostas até fevereiro. O projeto foi idealizado pelo designer e coreógrafo Mauriomar Cid, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e integra a Primavera Criativa. Desde 2015, Santos é a …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Estudantes apresentam fotografias autorais

ALUNOS do curso de aprofundamento JP na Mídia, do Colégio Jean Piaget, de Santos, apresentam até 4 de novembro trabalhos autorais, com temas variados, no Espaço VIP da Galeria Municipal Braz Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Avenida Pinheiro Machado, 48, 2º piso, Vila Mathias. A mostra é resultado do projeto desenvolvido ao longo deste ano letivo pelo professor e fotógrafo Leandro Ayres. Em sua estreia, os jovens fotógrafos revelam aspectos de um mundo interior, fruto do despertar de suas percepções e traduções de suas vidas …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Chegou a hora!

Atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações...

Chegou a hora!

Leandro Ayres

DE 4 a 8 de outubro o Bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, sediará o Festival Internacional da Imagem, idealizado pelo Estúdio Madalena, de São Paulo, que tem a frente o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava.

Em sua segunda edição, o festival contará com diversas atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações e narrativas visuais. As instalações do Centro Histórico serão tomadas por exposições, workshops, mesas de debate, locais para impressão de fotos, exibição de filmes, atividades interativas, shows e performances …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Em Santos, formação internacional em Coaching Integral Sistêmico

A CHANCE de dar a volta por cima nestes tempos “bicudos” nunca esteve tão perto dos santistas: a Febracis – Federação Brasileira de Coaching traz para a cidade seu Projeto Formação do Coaching Integral Sistêmico (CIS). O curso será ministrado em dois módulos que acontecem de 5 a 8 de outubro e de 9 a 12 de novembro. Grande oportunidade para quem quer trabalhar como coach, o projeto é também voltado a dirigentes e gestores que buscam melhorar a performance de seus times e empresas para maximizar resultados. …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Reprodução

Com que câmera eu vou?

Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz...

Com que câmera eu vou?

Leandro Ayres

COMO ensino fotografia para alunos do ensino fundamental e médio em um importante colégio de Santos, é bastante comum nas primeiras aulas a pergunta: “Professor, qual é a melhor câmera pra eu fotografar?”. Eu respondo: “Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz através do seu equipamento atual (smartphone ou câmera compacta), continue com ele. Pratique mais, crie mais e salve o bolso dos seus pais”. E as aulas seguem nesta filosofia, visando assim fazê-los alcançar melhores resultados por meio de conceitos e …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Prêmio Brasil Fotografia 2017

O ESPAÇO Cultural Porto Seguro apresenta a exposição Prêmio Brasil Fotografia 2017, que contempla 10 artistas e mais de 50 obras, com trabalhos impressos e multimeios, com visitação gratuita até 8 de outubro. Na Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, capital paulista, de terça-feira a sábado, das 10 às 19 horas, e domingos, das 10 às 17 horas. Com curadoria geral do artista visual Cildo Oliveira, este ano o júri foi constituído por Fábio Magalhães, Angélica de Moraes, Rubens Rewald e Evandro Teixeira, e teve cerca de …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Para fotografar melhor

Leandro Ayres

DIARIAMENTE somos bombardeados com informações através das redes sociais, os ambientes virtuais que se desenvolveram baseados em imagens, especialmente através das fotos que seus perfilados publicam. A maior parte das pessoas está mais interessada em mostrar a comida que vai degustar do que descrever seu sabor, ou em tornar pública a cidade aonde aproveita as suas férias, do que, de fato, aproveitar aquele lugar.

Não quero entrar no mérito moral deste comportamento, mas entendê-lo como uma forma de comunicação. Aliás, este tipo de comunicação por meio …

Leia mais