Edição 287Dezembro 2018
Quarta, 16 De Janeiro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

O melhor das nossas férias!

Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila...

O melhor das nossas férias!

Leandro Ayres

DEZEMBRO chegou, mês de celebrações, confraternizações, reflexões e… início das FÉRIAS! Sim, em caixa alta, afinal é o período mais aguardado do ano! E, para muitos, a melhor forma de aproveitar esses dias é viajando, seja para curtir lugares já conhecidos ou explorar novos destinos. Sozinho ou em grupo. Seja como for, um amante da fotografia encontra aí uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio com belas imagens. Então, seguem neste artigo algumas dicas valiosas para quem está fazendo as malas.

  1. Planeje a sua viagem. Pesquise e defina os pontos de maior interesse numa escala de prioridade. Assim você poderá passar a maior parte do tempo curtindo e clicando o que realmente lhe agrada.
  2. Em caso de locais com acesso restrito, confira os horários de atendimento e procure ir quando o fluxo de visitantes é menor. A regra do menor fluxo vale também para locais públicos. Assim serão menores as chances de um transeunte atrapalhar a sua fotografia.
  3. Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila para o passeio do dia. Se você se planejou, saberá que para um determinado local haverá uma lente que suprirá a sua necessidade. Para uma igreja ou museu, uma grande angular. E nada de flash, uma vez que seu uso é proibido nesses locais. Se o seu destino é uma avenida ou um parque, uma teleobjetiva é bem-vinda. Flash apenas se deseja fazer alguns retratos nestes cenários.
  4. Se o seu passeio for durante a noite, vale a pena ter um tripé consigo. De preferência um bem leve, de fibra de carbono. Com a pouca oferta de luz, faz-se necessário uso de uma baixa velocidade do obturador de sua câmera e, sem a estabilização adequada, sua foto ficará tremida, sem a nitidez desejada.
  5. E o tempo como vai estar? Em caso de possibilidade de chuva, leve um grande guarda chuva. Ele deverá abrigar você e a longa lente que estará acoplada à sua câmera. Respingos poderão afetar os sistemas e danificar o seu equipamento, comprometendo o registro das suas férias. Use o parasol nestes casos também. Ele não serve apenas para dias de sol, como sugere o seu nome, e ajudará a evitar que respingos alcancem a sua lente. Nos dias de sol ele servirá para evitar o efeito de flare que muitas vezes estraga a foto.
  6. Coloque na sua bolsa mais de um cartão de memória e uma bateria carregada extra. Se o seu cartão lotar de fotos, não será preciso apagar os seus registros se você tiver outro cartão para usar. Uma boa dica para otimizar a capacidade de armazenamento dele é fotografar usando uma resolução menor, especialmente se você não tem a pretensão de imprimir estas fotos.
  7. Muito cuidado com os seus equipamentos! Tenha tudo devidamente preso nas alças de segurança, pois no caminhar ou no sacolejar do carro, as peças poderão sofrer danos se estiverem soltas no seu bag. Verifique se o local é seguro antes de sair clicando. Turistas incautos são alvos fáceis para os criminosos!
  8. Seja criativo. Analise o entorno do local, provavelmente você encontrará um vasto rol de possibilidades e ângulos para tornar a sua foto única.

O mais importante é curtir as férias. Divirta-se! Quanto mais relaxado e integrado você estiver ao local visitado, melhor serão as suas capturas. Fico decepcionado quando pergunto a alguém sobre suas férias, em Floripa por exemplo, e esta pouco relata, ainda que tenha em seu Instagram fotos de tirar o fôlego… As fotos deverão servir às suas férias e não o contrário.

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Experimente o volunturismo

A Passion & Purpose Experience (P&PE) oferece roteiros de volunturismo na África, na Ásia e na Europa. Volunturismo, voluntarismo, viagem com causa, viagem com propósito, viagem responsável… existem diferentes nomenclaturas para definir uma forma de viajar aliando o turismo “convencional” com experiências de trabalho voluntário.

Por questões de segurança, a P&PE oferece somente acomodações em hotéis onde as pessoas terão a certeza de dormir em uma cama confortável, com alimentação, banho quente e internet. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por seus pais ou tutor. Os pequenos, …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Manutenção e conservação

Cuidado mais que desejável ao equipamento; é obrigatório

Manutenção e conservação

Leandro Ayres

COMO sabemos, equipamento fotográfico não é barato, pois se trata de produto importado, cotado em dólar. E o cenário econômico para o país no curto e médio prazo não indica uma valorização significativa do nosso real frente à moeda americana. Por isso, conservar o equipamento fotográfico é mais que desejável, é obrigatório.

Um profissional investe na aquisição de um equipamento básico algo em torno de R$ 20 mil, que inclui câmera, objetiva, flash, tripé, softwares de edição e outros acessórios menores. A vida útil destes dispositivos …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Tecnologia incrementa cuidados com a saúde

DESTINADO à investigação de alterações e controle da próstata durante os procedimentos de biópsia guiada por ultrassom, o recurso S-FusionTM, da Samsung, surpreende pela precisão da integração de imagens de ultrassom com outros métodos diagnósticos. O recurso faz parte dos diferenciais do modelo de ultrassom RS85. Com modernos sistemas de navegação volumétrica, que contam com dados de ressonância magnética, é possível rastrear pequenas alterações na glândula e indicar a presença de alterações de forma eficiente, ágil e assertiva.

A localização de uma lesão é permitida, pois a máquina …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Paisagens e a mureta

O FOTÓGRAFO Leandro Ayres une as paisagens de Santos à estrutura arquitetônica mais emblemática da cidade na exposição “Santos nas Muretas”, na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, no prédio da Prodesan, na Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga.

Com fotografias impressas em papel fine art Canson e laminadas, a mostra reúne imagens de pontos relevantes e paisagens de Santos. Tomando como referência as icônicas muretas, influenciadas pelo estilo artístico art déco, o fotógrafo criou, no início de 2016, molduras com o mesmo formato. A exposição fica aberta …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia autoral…

“Passageiros”, ensaio autoral de Leandro Ayres

Fotografia autoral…

Leandro Ayres

FOTOGRAFIA é arte?

A resposta para a pergunta acima não está na qualidade, no conceito ou na estética da foto, mas na sua demanda. Explico. Se, inspirado pelo convidativo dia de céu azul, você sai pelas ruas fotografando as belezas que encontra nas paisagens, nas pessoas, nas situações, nas mensagens e em cada detalhe observado durante o seu flanar para fazer uso pessoal destas imagens, sem demanda prévia de um contratante, você atuou artisticamente. Se a sua arte vai ou não ser bem-sucedida, aí sim, é …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Samsung Electronics no Best Global Brands

A Samsung Electronics manteve a sexta posição na lista “Best Global Brands 2018” da Interbrand, valendo US$ 59,9 bilhões – um aumento de 6,5% no valor da marca. Segundo o relatório, os principais fatores foram: lançamento contínuo de inovações voltadas para pessoas, incluindo o smartphone Galaxy Note9; potencial de crescimento sustentável baseado em tecnologias para inovações futuras; maior empresa do mercado de semicondutores; fortalecimento da competitividade; e alinhamento para oferecer a experiência da marca ao consumidor.…

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Fotos Reprodução

O registro imagético da história

Foto de Evandro Teixeira: ícone da ditadura militar

O registro imagético da história

Leandro Ayres

NO SEXTO artigo da série sobre o Caminho da Fotografia, abordamos o Fotojornalismo. Dada a sua importância na história contemporânea, a fotografia documental talvez seja o segmento mais importante.

As imagens, perpetuadas em filme fotográfico ou em pixels, nos mostram uma narrativa, dentre tantas possíveis, de um fato acontecido. Desta forma, o feeling do fotógrafo é o grande diferencial entre uma foto ordinária e uma foto vencedora de um prêmio Pulitzer, por exemplo. O fato é que o fotojornalista nunca está neutro diante de um acontecimento. …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Concurso fotográfico sobre direitos humanos

COM o objetivo de incentivar o uso de imagens para promoção dos direitos humanos, a Ong Fundo Brasil promove o concurso fotográfico “2018 com todos os direitos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro pela internet.

O concurso é destinado exclusivamente a organizações, grupos e coletivos apoiados pelo Fundo Brasil ao longo de mais de uma década de existência. Por meio dele, a fundação também visa fortalecer as capacidades de comunicação de entidades e ativistas.

A seleção das fotos será realizada em duas …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Fotos Leandro Ayres

O imóvel mais atraente

Sempre a busca pelos melhores ângulos para valorizar as dependências do imóvel

O imóvel mais atraente

Leandro Ayres

NA DÉCADA de 40 nos Estados Unidos, após o período conhecido como a Grande Depressão, a retomada do crescimento econômico se apoiou nos mercados automotivo e imobiliário. Nesta época as câmeras fotográficas analógicas estavam se popularizando. Diante da nova realidade, cresceu a tendência da fotografia de arquitetura e de ambientes com o propósito de mostrar esses espaços aos possíveis compradores sem que eles tivessem a necessidade de se deslocar até os endereços. Claro que hoje, como os interessados em negociar não fecham a compra sem antes …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

Exposição mostra insetos na natureza

Insetos têm importante papel no meio ambiente

Exposição mostra insetos na natureza

A UNIVERSIDADE de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior do Estado, realiza até 8 de outubro a exposição fotográfica “Interações”. Criada pelo biólogo André Rangel Nascimento, a mostra de 41 fotografias acontece nos corredores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As fotografias apresentam a microfauna, em especial os insetos, atuando em espaços naturais do país e interagindo com outras espécies, entre elas, …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Leandro Ayres

O produto como vedete!

Fotografia still life: da publicidade às vendas on line

O produto como vedete!

Leandro Ayres

QUANDO uma revendedora de cosméticos bate à porta de uma cliente e lhe entrega um catálogo, ali estão dezenas de fotos de perfumes, xampus, batons e toda sorte de produtos de beleza que devem reluzir aos olhos das consumidoras. Esta é a função dos fotógrafos de still life: mostrar a funcionalidade do produto e torná-lo atraente.

Fotografar produtos pode, a princípio, parecer fácil. Mas, na verdade, é um dos ramos mais técnicos e que demanda mais conhecimento do profissional. Produtos com superfícies reflexivas são um …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

As melhores imagens nas férias…

COM a câmera mais avançada já lançada pela Samsung, os novos Galaxy S9 e S9+ trazem recursos que poderão surpreender quem está fotografando suas férias. A lente traz abertura dupla e recursos de vídeo super slow-motion (super câmera lenta), que permitem imagens e efeitos para quem busca o registro perfeito e qualidade profissional.

A lente de abertura dupla contempla a mesma tecnologia das câmeras profissionais e permite controlar a quantidade de luz que entra no sensor e gera a imagem capturada. Na cena de crianças brincando no parque …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Fotos Leandro Ayres

Estética e glamour

Ensaio de gestante: para eternizar esta fase recheada de expectativas

Estética e glamour

Leandro Ayres

NO TERCEIRO artigo da série “Fotografia. Por onde seguir?”, abordo os ensaios. Este é o nicho fotográfico mais diversificado, pois quando falamos em ensaio evocamos a presença de pelo menos um ou uma modelo e é este personagem que vai determinar o tipo e tom do ensaio que será realizado, podendo ser uma gestante, um recém-nascido, uma mulher bonita, um casal apaixonado, uma família… enfim qualquer pessoa que posa para um fotógrafo é um modelo, podendo este ser profissional ou não.

Em um nível mais avançado …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Uniara oferece curso de Fotografia Profissional

FOTOGRAFIA Profissional é o curso profissionalizante oferecido pelo Uniara Qualifica. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 21 horas, sendo a teoria na unidade I da Universidade de Araraquara, no interior do Estado de São Paulo, e a prática, no Laboratório de Fotografia do programa. Os interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/Qua_Fotografia

“O curso completo, que aborda conteúdos que vão do básico ao avançado, é voltado tanto a quem deseja investir nessa carreira, quanto aos que querem se aperfeiçoar e trabalhar com essa atividade por …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Leandro Ayres

Eventos sociais, culturais…

Investir em materiais de trabalho, em propaganda, em conhecimento

Eventos sociais, culturais…

Leandro Ayres

NESTE segundo artigo da série que visa dar base para quem pensa em seguir carreira profissional, abordarei o segmento que mais movimenta o mercado fotográfico, de insumos a recursos humanos. Refiro-me à fotografia de eventos sociais, seja cultural, esportivo ou corporativo.

Uma característica importante deste fotógrafo é que ele está sempre na vitrine quando atuando na captação das imagens. Em um casamento de baixo custo são, pelo menos, 150 pessoas em contato com ele e seu trabalho. Mas, por outro lado, espera-se deste profissional discrição o …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Desumidificador para conservar seu equipamento

CÂMERAS fotográficas, assim como câmeras de filmagem, são equipamentos sensíveis e merecem cuidados especiais, para terem uma vida útil prolongada. Fungos, por exemplo, podem atacar e danificar o equipamento, implicando, consequentemente, na qualidade final da imagem. Para se instalarem, os fungos se beneficiam de locais úmidos e onde possam se alimentar. Por isso, é necessário o controle rígido sobre o local onde o equipamento é guardado. Neste contexto, o uso de desumidificador é recomendável e de fundamental importância. Os produtos da linha Desidrat da Thermomatic são desenvolvidos com …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia. Por onde seguir?

Trindade: imagem possível de ser vendida para revistas de turismo, de natureza, de entretenimento...

Fotografia. Por onde seguir?

Leandro Ayres

PARA você que deseja seguir a profissão de fotógrafo, já pensou em qual categoria se especializar? Se não, nesta série de artigos que inicio nesta edição abordarei algumas características de cada segmento e do quanto estes mercados movimentam em recursos humanos e financeiros.

Existe o fotógrafo de paisagem urbana e/ou rural. Pode-se afirmar que é a celula matter da fotografia, já que a primeira impressão da luz em uma placa data de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce e que nos revela, palidamente, …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Fotos Leandro Ayres

De volta ao passado. De novo!

Para casais com muito amor: exclusivo ensaio de fotos no Museu do Café, Centro Histórico de Santos

De volta ao passado. De novo!

Leandro Ayres

NA EDIÇÃO de janeiro passado revelei neste espaço o serviço de retratos de época realizado pelo Studio Photo Café, no Museu do Café, no Centro Histórico de Santos. Desta vez, apresento um novo serviço que os fotógrafos André Leite e Leandro Ayres, sócios e proprietários do estúdio, disponibilizam ao público a partir de abril: ensaio temático com casais nas dependências do Museu do Café. O serviço é exclusivo, já que apenas a dupla de fotógrafos tem a cessão do espaço para este fim.

Diferentemente do que …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

A primeira impressão…

Decadência de fotos impressas é efeito colateral da digitalização da fotografia

A primeira impressão…

Leandro Ayres

CONFESSO que me causa arrepios pensar que uma criança de seus 10 anos talvez não tenha sequer uma fotografia estampada em um porta-retratos na estante ou criado-mudo do quarto. E quanto mais jovem é a criança, maior é esta chance.

“Mas, como assim?”, me perguntaria um Viajante do Tempo oriundo dos anos 80: “O preço da revelação é assim tão alto que só os mais ricos têm acesso a fotos impressas?”

A decadência do número de fotografias impressas é um efeito colateral da digitalização da fotografia. …

Leia mais