Edição 270Julho 2017
Sexta, 18 De Agosto De 2017
Editorias

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Para fotografar melhor

Leandro Ayres

Imagem_pinturasDIARIAMENTE somos bombardeados com informações através das redes sociais, os ambientes virtuais que se desenvolveram baseados em imagens, especialmente através das fotos que seus perfilados publicam. A maior parte das pessoas está mais interessada em mostrar a comida que vai degustar do que descrever seu sabor, ou em tornar pública a cidade aonde aproveita as suas férias, do que, de fato, aproveitar aquele lugar.

Não quero entrar no mérito moral deste comportamento, mas entendê-lo como uma forma de comunicação. Aliás, este tipo de comunicação por meio de imagens não começou agora, mas desde os primórdios do homo sapiens sobre a Terra, com a sua revolução cognitiva. Para ilustrar, cito as pinturas rupestres. Pesquisadores perceberam que mãos estampadas e pinturas de animais em uma caverna na Indonésia, as quais se acreditavam terem 10.000 anos de idade, foram feitas na verdade há 35.000 e 40.000 anos. As descobertas sugerem que os seres humanos na Ásia estavam produzindo arte simbólica tão antigamente quanto os primeiros pintores rupestres europeus…

Milhares de anos se passaram até chegarmos na linguagem que hoje usamos, muito mais complexa, acompanhando a evolução humana. A mesma lógica imagética se aplica à nova plataforma. Hoje tudo é fotografado e postado, estamos nos comunicando, mas de forma primitiva. Então já que é para nos comunicarmos, vamos fazer isso direito, com conteúdo, forma e estética para seguir evoluindo. Listo cinco dicas para fotografar melhor:

1) Antes de fotografar, reflita: preciso mesmo tirar esta foto? Para que ela serve? Isto não é à toa. Na fotografia analógica, usando filme, o fotógrafo era obrigado a pensar se o objeto da sua foto valia o seu custo e tempo. A fotografia digital praticamente extinguiu esta prática e o resultado são milhares de fotos mal feitas nas redes sociais.

2) Exercite a sua criatividade. É aqui que entra o seu conhecimento, cultura e experiências. Desconstrua o seu olhar! Há sempre outra maneira de mostrar aquele objeto, aquela cena ou aquele sentimento. Muitas vezes é só uma questão de mudar o seu ângulo de visão. E quem sabe o seu ponto de vista.

3) Preste atenção ao fundo! Compor uma imagem é analisar não só o objeto da fotografia, mas tudo o que está ao seu redor. Você não vai querer que aquele casal de cães no cio ao fundo roube a atenção da foto da sua namorada, ou que aqueles galhos de uma árvore próxima pareçam chifres saindo do topo da cabeça do seu marido. O fundo deverá compor de forma harmoniosa, sendo o palco, mas nunca o protagonista da imagem.

4) Desenvolva um olhar fotográfico mesmo quando não estiver fotografando. Esta deverá ser uma prática diária. Não basta ver, é preciso observar! O olhar contemplativo é o olhar de quem percebe o milagre da vida. Há muitos detalhes que podem ser observados em uma caminhada até a padaria mais próxima. A vida explode em cada canto! Uma vez imerso neste espírito, suas fotografias passam a ter sensibilidade.

5)  Conheça e domine o seu equipamento. Só assim você poderá explorar todos os recursos. Você percebe uma cena linda e clica, mas a foto ficou escura. No instante seguinte a cena se foi. E sua foto também.

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Detalhes de última geração

Aparelho antecipa diagnósticos e exibe passo a passo da formação dos bebês

Detalhes de última geração

A SAMSUNG apresenta o ultrassom WS80A Elite, que conta com Crystal VUE, tecnologia que, por meio de software próprio, é possível, ainda no útero da mãe, diagnosticar precisamente patologias e anomalias que a criança possa ter. Com isso, é possível antecipar diagnósticos e iniciar tratamentos mais adequados com rapidez, aumentando assim as chances de cura ou redução de sequelas.

Com o auxílio do Crystal VUE é visualizada a translucência nucal – espaço onde é medida a quantidade de líquido presente na região posterior do pescoço do feto – …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Novidades na 2ª Expo Frame

Fotografia Autoral será o tema da palestra de Rodrigo Montaldi

Novidades na 2ª Expo Frame

Leandro Ayres

EM comemoração ao sexto aniversário de fundação, o Frame Fotoclube de São Vicente promoverá a 2ª Expo Frame 2017 – 1ª Semana Fotográfica de São Vicente, de 17 a 23 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na Casa do Barão, Rua Frei Gaspar, 280, Centro da cidade.

O evento terá diversas atividades voltadas para os amantes da fotografia, profissionais e amadores. Uma excelente oportunidade para trocar informações, aprender, fazer amigos e ainda concorrer a brindes através do concurso fotográfico “A história da …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Scanners com registro sustentável

Registro global para eletrônicos mais ecológicos

Scanners com registro sustentável

A Kodak Alaris registrou mais oito scanners no nível Silver pela Ferramenta de Avaliação de Produtos Eletrônicos (Epeat), o registro global definitivo para eletrônicos mais ecológicos. Com a adição dos scanners Kodak ScanMate i940, i1150 e i1150WN, os scanners i1190, i1190E e i1190WN e o Scan Station 710 e 730EX, todos os 28 scanners em sua gama obteve o status de nível Silver no registro Epeat, cumprindo rigorosos critérios ambientais.

Administrado pelo Green Electronics Council, a Epeat é a fonte mais confiável de classificações globais de produtos ambientais, …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Talita Virgínia/Divulgação

II Festival Internacional da Imagem vem aí!

Iatã Canabrava: ampliar o acesso dos que pretendem admirar e fotografar o Porto de Santos

II Festival Internacional da Imagem vem aí!

Leandro Ayres

GRAÇAS ao grande sucesso do I Festival Internacional da Imagem realizado no bairro do Valongo no ano passado, Iatã Cannabrava, fotógrafo e idealizador do evento, confirmou a segunda edição do festival para 4 a 8 de outubro, com o apoio da Prefeitura. O Valongo será novamente o palco do festival que, aos moldes do ano anterior, ocupará todo o Centro Histórico e com mobiliários urbanos e diversas instalações, como telões e painéis com imagens da cidade e outros temas. Mas antes disso, a expectativa é que …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Leandro Ayres

Inscrições abertas a expositores

Leandro Ayres participa do Jardim das Artes

Inscrições abertas a expositores

Duas tradicionais atrações de Santos, o Jardim das Artes e a Feira de Antiguidades estão com inscrições abertas. Os interessados em participar como expositores devem contatar a Coordenadoria de Museus e Galerias, da Secretaria Municipal de Cultura, no 5º andar do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. É necessário residir em Santos, apresentar comprovante de residência, foto 3X4, documento de identidade e imagens do material a ser exposto.

Reunindo 16 expositores, o projeto Jardim das Artes ocorre aos sábados e domingos, das …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

R$ 180 mil no Prêmio Brasil Fotografia

Está disponível até 15 de junho a inscrição ao Prêmio Brasil fotografia 2017, promovido pelo Ministério da Cultura e Porto Seguro. Ela é gratuita e deve ser feita no site www.premiobrasilfotografia.com.br Sob curadoria do artista visual Cildo Oliveira, o concurso está em sua 16ª edição. Destinado a brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil, a premiação este ano chegará a R$ 180 mil. A proposta do prêmio não é apenas a fotografia, mas a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão, na qual a imagem …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Passa um filme na cabeça…

Rolleiflex SL66 de 1966: quanto mais rara e antiga é a câmera, melhor

Passa um filme na cabeça…

Leandro Ayres

A VERDADEIRA história da fotografia inicia-se em 1817, quando o francês Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem, pouco contrastada, sobre uma placa metálica, utilizando nas partes claras betume-da-judeia, mas somente no Verão de 1826 conseguiu produzir a primeira fotografia, da janela de sua casa, que se encontra preservada até hoje.

A fotografia popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888, com a entrada no mercado da empresa Kodak. Sua publicidade baseava-se no fato de que …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Inscrições ao Paraty em Foco

Décima terceira edição do Festival de fotografia Paraty em Foco (PEF), que acontecerá de 13 a 17 de setembro, abriu inscrições para a Convocatória Portfólio em Foco, que selecionará obras de 20 fotógrafos (amadores ou profissionais) para exposição durante o encontro. A chamada permanecerá aberta até 31 de julho, para inscrições em duas categorias: Ensaio e Foto Única. Um conselho de fotógrafos fará seleção dos trabalhos que serão publicados na página do evento na internet na medida em que forem avaliados. Após o encerramento das inscrições, o júri …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Festival do Valongo será em outubro

Sucesso de público no ano passado, o Valongo Festival Internacional da Imagem será realizado entre 4 e 8 de outubro, na cidade de Santos. Ocupando diversos espaços do Centro Histórico, o Valongo Festival reuniu em 2016 público estimado em 4.000 pessoas, que participaram de workshops, oficinas e palestras com grandes nomes da fotografia. Os interessados também puderam visitar exposições fotográficas e audiovisuais, festas e aproveitar para fazer ampliações de fotos gratuitamente.…

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

“Meu negócio é fotografia”

Em 2 de junho, das 8 às 18 horas, profissionais da fotografia ministram o workshop “Meu negócio é fotografia”, no hotel Premium Campinas, Jardim Nova Aparecida, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo. O evento faz parte do Farol Fotográfico, que visa divulgar o business da fotografia. Entre os palestrantes, o fotógrafo Jaiel Prado, que focará “Construindo seu Negócio na Fotografia”, o advogado Marcelo Pretto, o professor Flávio Sampaio, a jornalista Jaqueline Rocha e o fotógrafo Ricardo Martins. O Farol Fotográfico foi idealizado pelos fotógrafos Cibele …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Leandro Ayres

Como nos velhos tempos…

Serviço exclusivo caracteriza turista com vestimentas do início do século XX

Como nos velhos tempos…

Leandro Ayres

SANTOS tem um centro histórico que o poder público, muitas vezes em parceria com a iniciativa privada, tem valorizado ao longo das últimas administrações, por meio de ações de manutenção e revitalização de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

São vários os pontos turísticos no Centro Histórico que valem menção por sua importância na configuração da cidade, como a Casa do Trem Bélico, o Santuário do Valongo, o Museu de Arte Sacra, o Pantheón dos Andradas, a Bolsa Oficial do Café, …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Reprodução

Fotografia e direito de imagem

O que todo fotógrafo deve saber para não ferir a proteção deste direito

Fotografia e direito de imagem

Leandro Ayres

EM meu último final de semana antes de voltar a lecionar fotografia para alunos do ensino fundamental II em um colégio de Santos, estive na praia de Juquehy, no litoral Norte de São Paulo. Ao fotografar as belezas naturais da região também captei imagens de pessoas aleatórias e da minha mulher, que me acompanhava. Poderia eu publicar estas fotos nas redes sociais por livre e espontânea vontade? Vejamos…

O direito à imagem está protegido por nossa Constituição Federal de 1988, no artigo 5°, nos seguintes incisos:…

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Workshop em Campos do Jordão

Hotel Toriba: hospedagem e workshop "Fotografia de Viagem”

Workshop em Campos do Jordão

Os amantes de viagens e colecionadores de paisagens poderão desfrutar de um programa interessante promovido pelo Hotel Toriba, de Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo: de 17 a 23 de março, a hospedagem por quatro noites, incluindo café da manhã, fondue no Toribinha Bar & Foundue, trilhas guiadas e acesso às áreas de lazer com fitness, saunas e piscinas, incluirá o workshop “Fotografia de Viagem”, ministrado pelo fotógrafo profissional Haroldo Castro.

Para participar não é necessária experiência. Os interessados terão acesso a palestras e …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Leandro Ayres

Fotógrafo, quer mostrar o seu trabalho autoral?

Galeria Patrícia Galvão, na Vila Mathias: espaços da Secult possuem equipamentos de luz tipo spot e staff de montagem, manutenção e segurança

Fotógrafo, quer mostrar o seu trabalho autoral?

Leandro Ayres

NÃO há um número absoluto sobre a quantidade de fotógrafos, profissionais ou não, atuando em Santos, mas é notório que este grupo é grande e crescente. A grande maioria atua onde o retorno financeiro é mais imediato, como a cobertura de eventos sociais, culturais, esportivos, ou se especializando no fotojornalismo. No entanto, há um grupo que vê na fotografia a sua forma de expressão e passa a desenvolver trabalhos autorais.

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), disponibiliza alguns espaços para qualquer fotógrafo interessado em …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Um mundo de possibilidades…

A ARTE 57, em parceria com a galeria Almeida e Dale, expõem até 31 de janeiro “Realidades Imaginadas”, na Galeria Arte 57, na capital paulista. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra traz obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da contemporaneidade brasileira e mundial. Reunidos por grupos temáticos, eles revelam as estratégias de aproximação, registro, construção e metamorfose da realidade, adotadas hoje pelos fotógrafos.

Entre os grupos, um tem como tema comum a figura humana: Gustavo Lacerda dilui na luz a monocromia dos albinos, Nan Goldin eterniza …

Leia mais

Publicado na Edição 263 Dezembro 2016

Divulgação

Cursos de Fotografia

2017 poderá começar com mais luz em sua vida, literalmente

Cursos de Fotografia

Leandro Ayres

E 2016 chega ao fim. Um ano, sem dúvida, intenso… ou tenso! Mas que serviu para muitos saírem da sua zona de conforto e repensarem suas carreiras profissionais, se reinventarem. Neste contexto, em que a fotografia se apresenta como alternativa para os que buscam novos horizontes, garimpei informações sobre os cursos disponíveis em Santos. Assim 2017 poderá começar com mais luz em sua vida, literalmente.

O Clube Foto Amigos de Santos (CFAS) iniciou atividades em 1969 e desde então é um tradicional formador de profissionais de …

Leia mais

Publicado na Edição 262 Novembro 2016

Divulgação

Três amigos e seus olhares

João Mantovani, Paulo Villar e Vitor Miranda: até 13 de janeiro no MISS

Três amigos e seus olhares

Leandro Ayres

ESTE é o nome da exposição que os fotógrafos João Mantovani, Paulo Villar e Vitor Miranda, radicados na capital paulista, exibem até 13 de janeiro no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), no Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Vila Mathias. Visitação gratuita das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, não abrindo nos finais de semana.

Com curadoria de Rodrigo Accioly, os autores apresentam um breve extrato de sua produção recente. Três mostras pessoais e independentes, mas que são complementares, dialogam …

Leia mais

Publicado na Edição 262 Novembro 2016

Henry Milleo

Arte de fotógrafos paranaenses

Diferenças e semelhanças entre o trabalho de profissionais especializados em áreas distintas

Arte de fotógrafos paranaenses

Exposição “Olhares Cruzados” pode ser visitada no Espaço Itaú Cultural do Shopping Crystal, em Curitiba, até 14 de dezembro, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas. A mostra é promovida pelo curso de Fotografia do Centro Europeu e reúne o trabalho de grandes nomes do mercado fotográfico paranaense, todos professores da instituição curitibana.

O conceito da exposição mescla diversos segmentos da fotografia. As obras abordam fotografia publicitária, social, gastronômica, fotorreportagem e fotografia documental, de autoria de Nuno Papp, …

Leia mais

Publicado na Edição 261 Outubro 2016

Elisabeth Ruivo

Calixto revisitado

Leon Santos: câmera analógica com captura em filme para desenvolver este trabalho

Calixto revisitado

Leandro Ayres

A EXPOSIÇÃO “Benedicto Calixto e as transformações urbanas de Santos” acontece até 23 de novembro na pinacoteca que leva seu nome e mostra obras originais do pintor e fotografias de Leonaldo Santos, que revisitou os locais percorridos por Calixto.

Calixto nasceu em 14 de outubro de 1853 em Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, hoje município de Itanhaém. Viveu até os 74 anos e é considerado o pintor mais ilustre de nossa região.

Aprendeu a pintar com seu tio Joaquim quando viveu em Brotas e lá, …

Leia mais