Edição 293Junho 2019
Segunda, 22 De Julho De 2019
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Leandro Ayres

Pintando com a luz

É essencial que o local esteja privado de luz...

Pintando com a luz

Leandro Ayres

PARA alguns, a fotografia é a resposta mais imediata para quem gosta de artes visuais e deseja produzir imagens. Sim, porque para colocar uma bela paisagem ou retrato na tela, o pintor precisa de habilidade com os pincéis e o fotógrafo, usando um celular ou câmera no modo automático, tem apenas que enquadrar e apertar o botão. Não desmerecendo a categoria, da qual me incluo, mas é fato que qualquer cidadão é capaz de fotografar um lindo pôr do sol na praia, mas não conseguiria reproduzir a cena em um canvas, a menos que se trate de um prodígio artístico.

Esta consideração é apenas para dizer que existe uma técnica que praticamente une ambas as artes, fotografia e pintura. Me refiro ao “light painting” ou “pintar com a luz”, em sua tradução mais direta. Esta técnica nasceu praticamente junto com a fotografia, pois nesta época as fotos eram obtidas através do que chamamos de “longa exposição”, quando o obturador da câmara escura fica aberto por bastante tempo, o suficiente para a luz imprimir uma superfície fotossensível.

No light painting é essencial que o local esteja completamente privado de luz para que o fotógrafo possa usar uma pequena fonte de luz, pode ser uma lanterna, como se fosse um pincel para conseguir efeitos dos mais diversos durante o tempo programado em que o obturador permanecerá aberto. Aqui a criatividade é a palavra-chave para fotos incríveis. Como tudo está imerso na escuridão, apenas o que o fotógrafo iluminar com o seu “pincel de luz” vai aparecer na foto, podendo assim dar contornos e cores diferentes para os móveis da sala por exemplo, fazer rastros de luz, desenhar símbolos no ar, fazer diversos registros da mesma pessoa na mesma foto, enfim, as possibilidades são infinitas.

Como estamos falando em fotografia de longa exposição, manter sua câmera imóvel durante a captura da foto é primordial, por isso faz-se necessário o uso de um tripé; ou pode deixá-la apoiada sobre qualquer coisa plana que não se mova. Para ter sucesso com esta técnica usando um celular é preciso usá-lo no modo manual, ou ainda baixar um aplicativo específico para fotos deste tipo, como o “long exposure”, que é gratuito e fácil de operar.

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Individual de Houssein Jarouche

“Stop Sign”: na Taglialatella Gallery, em Nova Yorque

Individual de Houssein Jarouche

ATÉ 15 de julho, o artista Houssein Jarouche apresenta a mostra individual “Life Signs” na Taglialatella Gallery, Chelsea, em Nova Iorque. A nova série de Jarouche é o ápice de um vocabulário semântico que ele vem construindo nos últimos anos. Nela a sua obsessão por fitas adesivas, elemento principal que o conecta ao universo pop, a comunicação direta e o caráter semiótico demonstram um claro questionamento sobre conflitos atuais e questões históricas no Oriente Médio, sua terra de origem e outras regiões.

Neste trabalho, o artista vincula uma …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

O Cosmos é logo ali!

Astrofotografia: finalidade é registrar os corpos celestes, até aqueles que não conseguimos enxergar a olho nu

O Cosmos é logo ali!

Leandro Ayres

COM a chegada dos meses mais frios no Hemisfério Sul, nosso céu ganha tons de azul mais profundo, e devido à mudança no ângulo do eixo terrestre, a incidência da luz solar na superfície fica mais suave, e as cores ganham vida. Além disso, o ar mais frio empurra as partículas de poluição para baixo e, com menos detritos em suspensão, o céu fica mais limpo, condição básica para a realização da astrofotografia.

Astrofotografia? Seria a foto dos astros de Hollywood? Ou, em se tratando de …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

IA aplicada à saúde

O CREATIVE Startups – programa de aceleração de startups da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) – selecionou algumas healthtechs para receber investimento de até R$ 200 mil para o desenvolvimento de produtos e serviços. A 4ª edição do Samsung Creative Startups teve início em abril, com 12 startups selecionadas das áreas de educação, agronegócios e saúde. O programa apresenta mentorias técnicas e de mercado, com treinamentos e assessorias com …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Luiz Carlos Ferraz

Tá estressado? Vá fotografar!

Fotografia como hobbie: oportunidade para relacionamento humano e busca por autoconhecimento

Tá estressado? Vá fotografar!

Leandro Ayres

EM um mundo cada vez mais polarizado e conflituoso, somado às extenuantes rotinas de trabalho e trânsito urbano que exigem nervos de aço, como vivemos nos dias atuais, faz-se necessária uma fuga mental, na qual passamos de vítima a contemplador desta situação e, desta forma, acreditem (!), é possível ver beleza no caos.

Assim como toda arte, a fotografia é um meio de expressão que conecta os mundos internos e externos do indivíduo, através de seus significados. É a criação estética e a elaboração artística em …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Raimundo Rosa/Secom-PMS

Disponíveis para consulta

Documentos de posse da FAMS podem ser fotografados

Disponíveis para consulta

SEJA para pesquisa acadêmica, profissional ou interesse pessoal, os documentos que estão sob guarda e conservação da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) estão à disposição de qualquer pessoa. Certidão de campas, alvarás de comércio, cartas de habite-se, plantas de obras e documentos referentes a reformas de imóvel estão entre os mais procurados. Há documentos da época em que o Brasil era governado era uma monarquia.

São dois os tipos de arquivo: o permanente, com materiais do fim do século 18 até 1936, e que atende na …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Wedding Brasil 2019

Leandro Ayres

“É no Wedding Brasil que tudo acontece”, diz a chamada no site oficial do evento, que acontecerá de 23 a 25 de abril, no Anhembi, na capital paulista, contando com a participação de mais de 100 palestrantes de renome. De fato, para os fotógrafos cujos rendimentos provém de eventos relacionados a casamentos, a Wedding Brasil reúne o que há de melhor no país e no mundo em material humano e tecnológico. Uma excelente oportunidade para fotógrafos e film makers, sejam amadores ou profissionais, fazerem net working, …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Reprodução KopywritingKourse.com

Ser fotógrafo é…

Importante aprender sobre gestão de carreira e de negócio

Ser fotógrafo é…

Leandro Ayres

…É REUNIR habilidades e percepções para expressar uma mensagem visual, ou melhor, sensorial (*), captada através de um dispositivo fotográfico.

A definição acima é bem abrangente, serve para todos que fotografam. Da adolescente que faz bico de pato para publicar a selfie no Instagram, passando pela confeiteira que publica o seu bolo recém-assado, até chegar ao fotógrafo profissional, que tem nesta área de atuação a fonte do seu sustento. E, para esta última categoria, ser fotógrafo é ir muito além da fotografia. É ser administrador, pesquisador …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Fotografia aliada à arte plástica

Oportunidade de entregar um produto diferente aos noivos e noivas

Fotografia aliada à arte plástica

UNIR fotografia com arte plástica em trabalhos de casamento é uma das tendências para o mercado fotográfico em 2019, assegura a produtora Zoëga, de São Paulo. À frente da empresa, o fotógrafo David Zoëga vê a aposta na combinação como uma oportunidade de entregar um produto diferente aos noivos e noivas: “Em um mercado tão competitivo e com profissionais de tamanha qualidade, buscar um diferencial é fundamental para continuar crescendo e ganhar a preferência do cliente”.

Zoëga trabalha em parceria com a artista plástica e também fotógrafa Silvia …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Minha primeira câmera!

Canon e Nikon juntas detiveram 86% do mercado em 2018

Minha primeira câmera!

Leandro Ayres

O TÍTULO exprime uma decisão muito importante. Pode significar o começo de uma carreira profissional ou apenas o desejo de fazer um up grade na qualidade das suas fotos, para deixar seu instagram mais atraente. Seja como for, é preciso ter algumas informações sobre as chamadas DSLRs de entrada.

Estas câmeras têm esta denominação por atuarem com o sistema de espelhos e vidros basculantes (Digital Single Lens Reflex), diferentemente das compactas que atuam usando visor ótico eletrônico. Tá, e daí? Daí que a qualidade …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Festividades do Ano Novo Chinês

Dança folclórica do Instituto Confúcio

Festividades do Ano Novo Chinês

COM o fim do Ano do Cão, em 5 de fevereiro, o Parque do Ibirapuera, na capital paulista, será palco da tradicional festa em que, ao mesmo tempo em que encerra, marca o início do Ano Novo Chinês, alusivo ao Porco – que vai até 24 de janeiro de 2020. O evento acontecerá no sábado, 16, e será promovido pelo Instituto Confúcio da Unesp.

Seguindo a tradição chinesa, a partir das 10 horas, a comemoração terá apresentação de danças típicas, desfile do dragão e do leão, artes marciais …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

O melhor das nossas férias!

Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila...

O melhor das nossas férias!

Leandro Ayres

DEZEMBRO chegou, mês de celebrações, confraternizações, reflexões e… início das FÉRIAS! Sim, em caixa alta, afinal é o período mais aguardado do ano! E, para muitos, a melhor forma de aproveitar esses dias é viajando, seja para curtir lugares já conhecidos ou explorar novos destinos. Sozinho ou em grupo. Seja como for, um amante da fotografia encontra aí uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio com belas imagens. Então, seguem neste artigo algumas dicas valiosas para quem está fazendo as malas.

  1. Planeje a sua viagem.
Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Experimente o volunturismo

A Passion & Purpose Experience (P&PE) oferece roteiros de volunturismo na África, na Ásia e na Europa. Volunturismo, voluntarismo, viagem com causa, viagem com propósito, viagem responsável… existem diferentes nomenclaturas para definir uma forma de viajar aliando o turismo “convencional” com experiências de trabalho voluntário.

Por questões de segurança, a P&PE oferece somente acomodações em hotéis onde as pessoas terão a certeza de dormir em uma cama confortável, com alimentação, banho quente e internet. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por seus pais ou tutor. Os pequenos, …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Manutenção e conservação

Cuidado mais que desejável ao equipamento; é obrigatório

Manutenção e conservação

Leandro Ayres

COMO sabemos, equipamento fotográfico não é barato, pois se trata de produto importado, cotado em dólar. E o cenário econômico para o país no curto e médio prazo não indica uma valorização significativa do nosso real frente à moeda americana. Por isso, conservar o equipamento fotográfico é mais que desejável, é obrigatório.

Um profissional investe na aquisição de um equipamento básico algo em torno de R$ 20 mil, que inclui câmera, objetiva, flash, tripé, softwares de edição e outros acessórios menores. A vida útil destes dispositivos …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Tecnologia incrementa cuidados com a saúde

DESTINADO à investigação de alterações e controle da próstata durante os procedimentos de biópsia guiada por ultrassom, o recurso S-FusionTM, da Samsung, surpreende pela precisão da integração de imagens de ultrassom com outros métodos diagnósticos. O recurso faz parte dos diferenciais do modelo de ultrassom RS85. Com modernos sistemas de navegação volumétrica, que contam com dados de ressonância magnética, é possível rastrear pequenas alterações na glândula e indicar a presença de alterações de forma eficiente, ágil e assertiva.

A localização de uma lesão é permitida, pois a máquina …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Paisagens e a mureta

O FOTÓGRAFO Leandro Ayres une as paisagens de Santos à estrutura arquitetônica mais emblemática da cidade na exposição “Santos nas Muretas”, na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, no prédio da Prodesan, na Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga.

Com fotografias impressas em papel fine art Canson e laminadas, a mostra reúne imagens de pontos relevantes e paisagens de Santos. Tomando como referência as icônicas muretas, influenciadas pelo estilo artístico art déco, o fotógrafo criou, no início de 2016, molduras com o mesmo formato. A exposição fica aberta …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia autoral…

“Passageiros”, ensaio autoral de Leandro Ayres

Fotografia autoral…

Leandro Ayres

FOTOGRAFIA é arte?

A resposta para a pergunta acima não está na qualidade, no conceito ou na estética da foto, mas na sua demanda. Explico. Se, inspirado pelo convidativo dia de céu azul, você sai pelas ruas fotografando as belezas que encontra nas paisagens, nas pessoas, nas situações, nas mensagens e em cada detalhe observado durante o seu flanar para fazer uso pessoal destas imagens, sem demanda prévia de um contratante, você atuou artisticamente. Se a sua arte vai ou não ser bem-sucedida, aí sim, é …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Samsung Electronics no Best Global Brands

A Samsung Electronics manteve a sexta posição na lista “Best Global Brands 2018” da Interbrand, valendo US$ 59,9 bilhões – um aumento de 6,5% no valor da marca. Segundo o relatório, os principais fatores foram: lançamento contínuo de inovações voltadas para pessoas, incluindo o smartphone Galaxy Note9; potencial de crescimento sustentável baseado em tecnologias para inovações futuras; maior empresa do mercado de semicondutores; fortalecimento da competitividade; e alinhamento para oferecer a experiência da marca ao consumidor.…

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Fotos Reprodução

O registro imagético da história

Foto de Evandro Teixeira: ícone da ditadura militar

O registro imagético da história

Leandro Ayres

NO SEXTO artigo da série sobre o Caminho da Fotografia, abordamos o Fotojornalismo. Dada a sua importância na história contemporânea, a fotografia documental talvez seja o segmento mais importante.

As imagens, perpetuadas em filme fotográfico ou em pixels, nos mostram uma narrativa, dentre tantas possíveis, de um fato acontecido. Desta forma, o feeling do fotógrafo é o grande diferencial entre uma foto ordinária e uma foto vencedora de um prêmio Pulitzer, por exemplo. O fato é que o fotojornalista nunca está neutro diante de um acontecimento. …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Concurso fotográfico sobre direitos humanos

COM o objetivo de incentivar o uso de imagens para promoção dos direitos humanos, a Ong Fundo Brasil promove o concurso fotográfico “2018 com todos os direitos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro pela internet.

O concurso é destinado exclusivamente a organizações, grupos e coletivos apoiados pelo Fundo Brasil ao longo de mais de uma década de existência. Por meio dele, a fundação também visa fortalecer as capacidades de comunicação de entidades e ativistas.

A seleção das fotos será realizada em duas …

Leia mais