Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Bem-vindo 2020!!!

Dicas importantes para registrar as festas de final de ano

Bem-vindo 2020!!!

Leandro Ayres

E LÁ se vai o ano de 2019. Foram 12 meses de muitas batalhas e superação para a maioria dos brasileiros, vítimas do mau gerenciamento socioeconômico do governo, que prejudica o país desde muito tempo. Mas, ainda assim, há sempre motivos para confraternizar e celebrar com seus entes queridos, a chegada de um novo ano. É tempo de renovarmos as esperanças. Para você que, entre um brinde e outro, gosta de registrar estes momentos de reunião, seguem algumas valiosas dicas para conseguir boas fotos com sua objetiva ou celular:

1) Procure os ambientes bem iluminados, especialmente no caso de fotos com celulares, já que sua capacidade de compensação luminosa (ISO) é menor do que a de uma câmera profissional. Desta maneira suas fotos terão maior nitidez e menos ruído. Se não houver boa iluminação na hora de estourar a champanhe, use o flash.

2) Fotos espontâneas narram melhor a experiência do momento. Sim, sempre existirão as fotos posadas, mas use-as apenas como quebra-gelo e para identificar os presentes. Tenha o seu momento voyeur e registre a conversa animada dos primos que não se encontravam há meses sem que eles o percebam. A expressão da criança ao abrir os presentes. O agradecimento emocionado da mãe ou esposa que tem sua ceia elogiada. Enfim, registre emoções e não apenas poses.

3) Atente-se aos detalhes. Sua tia caprichou no bacalhau à portuguesa e no manjar. Coloque a garrafa e uma taça de vinho ao lado, capriche no enquadramento, observe a luz, e click! Eleve a sua foto à altura deste banquete! Se os enfeites na árvore estão tão criativos que merecem um destaque, faça o registro. Até o pet está com roupinha de Papai Noel? Busque um ângulo para deixá-lo ainda mais divertido! A decoração da mesa, a guirlanda na porta, os embrulhos dos presentes, o rótulo do vinho… são infinitas as possiblidades!

4) Se a proposta é fotografar a queima de fogos, os celulares mais modernos têm o modo “fireworks” entre suas opções ou, em alguns casos, o modo noturno. Esta configuração permite registrar a luz dos fogos de artifício com maior nitidez e vivacidade das cores. No caso de uma câmera profissional DSLR, pode-se apoiá-la em um tripé e usar a longa exposição usando uma velocidade de obturação mais lenta, de acordo com a luz ambiente ofertada.

5) Se beber, não fotografe. O álcool altera a percepção de foco e da linha do horizonte e suas fotos ficarão desfocadas e tortas. A memória também é afetada, então todas as dicas acima sequer serão lembradas. No dia seguinte, ao olhar suas fotos, se as pessoas reviverem o momento da festa e abrirem um sorriso, sua missão foi concluída com sucesso. Reconheceram em cada click as emoções vividas no Natal ou Réveillon!

Boas festas, bons clicks!

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Exposição retrata expedição histórica

Camburi, no litoral Norte de São Paulo

Exposição retrata expedição histórica

EXPOSIÇÃO fotográfica “O Homem e a Paisagem | Santos a Ubatuba | 1915-2015” pode ser visitada na Casa do Trem Bélico, na Rua Tiro Onze, 11, Centro Histórico de Santos. São 30 painéis, que combinam reproduções de imagens captadas pelo fotógrafo João Scarazzato durante a Expedição da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, realizada entre 1912 e 1915 e percorreu de Santos à fronteira com o estado do Rio de Janeiro, e novos registros de João Luiz Musa, em 2015, 100 anos depois. Curadoria de …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Divulgação

Editorial de moda na teoria e na prática

Workshop terá nove horas de duração

Editorial de moda na teoria e na prática

Leandro Ayres

EM 14 de dezembro, os fotógrafos Jeff Segenreich, diretor da Victor Magazine Men, e Henrique Tarricone, da Escola Panamericana de Artes, ministrarão workshop voltado para a criação de um editorial de moda. O evento será realizado no estúdio dos fotógrafos, situado no Jardim das Bandeiras, na capital paulista, e terá nove horas de duração, em módulo único.

O estúdio é equipado com os melhores sistemas de iluminação por flash, Profoto, e é neste ambiente que os inscritos terão a oportunidade de aprender na teoria e na …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Raimundo Rosa/Secom-PMS

Documentos para consulta

Documentos textuais, cartográficos e iconográficos

Documentos para consulta

ENTRE manuscritos, livros, testamentos, escrituras, mapas e registros, a história de Santos é contada por diversos ângulos e formatos nos mais de 60 mil documentos disponíveis para consulta no Arquivo Permanente, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS). Os documentos mais acessados são atas da Câmara de Vereadores, certidões de óbito e processos administrativos.

Segundo a historiadora do Arquivo Permanente, Lilliam Tavares, a crescente procura se deve às ações de educação patrimonial que a instituição vem divulgando nas redes sociais: “Recebemos grupos escolares a partir do ensino …

Leia mais

Publicado na Edição 297 Outubro 2019

Leandro Ayres

Festival Internacional da Imagem em Santos

Atividades acontecerão em vários espaços do Centro Histórico

Festival Internacional da Imagem em Santos

Leandro Ayres

CRIADO em 2016, o Valongo Festival Internacional da Imagem acontecerá de 8 a 10 de novembro, no Centro Histórico de Santos. O evento tem a finalidade de analisar as diversas formas de concepção e produção das narrativas visuais contemporâneo, em todas as plataformas midiáticas, por meio de diferentes atividades que envolvem palestras, oficinas, exposições, shows e outras formas de interação. O evento pretende, ainda, desafiar a compreensão a respeito do próprio campo da arte em que está inserido, ao abrir espaço para a experimentação e a …

Leia mais

Publicado na Edição 297 Outubro 2019

Divulgação

Para arquitetos e designers de interiores

Facilitar o atendimento para solução de dúvidas

Para arquitetos e designers de interiores

A SAMSUNG lançou a Samsung ArqDesign, um site de relacionamento entre a empresa e os profissionais de arquitetura e design, em www.samsung.com.br/arqdesign, com informações e elementos para ajudar em projetos, como download de imagens em 3D, conferindo especificações dos produtos da marca. Basta preencher cadastro para que o usuário receba código para entrar na loja.

“Desenvolvemos uma pesquisa para entender as reais necessidades de arquitetos e designers e com esses insights percebemos que poderíamos desenvolver uma solução inspiradora, funcional e com conteúdos técnicos para suportá-los”, comenta Patrícia …

Leia mais

Publicado na Edição 297 Outubro 2019

Oficina de fotografia mobile

O CENTRO de Artes e Esportes Unificados, na Rua Januário Cândido Pontes, Jardim Nova República, em Cubatão, receberá o workshop “Desperte o Seu Olhar”, sob coordenação de Julimar Gomes. As inscrições devem ser feitas online pelo link https://forms.gle/7VJtNEehMvGzLefg7. A oficina de fotografia mobile acontecerá de 19 a 28 de novembro e visa dar ao participante conhecimento para a melhor utilização da tecnologia da fotografia digital existentes nos celulares. Ao final das aulas, em 30 de novembro haverá uma saída fotográfica. Julimar Gomes é fotógrafo profissional, idealizador do Projeto …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Paraty em Foco

Tema deste ano será “Migrações”: retrato da miséria, angústia, incertezas, morte...

Paraty em Foco

Leandro Ayres

EM junho de 2004, em uma viagem a trabalho ao Brasil, o italiano Giancarlo Mecarelli visitou Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Encantado pelo Centro Histórico e a beleza ao redor, com ilhas e praias paradisíacas, e a ideia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, Mecarelli decide deixar a Itália onde vivia há 22 anos. Em janeiro de 2005, se instalou no Centro Histórico, abriu a Galeria Zoom de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Festival Zoom iN Project agita São Paulo

O FESTIVAL de fotografia Zoom iN Project será realizado pela Canon do Brasil em 21 de setembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com diversas atividades e ações para quem ama ser fotografado, fotografar e compartilhar, desde amadores até os fotógrafos profissionais, passando por videomakers e influenciadores digitais. Gratuito, Zoom In Project receberá fotógrafos conhecidos, que irão dividir experiências no espaço Photo Talks.

Outra atração são os Photo Spots, com cenários interativos e instagramáveis, nos quais o público poderá ser fotografado por um …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Divulgação

Sony lança ILCE-7RIV

Câmera permite fotografar com até 240MP

Sony lança ILCE-7RIV

A LINHA “R” da Sony apresenta a ILCE-7RIV, com resolução de 61MP (as 7RII e RIII possuíam 42MP), que concorre num mercado de câmeras de médio formato, com usabilidade mais prática e dinâmica. A versão IV traz upgrade da função Multi Pixel Shift, que através de uma movimentação do sensor entrega imagens com aproximadamente 240MP. A câmera possui os principais recursos de vídeo encontrado em outros modelos da linha Alpha e como principal melhoria está a função de foco no olho “EYE-AF”, que agora funciona em modo vídeo. …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Focado na família!

Se fotografou o casamento do casal, prepare-se para a gestação da cliente...

Focado na família!

Leandro Ayres

O CLICK Family 2019 – 3º Congresso Internacional de Fotografia de Família, como das vezes anteriores, trará ao Brasil alguns dos melhores e mais talentosos fotógrafos de família do mundo. Serão três dias de congresso e dois dias de workshops que acontecerão de 13 a 15 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Para participar, o interessado deverá desembolsar na inscrição valores entre R$ 200 e R$ 1.297, dependendo do pacote adquirido.

Este é o evento ideal para quem pretende aprender com profissionais …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Fotografias sobre azulejos

Criação de azulejos especiais: um belo presente, uma duradoura recordação, uma alegria materializada

Fotografias sobre azulejos

INVESTINDO na ampliação de fotografias sobre azulejos, a fotógrafa Isabel Carvalhaes, de Santos, confecciona as peças utilizando parte do seu acervo captado ao longo de 40 anos dedicados à imagem. “São fotografias do cotidiano urbano e rural que embelezam o ambiente”, comenta Isabel, ao admitir a criação de azulejos especiais para projetos de interiores ou específicos: “É um universo extenso com opções infinitas em cores e temas, que podem ser apresentados em suportes, molduras ou chumbados em paredes e servir de suportes ou apoios”.

A fotógrafa explica que …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Leandro Ayres

Pintando com a luz

É essencial que o local esteja privado de luz...

Pintando com a luz

Leandro Ayres

PARA alguns, a fotografia é a resposta mais imediata para quem gosta de artes visuais e deseja produzir imagens. Sim, porque para colocar uma bela paisagem ou retrato na tela, o pintor precisa de habilidade com os pincéis e o fotógrafo, usando um celular ou câmera no modo automático, tem apenas que enquadrar e apertar o botão. Não desmerecendo a categoria, da qual me incluo, mas é fato que qualquer cidadão é capaz de fotografar um lindo pôr do sol na praia, mas não conseguiria reproduzir …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Individual de Houssein Jarouche

“Stop Sign”: na Taglialatella Gallery, em Nova Yorque

Individual de Houssein Jarouche

ATÉ 15 de julho, o artista Houssein Jarouche apresenta a mostra individual “Life Signs” na Taglialatella Gallery, Chelsea, em Nova Iorque. A nova série de Jarouche é o ápice de um vocabulário semântico que ele vem construindo nos últimos anos. Nela a sua obsessão por fitas adesivas, elemento principal que o conecta ao universo pop, a comunicação direta e o caráter semiótico demonstram um claro questionamento sobre conflitos atuais e questões históricas no Oriente Médio, sua terra de origem e outras regiões.

Neste trabalho, o artista vincula uma …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

O Cosmos é logo ali!

Astrofotografia: finalidade é registrar os corpos celestes, até aqueles que não conseguimos enxergar a olho nu

O Cosmos é logo ali!

Leandro Ayres

COM a chegada dos meses mais frios no Hemisfério Sul, nosso céu ganha tons de azul mais profundo, e devido à mudança no ângulo do eixo terrestre, a incidência da luz solar na superfície fica mais suave, e as cores ganham vida. Além disso, o ar mais frio empurra as partículas de poluição para baixo e, com menos detritos em suspensão, o céu fica mais limpo, condição básica para a realização da astrofotografia.

Astrofotografia? Seria a foto dos astros de Hollywood? Ou, em se tratando de …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

IA aplicada à saúde

O CREATIVE Startups – programa de aceleração de startups da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) – selecionou algumas healthtechs para receber investimento de até R$ 200 mil para o desenvolvimento de produtos e serviços. A 4ª edição do Samsung Creative Startups teve início em abril, com 12 startups selecionadas das áreas de educação, agronegócios e saúde. O programa apresenta mentorias técnicas e de mercado, com treinamentos e assessorias com …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Luiz Carlos Ferraz

Tá estressado? Vá fotografar!

Fotografia como hobbie: oportunidade para relacionamento humano e busca por autoconhecimento

Tá estressado? Vá fotografar!

Leandro Ayres

EM um mundo cada vez mais polarizado e conflituoso, somado às extenuantes rotinas de trabalho e trânsito urbano que exigem nervos de aço, como vivemos nos dias atuais, faz-se necessária uma fuga mental, na qual passamos de vítima a contemplador desta situação e, desta forma, acreditem (!), é possível ver beleza no caos.

Assim como toda arte, a fotografia é um meio de expressão que conecta os mundos internos e externos do indivíduo, através de seus significados. É a criação estética e a elaboração artística em …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Raimundo Rosa/Secom-PMS

Disponíveis para consulta

Documentos de posse da FAMS podem ser fotografados

Disponíveis para consulta

SEJA para pesquisa acadêmica, profissional ou interesse pessoal, os documentos que estão sob guarda e conservação da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) estão à disposição de qualquer pessoa. Certidão de campas, alvarás de comércio, cartas de habite-se, plantas de obras e documentos referentes a reformas de imóvel estão entre os mais procurados. Há documentos da época em que o Brasil era governado era uma monarquia.

São dois os tipos de arquivo: o permanente, com materiais do fim do século 18 até 1936, e que atende na …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Wedding Brasil 2019

Leandro Ayres

“É no Wedding Brasil que tudo acontece”, diz a chamada no site oficial do evento, que acontecerá de 23 a 25 de abril, no Anhembi, na capital paulista, contando com a participação de mais de 100 palestrantes de renome. De fato, para os fotógrafos cujos rendimentos provém de eventos relacionados a casamentos, a Wedding Brasil reúne o que há de melhor no país e no mundo em material humano e tecnológico. Uma excelente oportunidade para fotógrafos e film makers, sejam amadores ou profissionais, fazerem net working, …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Reprodução KopywritingKourse.com

Ser fotógrafo é…

Importante aprender sobre gestão de carreira e de negócio

Ser fotógrafo é…

Leandro Ayres

…É REUNIR habilidades e percepções para expressar uma mensagem visual, ou melhor, sensorial (*), captada através de um dispositivo fotográfico.

A definição acima é bem abrangente, serve para todos que fotografam. Da adolescente que faz bico de pato para publicar a selfie no Instagram, passando pela confeiteira que publica o seu bolo recém-assado, até chegar ao fotógrafo profissional, que tem nesta área de atuação a fonte do seu sustento. E, para esta última categoria, ser fotógrafo é ir muito além da fotografia. É ser administrador, pesquisador …

Leia mais