Edição 279Abril 2018
Sexta, 25 De Maio De 2018
Editorias

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Luiz Carlos Ferraz

Doença silenciosa pode causar aborto

Doença silenciosa pode causar aborto

Brucelose canina: problemas no sistema reprodutivo

A BRUCELOSE canina é um tipo de infecção transmitida pela bactéria Brucella Canis, que gera problemas no sistema reprodutivo do pet e na cadela grávida provoca aborto, geralmente no terço final da gestação (após 40 dias), e no cão causa inflamação da próstata, atrofia dos testículos, infertilidade e, em alguns casos, inflamações na pele do escroto. Por ser assintomática, pode infectar outros animais e, embora raro, ser transmitida ao humano, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti.

A bactéria demora um tempo para se desenvolver e por isso o organismo do animal não produz anticorpos contra a bactéria antes de 15 dias da infecção. Isso significa que exames nesse período podem apresentar resultado falso negativo. O dono de animal com suspeita da infecção deve levar o cão para ser testado novamente.

Em muitos casos não há cura completa para a brucelose canina. Alguns profissionais sugerem que o cão seja sacrificado para que não infecte outro, mas, uma alternativa humana é garantir mais qualidade de vida, mediante a castração e cuidados com a higiene, e mantê-lo isolado de outros pets.

Animais podem ficar assintomáticos por até dois anos. Por isso, sempre que for cruzar seu cão verifique se o outro pet tem exames regulares, principalmente os sanguíneos, como a pesquisa de Brucelose.

Canis e locais onde os pets ficam aglomerados têm mais chances de ter algum animal positivo. O tratamento consiste em antibióticos, vitaminas e boa alimentação.


Curso de Auxiliar de Veterinária

A CLÍNICA Veterinária Filetti, um dos mais prestigiados espaços de atendimento aos pets, está com matrículas abertas para o Curso de Auxiliar de Veterinária, tradicional na formação destes profissionais na Baixada Santista. As aulas terão início dia 17 de maio, ministradas pelos médicos veterinários, doutores em Saúde Pública, Celso e Eduardo Ribeiro Filetti, em salas climatizadas dentro da própria clínica, na Rua Almirante Tamandaré, 275, Macuco, em Santos. O curso é todo apostilado e os alunos que se destacam têm estágio garantido. As aulas começam em maio e acontecem nas terças e quintas-feiras, das 20 às 21h30. Mais informações nos telefones (13) 3227.5770/71/72 e (13) 99711.5545.

Publicado na Edição 278 Março 2018

Luiz Carlos Ferraz

“Posse responsável” exige reflexão!

“Posse responsável” exige reflexão!

Um amigo que te acompanhará por muitos anos

SE o leitor já decidiu ter um bichinho de estimação – e sabe a dimensão do conceito de “posse responsável” –, é fundamental avaliar a raça e suas características, para que sejam adequadas ao espaço disponível, assim como ao estilo de vida da família.

Afinal, se houve um tempo em que as pessoas consideravam o pet como “de guarda” e depois como “animal de estimação”, hoje ele é considerado efetivamente um membro da família, e nesta condição deve receber todos …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Atenção para a febre maculosa!

Atenção para a febre maculosa!

A FEBRE maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria rickettsia rickettisii, transmitida por meio de picada de carrapato do gênero amblyomma cajennense, chamado popularmente de carrapato estrela, e que pode parasitar equinos, cães e seres humanos, além de na vida silvestre parasitar capivaras, o que contribui para sua manutenção ambiental. Os principais sintomas são febre alta, cefaleia e mialgia, seguido de lesões hemorrágicas da pele. Entre casos recentes da doença, foram confirmados dois casos em Minas Gerais, em 2016, também no Rio Grande do Sul no ano …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Atendimento animal eficiente com PPP

Atendimento animal eficiente com PPP

UM GRUPO formado por ativistas ambientais e defensores da vida animal de Santos demonstrou, no ano passado, descontentamento com a atuação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que não estaria cumprindo sua função e diminuiu substancialmente o atendimento na cidade.

Em São Vicente, neste início do ano, um cão foi mordido por uma jararacuçu (cobra bastante venenosa) no bairro Humaitá. O animal sobreviveu graças ao soro antiofídico fornecido por nossa clínica, que atua 24 horas, pois a Municipalidade não …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Dicas para quem vai viajar com seu pet

Dicas para quem vai viajar com seu pet

Nas viagens nacionais basta o atestado sanitário

 PARA quem vai sair de férias e quer levar seu animal de estimação é importante planejar o transporte, pois as regras variam para viagens nacionais e internacionais. No caso das internacionais, as normas também mudam de país para país.

Para as viagens nacionais, basta o atestado sanitário, emitido pelo veterinário do animal garantindo o bom estado de saúde e a carteira de vacinação antirrábica atualizada. As companhias aéreas fazem exigências específicas sobre o tamanho e material utilizado na caixa de transporte …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Dicas na hora de dar remédio ao felino

Dicas na hora de dar remédio ao felino

Opção: pastas palatáveis nas patas

TODO gateiro sabe que administrar alguns medicamentos pode não ser uma tarefa fácil, pois felinos são muito espertos e têm olfato e paladar apuradíssimos. Dessa forma, tentar esconder o medicamento na comida nem sempre dá certo. “Os gatos possuem paladar mais exigente do que cães e são mais seletivos na hora de escolher a comida”, comenta o médico veterinário Celso Ribeiro Filetti, especializado em Medicina Felina. “Os gatos têm maior dificuldade em aceitar os remédios por via oral pelo grande número de papilas …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Tumores de mama nas amiguinhas

Tumores de mama nas amiguinhas

OS TUMORES de mama são muito comuns em cadelas e gatas, chegando a 25% de todos os tumores, que podem ser benignos ou malignos. As estatísticas indicam que 50% dos tumores de mama nas cadelas são malignos e nas gatas este índice chega a 95%. Porém, os tumores benignos podem se transformar em malignos quando não tratados e até gerar metástases.

Metástase é a capacidade de certos tumores malignos formarem outros tumores, em outros locais, correndo pela corrente circulatória. Normalmente essas metástases tumorais afetam a rede linfática das …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Ao viajar, escolha o melhor para o seu pet

Ao viajar, escolha o melhor para o seu pet

QUEM tem animal de estimação costuma enfrentar um sério dilema quando planeja alguma viagem e, para o destino escolhido, não é possível levar o pet. Uma alternativa é procurar um local que ofereça abrigo, alimentação correta e diversão para o seu amiguinho.

Ao fazer essa opção, o dono precisa tomar alguns cuidados, como vermifugar e vacinar o cão ou gato, assim como higienizá-lo. “É muito importante aplicar proteção contra carrapato, pulgas e outros parasitas, independentemente do local possuir área verde, pois o animal pode ser contaminado e contrair …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Luiz Carlos Ferraz

“Saúde é uma só” na Semana do Médico-Veterinário

“Saúde é uma só” na Semana do Médico-Veterinário

Evento comemora o dia do profissional, em 9 de setembro

SANTOS é uma das cinco cidades no Estado de São Paulo que participarão da I Semana do Médico-Veterinário. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), acontecerá de 11 a 15 de setembro e faz parte da celebração do Dia do Médico-Veterinário, em 9 de setembro, e da campanha “Saúde é uma só”, que visa mostrar à sociedade a importância do profissional para a saúde dos animais, do meio ambiente e …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Luiz Carlos Ferraz

Maus-tratos exigem punição exemplar

Maus-tratos exigem punição exemplar

Animais são protegidos por Lei Federal

A Lei Federal nº 9.605, de 12/02/1998, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”, em seu artigo 32 (*), assim como a Constituição Federal Brasileira, legitimam a denúncia de maus-tratos contra animais – tão abominável quanto maus-tratos contra a pessoa humana. Muitas vezes, porém, o autor acaba não recebendo a punição exemplar por falta de um laudo. Em algumas situações, sempre que é solicitado, o médico veterinário e professor Eduardo Ribeiro Filetti colabora com a Polícia Ambiental. Numa delas possibilitou o indiciamento de …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Luiz Carlos Ferraz

Pets farão passeata por melhorias

Pets farão passeata por melhorias

 Principal reclamação refere-se à falta de atendimento

 Protetores e simpatizantes de animais de Santos, acompanhados de seus respectivos pets, farão passeata pelas ruas da cidade para reivindicar melhorias na Codevida, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Santos. A principal reclamação refere-se à falta de atendimento, especialmente nos finais de semana e feriados prolongados, falta de espaço no canil municipal. Dr. Eduardo Filetti, que é médico veterinário e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pós-graduado em saúde …

Leia mais