Edição 328Maio 2022
Sábado, 25 De Junho De 2022
Editorias

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Bom pra cachorro, gato…

Bom pra cachorro, gato…

Benefícios dos ácidos graxos poli-insaturados na dieta do pet

Os ômegas são ácidos graxos poli-insaturados responsáveis pela composição estrutural das células e tecidos, função da membrana celular, metabolismo energético e diversas funções metabólicas. “São fundamentais em processo inflamatórios, pois ajudam na imunidade orgânica”, frisa o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao destacar que os ácidos graxos ômegas 3 e 6 não são produzidos pelo organismo e devem ser provenientes de dieta. Por isto são denominados ácidos graxos essenciais. Os suplementos contendo ômega 3 provenientes de óleo de peixe podem promover diversos benefícios para a saúde dos cães e gatos.

Na natureza, as microalgas localizadas em mares gelados produzem o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Peixes de mares gelados alimentam-se de microalgas e acumulam muito EPA e DHA em seus tecidos e gordura. O processo de extração e purificação de óleo de peixe com alta tecnologia impede a oxidação dos ácidos graxos, ultrapurificação adicional para eliminação de metais pesados, produtos tóxicos e poluições ambientais.

Os ômegas são importantes no desenvolvimento neurológico e gestação. São muito úteis nos processos inflamatórios naturais e imunes. São responsáveis pelo desenvolvimento e funcionamento do cérebro e retina. “Os ômegas ajudam o organismo na defesa celular e em doenças inflamatórias crônicas, proporcionando qualidade de vida e longevidade”, acrescenta Filetti, que é professor universitário, e mestre em Saúde Pública: “Existem ômegas que podem ser encontrados em óleo de linhaça, semente de girassol, óleo de canola e nozes (Omega ALA). Os que são encontrados em óleo de peixe são mais potentes e com grande ação anti-inflamatória são chamados de 3 EPA”.

Quando os pets ficam mais velhos e podem ter disfunções cognitivas, a suplementação com ômega ajuda na prevenção e tratamento. “Atualmente, indicamos ômegas para cães e gatos de todas as idades como ótimo complemento alimentar”, reforça Filetti.

Maltratar animal é crime

Em Santos, ligue 190 ou 162

Maus-tratos contra animais devem ser denunciados na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, www.webdenuncia.org.br/depa, ou presencialmente na Polícia Civil; ou ligando para 190, da Polícia Militar, para denúncia e averiguação em flagrante. Em Santos, pelo link (https://egov.santos.sp.gov.br/somweb/) ou telefone 162, da Ouvidoria Municipal; 153, da Guarda Civil; pelo 181, do Disk Denúncia. Se a vítima é animal silvestre, o Ibama atende no 0800-618080.

. Grupo hospitalar veterinário Pet Support, do Rio Grande do Sul, acaba de ser incorporado pelo Grupo Pet Care. “A incorporação ao Grupo Pet Care proporcionará ao Pet Support melhorias nos processos de gestão, backoffice e atendimento, além de investimentos nas áreas técnicas como aquisição de equipamentos, inovação e tecnologia, além da expansão de unidades”, sinalizou Eduardo Sousa, gestor do Pet Support.

Publicado na Edição 327 Abril 2022

O pet ficou doente!

O pet ficou doente!

Caso pode ser de internação

Se o cão sofreu algum acidente ou está com alguma infecção, o tutor deve levá-lo imediatamente ao seu médico veterinário, pois quanto antes for o atendimento, maiores e melhores são as chances de recuperação, pondera o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele acrescenta que o profissional realizará um exame clínico detalhado e poderá pedir alguns exames, como sangue, urina e fezes. Se, por exemplo, a glicemia der alta e ele for diagnosticado diabético, o veterinário indicará uma ração especial, com poucos carboidratos e …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Um pet dócil

Um pet dócil

Jabuti: criação regulada pelo Ibama

É muito bom conviver com um jabuti, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. “Esse tipo de pet é muito dócil, tranquilo e exige poucos cuidados, diminuindo muito o trabalho do tutor. Não necessita de vacinas, como cães e gatos, e são mais independentes”, argumenta Filetti, que é professor universitário, mestre em Saúde Pública, pós graduado em Saúde Pública, Clínica Veterinária e Cirurgia Médico Veterinária.

Ele explica que o jabuti pertence à ordem os quelônios, ou seja, répteis com casco. A principal diferença …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Atenção na próstata do seu pet

Atenção na próstata do seu pet

Próstata pode aumentar com a idade, como em humanos

Nossos animais de estimação, como os cães e gatos, podem sofrer problemas prostáticos, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Professor universitário, mestre em Saúde Pública, pós graduado em Saúde Pública, Clínica Veterinária e Cirurgia Médico Veterinária, Filetti explica que o problema é mais comum em cães do que em gatos e costuma aparecer geralmente em animais senis e ou debilitados. “Temos que ter uma atenção especial principalmente com cães senis e não castrados”, comenta: “A próstata é um …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Sobre a nutrição de cães e gatos

Sobre a nutrição de cães e gatos

Alimentos super premium auxiliam na prevenção de doenças

PremierPet preparou lista com mitos relacionados a nutrição de cães e gatos. Todos os alimentos industrializados, independentemente da categoria (econômica, premium, premium especial e super premium), possuem a mesma qualidade nutricional?

Mito. Existem diferenças entre essas categorias, que envolvem principalmente a qualidade nutricional do produto, os benefícios agregados e a quantidade consumida. Os alimentos de categoria econômica contêm níveis nutricionais mínimos, ingredientes de baixo custo e qualidade, de modo que o animal precisa ingerir uma grande quantidade para ficar saciado. …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Pets na praia e saúde pública

Pets na praia e saúde pública

Com o pet na praia: tomando sol e fazendo exercícios

Nossos queridos pets poderão frequentar a areia da praia de Santos, conforme projeto de lei aprovado pela maioria dos vereadores e que aguarda regulamentação do prefeito Rogério Santos. Seria fácil para este articulista estar ao lado dos que concordam, pessoas que gostam de compartilhar bons momentos com seu pet, tomando sol e fazendo exercícios, desfrutando o verdadeiro companheirismo entre homem e animal. Entendo, contudo, que esses momentos mágicos podem acontecer em praças delimitadas, que devem ser estimuladas não …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Meu pet, Esquilo da Mongólia, Cacatua…

Meu pet, Esquilo da Mongólia, Cacatua…

Esquilo da Mongólia: ativo tanto de dia como a noite

Há muitos animais que podem ser alçados à condição de melhor amigo, quando não se quer a companhia de um cão ou um gato como pet. Cada qual com sua característica, o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti detalhou aspectos sobre dois deles, com dicas de cuidados indispensáveis visando manter a segurança e a saúde do animal.

Filetti, que é professor universitário e mestre em Saúde Pública, esclarece que em cativeiro o Meriones ungulatus, o Esquilo da Mongólia, …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

População de pombos estabilizada

População de pombos estabilizada

Pesquisa mostra a proximidade dessas aves com os seres humanos

Estudo realizado pelo médico veterinário, diretor da Clínica Veterinária Filetti, e pesquisador da Universidade Santa Cecília, professor Eduardo Ribeiro Filetti, e alunos do curso de Ciências Biológicas, indicou uma estabilização no número de pombos em Santos e São Vicente durante a pandemia, além de mostrar a proximidade dessas aves com os seres humanos, através de agentes patogênicos encontrados nas fezes.

A pesquisa foi realizada em 102 pontos das cidades, no período de fevereiro a agosto. Ao todo, a …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

É preciso fiscalizar o comércio animal!

É preciso fiscalizar o comércio animal!

Filetti: “Os animais são parte de nossos núcleo familiar”

Como pioneiro na defesa da vida animal em Santos, me pronunciei em 2019 contra a implantação da lei que proíbe a venda de animais na cidade. Não vendo animais, mas considero absurdo uma lei que proíba a venda e a criação em canis e gatis. Sou contra a venda na rua; esta sim deve ser proibida, como ocorrido em Brasília, em sintonia com projeto de lei que tramita no Senado. Mas não o comércio em local apropriado!

As reflexões …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Nem cão, nem gato. Meu pet é um…

Nem cão, nem gato. Meu pet é um…

Divulgação

Com hábitos diurnos, a iguana não deve ser acordada durante a noite

Para quem não quer ter um cão ou um gato como pet, há outros animais que podem ser acolhidos como o melhor amigo. Cada qual com sua característica, o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti detalhou aspectos sobre dois deles, com dicas de cuidados indispensáveis visando manter a segurança e a saúde do animal.

Sobre a iguana, Filetti, que é professor universitário e mestre em Saúde Pública, esclarece que em cativeiro a espécie vive em média …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Mantenha seu pet sorrindo

Mantenha seu pet sorrindo

Escovação, ossos artificiais e muito carinho para manter o sorriso de seu amiguinho

Os pets são muito importantes e fazem parte de nossa família no mundo atual. Eles estão sendo muito importantes nesta pandemia e muitas vezes são o equilíbrio em muitos lares. “Nunca ignore o mau hálito do seu pet, pois pode indicar uma doença periodonta”, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Professor universitário, mestre em saúde pública, pós graduado em clínica médica de pequenos animais, pós graduado em cirurgia de pequenos animais e fitoterapeuta, Filetti …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Cuidados com a saúde animal

Cuidados com a saúde animal

Importância da nutrição para os pets

A forma mais adequada de saber qual o tipo de nutrição adequada para cada espécie, raça e idade é conversando com o profissional médico veterinário, pondera Eduardo Ribeiro Filetti. “Cão filhote se alimenta de 4 a 5 vezes ao dia, pois precisa manter os níveis de glicose no sangue”, diz Filetti, que é médico veterinário e professor universitário, mestre em Saúde Pública, pós-graduado em Saúde Pública, Clínica Veterinária e Cirurgia Médico Veterinária: “Já no caso do cão adulto, o ideal é se …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Em cativeiro, adapta-se bem à luz do dia

Em cativeiro, adapta-se bem à luz do dia

Divulgação Conhecido por sua facilidade de reprodução

Opção interessante de pet é o coelho, ou oryctolagus cuniculus. Em cativeiro, ele vive em média entre 5 e 9 anos. Existem dois grupos deles: os rabo-de-algodão, habitantes do continente americano; e as variações europeias azul-de-viena, lebre-belga, japonesa, angorá, belier-inglesa, chinchila e himalaio.

Em seu ambiente natural o coelho é tem hábitos noturnos, mas em cativeiro adapta-se bem à luz do dia. Quanto a sua alimentação é totalmente herbívoro e consome uma grande quantidade de folhas diariamente.

Entre 5 e 8 …

Leia mais

Publicado na Edição 315 Abril 2021

Primeiros cuidados com o filhote

Primeiros cuidados com o filhote

Leite materno é fundamental para crescimento saudável

Ao escolher um filhote o tutor responsável deve atentar para a idade de seu futuro amiguinho, pois ao trazê-lo para casa o ideal é que tenha entre 45 a 65 dias de vida, pois aí ele já fez o desmame e poderá ser alimentado com ração. Segundo frisa o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, o leite materno é fundamental para o crescimento saudável.

Filetti relaciona algumas dicas para saber se o filhote está pronto para o novo lar: nos olhos, se …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Animais na areia da praia de Santos

Animais na areia da praia de Santos

Conciliar direito animal e saúde pública

MAIS uma polêmica agita nossa região, em especial Santos, e envolve nossos queridos animais e o direito que eles têm de frequentar a areia da praia. Um projeto de lei que regulamenta o tema já foi votado e aprovado em primeira discussão na Câmara de vereadores e, se aprovado em segunda discussão – ainda sem data prevista – irá à sanção do prefeito Rogério Santos.

Seria fácil, como médico veterinário, estar ao lado dos que concordam que os animais podem frequentar a …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Admirável animal!

Admirável animal!

Divulgação

Cão guia: ele sabe e sente que representa os olhos do seu dono

O mais precioso amigo do ser humano que se viu privado da visão é o cão guia para cegos, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Este admirável animal é submetido a um intenso treinamento especializado que o habilitará a conduzir seu gestor a qualquer parte livremente.

Segundo conta Filleti, que é professor universitário, mestre em Saúde Pública, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais e fitoterapeuta, este adestramento é feito por uma …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Estresse canino

Estresse canino

Filetti: “É da natureza do cão morder, cavar e farejar”

A atividade física não faz bem somente para o corpo, pondera o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele alerta que o pet também sofre de estresse e ansiedade e pode descontar esses sentimentos destruindo itens da casa: “É da natureza do cão morder, cavar e farejar. Muitas vezes, quando ele não tem onde fazer isso, desconta na casa. E o resultado dos instintos caninos fica expressado nos sofás, cadeiras, colchões e outros móveis”.

Muita gente acha que o …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Passeio com uso de guia e focinheira

Passeio com uso de guia e focinheira

Divulgação Rottweiler: lei obriga passeio com focinheira, guia curta e enforcador

PARA que o passeio com o seu cão seja sempre seguro e divertido é necessário adotar alguns cuidados com a segurança. A não utilização da guia, sobretudo em cães de grande porte, é polêmica, uma vez que diversos ataques já foram registrados. Ademais, no caso de determinadas raças é obrigatório o uso de focinheira, além de guia curta com enforcador.

Muitos donos insistem em não usar a guia porque querem demonstrar controle sobre o animal, comenta o …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Confinado em casa com seu pet!

Confinado em casa com seu pet!

Exercícios físicos são importantes para ambos

“EM tempo de isolamento social, ter seus humanos confinados dentro de casa é o prêmio máximo da loteria de muitos pets”, afirma a professora de Educação Física Ana Zattar, do Centro Universitário Internacional Uninter: “Companhia garantida, troca de carinhos que alimentam a afetividade tão deficitária de abraços e beijos que a sociedade pré-pandemia estava habituada”.

Ana recorreu a estudos realizados por especialistas, que afirmam que ter seu bichinho por perto, principalmente cães e gatos, durante o período de trabalho, pode trazer benefícios, …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Transfusão de sangue é processo delicado

Transfusão de sangue é processo delicado

Cão doador ter entre um a sete anos

A transfusão sanguínea é o procedimento pelo qual se realiza a transferência de sangue total ou produtos sanguíneos de um doador para um receptor. O uso dos componentes sanguíneos permite que mais de um paciente se beneficie de apenas um doador e reduz os riscos de reações contra outros componentes desnecessários. O pet doador deve ser saudável, bem nutrido, livre de ectoparasitas e com vacinação e vermifugação em dia e, não deve apresentar histórico de doações anteriores.

A coleta de …

Leia mais