Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Guarda responsável!

Guarda responsável!

Eduardo: “Faça uma boa reflexão antes de levar um bichinho para casa”

Eduardo Ribeiro Filetti

É inegável que ter um animal de estimação em casa traz muita alegria para a família toda. Afinal, o pet ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, entre muitos outros benefícios. Mas, para isso, antes de assumir a responsabilidade de criá-lo, é preciso considerar uma série de fatores. Com a chegada das férias, por exemplo, o número de casos de abandono cresce 70% no Brasil, o que demonstra a falta de preparo de muitas pessoas.

“Antes de levar um animal para casa, é preciso analisar se, de fato, a pessoa está disposta a assumir um compromisso tão sério e por muito tempo”, comenta Paulo Eduardo Costa, criador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente: “Cães e gatos vivem mais de uma década, são muitos anos de dedicação com alimentação, cuidados com a saúde, banhos e passeios, que devem fazer parte da rotina dos pets”.

Tomada a decisão, o passo seguinte é analisar que raça ou porte é mais adequado ao estilo de vida do tutor ou família, considerando também o espaço disponível. Neste sentido, seguem algumas dicas.

Perfil do pet. São diferentes tamanhos, pesos, temperamentos, necessidades e peculiaridades entre os pets. O Rusky Siberiano, por exemplo, é muito sensível ao calor; o Buldogue Inglês é propenso à obesidade; já o gato Persa demanda maior atenção com a pelagem. Os gatos são mais independentes e podem ficar sozinhos por mais tempo – em caso de ausência do tutor por longos períodos, o ideal é ter mais de um gato em casa. Já os cães precisam da presença dos tutores com mais frequência. Os filhotes demandam tempo e dedicação para serem educados, enquanto os adultos já têm um comportamento estabelecido pela maturidade, o que é favorável ao tutor que não tem muita disponibilidade. É necessário ter espaço adequado para cada porte de animal.

Passeios. Deve ser analisado se o tutor está disposto e tem tempo para os passeios, ou se pode pagar por um profissional que faça isso periodicamente. Todo cão precisa de caminhadas para ter uma boa saúde física e psicológica, e algumas raças exigem exercícios intensos e frequentes.

Viagens. É necessário avaliar se as viagens são constantes e se o tutor pode levar junto seu companheiro ou tem um lugar de confiança para deixá-lo, como a casa de parentes e amigos. Uma boa opção são hotéis específicos para pets, mas deve-se considerar o custo da hospedagem.

Todos de acordo. É fundamental que, na família, todos tenham o desejo de receber um animal em casa, para evitar desentendimentos, maus tratos ou abandono do bichinho.

Investimento. Além de carinho, os pets exigem alimentação, vacinas e consultas no veterinário – em muitos casos, problemas de saúde levam a tratamentos longos com o uso de medicamentos e até cirurgias.

Ter um animal de estimação é assumir a responsabilidade de cuidar de uma vida, dedicando tempo, amor e investimento. Faça uma boa reflexão antes de levar um bichinho para casa e contribua para difundir o conceito de guarda responsável.

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário.

Publicado na Edição 350 Março 2024

Prevenindo a Leucemia viral felina

Prevenindo a Leucemia viral felina

Sintomas mais comuns da Felv são febre, perda de apetite, perda de peso, letargia

Eduardo Ribeiro Filetti

A leucemia viral felina é uma doença infecciosa que acomete felinos domésticos, geralmente aqueles que tenham vida livre, acesso a rua e ambientes onde existem muitos felinos. A transmissão ocorre através da saliva, fezes, urina, leite de gato infectado pelos vírus da leucemia felina (Felv), transferido durante higienização mútua, lambidas, mordidas, comedouros e caixas de areia compartilhados. Uma mãe infectada pode transmitir o vírus para seus gatinhos durante a gravidez ou …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Protegendo o pet do calor excessivo

Protegendo o pet do calor excessivo

Atenção nos horários de passeio

Nestes dias de calor senegalês, temos que tomar cuidado com a saúde de nossos melhores amigos. Cães, gatos, aves e animais silvestres podem sofrer muito em dias mais quentes se não tomarmos alguns cuidados. Embora seja comum o pet passar a se alimentar menos nesta época do ano, a dieta deve ser mantida, com a inclusão de frutas frescas e pequenos cubos de gelo na água de beber.

Deve-se evitar passear em horários de sol a pino para evitar a desidratação (perda de …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Dicas para manter o alimento fresco

Dicas para manter o alimento fresco

É preciso armazenar corretamente a ração de seu amiguinho peludo

Com as temperaturas batendo recordes em diversas cidades brasileiras, o calor e o tempo seco têm impactado não só as pessoas, mas também os animais de estimação, que podem demonstrar falta de apetite e de disposição. Por isso, além de escolher uma alimentação completa e balanceada, o modo de armazenar o alimento também é fundamental para manter os benefícios nutricionais e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos pelos cães e gatos.

“Os cuidados com a conservação começam ainda …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Verão exige mais atenção com o pet

Verão exige mais atenção com o pet

Eduardo Ribeiro Filetti

Atento à aproximação do Verão, quando os dias ensolarados e as temperaturas mais elevadas exigem maiores cuidados com nosso animal de estimação, é importante não descuidar desde a hidratação básica até a prevenção a problemas dermatológicos, como micoses (fungos) e as famosas piodermites (infecções de pele), principalmente se o amiguinho tiver contato com areia e/ou terra. É importante estar atento com os parasitas externos, como pulgas, carrapatos e piolhos, que costumam aumentar e podem transmitir inúmeras doenças. É comum, por exemplo, que cães e gatos …

Leia mais

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Sobre a febre maculosa

Sobre a febre maculosa

Doença conhecida como tifo transmitido pelo carrapato

Eduardo Ribeiro Filetti

A febre maculosa é muito semelhante ao tifo. Inicialmente denominada febre maculosa das montanhas rochosas, a doença foi identificada pela primeira vez no final do século XIX, no estado de Idaho, Estados Unidos. Em 1906, o agente etiológico, Rickettsia rickettsii, foi descrito pelo pesquisador Howard Taylor Ricketts, que identificou o carrapato como principal vetor da transmissão. Em função da semelhança da doença com o tifo Ricketts foi convidado a colaborar em pesquisas durante um surto de tifo …

Leia mais

Publicado na Edição 344 Setembro 2023

Pets fazem bem à saúde

Pets fazem bem à saúde

Benefícios comprovados pela ciência

Eduardo Ribeiro Filetti

Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, terminaram estudo de 12 anos que mostrou que, para pessoas que vivem sozinhas, a presença de cães diminui em 33% as chances de morte e em 36% o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A possibilidade de infarto cai 11%. Já para quem mora com mais pessoas, os benefícios são um pouco menores: risco de morte reduzido em 11% e de doenças do coração por volta de 15%.

O amor incondicional que os animais de estimação …

Leia mais

Publicado na Edição 343 Agosto 2023

Atenção contra a raiva

Atenção contra a raiva

Eduardo Ribeiro Filetti

Agosto ficou conhecido como mês de cachorro louco, pois, segundo pesquisas, nos meses de junho e julho um número maior de cadelas entra no cio, o que gera maior aglomeração de machos brigando por elas. Ou ainda, o mês do cachorro louco assim foi denominado porque, supostamente, é quando o número de casos da raiva aumenta. Seja por este ou aquele motivo, agosto é o mês oficial da vacinação contra a raiva, quando cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano. Filhotes a …

Leia mais

Publicado na Edição 342 Julho 2023

Entendendo a gripe aviária

Entendendo a gripe aviária

Eduardo Ribeiro Filetti

A gripe aviária é causada por um vírus classificado com orthomixovirus do grupo A, tipo aviário. Há três grupos de vírus de influenza: A, B e C. Esses três grupos ocorrem em humanos. Apenas o grupo A infecta diferentes espécies, animais e humanos. Os vírus influenza A são comumente encontrados em aves aquáticas, como gaivotas, patos, cisnes, gansos, marrecos, trinta-réis, maçaricos. Essas aves compõem o reservatório natural do vírus de influenza. Elas podem ser portadores do vírus e excretar pelas fezes, em muitos casos não …

Leia mais

Publicado na Edição 341 Junho 2023

Intoxicação em animais domésticos

Intoxicação em animais domésticos

Muitos pets chegam intoxicados aos consultórios, clínicas e hospitais médicos veterinários do mundo

Eduardo Ribeiro Filetti

Embora aconteçam episódios intencionais, quando a atitude é criminosa, a maioria dos casos de intoxicação em animais costuma ser acidental. Trata-se de um conjunto de sintomas agressivos ao organismo, produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos e mucosas, o que geralmente ocorre pela falta de conhecimento ou de experiência nos cuidados com o pet. Algumas das causas de intoxicação em pequenos animais são pesticidas …

Leia mais

Publicado na Edição 340 Maio 2023

Osteoartrose reduz qualidade de vida

Osteoartrose reduz qualidade de vida

Doença é a principal causa de dor crônica em cães e gatos

Eduardo Ribeiro Filetti

A Osteoartrose (AO) é uma doença crônica degenerativa, de evolução lenta e progressiva, que acomete as articulações de cães e gatos, causando perda de mobilidade articular (limitação dos movimentos) e dor. Pesquisas recentes apontam a osteoartrose como a principal causa de dor crônica em cães e gatos, e consequente redução da qualidade de vida dos pets.

Tanto na osteoartrose de origem inflamatória como não inflamatória é comum a presença de mediadores inflamatórios na …

Leia mais

Publicado na Edição 339 Abril 2023

Óleo de cannabis na Medicina Veterinária

Óleo de cannabis na Medicina Veterinária

Filetti: “Progredir nas terapias modernas para melhor qualidade de vida dos animais”

Eduardo Ribeiro Filetti

Muito se tem falado sobre uso de cannabis na Medicina humana, despertando a atenção de médicos veterinários e pesquisadores no mundo. O canabigerol (CBG) é um dos canabinoides estudados e apresenta benefícios promissores no tratamento de humanos e animais.

Muitas destas drogas aprovadas em alguns países para benefício e melhoria de qualidade de vidas entravam no Brasil de maneira irregular. Recentemente, após estudos dos deputados estaduais do estado de São Paulo e aprovação …

Leia mais

Publicado na Edição 338 Março 2023

Para entender o gato!

Para entender o gato!

Gato é limpo por natureza e por isso é um animal ideal para viver em apartamento

O processo de domesticação do gato ainda está em andamento e alguns deles podem mostrar traços selvagens, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele cita relatos de felino que no período de maturidade sexual se torna mais agressivo, sendo recomendada, em certos casos, a castração. “Este procedimento tende a evitar que o pet arranhe as pessoas de casa ou pule pela janela em busca de acasalamento”, afirma Filetti, ao admitir a …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Nosso amiguinho em emergência

Nosso amiguinho em emergência

Levar o pet ao médico veterinário com segurança, para ser diagnosticado e tratado de forma adequada, rápida e eficiente

Cães e gatos tem uma grande energia vital que os move para brincar, correr e interagir com seus tutores, argumenta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao ponderar que, em meio a tanta energia, alguns acidentes podem acontecer: “Assim como os seres humanos os pets não são imunes a acidentes e ferimentos”.

Diante de alguma emergência, Filetti, que é professor universitário, elenca algumas dicas importantes. A primeira é levar …

Leia mais

Publicado na Edição 336 Janeiro 2023

Contra a obesidade

Contra a obesidade

Filetti: “É fundamental estabelecer um plano de atividade”

Tema muito debatido e importante na medicina veterinária, o excesso de peso nos pets pode levar a vários tipos de patologias, como diabetes, problemas cardíacos, renais, artroses, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao sugerir que, diante do problema, o tutor procure o médico veterinário de seu pet para aplicar um programa para a perda de peso.

Professor universitário na Unisanta e pós-graduado em clínica médica de pequenos animais, clínica e cirurgia de felinos, Filetti afirma o primeiro passo …

Leia mais

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Carinho na higiene do ouvido

Carinho na higiene do ouvido

Na hora do banho, coloque algodão no ouvido do pet

“Os problemas do ouvido são chamados otopatias e, no caso dos pets, exigem carinho especial do tutor, especialmente para as principais manifestações clínicas, como coceira, edema, odor forte e excesso de cera”. O alerta é do médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao informar que na Clínica Filetti, em Santos, as otopatias correspondem a 15% dos casos. “Se forem considerados os casos dermatológicos, as orelhas representam 20% do atendimento, sendo que 70 a 80% das queixas são de otites …

Leia mais

Publicado na Edição 334 Novembro 2022

Tosse dos Canis

Tosse dos Canis

Vacina pode ser ministrada a partir de oito semanas

A doença respiratória infecciosa canina conhecida por Tosse dos Canis (ou traqueobronquite infecciosa canina) é uma enfermidade muito contagiosa, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele explica que a bordetella bronchipseptica é um patógeno bacteriano comumente encontrado no complexo da doença e muitas vezes leva a sinais respiratórios no cão, que começam de três a 10 dias após a infecção.

Filetti afirma que a doença pode causar tosse seca de início agudo (alta, paroxística, lembrando engasgos) seguida ou …

Leia mais

Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Para entender um pouco mais o gato…

Para entender um pouco mais o gato…

Bigodes do felino não são apenas decorativos

Para entender um pouco mais o gato é preciso conhecê-lo melhor, suas manias, caráter e virtudes, e assim poder usufruir de sua companhia. Muitas pessoas são contra esse tipo de felino e assim procedem, muitas vezes, por não o conhecer a fundo. “O cão, por exemplo, é muito extrovertido e mais fácil de ser amado”, destaca o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “Porém, o gato, no seu silêncio místico, revela qualidades surpreendentes e divertidas”.

Professor universitário, pós-graduado em Clínica de Pequenos …

Leia mais

Publicado na Edição 332 Setembro 2022

Mudanças e viagens com gatos

Mudanças e viagens com gatos

Excelente companheiro

Os gatos são muito apegados aos seus próprios hábitos e costumes, mas podemos facilitar a vida do felino diante de uma situação nova através de alguns métodos, seja ela uma mudança de residência ou uma viagem, orienta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “Existem casos de gatos que se mudam e voltam para o seu endereço anterior causando problemas e sofrimentos para os tutores”. No caso de mudança é importante que, no novo ambiente, sejam colocados seus objetos, tais como cama, prato, brinquedos, o que causará …

Leia mais

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Atenção com a varíola do macaco!

Atenção com a varíola do macaco!

Doença não tem qualquer relação com o primata

Apesar do nome, o macaco não é o reservatório do vírus da chamada “varíola do macaco”, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao explicar que existem pesquisas que indicam que pequenos roedores, como os esquilos que vivem nas florestas tropicais da África, são os maiores suspeitos. Afinal, a doença é considerada uma zoonose e seu período de incubação é aproximadamente de seis a 13 dias; mas, pode chegar a 21 dias.

Originária na África, a varíola do macaco ocorre …

Leia mais