Edição 293Junho 2019
Segunda, 22 De Julho De 2019
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Luiz Carlos Ferraz

Bom senso na defesa da vida animal

Bom senso na defesa da vida animal

Água poluída pode sim causar doenças nos animais

PIONEIRO da defesa da vida animal, na qual milita desde os anos 80 doando animais carentes em sua clínica, o médico-veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, pós-graduado em Saúde Pública e professor universitário, é entusiasta desse movimento. Ele pondera, contudo, que é preciso ter bom senso, e afirma que não é favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 14/2019, do vereador Benedito Furtado (que considera um entusiasta da causa que merece respeito), que proíbe a concessão e a renovação de alvará de licença, localização e funcionamento de canis, gatis e estabelecimentos comerciais de animais domésticos. “Já aviso que não sou dono de estabelecimentos desse tipo”, afirma Filetti: “Porém, penso que a questão é outra. Nem todo canil ou gatil maltrata animais, assim como nem todo político é ladrão. A exceção não pode ditar a regra. É uma atividade importante, que gera receitas e que permite a famílias e crianças a terem os animais das raças que desejam, sem maltratar nenhum deles. Temos que lutar por fiscalização nesses estabelecimentos e não a finalização deles”.

Filetti também é contrário à campanha “Vai ter Cachorro na Praia em Santos”. A proibição é prevista em lei e visa evitar a contaminação por bicho geográfico e doenças como a toxoplasmose, alerta o veterinário: “A balneabilidade das praias santistas não é a ideal há anos. Essa água poluída pode sim causar doenças nos animais. Se entrar no mar, e a água entrar no ouvido, os bichos podem ter infecções nas orelhas por causa de fungos e bactérias, algo semelhante a otite dos humanos. Outro ponto são os olhos. Os animais são suscetíveis a conjuntivites em virtude dos raios solares e da areia, ficando com vermelhidão nos olhos, lágrimas e com os olhos coçando”.


É CADA vez mais comum ver receitas caseiras sendo divulgados para tratar as mais diversas doenças em animais. No entanto, sempre que se deparar com uma formulação dessas, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recomenda a consulta a um médico-veterinário para evitar submeter o animal a um tratamento que pode comprometer ainda mais a saúde dele. O médico-veterinário e assessor técnico do CFMV, Fernando Zacchi, afirma: “Métodos não atestados pela ciência e sem conhecimento dos efeitos colaterais e das reações adversas podem colocar a saúde de todos em risco, podendo agravar o quadro clínico do animal, bem como comprometer a saúde do homem e ainda afetar o meio ambiente”.


EM Santos e cidade do litoral, os pets não tem o reclamar pois são muitas as opções de passeio, a melhor delas os jardins da orla da praia. Na capital paulista, contudo, para facilitar os donos e seus amiguinhos, o aplicativo DogHero selecionou alguns lugares ótimos para exercitar o filhote peludo. Praça Buenos Aires, no bairro de Higienópolis, região Oeste. Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, zona Oeste. Parque do Ibirapuera, na zona Sul. Parque Trianon, em frente ao MASP, bem no meio da Avenida Paulista. Avenida Paulista aos domingos e feriados, quando é fechada ao tráfego de veículos das 10 às 18 horas. Pet park do Mooca Plaza Shopping, na zona Leste da cidade.

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Luiz Carlos Ferraz

Leishmaniose em Santos. Atenção!

Leishmaniose em Santos. Atenção!

SANTOS tem se deparado com muitos casos de Leishmaniose, o que tem preocupado a população, principalmente os proprietários de animais, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Pós-graduado em Saúde Pública e professor universitário, Filetti explica que trata-se de uma doença infecciosa em animais e humanos causada por protozoários parasitários do gênero leishmania transmitidos pela picada de insetos da subfamília phlebotominae. Existem três tipos principais: leishmaniose cutânea, leishmaniose mucocutânea e leishmaniose visceral. Hoje, há registro de cerca de 50 casos em Santos, o que não caracteriza como epidemia, …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Luiz Carlos Ferraz

Vai viajar e não tem onde deixar o pet?

Vai viajar e não tem onde deixar o pet?

DogHero: aplicativo conecta tutores e anfitriões

PARA resolver o impasse na hora de viajar e não ter onde deixar o pet, foi desenvolvido o DogHero. O aplicativo funciona nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, além das cidades de Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul e conecta o tutor ao anfitrião que hospedará seu amiguinho. O app também oferece o serviço de passeios, que duram de 30 minutos a 1 hora e podem ser agendados diretamente pelo aplicativo.

Criada em …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Luiz Carlos Ferraz

Mais qualidade de vida ao querido pet

Mais qualidade de vida ao querido pet

Criatividade no tratamento animal

PIONEIRO na Medicina Veterinária, Eduardo Ribeiro Filetti esclareceu ao PapoPET sobre a iniciativa de proporcionar mais qualidade de vida ao pet, ao criar uma cadeira de rodas para cães. “Na Medicina Veterinária, assim como na humana, alguns animais sofrem de problemas osteomusculares e, quando graves, podem ficar sem os movimentos dos membros posteriores. Além disso, há inúmeros casos de acidentes, como os atropelamentos. Pensando nisto, em 1987, em conjunto como Departamento de Engenharia da Unisanta desenvolvemos a cadeira de rodas”.

Segundo detalhou, a raça …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Luiz Carlos Ferraz

Manchinha que jamais sairá da memória…

Manchinha que jamais sairá da memória…

Transformar essa mancha em um aprendizado eterno

A MORTE de Manchinha, cão assassinado por um segurança do supermercado Carrefour em Osasco chocou o país. Como alguém pode cruelmente matar um animal pensando em interesses comerciais. A revolta tomou conta das ruas, das Ongs de defesa da vida animal, da imprensa e das redes sociais. É o momento para refletirmos sobre mudanças na sociedade.

Meu amigo, advogado Vasco Vieira, sempre me diz que dentro de pouco tempo os animais de estimação, em especial cães e gatos, estarão comendo à …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Alerta aos sintomas da cinomose

Alerta aos sintomas da cinomose

Sintomas podem estar mais ou menos expressos e dependem do sistema afetado

A CINOMOSE é uma enfermidade causada por vírus, altamente contagiosa entre os canídeos, ou seja, cães, lobos e raposas. É uma doença cosmopolita, mas não atinge seres humanos, frisa o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ela acomete cães em qualquer idade e o índice de mortalidade é grande. Animais jovens e senis são mais sujeitos a enfermidade, embora atinja todas as faixas etárias.

Entre os principais sintomas da cinomose, Eduardo relaciona a febre, diminuição do apetite, …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Mais atrativo ao paladar do amiguinho

Mais atrativo ao paladar do amiguinho

Fórmulas facilitam na hora de dar o remédio

UMA das maiores dificuldades para tratar as doenças dos amiguinhos é medicá-los. Pensando nisso, as farmácias de manipulação lançaram soluções que deixam esse momento mais prazeroso e bem menos traumático. Segundo o farmacêutico e diretor executivo da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti, os medicamentos manipulados facilitam e podem, principalmente, auxiliar na aderência do tratamento médico: “São produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal”.…

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Superando a dor de forma menos invasiva

Superando a dor de forma menos invasiva

Fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do nosso amiguinho

A FISIOTERAPIA Veterinária é indicada para o tratamento de doenças e lesões ortopédicas e neurológicas que atingem os animais, seja por traumas, atividades físicas, idade, sobrepeso, entre outros. O objetivo é restabelecer a saúde, prevenir o avanço das patologias e melhorar a qualidade de vida do nosso amiguinho.

Nesta tarefa, o profissional de saúde conta com equipamentos modernos e procedimentos eficientes para a reabilitação, garantindo o bem-estar do animal de forma não invasiva e indolor – muitos da …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Luiz Carlos Ferraz

É fácil tornar sua empresa Pet Friendly

É fácil tornar sua empresa Pet Friendly

É importante obter o apoio dos diretores e funcionários

O SITE Pet Anjo, em www.petanjo.com, listou dicas para ajudar uma empresa a se tornar Pet Friendly, ou seja, Amiga do Pet, e assim permitir a presença do amigo no ambiente de trabalho pelo menos um dia – seja na semana, quinzena ou mês. Anote: obter o apoio dos diretores e funcionários; avaliar os cães e seus temperamentos e utilizar coleiras codificadas com cores que indiquem o comportamento daquele cão (por exemplo, verde para animais que permitem qualquer …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Luiz Carlos Ferraz

Mitos e verdades da castração

Mitos e verdades da castração

Animais castrados têm menos riscos de desenvolver doenças

CASTRAÇÃO é essencial no controle do crescimento populacional dos pets. O procedimento evita crias indesejadas, que só contribuem para o aumento do número de cães e gatos abandonados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil há cerca de 30 milhões de animais sem um lar.

Mesmo assim, muitos tutores ainda resistem a realizar o procedimento devido a alguns mitos. Ignoram, por exemplo, que a castração traz benefícios à saúde do pet, pois melhora sua qualidade de vida e, …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Luiz Carlos Ferraz

Certificado digital para viajar

Certificado digital para viajar

CVI pode ser emitido em até 48 horas

OS DONOS de cães e gatos que pretendem viajar aos Estados Unidos com seus pets já contam com autorização digital para emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI) em todo o país. O documento é necessário nas viagens com esses animais de estimação. É mais prático, rápido e econômico tirar a autorização dessa forma com o CVI sendo emitido em até 48 horas. A validade nesse destino é para apenas para uma viagem.

Quando houver acordo com todos os países, a …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Luiz Carlos Ferraz

Criação de papagaios no Brasil

Criação de papagaios no Brasil

Papagaio reproduz bem em cativeiro se tiver boa alimentação, sol matinal e silêncio

A CRIAÇÃO de papagaios ganhou impulso no país desde a Portaria nº 117, de 1997, por meio da qual o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabeleceu novas regras para a posse e comercialização de animais silvestres.

Segundo estima o dr. Eduardo Ribeiro Filetti, médico veterinário e professor universitário, hoje existem dezenas de criadores conservacionistas no Brasil, espalhados por várias regiões São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina, …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Luiz Carlos Ferraz

Doença silenciosa pode causar aborto

Doença silenciosa pode causar aborto

Brucelose canina: problemas no sistema reprodutivo

A BRUCELOSE canina é um tipo de infecção transmitida pela bactéria Brucella Canis, que gera problemas no sistema reprodutivo do pet e na cadela grávida provoca aborto, geralmente no terço final da gestação (após 40 dias), e no cão causa inflamação da próstata, atrofia dos testículos, infertilidade e, em alguns casos, inflamações na pele do escroto. Por ser assintomática, pode infectar outros animais e, embora raro, ser transmitida ao humano, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti.

A bactéria demora um tempo …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Luiz Carlos Ferraz

“Posse responsável” exige reflexão!

“Posse responsável” exige reflexão!

Um amigo que te acompanhará por muitos anos

SE o leitor já decidiu ter um bichinho de estimação – e sabe a dimensão do conceito de “posse responsável” –, é fundamental avaliar a raça e suas características, para que sejam adequadas ao espaço disponível, assim como ao estilo de vida da família.

Afinal, se houve um tempo em que as pessoas consideravam o pet como “de guarda” e depois como “animal de estimação”, hoje ele é considerado efetivamente um membro da família, e nesta condição deve receber todos …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Atenção para a febre maculosa!

Atenção para a febre maculosa!

A FEBRE maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria rickettsia rickettisii, transmitida por meio de picada de carrapato do gênero amblyomma cajennense, chamado popularmente de carrapato estrela, e que pode parasitar equinos, cães e seres humanos, além de na vida silvestre parasitar capivaras, o que contribui para sua manutenção ambiental. Os principais sintomas são febre alta, cefaleia e mialgia, seguido de lesões hemorrágicas da pele. Entre casos recentes da doença, foram confirmados dois casos em Minas Gerais, em 2016, também no Rio Grande do Sul no ano …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Luiz Carlos Ferraz

Atendimento animal eficiente com PPP

Atendimento animal eficiente com PPP

UM GRUPO formado por ativistas ambientais e defensores da vida animal de Santos demonstrou, no ano passado, descontentamento com a atuação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que não estaria cumprindo sua função e diminuiu substancialmente o atendimento na cidade.

Em São Vicente, neste início do ano, um cão foi mordido por uma jararacuçu (cobra bastante venenosa) no bairro Humaitá. O animal sobreviveu graças ao soro antiofídico fornecido por nossa clínica, que atua 24 horas, pois a Municipalidade não …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Dicas para quem vai viajar com seu pet

Dicas para quem vai viajar com seu pet

Nas viagens nacionais basta o atestado sanitário

 PARA quem vai sair de férias e quer levar seu animal de estimação é importante planejar o transporte, pois as regras variam para viagens nacionais e internacionais. No caso das internacionais, as normas também mudam de país para país.

Para as viagens nacionais, basta o atestado sanitário, emitido pelo veterinário do animal garantindo o bom estado de saúde e a carteira de vacinação antirrábica atualizada. As companhias aéreas fazem exigências específicas sobre o tamanho e material utilizado na caixa de transporte …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Dicas na hora de dar remédio ao felino

Dicas na hora de dar remédio ao felino

Opção: pastas palatáveis nas patas

TODO gateiro sabe que administrar alguns medicamentos pode não ser uma tarefa fácil, pois felinos são muito espertos e têm olfato e paladar apuradíssimos. Dessa forma, tentar esconder o medicamento na comida nem sempre dá certo. “Os gatos possuem paladar mais exigente do que cães e são mais seletivos na hora de escolher a comida”, comenta o médico veterinário Celso Ribeiro Filetti, especializado em Medicina Felina. “Os gatos têm maior dificuldade em aceitar os remédios por via oral pelo grande número de papilas …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Tumores de mama nas amiguinhas

Tumores de mama nas amiguinhas

OS TUMORES de mama são muito comuns em cadelas e gatas, chegando a 25% de todos os tumores, que podem ser benignos ou malignos. As estatísticas indicam que 50% dos tumores de mama nas cadelas são malignos e nas gatas este índice chega a 95%. Porém, os tumores benignos podem se transformar em malignos quando não tratados e até gerar metástases.

Metástase é a capacidade de certos tumores malignos formarem outros tumores, em outros locais, correndo pela corrente circulatória. Normalmente essas metástases tumorais afetam a rede linfática das …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Luiz Carlos Ferraz

Ao viajar, escolha o melhor para o seu pet

Ao viajar, escolha o melhor para o seu pet

QUEM tem animal de estimação costuma enfrentar um sério dilema quando planeja alguma viagem e, para o destino escolhido, não é possível levar o pet. Uma alternativa é procurar um local que ofereça abrigo, alimentação correta e diversão para o seu amiguinho.

Ao fazer essa opção, o dono precisa tomar alguns cuidados, como vermifugar e vacinar o cão ou gato, assim como higienizá-lo. “É muito importante aplicar proteção contra carrapato, pulgas e outros parasitas, independentemente do local possuir área verde, pois o animal pode ser contaminado e contrair …

Leia mais