Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 338 Março 2023

Edição 338 Março 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Urbanidade e respeito

Nelson Tucci

Se uma pessoa é xingada ou vítima de comportamentos, atos, gestos e escritos que promovam danos à sua personalidade, dignidade ou integridade física ou psíquica, temos um caso de assédio. De acordo com a lei, o que caracteriza o assédio é a ocorrência de um desses fatos, de forma repetida e por tempo prolongado. E embora a discussão pareça nova, não é. O assédio sexual, clássico, pode ser o mais conhecido da população, mas não é o único. Em maio completarão 22 anos que a Lei …

Leia mais

Responsabilização indevida

Responsabilização indevida

Edson Mazieiro

A crise econômica causada pelo coronavírus impactou as relações de trabalho causando desemprego e aumentando a inadimplência dos empregadores. Há muitos casos na Justiça do Trabalho em que o empregado ganha a ação trabalhista, mas não consegue receber o crédito pelos seus direitos. Por isso, a Justiça tem tomado medidas duras contra os seus devedores, como a desconsideração da personalidade jurídica de empresas devedoras para atingir o patrimônio dos sócios e ex-sócios.

Conforme informações obtidas no site do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/sistemas/sisbajud/), nos …

Leia mais

Elegância e conexão com o natural

Elegância e conexão com o natural

Lançamento de março, a série Desert, da Roca Cerámica, leva uma atmosfera natural aos projetos de decoração. “Através de nossa alta tecnologia, nossos porcelanatos têm conquistado um alto padrão de excelência e de proximidade com elementos naturais como as pedras, não somente no aspecto visual, mas também do toque”, afirma Christie Schulka, marketing manager da empresa.

A ausência de veios e desenhos marcantes nos porcelanatos faz da Desert uma escolha atemporal e uma aposta interessante para destacar a personalidade dos ambientes. Toda a naturalidade da pedra, em uma …

Leia mais

Novidades em revestimentos

Novidades em revestimentos

Com 71 anos de mercado, grande fabricante de painéis MDF e MDP, pisos laminados, portas, divisórias e tintas do país e maior produtor de chapas de fibra de madeira do mundo, o Grupo Eucatex preparou diversos lançamentos durante a Expo Revestir, na capital paulista. Entre os destaques, está a nova marca Eucatex Porcelanato, traz a expertise do grupo em reproduzir padrões e texturas com fidelidade, entendendo as necessidades de funcionalidade e estética, além das tradicionais qualidade e confiança.

O Eucatex Porcelanato conta com seis linhas, com nomes que …

Leia mais

Quebrando a monotonia

Quebrando a monotonia

O uso de revestimentos geométricos propicia desde ilusões de ótica, até imersões explosivas, com a combinação de três coleções da Ceusa: Alegria, Benday e Collage. São linhas que apostam em cores ricas e recheadas de detalhes, em alternativas distintas de patterns, superfícies e relevos, que podem dialogar com tendências, como o New Vintage, o Maximalismo Estimulante e o Lúdico Futurista. E que remetem tanto à vibe retrô, considerando que já esteve em alta em outros momentos, quanto às decorações mais contemporâneas.

Segundo a arquiteta da Ceusa, Francine Nuernberg, …

Leia mais

Building of the Year 2023

Building of the Year 2023

O projeto do armazém da CarmoCoffees, em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, conquistou o Building of the Year 2023 na categoria Arquitetura Industrial, competindo com outros quatro projetos, da China, Noruega, Bélgica e Barein. Projetado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados, o edifício é considerado um marco para o mercado de cafés especiais do Brasil.

De longe, é possível avistar na fachada horizontal um recorte no formato de um grão de café: “Localizado em área estratégica, à beira da rodovia BR-381, o lugar pede uma …

Leia mais

Timidez na adoção da tecnologia BIM

Timidez na adoção da tecnologia BIM

Promissor em relação à tecnologia, o mercado de construção civil impõe projetos cada vez mais complexos, com planejamento que envolvem diversas equipes com diferentes expertises ao longo da evolução dos trabalhos. Diante dessa tendência, a adoção de uma ferramenta voltada para a colaboração e a gestão de todas as etapas é essencial, como o BIM, o Building Information Modeling.

O BIM está se tornando o padrão por sua completude, indo muito além do que apenas um modelo 3D. Como é um processo altamente colaborativo, ele permite que arquitetos, …

Leia mais

Promover um círculo virtuoso

Promover um círculo virtuoso

Eleito para dirigir a Associação dos Empresários da Construção da Civil Baixada Santista (Assecob) no período 2023/2024, o engenheiro civil Mateus Muniz Elias Teixeira assume num momento em que o segmento evolui e dá sinais de sua pretensão em ser protagonista neste processo de desenvolvimento social. “Incentivar a construção civil é contribuir para fazer girar um círculo virtuoso”, afirmou o dirigente, em entrevista ao Jornal Perspectiva, reiterando o alerta feito no discurso de posse, de que a construção civil é “indispensável” para fortalecer a economia dos municípios …

Leia mais

Longevidade amigável!

Longevidade amigável!

A Ilha da Madeira quer se tornar o primeiro arquipélago do mundo classificado como Age & Longevity Friendly, ou Amigo da Longevidade e do Envelhecimento. A iniciativa em Portugal corresponde às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu o envelhecimento saudável e a longevidade como prioridade para a década de 2020/2030.

A Madeira reúne as condições perfeitas para ser um destino Amigo da Longevidade e do Envelhecimento e é o primeiro do país a contar com um órgão governamental, a Direção Regional de Políticas Públicas Integradas …

Leia mais

Atacama para solteiros

Atacama para solteiros

Muitos viajantes sem companhia podem ficar receosos em conhecer o Deserto do Atacama, no Chile, mas existem opções que ajudam a resolver a questão. De acordo com Renata Guedes, fundadora da Single Trips, agência de viagens especializada em solteiros, o destino é maravilhoso que pode ser feito em grupo através da agência: “Vale a pena que as pessoas sem companhia, as quais chamamos single, saiam da zona de conforto e se permitam recarregar as energias em passeios inesquecíveis”.

Renata conta que as paisagens na viagem são muito diferenciadas: …

Leia mais

Punta Cana imperdível

Punta Cana imperdível

Localizado na República Dominicana, Punta Cana tem tudo para gerar a sensação de estar um lugar diferente dos demais, rodeado de beleza natural e com inúmeras atividades para aproveitar sua estadia. Porém, nem sempre há tempo suficiente para conhecer tudo. A água é a estrela em “La Perla del Caribe” (A pérola do Caribe), que banha a costa formando paisagens relaxantes. O ecoturismo é uma das características a serem destacadas neste destino, e as cavalgadas pela praia são uma das formas mais radicais de aproveitar os arredores enquanto …

Leia mais

Cruzeiros de travessia Brasil-Europa

Cruzeiros de travessia Brasil-Europa

Em abril, os navios Costa Favolosa e Costa Firenze retornam à Europa. Para incentivar que brasileiros tenham a experiência de atravessar o Atlântico, a companhia marítima lançou condições especiais para os cruzeiros de travessia Brasil-Europa a bordo desses dois navios. No Costa Favolosa, o viajante pode optar pela saída de Santos em 13 de abril, com desembarque em Barcelona, no dia 28 de abril, ou em Savona, no dia 30 de abril. O cruzeiro de travessia completo Santos-Savona tem paradas nos portos do Rio de Janeiro, Salvador, Maceió …

Leia mais

Elétricos ainda esperam infra

Elétricos ainda esperam infra

Nelson Tucci

Depois do preço, a infraestrutura é o outro fator de inibição ao carro elétrico no Brasil. Há esforço de parte de setores para incrementar esse tipo de mobilidade, mas a exemplo do que acontece em outras atividades, a concentração é grande e a expansão é lenta. Toyota, Volvo e Caoa Chery apostam nos modelos híbridos e elétricos e lideraram as vendas no último mês de fevereiro.

O valor pode variar, mas a média de US$ 39 mil por uma bateria de automóvel é aceitável. Pelo dólar …

Leia mais

Brasileiros buscam café de qualidade

Brasileiros buscam café de qualidade

Apreciado há séculos e sacudido com ondas ao longo do tempo, o café vive para muitos uma terceira onda mundial, não prezando apenas pelos grãos especiais e por uma degustação que combina aroma e sabor, mas, de forma especial, valorizando o produtor e o cultivo diferenciado. O mercado está esperto nesta tendência, pois o produto continua sendo desejo de consumo de ampla parcela da população e considerando também que, no caso dos basileiros, 44% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um café de excelente qualidade, segundo …

Leia mais

Avanço dos ultraprocessados

Avanço dos ultraprocessados

Embora a busca por refeições balanceadas aumente a cada ano, o consumo de ultraprocessados também cresce – e muito provavelmente numa proporção muito maior! Afinal, não é nenhuma novidade que manter uma rotina que combine alimentação saudável com exercícios físicos colabora para o controle do colesterol e o funcionamento equilibrado do organismo.

De acordo com estudo realizado em 2021, durante a pandemia, por especialistas do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/USP (Nupens) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o alimento ultraprocessado no consumo de …

Leia mais

Marido machista

Marido machista

Embora apenas 11% dos brasileiros se considerem machistas, enquanto outros 7% alegam que a desigualdade de gênero não existe no país (conforme pesquisa PoderData), as estatísticas policiais revelam número crescente de casos de misoginia. Efetivamente, as mulheres são vítimas em muitas relações amorosas, com maridos que, com violência psicológica e/ou física, alimentam uma ideia de inferioridade das mulheres – e sua esposa é uma delas!

“É fundamental saber quais atitudes e/ou falas são machistas e corroboram com o discurso misógino”, afirma Henri Fesa, especialista em relacionamentos e representante …

Leia mais

Raspar a língua diariamente

Raspar a língua diariamente

O uso de raspador de língua para a higiene bucal matinal, em jejum e antes de escovar os dentes, está em alta. Enquanto se recomenda acessório de cobre ou colher de cozinha para realizar a limpeza, dentistas afirmam que o hábito é capaz de melhorar o paladar, reduzir o mau hálito, além de trazer benefícios para a saúde da boca e do corpo, de forma geral. O coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor Marcelo Palinkas, explica que o dorso lingual tem uma área grande e …

Leia mais

Para entender o gato!

Para entender o gato!

Gato é limpo por natureza e por isso é um animal ideal para viver em apartamento

O processo de domesticação do gato ainda está em andamento e alguns deles podem mostrar traços selvagens, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele cita relatos de felino que no período de maturidade sexual se torna mais agressivo, sendo recomendada, em certos casos, a castração. “Este procedimento tende a evitar que o pet arranhe as pessoas de casa ou pule pela janela em busca de acasalamento”, afirma Filetti, ao admitir a …

Leia mais

Posse na Assecob

Posse na Assecob

Mateus Muniz Elias Teixeira: continuidade à gestão de Ricardo Beschizza

Em 14 de março, tomou posse o novo Conselho de Administração da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), período 2023/2024, presidido pelo engenheiro Mateus Muniz Elias Teixeira. Após a solenidade, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), foi servido coquetel aos presentes. Evento contou com apoio de Elevadores Atlas Schindler, CSN Cimentos, DrillCo Fundações, Kyowa, Magenta Alumínio, Manetoni Soluções em Aço, Ultragaz, Tedesco Instalações Hidráulicas e Print Mais Digital.

Lucas e Bruna

Leia mais

Delícias da comida caseira

Delícias da comida caseira

Bruno Scarpa

Há quatro anos o Restaurante Maria Caju, sob o comando de Paula Andrade, oferece delícias da comida caseira, no Boqueirão, em Santos. Dentre os destaques da casa, feijoada light, escondidinho de carne seca, virado a paulista, bife a cavalo… O preferido dos clientes, contudo, é o “Salmão Maria Caju”, composto por posta de salmão em crosta de mel e gergelim com batata doce e legumes salteados. O “Frango Atropelado” também tem ótima saída e combina um frango inteiro desossado com ossos só nas asinhas e diferentes …

Leia mais

Harmonizando com vinhos Douro

Harmonizando com vinhos Douro

Com patrocínio da Serafins Vinhos e Alma Soalheira, jantar harmonizado movimentou, em 24 de fevereiro, a Bodeguita da Villa, na Vila Rica, em Santos. Degustação de cinco rótulos de vinhos do Douro, branco, rose e tinto, harmonizados com menu elaborado pela Bodeguita, entrada de tábua de queijos, seguida de massa e chorizo, e sobremesa torta de uva verde.

Degustação de cinco rótulos Douro

Leia mais

Pirajá comemora 25 anos

Pirajá comemora 25 anos

No tempo que Don Don jogava no Andaraí, a vida até podia ser mais simples de viver, mas foi com a chegada do Samba do Trabalhador, criado Moacyr Luz, em 2005, que as segundas-feiras no bairro carioca ficaram muito mais animadas. A união entre o sambista e o Pirajá rendeu grandes frutos, como a vinda da tradicional roda samba para a famosa esquina carioca em São Paulo, reconhecido através do título cedido pela Riotur.

Em comemoração aos 25 anos do bar que representa a alma dos botecos, uma …

Leia mais

Novidade refrescante

Novidade refrescante

Conhecido pelo clima de verdadeiro bistrô francês ao coração de São Paulo, o Bistrot de Paris, na Rua Augusta, 2.542, Jardim Paulista, está com novidade para os dias mais quentes: o clássico Plateau de Fruits de Mer, que combina frutos do mar bem frescos. “Para que essa experiência ficasse ainda mais autêntica, consegui trazer da França todos os suportes dos pratos e assim reproduzir essa opção que os franceses tanto amam”, convida o chef Alain Poletto.

A novidade é composta por ostras servidas com bottarga da casa e …

Leia mais