Edição 351Abril 2024
Quinta, 09 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 338 Março 2023

Divulgação

Marido machista

Dicas para impor limites à misoginia

Marido machista

Embora apenas 11% dos brasileiros se considerem machistas, enquanto outros 7% alegam que a desigualdade de gênero não existe no país (conforme pesquisa PoderData), as estatísticas policiais revelam número crescente de casos de misoginia. Efetivamente, as mulheres são vítimas em muitas relações amorosas, com maridos que, com violência psicológica e/ou física, alimentam uma ideia de inferioridade das mulheres – e sua esposa é uma delas!

“É fundamental saber quais atitudes e/ou falas são machistas e corroboram com o discurso misógino”, afirma Henri Fesa, especialista em relacionamentos e representante da Casa das Magias. Em qualquer relação, a responsabilidade afetiva deve estar presente, seja para entender atitudes misóginas ou para simplesmente conversar sobre um problema menor. “O amor não é a única base de um relacionamento. É preciso respeito, empatia, cuidado, companheirismo e outros pontos para que uma relação saudável aconteça. Se tratando de machismo no casamento, é importante não ‘abrir mão’ desses cuidados, pois o índice de feminicídios ainda é grande na sociedade”, complementa Henri.

Em 2022, considerando o primeiro semestre, 699 mulheres foram mortas em razão da sua condição de ser sexo feminino, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ou seja, em apenas seis meses, aproximadamente quatro mulheres foram mortas todos os dias no Brasil, e unicamente por ser mulher.

Responder