Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Divulgação

Mais desempenho ao concreto

Fibras de polipropileno substituem telas soldadas e fibras de aço

Mais desempenho ao concreto

Cada vez mais presente no concreto, as fibras de propileno tem se destacado por proporcionar maior vida útil e durabilidade às construções, além de substituir materiais perigosos – como o amianto, fibra mineral usada também em misturas com cimento, que, apesar de resistente, tem propriedades tóxicas e é proibida no Brasil desde 2017. A Camargo Química, especializada em soluções sustentáveis para a construção civil, desenvolveu duas fibras de polipropileno, a CQ Fibermax e a CQ Micro Fiber, que possuem características que combatem condições adversas do concreto, como a degradação e a fissuração.

“Quando o concreto conta com a adições de materiais cimentícios suplementares (MCS) e aditivos, é possível reduzir a porosidade e fissuração deste material”, explica Fábio Camargo, CEO da Camargo Química: “Com a fibra de polipropileno, o concreto ganha uma série de vantagens que corroboram com a sua vida útil. Além disso, a fibra de polipropileno não sofre alterações por ser uma substância sintética – não oxida, não absorve água, é quimicamente inerte, álcali resistente, e tem excelente dispersão no concreto”.

A CQ Fibermax é indicada para lajes e pavimentos rígidos, com função estrutural. Por conta do seu alto volume de filamentos, traz melhor acabamento, economia na comparação com outros materiais similares, e aumento do desempenho mecânico, conferindo maior agilidade e rapidez na execução de pavimentos e lajes. Já a CQ Micro Fiber sem função estrutural, pode ser usada em conjunto com a CQ Fibermax ou separado, atuando em propriedades diferentes e complementares do concreto. Ela traz efeito anti-crack, direcionada para concretagem de pavimento, argamassas e concretos projetados, por conta da sua alta capacidade de dispersão na mistura do concreto, colaborando no combate a retração plástica e hidráulica dos concretos e argamassas, principalmente no estado fresco. Traz um reforço tridimensional, aumentando a durabilidade da mistura, maior resistência a impacto (ductilidade e tenacidade), possibilidade de substituição do aço ou redução considerável da taxa de armaduras, conferindo economia às estruturas e peças pré-fabricadas. Proporciona ainda proteção do concreto contra fungos e algas, além do combate aos mecanismos de spalling do concreto em situações de incêndio.

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Selo ouro no GHG Protocol

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo Ouro do GHG Protocol, que certifica a qualidade dos inventários de emissões de gases de efeito estufa. A certificação reconhece que o inventário corporativo apresentado atingiu nível de qualidade, por meio de balanço auditado de suas emissões. “A Hidrovias do Brasil tem a sustentabilidade como pilar desde a sua concepção e segue priorizando seu olhar nesta frente”, comentou a diretora de Sustentabilidade Fabiana Gomes: “Atrelado ao seu compromisso sustentável, a companhia tem …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Revestimento brasileiro tem menor pegada de carbono

Terceira maior do planeta no setor, a indústria brasileira representada pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) comemora um novo marco no quesito sustentabilidade ambiental: em 2021, emitiu 3,26 quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) por metro quadrado produzido. O volume é menor do que o expelido por dois dos mais tradicionais e tecnológicos fabricantes globais, a Espanha, com 5,5, e a Itália, com média de cinco. Dados são de estudo realizado pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB).

Os dois …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Solução acústica sustentável

Baffles: beleza, funcionalidade e versatilidade

Solução acústica sustentável

Revestimentos de paredes e placas acústicas podem e devem melhorar a inteligibilidade do som e da temperatura do ambiente, uma vez que hoje já fazem parte do conceito de sustentabilidade durante o pré e o pós-obra. A Trisoft dispõe de um portfólio de alta performance, contendo produtos com tais finalidades, benefícios estéticos, decorativos, além de serem ecofriendly, seguros e autoextinguíveis. Cada metro quadrado de produto, fabricado pela Trisoft, representa um total de 35 a 250 garrafas PET. São itens 100% recicláveis e vem para atender uma nova demanda …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

CDHU expõe Casa Modelo no 25º Salão

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) expôs no 25º Salão Internacional da Construção e Arquitetura, em abril, na capital paulista, a casa que serve de modelo para as futuras contratações da empresa. A Casa Modelo foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos, conforme as diretrizes de qualidade da empresa, com pé-direito de 2,60 m, laje de concreto, piso cerâmico nos ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, sistema fotovoltaico …

Leia mais