Edição 355 Agosto 2024
Edição 355Agosto 2024
Segunda, 16 De Setembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Divulgação

Mais desempenho ao concreto

Fibras de polipropileno substituem telas soldadas e fibras de aço

Mais desempenho ao concreto

Cada vez mais presente no concreto, as fibras de propileno tem se destacado por proporcionar maior vida útil e durabilidade às construções, além de substituir materiais perigosos – como o amianto, fibra mineral usada também em misturas com cimento, que, apesar de resistente, tem propriedades tóxicas e é proibida no Brasil desde 2017. A Camargo Química, especializada em soluções sustentáveis para a construção civil, desenvolveu duas fibras de polipropileno, a CQ Fibermax e a CQ Micro Fiber, que possuem características que combatem condições adversas do concreto, como a degradação e a fissuração.

“Quando o concreto conta com a adições de materiais cimentícios suplementares (MCS) e aditivos, é possível reduzir a porosidade e fissuração deste material”, explica Fábio Camargo, CEO da Camargo Química: “Com a fibra de polipropileno, o concreto ganha uma série de vantagens que corroboram com a sua vida útil. Além disso, a fibra de polipropileno não sofre alterações por ser uma substância sintética – não oxida, não absorve água, é quimicamente inerte, álcali resistente, e tem excelente dispersão no concreto”.

A CQ Fibermax é indicada para lajes e pavimentos rígidos, com função estrutural. Por conta do seu alto volume de filamentos, traz melhor acabamento, economia na comparação com outros materiais similares, e aumento do desempenho mecânico, conferindo maior agilidade e rapidez na execução de pavimentos e lajes. Já a CQ Micro Fiber sem função estrutural, pode ser usada em conjunto com a CQ Fibermax ou separado, atuando em propriedades diferentes e complementares do concreto. Ela traz efeito anti-crack, direcionada para concretagem de pavimento, argamassas e concretos projetados, por conta da sua alta capacidade de dispersão na mistura do concreto, colaborando no combate a retração plástica e hidráulica dos concretos e argamassas, principalmente no estado fresco. Traz um reforço tridimensional, aumentando a durabilidade da mistura, maior resistência a impacto (ductilidade e tenacidade), possibilidade de substituição do aço ou redução considerável da taxa de armaduras, conferindo economia às estruturas e peças pré-fabricadas. Proporciona ainda proteção do concreto contra fungos e algas, além do combate aos mecanismos de spalling do concreto em situações de incêndio.

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Selo ouro no GHG Protocol

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo Ouro do GHG Protocol, que certifica a qualidade dos inventários de emissões de gases de efeito estufa. A certificação reconhece que o inventário corporativo apresentado atingiu nível de qualidade, por meio de balanço auditado de suas emissões. “A Hidrovias do Brasil tem a sustentabilidade como pilar desde a sua concepção e segue priorizando seu olhar nesta frente”, comentou a diretora de Sustentabilidade Fabiana Gomes: “Atrelado ao seu compromisso sustentável, a companhia tem …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Revestimento brasileiro tem menor pegada de carbono

Terceira maior do planeta no setor, a indústria brasileira representada pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) comemora um novo marco no quesito sustentabilidade ambiental: em 2021, emitiu 3,26 quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) por metro quadrado produzido. O volume é menor do que o expelido por dois dos mais tradicionais e tecnológicos fabricantes globais, a Espanha, com 5,5, e a Itália, com média de cinco. Dados são de estudo realizado pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB).

Os dois …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Solução acústica sustentável

Baffles: beleza, funcionalidade e versatilidade

Solução acústica sustentável

Revestimentos de paredes e placas acústicas podem e devem melhorar a inteligibilidade do som e da temperatura do ambiente, uma vez que hoje já fazem parte do conceito de sustentabilidade durante o pré e o pós-obra. A Trisoft dispõe de um portfólio de alta performance, contendo produtos com tais finalidades, benefícios estéticos, decorativos, além de serem ecofriendly, seguros e autoextinguíveis. Cada metro quadrado de produto, fabricado pela Trisoft, representa um total de 35 a 250 garrafas PET. São itens 100% recicláveis e vem para atender uma nova demanda …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

CDHU expõe Casa Modelo no 25º Salão

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) expôs no 25º Salão Internacional da Construção e Arquitetura, em abril, na capital paulista, a casa que serve de modelo para as futuras contratações da empresa. A Casa Modelo foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos, conforme as diretrizes de qualidade da empresa, com pé-direito de 2,60 m, laje de concreto, piso cerâmico nos ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, sistema fotovoltaico …

Leia mais