VEÍCULOS E NEGÓCIOS – Jornal Perspectiva
Edição 282Julho 2018
Terça, 21 De Agosto De 2018
Editorias

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Há um clima no ar!

Polo 200 TSI: bancos confortáveis, espaço honesto para o motorista maior que 1,80 m

Há um clima no ar!

Nelson Tucci

Está fácil se apaixonar pelo Novo Polo. A sensação externa é que a carroceria do Gol foi redesenhada para mais um lançamento da família. Mas a coisa não é bem assim. Acomodando-se no banco e empunhando o volante do Polo a primeira impressão fica para trás e ao ligar o motor e acelerar a velha sensação desaparece feito fumaça.

Andamos no Polo 200 TSI, cujo interior é bem equacionado. Bancos confortáveis, espaço honesto para o motorista maior que 1,80 m, tela multimídia (composition touch) espetacular e o volante multifuncional idem, assim como a direção elétrica. O porta-malas de 300 litros acomoda bem a bagagem. E se precisar de mais, os bancos traseiros são rebatíveis.

Com os vidros fechados, o silêncio reina e nem a aceleração plena em subidas íngremes, serra e pisos irregulares alteram esse conforto. Rodamos pouco mais de 1.000 km em estradas estaduais (SP) e federais e a tranquilidade permaneceu. O câmbio automático de seis marchas faz o motorista relaxar na estrada contínua e se mostra de grande valia no trânsito e na subida de serra.

E para quem gostou disso tudo, calma que ainda tem o motor. Carregando 115 cv a gasolina (e 128 cv a álcool) e de um agradabilíssimo torque (20,4 kgfm), o turbo de 3 cilindros e 12 válvulas é “show de bola”. Aliás, o motor 1.0 da Volkswagen que anda turbinado é realmente um grande feito da tecnologia.

Rodando a gasolina, conseguimos a média de 12 km/l na cidade e de surpreendentes 16,3 km/l (média, em rotação abaixo de 3.000 rpm) na estrada. Arerê, new Polo, esta avaliação foi um “love com você”. Arerê!

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Levantamento Cesvi Brasil foca segurança

O Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi Brasil/Mapfre), dedicado à segurança veicular e estudos sobre reparação automotiva, produziu um levantamento de iniciativas mundiais que impactam a história da segurança viária.

Atualmente existem duas ações que visam reduzir a violência e acidentes no trânsito. A primeira delas é a Década de Ação para Segurança Trânsito (2011-2020), coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a segunda, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, instituída esse ano pela ONU (Organização das Nações Unidas) e já foi adotada …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Parceria estratégica no Espírito Santo

Ventorim: único cliente do Brasil a ser representante da marca

Parceria estratégica no Espírito Santo

A Politintas, que já trabalha com as linhas imobiliária, automotiva e spray da Sherwin-Williams, passa a ser também distribuidora da linha de produtos P&M (linha industrial de proteção anticorrosiva e marítima). Com o fornecimento de um amplo portfólio de produtos da Sherwin-Williams, a rede de lojas da Politintas se consolida como grande fornecedora de produtos da marca no Espírito Santo. A Politintas tem como sua principal característica o foco em serviços, agilidade de entrega e a confiança do consumidor final.

Segundo o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim, “somos …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Moderno e de bom desempenho

Honda WR-V: conjunto de motor (1.5 de 116 cv) e câmbio (CVT) é o mesmo do Fit

Moderno e de bom desempenho

Nelson Tucci

Quem já andou de Honda Fit e gostou, certamente vai gostar ainda mais do WR-V. A cabine não é diferente, mas o dirigir é mais agradável. Isto graças à nova suspensão que o caracteriza como um “mini SUV”, categoria recém-inventada para carros de estilo misto.

A suspensão é bem calibrada e oferece conforto para motorista e passageiros, uma vez que absorve bem os impactos na cidade e oferece conforto na estrada. A propósito, o modelo pouco mais alto que o carro de passeio tradicional em nada …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Cabos elétricos que suportam até 500°C

Cofibam: cabos para altas temperaturas

Cabos elétricos que suportam até 500°C

A utilização de cabos inapropriados às necessidades de um empreendimento pode trazer sérias consequências, como incêndios e prejuízos. Atenta às necessidades do mercado, a Cofibam, que fabrica cabos elétricos especiais, desenvolveu produtos para altas temperaturas. São nove linhas (Cofialt, Cofisil, SHT, Cofiflon, KHT, MHT, LM, Cofidox-Radoxil e Cofisolda), que reúnem 29 tipos de cabos com características diferenciadas, seja aplicações em equipamentos com altas temperaturas, como estufas e fornos, pontos críticos em veículos ou ambientes, entre outros.

A linha Cofisil, por exemplo, é composta por nove tipos de cabos, …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Mobilização pelo “Decreto dos Portos”

Os presidentes da Comissão de Portos e da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Sergio Salomão; da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), José Di Bella Filho; da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro; e do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, anunciaram que as entidades ingressaram no Tribunal de Contas da União (TCU) como parte interessada no processo que analisa o “Decreto dos Portos”.

Há um ano o setor portuário aguarda a eficácia do Decreto nº …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

100% brasileiro

Stark: 4x4, com motor F1A, 2.3 L 16V Turbodiesel Intercooler

100% brasileiro

Nelson Tucci

O fordismo já era. O negócio agora é trabalhar conceito, produzir em quantidades menores, customizar veículos e ter como diferencial o pós-venda. Pelo menos é o que pensa um grupo de 105 investidores que banca a TAC, fabricante do Stark – um veículo off-road relançado em 23 de maio, com expectativa de vender 100 unidades durante este ano. “Mais que um carro diferenciado, os proprietários do Novo Stark assumem um life style”, diz o executivo Paulo Magalhães.

Em 2009 a então Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) apostou …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Mais produtividade e segurança

A Ford Caminhões antecipou o anúncio de um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano. Chamado Ford Connect, o novo produto inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado. O objetivo é oferecer apoio à produtividade e segurança do transportador com o uso de novas tecnologias.

Segundo o gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Compacto chinês agrada

T40 da JAC: alento para a marca vice-campeã em importação

Compacto chinês agrada

Nelson Tucci

Quem gosta de SUV, mas prefere um modelo mais jeitosinho, que encaixa melhor em sua necessidade e preferência, tem a opção do compacto T 40, da JAC. Um carro com design moderníssimo, todo estilizado, que faz sucesso entre muitos apreciadores de marcas importadas.

SUVs, sigla em inglês de veículos utilitários esportivos, são modelos que ganham a preferência do brasileiro nos últimos anos, mas que na real tratam-se mais de um apelo de marketing que propriamente modelos, porque nem todos têm capacidade off road.

Confesso que aderi …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Construtora obtém certificação

A Construtora Pacaembu recebeu a certificação Great Place to Work, que avalia a gestão de organizações de diversos segmentos e reconhece as empresas de todo o mundo que são um excelente lugar para trabalhar. A consultoria tem sede nos Estados Unidos e está presente em 58 países.

Com 25 anos de atuação no mercado, a construtora aplicou o questionário desenvolvido pela Great Place to Work a seus colaboradores para conquistar a certificação. “Nos esforçamos muito para criar um ambiente saudável e para que todos os nossos colaboradores sintam …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Detran.SP facilita cidadão

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece 27 serviços eletrônicos e eles podem ser acessados por meio da conta particular do cidadão no Facebook ou no Gmail. Isso mesmo! Basta vincular o perfil da rede social com o cadastro realizado no portal www.detran.sp.gov.br, que tem mais de 11,7 milhões de usuários registrados.

A iniciativa simplifica o acesso aos serviços online do Detran.SP. Também é uma forma de ajudar o cidadão que eventualmente acaba esquecendo o login e a senha do portal do departamento. É …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

Queridinho das ruas

Fit, amor à primeira vista: câmbio CVT é importante aliado no trânsito pesado da cidade ou na subida de serra

Queridinho das ruas

Nelson Tucci

“Um Honda é um Honda” costumam dizer alguns de seus proprietários, revelando satisfação e orgulho da marca. Veículos & Negócios foi dar um rolé no Fit EXL 2018 e conferiu as alterações produzidas no modelo. Com design inconfundível, apresenta a grade do para-choque com uma colmeia e friso cromado, combinando bem com os faróis, agora produzidos com modernas luzes de LED. A alteração mantém a característica do modelo e confere a ele um ar renovado. Na traseira, se você reparar bem vai ter a sensação de …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Ana Mello/Divulgação

Madeira certificada na nova cobertura

Museu da Língua Portuguesa: madeira proveniente da Amazônia

Madeira certificada na nova cobertura

As madeiras que serão usadas na reconstrução da cobertura do Museu da Língua Portuguesa estão na Ala Leste da Estação da Luz, em São Paulo. No total, serão 67 m3 – o correspondente a 89.150 kg – de madeira certificada proveniente da Amazônia, do tipo cumaru. A volumetria externa do edifício será mantida, e a cobertura ganha nova configuração em seu interior: as peças de madeira serão combinadas a cabos de aço na sustentação da cobertura de zinco. O redesenho interno da cobertura traz mais leveza e visibilidade …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Manutenção preventiva garante um bom motor

Para manter a vida útil dos motores dos veículos é preciso alguns cuidados. As peças internas, quando em funcionamento, estão em constante atrito e com o tempo acabam se desgastando. “A manutenção preventiva é um dos pontos relevantes para garantir a durabilidade dos motores, bem como selecionar o combustível na hora de abastecer”, afirma Ricardo Nonis, vice-presidente do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), acrescentando que a qualidade do óleo lubrificante e dos filtros também devem ser observados.

Nonis diz que é preciso atenção em alguns hábitos …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Fotos Reprodução

Crescimento para valer em 2018

Megale: resultado é muito bom e está dentro da expectativa, pois a base de comparação do primeiro semestre de 2017 é baixa

Crescimento para valer em 2018

Nelson Tucci

Após dois anos de forte turbulência – desestabilizando o crédito, inibindo negócios e gerando um passivo de 14 milhões de desempregados –, a economia brasileira dá sinais consistentes de recuperação. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a taxa Selic caiu para 6,75% a.a., a projeção da inflação para este ano é de 3,95% (dentro da meta, portanto) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 2,7%. Para corroborar a tendência, a indústria automotiva anuncia alta de 24,6% da produção (janeiro …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Divulgação e Nelson Tucci

Juntos, conforto e economia

Jetta 1.4 TSI: ar esportivo em um modelo presumidamente clássico

Juntos, conforto e economia

Nelson Tucci

Esqueça o motor 1.4 tradicional. Quem anda no Jetta 1.4 TSI, da mesma família EA211 que equipa o Golf e o Audi A3, se surpreende. Apesar de seus robustos 1.298 kg, o carro é econômico. Ah, e anda muito. São 150 cv para você se divertir no torque (25,4 kgfm).

O carro é bonito por fora e por dentro. Avaliamos o modelo Comfortline 1.4, que tem bancos de couro, uma excelente direção elétrica, volante multifuncional, espelhos elétricos, controle de estabilidade, central multimídia e teto solar, conferindo …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Planos têm prazo até 2019

Municípios que ainda não possuem plano de mobilidade urbana terão até abril de 2019 para elaborá-lo. O novo prazo está previsto na Medida Provisória nº 818/2018 e caso não cumpram esta obrigatoriedade ficarão impedidos de contratar recursos federais. O programa “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana” disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Objetivo é melhorar a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e da qualidade de vida da população urbana. O cadastramento das propostas é feito por …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Um mínimo de prudência!

Alguns componentes devem ser analisados por profissionais

Um mínimo de prudência!

Nelson Tucci

As férias chegaram e a maioria dos brasileiros já sabe o que fará nas próximas semanas; enquanto outros adotam o estilo Zeca Pagodinho, praticando o “deixa a vida me levar”… Quem vai viajar precisa ter um mínimo de prudência, e isto significa, entre muitas coisas, planejar o roteiro (especialmente quando se tem criança junto) e fazer uma revisão no carro. Afinal, com mais pessoas botando o pé na estrada é grande a contribuição para o aumento do tráfego de veículos.

Diante disso, um mínimo de planejamento …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Ônix dá olé e Kwid desce a ladeira

No início de dezembro, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores divulgou relação dos mais vendidos de novembro. Com 18.611 unidades comercializadas, o Chevrolet Onix vendeu mais em um mês que o Ford Fiesta no ano inteiro! Já o Ford Ka, com 9.067 unidades, e o HB20 (Hyundai), com 8.527, disputam firme a segunda colocação. Segue, na lista, o Gol (VW), com 6.290 unidades.

Quem apanhou feio é a marca Renault. O Sandero, que ficou entre os três carros mais vendidos do Brasil em julho último, despencou …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Divulgação

Mini com pinta de carrão

Creta: porta-malas comporta 431 litros de bagagem

Mini com pinta de carrão

Nelson Tucci

O design é elogiável, o motor tem boas respostas e é silencioso. Internamente o veículo é confortável, elegante (com direito a bancos de couro, com sistema de ventilação através de seus furinhos) e acomoda facilmente quatro adultos e uma criança. A pinta é de um carrão, mas a Hyundai o classifica na categoria mini SUV. Este é o Creta, modelo aguardado por algum tempo pelo mercado nacional, ávido por novidades sempre, que no exterior tem outro nome (ix25).

Na versão 2.0, por nós avaliada, o motor …

Leia mais