Edição 314Março 2021
Sexta, 16 De Abril De 2021
Editorias

Publicado na Edição 314 Março 2021

Divulgação

Batalha do chip

Indústria automotiva registra falta de componentes

Batalha do chip

Nelson Tucci

A gente pode botar a culpa no tal do 5G. Também pode responsabilizar o titular do Ministério da Logística (se existir um) pela sua inoperância explícita. Alternativamente, também entram no jogo do empurra os fabricantes de celulares que usam mais do que precisam desses componentes. Mas, pensando direito, vai sobrar é para os moleques que ficam nos seus joguinhos super-mega-hiper eletrônicos o dia todo. Com isto, faltam semicondutores no mercado e os carros ficaram a ver navios, esperando que estes tragam de outras bandas o “aditivo eletrônico” para funcionar.

Brincadeiras à parte com os molequinhos – e outros nem tanto, que apenas os acompanham nas atividades lúdicas – o fato é que a indústria automotiva anda apertada com a falta de componentes para seus modelos, hoje carregados de tecnologia. GM, VW, Toyota, Honda e Fiat têm passado apuros para montar os seus veículos. Mas se serve de consolo, não é apenas no Brasil que as montadoras estão disputando os chips com outros setores econômicos.

Segundo estudo divulgado da Auto Forescast Solution (AFS), consultoria norte-americana, no mundo inteiro já ocorreram várias interrupções e, com isto, 933 mil unidades automotoras deixaram de ser produzidas. Não é pouca coisa. É quase metade de toda a produção brasileira do ano passado, por exemplo. A indústria setorial terá de absorver este impacto de alguma maneira, pois, de acordo com um experiente engenheiro ouvido por Veículos & Negócios, isto não se recupera.

Pior que a perspectiva acima é saber que com a pandemia do novo coronavírus comendo solta, os moleques ficarão em casa ainda mais entretidos, consumindo muitos chips, e com eles seus irmãos, pais, tios e avós. Até o final deste semestre não deverá ocorrer normalização neste mercado e, portanto, o país que ainda não tiver um Ministério da Logística que trate de criá-lo. Candidatos existem.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 314 Março 2021

Divulgação

Inteligência contra ameaças cibernéticas

Cibercriminosos manipulam e destroem sistemas

Inteligência contra ameaças cibernéticas

Preocupação constante das empresas, as ameaças cibernéticas representam um grande perigo à integridade dos dados da companhia. Afinal, os cibercriminosos manipulam e destroem sistemas, com potencial para danificar organizações, roubar dados sensíveis dos funcionários e clientes e vazar informações confidenciais. Neste contexto, o Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (Idesp) criou a pós-graduação em Cyber Threat Intelligence (CTI), que visa suprir a demanda do mercado de trabalho em busca de profissionais capacitados. O curso, que antes era restrito apenas aos policiais e às forças armadas, tem como objetivo …

Leia mais

Publicado na Edição 314 Março 2021

Divulgação

EDP entrega usina solar para a NGK

Previsão é gerar 1.821 MWh e evitar a emissão de 104 toneladas de CO2 por ano

EDP entrega usina solar para a NGK

A multinacional EDP, que atua no setor elétrico por meio da EDP Smart, entregou sua segunda usina de energia solar construída para a NGK do Brasil, que opera nos segmentos automotivo e de revestimentos porcelanizados. Localizada em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, a nova planta abastecerá a fábrica com 1.821 MWh de energia ao ano, o suficiente para abastecer 758 residências com consumo médio anual de 2.400 kWh.

O empreendimento conta com 3 mil módulos de 420 Wp e nove inversores, que utilizam dois hectares …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Divulgação

Para a economia tomar fôlego

Setor aposta em recuperação neste ano para compensar os prejuízos do estranho ano de 2020

Para a economia tomar fôlego

“Sentindo frio em minh’alma

Te convidei pra dançar

A tua voz me acalmava

São dois pra lá, dois pra cá”

Aldir Blanc / João Bosco

Nelson Tucci

A indústria automotiva bem que começou otimista o ano, quando o presidente da associação das montadoras, Luiz Carlos Moraes, chamou de “otimismo moderado”. A entidade aposta na produção de 2,37 milhões de veículos automotores (inclusos os automóveis, utilitários leves, ônibus e caminhões), com o que o mercado interno cresceria 15% sobre 2020. Mas as coisas parecem “andar de lado” no Brasil, …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Divulgação

Ansiedade no trabalho

Distúrbio atinge colaboradores

Ansiedade no trabalho

Colaboradores se sentem mais conectados aos colegas de trabalho do que à liderança da empresa e isso gera ansiedade. Isso ocorre porque a proximidade é que gera conexão. A falta dela, e de tudo o que vem junto – como empatia e escuta-ativa –, acaba provocando sentimentos negativos no ambiente de trabalho, como frustração, cansaço e desânimo. Esta é uma das conclusões da pesquisa Comunicação Não-Violenta nas Organizações no Brasil, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Aplicada nas cinco regiões do Brasil em empresas nacionais e multinacionais …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Divulgação

Projeto incentiva embalagens sustentáveis

Frascos de protetor solar fabricados com plástico processado

Projeto incentiva embalagens sustentáveis

Grupo Boticário desenvolve o projeto Seaside, na área de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia, que utiliza resíduos plásticos descartados incorretamente nas praias para a produção de embalagens ecologicamente responsáveis. Na primeira fase do projeto, em parceria com a Globalpet (que compra o plástico de cooperativas de catadores do litoral de São Paulo), foram recolhidas 265 toneladas de plástico, que, após processado e transformado em resina, originam embalagens de protetor solar e outros itens do portfólio da marca.

Com foco em sustentabilidade, economia circular, redução do impacto ambiental e …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Divulgação

Cooperativismo impulsiona economia

Setor é responsável por significativa parte do PIB nacional

Cooperativismo impulsiona economia

Com 7 mil cooperativas atuantes no país, empregando 425 mil pessoas e atendendo 14,6 milhões de brasileiros, o cooperativismo tende a ser um dos grandes impulsionadores da economia em 2021, especialmente com os aprendizados trazidos pela pandemia. O momento auxilia o segmento a quebrar barreiras nos centros urbanos, onde sempre encontrou dificuldades de penetração em comparação com as cidades do interior.

As crises política, econômica e sanitária vividas pelo Brasil nos últimos anos são grandes responsáveis na busca por soluções coletivas. “Quanto mais as pessoas percebem que não …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Divulgação

BNE aponta profissões em alta

Vacinação reduzirá incertezas

BNE aponta profissões em alta

O Banco Nacional de Empregos (BNE) elencou 12 ocupações que devem ser tendência neste ano: desenvolvedor de software, analista de sistemas, pedreiro, mestre de obras, ajudante de pedreiro, auxiliar de carga e descarga, operador de empilhadeira, entregador, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e médico. Para o CEO do BNE, Marcelo de Abreu, 2021 deve começar com menos força quando comparado a 2020: “Temos 77% de aumento da movimentação do mercado de trabalho geralmente em janeiro, porém, com a pandemia este número será menor. Apesar deste cenário, setores que …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Divulgação

Insumos e câmbio ameaçam

Movimento da economia mais parece um “S” que propriamente um “V”

Insumos e câmbio ameaçam

Nelson Tucci

A falta de insumos, o crescimento dos casos de Covid-19 e as incertezas do câmbio já acenderam a luz amarela no setor automobilístico. O ano novo começará com incertezas. O 2020 já ficou para trás, mas com uma história de volatilidade grande, já que em função da pandemia tivemos um primeiro semestre desastroso, do ponto de vista econômico, e um segundo mais alentador com crescimento de produção e vendas sobre bases mensais anteriores. No acumulado do ano, o crescimento será negativo, mas, em razão do tombo …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Mais flexibilidade em 2021

Para garantir o bem-estar e a segurança dos funcionários, a Schneider Electric porá em execução políticas de teletrabalho em 2021. Diante de um ano atípico por causa da pandemia, a empresa, líder em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, reforçará seus projetos de flexibilização para colaboradores. Assim, a empresa ampliará a elegibilidade da flexibilização. Ou seja, anteriormente, ela era concedida para profissionais com cargo a partir de analista pleno. Agora, todos os colaboradores do nível administrativo têm direito a esse benefício.

Desde 2017, a Schneider tem …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Reprodução

A List CDP 2020: boas práticas ambientais

As empresas da A List somam US$ 15 trilhões em valor de mercado

A List CDP 2020: boas práticas ambientais

Mais de 300 empresas, incluindo Klabin S/A, Duratex, Marfrig, Vina Concha y Toro S A, CMPC, Mitsubishi Electric e HP Inc, foram nomeadas na A List deste ano pelo CDP, organização ambiental sem fins lucrativos que incentiva empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. O resultado aponta um aumento significativo, em relação ao ano passado, apesar dos desafios colocados pela pandemia.

A List mostra as empresas líderes em transparência e ação ambiental, com base em …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Divulgação

Cresce alavancagem das vendas

R$ 15,25 bilhões de recursos liberados para o financiamento de veículos

Cresce alavancagem das vendas

Nelson Tucci

Sem medo de ser feliz, brasileiros vão atrás do seu automóvel – para contemplar necessidades ou satisfazer um sonho. Somente em setembro último, o volume de dinheiro liberado foi de R$ 15 bi, valor 8% acima daquele utilizado em igual período do ano passado. No mundo corporativo, alavancagem significa que você contrai dívida para expandir ou manter o operacional em condições de competição. Isto nem sempre é ruim, ao contrário. Alavancar uma empresa significa uma forma de capitalização para seguir em frente. É óbvio que tudo …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Fundo de Venture Capital de R$ 200 mi

Criado pelo Grupo Fleury e Grupo Sabin, o Kortex Ventures é um Corporate Venture Capital (CVC) que visa identificar oportunidades no mercado para gerar valor às empresas investidas. O fundo pretende aportar R$ 200 milhões em empresas nascentes de tecnologia de saúde nacionais e estrangeiras, investindo de forma minoritária em negócios de medicina diagnóstica, medicina personalizada e saúde digital. A meta é que em quatro anos o fundo seja sócio de 15 a 18 healthtechs.

O Kortex nasce carregando o conhecimento e a experiência de dois players no …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Reprodução

Oportunidade impulsionada durante a pandemia

Lilbras ganhou importância

Oportunidade impulsionada durante a pandemia

Com a inclusão da comunidade surda, em face à proliferação de lives durante a pandemia, ganhou importância a língua brasileira de sinais (Libras) para acessibilidade dos que possuem esse tipo de deficiência – que, aliás, não são poucos: cerca de 10 milhões de surdos no Brasil, segundo a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (Febralpis), com cerca de 70% tendo alguma dificuldade de compreensão do português escrito, o que tornam insuficientes as legendas on time.

O contexto incentivou o …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Divulgação

Elétricos caminham. Sem pressa.

Elétricos ainda custam praticamente o dobro dos modelos convencionais

Elétricos caminham. Sem pressa.

Nelson Tucci

O processo de eletrificação dos automóveis vai caminhando no Brasil. É frequente a notícia de lançamentos de variadas marcas. A criação de uma estrutura é bem complexa, não só pelos custos de implantação – lembrando sempre o tamanho do Brasil –, mas pela escala e a matriz produtora da energia a ser disponibilizada. O preço dos automóveis elétricos ainda é alto, mas a ideia da mobilidade compartilhada pode ser boa alternativa.

É previsível que em algum momento as ruas das capitais brasileiras estejam cheias de carros …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

ABB adquire Codian

AABB adquiriu em outubro a Codian Robotics B.V., fornecedor de robôs delta, que são usados principalmente para aplicações de pick and place de alta precisão. A Codian Robotics está localizada em Ede, Holanda, emprega 20 pessoas no mundo, e desenvolve linha ideal para indústrias sensíveis à higiene, incluindo alimentos e bebidas e produtos farmacêuticos. A empresa continuará atendendo seus clientes diretamente.

“Nossa aquisição ressalta nosso foco em tecnologia inovadora, ajudando nossos clientes a perceberem totalmente o potencial da automação e a aumentar sua flexibilidade em um cenário de …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Mutirão de Renegociação Tributária

Mutirão de Renegociação Tributária está disponível até 29 de dezembro no Portal Regularize em www.regularize.pgfn.gov.br A iniciativa tem apoio do Sebrae e possibilita a donos de pequenos negócios regularizarem seus débitos inscritos em Dívida Ativa da União com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e com a Receita Federal, no que diz respeito a débitos ainda não inscritos. Inserido no Programa de Retomada Fiscal, o mutirão oferece seis modalidades com condições diferenciadas para as micro e pequenas empresas, com redução de até 100% sobre juros, multas e encargos …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Precificação competitiva

A Black Friday ocorre em novembro e já está na hora de os empresários se prepararem para a data, que no ano passado ficou apenas atrás do Natal em vendas. O especialista em processos gerenciais e fundador do Predify, software de precificação inteligente, Carlos Schmiedel, afirma que a tarefa de dar preço a um produto ou serviço ainda é subestimada por muitos empresários: “Muitos empresários calculam a diferença entre o custo do produto ou serviço e o seu preço de venda para a precificação, uma estratégia chamada de …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Divulgação

Sustentabilidade na cadeia automotiva

Etanol pode ser a solução sustentável em vez de se colocar todas as fichas no veículo elétrico

Sustentabilidade na cadeia automotiva

Nelson Tucci

A ociosidade ainda é grande, mas a indústria automotiva reage bem na pandemia. Haverá fusões e aquisições no setor e aporte de investimentos em inovação para que o Brasil possa manter o parque instalado e concorrer com os players internacionais.

Para o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, o Rota 2030 espelha uma das melhores políticas automotivas do mundo.

Durante live promovida pela Bright Consulting, com apoio da ABDI, o CEO da Bright, Paulo Cardamone, demonstrou preocupação com a velocidade das transformações …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Divulgação

Família Constellation comemora 15 anos

Modelo foi estrela de série na televisão

Família Constellation comemora 15 anos

A família Constellation, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, comemora 15 anos em setembro como ícone do transporte rodoviário de cargas no Brasil. O modelo, que foi estrela de série televisiva, soma mais de 230 mil unidades comercializadas, o que projeta a família de caminhões como a mais vendida no mercado brasileiro nos últimos 10 anos consecutivos. O mais recente membro é o Constellation 33.460 6×4.

“O Volkswagen Constellation é um produto do qual a nossa marca se orgulha muito”, afirma Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. …

Leia mais