Edição 280Maio 2018
Terça, 19 De Junho De 2018
Editorias

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

100% brasileiro

Stark: 4x4, com motor F1A, 2.3 L 16V Turbodiesel Intercooler

100% brasileiro

Nelson Tucci

O fordismo já era. O negócio agora é trabalhar conceito, produzir em quantidades menores, customizar veículos e ter como diferencial o pós-venda. Pelo menos é o que pensa um grupo de 105 investidores que banca a TAC, fabricante do Stark – um veículo off-road relançado em 23 de maio, com expectativa de vender 100 unidades durante este ano. “Mais que um carro diferenciado, os proprietários do Novo Stark assumem um life style”, diz o executivo Paulo Magalhães.

Em 2009 a então Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) apostou em um veículo off-road nacional, levezinho, construído em fibra de vidro e muito material plástico. Aquela belezinha chegou ao mercado em um momento no qual o mundo ainda suspirava para ver a hora que acabava a crise econômica – deflagrada um ano antes – e o lançamento pode ter ocorrido na época errada. Um grupo chinês, de olhos bem abertos para o mercado brasileiro, abriu conversas, iniciou negociações, mas desistiu na hora de bater o martelo. A empresa se conteve e, para garantir sobrevivência e ganhar um plus, decidiu trocar a bela e Santa Catarina pelo paradisíaco Ceará.

Desde 2013 a TAC Motors opera em Sobral, atraída por incentivos fiscais, com uma equipe fixa de 30 profissionais e capacidade instalada para 1.000 unidades/ano. Uma ocupação que se espera conseguir em um prazo de dois a três anos, disse o capitão Neimar. De 2009 até hoje foram comercializadas apenas 217 unidades, mas o Neimar Braga, presidente da montadora, já adiantou que existem 100 encomendas neste ano.

“Temos um conceito de alfaiataria. Há o modelo básico e, em cima deste, você pode escolher o seu veículo, com a devida personalização”, dizem os executivos, apostando alto nos Stark Points: “Mais que um ponto de atendimento, esses points são feitos para convivência e relacionamento, espelhando um estilo de vida”. Pela lógica da companhia, o ideal é que antes de adquirir esse jipe a pessoa se vincule ao Clube Stark.

Até aqui a empresa catarino-cearense faz seus veículos mediante encomendas (de aproximadamente 90 dias), mas a partir deste relançamento do jipinho a intenção é aumentar gradativamente a produção. O atendimento e vendas serão feitos por meio de cinco distribuidoras regionais – Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste –, responsáveis pelo relacionamento com clientes, serviço de pós-venda e também pela apresentação e divulgação do veículo em um novo conceito de concessionária: os Stark Points, onde será possível ter uma experiência off-road completa, com cursos, test drive e eventos.

O preço inicial é de R$ 115 mil, na versão Black Cover. Há opção de outras cores – branca, amarela, verde, vermelha, preta, azul, vinho e laranja Atacama – e acessórios. O Stark (que significa força, no alemão falado em Santa Catarina) é um 4×4, com motor F1A, 2.3 L 16V Turbodiesel Intercooler, conhecido como multijet economy e fornecido pela FTP – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. São quatro cilindros e injeção direta common-rail, com geração de 127 cv a 3.600 rpm e torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm. De acordo com a montadora, ele faz 11 km/litro na cidade e até 13 km/l na estrada. A conferir.

A transmissão é de cinco velocidades sincronizadas, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas, oito amortecedores, quatro chassis tubulares de alta resistência, que integram sua gaiola de proteção, e tanque de combustível com capacidade para 70 litros, totalmente protegido pela estrutura principal. São itens de série a direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, cinto com três pontas para quatro ocupantes, farol de neblina, porta-objetos, rodas de liga leve, banco traseiro rebatível, retrovisores externos elétricos com luzes integradas, volante com regulagem de altura, odômetro digital, conta-giros, tomada 12 volts e painel multifuncional.

A Veículos & Negócios Neimar disse que entre o modelo 2009 e o atual pouca coisa mudou, exceto ajustes e melhor calibragem. Proximamente os jornalistas serão convidados a dar um rolé com o jipe, no interior de São Paulo. Até lá vamos só “pastorear”, pois pelo filme mostrado, o bichinho é bom de trilha, mas não custa nada a gente ver isso de perto e “pegar o beco”. Prost óxente!

São itens de série a direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas…

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Mais produtividade e segurança

A Ford Caminhões antecipou o anúncio de um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano. Chamado Ford Connect, o novo produto inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado. O objetivo é oferecer apoio à produtividade e segurança do transportador com o uso de novas tecnologias.

Segundo o gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Compacto chinês agrada

T40 da JAC: alento para a marca vice-campeã em importação

Compacto chinês agrada

Nelson Tucci

Quem gosta de SUV, mas prefere um modelo mais jeitosinho, que encaixa melhor em sua necessidade e preferência, tem a opção do compacto T 40, da JAC. Um carro com design moderníssimo, todo estilizado, que faz sucesso entre muitos apreciadores de marcas importadas.

SUVs, sigla em inglês de veículos utilitários esportivos, são modelos que ganham a preferência do brasileiro nos últimos anos, mas que na real tratam-se mais de um apelo de marketing que propriamente modelos, porque nem todos têm capacidade off road.

Confesso que aderi …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Construtora obtém certificação

A Construtora Pacaembu recebeu a certificação Great Place to Work, que avalia a gestão de organizações de diversos segmentos e reconhece as empresas de todo o mundo que são um excelente lugar para trabalhar. A consultoria tem sede nos Estados Unidos e está presente em 58 países.

Com 25 anos de atuação no mercado, a construtora aplicou o questionário desenvolvido pela Great Place to Work a seus colaboradores para conquistar a certificação. “Nos esforçamos muito para criar um ambiente saudável e para que todos os nossos colaboradores sintam …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Detran.SP facilita cidadão

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece 27 serviços eletrônicos e eles podem ser acessados por meio da conta particular do cidadão no Facebook ou no Gmail. Isso mesmo! Basta vincular o perfil da rede social com o cadastro realizado no portal www.detran.sp.gov.br, que tem mais de 11,7 milhões de usuários registrados.

A iniciativa simplifica o acesso aos serviços online do Detran.SP. Também é uma forma de ajudar o cidadão que eventualmente acaba esquecendo o login e a senha do portal do departamento. É …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

Queridinho das ruas

Fit, amor à primeira vista: câmbio CVT é importante aliado no trânsito pesado da cidade ou na subida de serra

Queridinho das ruas

Nelson Tucci

“Um Honda é um Honda” costumam dizer alguns de seus proprietários, revelando satisfação e orgulho da marca. Veículos & Negócios foi dar um rolé no Fit EXL 2018 e conferiu as alterações produzidas no modelo. Com design inconfundível, apresenta a grade do para-choque com uma colmeia e friso cromado, combinando bem com os faróis, agora produzidos com modernas luzes de LED. A alteração mantém a característica do modelo e confere a ele um ar renovado. Na traseira, se você reparar bem vai ter a sensação de …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Ana Mello/Divulgação

Madeira certificada na nova cobertura

Museu da Língua Portuguesa: madeira proveniente da Amazônia

Madeira certificada na nova cobertura

As madeiras que serão usadas na reconstrução da cobertura do Museu da Língua Portuguesa estão na Ala Leste da Estação da Luz, em São Paulo. No total, serão 67 m3 – o correspondente a 89.150 kg – de madeira certificada proveniente da Amazônia, do tipo cumaru. A volumetria externa do edifício será mantida, e a cobertura ganha nova configuração em seu interior: as peças de madeira serão combinadas a cabos de aço na sustentação da cobertura de zinco. O redesenho interno da cobertura traz mais leveza e visibilidade …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Manutenção preventiva garante um bom motor

Para manter a vida útil dos motores dos veículos é preciso alguns cuidados. As peças internas, quando em funcionamento, estão em constante atrito e com o tempo acabam se desgastando. “A manutenção preventiva é um dos pontos relevantes para garantir a durabilidade dos motores, bem como selecionar o combustível na hora de abastecer”, afirma Ricardo Nonis, vice-presidente do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), acrescentando que a qualidade do óleo lubrificante e dos filtros também devem ser observados.

Nonis diz que é preciso atenção em alguns hábitos …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Fotos Reprodução

Crescimento para valer em 2018

Megale: resultado é muito bom e está dentro da expectativa, pois a base de comparação do primeiro semestre de 2017 é baixa

Crescimento para valer em 2018

Nelson Tucci

Após dois anos de forte turbulência – desestabilizando o crédito, inibindo negócios e gerando um passivo de 14 milhões de desempregados –, a economia brasileira dá sinais consistentes de recuperação. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a taxa Selic caiu para 6,75% a.a., a projeção da inflação para este ano é de 3,95% (dentro da meta, portanto) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 2,7%. Para corroborar a tendência, a indústria automotiva anuncia alta de 24,6% da produção (janeiro …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Divulgação e Nelson Tucci

Juntos, conforto e economia

Jetta 1.4 TSI: ar esportivo em um modelo presumidamente clássico

Juntos, conforto e economia

Nelson Tucci

Esqueça o motor 1.4 tradicional. Quem anda no Jetta 1.4 TSI, da mesma família EA211 que equipa o Golf e o Audi A3, se surpreende. Apesar de seus robustos 1.298 kg, o carro é econômico. Ah, e anda muito. São 150 cv para você se divertir no torque (25,4 kgfm).

O carro é bonito por fora e por dentro. Avaliamos o modelo Comfortline 1.4, que tem bancos de couro, uma excelente direção elétrica, volante multifuncional, espelhos elétricos, controle de estabilidade, central multimídia e teto solar, conferindo …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Planos têm prazo até 2019

Municípios que ainda não possuem plano de mobilidade urbana terão até abril de 2019 para elaborá-lo. O novo prazo está previsto na Medida Provisória nº 818/2018 e caso não cumpram esta obrigatoriedade ficarão impedidos de contratar recursos federais. O programa “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana” disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Objetivo é melhorar a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e da qualidade de vida da população urbana. O cadastramento das propostas é feito por …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Um mínimo de prudência!

Alguns componentes devem ser analisados por profissionais

Um mínimo de prudência!

Nelson Tucci

As férias chegaram e a maioria dos brasileiros já sabe o que fará nas próximas semanas; enquanto outros adotam o estilo Zeca Pagodinho, praticando o “deixa a vida me levar”… Quem vai viajar precisa ter um mínimo de prudência, e isto significa, entre muitas coisas, planejar o roteiro (especialmente quando se tem criança junto) e fazer uma revisão no carro. Afinal, com mais pessoas botando o pé na estrada é grande a contribuição para o aumento do tráfego de veículos.

Diante disso, um mínimo de planejamento …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Ônix dá olé e Kwid desce a ladeira

No início de dezembro, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores divulgou relação dos mais vendidos de novembro. Com 18.611 unidades comercializadas, o Chevrolet Onix vendeu mais em um mês que o Ford Fiesta no ano inteiro! Já o Ford Ka, com 9.067 unidades, e o HB20 (Hyundai), com 8.527, disputam firme a segunda colocação. Segue, na lista, o Gol (VW), com 6.290 unidades.

Quem apanhou feio é a marca Renault. O Sandero, que ficou entre os três carros mais vendidos do Brasil em julho último, despencou …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Divulgação

Mini com pinta de carrão

Creta: porta-malas comporta 431 litros de bagagem

Mini com pinta de carrão

Nelson Tucci

O design é elogiável, o motor tem boas respostas e é silencioso. Internamente o veículo é confortável, elegante (com direito a bancos de couro, com sistema de ventilação através de seus furinhos) e acomoda facilmente quatro adultos e uma criança. A pinta é de um carrão, mas a Hyundai o classifica na categoria mini SUV. Este é o Creta, modelo aguardado por algum tempo pelo mercado nacional, ávido por novidades sempre, que no exterior tem outro nome (ix25).

Na versão 2.0, por nós avaliada, o motor …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Pequenos lideram vendas de seminovos

Os veículos Palio, Gol e Fiesta lideram o ranking dos automóveis seminovos mais procurados no comércio B2B, computado o período de janeiro a setembro deste ano. Segundo a plataforma AutoAvaliar, utilizada em mais de duas mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas, os três modelos tiveram a maior procura pelos lojistas brasileiros para alimentar o estoque e a oferta no varejo.

Neste ranking, entre os 10 mais procurados, também aparecem Fox, Celta, Ford Ka, Uno, Sandero, Ecosport e C3. O levantamento mostra que o …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Divulgação

Um gás à Chery

Fabricado no Brasil, Novo Celer valoriza espaço e economia

Um gás à Chery

Nelson Tucci

Há quem goste do modelo e há também quem não o conhecia. Mas depois desta matéria – esperamos! – a vida do Novo Celer não será mais a mesma. A Chery, montadora chinesa que aportou no Brasil em 2009, cometeu alguns erros de avaliação e teve modelos rejeitados pelo consumidor. Mas isto ficou pra trás. A aposta no QQ (já de fabricação nacional e com motor flex, sendo atualmente o mais barato do mercado, com preços em torno de R$ 26 mil) e na 2ª geração …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Comércio apresenta reação lenta

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na avaliação dos últimos 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente a igual período do ano anterior) houve queda de 2,1%. Já na avaliação contra setembro do ano passado, houve um aumento de 5,5%. Depois de dois anos de retração, desde novembro de 2016 o indicador …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Boa performance, sem perder a ternura

up! TSI: foguetinho, sempre que exigidos os seus 105 cv

Boa performance, sem perder a ternura

Nelson Tucci

Rodovia Régis Bittencourt. A camionete, embalada, parece ter alguma necessidade de “fazer a varredura e empurrar” quem está à frente. Cola na traseira do up! e começa a fazer aquela graça típica de motoristas amadores de fim de semana. Deixo passar. Em seguida, decido testar o motor TSI do novo up!, versão 2018. Reduzida básica para a 4ª marcha, embalo e engato novamente a 5ª marcha, agora abrindo o turbo. O “carrinho” que o motorista da Ranger vê pelo retrovisor inverte posição e começa a “empurrar” …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Concessionária é multada pela Artesp

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) aplicará multa de R$ 170 mil à Ecovias devido a irregularidades na rodovia Anchieta, a SP-150, durante a operação “Blitz Olho Vivo” realizada em 21 de setembro. A ação especial de fiscalização ocorreu em todos os 55,9 quilômetros de extensão da rodovia, que passa pelos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos. A blitz foi feita com a finalidade de verificar se a concessionária realiza os reparos dentro dos prazos contratuais. Agentes e técnicos …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

T5 suporta bem os dois primeiros anos

T5 2015: o desafio de avaliar um modelo usado

T5 suporta bem os dois primeiros anos

Nelson Tucci

Por sugestão da JAC, dirigimos um veículo com dois anos de uso. Aceitamos o desafio de avaliar um modelo e pegamos o T5, ano 2015, câmbio manual e quase 30.000 km rodados.

Externamente o modelo pouco mudou, então você se sente dentro de um carro novo, com belo design italiano. A suspensão tipo McPherson, de característica macia, continua muito boa na cidade e não cria problemas na estrada. O tempo de uso não refletiu qualquer alteração comparada a um modelo novo, também por nós avaliado há …

Leia mais