Edição 272Setembro 2017
Terça, 17 De Outubro De 2017
Editorias

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Boa performance, sem perder a ternura

up! TSI: foguetinho, sempre que exigidos os seus 105 cv

Boa performance, sem perder a ternura

Nelson Tucci

Rodovia Régis Bittencourt. A camionete, embalada, parece ter alguma necessidade de “fazer a varredura e empurrar” quem está à frente. Cola na traseira do up! e começa a fazer aquela graça típica de motoristas amadores de fim de semana. Deixo passar. Em seguida, decido testar o motor TSI do novo up!, versão 2018. Reduzida básica para a 4ª marcha, embalo e engato novamente a 5ª marcha, agora abrindo o turbo. O “carrinho” que o motorista da Ranger vê pelo retrovisor inverte posição e começa a “empurrar” aquela trolha apressada. Firme e sem perder a ternura jamais, o up! literalmente abre o gás. A Ranger, então, joga a toalha e dá passagem.

Este pequeno “teste”, de um motorista experiente, uma vez mais comprova o que o modelo já tinha mostrado anteriormente: o motor 1.0 de 3 cilindros, TSI, é um foguetinho na estrada sempre que exigidos os seus 105 cv. E ainda deixa algumas pessoas incrédulas.

A suspensão é bem calibrada (seria propositalmente um pouco mais dura que a concorrência para o carro não sair voando nas curvas?), a direção assistida cumpre a função e o câmbio – a exemplo dos demais Volkswagen – te deixa mal acostumado com a precisão.

Andamos na versão connect, que traz um para-choque pouco mais pronunciado que as versões iniciais e faixas laterais, dando-lhe uma pinta mais esportiva. A cor preta no teto e na tampa traseira e as lanternas escurecidas só confirmam o novo estilo. As rodas de 15 polegadas caem muito bem ao modelo.

Rodando a gasolina, na cidade ele foi um pouco além dos 12 km/l e na estrada chega a 16,8 km/l, na média, desde que em velocidade contínua. Enfim, um modelo que finge bem ser um comportado 1.0 litro. SQN.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Concessionária é multada pela Artesp

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) aplicará multa de R$ 170 mil à Ecovias devido a irregularidades na rodovia Anchieta, a SP-150, durante a operação “Blitz Olho Vivo” realizada em 21 de setembro. A ação especial de fiscalização ocorreu em todos os 55,9 quilômetros de extensão da rodovia, que passa pelos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos. A blitz foi feita com a finalidade de verificar se a concessionária realiza os reparos dentro dos prazos contratuais. Agentes e técnicos …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

T5 suporta bem os dois primeiros anos

T5 2015: o desafio de avaliar um modelo usado

T5 suporta bem os dois primeiros anos

Nelson Tucci

Por sugestão da JAC, dirigimos um veículo com dois anos de uso. Aceitamos o desafio de avaliar um modelo e pegamos o T5, ano 2015, câmbio manual e quase 30.000 km rodados.

Externamente o modelo pouco mudou, então você se sente dentro de um carro novo, com belo design italiano. A suspensão tipo McPherson, de característica macia, continua muito boa na cidade e não cria problemas na estrada. O tempo de uso não refletiu qualquer alteração comparada a um modelo novo, também por nós avaliado há …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Estágio na Mercedes-Benz

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio 2018 da Mercedes-Benz do Brasil. São oferecidas 70 vagas entre as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis, em São Paulo; Juiz de Fora, em Minas Gerais, além dos escritórios regionais de vendas nas cidades de São Paulo, Betim, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Para ingressar no programa, o candidato deverá estar cursando em 2018 o penúltimo ou último ano de graduação nos cursos que envolvem as áreas de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Favorecendo a boa relação…

Novo Voyage: as linhas externas modernizaram o modelo, especialmente na parte dianteira

Favorecendo a boa relação…

Nelson Tucci

A eficiência energética tem ajudado no desempenho dos carros mais novos. Em fevereiro de 2016 avaliamos o Voyage Comfortline de motorização 1.0. Neste mês de julho testamos o motor 1.6 do mesmo modelo e um ano mais novo. Creia, em termos de consumo é quase a mesma coisa, ou seja, fizemos 11,8 km/litro na cidade e a média de 15 km/l na estrada (a gasolina) e com a vantagem de ser um motor 1.6, com mais torque.

O motor de 4 cilindros e 8 válvulas corresponde …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Porsche aposta na energia solar

A equipe “Sonnenwagen” (carro solar) da RWTH Aachen University é o único time alemão, este ano, participando da “Challenger Class” na mais disputada corrida mundial para veículos movidos a energia solar. A Porsche está colaborando com o projeto através de apoio financeiro e técnico. “O uso sustentável de energias renováveis é um dos maiores desafios de nossa época”, afirma Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo da Porsche AG: “O desenvolvimento de um carro de corridas livre de emissões movido a energia solar representa um ambicioso empreendimento”. O executivo …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Cobalt mira o conforto

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 marchas

Cobalt mira o conforto

Nelson Tucci

Existem carros que priorizam preço; alguns, a potência; outros, o conforto. Em um mercado competitivo e tão cheio de opções o consumidor tem chances de escolher. Nesta edição Veículos & Negócios mostra o Chevrolet Cobalt como o carro do mês. Testamos o modelo, que tem a sua primeira reestilização. Em nossa opinião ficou bem melhor o design deste sedã, sobretudo nas laterais e na traseira. O tom de sobriedade está mantido e algumas atualizações ajudam os consumidores na escolha.

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Chegando ao Brasil o novo BMW

Lançado recentemente na Europa, o BMW M4 CS já está com o passaporte carimbado para o Brasil. A data de chegada da edição especial e limitada do cupê esportivo será confirmada oportunamente pelo fabricante, bem como o preço para o mercado brasileiro. Equipado com o Competition Package (Pacote de Competição) tem desenho esportivo e marca a introdução de uma nova nomenclatura para os modelos BMW M. O motor 3.0 litros teve sua potência de saída elevada a 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

“Perua” esbanja eficiência

SpaceFox: espaço da cabine é bom, conforto para todos os passageiros

“Perua” esbanja eficiência

Nelson Tucci

Automóveis festejados pela família brasileira de outrora, as “peruas” estão um pouco esquecidas. Perderam espaço para as SUVs no gosto do consumidor brasileiro. Veículos & Negócios resolveu matar a saudade e ver como é que andam as atuais station wagon (lembram disso?).

Circulamos com uma SpaceFox Highline e… a sensação foi boa. Motor 1.6, de 16 válvulas, tem um torque legal (16,8 Kgfm), pois o motor enche rápido facilitando sobremaneira a manutenção de velocidade em ultrapassagens e subidas, além – por óbvio que pareça – da …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Toyota amplia exportações na Argentina

A Toyota anunciou a expansão de 30% no volume de produção dos modelos Hilux e SW4, o que representa um incremento na ordem de 34.000 unidades por ano, na planta localizada na cidade de Zárate, na Argentina, até o final de 2017. O aumento irá proporcionar a abertura de 300 novos empregos naquela unidade. Com esta ampliação, a marca planeja elevar o volume das exportações em 50%, sendo 70% direcionado para 21 países na região da América Latina e Caribe. A fábrica da Toyota em Zárate produz cerca …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Firme na competição

JAC T5: continua sendo o melhor carro da montadora no Brasil

Firme na competição

Nelson Tucci

O estilo é agressivo. O design arrojado faz do JAC T5 um SUV bonito. E mais que isso, prazeroso ao dirigir. A suspensão tipo McPherson é bem calibrada, favorecendo com que tenha boa performance na cidade e na estrada, mesmo nas curvas mais fechadas. Em nossa avaliação, este permanece sendo o melhor carro da montadora, no Brasil.

A cabine continua um show. Grande, dá visibilidade ao motorista e conforto a todos os passageiros. O volante multifuncional, revestido, tem boa aderência às mãos e a direção assistida é …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Nissan comemora aniversário

O Complexo Industrial de Resende da Nissan, no estado do Rio de Janeiro, comemora três anos e, como novidade, iniciou a produção do Nissan Kicks, com investimentos de R$ 750 milhões. Obteve ainda a marca de um ano do projeto de exportação, fornecendo para oito países da América Latina. É a primeira fábrica 100% Nissan no Brasil. Os primeiros frutos foram o compacto March e o motor 1.6 16V flexfuel. Depois passou a produzir o motor 1.0 12V de três cilindros e o sedã Nissan Versa. É uma …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Divulgação

DNA 100% urbano

Mobi: esportivo com bonito design, fácil de estacionar

DNA 100% urbano

Nelson Tucci

Agilidade ou economia? Não dá pra querer tudo nesta vida, não é? Com alguns carros acontece o mesmo. No caso, o Mobi da Fiat nos coloca claramente esta opção com o antigo motor 1.0 Fire, de 4 cilindros. Com um bonito design, desde seu lançamento em 2016, e um jeitão todo esportivo, o carro não nega o DNA urbano.

Fácil de dirigir e estacionar, possui sensor de ré, espelhos regulados eletronicamente e um conjunto no painel corta fogo facilitando conexões Bluetooth, entrada USB e volante multimídia, …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Kawassaki cresce vendas via consórcio

Em meio à recessão econômica no país, a Kawasaki do Brasil identificou um nicho de mercado que vem se mostrando promissor. É a modalidade de consórcio. No ano passado, a empresa realizou 4.569 novas cotas e o período fechou com 1.256 contemplados. Tais números foram decisivos para uma política de expansão do modelo de negócio e a Kawasaki prevê crescimento para este ano. “Estamos muito confiantes para este ano”, declarou o diretor comercial do Consórcio Kawasaki, Diego Silva: “Percebemos que o mercado começa a dar sinais de recuperação, …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Prudência no uso da buzina

Evite toques mais longos na buzina: além de ser proibido, o som pode assustar o outro motorista e causar algum acidente

Prudência no uso da buzina

Nelson Tucci

Quem nunca se irritou com aquela mocinha mimada que buzina pra qualquer coisa e faz biquinho? Ou com aquele senhor que parece ser o dono da rua e desconta toda a sua raiva e frustração com um buzinaço? E os motoqueiros, então?

Para Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi Brasil), o (a) motorista deve estar atento (a) “à segurança e ao mal uso de equipamentos”, pois a legislação estabelece infração leve e pune com 3 pontos na CNH …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Mercado de franquias cresce na crise

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou balanço consolidado do setor de franquias em 2016. Foi apurado crescimento de 8,3%, com faturamento de R$ 151,2 bilhões. Os segmentos que mais cresceram foram Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%), Serviços Automotivos (11,6%) e Moda (10,4%).

Mergulhada neste mercado desde março do ano passado, a GrandVision by Fototica, por exemplo, iniciou no setor de franquias convidando empreendedores a se tornarem parceiros. Entrou neste ano com 17 franquias inauguradas em todo o Brasil.

A situação econômica parecida com uma espécie de “se …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Divulgação

O destaque é a funcionalidade

Comparação com os outros compactos podem favorecer...

O destaque é a funcionalidade

Nelson Tucci

Andamos com o J3 Turin flex, o sedan básico da JAC. E a impressão é melhor dentro do que fora dele. Redesenhado juntamente com o J3 (o irmão mais velho) há 3 anos, tem um design limpo, com uma bonita frente. No mais é um modelo comum.

Dentro, a direção assistida agrada, assim como os espelhos reguláveis, as aberturas internas para o porta-malas (respeitável, de 490 litros) e o tanque. Os pedais têm estilo esportivo e o espaço no banco traseiro é bem razoável para o …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Transporte de bicicletas e pranchas

Em tempo de férias, anote os cuidados gerais ao transportar cargas externas: realizar a fixação do bagageiro e da carga conforme recomendado pelo fabricante do bagageiro; não deixar que a visibilidade e estabilidade de condução fiquem comprometidas; não provocar ruído ou poeira; não ocultar luzes; não exceder a largura e os limites de carga do veículo, além de outras dimensões. As bicicletas podem ser transportadas em bagageiros traseiros ou de teto. No caso da prancha de surfe, o transporte é permitido na parte superior externa da carroceria, presa …

Leia mais

Publicado na Edição 263 Dezembro 2016

Mestre estima PIB de 1,5% para 2017

O Produto Interno Bruto (PIB) deve voltar a crescer em 2017, mas de forma moderada: 1,5% e a produção industrial voltará a níveis de 2010, quando registrou 10,5% de expansão setorial. Esta é a previsão do professor Roberto Dumas Damas, mestre em economia pela Universidade de Birmingham (ING), em palestra na Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros): “As taxas de juros até cairão no Brasil, embora com menor intensidade, devido ao efeito Trump”. E apesar da dívida de empresas e o …

Leia mais

Publicado na Edição 262 Novembro 2016

Livro ensina a economizar combustível

“Consumo de Combustível – Uma Questão de Atitude”, de Luiz A. Pigozzo, aborda a questão de forma simples e direta. Com mais de 30 anos de experiência na área, o autor aponta pontos importantes vivenciados no setor de assistência técnica. “Os custos operacionais das empresas TRC e TRP têm aumentado a cada dia, devido à concorrência, e torna-se praticamente impossível o repasse destes aumentos para os preços do frete, podendo colocar em risco a viabilidade do negócio”, adverte. O livro se propõe a ajudar os gestores de frota …

Leia mais