Edição 278Março 2018
Segunda, 23 De Abril De 2018
Editorias

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

Queridinho das ruas

Fit, amor à primeira vista: câmbio CVT é importante aliado no trânsito pesado da cidade ou na subida de serra

Queridinho das ruas

Nelson Tucci

“Um Honda é um Honda” costumam dizer alguns de seus proprietários, revelando satisfação e orgulho da marca. Veículos & Negócios foi dar um rolé no Fit EXL 2018 e conferiu as alterações produzidas no modelo. Com design inconfundível, apresenta a grade do para-choque com uma colmeia e friso cromado, combinando bem com os faróis, agora produzidos com modernas luzes de LED. A alteração mantém a característica do modelo e confere a ele um ar renovado. Na traseira, se você reparar bem vai ter a sensação de encontrar um sorriso estilizado. Ou seja, por fora o Fit 2018 está bem na foto.

Internamente o carro agrada, à exceção do banco do motorista cujo trilho poderia ser um pouquinho mais longo, pois isto faz diferença para quem mede mais de 1,80 m. A nova tela multimídia é atual, de sete polegadas, e sensível ao toque. A navegação por GPS é muito funcional, assim como o volante, equipado com aletas, controle de rádio etc. O ar condicionado, igualmente sensível ao toque, está aprovado. A estranheza ficou por conta do sensor de ré (inexistente), embora o veículo tenha boa câmera instalada para facilitar manobras.

Os bancos são ergonômicos, com apoios para a cabeça e os braços e os passageiros de trás têm um grande conforto, nem sempre encontrado em outros modelos da concorrência. O porta-malas é básico (363 litros) e o banco traseiro, bi partido, rebate. No lado do carona, se puxar tudo pra frente e descer 100% o encosto, o banco transforma-se em uma cama. Para longas viagens é um mimo e tanto.

A dirigibilidade do carro é boa, no geral. O controle de estabilidade e o sistema (hsa) de partidas em aclive ajudam. O motor, 1.5 aspirado, carrega 116 cv e tem 15,3 kgfm de torque. O câmbio CVT (automático) é importante aliado no trânsito pesado da cidade ou na subida de serra. Para quem não exige respostas rápidas esse motor está de bom tamanho; agora se você prefere mais agilidade, vai sentir que a Honda está devendo um upgrade na motorização, o que para a marca – desenvolvedora de máquinas nas pistas da Fórmula 1 – deve ser molezinha.

Sobre o consumo: rodando a etanol fez 10,1 km/litro na misto cidade-estrada e só na rodovia, 12,2 km/l. A gasolina rendeu 20% mais.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 278 Março 2018

Ana Mello/Divulgação

Madeira certificada na nova cobertura

Museu da Língua Portuguesa: madeira proveniente da Amazônia

Madeira certificada na nova cobertura

As madeiras que serão usadas na reconstrução da cobertura do Museu da Língua Portuguesa estão na Ala Leste da Estação da Luz, em São Paulo. No total, serão 67 m3 – o correspondente a 89.150 kg – de madeira certificada proveniente da Amazônia, do tipo cumaru. A volumetria externa do edifício será mantida, e a cobertura ganha nova configuração em seu interior: as peças de madeira serão combinadas a cabos de aço na sustentação da cobertura de zinco. O redesenho interno da cobertura traz mais leveza e visibilidade …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Manutenção preventiva garante um bom motor

Para manter a vida útil dos motores dos veículos é preciso alguns cuidados. As peças internas, quando em funcionamento, estão em constante atrito e com o tempo acabam se desgastando. “A manutenção preventiva é um dos pontos relevantes para garantir a durabilidade dos motores, bem como selecionar o combustível na hora de abastecer”, afirma Ricardo Nonis, vice-presidente do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), acrescentando que a qualidade do óleo lubrificante e dos filtros também devem ser observados.

Nonis diz que é preciso atenção em alguns hábitos …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Fotos Reprodução

Crescimento para valer em 2018

Megale: resultado é muito bom e está dentro da expectativa, pois a base de comparação do primeiro semestre de 2017 é baixa

Crescimento para valer em 2018

Nelson Tucci

Após dois anos de forte turbulência – desestabilizando o crédito, inibindo negócios e gerando um passivo de 14 milhões de desempregados –, a economia brasileira dá sinais consistentes de recuperação. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a taxa Selic caiu para 6,75% a.a., a projeção da inflação para este ano é de 3,95% (dentro da meta, portanto) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 2,7%. Para corroborar a tendência, a indústria automotiva anuncia alta de 24,6% da produção (janeiro …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Divulgação e Nelson Tucci

Juntos, conforto e economia

Jetta 1.4 TSI: ar esportivo em um modelo presumidamente clássico

Juntos, conforto e economia

Nelson Tucci

Esqueça o motor 1.4 tradicional. Quem anda no Jetta 1.4 TSI, da mesma família EA211 que equipa o Golf e o Audi A3, se surpreende. Apesar de seus robustos 1.298 kg, o carro é econômico. Ah, e anda muito. São 150 cv para você se divertir no torque (25,4 kgfm).

O carro é bonito por fora e por dentro. Avaliamos o modelo Comfortline 1.4, que tem bancos de couro, uma excelente direção elétrica, volante multifuncional, espelhos elétricos, controle de estabilidade, central multimídia e teto solar, conferindo …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Planos têm prazo até 2019

Municípios que ainda não possuem plano de mobilidade urbana terão até abril de 2019 para elaborá-lo. O novo prazo está previsto na Medida Provisória nº 818/2018 e caso não cumpram esta obrigatoriedade ficarão impedidos de contratar recursos federais. O programa “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana” disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Objetivo é melhorar a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e da qualidade de vida da população urbana. O cadastramento das propostas é feito por …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Um mínimo de prudência!

Alguns componentes devem ser analisados por profissionais

Um mínimo de prudência!

Nelson Tucci

As férias chegaram e a maioria dos brasileiros já sabe o que fará nas próximas semanas; enquanto outros adotam o estilo Zeca Pagodinho, praticando o “deixa a vida me levar”… Quem vai viajar precisa ter um mínimo de prudência, e isto significa, entre muitas coisas, planejar o roteiro (especialmente quando se tem criança junto) e fazer uma revisão no carro. Afinal, com mais pessoas botando o pé na estrada é grande a contribuição para o aumento do tráfego de veículos.

Diante disso, um mínimo de planejamento …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Ônix dá olé e Kwid desce a ladeira

No início de dezembro, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores divulgou relação dos mais vendidos de novembro. Com 18.611 unidades comercializadas, o Chevrolet Onix vendeu mais em um mês que o Ford Fiesta no ano inteiro! Já o Ford Ka, com 9.067 unidades, e o HB20 (Hyundai), com 8.527, disputam firme a segunda colocação. Segue, na lista, o Gol (VW), com 6.290 unidades.

Quem apanhou feio é a marca Renault. O Sandero, que ficou entre os três carros mais vendidos do Brasil em julho último, despencou …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Divulgação

Mini com pinta de carrão

Creta: porta-malas comporta 431 litros de bagagem

Mini com pinta de carrão

Nelson Tucci

O design é elogiável, o motor tem boas respostas e é silencioso. Internamente o veículo é confortável, elegante (com direito a bancos de couro, com sistema de ventilação através de seus furinhos) e acomoda facilmente quatro adultos e uma criança. A pinta é de um carrão, mas a Hyundai o classifica na categoria mini SUV. Este é o Creta, modelo aguardado por algum tempo pelo mercado nacional, ávido por novidades sempre, que no exterior tem outro nome (ix25).

Na versão 2.0, por nós avaliada, o motor …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Pequenos lideram vendas de seminovos

Os veículos Palio, Gol e Fiesta lideram o ranking dos automóveis seminovos mais procurados no comércio B2B, computado o período de janeiro a setembro deste ano. Segundo a plataforma AutoAvaliar, utilizada em mais de duas mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas, os três modelos tiveram a maior procura pelos lojistas brasileiros para alimentar o estoque e a oferta no varejo.

Neste ranking, entre os 10 mais procurados, também aparecem Fox, Celta, Ford Ka, Uno, Sandero, Ecosport e C3. O levantamento mostra que o …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Divulgação

Um gás à Chery

Fabricado no Brasil, Novo Celer valoriza espaço e economia

Um gás à Chery

Nelson Tucci

Há quem goste do modelo e há também quem não o conhecia. Mas depois desta matéria – esperamos! – a vida do Novo Celer não será mais a mesma. A Chery, montadora chinesa que aportou no Brasil em 2009, cometeu alguns erros de avaliação e teve modelos rejeitados pelo consumidor. Mas isto ficou pra trás. A aposta no QQ (já de fabricação nacional e com motor flex, sendo atualmente o mais barato do mercado, com preços em torno de R$ 26 mil) e na 2ª geração …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Comércio apresenta reação lenta

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na avaliação dos últimos 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente a igual período do ano anterior) houve queda de 2,1%. Já na avaliação contra setembro do ano passado, houve um aumento de 5,5%. Depois de dois anos de retração, desde novembro de 2016 o indicador …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Boa performance, sem perder a ternura

up! TSI: foguetinho, sempre que exigidos os seus 105 cv

Boa performance, sem perder a ternura

Nelson Tucci

Rodovia Régis Bittencourt. A camionete, embalada, parece ter alguma necessidade de “fazer a varredura e empurrar” quem está à frente. Cola na traseira do up! e começa a fazer aquela graça típica de motoristas amadores de fim de semana. Deixo passar. Em seguida, decido testar o motor TSI do novo up!, versão 2018. Reduzida básica para a 4ª marcha, embalo e engato novamente a 5ª marcha, agora abrindo o turbo. O “carrinho” que o motorista da Ranger vê pelo retrovisor inverte posição e começa a “empurrar” …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Concessionária é multada pela Artesp

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) aplicará multa de R$ 170 mil à Ecovias devido a irregularidades na rodovia Anchieta, a SP-150, durante a operação “Blitz Olho Vivo” realizada em 21 de setembro. A ação especial de fiscalização ocorreu em todos os 55,9 quilômetros de extensão da rodovia, que passa pelos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos. A blitz foi feita com a finalidade de verificar se a concessionária realiza os reparos dentro dos prazos contratuais. Agentes e técnicos …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

T5 suporta bem os dois primeiros anos

T5 2015: o desafio de avaliar um modelo usado

T5 suporta bem os dois primeiros anos

Nelson Tucci

Por sugestão da JAC, dirigimos um veículo com dois anos de uso. Aceitamos o desafio de avaliar um modelo e pegamos o T5, ano 2015, câmbio manual e quase 30.000 km rodados.

Externamente o modelo pouco mudou, então você se sente dentro de um carro novo, com belo design italiano. A suspensão tipo McPherson, de característica macia, continua muito boa na cidade e não cria problemas na estrada. O tempo de uso não refletiu qualquer alteração comparada a um modelo novo, também por nós avaliado há …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Estágio na Mercedes-Benz

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio 2018 da Mercedes-Benz do Brasil. São oferecidas 70 vagas entre as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis, em São Paulo; Juiz de Fora, em Minas Gerais, além dos escritórios regionais de vendas nas cidades de São Paulo, Betim, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Para ingressar no programa, o candidato deverá estar cursando em 2018 o penúltimo ou último ano de graduação nos cursos que envolvem as áreas de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Favorecendo a boa relação…

Novo Voyage: as linhas externas modernizaram o modelo, especialmente na parte dianteira

Favorecendo a boa relação…

Nelson Tucci

A eficiência energética tem ajudado no desempenho dos carros mais novos. Em fevereiro de 2016 avaliamos o Voyage Comfortline de motorização 1.0. Neste mês de julho testamos o motor 1.6 do mesmo modelo e um ano mais novo. Creia, em termos de consumo é quase a mesma coisa, ou seja, fizemos 11,8 km/litro na cidade e a média de 15 km/l na estrada (a gasolina) e com a vantagem de ser um motor 1.6, com mais torque.

O motor de 4 cilindros e 8 válvulas corresponde …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Porsche aposta na energia solar

A equipe “Sonnenwagen” (carro solar) da RWTH Aachen University é o único time alemão, este ano, participando da “Challenger Class” na mais disputada corrida mundial para veículos movidos a energia solar. A Porsche está colaborando com o projeto através de apoio financeiro e técnico. “O uso sustentável de energias renováveis é um dos maiores desafios de nossa época”, afirma Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo da Porsche AG: “O desenvolvimento de um carro de corridas livre de emissões movido a energia solar representa um ambicioso empreendimento”. O executivo …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Cobalt mira o conforto

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 marchas

Cobalt mira o conforto

Nelson Tucci

Existem carros que priorizam preço; alguns, a potência; outros, o conforto. Em um mercado competitivo e tão cheio de opções o consumidor tem chances de escolher. Nesta edição Veículos & Negócios mostra o Chevrolet Cobalt como o carro do mês. Testamos o modelo, que tem a sua primeira reestilização. Em nossa opinião ficou bem melhor o design deste sedã, sobretudo nas laterais e na traseira. O tom de sobriedade está mantido e algumas atualizações ajudam os consumidores na escolha.

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Chegando ao Brasil o novo BMW

Lançado recentemente na Europa, o BMW M4 CS já está com o passaporte carimbado para o Brasil. A data de chegada da edição especial e limitada do cupê esportivo será confirmada oportunamente pelo fabricante, bem como o preço para o mercado brasileiro. Equipado com o Competition Package (Pacote de Competição) tem desenho esportivo e marca a introdução de uma nova nomenclatura para os modelos BMW M. O motor 3.0 litros teve sua potência de saída elevada a 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o …

Leia mais