Edição 288Janeiro 2019
Terça, 19 De Fevereiro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Bons ventos

Dirigentes brasileiros surfam na onda otimista que permeia a economia

Bons ventos

Nelson Tucci

O Brasil disputará neste ano a 6ª colocação com os Estados Unidos no ranking de produção de veículos. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima a entrega de 3,1 milhões de unidades até dezembro. Números que, caso confirmados, refletirão o crescimento da indústria local pelo terceiro ano consecutivo.

Depois de amargar resultados pífios no governo Dilma Rousseff, os produtores de automóveis, ônibus e caminhões no Brasil comemoraram em 2017 o crescimento de 25,2% e, em 2018, mais 14,6% de expansão produtiva sobre o ano anterior. Para este ano a projeção é de crescimento de 11,4% sobre a base de 2,7 milhões de unidades do ano que passou.

O país está sendo revigorado no quesito “clima de confiança”, e há espelhamento disto noutros setores. Um bom indicativo é o crescimento das vendas de caminhões em 46,3% (2018 sobre 2017). Não é difícil saber que a aposta no agronegócio é, uma vez mais, grande.

No último dia 14, o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, subiu a projeção de crescimento do país para este ano. De acordo com este relatório, a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 2,53% para 2,57%.

Os bancos, sempre conservadores em seus números, também apostam em um mínimo de 2,5% e, na carona de tanto otimismo, os importadores de veículos arriscam um PIB entre 2,5% e 3% maior. Pelas projeções da Abeifa, a associação dos importadores que reúne 16 associadas, deverão ser emplacadas 50 mil unidades no ano, representando crescimento de 33% sobre 2018.

As exportações de carros, ônibus e comerciais leves é pouco animadora, uma vez que o México anda mal das pernas e a Argentina – nosso grande parceiro no setor, consumindo cerca de 80% dos veículos – é uma incógnita, já que o seu PIB deverá recuar 2% em 2019. Peru e Colômbia começam a responder, mas ainda são mercados muito pequenos.

Logo, as projeções de demanda estão focalizadas no mercado interno que, apesar dos 13 milhões de desempregados, deve responder bem ao fator motivação. Oxalá tudo isto não passe de um sonho de Verão, porque em um mundo de economia globalizada quando o mar fica revolto, todos os barcos balançam.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Hidrovia movimenta 9,7 milhões de toneladas

Hidrovia Tietê Paraná possui 2.400 km de extensão

Hidrovia movimenta 9,7 milhões de toneladas

Vital para a logística de transporte de cargas do país, a navegação da Hidrovia Tietê Paraná, administrada pelo Departamento Hidroviário do Estado (DH), movimentou este ano 9,7 milhões de toneladas de produtos, o que equivale a 277 mil carretas tipo bi-trem/ano. São cargas que deixam de ser transportadas pelas rodovias do estado. O crescimento foi de 9% frente ao ano passado, quando o movimento chegou aos 8,9 milhões de toneladas. As principais cargas transportadas são soja, farelo de soja, milho, areia e cana-de-açúcar.

Para manter as boas condições …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Carreiras promissoras em 2019

Considerando a valorização de profissões que objetivam ajudar/auxiliar outras pessoas, Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas e especialista em carreiras, listou algumas das carreiras mais promissoras para o novo ano. No mercado de dublagem, abre-se oportunidades para o dublador. Há carência por esses profissionais e a tendência é a demanda só crescer. Há cursos de dois a quatro meses, e não há formação universitária para esse nicho.

Na era do faça você mesmo, a função de youtuber. Vídeos de gastronomia, alimentação saudável, marcenaria, artesanato, entre outros que incentivam …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Como um gato

Externamente o HB20X tem um charme irresistível: não convém dar mole e deixá-lo estacionado na rua

Como um gato

Nelson Tucci

O carro é esperto. O torque de 16,5 kgfm em um motor 1.6 com 128 cv o deixa em vantagem em toda saída de semáforo, por exemplo. A resposta é rápida e o câmbio automático de 6 marchas não compromete a agilidade. Nos itens agilidade e potência o HB20X está bem servido.

Concebido para rodar na cidade, é fácil de estacionar. Além de um tamanho reduzido, tem direção assistida e, ao desligar o motor, os retrovisores se retraem (protegendo-os contra motoqueiros desavisados e motoristas nem sempre …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Suecos fazem projeções positivas

A oitava edição da Swedish Business Climate in Brazil, pesquisa que avalia o grau de interesse de negócios das empresas suecas presentes no Brasil, resultou em projeções positivas. A iniciativa divulgada pela Câmara do Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham Brasil) contou com a participação de 72 empresas e foi realizada em parceria com a Llorente Y Cuenca, consultoria de comunicação corporativa, e do Team Sweden Brazil, formado pela Embaixada da Suécia, Consulados e Business Sweden. Mais de 72% das companhias pesquisadas estudam ampliar as suas atividades no Brasil. 65% se …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Intermodal South America completará 25 anos

A 25ª edição da Intermodal South America acontecerá de 19 a 21 de março no São Paulo Expo, na capital paulista, paralelamente a evento dedicado ao setor metroferroviário, a NT Expo – Negócios nos Trilhos. Em 2019, a Intermodal South America será ainda mais especial, pois comemorará 25 anos como a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

Para celebrar mais de duas décadas na liderança desse mercado, o evento organizado pela UBM Brazil passa a se posicionar como uma marca ainda …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

1.6 com bom rendimento

T40 da JAC: design moderno e agradável de dirigir

1.6 com bom rendimento

Nelson Tucci

Moderno e funcional definem muito bem o modelo T40, o SUV compacto da JAC que ganhou nova versão, com câmbio CVT e motorização 1.6 litro. O design é um dos pontos altos do carro que, aliás, não deixa nada a desejar internamente.

Os bancos são revestidos em couro, tem apoiador de braço, volante encapado, multifuncional, computador de bordo, bluetooth, entrada USB, rádio e tudo de mais moderno ao alcance do motorista. Pela projeção da cabine, este mini SUV é confortável, fácil de dirigir, com direção elétrica …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Carro conceito para desenho animado

RSQ e-tron: desenvolvido para o “O Espião Animal”

Carro conceito para desenho animado

A Audi leva para as telas do cinema pela primeira vez um carro conceito totalmente virtual. O Audi RSQ e-tron é fictício e foi criado para a animação da Twentieth Century Fox chamada “Um Espião Animal” (Spies in Disguise). O modelo elétrico, idealizado pela Audi Design em cooperação com a Blue Sky Studios, combina condução autônoma com inteligência artificial. O RSQ e-tron é usado pelo super espião Lance Sterling, dublado pelo ator Will Smith. O trailer foi já divulgado pela Fox e o filme será lançado nos cinemas …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Reprodução

Corrida pelo E2

Visto permite morar nos EUA

Corrida pelo E2

Investir em um novo negócio pode ser uma grande chave para residir definitivamente nos Estados Unidos. Por esta razão, muitos empreendedores brasileiros estão buscando informações a respeito de como obter o Visto E2, que permite que os investidores e seus familiares diretos (cônjuges e filhos) possam morar em terras norte-americanas.

De acordo com a diretora da Prospera USA, Inc e expert em International Business, Marcya Machado, o visto geralmente tem duração de 2 a 5 anos, e pode ser continuamente renovado, contanto que o negócio se mantenha operacional.…

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

admin

Agrada no conjunto

Agrada no conjunto

Nelson Tucci

É prazeroso dirigir um Honda City. Andamos no modelo EXL CVT 2018, a versão top, que agradou no conjunto. Design moderno, internamente bem acabado e espaço melhorado para o motorista, em relação a seus irmãos Fit e WR-V.

Direção elétrica, com ajustes, volante multifuncional e uma série de apetrechos – como bluetooth, ar condicionado eficiente, porta objetos, entrada USB etc. – tornam a sua cabine atraente. O câmbio CVT vai “de boa” no modelo, mas se o motorista quiser passar para manual, também tem a opção, …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Top no Índice de Transparência da Moda Brasil

A Malwee, do Grupo Malwee, ficou no topo do ranking, com 51% dos pontos, na primeira edição brasileira do Índice de Transparência da Moda. Foram avaliadas 20 marcas e varejistas da moda, selecionadas de acordo com critérios de diversidade setorial e representatividade no segmento de atuação, e a pontuação geral média foi 17%, ou 41 de 250 pontos possíveis.

O estudo começou em 2016, como uma iniciativa do Fashion Revolution global, e teve a sua terceira edição publicada em abril de 2018, com a análise de 150 marcas …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Inovação, um passo do sucesso

A inovação tem ocupado vários setores da economia mundial; a de veículos, entre outros. No Brasil, a plataforma de repasse online de veículos seminovos da AutoAvaliar, marketplace líder no Brasil na comercialização de automóveis entre concessionárias e lojistas, é finalista de “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, estudo do IT Mídia em parceria com a PwC, que reúne e avalia projetos tecnológicos com impactos nos negócios de empresas brasileiras.

Após a seleção das empresas mais inovadoras do país, a startup AutoAvaliar figura ao lado de grandes companhias, …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Estilo e confiabilidade

Cruze: design esportivo é ponto forte do modelo GM

Estilo e confiabilidade

Nelson Tucci

Tudo bem que a GM resolveu apostar firme nos veículos de entrada. E parece que acertou, porque o Ônix já é o líder de vendas pelo terceiro ano. Só no acumulado de jan/ago deste ano vendeu nada menos que 128.239 unidades (quase o dobro do 2° colocado). Mas quem gosta de um bom carro médio, equipado, e não troca pelas SUVs modinhas, pode encontrar no Cruze uma boa opção.

É verdade que sua produção se concentra na Argentina, mas rodando pelas estradas brasileiras ele é bom …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Incorporar em áreas contaminadas

Terrenos que já foram ocupados por indústrias, galpões metalúrgicos, postos de gasolina podem mudar de uso e dar lugar, por exemplo, a empreendimentos imobiliários residenciais? Para que incorporadores possam responder a essa pergunta com segurança e tomar uma decisão de negócios é que a Universidade Secovi realiza dias 26 e 27 de outubro o curso “Desenvolvimento imobiliário em áreas contaminadas”. O curso vale 40 pontos no Programa Qualificação Essencial (PQE), do Secovi-SP.

A iniciativa vai preparar empresários e profissionais de incorporação sobre os mecanismos necessários para empreender com …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Gustavo Andrade/Divulgação

VLI lança universidade corporativa

Aprimorar a formação interna de olho nos desafios

VLI lança universidade corporativa

A VLI, especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, lançou a Universidade VLI. A instituição vai fomentar a conexão entre o desenvolvimento de pessoas e a estratégia de negócio da companhia. Com um espaço de 420 m² em Belo Horizonte (MG), junto à sede com quatro salas, auditório, áreas de convivência, a universidade tem capacidade para receber até 160 pessoas. A iniciativa também oferece o formato de ensino à distância pelo Portal de Desenvolvimento VLI.

Desenhada em conjunto com a Fundação Dom Cabral a partir …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

Desejável economia

Novo Voyage: torque é de 15.4 kgf.m e entrega 101 cv

Desejável economia

Nelson Tucci

O design é o estilo clássico, três volumes, com atualizações (vincos na lataria e faróis mais arrojados). O conforto para um carro médio é apreciável, tanto na cidade quanto na estrada. E se tudo isto ainda não for suficiente, confira a economia do Novo Voyage: você vai se surpreender!

Andamos no Voyage 1.6F Trend, modelo 2019, inaugurando a unidade cedida para avaliação. É um sedan interessante. Internamente tem o necessário – direção hidráulica, vidros elétricos, ar, travas, volante multifuncional e computador marcando distância percorrida, consumo médio …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Setor náutico de lazer mostra vigor

São Paulo Boat Show 2018 acontece de 27 de setembro a 2 de outubro, no Centro de Exposições São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, comemorando pesquisa que revelou que o setor náutico de lazer no estado de São Paulo movimenta cerca de R$ 5,3 bilhões por ano e emprega aproximadamente 27,5 mil pessoas direta e indiretamente. Com os postos de trabalho, o setor gera renda de R$ 45,7 milhões.

Elaborado pela Lidera Consultoria, o levantamento foi encomendado pelo Fórum Náutico Paulista e Governo do Estado, com …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Divulgação

R$ 50 milhões em obras ferroviárias

Rumo revitaliza e capacita modal no Porto de Santos

R$ 50 milhões em obras ferroviárias

A Rumo está investindo este ano cerca de R$ 50 milhões em diversas frentes de obras de suas operações no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A companhia responde pelo arrendamento da malha ferroviária da Portofer, que dá acesso aos terminais instalados dentro da área do porto organizado.

Chamado de “Revitalização de Santos”, o projeto iniciado em 2015 prevê o aporte de R$ 204 milhões em obras de melhorias e modernização até 2021. Nos últimos três anos, já foram aplicados R$ 109,8 milhões. Para os próximos …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Há um clima no ar!

Polo 200 TSI: bancos confortáveis, espaço honesto para o motorista maior que 1,80 m

Há um clima no ar!

Nelson Tucci

Está fácil se apaixonar pelo Novo Polo. A sensação externa é que a carroceria do Gol foi redesenhada para mais um lançamento da família. Mas a coisa não é bem assim. Acomodando-se no banco e empunhando o volante do Polo a primeira impressão fica para trás e ao ligar o motor e acelerar a velha sensação desaparece feito fumaça.

Andamos no Polo 200 TSI, cujo interior é bem equacionado. Bancos confortáveis, espaço honesto para o motorista maior que 1,80 m, tela multimídia (composition touch) …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Levantamento Cesvi Brasil foca segurança

O Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi Brasil/Mapfre), dedicado à segurança veicular e estudos sobre reparação automotiva, produziu um levantamento de iniciativas mundiais que impactam a história da segurança viária.

Atualmente existem duas ações que visam reduzir a violência e acidentes no trânsito. A primeira delas é a Década de Ação para Segurança Trânsito (2011-2020), coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a segunda, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, instituída esse ano pela ONU (Organização das Nações Unidas) e já foi adotada …

Leia mais