Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 350 Março 2024

Edição 350 Março 2024

→ Visualizar versão impressa em PDF

Não foi Tabajara!

Ao que tudo indica (pelo andar da carruagem, diriam os mais afeitos à escrita antiga), a tentativa de golpe que a Polícia Federal apura vai deixando o termo “suposta” cada dia mais longe. É certo que faltam conclusões, e a estas devemos aguardar, mas o quadro atual vai se desenhando de forma politicamente desfavorável aos ex-inquilinos do Palácio do Planalto. A “tentativa Tabajara”, expressão que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou para desqualificar um suposto movimento contra a legalidade caiu no folclore. A

Leia mais

Considerações sobre o Direito das Sucessões

Considerações sobre o Direito das Sucessões

Alberto Murray Neto

Inicialmente é importante destacar a diferença entre herdeiro e meeiro, institutos que nem sempre são claros para os não advogados.

Herdeiro é quem tem direito a receber bens deixados por alguém que faleceu. É o sucessor do falecido. Meeiro é quem possui metade dos bens do falecido, não em razão do falecimento, mas em virtude do regime de bens adotado quando da união de ambos.

Dito isso, seguem considerações sobre herança e meação nos regimes de bens escolhido pelo casal:

. Comunhão universal de bens. …

Leia mais

Revestimento dinâmico

Revestimento dinâmico

Em tons e efeitos que reproduzem a estética da madeira, Teto Vinílico é indicado para revestimento de tetos e paredes oferecendo agilidade e flexibilidade no design. Por ser resistente à umidade, é a escolha ideal para salas de banho e banheiros, por dispensar manutenção e exigir apenas a limpeza simples com um pano úmido, para manter a integridade do revestimento.

Na Casa Casqueiro, de Larissa Dias, o acabamento Origens Carvalho, em composição com a pedra, cria um refúgio urbano que privilegia a elegância, valorizando a amplitude com a …

Leia mais

Atmosfera urbana

Atmosfera urbana

Atenta a tendência do estilo urbano no lar, a Portinari oferece variedade de porcelanatos que possibilitam a criação de ambientes urbanos, evocando a textura do concreto das metrópoles. Contemporâneo e versátil, o revestimento se adapta a diferentes estilos. Sua flexibilidade permite a combinação com uma ampla gama de cores, tanto em ambientes internos quanto externos, e pode realçar outros materiais, como destaque em decorações descontraídas. Outra opção é como elemento neutro.

Criar um ambiente explorando o revestimento cimentício, tanto na parede quanto no piso, é uma opção para …

Leia mais

Experiência confortável

Experiência confortável

Os chuveiros digitais Hydra garantem uma experiência confortável, sustentável e com estética elevada, não importando a localidade ou a preferência de temperatura, permitindo um banho quente ou refrescante, independente do clima e com a temperatura da água conferida no visor digital. Os novos chuveiros Hydra trazem vantagens que reúnem conveniência e eficiência, projetados para economizar energia, com design elegante e moderno, que combina com qualquer banheiro.…

Leia mais

CasaCor SP anuncia elenco

CasaCor SP anuncia elenco

A CasaCor SP acontecerá de 21 de maio a 28 de julho, no Conjunto Nacional, na capital paulista, com o tema “De presente, o agora”. Em sua 37ª edição, terá 69 ambientes, entre casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras, com uma configuração inédita visando valorizar a arquitetura do icônico edifício modernista projetado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

O tema proposto convida os profissionais e visitantes a refletirem sobre como as decisões cotidianas impactam nas futuras gerações. Para transformar o tema …

Leia mais

Blumenau renova patrimônio

Blumenau renova patrimônio

Tombado pelo patrimônio histórico de Santa Catarina, o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, está em processo de renovação. A primeira fase dos trabalhos envolveu o auditório Heinz Geyer, que recebeu nova pintura, que ressaltou aspectos arquitetônicos e o estilo art déco, conforme detalhou o responsável pelo projeto, arquiteto Thiago Mondini: “Em uma sala de espetáculos, é muito importante que a área da plateia seja mais escura, para que o palco tenha maior destaque durante as apresentações. Aliamos essa necessidade a uma valorização da estética interna do auditório, cujo …

Leia mais

Feiras de economia criativa em Santos

Feiras de economia criativa em Santos

Encerram em 29 de março as inscrições para seleção de artesãos interessados em atuar em feiras de economia criativa em Santos, nos Bairros Boqueirão e Aparecida (FeirArte) e Feito em Santos Valongo, no link https://www.santos.sp.gov.br/?q=institucional/editais-feiras-e-eventos O interessado deverá optar por apenas uma das feiras de artesanato e indicar a modalidade escolhida para atuar e como confecciona o seu produto. São 23 vagas destinadas à FeirArte do Boqueirão; mais 23 vagas para artesãos na FeirArte da Aparecida; e sete vagas para a feira de artesanato no Valongo, na frente …

Leia mais

Retrofit com certificação

Retrofit com certificação

O Citas República, no 497 da Praça da República, na capital paulista, é o primeiro residencial alvo de projeto de retrofit a obter o certificado sustentável EDGE, Excellence in Design for Greater Efficiencies. Criado pela International Finance Corporation (IFC), o selo atesta que o edifício adota soluções mais eficientes, de acordo com padrões internacionais. Localizado na Praça da República, ele foi reestruturado pela Citas, em parceria com a Jive Investments. Como se sabe, os projetos de retrofit geram valores relevantes em recursos básicos, como água e energia, e …

Leia mais

Laminação contínua com mais qualidade

Laminação contínua com mais qualidade

Evolução da laminação manual, o método contínuo proporciona mais qualidade na fabricação de chapas planas, telhas, calhas e domos, aproveitando a versatilidade do poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV ou compósitos). Automatizada e ininterrupta, a laminação contínua possibilita, na teoria, produzir laminados em comprimentos infinitos – embora a limitação relacionada ao transporte faz com que as telhas tenham comprimento máximo de 15 metros. A Planefibra baseia sua atuação exclusivamente nessa tecnologia. Além de desenvolver aparatos robustos de controle da mistura entre resina e peróxido, o que garante …

Leia mais

Qualidade em pintura de alumínio

A Perfileve conquistou a certificação de qualidade Qualicoat, de abrangência internacional, que reconhece o processo de pintura eletroestática em conformidade com os padrões e critérios de qualidade do mercado. O certificado é na categoria Seaside, que abrange obras realizadas em regiões litorâneas, exigindo um tratamento químico intensificado para reduzir riscos de corrosão e oxidação. A Qualicoat é destinada a sistemas de revestimento em pó para alumínio e avalia aspectos do processo, como a aderência da tinta, resistência à corrosão, essenciais para garantir a durabilidade e estética dos produtos …

Leia mais

Oportunidades e desafios do oceano

Oportunidades e desafios do oceano

Nelson Tucci

Na década do Oceano (2021 a 2030), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), Santos marca forte presença na discussão sobre um dos maiores ativos da Humanidade: o Oceano, fonte de riqueza alimentar, mineral, energia, transporte e lazer. Entre os dias 7, 8 e 9 de março, aconteceu o Santos Summit, evento da maior importância para o business e a preservação.

A organização do evento estimou em 5 mil pessoas o público dos três dias, que debateram, entre outros pontos, a Economia Azul (parte significativa do …

Leia mais

Fórum inspira práticas sustentáveis

Com curadoria de temas que vão da apresentação de cases sobre a jornada de sustentabilidade de importantes empresas à painéis com programas de coleta seletiva e educação dos consumidores, o Fórum Abre de Sustentabilidade acontecerá dias 24 e 25 de abril, na Vila dos Ipês, capital paulista. O evento apresentará cerca de 30 palestrantes e convida marcas para se inspirarem e construírem a sustentabilidade, a partir das embalagens, na cadeia de consumo.

O fórum é voltado a todos que se interessam por conteúdos sobre o tema sustentabilidade, que …

Leia mais

Descontos progressivos

Descontos progressivos

Um dos hotéis mais charmosos da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, o Canto do Irerê Boutique Hotel, em Atibaia, oferece condições especiais na baixa temporada, até junho, exceto feriados. Localizado a menos de uma hora da capital paulista, o Canto do Irerê está com descontos progressivos durante a semana: uma diária tem 10% de desconto; duas, 20%; três, 30%, quatro, 40%. Já aos finais de semana, de sexta a domingo, quem se programar e fazer a reserva com antecedência de 30 dias ganha 10% de desconto e …

Leia mais

Guarulhos terá hotel de perfil econômico

Guarulhos terá hotel de perfil econômico

O Ibis Budget GRU Airport será entregue ainda em setembro, iniciativa da Incorporadora Paes & Gregori, em parceria com a administradora hoteleira Atrio. Próximo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, entre as Avenidas Natalia Zarif e Lauro de Gusmão Silveira, no Bairro Taboão, o hotel oferecerá 270 apartamentos, restaurante interno e bar temático.

O empreendimento ocupa terreno com cerca de 5.500 m² e terá 13.000 m² de área construída. O Ibis Budget GRU Airport prevê mais de 400 m² de área comercial, para locação de lojas e layout …

Leia mais

Festival Amazonas de Ópera

Festival Amazonas de Ópera

A 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) será realizada em Manaus/AM, entre 16 de abril e 26 de maio, com a realização de cinco óperas no Teatro Amazonas. Para quem pretende se programar, uma opção é o hotel boutique Juma Ópera, que fica a poucos passos de distância do teatro e contempla 41 acomodações, restaurante, bar, academia, espaço para eventos, rooftop com piscina e spa.

Esta é a programação do FAO: “Simon Boccanegra”, de Giuseppe Verdi, dias 16, 18 e 20 de abril. “O Afiador de …

Leia mais

8% em 2023, Turismo consolida recuperação

Em meio ao impasse pelo possível fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), o Turismo nacional cresceu 7,8% em 2023, somando um faturamento de R$ 189,4 bilhões. Apenas dezembro significou um incremento de R$ 18,1 bilhões nesse montante, tornando o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia, em 2020. O valor foi 1,1% maior do que o registrado em dezembro do ano anterior. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a …

Leia mais

Além da oscilação de humor

Além da oscilação de humor

O psiquiatra Ariel Lipman, diretor da SIG – Residência Terapêutica, alerta que o transtorno bipolar é uma psicopatologia grave, que diminui consideravelmente a qualidade de vida do paciente e vai muito além de mudar repentinamente de humor e “virar a chave” da alegria para a tristeza. “Sintomas como irritabilidade, insônia, impulsividade e hiperatividade também são bastante comuns nos pacientes com esse tipo de transtorno”, diz Lipman: “A euforia é comum nas pessoas que apresentam quadro de bipolaridade e, mais do que isso, elas podem tornar-se mais desinibidas e …

Leia mais

Prevenindo a Leucemia viral felina

Prevenindo a Leucemia viral felina

Sintomas mais comuns da Felv são febre, perda de apetite, perda de peso, letargia

Eduardo Ribeiro Filetti

A leucemia viral felina é uma doença infecciosa que acomete felinos domésticos, geralmente aqueles que tenham vida livre, acesso a rua e ambientes onde existem muitos felinos. A transmissão ocorre através da saliva, fezes, urina, leite de gato infectado pelos vírus da leucemia felina (Felv), transferido durante higienização mútua, lambidas, mordidas, comedouros e caixas de areia compartilhados. Uma mãe infectada pode transmitir o vírus para seus gatinhos durante a gravidez ou …

Leia mais

Projetos Deca, Duratex e Portinari

Projetos Deca, Duratex e Portinari

Gisele Taranto, Marcelo Salum e Melina Romano: profissionais assinam projetos Deca, Duratex e Portinari, nos ambientes das marcas na 37ª edição da CasaCor SP, de 21 de maio a 28 de julho, no Conjunto Nacional, capital paulista.

Fernanda Lemos: nova gerente-geral da América Latina do Plaza Premium Group, com sede em Hong Kong, focada em impulsionar os planos de expansão na região, visando se consolidar como empresa global de hospitalidade aeroportuária.

Henry & Klauss: ilusionistas brasileiros entraram para o Guinness World Records pelo “menor tempo de escape de …

Leia mais

Entretenimento noturno com som de qualidade

Entretenimento noturno com som de qualidade

Experiência sonora imersiva e única, o Listening Bar – também conhecido como Bar Hi-Fi – ganha espaço entre clientes que apreciam ouvir música com equipamentos de qualidade, o mais próximo das gravações originais. Discos de vinil, pickups, amplificadores e caixas de som de primeira, decoração intimista e um ambiente acusticamente planejado caracterizam esses locais dedicados aos audiófilos, esses entusiastas do som perfeito. “O universo dos discos de vinil sempre fez parte do estilo de vida dos sócios, como um hobby”, conta Thiago Corrêa, sócio do Honey Vox Hi-Fi, …

Leia mais

Fartura e diversidade

Fartura e diversidade

A Queima do Alho, uma celebração da cultura mineira e dos costumes dos antigos tropeiros, promete surpreender mais uma vez os participantes, em 6 de abril, a partir das 11 horas, no Parque de Exposições Agenor Lemos, em Araxá, Minas Gerais. A Queima do Alho marca a chegada do Araxá Rodeio Show e tem toda renda revertida para instituições da cidade. Seis comitivas ficarão responsáveis por apresentar ao público o melhor da culinária rústica e saborosa das tropas de peões. “Os cardápios estão praticamente definidos e, neste ano, …

Leia mais

Soft Ice Cream chega a Minas Gerais

Soft Ice Cream chega a Minas Gerais

A rede de sorvetes especiais Soft Ice Cream, de Curitiba, no Paraná, abriu loja em Varginha, Minas Gerais. Destaque pelos sorvetes artesanais, que combinam conceitos das clássicas gelaterias italianas com o sorvete expresso, a rede apresenta diferentes sabores, como chocolate, baunilha, misto, frutas vermelhas e iogurte, com receitas próprias que valorizam ingredientes frescos e de qualidade.

“Desenvolvemos um método de produção que une os melhores ingredientes e a técnica italiana de produção de gelatos, resultando em um sorvete expresso incrivelmente saboroso”, diz Matheus Krauze, empresário e fundador da …

Leia mais

Mais sabores de bolos zero açúcar

Mais sabores de bolos zero açúcar

Sodiê Doces, de bolos artesanais, lançou cinco sabores de bolos da linha zero açúcar, somando 17 opções em seu cardápio, atendendo ao público diabético, adeptos de uma vida sem açúcar e público fit. A linha reúne produtos com sabores variados, feitos com massa integral, tanto branca quanto chocolate, onde todos os ingredientes são zero açúcar. Na linha de bolos tradicionais estão dois novos sabores: Delícia de Leite II e Brigadeiro Tradicional. Já na linha de bolos especiais, as novas opções são três: Chifon, Brigadeiro Branco com Morango e …

Leia mais

Edição all inclusive do Festival Mr. Moo

Edição all inclusive do Festival Mr. Moo

O Festival Mr. Moo, programado para 18 de maio, em São José dos Campos, São Paulo, promete proporcionar experiência única aos amantes da boa comida e música. O evento comprado pela holding RMC será o primeiro evento gastronômico a oferecer all inclusive de alimentos e cerveja Heineken. Chefs de todo o país atuarão em mais de 50 estações, trazendo variedade de cortes ovinos, bovinos, suínos, além de novidades, como cardápios vegetarianos, veganos e italianos.…

Leia mais