Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Porcelanatos hexagonais

Coleção Confete em formato hexagonal e trapézio na parede

Porcelanatos hexagonais

A Ceusa aposta no formato hexagonal e traz em seu portfólio padrões únicos, seja em estampas ou tons mais sóbrios, para criar diferentes combinações. Para a fabricante, dar destaque às paredes, pisos e conferir aos ambientes um toque de criatividade é a função dos porcelanatos hexagonais, tendência que garante personalidade e visual moderno à decoração, em vários tamanhos, cores e acabamentos.

A coleção Caleidoscópio, por exemplo, mostram que com um giro é capaz de modificar a percepção das formas aplicadas nas peças hexagonais, no formato 17,4 x 17,4 cm, que ao serem rotacionadas permitem criar diferentes paginações. São duas combinações de cores: uma mais neutra, que deixa o destaque para as formas em si, e outra bem colorida, que associa rosa e laranja, seguindo uma tendência captada no universo da moda.

Outra opção é a coleção Confete, inspirada no tradicional carnaval de Roma. Criadas para serem divertidas e despojadas, as peças especiais têm diferentes formatos e cores. São trapézios e hexagonais coloridos que complementam a coleção, proporcionando infinitas possibilidades. O granilite aparece de uma forma mais lúdica e artística, com muitas cores e diferentes tamanhos nos “grânulos”, brincando com escalas e cores, como o confete carnavalesco. São cinco cores planas em formato trapézio, quatro cores texturizadas em formato trapézio e quatro em formato hexagonal, todos modulares e com cores combináveis entre si.

A arquiteta Francine Nuernberg, da Ceusa e Portinari, comentou que o formato hexagonal impulsiona inspirações não apenas em pisos e paredes, mas também na composição com móveis e outros objetos: “Junto do modelo trapézio criam infinitas possibilidades de paginação e ambientes sempre inéditos”.

A coleção Cubo combina cores e ilusão de ótica, sendo possível criar ilusões de ótica por conta dos traços e tons presentes nas peças. “Mais uma vez, as peças em formatos especiais possibilitam paginações diversas, o que ajuda a montar diferentes estampas, cubos ou sobreposições aleatórias”, explica Francine.

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Gianduia e suas possibilidades

Escolha refinada para estética que transcende o convencional

Gianduia e suas possibilidades

A Duratex, produtora de painéis em MDF e MDP, desenvolveu uma série de padrões com a tonalidade Gianduia, oferecendo acabamentos distintos para garantir ao consumidor experiências únicas na criação e finalização de seus espaços. Todos os produtos contam com Protekto Plus, que oferece proteção antibacteriana e antiviral, incluindo vírus envelopados, como o coronavírus.

Gianduia Natural. Acabamento Velluto, com toque aveludado. Doce e acolhedor, esse padrão nasce da alquimia de sabores refinados e originais. Sua tonalidade versátil impressiona até as mentes mais exigentes.

Gianduia Trama. Com movimento e sofisticação, …

Leia mais

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Inovação em texturas e padrões

Dekton Ukiyo: marco no setor ao apresentar estruturas caneladas

Inovação em texturas e padrões

A Cosentino anunciou a Dekton Ukiyo, nova coleção texturizada que apresenta caneluras lineares e oferece luxo com a durabilidade Dekton. Criada em colaboração com a designer de interiores e produtos Claudia Afshar, a coleção está disponível em chapas caneladas prontas para instalação. Suas texturas trazem profundidade e dimensão distintas a qualquer espaço, seja residencial ou comercial. Ukiyo significa “viver o momento” e a coleção foi projetada para despertar os sentidos e evocar uma sensação de bem-estar. Ela incorpora uma rica paleta de sensações, apresentando uma estrutura geométrica.

“Brincar …

Leia mais

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Inscrições ao Prêmio Deca

27ª edição do Prêmio Deca

Inscrições ao Prêmio Deca

Até 14 de junho estão abertas inscrições para a 27ª edição do Prêmio Deca, em www.dexperience.com.br O concurso é realizado pelo DEXperience, programa de relacionamento com especificadores da Deca, e prestigia o talento, oferecendo oportunidades para novas interpretações de banheiros e cozinhas. “Em quase três décadas, a Deca tem celebrado o trabalho de grandes nomes da arquitetura e design nacionais e contribuído na revelação de novos talentos”, comentou Fabiana Melo, gerente de Comunicação, CRM e Projetos das marcas Deca e Portinari.

Os profissionais concorrem com projetos executados nas …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Daniel Xavier/Divulgação

Revestimento dinâmico

Origens Carvalho: acabamento elegante valoriza a amplitude com a predominância de tons neutros

Revestimento dinâmico

Em tons e efeitos que reproduzem a estética da madeira, Teto Vinílico é indicado para revestimento de tetos e paredes oferecendo agilidade e flexibilidade no design. Por ser resistente à umidade, é a escolha ideal para salas de banho e banheiros, por dispensar manutenção e exigir apenas a limpeza simples com um pano úmido, para manter a integridade do revestimento.

Na Casa Casqueiro, de Larissa Dias, o acabamento Origens Carvalho, em composição com a pedra, cria um refúgio urbano que privilegia a elegância, valorizando a amplitude com a …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

Atmosfera urbana

Downtown Al Hard, no formato 120X120, aplicado no piso

Atmosfera urbana

Atenta a tendência do estilo urbano no lar, a Portinari oferece variedade de porcelanatos que possibilitam a criação de ambientes urbanos, evocando a textura do concreto das metrópoles. Contemporâneo e versátil, o revestimento se adapta a diferentes estilos. Sua flexibilidade permite a combinação com uma ampla gama de cores, tanto em ambientes internos quanto externos, e pode realçar outros materiais, como destaque em decorações descontraídas. Outra opção é como elemento neutro.

Criar um ambiente explorando o revestimento cimentício, tanto na parede quanto no piso, é uma opção para …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

Experiência confortável

Hydra Falls: água com temperatura precisa

Experiência confortável

Os chuveiros digitais Hydra garantem uma experiência confortável, sustentável e com estética elevada, não importando a localidade ou a preferência de temperatura, permitindo um banho quente ou refrescante, independente do clima e com a temperatura da água conferida no visor digital. Os novos chuveiros Hydra trazem vantagens que reúnem conveniência e eficiência, projetados para economizar energia, com design elegante e moderno, que combina com qualquer banheiro.…

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

CasaCor SP anuncia elenco

“De presente, o agora”: tema da 37ª edição

CasaCor SP anuncia elenco

A CasaCor SP acontecerá de 21 de maio a 28 de julho, no Conjunto Nacional, na capital paulista, com o tema “De presente, o agora”. Em sua 37ª edição, terá 69 ambientes, entre casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras, com uma configuração inédita visando valorizar a arquitetura do icônico edifício modernista projetado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

O tema proposto convida os profissionais e visitantes a refletirem sobre como as decisões cotidianas impactam nas futuras gerações. Para transformar o tema …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

Blumenau renova patrimônio

Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes

Blumenau renova patrimônio

Tombado pelo patrimônio histórico de Santa Catarina, o Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, está em processo de renovação. A primeira fase dos trabalhos envolveu o auditório Heinz Geyer, que recebeu nova pintura, que ressaltou aspectos arquitetônicos e o estilo art déco, conforme detalhou o responsável pelo projeto, arquiteto Thiago Mondini: “Em uma sala de espetáculos, é muito importante que a área da plateia seja mais escura, para que o palco tenha maior destaque durante as apresentações. Aliamos essa necessidade a uma valorização da estética interna do auditório, cujo …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Guilherme Pucci/Divulgação

Elemento de conexão

Elemento de conexão

A tendência da biofilia na arquitetura de interiores traz um apelo estético e também promove ambientes mais saudáveis e sustentáveis, alinhados com a consciência ambiental e o desejo crescente de trazer a natureza para dentro da casa. Adotando a proposta na cozinha, a Celmar apresenta soluções que agregam beleza, funcionalidade e acomodam o verde, que funciona como adorno e alimento, valorizando o conceito de “amor às coisas vivas”.

Introduzir plantas e ervas na cozinha não apenas melhora a qualidade do ar, como adiciona elementos visuais e aromáticos ao …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Décor dinâmico e singular

Plier: peças retificadas têm encaixe perfeito para uma estética de efeito único

Décor dinâmico e singular

Roca Cerámica e Incepa apresentam coleções de revestimentos 3D para paredes, com padrões, relevos, profundidades e texturas que entregam um toque moderno e diferenciado aos projetos de arquitetura de interiores. “Nossos revestimentos 3D podem ser usados em áreas internas ou externas, conforme as orientações de cada linha, unindo design e toda a praticidade de um revestimento cerâmico”, afirma Christie Schulka, marketing manager da empresa.

A partir do movimento das correntes circulares da água, a série Íris, da Roca, tem o formato criativo de três peças conectadas, fazendo com …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

Itens tornam cozinha mais prática

Purificador com torneira: tecnologia Carbon Block

Itens tornam cozinha mais prática

Apostando numa cozinha prática, a Hydra desenvolveu itens que reúnem diferentes funções e contribuem para simplificar e dar mais agilidade às atividades diárias. O purificador com torneira Puravitta, por exemplo, reúne dois produtos em uma única peça, dispensando a necessidade de ponto extra de água ou mesmo um filtro que poderia comprometer o espaço da bancada. O produto oferece uma água mais saudável com a tecnologia Carbon Block, que elimina mais de 75% do cloro, além de remover impurezas, mantendo apenas o flúor necessário e os sais minerais. …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

Tecnologia em fechadura digital

YMC 420W: novas cores integram a linha da Yale

Tecnologia em fechadura digital

A fechadura digital YMC 420, da Yale, combina recursos que a transformam em aliado da segurança, conforto e design, com cinco opções de abertura: biometria, senha, cartão, chave de segurança, por aplicativo ou até pela Alexa. “A linha YMC 420W proporciona tecnologia alinhada ao design e para atender a alta demanda que surgiu por novos acabamentos, a Yale desenvolveu o modelo totalmente preto, voltado à tendência da arquitetura que utiliza metais e louças no acabamento preto fosco e o modelo branco e cromado, pensado para atender projetos que …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Divulgação

Moodboard influencia estilo

Objetivo é auxiliar a concepção de projetos criativos

Moodboard influencia estilo

A construção de um moodboard em projetos de arquitetura e decoração consiste na reunião de elementos visuais, como imagens, cores, texturas e itens inspiradores. Ele tem um papel relevante no resultado, pois auxilia na transmissão de conceitos complexos, impulsiona a criatividade, mantém a consistência no projeto e estabelece uma conexão profunda entre o lugar e as pessoas que o ocuparão.

Com experiência nesse recurso, a dupla de arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, do escritório Etri Arquitetos, destaca o potencial do moodboard no projeto arquitetônico. “Elementos como tecidos, …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Julia Herman/Divulgação

Porta elegante e arrojada

Porta pivotante em madeira demolição: visual sofisticado

Porta elegante e arrojada

Escolhida nos projetos residenciais pelo seu aspecto estético, a porta pivotante possui outras vantagens, como o sistema sem as dobradiças tradicionais, o que a faz girar em torno de um eixo vertical, garantindo mais leveza e flexibilidade nos movimentos de abrir e fechar.

“A porta pivotante é interessante pois soluciona algumas questões importantes de obra”, comenta a arquiteta Isabella Nalon: “Quando o intuito é trabalhar com grandes vãos e esquadrias com mais impacto, ela permite trazermos a presença de um fechamento com grandes dimensões e facilidade na abertura”. …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Fotos Divulgação

Estética atemporal e praticidade

Sydney: para espaços comerciais e residenciais

Estética atemporal e praticidade

Espaços comerciais de grande circulação buscam aliar estética e versatilidade em diversas soluções de decoração e a escolha de pisos vinílicos pode ser um dos diferenciais, como o Sydney, lançamento Durafloor da linha Inova. Opção também para projetos residenciais, o tom suave e uniforme colabora para criação de espaços que vão de refúgios de aconchego a redutos de sofisticação. A instalação é rápida, sem quebra-quebra, e a manutenção simplificada, com resistência a manchas e higienização apenas com uso de água e sabão – características dos pisos vinílicos Durafloor. …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Maura Mello/Divulgação

Itens essenciais no décor residencial

Escolha do tapete deve considerar as dimensões do espaço e ter a ousadia de sair do básico

Itens essenciais no décor residencial

Alguns elementos não podem faltar na decoração residencial, afirmam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos. Elas enumeram cinco que merecem ser sempre lembrados. “Adornar o lugar onde moramos vai muito além do ato de seguir tendências: trata-se de transcender o efêmero, revelando nossos gostos e estilo de vida”, explicam as profissionais, sócias do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

As almofadas são muito mais que simples quadrados (ou retângulos) de conforto, são acessórios decorativos que abrem oportunidades para adicionar cor, textura e padrões a um ambiente, explicam Danielle …

Leia mais

Publicado na Edição 346 Novembro 2023

Leandro Furini/Divulgação

Beleza e funcionalidade da pedra

Painel de Mármore Matarazzo: veios em tons acinzentados e dourados

Beleza e funcionalidade da pedra

Clássico e atemporal na arquitetura de interiores, o mármore é sempre boa opção por sua variedade estética. Contudo, sua utilização muitas vezes é envolta em concepções equivocadas e, para esclarecer o uso do revestimento, os arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, casal à frente do escritório Etri Arquitetos, relacionaram os principais mitos que cercam a aplicação da pedra.

Para os profissionais, um dos maiores erros na especificação do produto é aceitar que todos os mármores são idênticos. A diversidade impressionante de opções, oriunda de jazidas encontradas em diversas …

Leia mais

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Estética aconchegante

Hamburgo, da Linha Unique: produto ideal criação de ambientes mais acolhedores e práticos

Estética aconchegante

Inspirado no carvalho natural, a Durafloor traz para o seu portfólio o piso laminado Hamburgo, da Linha Unique. Com veios mais definidos e uma destonalização suave, o produto colabora para a criação de ambientes mais acolhedores e práticos. Feitos em HDF (High Density Fiberboard) de madeira reflorestada, os pisos laminados Durafloor possuem a tecnologia Protekto Plus, um diferencial que torna o revestimento mais protegido de vírus e bactérias por um período maior. Testada e aprovada em laboratório, oferece eficácia imediata com 99% de inativação viral no …

Leia mais

Publicado na Edição 345 Outubro 2023

Divulgação

Inspirada em Trolls

Paleta de cores da Coral mergulha no universo colorido e vibrante da animação

Inspirada em Trolls

A Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, mergulha no universo colorido e vibrante de Trolls, em uma parceria com a Universal Pictures Brasil, para colorir ainda mais o lançamento de “Trolls 3 – Juntos Novamente”, que estreou em outubro nos cinemas de todo o Brasil. E como outubro é o mês das crianças, a sugestão é presentear os pequenos com a nova decoração do quarto e utilizar como tema uma animação adorada pelo público infantil, com a paleta de cores inspirada na animação, para criar um quarto …

Leia mais