Edição 328Maio 2022
Sábado, 25 De Junho De 2022
Editorias

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Guilherme Pucci/Divulgação

Foco na terceira idade

Projeto de Bruno Moraes Arquitetura: suíte foi adaptada com maior espaço de circulação

Foco na terceira idade

O projeto foi realizado para uma senhora repleta de disposição, que adora ter independência, mas também gosta de receber filhos e netos nos finais de semana para os tradicionais encontros de família. Neste contexto, atenta às limitações que chegam com a idade, gostaria que seu apartamento tivesse uma estrutura com mais mobilidade. O desafio foi aceito pelo arquiteto Bruno Moraes, do escritório que leva seu nome, na reforma do apartamento de 95 m², localizado na Vila Olímpia, capital paulista. Moraes aliou soluções inteligentes e estilo contemporâneo na decoração, realizando obras importantes e que facilitam o cotidiano do morador na terceira idade. “Neste apartamento, para conquistar uma circulação mais fluída, sala e cozinha foram integradas por meio da demolição de uma parede. Uma porta também foi retirada, permitindo a conexão da varanda, que recebeu a mesa de jantar, com o estar”, explicou o arquiteto. Com essa reorganização da planta do imóvel, todas as refeições passaram a ser abraçadas por um visual da cidade.

Na suíte principal foram efetuadas modificações. A ampliação abriu espaço para a criação de um closet, para a organização das roupas, e a cama foi colocada mais próxima da janela com o intuito de prover, do outro lado, uma passagem bem mais aberta. “Tanto o banheiro da suíte, quanto a sua porta de acesso e o box do banho foram ampliados. A alteração ocorreu a pedido, como uma preparação para necessidades futuras. Assim, caso um dia seja preciso utilizar cadeiras de rodas, ela usufruirá de maior conforto”, conta Bruno.

Moraes alinhavou dicas para a reforma do imóvel, quando o foco é um morador da terceira idade.

Revestimentos. Investir em revestimentos antiderrapantes para evitar escorregões, bem como eleger modelos de fácil limpeza, seja para o caso de o próprio idoso realizá-la sozinho, ou para alguém que cuide da residência.

Layout e mobiliário. Na hora de montar o layout interno, evitar a disposição de muitos objetos no meio do caminho, pois isso dificultará o deslocamento do morador idoso. “Quanto mais fluido for o ambiente, melhor será o espaço”, indica o arquiteto.

Circulação. Cuidado com o risco de prender a cadeira de rodas ou enganchar o andador em algum lugar. Pensando em uma locomoção segura, o ambiente não deve dispor de passagens apertadas, como também vãos de portas estreitos ou objetos que possam atrapalhar o deslocamento.

Barras de apoio e rampas. Principalmente com relação ao banheiro e outras áreas molhadas, incluir barras de apoio nas paredes para que o idoso possa se equilibrar e, até mesmo, conseguir tomar banho sozinho. Também vale incluir um banquinho com pés antiderrapantes, que servirá de apoio caso o morador sinta necessidade de sentar-se. Em casas com pequenas escadas, considerar a execução de rampa de acesso.

Sistemas de monitoramento e segurança. Conforme o caso (quando o morador com idade avançada fica com cuidador ou mesmo sozinho, enquanto o parente vai trabalhar), instalar sistema de monitoramento com câmeras, que garante a tranquilidade para acompanhar o que está acontecendo, mesmo de longe.

Fechadura Eletrônica. É essencial que algum familiar tenha uma cópia das chaves, ou então, invista em fechaduras eletrônicas. “Com a senha, o acesso ao imóvel para a prestação do socorro é facilitada. É possível também abrir uma porta remotamente, no caso de um médico que esteja chegando na residência, por exemplo”, comenta Bruno.

Altura dos móveis. Atenção com a ergonomia de móveis, como cadeiras, sofás e camas (especialmente do tipo box), pois o idoso tem mais dificuldade de se levantar sozinho. Verificar os tamanhos disponíveis – e, se possível, realizar experiência in loco. Outra solução é trabalhar com móveis sob medida.

Sensores. Atenção à possíveis vazamentos de gás, seja por esquecimento, ou pelo acionamento acidental, mediante instalação de sensores que avisam sobre problemas por meio da emissão de sinais sonoros ou mensagens de texto.

Temperaturas. Manter temperatura estável dentro de casa, além de evitar as mudanças bruscas entre ambientes, através de sistema de aquecimento/ventilação, para a regulagem e estabilidade da temperatura.

Alergias. Antes de começar a reforma, verificar se o morador sofre de eventuais alergias a materiais, tintas, ou outras substâncias – especialmente quando a obra ocorrer simultaneamente com a pessoa dentro de casa. Atenção na escolha de tecidos felpudos ou carpetes, pois podem causar rinites ou agravar problemas respiratórios.

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Inspirado em pedras exóticas

Raritá: equilíbrio e personalidade aos ambientes

Inspirado em pedras exóticas

A preciosidade das rochas naturais foi o ponto de partida para o desenvolvimento do Raritá, a nova coleção de porcelanatos da Portinari, que se diferencia pelo desenho dos veios e pelos tons silenciosos (pensados para harmonizar com as peças monocromáticas da linha Colores). Rarità BL tem como base de projeto a Sodalita, mineral azulado com veios de tons oxidados, enquanto Rarità GR surge a partir da Quartzite Cielo, rocha cristalina acinzentada com veios claros. Uma combinação equilibrada de personalidade e elegância. A Portinari apresentou 11 coleções na Expo …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Andre Klotz/Divulgação

Como combinar tendências

Cores opostas: verde fresco Eclipse e o Meia-Luz, um rosa avioletado

Como combinar tendências

Na esteira de uma reforma na casa, seja grande ou a pintura de uma parede, antes de qualquer definição é fundamental que as cores transmitam sensações e estejam atreladas ao momento de vida dos moradores. A partir desse entendimento, a Suvinil disponibiliza leque de cores, com diferentes e variados tons e, como faz anualmente, lança o seu estudo de tendência, o Revela. Em 2022, a pesquisa trouxe diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as diversas formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora – a …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Divulgação

Lançamentos em metaverso

Plataforma permite a criação de avatares e interação digital

Lançamentos em metaverso

Eliminando as fronteiras do mundo físico e digital, o metaverso é uma das maiores tendências de tecnologia para o ano e foi a solução encontrada pela Roca Brasil Cerámica para apresentar os lançamentos das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa. A plataforma exclusiva e imersiva permite a criação de avatares e interação virtual. “Como resposta para esse período pandêmico que seguimos atravessando, construímos uma plataforma exclusiva e personalizada, capaz de abrigar mais de 3 mil pessoas, simultaneamente, para a realização de nossa avant première, em evento disruptivo …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Divulgação

A solução do banheiro lavabo

Banheiro divide espaço com lavabo e concilia imóveis com metragens reduzidas

A solução do banheiro lavabo

Ao longo dos anos, com a tendência de diminuição no tamanho dos lares, uma nova disposição dos cômodos tem feito com que o banheiro e o lavabo passassem a dividir o mesmo ambiente. Apesar de possuírem funções diferentes, o lavabo e o banheiro podem se unir em um único cômodo de maneira harmoniosa.

A Celite apresenta dicas de como deixar o banheiro apropriado e charmoso para receber visitas enquanto atende as demandas dos habitantes da casa. Em primeiro lugar é necessário calcular medidas confortáveis para a distribuição das …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Fotos Divulgação

Design fora do óbvio

Véu de Noiva: coleção reproduz o mármore Statutário

Design fora do óbvio

A coleção Império, da Ceusa, apresenta a releitura de revestimentos clássicos, com design que mostra a irreverência da marca. Trazendo como referência a sobriedade dos mármores Port Laurent e Emperador Marble – originados do Marrocos e Espanha, respectivamente – as peças combinam as tonalidades escuras aos veios intensos em tons claros, sendo alguns amarelados.

Outro destaque da marca é a coleção Flamingo, que recebeu esse nome por conta da cor da ave. Inspirada na pedra ônix, com veios oxidados, as peças em mega formatos 100×100 combinam a delicadeza …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Fotos Divulgação

Vencedores da 25ª edição do Prêmio Deca

Melhor Projeto Banheiro: do arquiteto goiano Leo Romano

Vencedores da 25ª edição do Prêmio Deca

A Deca revelou em dezembro os vencedores da 5ª edição do Prêmio Deca, no qual jovens talentos e profissionais do segmento, de todas as regiões do país, participaram com projetos de Melhor Projeto Cozinha, Melhor Projeto Banheiro e Melhor Produto. Entre os profissionais, o arquiteto baiano Nildo José foi vencedor na categoria Melhor Projeto Cozinha – entre os estudantes venceu Eloanna Mangussi. Para Melhor Projeto Banheiro e Melhor Produto, as propostas mais inovadoras foram do arquiteto goiano Leo Romano. Já o melhor banheiro entre os estudantes coube a …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Fotos Divulgação

Volta às origens

Linha Olaria: busca por um lar que abrace

Volta às origens

Detalhe do décor que é considerado essencial para criar a atmosfera correta refere-se ao revestimento. Neste sentido, as linhas que evocam a estética artesanal se tornaram a pedida perfeita para projetos que se aproximam de refúgios, trazendo uma volta às origens, ao essencial, afirma Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerámica.

Para ela, as linhas handmade são capazes de criar uma decoração afetiva, que traz calma e tranquilidade. Charmosos e únicos, esses revestimentos são ótimas escolhas para ambientes acolhedores, capazes de recarregar as energias: “Em nosso portfólio incorporamos …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Luis Gomes/Divulgação

Cores exclusivas de cimento queimado

Tons tijolo, arenito e olaria no projeto de Bruno Moraes

Cores exclusivas de cimento queimado

Três das 13 novas cores de cimento queimado da Biomassa do Brasil são assinadas pelo arquiteto Bruno Moraes. O produto traz o Selo Casa Saudável, certificado pela Healthy Building Certificate (HBC), sua tecnologia apresenta baixa emissão de voláteis orgânicos (Voc’s) e não possui produtos químicos, nem toxinas. Dessa forma, não é prejudicial à saúde e bem-estar do profissional que irá aplicar o produto, assim como do usuário que irá viver naquele ambiente. Além disso, a produção do cimento queimado é feita com água de reuso, o que faz …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Bernardo Figueiredo

Exposição “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro” encerra em 12 de dezembro, no Museu da Casa Brasileira, Avenida Faria Lima, 2.705, capital paulista. A curadoria da mostra é das designers Maria Cecília Loschiavo dos Santos, Amanda Beatriz Palma de Carvalho e Karen Matsuda, que tiveram o acervo Bernardo Figueiredo como ponto de partida para a pesquisa.

“A produção de Figueiredo está situada no cruzamento da arquitetura, urbanismo, design de mobiliário, design de interiores, cultura e suas inter-relações transdisciplinares”, comentou Maria Cecilia. Dividida entre o hall de entrada e …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Fotos Divulgação

Mais conexão com a natureza

Cuba de sobrepor: suavidade na bancada

Mais conexão com a natureza

Tendência forte na decoração de interiores, a biofilia traz elementos naturais para dentro dos ambientes, com os projetos incorporando água, plantas, luz natural e elementos, como madeira e pedra. Uma das características do conceito é o uso de formas e silhuetas botânicas em vez de linhas retas. Em se tratando de revestimentos, a coleção da Portinari, Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros, é um exemplo. As peças da linha Folhas ao Vento trazem folhas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor, combinando leveza e …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Banheiro compartilhado entre irmãos

Porcelanato Confete: alternativa econômica e diferente

Banheiro compartilhado entre irmãos

Compartilhar o banheiro entre irmãos pode ser uma saída econômica e inovadora para famílias grandes. Essa foi a proposta do projeto “3 irmãs”, realizado em Vitória da Conquista, na Bahia, pelo escritório Donna Arquitetura. O porcelanato Confete, da Ceusa, é o protagonista do ambiente. O revestimento foi composto com uma base de piso e pias de cor neutra, o que trouxe equilíbrio para que não ficasse cansativo ao longo dos anos, assim como as louças, que seguem a linha neutra. Os metais finalizam os detalhes com duas duchas …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Projeto premiado em concurso nacional de Arquitetura

Estudantes do curso de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP) ficaram com a segunda colocação no 14º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura com projeto de reconstrução de Brumadinho, em Minas Gerais, utilizando o aço em um edifício-ponte e em um parque, com objetivo de recuperação da paisagem e posterior ressignificação do ambiente.

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho ocorreu em janeiro de 2019. O projeto, que foi desenvolvido pelos estudantes Fernando Comparini, André Góes, Guilherme Sarti e Fernando Mauad, com orientação do …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Para chamar de seu

Lago ornamental: importante definir tamanho, formato e local

Para chamar de seu

Tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de jardins são os lagos ornamentais. Além de serem visualmente agradáveis e elegantes, eles conferem a sensação de bem-estar com requinte e sofisticação. “Os elementos com água, como os lagos e fontes, dão leveza a qualquer jardim, pois são visualmente agradáveis, compondo uma linda paisagem em meio ao colorido das plantas. Isso sem falar no efeito relaxante que o burburinho da água proporciona”, diz a paisagista Nãna Guimarães.

Ela considera que os lagos são muito versáteis, podendo ser …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Ilusão de ótica

Coleção Miragem: três opções de cores para ousar nos projetos

Ilusão de ótica

A ilusão de ótica é uma técnica que pode enriquecer o projeto arquitetônico, sendo utilizada em revestimentos, pinturas, móveis, utensílios e objetos de arte. Nos revestimentos, os produtos podem ser aplicados em pisos, paredes e mobiliários. A coleção Miragem, da Ceusa, foi inspirada nessa tendência e garante uma sensação de ilusão. O efeito pode acontecer em diferentes condições, proporcionando várias imagens de um mesmo objeto. A inspiração para criação das peças foi uma arte tridimensional feita manualmente com madeiras. A coleção Miragem ganha ousadia com peças azuis, amadeirada …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Fotos Divulgação

Linha clássica e atemporal

Linha Calacata Light, da Roca Cerámica: revestimento de piso e parede

Linha clássica e atemporal

Atemporal, o mármore é um material que nunca sai de moda, reconhecido por sua sofisticação e elegância, capaz de transformar os ambientes, e foi o ponto de partida para a criação da linha Calacata Light, lançamento da Roca Cerámica. “A pedra clássica foi reproduzida com perfeição em nossas peças através da impressão HD, capaz de recriar os veios e nuances do material natural”, disse Christie Schulka, marketing manager do grupo.

A linha pode ser empregada em diversos ambientes do lar, revestindo pisos e paredes. Apresentada no formato 120 …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Versatilidade do porcelanato

No piso e parede: estética clean e neutra

Versatilidade do porcelanato

Inspirada no travertino Cross Cut, uma rocha derivada do quarzto que é cortada transversalmente, a linha Cross Cut da Roca Brasil Cerámica apresenta um porcelanato em tom areia, perfeito para ambientes acolhedores e de energização. “Apostamos em tons neutros que reforçam que menos é mais”, diz Christie Schulka, marketing manager da empresa: “Harmonia e equilíbrio definem nossos lançamentos”.

Apresentada nos formatos 120 x 120 e 120 x 250 cm, a linha é um acréscimo ao portfólio de super formatos da Roca. As peças possuem 7 mm de espessura, …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Urbana e atemporal

Linha City: tom neutro pode protagonizar home office

Urbana e atemporal

A linha City incrementa o portfólio de super formatos da Incepa. Disponível nos tons Cement e Nude, as peças fazem uma releitura das superfícies de cimento, que por seu caráter neutro e atemporal permanecem sempre como tendência. “O lançamento foi uma aposta da Incepa para ambientes contemporâneos, mas que flertam com as tendências minimalistas que estão em voga”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. Perfeita para ser utilizada em espaços internos e externos, por seu tom neutro a linha City pode protagonizar home offices e …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Glass South America

As principais empresas do mercado vidreiro se preparam para apresentar seus lançamentos na próxima edição da Glass South America, de 29 de junho a 2 de julho de 2022. A nova data foi decidida em conjunto com a Abravidro, principal entidade do setor, e os expositores, considerando o atual estágio da pandemia. No segundo semestre do ano haverá encontro digital para movimentar o mercado e para que seus participantes não percam oportunidades de negócio. Se em 2020, o setor vidreiro entrou para a rota de crescimento, mesmo durante …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Fotos Divulgação

Originalidade em banheiros e lavabos

Formas orgânicas, bordas finas e cores harmoniosas

Originalidade em banheiros e lavabos

Louças sanitárias costumam seguir o padrão branco ou tons escuros, compondo banheiros e lavabos que limitam a criatividade. Nascida da palavra “baden”, que remete a purificar-se ou banhar-se, a marca Badenza inspira-se na elevada disciplina dos alemães e estabelece um novo patamar de qualidade, proporcionando projetos originais.

Localizada em Americana, no interior do estado de São Paulo, a indústria produz artesanalmente louças sanitárias com matéria-prima nobre de alto grau em pureza, com 10 anos de garantia e o menor prazo de entrega.

Para compor ambientes no estado da …

Leia mais