Edição 289Fevereiro 2019
Sexta, 22 De Março De 2019
Editorias

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Praticidade e conforto

Piso Noz-Pecan Coleção Heritage Linha Essence

Praticidade e conforto

O piso vinílico chama a atenção por agregar benefícios que vão da instalação prática e rápida ao conforto de não se preocupar com o “toc-toc” dos passos, tornando-se uma das principais alternativas ao tradicional piso frio das construções e reformas brasileiras. Embora não seja um tipo de piso novo, é preciso conhecer as especificidades do produto para garantir que, da compra ao uso no dia a dia, tudo corra bem. Líder na fabricação de vinílicos, a Tarkett reuniu as dúvidas mais frequentes.

Afinal, o que é piso vinílico? O vinílico é composto por PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Ele pode ser homogêneo, ou seja, possui uma massa única em uma ou mais camadas, ou heterogêneo, onde há camadas diferentes entre si. Não confundir com o laminado, que é um piso composto por fibras de madeira, papel e outros materiais.

Quais são os formatos disponíveis? O mercado de vinílicos oferece opções modulares – réguas e placas – ou monolíticas em mantas, com diferentes dimensões, estampas e cores. A maior parte dos modelos de placas e réguas é aplicada com adesivo e possui juntas secas, mas há a opção de vinílicos com sistema de encaixe, conhecidos como “clique”, que dispensam o uso de adesivo.

Onde comprar? É normalmente comercializado na referência metro quadrado por meio de revendas especializadas que podem ou não oferecer também o serviço de instalação. Os fabricantes não costumam oferecer a instalação. Ao comprar, verifique se as características do piso, como a espessura e a classificação de uso, são compatíveis com a rotina do espaço desejado. É importante escolher a cor com base na amostra física do produto, pois imagens digitalizadas ou impressas podem trazer variações de tons.

Onde pode ser instalado? Após aguardar o período de aclimatação do produto ao ambiente, geralmente de 24 horas, o vinílico deve ser instalado em pisos e paredes por profissional especializado. A base deve estar limpa, nivelada, seca, curada e impermeabilizada, se necessário. Um dos grandes benefícios é a possibilidade de aplicá-lo por cima de determinados revestimentos, desde que estejam preparados para tal.

Ele pode ser aplicado sobre cimento, laje de concreto, cerâmica e porcelanato, além de mármore e granito polido. Evite instalações sobre ardósia comum, cimento queimado, madeira, tacos, laminados, parquets, cerâmicas desniveladas, com placas soltas e/ou juntas maiores que 5 mm. Neste caso, é preciso remover e refazer o contrapiso antes de aplicar o vinílico. Nunca instale em áreas externas ou abertas.

Ao contrário do que ocorre na instalação de pisos laminados “clicados”, os vinílicos com sistema de encaixe não precisam de um espaço entre o piso e a parede para dilatação.

Podem ser lavados? Com exceção dos modelos com sistema “clique”, os vinílicos colados podem ser lavados, mas não podem ficar com água empoçada, o que vai causar o descolamento das peças ao longo do tempo. Após a instalação de pisos colados, é preciso aguardar ao menos sete dias antes de lavá-lo, pois este é o tempo de cura do adesivo.

Qual a durabilidade? A durabilidade de qualquer tipo de piso está associada às boas práticas e hábitos de instalação, uso e manutenção. É importante saber qual a garantia da marca contra defeitos de fabricação e quais as orientações básicas de limpeza e conservação. Para evitar danos à superfície, evite arrastar móveis pesados e acrescente feltro aos pés de mesas e cadeiras.

Mais em www.tarkett.com.br

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Jatobá lança cubas

Unique: de porcelana, para banheiros e lavabos

Jatobá lança cubas

A Jatobá Pastilhas lançou a linha Unique, de cubas de porcelana para banheiros e lavabos: formato oval (Halus) e quadrado (Essenza), ambas nas cores Azul Capri e Verde Etna. As cubas de apoio – instaladas sobre o tampo – estão disponíveis nos tamanhos 32 x 32 cm (Essenza) e 40,5 x 32 cm (Halus).

“As cores e texturas têm sido o ponto alto dos lançamentos neste setor, mas o que vemos são cores ‘chapadas’ e peças em HD imitando pedra”, afirma a arquiteta Natalia Carmona Souza, analista de …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Fotos Divulgação

Diferentes tipos de jatos

Bolero Spa: design minimalista e contemporâneo

Diferentes tipos de jatos

O chuveiro Bolero Spa, da Codda Faucets, chega ao mercado agregando tecnologia e eficiência. Com traços retos, design minimalista e contemporâneo, o Bolero Spa mede 50 x 50 cm, é embutido de teto e possui três diferentes tipos de jatos: ducha, cascata e nebulizado. Manufaturado na Itália, disponível em aço inox com acabamento polido, o Bolero Spa se destaca na decoração do banheiro e salas de banho. Mais no site www.coddafaucets.com

Disponível em aço inox com acabamento polido

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Atraente diversidade das rochas

Cozinha e churrasqueira revestidas com mármore Calacatta, projeto Guilherme Torres

Atraente diversidade das rochas

Com toque contemporâneo, os mármores da Michelangelo Mármores do Brasil seguem as atuais tendências da decoração. Tratado e lapidado cuidadosamente, para que cada peça tenha um toque único e exclusivo, a proposta da Michelangelo é trazer a beleza da diversidade das rochas através de modernos processos de extração, gerando o menor impacto possível, valorizando a mão de obra local e o desenvolvimento das regiões onde está localizada.

A Michelangelo tem jazidas próprias localizadas no Paraná, onde extrai seus mármores exclusivos. No mármore branco, destacam-se o Michelangelo Nuvolato, com …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Programa Resíduo Zero

A Nina Martinelli vai lançar na Expo Revestir 2019, em março, a Colezione Brick Originale, com peças provenientes de processos internos que criam novos produtos a partir de materiais que seriam descartados. Feita em 100% de cerâmica reciclada, a Colezione Brick Originale confere aos ambientes um toque original e rústico, com tonalidades que vão do vermelho intenso até nuances de laranja e resgatam a energia marcante da natureza.

Disponível em 12 modelos diferentes, com três opções de acabamentos: Originale, com superfície lisa; Originale Contorni, superfície com leves ondulações; …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Revestimento HD cria o efeito tijolinho…

Modelo Vinca: marrom escuro, formato 7 x 26 cm

Revestimento HD cria o efeito tijolinho…

A Cerâmica Atlas apresenta sua linha de revestimentos de alta definição (HD) com o charme dos tijolos aparentes, que conferem um estilo mais rústico para os ambientes. Com a proposta de aquecer e trazer aconchego para as residências, a técnica se torna cada vez mais comum e pode ser aplicada em todos os cômodos, criando diferentes sensações em ambientes sociais e privativos.

Para quem almeja exibir uma parede de tijolinhos no living, quarto ou até mesmo na cozinha, existem técnicas e diferentes materiais que criam o conhecido efeito …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Tom ancestral e moderno

Caverna: a Cor do Ano 2019 da Sherwin-Williams

Tom ancestral e moderno

Cor com raízes antigas e elementares, a Caverna (SW 7701) foi eleita pelos especialistas da Tintas Sherwin-Williams como a Cor do Ano 2019. Da família dos tons terrosos, a cor é quente, casual, refinada e remete ao passado das cavernas usadas como o lar das antigas civilizações. Como recria o futuro, é apresentado como um tom ancestral e ao mesmo tempo moderno.

De acordo com a especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, Caverna pode ser o pano de fundo de uma sala de …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Lio Simas/Divulgação

Brilho e nobreza dos metais

Coleção Aluminium: rodapé em tons ouro, prata e bronze

Brilho e nobreza dos metais

A nobreza dos tons metalizados do ouro, prata e bronze repercute na decoração e ganhou opções de acabamento, além das tintas e móveis. Esta é a aposta da coleção Aluminium da Santa Luzia, que reproduz em rodapés e guarnições ecológicos o brilho dos metais preciosos. Os perfis possuem 10 cm de altura e podem ser usados para outros fins decorativos, como rodatetos e rodameios, ou até criar as clássicas boiseries.

As peças são fabricadas a partir da reciclagem de resíduos do isopor. Embora popularmente conhecido pela marca, ele …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Definindo o estilo e a reforma da fachada

Além de cartão de visita do imóvel, a fachada contribui com o urbanismo da rua e da cidade, o que faz com que sua concepção não leve em conta apenas o aspecto estético, mas também a harmonia, funcionalidade e segurança. Com essa preocupação, as arquitetas Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetura, e Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, elencaram dicas que facilitam o processo de reforma e construção da fachada.

Estrutura – Antes de começar a obra, é fundamental observar a estrutura de vigas e …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Projetos online de decoração

Fernanda Leão e Vanessa Prado Lopes: solução conta com talentosa equipe virtual

Projetos online de decoração

A Archie, plataforma digital que reúne arquitetos e decoradores no atendimento a clientes de forma rápida, simples e prática com custos mais reduzidos para a transformação de ambientes, assinou contrato com a rede de lojas Leroy Merlin, especializada em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, para a venda de projetos de planejamento de móveis e espaços customizados ao consumidor. O acordo contempla linhas de cozinha, área de serviço e varanda gourmet, com a consultoria da Archie, para a Grande São Paulo.

A solicitação do projeto é feita inicialmente …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Dicas para revestir a cozinha

No piso, Connection Beige, no superformato 120 x 120 cm, e Organic na parede

Dicas para revestir a cozinha

Investindo no design e na tecnologia dos produtos de seu catálogo, entre os mais recentes lançamentos da Biancogres destacam-se modelos perfeitos para compor a cozinha. A ideia é cobrir as mais diversas áreas, como bancada, piso e parede. Os revestimentos são versáteis, como o Organic, por exemplo, que pode tanto servir para destacar o vão entre a bancada e os armários, como cobrir todo o balcão.

Um dos maiores fabricantes de porcelanato do país, com mais de 50 anos de mercado, a Biancogres tem raízes na Itália, mundialmente …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Decoração sofisticada no lavabo

Lavabo: cor branca predomina e dá sensação de leveza

Decoração sofisticada no lavabo

O lavabo ganha cada vez mais destaque em casas e apartamentos, com diferentes tipos de composições. Geralmente, está localizado nas áreas sociais, para que as visitas possam fazer sua higiene pessoal. Diferente do banheiro tradicional, a área não exige grandes medidas, pois um lavatório com torneira, porta toalhas, bacia sanitária e espelho são suficientes.

Por essas características, o lavabo costuma proporcionar a oportunidade de uma decoração agradável, atraente e divertida, para oferecer conforto aos frequentadores, afirmam as arquitetas Devienne Contatto e Leila Caviquia da Contatto & Caviquia Arquitetura.…

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Moderna, com tecnologia de ponta

Codda apresenta Linha Vesna

Moderna, com tecnologia de ponta

A Codda Metais apresenta a linha Vesna, em homenagem à obra “The Seasons” do compositor russo Tchaikovsky. Vesna, que significa “Primavera” em Russo, é a primeira linha da Codda composta por torneiras de cozinha mono e duplo comando; torneiras de água fria, misturadores monocomando e todos os acessórios essenciais para banheiros: ducha higiênica, cabides, papeleira, saboneteira e porta toalha barra. Inteiramente fabricada em latão, a linha Vesna possui design característico, com desenhos simétricos de linhas planas e redondas. A Codda une experiência e tecnologia de manufaturas com mais …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Brinquedoteca em contêiner

Projeto inspirado na música “Yellow submarine”

Brinquedoteca em contêiner

A Trisoft, que produz itens com lã de PET, está presente na montagem do estande da Audium Acústica, na Casa Cor de Salvador, na Bahia. A mostra acontece até 11 de novembro, na Chácara Baluarte, Ladeira do Baluarte, 20, Santo Antônio.

O projeto de interiores foi desenvolvido por Bianca Lopes e Talita Freire, com acústico da Audium e instalação da Construkeruv. O estande foi realizado na estrutura de um contêiner de carga, transformado em brinquedoteca, com inspiração na música “Yellow submarine”, do The Beatles. É totalmente revestido de …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Projetos combinam necessidades pet

Sobre a escolha das cores, as mais escuras são fortes aliadas

Projetos combinam necessidades pet

Na arquitetura e decoração, cães e gatos estão recebendo cada vez mais atenção para viverem confortavelmente junto aos seus donos. Com experiência em executar projetos que atendam essa necessidade, as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da Doob Arquitetura, e Ana Yoshida, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, afirmam que é possível ter em casa um décor moderno e ao mesmo tempo adaptado ao pet. As profissionais relacionam algumas dicas para deixar a casa ainda mais gostosa para os moradores e seus animais:

  1. Adaptação nos ambientes e
Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Itens lança coleção Halo

Parceria com a 80e8: interesse pela brasilidade

Itens lança coleção Halo

A Itens lançou a coleção Halo, assinada pelos designers Antonia Almeida e Fabio Esteves, do estúdio paulistano 80e8. Inspirada nos movimentos e linhas marcantes dos anos 1970, a Halo tem curadoria de Mariana Amaral e se destaca pelo glamour de suas peças.

Com a coleção, os designers exploram também o interesse pela brasilidade. As peças foram compostas basicamente por padrões geométricos, um quesito frequente nas coleções da Itens.

O bulbo luminoso remete à dança, discotecas e à liberdade. Os aros giram em torno de um único eixo e, …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Fotos Divulgação

Novidades em envidraçamento

Reiki: sistema de painéis deslizantes sem esquadrias

Novidades em envidraçamento

O sistema de envidraçamento Reiki apresentou novidades na 12ª Feira Internacional da Indústria da Esquadria (Fesqua 2018), que aconteceu em setembro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Com a ajuda do envidraçamento Reiki, os empreendimentos proporcionam ambientes integrados, que oferecem abertura e fechamento total ou parcial de áreas, por meio de painéis deslizantes sem esquadrias.

O Reiki Slim é uma variação do Reiki UP, inicialmente vendido só no Sul do Brasil, mas que começa a atender todas as regiões do país. O UP não utiliza rebites …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Revestimentos sustentáveis

Atlas: estética exclusiva e reaproveitamento de resíduos

Revestimentos sustentáveis

Focada na sustentabilidade da construção civil, a Cerâmica Atlas apresentou ao mercado a linha REC, com revestimentos que reaproveitam 65% de resíduos industriais da fábrica, como revestimentos cerâmicos, peças quebradas ou com pequenos defeitos, além de bandejas refratárias. Em todo processo produtivo, 80% da água é reutilizada depois de passar por tratamento de efluentes. Até a matéria decantada neste processo é reaproveitada na composição da massa REC.

Além da alta durabilidade, pela queima de ciclo longo de 20 horas em temperatura de 1.280°, as peças possuem estética diferenciada, …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Metais com design

Coleção C.1: escolha perfeita para banheiros contemporâneos

Metais com design

Alinha de metais C.1, projetada pelo designer Kurt Merki Jr., combina com salas de banhos de todos os estilos. Seu visual elegante é harmonizado com as cubas e as banheiras da Duravit, conferindo ao espaço um toque simples, despretensioso e contemporâneo.

A criação de uma coleção de metais sanitários representou um desafio para o designer suíço. “Primeiro, me familiarizei com as informações técnicas para identificar os limites do projeto”, contou Kurt sobre seu processo criativo: “Sempre busco visualizar o macro antes de ampliar e pensar nos detalhes e, …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Fotos Robson Salgado e Sidney Kair/Divulgação

Equilíbrio, harmonia e luxo

Diamante: revestimento compreende três peças de cimento

Equilíbrio, harmonia e luxo

A Nina Martinelli apresenta a coleção Cemento na cor branca, de revestimentos em concreto arquitetônico com diferenciados formatos e relevos, que combinam aconchego, leveza e calma para o ambiente.

A arquiteta Lara Amado escolheu o modelo Diamante para revestir as paredes, com iluminação que valorizou os seus relevos: “Nesta sala usei três spots de 6w embutidos, com luz branca quente, um lustre pendente clássico de cristal, e uma ilha iluminada embutida no gesso, de 2 x 2 m, com lâmpadas tubulares brancas neutras”.

O branco é uma das …

Leia mais