Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 347 Dezembro 2023

Edição 347 Dezembro 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Milagres

Luiz Carlos Ferraz

Data Magna do calendário humano, não importa qual seja a condição ou circunstância, aquela que marca o nascimento de Jesus Cristo permanece no topo nos últimos séculos como a mais esperada, mais celebrada, mais amada… de todo o calendário gregoriano, acelerando um extraordinário movimento que envolve não só pessoas, mas empreendimentos, instituições, Estados, como se isto fosse possível (!) – numa teia de milagres que vão se esparramando e traz consigo a esperança do próximo. Nestes tempos de conflitos, clama-se, inevitavelmente, pela saúde do Papa

Leia mais

A arte de advogar bem

A arte de advogar bem

Alberto Murray Neto

A prática da advocacia requer formação acadêmica sólida e constante atualização da doutrina e jurisprudência. É um estudo permanente, diário, que possibilita ao advogado prestar os melhores serviços aos seus clientes.

Conhecer profundamente o direito, entretanto, não basta para ser um bom advogado. Advogar, sobretudo no mundo empresarial, requer outras habilidades. A vida das empresas é dinâmica e exige de seus prestadores de serviços, entre estes os advogados, clareza, efetividade, iniciativa, rapidez e informação.

Ao receber as demandas de seus clientes, o advogado deve ter …

Leia mais

Itens essenciais no décor residencial

Itens essenciais no décor residencial

Alguns elementos não podem faltar na decoração residencial, afirmam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos. Elas enumeram cinco que merecem ser sempre lembrados. “Adornar o lugar onde moramos vai muito além do ato de seguir tendências: trata-se de transcender o efêmero, revelando nossos gostos e estilo de vida”, explicam as profissionais, sócias do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

As almofadas são muito mais que simples quadrados (ou retângulos) de conforto, são acessórios decorativos que abrem oportunidades para adicionar cor, textura e padrões a um ambiente, explicam Danielle …

Leia mais

Consumidores cada vez mais atentos!

Consumidores cada vez mais atentos!

“O tema ESG virou farol para atrair consumidores cada vez mais atentos, conectados, impactados e, porque não dizer, preocupados com as necessidades da sociedade e do planeta”, afirmou Mari Soccodato, head de negócios da consultoria Gad, ao analisar estudo desenvolvido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e realizado pela Mosaiclab, que apurou que mais da metade da população brasileira está disposta a pagar de 5% a 20% a mais por produtos e serviços que realmente façam ações efetivas da agenda ESG – da sigla em inglês Environmental, …

Leia mais

Licenciamento de obras é digital em Santo

Licenciamento de obras é digital em Santo

O procedimento administrativo de licenciamento de obras e outros serviços na Prefeitura de Santos passou a ser realizado, desde novembro, somente por meio digital, na plataforma Aprova Santos. Lançada há três meses para simplificar e tornar o encaminhamento mais rápido e eficiente, os interessados que ainda não têm login devem se cadastrar em www.santos.sp.gov.br/aprovasantos

O novo sistema digital para aprovação de projetos e licenciamentos envolvendo a construção civil visa passar do meio físico para o digital 73 tipos de processos de serviços que a Secretaria de Infraestrutura e …

Leia mais

Selante com aderência sob a água

Selante com aderência sob a água

Já é encontrado no mercado nacional o selante superforte Q-10 Underwater Seal & Lock, que atua em ambientes com umidade, vazamentos, inundações e é resistente à água do mar e ao cloro. Com tecnologia inovadora, o produto endurece e apresenta aderência sob a água. A aplicação pode ser feita sem a necessidade de esvaziar piscinas ou tanques durante os vazamentos, principalmente de água. O produto pode ser usado para resolver vazamentos até em embarcações e aquários.

Após três anos de estudos e desenvolvimento único, utilizando nanotecnologia, o Q-10 …

Leia mais

Encanto e sofisticação em Santos

Encanto e sofisticação em Santos

A meia quadra da praia, combinando modernidade com praticidade, a Engeplus Construtora e Incorporadora lançou o Residencial Bali, na Rua Coronel Proost de Sousa, 19, Embaré, em Santos. Com localização privilegiada, próximo a shopping, escolas, edifícios comerciais, restaurantes, clínicas, o empreendimento oferece comodidade, bem-estar e qualidade de vida. A torre única de 29 pavimentos será implantada em terreno com 1.428,94 m², com projeto arquitetônico do escritório Passarelli Zonis. Serão 78 unidades, três por andar, com opções de 2 e 3 suítes (de 98,82 m² a 158,72 m²), todas …

Leia mais

Condomínio de luxo na Bahia

Condomínio de luxo na Bahia

Composta por 11 municípios, a Costa do Cacau, na Bahia, é conhecida pela exuberância natural e praias paradisíacas. A vocação da região para o turismo, levou a Luan Investimentos, incorporadora e construtora, com sede em São Paulo, a investir cerca de R$ 20 milhões em um complexo residencial na faixa da costa entre Ilhéus e Itacaré. Batizado com o nome da região, o condomínio Costa do Cacau Village está sendo lançado no local.

Assim como em outras regiões do país, o empreendimento visa atender demanda por casas para …

Leia mais

Excelência na relação com o cliente

Excelência na relação com o cliente

A Perplan Empreendimentos, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, está concorrendo à maior premiação internacional de experiência do cliente, Customer Centricity World Series, realizada pela consultoria Arcet Global. Essa foi a primeira vez que a empresa se inscreveu no prêmio de âmbito global e chega ao posto de finalista na categoria Transformação de Negócios, com o case Relacionamento com o Cliente. O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em maio de 2024.

Foram 400 projetos inscritos, de mais …

Leia mais

Retração na indústria de materiais

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou pesquisa Índice elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor, na qual revela que em novembro o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresentou queda de 0,5% em comparação com o mês anterior (outubro). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o faturamento de novembro apresentou retração de 2,3%. Devido a sequência de resultados negativos, a projeção para 2023 foi revista para retração de 2,3%. A nova edição …

Leia mais

Alto padrão em Caraguatatuba

Alto padrão em Caraguatatuba

A A3 Construtora lançou em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, o Celebration Clube, com a pretensão de redefinir o conceito de residência de alto padrão na região. O empreendimento materializa esse compromisso e confirma a tendência do mercado imobiliário, de grande impulsionador da economia do município. De acordo com dados da secretaria municipal de Urbanismo, em 2023 foram emitidos 222 alvarás relacionados ao mercado imobiliário.

O Celebration oferece apartamentos de 2 e 3 dormitórios, com plantas de 65 m² a 83,50 m², todos com vista para …

Leia mais

36ª edição do Prêmio The Best

36ª edição do Prêmio The Best

A Construtora Mota Machado, que há 45 anos atua no mercado imobiliário de alto padrão em São Luís, no Maranhão, recebeu o título de “Empresa Destaque na Construção Civil do Ano”, na 36ª edição do Prêmio The Best. O evento premiou as principais empresas, personalidades, instituições, jovens empreendedores e profissionais que tiveram destaque em suas respectivas áreas de atuação. Representando a Mota Machado, o diretor comercial e de incorporação, Wallace Soares, recebeu o prêmio. “Receber esse prêmio, que evidencia os principais em cada segmento, nos retorna que estamos …

Leia mais

Produção sustentável tende a prevalecer em 2024

Produção sustentável tende a prevalecer em 2024

“O consumidor tem percebido, em diferentes âmbitos, a necessidade de defender uma produção mais sustentável e passa a cobrar mais isso das empresas. Além disso, o aumento na temperatura da Terra já é uma consequência de anos sem a devida preocupação com a preservação da natureza. A construção civil, como parte do setor produtivo, também precisa dar as suas respostas para minimizar os danos ao meio ambiente”. A afirmação é do engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba, no Paraná. Para ele, quem …

Leia mais

Funcional, decorativo e estilo inglês

Funcional, decorativo e estilo inglês

A Sto Brasil apresenta o StoCast Brick, revestimento acrílico com efeito estético de tijolo, altamente personalizável e versátil, para aplicação em fachadas, paredes internas e tetos, em construções novas ou reformas. Leve, flexível, fácil de aplicar e durável, o produto é fabricado em resina com minerais nobres e cria efeitos únicos em projetos arquitetônicos, reproduzindo mimeticamente o efeito tradicional do tijolo, que pode ser aplicado independente da construção ou revestimento escolhido, seja em construção seca ou qualquer outro sistema, sobre emboço e reboco, como o StoTherm Eifs.

A …

Leia mais

Qualificar para driblar falta de mão de obra

A escassez de mão de obra qualificada tem sido um dos principais problemas enfrentados pelo setor da construção civil. Segundo estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 89% das construtoras estão com dificuldade em encontrar profissionais especializados. As empresas apontaram maior dificuldade na contratação de pessoal de produção qualificada, principalmente pedreiros (82,0%) e carpinteiros (78,7%), bem como de gestão de obra – mestre de obras (74,7%) e encarregado (70,0%). Também foi identificada carência de qualificação da mão de obra terceirizada (94.67%).

De acordo com o …

Leia mais

Anfavea revela otimismo

Anfavea revela otimismo

Nelson Tucci

Aqueda das exportações e aumento de importados provocou leve recuo, de 0,5%, na produção de veículos este ano. Ao encerrar dezembro, a indústria nacional terá fabricado 2,359 milhões de autoveículos, projeta a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Depois de um primeiro semestre aquém do esperado, admite a indústria, para o mercado interno, houve relevante aumento no ritmo de vendas de autoveículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades/dia em novembro. Assim, 2023 deverá fechar com 2,29 milhões de emplacamentos, representando …

Leia mais

Carro dos Sonhos 2024

Carro dos Sonhos 2024

Incentivar a imaginação e a criatividade dos mais jovens é o principal objetivo do concurso artístico Carro dos Sonhos, realizado pela Toyota do Brasil e destinado a crianças e adolescentes com idades entre 4 e 15 anos, de todas as regiões do país. Para participar basta efetuar a inscrição, até 31 de janeiro, no link www.toyota.com.br/mundo-toyota/dream-car

O concurso está dividido em três categorias, correspondentes a diferentes faixas etárias: A (4 a 7 anos), B (8 a 11 anos) e C (12 a 15 anos). Os participantes são encorajados …

Leia mais

ESG via conexão com negócios de impacto

ESG via conexão com negócios de impacto

Os negócios de impacto podem ser aliados estratégicos para impulsionar a agenda ESG de grandes empresas ao ofertar soluções, aportando expertise e rede de relacionamento para que as corporações possam atingir as suas metas ambientais, sociais e de governança. Essa é a principal conclusão de estudo conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa, produzido a partir do cruzamento de dados do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental 2023 e de pesquisas e estudos recentes sobre a temática.

O estudo, que foi apresentado no início de dezembro, na capital paulista, …

Leia mais

Temporada de Inverno

Temporada de Inverno

Prevista para durar até meados de abril de 2024, a temporada de Inverno na Park City Mountain está repleta de atrações e eventos especiais para relembrar o passado de mineração e o legado olímpico desse destino de esqui e snowboard de classe mundial. Localizada no coração de Park City, no estado de Utah, a 35 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, Park City Mountain é a maior estação de neve dos Estados Unidos.

Com duas bases distintas – Mountain Village e Canyons Village –, …

Leia mais

Hotéis sustentáveis de Seychelles, no Índico

Hotéis sustentáveis de Seychelles, no Índico

No arquipélago Seychelles, formado por 115 ilhas no Oceano Índico, o respeito ao meio ambiente é compromisso que faz parte do dia a dia de cada um. Assim, viajantes que desejam não apenas desfrutar de uma estadia única e memorável, mas também minimizar seu impacto nna natureza, encontrarão em Seychelles uma série de resorts que abraçam a filosofia da sustentabilidade e são certificados pelo Sustainable Seychelles Certified.

Atualmente, 74% dos grandes hotéis em Seychelles ostentam esse certificado, evidenciando a crescente necessidade e importância de operações sustentáveis para transformar …

Leia mais

Réveillon no litoral da Bahia diferente do convencional

Réveillon no litoral da Bahia diferente do convencional

Com o slogan “Venha viver o novo!”, o Réveillon dos Quereres fará sua estreia no litoral Norte da Bahia, dirigido a um público que busca comemoração diferente da convencional, mais conceitual e única, para se despedir de 2023 e receber o Ano Novo com experiências que ficarão guardadas na memória. Desta vez será na região de Baixio, que fica a 124 quilômetros de Salvador, com natureza exuberante e estrutura para receber os visitantes, garantindo conforto, elegância, animação e exclusividade.

Serão quatro dias de evento pé na areia, com …

Leia mais

Fatores de risco ao câncer de pele

Fatores de risco ao câncer de pele

Devido à alta incidência solar pela localização tropical, o tumor do tipo não-melanoma é o mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Acontece que 3% dos tumores de pele são do tipo melanoma, mais raro e agressivo, que pode causar metástase e até a morte. Para se proteger desse tipo de câncer, além de fazer avaliação anual das pintas com um dermatologista, recomenda-se uso de protetor solar adequado ao tipo de pele e não se …

Leia mais

Para cabelos crespos e cacheados

Para cabelos crespos e cacheados

A combinação de sol, água do mar e piscina é inevitável no Verão e requer atenção redobrada – não só com a pele, mas especialmente com os cabelos. Para manter as madeixas saudáveis, o hair stylist Juninho Loes, especialista em crespos e cacheados, dá dicas de cuidados antes e depois dos mergulhos refrescantes.

Os cabelos cacheados e crespos geralmente são mais ressecados e, com os compostos presentes na água (como sal e cloro), os fios tendem a ficar mais frágeis e porosos. Já o sol pode prejudicar a …

Leia mais

Terapia em pontos nas orelhas

Assim como a acupuntura, a auriculoterapia tem como objetivo equilibrar as funções do organismo, estimulando o fluxo de energia ativando os chamados pontos reflexos com aplicações de agulhas, sementes ou fixando pequenas pastilhas de silício – que segundo a acupunturista Roselaine Oliveira substituem com vantagem as sementes. Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as orelhas são uma espécie de micromapa do organismo, em que cada região anatômica representa uma parte do corpo humano.…

Leia mais

Dicas para manter o alimento fresco

Dicas para manter o alimento fresco

É preciso armazenar corretamente a ração de seu amiguinho peludo

Com as temperaturas batendo recordes em diversas cidades brasileiras, o calor e o tempo seco têm impactado não só as pessoas, mas também os animais de estimação, que podem demonstrar falta de apetite e de disposição. Por isso, além de escolher uma alimentação completa e balanceada, o modo de armazenar o alimento também é fundamental para manter os benefícios nutricionais e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos pelos cães e gatos.

“Os cuidados com a conservação começam ainda …

Leia mais

Assecob confraterniza mercado

Assecob confraterniza mercado

Paulo Veríssimo Mendes, Adilson Jr. e Mateus Muniz Elias Teixeira

Celebrando a parceria entre os agentes da indústria imobiliária, a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista, Assecob, promoveu confraternização no grill do Tênis Clube, em Santos. Associados e convidados foram recepcionados pelo presidente Mateus Muniz Elias Teixeira e diretores, no encontro que contou com apoio da CSN Cimentos, DrillCo Fundações, Obra.lean, Print Mais Digital, Magenta Alumínio, Hidrobuk, Soprema e TK Elevator.

Frederico da Costa Marins, Felipe Toreli e Lupércio Simão Conde Jr.

Roberto Saviello e

Leia mais

Doçura divertida

Doçura divertida

Bruno Scarpa

Desde 2017 trazendo doçura para a vida dos moradores da Baixada Santista, Sara Pedrozo comanda a Doceria Abelha Rainha, com unidades em Guarujá e Santos e uma incrível diversidade de doces e opções para todos os gostos e paladares. A decoração nas unidades é temática, tudo na cor rosa, para uma experiência divertida e confortável.

A doceria possui diversas opções de bolos confeitados e cafés especiais da casa. Na lista dos preferidos estão o bolo confeitado de brigadeiro, de coco e também o tradicional de laranja. …

Leia mais

35 milhões de cookies vendidos no país!

35 milhões de cookies vendidos no país!

Rede de franquias de cookies, a Mr. Cheney comemorou em 4 de dezembro o Dia Mundial do Cookie, estimando ter ultrapassado este ano a marca de mais de 35 milhões de cookies vendidos no Brasil. A delícia tipicamente americana caiu no gosto dos brasileiros e integra agora uma série de momentos, como na sobremesa, café, lanche e para levar para casa e compartilhar com a família.

A variedade de sabores também cresceu e das seis originais agora são mais de 20 opções, além da possibilidade de o consumidor …

Leia mais

Experiências com trufas

Experiências com trufas

No coração de Lourmarin, na Provença, França, o Hotel Le Moulin está instalado num antigo moinho à óleo do século XVIII e recebe seus hóspedes num cenário encantador, rodeado por tílias e a proposta de acompanhar um cultivador profissional de trufas e seus cães, para descobrir os segredos da iguaria. A experiência combina história, caça e colheita e é seguida por uma degustação de produtos trufados acompanhados de champanhe. No programa, visita do domínio com colheita e degustação, seguido de jantar no restaurante Bachetò em torno de trufas. …

Leia mais

Patroni em Jericoacoara

Patroni em Jericoacoara

Prestes a completar 40 anos de fundação, a rede Patroni abriu sua primeira franquia na Vila de Jericoacoara, na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste do Ceará, e que recebe de 600 a 650 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria de Turismo do município. O novo restaurante tem capacidade para 200 pessoas e está localizado dentro do Parking Novo Horizonte – uma moderna rodoviária implantada em espaço com mais de 8 mil m², com estacionamento para carros utilitários, de lazer, ônibus, carregador de carro elétrico, …

Leia mais