Edição 351Abril 2024
Quinta, 09 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Murray

A arte de advogar bem

Murray Alberto: “Advogado deve estar sempre disposto e disponível para seus clientes”

A arte de advogar bem

Alberto Murray Neto

A prática da advocacia requer formação acadêmica sólida e constante atualização da doutrina e jurisprudência. É um estudo permanente, diário, que possibilita ao advogado prestar os melhores serviços aos seus clientes.

Conhecer profundamente o direito, entretanto, não basta para ser um bom advogado. Advogar, sobretudo no mundo empresarial, requer outras habilidades. A vida das empresas é dinâmica e exige de seus prestadores de serviços, entre estes os advogados, clareza, efetividade, iniciativa, rapidez e informação.

Ao receber as demandas de seus clientes, o advogado deve ter em mente que, além da opinião legal consistente e bem fundamentada, é necessário ser ágil e claro nas respostas. As empresas não têm tempo para aguardar conclusões demoradas e longas, em linguagem de difícil compreensão. É comum que uma decisão empresarial dependa da opinião do seu advogado e daí a necessidade de ser diligente. Enfatizo que o advogado deve abster-se de utilizar termos técnicos, jurídicos, sem a devida explicação. A comunicação com o cliente deve ser clara, em linguagem acessível e direta. Objetividade é uma qualidade imprescindível.

Outro ponto muito importante é a iniciativa que o advogado deve ter em manter seus clientes constantemente informados dos casos sob sua responsabilidade. Ainda que determinado assunto não tenha movimento é importante que o advogado escreva ao seu cliente, mesmo que seja para informar que não há novidades. Assim, o cliente sabe que o seu caso está sendo cuidado e que seu advogado está atento à questão. E, sempre que houver novidades, deve o advogado informar ao cliente e colocar-se à disposição para debater o assunto. Manter o cliente permanentemente a par dos casos é um fator relevante para o sucesso da relação profissional.

Com relação a processos administrativos e judiciais, em vista da morosidade da Justiça, o advogado tem a obrigação de fazê-los progredir. Processo não se acompanha, simplesmente, mas se deve agir para que caminhem. Ainda que hoje a tramitação processual seja digital (o que é bom), cabe ao advogado, sempre que necessário, ir ao fórum, despachar suas petições com o juiz, diligenciar nos cartórios, enfim, advogar na defesa dos melhores interesses de seus clientes. O advogado deve estar sempre disposto e disponível para seus clientes.

Advogar bem é uma arte.

Alberto Murray Neto é advogado de Murray – Advogados, PLG International Lawyers, Haddock Offices, Alameda Santos, 2.326, 12º andar, São Paulo/SP, (11) 3132.9400, www.murray.adv.br

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