Edição 323Dezembro 2021
Sexta, 21 De Janeiro De 2022
Editorias

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Renovação

Nelson Tucci

É tempo de renovação. Agora, mais que nunca, é preciso RENOVAR A AÇÃO. Há praticamente dois anos estamos fisicamente limitados a festas, locais de trabalho, cinema/teatro e a simples encontros com um parente, ou dois, três amigos. A pandemia atingiu em cheio a vida das pessoas. A coisa ficou tão feia, que hoje nem reclamamos mais dessas limitações – que, aliás, ocorrem no mundo todo. É preciso agradecer por estarmos vivos. Mas, de outro lado, se vivos estamos é preciso exercer a nossa sanidade mental com plenitude. Os afastamentos compulsórios nos atiraram a um exílio mental, de cujas reações (normalmente deletérias) tentamos escapar. Pouco a pouco vamos retomando as reuniões (de trabalho e sociais), mas é importante estarmos atentos. Mais que a simples virada da “folhinha”, entraremos em um ano eleitoral. E é preciso estarmos com a cognição azeitada. Não dá pra outorgar a outrem nossas decisões. O jogo é bruto e não faltará quem tente nos empurrar “soluções”. O país está com dificuldades econômicas (dívida interna, reforma fiscal, desemprego grassando etc.) e não são poucas. A expectativa de crescimento para 2022 é praticamente nula, segundo a maioria dos especialistas. Assim, será preciso alguém bem preparado/a, muito mais que bem intencionado/a. É hora de, individualmente, renovarmos a ação do pensar. Como diz o italiano, no popularesco, “basta de comer enrolado”. E Feliz 2022, 23, 24, 25 e 26!

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

O sonho não acabou…

Luiz Carlos Ferraz

De magos a ex-presidentes, de criminosos a personalidades de gravata, é raro encontrar alguém no planeta, na atualidade (especialmente na pandemia!), que não tenha experimentado os efeitos recreativos da maconha – o produto mais conhecido e comercializado da cannabis sativa, planta da família das canabiáceas. As propriedades de sua resina, contudo, projetam um uso muito mais abrangente, no âmbito da saúde humana, podendo funcionar como analgésico, anódino, antiemético, antiespasmódico, calmante do sistema nervoso, entre outras indicações. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, por exemplo, …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Praia com pet

Luiz Carlos Ferraz

Parece fácil compreender – ou pelo menos deveria – que se trata até de um direito natural, universal e, como tal, dispensa quaisquer normas. Trata-se do direito do animal poder acompanhar o seu tutor em qualquer ambiente, respeitando-se, obviamente, as limitações do local que serão compartilhadas entre si. Aliás, um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, em sessão de 27 de janeiro de 1978, em Bruxelas, …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Em frente ao mar…

Nelson Tucci

País riquíssimo em recursos naturais, o Brasil tem o que o mundo mais precisa (ad aeternum): água. É tanta água (entre 12 e 13% de toda a água doce do planeta) que até uns anos atrás pensava-se que era infinita a água doce. Descobrimos, tarde, que não é. Por isso é preciso que haja a Gestão da Água, como forma de evitar desperdícios e preservar o maior número de nascentes. Nesta gestão é fundamental que exista planejamento de uso, até porque 85% da população …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Silêncio dos culpados

Luiz Carlos Ferraz

– Excelência, eu vou exercer o meu direito de permanecer em silêncio.

A frase, dita com descarado respeito, tem sido repetida durante diversas sessões da CPI da Covid, no Senado Federal, que funciona desde 27 de abril com o objetivo de investigar crime de responsabilidade na gestão da pandemia, o que é temperado com fortes indícios de corrupção no Ministério da Saúde, notadamente no processo de compra de vacinas. A arguição do silêncio não é aleatória. Pelo contrário, é sempre amparada por habeas corpus concedido …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Mas falem de mim!

Luiz Carlos Ferraz

A pouco mais de um ano das eleições presidenciais de 2022 ferve o ambiente político nos palácios de Brasília, com a profusão de factoides e fake news, ora envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, ora seu principal adversário no pleito, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Temperado pelas mais de 540 mil mortes causadas pela pandemia e sua gestão ordinária, o cardápio principal da mídia e redes sociais nas últimas semanas, ainda que neste momento o Congresso Nacional esteja em recesso, consagra a máxima do …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Alternativa consistente

Nelson Tucci

Presidente vem e vai. E é muito bom que seja assim, no que se convencionou chamar de rodízio democrático. É muito ruim, em qualquer país, quando a pessoa vem e não quer ir mais embora. Pois bem, partidos políticos brasileiros já começam a se movimentar em torno das eleições de 22 – “dois patinhos na lagoa”, mas em águas não necessariamente cálidas e plácidas. É visível a intolerância de quem está no poder e de quem já o ocupou e prepara novo arsenal para voltar. O …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Casa da Mãe Joana

Luiz Carlos Ferraz

Relaxe, você está na Casa da Mãe Joana. Aqui a vacina está proibida, não é obrigatório o uso de máscara e a aglomeração faz parte do pacote. Aliás, no mês dos namorados, o deboche com a vida está liberado aos casais, com tratamentos que incluem cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina à vontade (a aplicação retal do ozônio é opcional) e carreata na festa de despedida… Não, a gestão da Casa da Mãe Joana não merece arrancar sequer um sorriso. Na real, ela não tem a mínima …

Leia mais

Publicado na Edição 315 Abril 2021

O palhaço, o que é?

Luiz Carlos Ferraz

De todas as crises talvez a mais perigosa seja a de confiança, a confiança nas coisas relacionadas ao ser humano. Aparentemente sutil, é lícito afirmar que não havendo confiança, tudo, absolutamente tudo, pode acontecer. E na maioria dos casos, acontece. A história é farta em exemplos nos quais o golpe na confiança é fatal, de Judas ao vereador Jairinho, de Dalila ao policial Derek Chauvin. Cada um a sua maneira, no seu tempo e espaço, nos legou a tragédia da morte, esta passagem que nos …

Leia mais

Publicado na Edição 314 Março 2021

Pandemia de todo dia

Luiz Carlos Ferraz

Passado um ano e trololó da nova peste que assola o país e o mundo, o cidadão brasileiro não só continua se recusando a respeitar as exigências sanitárias (como evitar aglomeração de pessoas e usar máscara) – o que acelera os índices de contaminação e mortes –, como também se aproveita da situação para aplicar a máxima gerseniana e levar alguma vantagem. Quando a referência é feita a brasileiro, deve-se colocar no mesmo saco o elemento nacional pessoa física, assim como a pessoa jurídica ou …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Sem graça

Nelson Tucci

Um aparente imbecil revive o cômico Maçaranduba, personagem do extinto programa Casseta & Planeta da Rede Globo. Marombado e com 2 metros de altura, sai ameaçando a todos que atravessam o seu caminho. E os que não atravessam também. Bad boy estereotipado, lança ataques frequentes às instituições da República, pedindo ora o fechamento do Congresso, ora o fechamento da mais alta Corte de Justiça e sugere que os integrantes deste último devem se cuidar para não serem colhidos na porradaria. Como a Idade Média encerrou-se uns …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Direito animal

Luiz Carlos Ferraz

Enfadado diante de tanta notícia ruim produzida no âmbito da pandemia de Covid-19 – na qual até mesmo o bendito início da vacinação acirra nossa capacidade de se indignar e refletir sobre genocídio, corrupção e incapacidade de nossos medíocres governantes, estejam eles em qualquer das esferas de poder –, também não haverá de nos colocar de volta ao trambelho querer agora comparar o Brasil a outras nações do planeta, desenvolvidas e soberanas, como se fosse possível exigir atitudes civilizadas e coerentes, não só ao enfrentamento …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Vermelho

Nelson Tucci

Há muito vermelho no ar. Vamos esquecer – ou pelo menos tentar – aquele vermelho financeiro. Há outras questões a serem vistas. Há uma vermelhidão nos olhos de pessoas que perderam seus entes queridos. Enquanto preparávamos esta edição, o mundo caminhava para 7,4 milhões de mortos pelo novo coronavírus e o Brasil já batia em 189 mil mortos. Vidas arrancadas, muitas vezes em seu esplendor. Uma situação inaceitável do ponto de vista humano. O estado de São Paulo retornou à fase vermelha na semana de Natal …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Votos em negros importam

Luiz Carlos Ferraz

Embora ainda se tenha muito, mas muito a construir, merece comemoração o avanço da luta contra o racismo no planeta em novembro, marcada internacionalmente pela eleição de Kamala Harris (de ascendência negra e indiana) como vice-presidente dos Estados Unidos. Uma mulher inteligente, carismática e cheia de bossa. Por estas plagas, constata-se o crescimento de prefeitos e vereadores negros eleitos no primeiro turno das eleições do último dia 15. Aliás, por si só, o mês é emblemático, já que no dia 20 é comemorada a data …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Algo em comum

Luiz Carlos Ferraz

Tragédias que revelam faces sombrias da mesma deteriorada moeda, o Brasil exibiu ao cosmos – mais uma vez, nesta era de conexão instantânea interplanetária! – dois episódios emblemáticos da decadência moral a que está sendo submetido (numa vã tentativa de lavagem) o cérebro de seus cidadãos. No cume do poder político do país tornou-se ainda mais afamado o pernambucano Francisco de Assis Rodrigues, ex-governador de Roraima e atual senador da República por este estado – o que lhe garantia, também pela ligação efetiva (e afetiva, …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Perdão pelas cinzas

Luiz Carlos Ferraz

Repugnante sob todos os aspectos o terrível espetáculo patrocinado pelo Brasil, ao ocupar em setembro o protagonismo na mídia internacional com a série de desmatamentos e queimadas sem controle, que destruíram área estimada em 4,5 milhões de hectares, envolvendo vários estados e impactando três importantes biomas, Pantanal, Cerrado e Amazônia, causando destruição da rica biodiversidade vegetal e animal. Se algo da tragédia se deve ao fenômeno do aquecimento global, que atesta o desprezo ao planeta encetado pelo ser humano, seja deste ou daquele hemisfério, não …

Leia mais

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Vem, setembro!

Luiz Carlos Ferraz

Desafortunado por natureza, agosto mostrou vigor em grande parte de seus dias e está no páreo no ranking dos meses mais infelizes de 2020 – no momento, liderado por março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Trata-se de uma tragédia sem precedentes, embora deva ser salientado que foi em dezembro de 2019 que o vírus surgiu na cidade chinesa de Wuhan. Mas agosto é pródigo em desgosto, no Brasil, por …

Leia mais

Publicado na Edição 306 Julho 2020

O que é isso, genocídio?

Luiz Carlos Ferraz

Polarizado, como se estivesse atolado numa infindável campanha eleitoral, o Brasil patina em soluções – até aqui ineficazes – para controlar a pandemia, amenizar a miséria, soerguer a economia, paralisar a devastação da Amazônia, enfim, proporcionar qualidade de vida ao cidadão, ou pela ótica radical do Poder, do eleitor. Afinal, se a prioridade das ações é a latente disputa por cargos nas esferas do Executivo e Legislativo, o portador do voto é perseguido nesse estreito túnel sem luz. O sectarismo, seja de direita ou de …

Leia mais

Publicado na Edição 305 Junho 2020

A hora do STF

Luiz Carlos Ferraz

Causa perplexidade quando uma questão é tão clara a alguns, enquanto a outros tantos possa ser interpretada de forma tão diversa, e até convenientemente antagônica, capaz de confundir o incauto de que se trata de assuntos distintos. É o que acontece, por exemplo, ao se analisar o direito de manifestação, consagrado no artigo 5º da Constituição Brasileira e expresso em dois incisos, o IV, que afirma que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; e o IX, que assegura que “é livre …

Leia mais

Publicado na Edição 304 Maio 2020

Sentimentos

Luiz Carlos Ferraz

As reflexões proporcionadas pelo isolamento social geram sentimentos ambíguos. Ao mesmo tempo em que provocam medo – de ser internado, entubado e nunca mais acordar –, inspiram esperança – de continuar vivendo, para lutar contra a propagação da pandemia. É nesta hora que subvertermos o que se espera de um editorial de jornal, ao trocar a previsível posição política, social etc. por um punhado de sentimentos – sim, os sentimentos que afloram, porque atrás de um jornal, um site, uma empresa, existem pessoas! A Região …

Leia mais