Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 343 Agosto 2023

Edição 343 Agosto 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Construindo o ESG

Do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, a sigla ESG tem se popularizado pelo mundo, incluso o Brasil. Práticas ambientais, sociais e de governança (também ASG) hoje em dia são mais que bem-vindas; são necessárias. Usar os recursos naturais com desprezo, como se não houvesse amanhã, não é civilizado. Ignorar as (altas) demandas sociais do país, além de insensível é de escassa inteligência. E o que dizer do guarda-chuva maior, a governança? Sem esta, a Ética torna-se uma vaga lembrança na organização, o Compliance inexiste e os …

Leia mais

Gastos com LGPD: TRF reconhece direito de crédito PIS/Cofins

Gastos com LGPD: TRF reconhece direito de crédito PIS/Cofins

Edmo Colnaghi Neves

As contribuições ao PIS (Programa de Integração Social) e à Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são tributos federais no Brasil que incidem sobre a receita bruta das empresas. Essas contribuições têm o objetivo de financiar a seguridade social, que engloba áreas como a Previdência Social, a assistência social e a saúde.

No sistema tributário brasileiro, as empresas também podem ter direito a créditos de PIS e Cofins, que podem ser descontados do valor a ser pago dessas contribuições. Esse direito a créditos …

Leia mais

Elevador residencial

Elevador residencial

Para quem vive em uma casa ampla e com mais de um andar, mora com idoso ou pessoa com dificuldades de mobilidade, ou simplesmente busca maior conforto e praticidade, uma boa alternativa é investir em um elevador residencial. A instalação desse tipo de equipamento, no entanto, requer atenção especial, como estudo prévio do imóvel, assim como pesquisa a respeito do modelo mais adequado. Com expertise em projetos com este perfil, os arquitetos Bernardo e Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, esclareceram dúvidas sobre o assunto, com dicas interessantes …

Leia mais

Moda, arquitetura e personalidade

Moda, arquitetura e personalidade

A Ceusa apresenta a coleção Luster com o conceito Expresse Seu Styling, que revela e ressalta a personalidade de cada um no universo da casa e do morar, explorando as diversas opções que transformam um lar num espaço singular. A chapa acobreada, por exemplo, é reinterpretada, e além do aspecto platinado do metal ganha elemento inédito: a aplicação de uma granilha especial que resulta em pequenos pontos de brilho dispersos pela peça, criando um efeito que se assemelha ao do glitter. As peças podem ser aplicadas em áreas …

Leia mais

Flow, o Centro de Inovação Docol

Visando se manter cada dia mais competitiva, reconhecida pelo design e inovação, a Docol inaugurou seu Centro de Inovação, o Flow, criado para explorar o potencial criativo, colocando ideias e pesquisas em prática e impulsionando a inovação. “Esperamos que esse espaço estimule e fortaleça a cultura inovadora dentro e fora da companhia, além de impulsionar novas parcerias e atrair talentos da comunidade”, diz Guilherme Bertani, presidente da empresa, ao revelar que o time de inovação, composto por mais de 30 profissionais de diferentes áreas do design e da …

Leia mais

Santos passou a licenciar ambientalmente

Santos passou a licenciar ambientalmente

De 394 tipos de empreendimentos e atividades que Santos passou a licenciar ambientalmente (veja a relação em https://bit.ly/3WuAk0d), 161 ficarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) – o equivalente a 40,8% do total. Os demais permanecem a cargo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, a mudança tornará os processos mais céleres, além de possibilitar maior controle nas compensações firmadas.

Campanha do agasalho do governo de São Paulo conta com mais de 400 …

Leia mais

Assertividade na obra

Assertividade na obra

Tradicionalmente medido manualmente, através de testes que demandam tempo e desperdiçam matéria-prima, a cura do concreto está na mira de empresas que desenvolvem tecnologias para o setor da construção. Para garantir mais agilidade na concretagem em diferentes tipos de obras, garantindo a durabilidade e eficiência do material, surgem os sensores, como o Gaia 200. O sistema foi desenvolvido pela companhia dinamarquesa Maturix e é comercializado no Brasil pela Camargo Química. Ele é composto por sensores captadores ao longo do ambiente a ser concretado, que enviam informações ao software, …

Leia mais

TK Elevator obtém certificados ABNT

TK Elevator obtém certificados ABNT

Certificados em conformidade com as novas normas para o setor de elevadores foram concedidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) à TK Elevator, uma das líderes globais de mercado e inovação do mercado. As exigências passam a valer a partir de 2024, mas a TK Elevator já produz elevadores na nova normatização. A empresa recebeu certificados para os elevadores evolution 200 e 300 e synergy 200 fabricados no Brasil para a América Latina, referendando que os produtos atendem às mais recentes normas técnicas.

O feito é inédito …

Leia mais

Incentivo a atividades sustentáveis

Incentivo a atividades sustentáveis

Com a proposta de proporcionar harmonia com a natureza de maneira educativa e transformadora, a Construtora Miramar, do Grupo Mendes, entregou em Santos o Residencial Reserva Brasil. Localizado na Rua Arabutan, 55, Bairro Aparecida, o edifício foi concebido por equipe de conhecidos profissionais, Roberto Saviello, Benedito Abbud e Claudia Vianna – que assinam, respectivamente, o projeto arquitetônico, de paisagismo e de interiores –, e combina um conceito diferenciado, com elementos naturais que estimulam atividades sustentáveis.

“O Reserva Brasil possui uma sinergia de elementos que valorizam os sentidos de …

Leia mais

Brotas é aventura!

Brotas é aventura!

Vocacionada para o Turismo – seja o Cultural, Rural, de Negócios e Eventos e de Estudos –, Brotas, no interior do estado de São Paulo é cada vez mais conhecida pela excelência de seus equipamentos e atrações no Turismo de Aventura (TA), ecoturismo e atividades ao ar livre. Trata-se de um turismo que utiliza os recursos naturais como cenário para prática de atividades físicas, de contemplação e interação com a natureza, preservando a natureza e respeitando os costumes locais, explica o secretário municipal de Turismo, Fábio Pontes, ao …

Leia mais

Alto padrão, privacidade e descanso

Alto padrão, privacidade e descanso

De frente para a Praia Brava de Itajaí, em Santa Catarina, o Villa d’Ozio traz o conceito boutique à região e reforça a vocação da cidade ao turismo de alto padrão – focado em proporcionar experiências exclusivas, privacidade e descanso. No período inaugural, consulte o desconto na estadia, que inclui café da manhã ao casal, jantar com cardápio selecionado, drinque de boas-vindas, early check-in e late check-out (mediante disponibilidade), além de toda estrutura de lazer e descanso do local.

Pet friendly, o Villa d’Ozio surpreende por trazer o …

Leia mais

Novos voos para Atlanta

Novos voos para Atlanta

Conhecida como a “casa” da Delta, da Coca-Cola e do canal de notícias CNN, Atlanta é sinônimo de negócios, aviação, jornalismo e esportes. E é também uma cidade onde é possível viver diferentes experiências e descobrir lugares autênticos, que atendem as expectativas do viajante que se deixa levar por caminhos menos conhecidos ao visitar os Estados Unidos.

Com a joint venture entre Delta e Latam, a jornada de viagem dos passageiros entre as Américas está melhor, incluindo novos voos para Atlanta, a joia do Sul dos Estados Unidos …

Leia mais

Taubaté tem hotel musical

Taubaté tem hotel musical

Recepção decorada com instrumentos, como violão, guitarra e bateria, para os “músicos de plantão” tocarem. Quartos com decoração temática (papéis de parede com notas musicais e abajures em formato de microfone) e andares que celebram diferentes estilos, entre eles samba, jazz, rock e rap. E ainda uma inusitada harmonização de drinques com músicas. Assim é o hotel Ibis Styles Taubaté.

O hotel tem localização estratégica: a 250 metros da Rodovia Presidente Dutra, com fácil acesso para São Paulo, Rio de Janeiro, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte paulista. …

Leia mais

Rotary se mobiliza por EM

Rotary se mobiliza por EM

Nelson Tucci

No mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), o Rotary Club Satélite de São Paulo Sudeste – Confraria de Negócios anuncia projeto de aquisição de equipamento para minimizar os efeitos da doença aos pacientes. Em 10 de agosto foi promovida palestra com este jornalista, sob o tema Resiliência e Inclusão. “É preciso conscientizar o maior número de pessoas”, resume o arquiteto Antonio Kanda, presidente do Rotary Satélite.

A exemplo do que eu disse na palestra, que só descobri que Camila e Alexandre – pessoas reais …

Leia mais

Svitzer recebe novo rebocador

Svitzer recebe novo rebocador

A Svitzer, do Grupo A. P. Moller-Maersk, recebeu o rebocador Svitzer Atanásio para atuar no Porto de Santos. A embarcação é a terceira de uma frota de seis rebocadores ASD (Azimuth Stern Drive), projetados pela Robert Allan Ltd. e construídos pelo estaleiro Rio Maguari, em Belém/PA, entregues este ano.

Daniel Reedtz Cohen, diretor geral da Svitzer Brasil, afirma que a adição do Atanásio à frota de quatro rebocadores existentes em Santos fortalece ainda mais a capacidade da empresa em termos de modernidade e potência. Trata-se de um rebocador …

Leia mais

Veículo com IA para mapeamento urbano

Veículo com IA para mapeamento urbano

A Mapzer participará da 9ª Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) 2023, dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, gerando experiências a partir de um veículo equipado com inteligência artificial que está presente em oito estados. Por meio sensores especiais e IA, a solução faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando ocorrências em tempo real, como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas …

Leia mais

Deixar o trabalho para cuidar dos filhos

Deixar o trabalho para cuidar dos filhos

Cerca de 37% de pais já consideraram deixar o trabalho para cuidar dos seus filhos, contra 63% de mães; mais de 32% dos pais e 60% das mães dizem sofrer ou ter sofrido preconceitos ou retaliações no trabalho ou em processos seletivos, pelo fato de terem filhos. Esses são alguns resultados do estudo “Bem-Estar Parental nas Empresas”, desenvolvido pela Filhos no Currículo e Infojobs. O levantamento entrevistou 1.993 pessoas, entre lideranças, profissionais de recursos humanos, mães e pais, entre maio e junho passado, e mapeou os desafios da …

Leia mais

Fibromialgia

Fibromialgia

Entre as opções emergentes para aliviar os sintomas debilitantes que os pacientes da fibromialgia enfrentam diariamente, a cannabis medicinal tem ganhado destaque e mostrado promissores benefícios no tratamento da patologia, graças a suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e imunomoduladores. Diante desses efeitos, já se aguardava que a cannabis pudesse ser efetiva contra as dores da fibromialgia. Um estudo publicado no periódico científico PAIN revelou que os canabinoides podem reduzir em até 30% os níveis de dor de pacientes que sofrem com a patologia. “A fibromialgia é uma condição complexa, …

Leia mais

Paralisia facial

Estima-se que cerca de 80 mil brasileiros, a cada ano, vivem o drama de, ao olhar ao espelho, deparar-se com um rosto paralisado ou mesmo disforme. Para quem sofrer esse tipo de problema, é imporrtate buscar atendimento de emergência, pois na maioria das vezes o caso é reversível. “É preciso rapidez no diagnóstico”, frisa o médico otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa, do Hospital Paulista. Especializado neste tipo de atendimento, ele afirma que a paralisia facial idiopática está associada à inflamação ou inchaço do nervo facial: “Quando afetado por …

Leia mais

Atenção contra a raiva

Atenção contra a raiva

Eduardo Ribeiro Filetti

Agosto ficou conhecido como mês de cachorro louco, pois, segundo pesquisas, nos meses de junho e julho um número maior de cadelas entra no cio, o que gera maior aglomeração de machos brigando por elas. Ou ainda, o mês do cachorro louco assim foi denominado porque, supostamente, é quando o número de casos da raiva aumenta. Seja por este ou aquele motivo, agosto é o mês oficial da vacinação contra a raiva, quando cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano. Filhotes a …

Leia mais

Experiências inspiradoras

Experiências inspiradoras

Nayara Andrade/Divulgação

Veridiana Bitencourt, Bianca Bitencourt e Marjorie Mendes: Elas Experience promoveu em agosto programação especial para o público feminino, no Clube dos Ingleses, em Santos, visando desenvolvimento pessoal e profissional por meio de imersões em experiências inspiradoras, por meio de atividades interativas, clínicas de spa, automake, open bar e open food, lojas de roupa fitness…

Pedro Ariel, Cristina Bava, Alex Stevens, Cleide Gomes, André Secchin, Cristina Ferraz, Lívia Pedreira, Benjamin Ramalho e Darlan Firmato: realizada com recorde de público, a CasaCor São Paulo anunciou que a versão …

Leia mais

Tranquilidade e aconchego

Tranquilidade e aconchego

Bruno Scarpa

Há sete anos sob o comando de Carla, Fred e Carlos, o Bella Roma, em Guarujá, oferece um restaurante e pizzaria com ambiente aconchegante, integrado à natureza e um atendimento intimista. A casa possui espaço kids, quatro ambientes temáticos e um cardápio diversificado.

Entre os destaques, o Frango à Parmegiana (suculento filé de frango empanado na farinha panko com molho de tomate artesanal, arroz, feijão e fritas, com opcional legumes) disputa a preferência dos frequentadores com os Crostinis (massa fina assada no forno a lenha com …

Leia mais

Botequim São Paulo no Jardim Marajoara

Botequim São Paulo no Jardim Marajoara

A sexta e maior casa da rede Botequim São Paulo atende no Jardim Marajoara, na capital paulista. O espaço de 2 mil metros, para acomodar até 300 pessoas, tem espaço kids e é pet friendly, inclusive com circuito agility. “A nova unidade é mais uma opção na efervescente e cosmopolita São Paulo”, declarou Glaucia Fernandes, gerente de marketing da rede. O bar restaurante quer ser uma opção descontraída, repetindo o sucesso das outras unidades.

Os frequentadores do restaurante encontrarão uma cozinha com influência de vários sabores (carnes, peixes, …

Leia mais

Música, parrilla, drinks e vinho

Música, parrilla, drinks e vinho

Do happy hour prolongado até o agito da madrugada, o Balta é a novidade da vida noturna e entretenimento curitibano no segundo semestre, combinando diferentes ambientes com programação musical e gastronomia. A casa foi implantada no Bairro Rebouças, no antigo endereço do Dobrucki, bar que marcou época no entretenimento da capital do Paraná.

Entre os sócios estão João Gilberto, João Guilherme Leprevost, Anderson Colaço e Eder Colaço, da CWB Brasil, e Felipe Floriani e Douglas Ferreira, do 41 Brooklyn. “Trouxemos para o bar as experiências que estão sendo …

Leia mais

Cervejas para aquecer

A Van Been Tap House, na Vila Mariana, capital paulista, lançou um trio de cervejas especiais, para acompanhar e harmonizar o cardápio da estação mais fria do ano. “A Wooden é uma Porter com amburana, que tem 5,3% de teor alcoólico e nos remete a uma cerveja com aroma de cacau, levemente amarga e torrada”, diz o fabricante: “A madeira do recipiente que ficou em contato com a cerveja em sua maturação traz um caráter levemente adocicado, que dá à bebida um fundo floral, muito característico dessa madeira”.…

Leia mais